Vous êtes sur la page 1sur 11

MUM

Modelos de Urbanismo e Mobilidade

Formador: Lino Bettencourt


ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

ndice
Modelos de Urbanismo e Mobilidade ..................................................................... 2 Demografia:............................................................................................................. 2 Censos ou recenseamento: ...................................................................................... 2 Populao Absoluta:................................................................................................ 2 Natalidade: .............................................................................................................. 2 Taxa de natalidade: ................................................................................................. 2 Mortalidade: ............................................................................................................ 2 Taxa de mortalidade: ............................................................................................... 3 Taxa de mortalidade infantil: .................................................................................. 3 Crescimento natural: ............................................................................................... 3 Taxa de crescimento natural: .................................................................................. 3 Pases desenvolvidos/ pases em desenvolvimento: ................................................ 3 Modelo de Transio Demogrfica: (3 Fases) ........................................................ 4 O Caso de Portugal: ................................................................................................ 4 A Populao Portuguesa: ........................................................................................ 5 Os movimentos internos da populao portuguesa: ................................................ 6 Portugal no Mundo .................................................................................................. 7 Bem-estar e qualidade de vida ................................................................................ 7 Comentrios ............................................................................................................ 8 Reflexo Final ......................................................................................................... 9

1
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Modelos de Urbanismo e Mobilidade


Demografia: a cincia que estuda a populao mais concretamente no tempo e no espao, ou seja a cincia que estuda a distribuio da populao numa determinada rea num determinado perodo de tempo.

Censos ou recenseamento: Operaes de contagem da populao, cujo objectivo tentar compreender a dinmica da populao nos seus mais variados aspectos (mortalidade, natalidade, crescimento natural, esperana mdia de vida, mortalidade infantil) de forma a saber se a populao aumentou ou diminui e tentar compreender a sua dinmica evoluo no futuro.

Populao Absoluta: Nmero total de habitantes numa determinada rea num dado momento.

Natalidade: um dos fenmenos mais influentes na evoluo de uma populao. O seu comportamento est intimamente relacionada com o nvel relacionado com o nvel de desenvolvimento socioeconmico das populaes, razo pela qual a taxa de natalidade no apresenta uma distribuio uniforme superfcie da terra.

Taxa de natalidade: Numero de nascimentos (com vida) que ocorrem em mdia, por cada mil habitantes, numa dada rea e num determinado perodo de tempo.

Mortalidade: tambm um fenmeno com grande importncia na evoluo da populao.

2
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Taxa de mortalidade: Nmero de bitos que ocorrem em mdia por cada mil habitantes, numa dada rea num determinado perodo de tempo (normalmente um ano).

Taxa de mortalidade infantil: Nmero de bitos de crianas, com menos de um ano de idade que ocorrem em mdia, por mil nados vivos numa determinada rea e num determinado perodo de tempo (um ano).

Crescimento natural: a diferena entre a natalidade e a mortalidade que se verifica numa dada rea, num dado momento. O Crescimento Natural ou Saldo Fisiolgico de uma populao depende, exclusivamente, do comportamento da natalidade e da mortalidade.

Taxa de crescimento natural: Diferena entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, numa dada rea e num determinado perodo de tempo (normalmente um ano).

Pases desenvolvidos/ pases em desenvolvimento: Ao conjunto de pases em que as principais actividades econmicas (agricultura, industria, comercio e servios) apresentam altos ndices de desenvolvimento tecnolgico e econmico as populaes tm em geral, elevado nvel de qualidade de vida, proporcionado por uma economia muito desenvolvida d-se a designao de Pases Desenvolvidos. Pases em desenvolvimento so o conjunto de pases caracterizado por uma agricultura pobre, uma fraca industrializao e servios pouco desenvolvidos. As suas populaes tm baixos ndices de nvel e qualidade de vida pois as suas economias so pouco desenvolvidas e assentes essencialmente, no sector primrio e na extraco de matria-prima a serem fornecidas aos pases desenvolvidos.
3
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Modelo de Transio Demogrfica: (3 Fases)


1 Fase: Regime Demogrfico Primitivo ou Tradicional: decorreu at meados do sculo XVIII (antes da Revoluo Industrial) e foi marcado por um ritmo de crescimento da populao mundial lento.

2 Fase: Revoluo Demogrfica ou Regime de Transio Demogrfica: decorreu, sensivelmente, entre a Revoluo Industrial e o fim da 2 Guerra Mundial (1945). Assistiu-se a profundas alteraes socioeconmicas que se reflectiram no comportamento demogrfico da populao mundial, atravs do aumento muito significativo dos efectivos populacionais.

3 Fase: Exploso Demogrfica: iniciada em meados do sculo XX (aps a 2 Guerra Mundial) e que se mantm at a actualidade, tem-se caracterizado por um crescimento populacional sem procedentes, sobretudo devido existncia de elevadas taxas de natalidade nos pases em vias de desenvolvimento, onde se concentra a maioria da populao mundial e a diminuio generalizada da taxa de mortalidade em todo o mundo. Pelo contrrio nos pases desenvolvidos a populao est praticamente estabilizada devido aos baixos valores das taxas de natalidade e mortalidade, que faz com que a maioria dos pases apresente uma taxa de crescimentos inferiores a 1%0 e inclusive negativas.

O Caso de Portugal: A evoluo da populao portuguesa caracterizou-se por um crescimento efectivo bastante significativo desde o inicio de sculo XX. Assim, a populao residente em Portugal quase duplicou entre 1900 (5039744) e 2001 (10356117), em 1991 possua 9371448 habitantes.

4
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Esse crescimento tem conhecido nas ltimas duas dcadas uma desacelerao, acompanhando a tendncia dos pases mais desenvolvidos, dos quais Portugal tem vindo a aproximar-se desde a adeso Unio Europeia em 1986.

A Populao Portuguesa: Para compreender o comportamento demogrfico de uma dada rea, independentemente da sua escala ou anlise local, regional, europeia ou mundial, necessrio conhecer o seu crescimento real/efectivo, ou seja, perceber o comportamento dos responsveis pelo aumento/ diminuio ou estagnao da populao. A evoluo da populao portuguesa durante o sculo XX foi marcada por um aumento da populao bastante significativo. Um dos fenmenos mais interessantes na dinmica da populao portuguesa so os movimentos migratrios da populao, sejam eles internos ou externos.

Migraes: So os deslocamentos de pessoas ou grupos humanos que procuram instalar-se noutra regio ou pas o que implica mudana de residncia. Emigrao: a sada de populao do pas ou regio de partida. Imigrao: a entrada de populao num pas ou regio de destino.

Movimentos Migratrios: a sada da populao da sua regio de partida, em direco a outra regio ou pas de chegada, de destino com a inteno de l residir. Ao longo dos anos, os movimentos migratrios, quer internos quer externos, foram influenciando as caractersticas demografias e sociais do pas, tendo ento um reflexo directo no comportamento da populao portuguesa no tempo e no espao. Numa primeira fase, os movimentos demogrficos caracterizam-se por intensos fluxos da populao do sexo masculino, seguidos ento pelas esposas e filhos (reagrupamento familiar).
5
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Causas das migraes: as migraes tm quase sempre as mesmas motivaes: Econmicas: condies de vida (desemprego); Naturais: catstrofes naturais (seca, inundaes, sismos); Socioculturais: (desejo de estudar, mais universidades); Blicas: guerra; Religiosas: peregrinaes religiosas;

Tipos de Migraes Espao Tempo Tomada De Deciso Relacionadas com a Lei Externas Definitivas Voluntrios Legais Internas Temporrios Foradas Clandestinas

Os movimentos internos da populao portuguesa: O xodo rural o responsvel, sobretudo a partir das dcadas de sessenta e setenta do sculo XX pela redistribuio da populao no espao nacional e pelos consequentes desequilbrios demogrficos a nvel regional. Nas reas rurais a sada da populao jovem e adulta em idade de procriar e trabalhar provocou um envelhecimento da populao e um melhor dinamismo socioeconmico. Nas reas litorais a chegada da populao foi responsvel por um certo rejuvenescimento demogrfico, pela expanso urbana, pelo surgimento de mais infraestruturas de apoio e por um maior dinamismo socioeconmico. A motivao econmica, que se traduz, em traos largos, pela procura de melhores salrios e de melhores condies de vida, tem levado os portugueses a sarem do pas procura de novos destinos, o que j remonta poca dos descobrimentos.

6
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

A emigrao portuguesa, durante o sculo XX pose dividir-se em 3 fases:

1 Fase: At ao inicio da dcada de 60: caracterizada por ser de carcter definitivo e intercontinental. 2 Fase: entre 1960 at sensivelmente 1973: caracterizada pela introduo de fluxos emigratrios temporrios e predominantemente intercontinentais. 3 Fase: Aps 1973: caracterizada por uma diversificao de fluxos migratrios, origens/destinos e perfil de emigrantes.

Portugal no Mundo
Um espao de Lusofonia: alm da Unio Europeia, as relaes de Portugal no mundo esto tambm associados sua participao em organizaes internacionais, como a Organizao das Naes Unidas (ONU), a Organizao do tratado do Atlntico Norte (OTAN/NATO), Organizao para a Segurana e Cooperao na Europa (OSCE) e a Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP). O espao da Lusofonia integra pases que tm o portugus como lngua oficial e os pases com Comunidades Portuguesas.

Bem-estar e qualidade de vida O Bem-estar corresponde satisfao humana e o resultado entre o que o ser humano deseja ter e aquilo que consegue na realidade. Inclui desde o acesso a bens materiais satisfao das necessidades no materiais, famlia, amigos, realizao pessoal, integrao social, liberdade, segurana

A qualidade de vida corresponde s condies de vida dos cidados (nvel de vida e bem estar) mais as condies oferecidas e disponibilizadas sociedade (servios hospitalares, servios de educao).

7
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Comentrios

A Guerra pode ser uma das causas mais graves dos movimentos migratrios, com consequncias devastadoras. A Guerra uma das causas dos movimentos migratrios. Ela provoca uma emigrao em grande escala visto que alm de destruir um pas tambm aumenta e muito a taxa de mortalidade e como a nica opo possvel das pessoas que l vivem na guerra sem o mnimo de condies procurar um pas em que sejam recebidos e protegidos na esperana de ter melhores condies de vida. Mas nos pases de chegada d-se tambm um aumento de populao e taxa de Natalidade mas tambm contribui para um aumento de desemprego e implica comear tudo de novo ou seja comear do zero.

Clandestinos, um trfico rentvel O nmero de imigrantes clandestinos tem vindo a aumentar nos pases da Unio Europeia. Muitos desses clandestinos morrem ao tentarem entrar nos diferentes pases. A clandestinidade leva-nos que essas pessoas trabalharem de forma precria e vivam em condies menos dignas sendo muitas vezes explorados por quem os emprega. Sendo assim, foi criada uma nova lei da emigrao para que seja mais restrita a entrada de imigrao para que seja mais restrita a entrada de imigrantes sem qualificao profissional. Nos pases de chegada regista-se um aumento da populao absoluta e uma crescente taxa de Natalidade. Nos pases de sada d-se uma diminuio da populao absoluta tornando-se em pases de populao envelhecida vistos ser os jovens que imigram mais. A clandestinidade pode ser um trfico rentvel para muitas pessoas e pode ser a desgraa de outros.

8
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Reflexo Final

Modelos de Urbanismo e Mobilidade


Modelos de Urbanismo e Mobilidade composto por cinquenta horas e leccionado pelo formador Lino Bettencourt foi um mdulo que serviu mais para relembrar do que propriamente para aprender, pois este mdulo a base da Geografia, disciplina que j tinha aprendido quando estava no ensino normal. Relembramos tpicos que j estavam esquecidos como por exemplo Populao Absoluta, Demografia, Sensos e Recenseamentos. Tambm falamos da diferena entre pases desenvolvidos e pases em desenvolvimento sendo a sua principal diferena o baixo ndice de nvel e de qualidade de vida. As taxas de Natalidade, Mortalidade, Mortalidade Infantil, taxa de Crescimento Natural foram tambm relembradas assim como as formulas que existem para poder calcular cada uma delas. Realizamos alguns clculos sobre diferentes pases e assim pudemos apurar as causas de ser consideradas taxas baixas ou elevadas relacionando-as com o grupo de pases desenvolvidos e os em desenvolvimento. Falamos tambm das migraes, e da diferena entre Emigrar e Imigrar. As causas que podemos apontar sero quase sempre as mesmas em todos os pases: causas econmicas, naturais, scio cultural, blicas e religiosas. As consequncias verificam-se tanto nos pases de partida como nos pases de chegada e estas podem-se agrupar em trs grupos: demogrficas, econmicas e sociais. Essa migrao tambm se verificou em Portugal e podemos dividi-la por trs fases: a primeira fase que nos leva at ao inicio da dcada de sessenta, a segunda que vai at dcada seguinte mais sensivelmente at 1973 e por fim a terceira fase que aps 1973. As relaes de Interdependncia, que se caracteriza do que as cidades tm para oferecer ao campo e vice-versa tambm foram um tema abordado no mdulo, assim como o bem-estar e qualidade de vida que varia consoante as necessidades das pessoas.
9
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

De uma forma mais rpida abordamos temas como os factores de desenvolvimento, contexto, dimenses do tempo, elementos dos microssistema, coabitao cultural e morfologia urbana. Passamos tambm uma reviso nos modos e meios de transporte e nas energias: renovvel e no renovvel. Um dos temas que tambm abordamos mas para mim fez-me uma grande confuso e s durante um trabalho de grupo consegui perceber do que se tratava foi o tema das cidades sustentveis, que no mais do que cidades ordenadas e planeadas para nosso prprio usufruto mas pensando sempre nas geraes futuras. Este mdulo apesar de no ser dos meus favoritos at correu bem, e fez-me ver que afinal nem to mau como me parecia quando o estudei h vrios anos atrs.

20 De Julho de 2010
10
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Vous aimerez peut-être aussi