Vous êtes sur la page 1sur 2

Por que o OEE importante?

? Muitas empresas nos dias de hoje usam mquinas para adicionar valor aos seus produtos. Essas empresas tentam sempre que possvel reduzir os desperdcios e aumentar a produtividade e a qualidade. Nesta abordagem o OEE importante porque uma forma de medir e avaliar de forma precisa a eficcia dessas mquinas. Eficincia: Na indstria seria o quanto uma mquina estaria produzindo. Se esta deveria produzir 100 peas em 10 horas, mas est produzindo 80 peas nas 10 horas, ento sua eficincia de 80%. Eficcia: Seria a medida resultante da eficincia com a qualidade da produo. Em outras palavras, para uma mquina ser eficaz, antes deve ser eficiente e produzir com a qualidade esperada. Introduo O OEE comeou a ser muito usado por volta de 1997, sendo hoje fundamental na construo do processo de melhoria contnua principalmente nas indstrias. Para se medir a eficcia de uma mquina usando o OEE preciso medir alm do que ela produz em determinado tempo. O fator Desempenho fundamental nesta hora. Desenvolvimento Desempenho: a comparao da produo da mquina com o que a ela deveria estar produzindo. Desempenho equivale a eficincia. Exemplo: No cronograma de 1 hora a mquina deveria produzir 100 peas, porm s produziu 80 peas, portanto seu desempenho de 80%. Mas tambm necessrio outros dois fatores que so: Disponibilidade: a comparao do tempo potencial de produo da mquina com o tempo em que ela realmente est produzindo. Exemplo: O fabricante diz que a mquina tem um tempo potencial de produo de 20 horas/dia, porm ela s est produzindo 17 horas/dia, sendo sua disponibilidade de 85%. Qualidade: a comparao entre o nmero de produtos feitos pela mquina com o nmero de produtos que saram atendendo as exigncias do cliente.

Exemplo: A mquina produziu 100 peas, porm destas 100 apenas 87 saram atendendo as exigncias do cliente, sendo sua taxa de qualidade de 87%. Clculos Para se chegar aos resultados do OEE, faz-se as contas abaixo, levando em considerao os elementos do equipamento relacionados com as perdas, de acordo com a imagem abaixo:

Elementos do Equipamento Relacionados com as Perdas Fazendo finalmente o clculo do OEE usando os nmeros do desempenho, disponibilidade e qualidade citados acima, chegamos a estes valores: OEE = (17/20) x (80/100) x (87/100) OEE = (0.85) x (0.8) x (0.87) OEE = (0.5916) x (100%) OEE = 59,16% Concluso Um OEE de 59,16% no bom. Olhando os nmeros de desempenho, disponibilidade e qualidade separados, temos a leve impresso de estar em um cenrio timo, porm quando fazemos o clculo esse cenrio muda e drasticamente. Um OEE de 59,16% deixa muito espao para melhorias em vrias reas dentro de sua empresa, faz voc rever processos e ir busca da to sonhada melhoria contnua.

Vous aimerez peut-être aussi