Vous êtes sur la page 1sur 4

JUBILEU JUDAICO E JUBILEU CRISTO

INTRODUO
Um conhecimento mais exato e mais respeitoso do patrimnio comum entre cristos e judeus "pode ajudar a compreender melhor alguns aspectos da vida e da Igreja". Esta afirmao das "Notas para uma correta apresentao dos Judeus e do Judasmo na pregao e na catequese da Igreja Catlica", de 1985 (1,3) vale, tambm, para o Jubileu do Ano 2000 - "O Grande Jubileu" segundo o Papa Joo Paulo II (Tertio Millenio Adveniente, 16 ), para lembrar os 2000 anos depois do nascimento de Cristo, que os cristos reconhecem como Senhor e Messias. O Jubileu, assim compreendido, diz respeito somente aos cristos de tradio romana. Entretanto, ele se inserta no "Jubileu Judaico" do qual do testemunho tanto a Tor escrita quanto a Tor oral. E como a Tor oral, atravs da tradio rabnica, desenvolveu os dados da Tor escrita, adaptando-se s novas situaes, assim a prtica Crist dos Jubileus" tem a sua origem no antigo Testamento e continua ao longo da Histria da Igreja". (Tertio Millenio Adveniente, 11 ). Allguns aspectos do jubileu bblico e, sucessivamente, o seu desenvolvimento na tradio judaica e na tradio crist:

O JUBILEU NA BBLIA
O texto fundamental do Jubileu bblico est no Levt ico 25,10: "Declarareis santo o qinquagsimo ano e proclamareis a libertao de todos os moradores da terra. Ser para vs um jubileu: cada um de vs retornar a seu patrimnio, e cada um de vs voltar a seu cl." importante notar que a teologia subentendida neste versculo fundamental est ligada ao sbado e ao ano sabtico. Este ltimo, baseado no Levtico 25,2.( "Quando entrardes no pas que eu vos darei, a terra dever guardar o seu sbado consagrado ao Senhor") se situa no leque dos sete anos, assim como o dia de sbado se situa na semana. "Existe um sbado desde o comeo... e um sbado da terra... Da mesma forma como na sexta-feira tarde ns interrompemos o trabalho cotidiano para servir ao Eterno durante uma jornada, assim em Israel, s em Israel, o povo judeu tem obrigao de restituir a terra a Deus, para significar que, em Israel, a terra pertence a Deus". (Samson Raphael Hirsch, rabino alemo do sculo passado). Existem ainda outros textos sobre o ano sabtico (por exemplo, xodo 23, 10 sgts. a Nehemias 10,32) que pem em evidncia sobretudo o aspecto social desta instituio. Da, o trplice imperativo do Ano Jubilar: a restituio das terras, o perdo das dvidas e a libertao dos escravos. Na teologia do Ano Jubilar se concentra uma multiplicidade de temas bblicos e espirituais que sempre alimentaram e continuam a alimentar a vida do povo judeu.

1. A impossibilidade de possuir a terra: A afirmao de que


impossvel possuir a terra. Cumprindo o Shabbat, a terra impede ao

2.

3.

4.

5.

6.

7.

homem de possu-la; recusa uma relao de submisso e se ope pretenso do homem de reduzi-la a um objeto de dominao A soberania de Deus: Da afirmao de que Deus o Senhor e Criador da terra se deduz que o homem no pode ter essa funo. "A terra me pertence e vs no sois para mim mais que estrangeiros e hspedes." (Lev. 25,23). Logo, na terra da qual Deus o nico e legtimo dono, o homem um "estrangeiro", um "inquilino", no sentido de que ele o "hspede" de Deus A gratuidade: A afirmao de que o homem vive em uma terra que no dele, mas de Deus, mostra que ele um objeto de uma gratuidade ou graa, isto , do amor desinteressado de Deus: "A terra dar seu fruto: com-lo-eis com fartura e habitareis em segurana. Se disserdes: Que comeremos neste ano se no semearmos e no colhermos os nossos produtos?- eu estabeleo a minha bno no que colherdes no sexto ano, de modo que vos garanta produtos por trs anos" (Levtico 25, 19-21). A justia: A afirmao de que a terra um dom de Deus para as necessidades da pessoa humana, d a entender que ela de todos e para todos; e o esforo de monoplio que negue ou bloqueie este destino universal pecado contra Deus e contra o prximo. A justia, corao da mensagem bblica e sobretudo proftica, consiste em reconhecer o amor gratuito de Deus no mundo e a cooperar com ele fazendo da justia o seu prprio modo de ser e de agir. Por isso, segundo o profeta, "da justia", isto , da ao justa que nasce a a paz, a plenitude dos bens para toda a humanidade (cfr. Isaias 32, 15-20). O fim da desigualdade e da justia: A afirmao de que a terra pertence a Deus e que todas as formas de explorao devem desaparecer, as que dizem respeito aos bens da terra e sobretudo as que se referem ao homem nos enfrentamentos com o seu semelhante. O perdo: A afirmao segundo a qual o Ano Jubilar reclama e exige o perdo, coincidindo o seu incio com a celebrao do "Yom Kippur", a grande festa da reconciliao: "No dcimo dia do ms stimo, fareis vibrar o toque da trombeta; no dia das Expiaes, fareis soar a trombeta em todo o pas" (Levtico 25,9). O Ano Jubilar institui a possibilidade de um novo incio, porque ele rompe no somente com o determinismo das desigualdades sociais, mas com a prpria culpa. A restaurao do mundo ou a realizao das promessas messinicas: A afirmao segundo a qual o ano jubilar pede a instaurao da era messinica, com o fim de todos os sofrimentos e de toda a violncia. Se, por um lado, esta poca se apresenta como um futuro cada vez mais longnquo, calculado pelo ritmo dos milnios que precedero o ano jubilar do qinquagsimo milnio, por outro lado coincide mais exatamente com a volta s origens, com a realizao do projeto de Deus sobre a terra.

O JUBILEU NA TRADIO JUDAICA


Desde a poca ps-bblica, a tradio rabnica retomou e questionou as leis referentes ao Ano Sabtico e ao Ano Jubilar, mas, considerando -as como um todo, ela as viu como aplicveis somente na terra de Israel. Entretanto, as exigncias ticas e sociais subjacentes continuaram fundamentais para o Judasmo da Dispora.

Na terra de Israel continuou-se a observar o Ano Sabtico, mas, por causa da situao poltica e das dificuldades concretas, os rabinos simplificar am as normas, considerando-as como de origem talmdica, no bblica. No sculo passado, depois que os judeus retomaram o trabalho da terra, voltaram prtica do Ano Sabtico, mesmo que se trate de um pequena minoria. No que se refere ao Ano Jubilar, a pergunta se jamais ele foi observado desde a poca do segundo Templo.

O JUBILEU CRISTO
A tradio neotestamentria parece reconhecer e acolher a prtica do jubileu judaico e v a realizao do seu contedo nas "palavras" e nas "obras" de Jesus, que, entrando um dia na sinagoga de Nazar, solicitado a comentar a passagem da Tor que se acabava de proclamar, aplica a ele prprio as palavras de Isaas, apresentando-se como enviado de deus, como aquele em que comea a tornar-se realidade a utopia jubilar: "O Esprito do Senhor est sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou -me para proclamar a remisso aos presos e aos cegos a recupera da vista: para restituir a liberade aos oprimidos e para proclamar um ano de graa do Senhor" (Lucas 4,18-19). Sucessivamente, no decurso do primeiro milnio, no h traos, na Igreja, da prtica Jubilar. O Jubileu, como celebrado hoje, remonta a Bonifcio VIII, em 1300; consistia principalmente na prtica da peregrinao; os cristos iam a Roma, para visitar o tmulo dos apstolos e perdir o perdo dos seus pecados A partir de 1300, esta prtica se repetiu com maior ou menor regularidade, diferenciando-se e distanciando-se da concepo judaica e priorizando o aspecto das "indulgncias" e da "peregrinao". Entre todos os Jubileus do passado, o que Joo Paulo II chama "o Grande Jubileu" do ano 2000 se reveste de uma importncia particular, sobretudo pelo desejo de converso e de autocrtica com que a Igreja catloca se prepara para celebr-lo. "Ela no pode transpor o limiar do novo milnio sem estimular os seus filhos a se purificar, a arrepender-se dos erros, das infidelidades, das incoerncias, das lentides". (Tertio Millenio Adveniente,33 ).

O QUE SE PODE FAZER EM CONJUNTO


Considerando-se as razes bblicas comuns ao ano jubilar, seria de se desejar que cristos e judeus, apesar da profunda diferena de interpretao do Jubileu, colaboremos uns com os outros em vista de um mundo mais justo. por esta razo que, mesmo em se tratando de um iniciativa crist da Igreja romana, a celebrao do Jubileu pode ser enriquecida pela presena dos nossos irmos judeus, convidados a participar como hspedes privilegiados entre os representantes de outras religies. Poderamos, assim, questionar-nos e discutir temas de interesse comum para a nossa f em Deus e a salvao dos seres humanos. Pistas de reflexo: 1- O futuro das religies num mundo onde domina, a secularizao e a tecnologia da informtica. 2- A distribuio injusta dos recursos, no mundo, e a diviso escand alosa entre pases ricos e pases pobres. 3- A violncia humana e as tcnicas de soluo dos conflitos, com a contribuio especfica da tradio Judeu-Crist para a construo da paz. 4- Os direitos das minorias e sua relao com a maioria. 5- O respeito pela vida e os problemas ticos trazidos pela bio-gentica. Pistas de ao: 1- A Bblia nos ensina que os bens do mundo no nos pertencem; que eles nos so

confiados por Deus: quais so as conseqncias, para ns, ao fazer uso desses bens? 2- O termos "libertao" pode ter sentidos diversos: quais so os conceitos mais significativos para ns, hoje, individual e coletivamente, para "libertar-nos" e para "libertar"? 3- Em que consiste, hoje, a justia social? Onde situar as formas de injustia social na sociedade, na Igreja nos bairros, na parquia, no ambiente de trabalho e na famlia? Fazer algumas propostas concretas que permitam "fazer justia", pelo menos a uma pessoa, ou inserir-se em um situao especfica. 4- O ano jubilar est ligado ao sbado, ao di a de repouso que nos liberta do trabalho e do "ativismo". Como celebrar melhor o domingo e os dias de festa, para ser verdadeiramente livres: para ns, para os outros e para o Senhor?
Centro SIDIC de Roma Traduo de Irm Alda

Vous aimerez peut-être aussi