Vous êtes sur la page 1sur 5

Dilogo da apresentao feita pelo grupo em sala dia aula no dia 22/10/2010 A apresentao foi uma simulao de uma

videoconferncia entre um aluno do grupo e Isaac Newton.

Newton: Bom Dia Grupo: Bom dia Newton! Ento, como foi descobrir que a luz branca, na realidade, no branca? Newton: Bom na verdade foi da Vinci quem descobriu, eu apenas teorizei e comprovei cientficamente. Grupo: E como voc chegou a essa comprovao? Newton: Bom, primeiramente, dizer que a luz branca no branca significa que a luz uma mistura heterognia de raios com diferentes refrangibilidades, ou seja, a luz branca formada por vrios tipos de raios que se diferem em alguns aspectos em especial por seu ndice de refrao e pela cor que emitem e tal cor determinada pela frequncia, ou comprimento da onda.

Grupo: Vale lembrar ao pblico o que esse ndice de refrao Newton: Sim, sim primeiramente vale lembrar o que refrao. Refrao a passagem de luz de um meio para outro. Se um raio incidir perpendicularmente em um outro meio no havera desvio algum em sua trajetria, porm, se o raio incidir obliquamente ou seja, em qualquer outra posio que no seja perpendicular, o raio sofre um desvio na trajtoria devido a diferena da velocidade da luz em cada um dos meios e essa relao entre as velocidades da luz em cada meio e os ngulos de incidncia e refrao que ns chamamos de ndice de refrao.

Incidncia perpendicular

Incidncia oblqua

Voltando as comprovaes Para comprovar que a luz branca no era branca foram feitos vrios experimentos, mas existem alguns experimentos chaves: O feito com apenas um prisma O Experimentum Crucis E o utilizando um prisma e uma lente convergente O primeiro consistia em utilizar um prisma recebendo luz solar atravz de um pequeno buraco na cortina e tendo uma parede branca como anteparo para receber os raios dispersados. Nessa parede foi possvel observar o espectro da luz solar, ou seja, a separao das componentes dessa luz e comprovar que a luz branca na verdade formada por vrios raios de luz que nos do sensaes diferentes, cores diferentes.

Primeiro experimento chave

Mas na poca ns podiamos acreditar em muitas coisas no ? Estavamos ainda comeando a aprender sobre o mundo ento havia muitos questionamentos sobre tais experincias, nessa em especial a maior dvida foi Mas e se for o prisma que cria as cores ou transforma a luz branca?; Foi ento que fiz a segunda experincia chave o "Experimentum Crucis. Nesse experimento o objetivo era descobrir se as cores podem ser transformadas e criadas ou no. Para isso fiz um feixe de luz solar passar atravz de um primeiro prisma e atingir um anteparo com um pequeno furo, de modo que uma nica cor passe atravs dele, logo depois, este feixe secundrio atinge um segundo prisma no qual pude observar que este no mudava a cor do feixe secundrio, logo, estava comprovado que a luz branca consiste na mistura de todas as cores que aparecem no espectro e cada cor sendo separada das outras, e no criadas pelo prisma, devido suas diferentes refrangibilidades.

Experimentum Crucis

A Terceira experincia chave serviu para intensificar a descoberta feita pelo Experimentum Crucis. Utilizei um feixe de luz atravessando um prisma e combinei as cores que foram dispersadas com uma lente convergente produzindo luz branca.

Terceiro experimento chave

Foi ento que comprovei a descoberta de da Vinci e apartir disso, com a evoluo de meus estudos, inaugurei uma nova disciplina: a ptica fsica. Grupo: Sua teoria tambm envolve um pouco o estudo de cores primrias e compostas. Fale um pouco sobre isso? Newton: Certo Basicamente existem as cores primrias e as compostas. J pelo nome podemos supor o que cada uma: as cores compostas podem ser decompostas em duas ou mais componentes j as cores primrias no. Por exemplo a luz branca no composta, pois pode ser decomposta em vrias cores diferentes por um prisma. Ou ento, se misturarmos dois feixes puros de luz, por exemplo vermelho e amarelo, vamos obter laranja, esta ento uma cor composta.

Ou mais ainda, se passarmos apenas uma nica cor pura por um prisma, como feito no Experimentum Crucis, ela continuar da mesma cor, no vai se decompor em outras. Ou seja: sempre possvel obter as cores simples usadas para formar uma cor composta com a ajuda de um prisma.

Me esforcei muito para demonstrar que as cores do espectro so imutveis, no podem ser transformadas em cores diferentes. Para isso fiz uma infinidade de experimentos visando modifica-las e no obtive resultados positivos. Conclui ento que os corpos coloridos no trasformam as cores da luz que recebem, eles agem como filtros, permitindo qua apenas algumas cores sejam refletidas e outras absorvidas.

Cores absorvidas e refletidas

Bibliografia webgrafia
Silvia, CC, Martins RA. A teoria das cores de Newton: Um Exemplo do uso da histria da cincia em sala de aula. Cincia & Educao. 2003 Mar; 9(1): 53-65. Pedrosa, I.; Da cor cor inexistente, Ed. Lo Christiano, Co-editora Univ. Braslia: Rio de Janeiro, 1982. Teoria da cor Sistema aditivo. Disponvel em: http://www.espacofotografico.com.br/Dicasfotografiateoriadascores.htm

Vous aimerez peut-être aussi