Vous êtes sur la page 1sur 4

MICROECONOMIA I EXERCCIOS - MERCADO 1.

. Considere um mercado competitivo no qual as quantidades anuais demandadas e ofertadas a diversos preos sejam as que aparecem no esquema no final deste exerccio: Preo ($) 60 80 100 120 a. b. c. d. Demanda (milhes) 22 20 18 16 Oferta (milhes) 14 16 18 20

Calcule a elasticidade-preo da demanda quando o preo for $80 e tambm quando o preo for $100. Calcule a elasticidade-preo da oferta quando o preo for $80 e tambm quando o preo for $100. Quais so o preo e a quantidade de equilbrio? Suponha que governo estabelea um preo teto de $80. afirmativo, qual ser sua dimenso? Haver escassez? Em caso

2. Considere o exemplo 2.4 sobre o mercado do trigo. No final de 1998, o Brasil e a Indonsia abriram seus mercados para os agricultores dos EUA (Fonte: http://www.fas.usda.gov/). Suponha que esses novos mercados tenham adicionado 200 milhes de bushels demanda de trigo dos EUA. Qual ser o preo do trigo no livre mercado e que quantidade ser produzida e vendida pelos agricultores dos EUA neste caso? 3. Uma fibra vegetal comercializada em um mercado mundial competitivo, e preo mundial $9 por libra. Quantidades ilimitadas esto disponveis para importao pelos EUA a este preo. A oferta e demanda domsticas dos EUA, para vrios nveis de preo, so apresentadas abaixo. Preo Oferta dos EUA (milhes lb.) 3 6 9 12 15 18 2 4 6 8 10 12 Demanda dos EUA (milhes lb.) 34 28 22 16 10 4

a. Qual a equao da demanda? Qual a equao da oferta? b. Ao preo de $9, qual a elasticidade-preo da demanda? E ao preo de $12? c. Qual o preo elasticidade da oferta ao preo de $9? E ao preo de $12?

d. Qual ser o preo nos EUA e a quantidade de importaes do pas sob o livre mercado? 4. A agncia de controle de aluguis da cidade de Nova York descobriu que a demanda agregada : QD = 100 - 5P, com a quantidade medida em dezenas de milhares de apartamentos e o preo correspondendo ao aluguel mensal mdio expresso em centenas de dlares. A agncia observou tambm que o aumento em Q para valores mais baixos de P conseqncia de um maior nmero de famlias (de trs pessoas) vindas de Long Island para a cidade, demandando apartamentos. A associao de corretores de imveis da cidade reconhece que essa uma boa estimativa da demanda, e apresenta a seguinte estimativa da oferta: QS = 50 + 5P. a. Se a agncia e a associao estiverem corretas a respeito da demanda e da oferta, qual ser o preo do livre mercado? Qual ser a variao da populao da cidade caso a agncia estabelea um aluguel mdio mensal mximo de $100 e todas as pessoas que no consigam encontrar um apartamento deixem a cidade? Suponha que a agncia ceda s solicitaes da associao, estabelecendo um aluguel mensal de $900 para todos os apartamentos a fim de permitir aos proprietrios uma taxa de retorno razovel. Se 50% de qualquer aumento na oferta de apartamentos de longo prazo surgir a partir de novas construes, quantos apartamentos tero sido vendidos?

b.

5. Grande parte da demanda de produtos agrcolas dos EUA vem de outros pases. No Exemplo 2.4, a demanda agregada Q = 3244 - 283P. Sabemos tambm que a demanda domstica Qd = 1700 - 107P e a oferta domstica QS = 1944 + 207P. Suponha que a demanda por exportao de trigo sofra uma queda de 40%. a. Os agricultores norte-americanos esto preocupados com essa queda na demanda de exportao. O que deve acontecer com o preo do trigo dos EUA sob o livre mercado? Os agricultores tm razo de estar preocupados? Agora, suponha que o governo dos EUA queira adquirir anualmente uma quantidade de trigo que seja suficiente para elevar seu preo at o nvel de $3,50 por bushel. Com essa queda na demanda da exportao, qual seria a quantidade de trigo que o governo teria que comprar a cada ano? Quanto isto custaria ao governo?

b.

6. Em 1998, os americanos fumaram 470 bilhes de cigarros. O preo mdio no varejo era de $2 por mao. Estudos estatsticos mostraram que a elasticidade-preo da demanda 0,4, e a elasticidade-preo da oferta 0,5. Utilizando essa informao, derive as curvas de demanda e de oferta lineares para o mercado de cigarros. 7. No Exemplo 2.7 vimos os efeito de uma diminuio de 20% na demanda de cobre sobre o seu preo, utilizando curvas de oferta e de demanda lineares que foram desenvolvidas na Seo 2.6. Suponha que a elasticidade-preo a longo prazo para a demanda do cobre fosse de 0,4 em vez de 0,8. a. Mantendo a premissa anterior de que o preo e a quantidade de equilbrio so P* = $0,75 por libra e Q* = 7,5 milhes de toneladas mtricas por ano, derive uma curva de demanda linear que seja consistente com a elasticidade, agora, menor. Utilizando essa curva de demanda, recalcule o efeito de uma queda de 20% na demanda do cobre sobre o seu preo.

b.

8. O Exemplo 2.8 analisa o mercado mundial de petrleo. Utilizando os dados fornecidos neste exemplo,

a.

Mostre que as curvas da demanda a curto prazo e da oferta competitiva a curto prazo podem realmente ser expressas por D = 24,08 0,06P SC = 11,74 + 0,07P.

b.

Mostre que as curvas da demanda a longo prazo e da oferta competitiva a longo prazo podem realmente ser expressas por D = 32,18 0,51P SC = 7,78 + 0,29P.

c.

No final dos anos 90, a Arbia Saudita, membro da OPEP, era responsvel pela produo de 3 bilhes de barris de petrleo por ano. Suponha que uma guerra ou revoluo levasse a Arbia Saudita a parar a produo de petrleo. Utilize o modelo acima para calcular o que aconteceria com o preo do petrleo no curto e no longo prazo se a produo da OPEP diminusse em 3 bilhes de barris por ano.

9. Considere o Exemplo discutido em sala, que analisa os efeitos do controle de preos do gs natural. a. Utilizando os dados disponveis no exemplo, mostre que as seguintes curvas de oferta e de demanda realmente descreviam o mercado em 1975: Oferta: Q = 14 + 2PG + 0,25PO Demanda: Q = -5PG + 3,75PO onde PG e PO so os preos do gs natural e do petrleo, respectivamente. Verifique tambm que, se o preo do petrleo for $8,00, essas curvas implicariam um preo de $2,00 para o gs natural no livre mercado. b. c. Suponha que o preo regulamentado em 1975 para o gs fosse de $1,50 por mil ps cbicos, em vez de $1,00. Qual teria sido a dimenso do excesso de demanda? Suponha que o mercado de gs natural no tivesse sido regulamentado. Se o preo do petrleo subisse de $8 para $16, O que teria ocorrido com o preo do gs no mercado livre?

10. A tabela abaixo mostra o preo no varejo e as vendas de caf instantneo e caf torrado para 1997 e 1998.

Preo no varejo de caf instantneo

Vendas de caf instantneo

Preo no varejo de caf torrado

Vendas de caf torrado

Ano 1997 1998

($/lb.) 10,35 10,48

(milhes lb.) 75 70

($/lb.) 4,11 3,76

(milhes lb.) 820 850

a. Utilizando esses dados, estime a elasticidade-preo da demanda a curto prazo para caf torrado. Derive, tambm, a curva de demanda linear para caf torrado. b. Agora, estime a elasticidade-preo da demanda a curto prazo de caf instantneo. Derive a curva de demanda linear de caf instantneo. c. Qual dos dois cafs possui a elasticidade-preo da demanda a curto prazo mais elevada? Por que voc acha que isso acontece?

Vous aimerez peut-être aussi