Vous êtes sur la page 1sur 2

Oficina II Reaba: Rumo ao VII Frum!

17 18 de agosto de 2011 Eixos temticos (3), princpios inspiradores (8), objetivos do VII Frum Brasileiro de Educao Ambiental
EIXOS 1) Articulao em rede das aes dos educadores ambientais brasileiros 2) RIO+20 - 4 a 6 de junho de 2012 Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global
COMO O TRATADO EST PRESENTE ATUALMENTE NA AO DO EDUCADOR AMBIENTAL BRASILEIRO?

VII Frum Brasileiro de Educao Ambiental

COMO PODEMOS FORTALECER O PROTAGONISMO DA EDUCAO AMBIENTAL EM REDE, DIANTE DAS POLTICAS PBLICAS AMBIENTAIS E DE SUSTENTABILIDADE?

COMO A EDUCAO AMBIENTAL PODE CONTRIBUIR PARA OS EIXOS DA RIO +20: ECONOMIA VERDE E ERRADICAA DA POBREZA?

Cultura Promovemos a cultura local existente, resgatamos os antigos saberes e nos apropriamos dos novos disponveis como base para seu fortalecimento. Comunicao Desenvolvemos o exerccio dos vrios nveis de comunicao individual, interpessoal, intra e inter-grupal baseados nos princpios da cultura de paz e da no violncia. Educao A comunidade e o ambiente o nosso local de aprendizado, onde impulsionamos nos membros uma vida autnoma e cultivamos o processo de auto-educao. Espiritualidade Valorizamos a conexo com o sagrado e a compartilhamos na

OBJETIVOS DO VII FRUM de convivncia para dilogos e trocas, alm de convidar novos sujeitos sociais participao na EA. cias e de experincias em EA.

PRINCPIOS 8 niveis de sustentabildaide

Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global, reiterando-o como Carta de Princpios das Redes e discutindo sua insero nos diferentes campos/documentos referentes EA. -as como um coletivo.

Facilitao:

Apoio: Universidade Federal da Bahia

Oficina II Reaba: Rumo ao VII Frum! 17 18 de agosto de 2011


diversidade com a inteno de vivermos num mundo melhor. Economia Estimulamos a prtica de uma economia de resultados cooperativos e solidrios assim como validamos os recursos locais e da bio-regio. Ecologia Fomentamos a conexo entre o local e seus moradores, concentrando suas atividades na prpria regio com objetivo de buscar o uso adequado e a restaurao dos recursos naturais de forma a preservar o ciclo da vida. Sade Auxiliamos a restaurao do equilbrio pela reconexo da natureza interna e externa do indivduo e promovemos prticas que mantenham a sade plena. Poltica Trabalhamos na transio para uma gesto local, circular e participativa na qual os membros da comunidade so empoderados no intuito de uma atuao responsvel e consciente em prol do bem comum e do exerccio da cidadania plena.

Coletivos Jovens pelo Meio Ambiente, Coletivos Educadores, Salas Verdes, Centros de Educao Ambiental, Comisses Interinstitucionais de Educao Ambiental etc), integrandoos e reunindo-os em torno de um objetivo comum: a Educao Ambiental enunciada no Tratado. Nacional de Educao Ambiental: Programa Nacional de Educao Ambiental (ProNEA), Sistema Brasileiro de Informao em Educao Ambiental (Sibea) e Sistema Nacional de Educao Ambiental (Sisnea). o espao de participao s pessoas com deficincia, comunidades tradicionais, indgenas, quilombolas, agricultores familiares, catadores de material reutilizvel e reciclvel e outros atores em condies sociais vulnerveis.

Facilitao:

Apoio: Universidade Federal da Bahia

Vous aimerez peut-être aussi