Vous êtes sur la page 1sur 18

Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

Apresentar a complexidade das interaes no espao escolar.

11
Meta da aula

objetivos

Ao final desta aula, esperamos que voc seja capaz de: explicar a complexidade das interaes no contexto escolar; identificar os principais fatores que favorecem as interaes sociais; analisar a responsabilidade compartilhada na reconstruo da escola inclusiva; reconhecer a necessidade de contnua atualizao dos professores;

AULA

Pr-requisito
importante que voc tenha estudado as Aulas 8, 9 e 10.

Tpicos em Educao Especial | Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

INTRODUO

Muito se tem discutido acerca do tema escola. A maioria das pessoas, normalmente, faz referncia as suas caractersticas, ao seu papel, a sua importncia, ao seu rigor ou falta dele, o que e como ensinam, dentre outras coisas. Cada um de ns j viveu pelo menos um dia dentro desse espao, e sempre que falamos sobre ele no ficamos indiferentes. Muitos de ns podemos at apresentar, inclusive, sugestes para a melhoria da escola, como a formao e a atualizao constante dos professores; a ampliao do horrio de permanncia na escola; a maior ou menor rigidez com relao disciplina; o maior envolvimento dos pais na vida escolar do filho/aluno; a melhoria na adequao dos currculos, o tipo de avaliao; o trabalho individualizado, enfim, vrios aspectos poderiam ser revisitados nestas sugestes. Mas como ficam as interaes sociais que acontecem neste lugar? Qual o grau de importncia delas quando se procura entender o dia-a-dia no contexto da escola? Quem so seus principais atores e como cada um chega e sai dali? O que trazem, o que deixam e o que levam deste espao de convivncia? Como cada um participa, se envolve, trabalha e colabora naquele lugar? uma tarefa praticamente impossvel dar conta de todos os aspectos e determinantes que convergem nas mltiplas redes que ali se formam - redes de interaes e de convivncia. Pensar a escola com este enfoque poder auxiliar a sua compreenso das inmeras influncias que agem sobre a escola e que nela interagem. Alm disso, como se sentem os professores no trabalho com o aluno que diferente? Quais so seus apoios tericos para desenvolver a prtica docente? Qual o papel da formao contnua neste cenrio de incluso? So esses assuntos que vamos apresentar nesta aula. como se pudssemos olhar a escola atravs de um vidro e fssemos capazes de ver e identificar a trama de interao que acontece nesse espao. Olhar para a escola desta forma no significa estar fora dela, mas poder fazer isso porque vivemos nela e, principalmente, porque a conhecemos muito bem.

56

CEDERJ

Recuperar o valor e o significado da escola importante na medida em que passamos muitas horas do dia nesse espao. Se, para o professor, esse lugar de trabalho, para os alunos lugar de interaes, de convivncia, de aprendizagem, de transformao e de crescimento. O primeiro grupo social da criana a famlia, pois ali tem incio o longo processo de aprendizagem de convivncia social at ela entrar na escola. Ao entrar na escola, a criana amplia seu universo de socializao, antes restrito apenas ao contexto familiar. A escola, na seqncia natural do ciclo de desenvolvimento, tem ocupado cada vez mais cedo um lugar na vida da criana. Se, antes o ingresso ao ensino formal acontecia depois dos primeiros anos de vida, hoje, com a entrada da mulher no mercado de trabalho, este acontecimento ainda mais antecipado. Nesta nova ordem social, a escola tem recebido alunos cada vez menores, que permanecem nesse ambiente cada vez mais tempo. Desta forma, a escola contempornea praticamente divide com a famlia a participao no processo de socializao da criana na primeira infncia. O espao escolar torna-se, na medida em que a criana cresce, um lugar de referncia. Poderamos at dizer um outro endereo. Durante pelo menos alguns anos, ela permanecer nesse mesmo lugar e nele construir seus primeiros laos afetivos. Nesse sentido, a escola o lugar onde se fazem amizades, como diz Paulo Freire:
No se trata s de prdios, salas, quadros, programas, horrios, conceitos. Escola , sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor gente, o coordenador gente, o aluno gente, cada funcionrio gente. E a escola ser cada vez melhor na medida em que cada um se comporta como colega, amigo, irmo. Nada de ilha cercada de gente por todos os lados. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que no tem amizade a ningum. Nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, s. Importante na escola no s estudar, no s trabalhar, tambm criar laos de amizade, criar ambiente de camaradagem, conviver, se amarrar nela! Ora, lgico... numa escola assim vai ser fcil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz (Rio de Janeiro, 2003, p. 11).

CEDERJ

57

AULA

11

ESCOLA

Tpicos em Educao Especial | Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

Portanto, olhar a escola como ambiente de interaes, nos obriga a pensar sobre ela de uma forma mais abrangente e tambm mais complexa, que transcende a transmisso de conhecimentos formais. Implica estudar as mltiplas relaes existentes entre o indivduo, a escola e a cultura. Implica, tambm, analisar o papel da escolarizao no desenvolvimento psicolgico do sujeito e na constituio de sua singularidade. Entende-se, aqui, singularidade como o resultado da multiplicidade de influncias (educao familiar, contexto sociopoltico da poca, classe social etc.) que reagem sobre o sujeito no curso do seu desenvolvimento (REGO, 2002). A escola favorece, principalmente, as experincias e as vivncias da criana e, a partir daquilo que ela j conhece, tem a possibilidade de transformar essa trajetria em novos saberes. Nas palavras de Gudsdorf (1987):
Na escola, no colgio, na universidade, em todas as instituies que tm por funo ministrar o saber, a criana, o jovem, passa por experincias que sero decisivas em suas vidas. Esses locais no so para eles simplesmente o cenrio de certos jogos da inteligncia e da memria. a personalidade inteira que a faz seu aprendizado; sensibilidade, carter, vontade so a postos prova, e a aquisio de conhecimentos surge agregada tomada de conscincia dos valores. O espao escolar define o lugar das primeiras relaes humanas, fora do crculo familiar. nesse espao que a criana bem ou mal-sucedida na tentativa de auto-afirmao na convivncia (GUDSDORF, 1987, p. 15).

No ter acesso escola um impedimento significativo na apropriao do saber sistematizado, uma limitao importante no processo de socializao e um cerceamento dos direitos do cidado. No podemos, entretanto, ser ingnuos e pensar que a escola sozinha ocupa o nico lugar onde esses processos se desenvolvem. Com esse entendimento, devemos conhecer o espao de escolarizao de forma mais densa, na tentativa de auxiliar, dentre outros aspectos, a compreenso do processo e do desenvolvimento das interaes sociais que na escola ocorrem.

58

CEDERJ

1. Recentemente tivemos conhecimento de que o ensino fundamental ser ampliado em um ano. A criana agora ingressa na 1 srie com seis anos de idade e conclui o curso na 9 srie. Para muitas cidades brasileiras, essa medida no altera o funcionamento das escolas porque elas j recebiam as crianas menores. No entanto, para muitas outras cidades, principalmente, aquelas mais distantes, em regies menos desenvolvidas, isso poder significar uma ampliao nos ndices escolares. Qual a situao da sua cidade? Voc tem conhecimento sobre isso? Haver alguma mudana nesse sentido? Procure responder a essas perguntas, e fazer uma pequena anlise com base no contedo da aula, sobre o significado desse ingresso mais cedo na escola. Ao terminar a atividade, se possvel, discuta sua anotaes com outro colega do curso e, se puder, no encontro com seu tutor. importante trocar informaes com colegas de outras cidades, assim, voc ter uma viso mais ampliada da situao escolar da sua regio. Caso no consiga em hiptese alguma ter os dados sobre seu municpio, faa a atividade com base apenas no contedo da aula, procurando analisar o significado do ingresso mais cedo na escola. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________
COMENTRIO

A despeito das diversas implicaes que a medida de ampliao do Ensino Fundamental provoca, aqui nos interessa aquelas que dizem respeito ao nosso contedo.

CEDERJ

59

AULA

11

ATIVIDADE

Tpicos em Educao Especial | Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

Ingressar cada vez mais cedo na escola e l permanecer por mais tempo possibilita criana desfrutar de todos os benefcios deste espao de interao, convivncia e aprendizagem. Na escola, a socializao da criana ampliada e a troca de experincias renovada a cada encontro com seus colegas, o que possibilita a formao de novos crculos de amizades. Na interao com o outro, a criana, o professor e todos os que convivem na escola aprendem e ensinam, interagem e se transformam. Se voc, ao analisar a notcia, considerou a maioria desses aspectos, entendeu perfeitamente a proposta da atividade. Se respondeu s perguntas sobre seu municpio, timo! Conhecer a situao educacional do lugar onde vive possibilita entender melhor as caractersticas e as necessidades da sua realidade. Caso no tenha respondido s perguntas, procure faz-lo na primeira oportunidade que tiver. Afinal, voc ser um futuro professor.

SER PROFESSOR: DOIS ENFOQUES


O desempenho do professor sempre mereceu um lugar de destaque nas pesquisas que procuravam conhecer as escolas ou investigar o resultado da aprendizagem dos alunos. Estudamos um pouco sobre isso na Aula 9, quando vimos a interao professor-aluno. Desde as primeiras formas de organizao escolar, a preocupao em saber o que faz um bom professor uma constante em todos os tempos. O que um bom professor? Cada um, ao tentar responder a esta pergunta, ter, provavelmente, uma pequena lista de atributos, caractersticas de personalidade e procedimentos pedaggicos, que, juntos, formariam o profissional ideal, e que, muitos at tiveram a oportunidade de conhecer ao longo de suas vivncias escolares. RUBEM ALVES (1933 - )
Mineiro de Boa Esperana, pedagogo, filsofo, psicanalista, telogo e acadmico. Doutorou-se nos Estados Unidos, professor aposentado pela Universidade de Campinas( Unicamp). www.rubemalves.com.br

Sobre este tema, RUBEM ALVES (1991) escreveu um texto em que faz uma bela analogia sobre o educador e o professor, o jequitib e o eucalipto. Para o autor, o educador confundido com o professor, assim como o jequitib confundido com o eucalipto, e ele pergunta: Mas no a mesma coisa? No d no mesmo? No, no d no mesmo, diz ele, Porque cada rvore a revelao de um habitat, cada uma tem cidadania num mundo especfico (p. 13). Enquanto o jequitib vive no mundo de mistrio, o eucalipto est no mundo da organizao, das instituies. H rvores que tm personalidade, e os antigos acreditavam

60

CEDERJ

Para o autor, h rvores que so iguais umas s outras, que podem, com facilidade, ser substitudas, sem qualquer problema, e o autor ainda assinala que
Os educadores so como as velhas rvores (...) Tem uma estria a ser contada. Habitam um mundo em que o que vale a relao que os liga aos alunos, sendo que cada aluno uma entidade sui generis, portador de um nome, tambm de uma estria, sofrendo tristezas e alimentado esperanas. E a educao algo para acontecer neste espao invisvel e denso, que se estabelece a dois. Espao artesanal (ALVES, 1991, p.13-14).

Para o autor, professores so entidades descartveis, da mesma forma que existem muitas coisas descartveis. De educadores para professores, realizamos o salto de pessoa para funes (p.14). O educador ideal constri e habita um mundo em que a interioridade faz diferena, em que as pessoas se definem por suas vises, paixes, esperanas e horizontes utpicos (p. 5). O professor, ao contrrio, funcionrio do mundo empresarial. Um educador um fundador de mundos, mediador de esperanas, pastor de projetos (p. 29). E o autor responde pergunta Como preparar o educador? Talvez isso nem seja necessrio, nem possvel... necessrio acordlo(p.29). Com que instrumento trabalha o educador? Ele responde:
Com a palavra. O educador fala. Mesmo quando seu trabalho inclui as mos, como o mestre que ensina o aprendiz a moldar argila, ou o cientista que ensina o estudante a manejar o microscpio, todos os gestos so acompanhados de palavras. So as palavras que orientam as mos e os olhos (p. 28).

Citando Carlos Castaeda (1972), o autor completa:


Cada pessoa que entra em contato com a criana um professor que incessantemente lhe descreve o mundo, at o momento em que a criana capaz de perceber o mundo tal como foi descrito (ALVES, 1991, p.29).

Portanto, a escola um espao de relaes e significaes. Ampliando um pouco mais o tema, como seria, ento, uma escola inclusiva? Certamente, um conjunto de bons professores tornaria possvel um ensino inclusivo. Quais as caractersticas dos bons docentes? Para responder,

CEDERJ

61

AULA

que sentem coisas que ningum mais sentiu (p.13).

11

mesmo que possuam uma alma. aquela rvore, diferente de todas,

Tpicos em Educao Especial | Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

Marchesi (2004) recuperou um estudo feito em dez pases por Hopkins e Stern (1996) e destacou seis aspectos importantes que um bom professor deve possuir:
1. O compromisso: a vontade de ajudar a todos os alunos. 2. O afeto: a comunicao de entusiasmo e carinho dos alunos. 3. O conhecimento da didtica da matria ensinada: a facilidade para tornar simples a aprendizagem. 4. O domnio de mltiplos modelos de ensino: a flexibilidade e a habilidade para resolver situaes imprevistas. 5. A reflexo: a capacidade de refletir sobre a prtica. 6. O trabalho em equipe: o intercmbio de iniciativas entre colegas (MARCHESI, 2004, p.48).

De certa maneira, os dois enfoques aqui mencionados, o de Alves (1991) e o de Marchesi (2004), apesar de originariamente distintos, complementam-se. Ambos tratam da figura do professor, de seu desempenho e envolvimento com o trabalho como aspectos fundamentais e inerentes ao contexto escolar.

ATIVIDADE 2. Com base no contedo da aula responda aos seguintes itens: 2.a. Ao longo de sua escolarizao, voc conheceu mais educadores ou professores? 2.b. Voc consegue se lembrar de algum educador em especial? Se respondeu sim, por que ele (a) foi importante? 2.c. Quais so as caractersticas que tornaram um (a) professor (a) parte de sua memria? 2.d. Em que medida Alves (1991) e Marchesi (2004) se complementam? Depois de responder a estas perguntas, procure trocar com um colega as lembranas que teve, discutir a forma como v o educador e o professor hoje e como, a partir da, pretende desempenhar suas funes no futuro. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

62

CEDERJ

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________


COMENTRIO

Para a maioria das perguntas dessa atividade, as respostas so bastante pessoais. Podemos, a ttulo de recordao, destacar alguns pontos dos dois autores estudados. Alves (1991) relaciona a histria vivida por cada um, a forma como o educador se vincula aos alunos, a considerao e o respeito pelas singularidades deles, seu compromisso e seu envolvimento, a importncia das trocas, da interioridade, das paixes, as esperanas e a utopia de cada educador. Marchesi (2004) aponta tambm aspectos como o compromisso; o afeto; o conhecimento; o domnio e a habilidade diante de situaes imprevistas; a capacidade de pensar sobre sua prtica e trabalhar em equipe. Seria o bom professor de Marchesi o educador a que Rubem Alves se refere? Semelhantes em suas anlises ou complementares em seu conjunto, pensar acerca do professor e de seu trabalho tratar das relaes interpessoais que so tecidas no cotidiano da escola. Escola regular ou escola inclusiva, qualquer que seja a populao atendida, as interaes sociais sempre estaro presentes e so elas que constroem as redes de convivncia.

ESCOLA INCLUSIVA
At esse momento, nos referimos escola como o lugar onde acontece a transmisso e a construo de um conjunto de conhecimentos organizados culturalmente e como um espao privilegiado de interaes. De maneira proposital, no fizemos qualquer meno escola inclusiva, isto porque, pensar na escola que inclui, tratar dessa mesma escola que conhecemos e que analisamos at esse momento, s que de forma ainda mais abrangente. O processo inclusivo, como se refere Carvalho (2004), provoca uma aproximao de cenrios escolares muito mais do que o lugar em

CEDERJ

63

AULA

11

Tpicos em Educao Especial | Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

que ocorre o ensino-aprendizagem dos contedos. Ela, principalmente, considera os valores, os princpios e as relaes entre os grupos que ali interagem e que no seu conjunto, constituem uma comunidade de aprendizagem (p. 110). Compreender a rede de relaes que acontece na escola, segundo a autora, exige dos educadores
...um conjunto de habilidades e de competncias que possibilite a anlise da instituio e de suas aes pedaggicas em um trabalho de equipe com construo epistemolgica interdisciplinar (CARVALHO, 2004, p. 110).

A escola inclusiva aquela que valoriza a diversidade no mbito da escolarizao, pois incluir principalmente acolher o outro que estava fora e, para que ele permanea e se sinta parte integrante do grupo, preciso apoi-lo.

REDE DE APOIO E DE COLABORAO


Inmeros estudos foram realizados a partir das primeiras escolas que se engajaram ao movimento de construo de espaos inclusivos, em que todos os alunos, independentes de suas diferenas individuais, eram recebidos. As pesquisas, apresentadas por Stainback & Stainback (1999), demonstraram que o sucesso dessas escolas estava no envolvimento dos professores, pais, alunos, especialistas e demais funcionrios que trabalhavam em colaborao. Assim, os alunos eram envolvidos em crculos de amigos, como defensores dos colegas, em situao de aprendizagem cooperativa, como tutores e parceiros (p. 223). O envolvimento de todos estimula a autoestima, o orgulho pelas realizaes, o respeito mtuo e a sensao de estar em comunidade (p. 225). Comunidade aqui entendida como o lugar onde professores e alunos vivem e trabalham cooperativamente, apoiando uns aos outros. o lugar em que se desenvolve um compromisso significativo de tornar as condies dos outros as suas prprias condies; ficar alegre junto com os outros, todos dividirem entre si responsabilidade no desempenho dos papis de apoio aos outros; formar vnculos e amizades.

64

CEDERJ

a rede de apoio tem, como ponto de partida, que cada um possui capacidade, potencialidades, talentos e dons, inclusive aqueles que tm alguma deficincia; na rede de apoio, todas as pessoas esto envolvidas em apoios mtuos, em arranjos formais, informais e em relacionamentos recprocos; relacionamentos em que o apoio natural estimulam o lugar ou a comunidade que prestam apoio a seus membros; as situaes de apoio no podem ser predefinidas, nem rgidas pois os indivduos so nicos e diferem em suas necessidades; a rede de apoio funciona melhor quando as escolas so heterogneas, pois a diversidade aumenta a possibilidade de que todos os membros da turma e da escola tenham mais recursos para dar suporte s necessidades de uns e de outros, quando preciso; a rede de apoio deve ser natural e contnua, na escola e na turma, no devendo ser restrita apenas s situaes episdicas ou em momentos de crise; a rede de apoio para todos; a rede de apoio comea com o estudo das interaes sociais e das caractersticas de apoio que esto naturalmente presentes nos ambientes escolares. A partir desse estudo, a rede construda sobre esses apoios naturais; o objetivo prestar apoio aos outros sempre que necessrio, sem, no entanto, tornar o outro um dependente dele; Na escola inclusiva, todos os funcionrios da escola fazem parte dessa rede. Cada um a sua maneira e dentro de suas atribuies, contribui para a permanncia, bem-estar e progresso do outro. a escola que acolhe todas as crianas que chegam e todas que ali esto.

ATIVIDADE 3. Com base no contedo estudado, analise a importncia da rede de apoio em uma escola inclusiva e faa suas anotaes. Quando terminar, procure discutir sua anlise com um colega ou, se no puder, reveja o contedo da aula para fazer as correes necessrias. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

CEDERJ

65

AULA

back & Stainback (1999). Dentre os mais importantes destacamos:

11

H diversos princpios bsicos na rede de apoio, segundo, Stain-

Tpicos em Educao Especial | Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________


COMENTRIO

Considerando que a escola inclusiva o espao que acolhe todos que chegam, independente de suas caractersticas pessoais e/ou necessidades, a rede de apoio torna-se uma estratgia de suporte muito pertinente. Dentre os princpios da rede de apoio, podemos citar: tornar o outro independente, na medida do possvel; utilizar os apoios naturalmente presentes nas situaes de interao; fazer uso da diversidade e da heterogeneidade, para desenvolver apoios diferenciados; envolver todos os participantes no mesmo trabalho de apoiar uns aos outros; procurar incentivar a troca das situaes de apoio, ora um apoiado, ora ele quem apia, estabelecendo vnculos de amizade e de solidariedade, entre os participantes do grupo. Se voc, ao terminar a atividade, conseguiu relacionar em sua anlise a maioria destes pontos, compreendeu perfeitamente o contedo da aula. Caso contrrio, se encontrou dificuldades para identificar a maioria dos aspectos relacionados, retorne ao texto.

ESCOLA, PROFESSORES E FORMAO CONTINUADA


A necessidade de o professor estudar continuamente pode ser assinalada como a tendncia mais urgente da atualidade. A constante transformao que vive o mundo, principalmente nas ltimas dcadas, exige a atualizao permanente de todos os segmentos produtivos da sociedade. Para acompanhar a velocidade das mudanas e as conseqncias que elas trazem, o homem, a todo o momento, tem que buscar novos conhecimentos, se no quiser se tornar obsoleto e ficar margem desta nova ordem social. Ora, com a escola no pode ser diferente! Ela tem de acompanhar essas mudanas e estar em sintonia com a sociedade do seu tempo. De qual escola estamos falando? Qual o papel dela neste cenrio de transformaes?

66

CEDERJ

A educao geral, mediante quais crianas e jovens podem dominar os conhecimentos cientficos, desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais, aprender a pensar, aprender e internalizar valores e atitudes, tudo em funo da vida profissional, da cidadania, da vida cultural, tudo voltado para ajudar na melhoria das condies de vida e de trabalho e para a construo da sociedade democrtica (p.24).

Para o autor, a escola precisa trabalhar para:


1. Garantir o desenvolvimento de capacidades cognitivas, que o aprender a pensar, por meio dos conhecimentos relacionados com a cultura, a cincia, a arte (...). 2. Promover bases de cultura geral (saber aprender, saber fazer, saber viver junto, saber agir moralmente) visando preparar para o mundo do trabalho, incluindo o mundo tecnolgico e informacional. 3. Ajudar os alunos a se constiturem sujeitos na sua individualidade e na sua identidade cultural; falo do fortalecimento da subjetividade(...) incluo aqui o reconhecimento das diferenas, mas penso tambm em formas educativas de no esconder o conflito. 4. Formar para a cidadania, de maneira muito prtica, comeando nas prticas escolares, na forma de organizao e gesto da escola. 5. Formar para valores ticos, cuidar de qualidades morais, convices humansticas e humanitrias (LIBNEO, 2003, p.26).

Alm disso, devemos acrescentar o novo paradigma da incluso. A escola deve dar conta da diversidade de crianas e procurar atend-las de maneira adequada s suas caractersticas e necessidades. Cabe ento uma pergunta. Como poderia uma escola atender a tantas frentes e atuar em uma sociedade em constante mudana? Com professores continuamente formados. Na atualidade, impossvel os professores manterem um bom nvel de trabalho sem novos conhecimentos. Nos ltimos anos quase um refro dizer que devemos formar cidados crticos e reflexivos. No entanto, s podemos ensinar aquilo que conhecemos e dominamos. Para ensinar um aluno a aprender a pensar de forma crtica e reflexiva preciso que o professor tambm saiba pensar da mesma forma.

CEDERJ

67

AULA

11

A funo social e poltica da escola , segundo Libneo (2003):

Tpicos em Educao Especial | Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

Para que uma pessoa se torne capaz de pensar criticamente, indispensvel aprender a procurar a informao, aprender a selecion-la adequadamente e aprender a utiliz-la de forma apropriada. Para ensinar, preciso primeiro aprender. Aprendizagem sempre um processo contnuo. Assim deve ser a formao continuada do professor, um processo que iluminado pela teoria possibilita pensar constantemente em sua prtica que, por sua vez, busca na teoria novos conhecimentos em um ciclo dinmico que pode ser traduzido por praxis. Entre outros benefcios, a formao contnua do professor promove espaos coletivos de reflexes crticas sobre a ao. Refletir sobre ela reconhecer que ensinar e aprender um processo que deve acompanhar toda a vida docente. Para Nvoa (1992) formao no se constri por acumulao, mas por um trabalho reflexivo sobre prticas e de reconstruo permanente de uma identidade pessoal (p. 25). Estudar, conhecer, pensar, renovar, atualizar e descobrir devem ser as principais marcas da escola de hoje.

FORMAO CONTINUADA NA ESCOLA INCLUSIVA


Se, para a escola regular, h necessidade de formao contnua, para uma escola inclusiva isso se transforma em uma condio indispensvel para o seu funcionamento. Nas palavras de Schloss (1999):
As feies da escola, em tempos de grandes transformaes sociais, esto mudando, e os professores precisam adquirir novas habilidades para trabalhar com os alunos academicamente e socialmente diferentes (citado por Karagiannis, p. 25).

A incluso como um novo paradigma de pensamento e ao, coloca a diversidade como uma norma e no uma exceo (SKITIC,1994) e para modificar o modelo que conhecemos, precisamos estudar. Karagiannis (1999) ao analisar os benefcios da incluso para os professores, destaca que:
- a oportunidade de planejar e conduzir a educao como parte de uma equipe (...) a colaborao permite a consulta um ao outro e proporciona apoio psicolgico;

68

CEDERJ

pera e apia, os professores melhoram suas habilidades com efeitos visveis sobre a aprendizagem dos alunos; - a maioria dos professores est disposta a juntar-se aos professores especiais ligados a eles, para tornar a turma de ensino regular mais flexvel e possvel de ser acompanhada pelos diferentes (p. 26).

Para o autor, mesmo quando os professores reagem negativamente no incio do projeto de incluso, posteriormente, eles passam a defend-lo. Aqueles que aprenderam a lidar e a trabalhar em salas inclusivas desenvolveram estratgias para receber o aluno que diferente. Nos anos seguintes, mesmo quando no h alunos com necessidades educacionais especiais, esses professores percebem que os procedimentos adotados beneficiam a todos os alunos. inegvel que pessoas com deficincia despertam nos outros os mais diferentes tipos de sentimentos como o medo, a raiva, a pena e a repulsa. O medo talvez seja o sentimento mais constante. Medo do que diferente de ns, medo por no saber o que fazer diante do outro e para o outro, medo por ele desafiar nossos padres de comportamentos e habilidades, to bem estruturados e medo, inclusive, dos nossos prprios sentimentos. Conhecer a real condio do aluno, suas capacidades e necessidades, pode minimizar os preconceitos e ressignificar os pr-juzos, favorecer atitudes mais positivas e aos poucos, facilitar a aproximao dessas pessoas. Se o professor conseguir identificar corretamente quais so as razes de seus sentimentos, poder trabalhar para modificar a forma como olha o outro. A incluso no um projeto de um s professor mas de toda a escola, que envolve o diretor, os professores, o pessoal administrativo, o pessoal que auxilia na limpeza, na segurana e na merenda escolar. um projeto coletivo. A incluso deve ser discutida, pensada e estar prevista no projeto pedaggico. Trabalhar com a diversidade e com a deficincia exige do professor novas prticas educativas bem como habilidades para desenvolvlas de forma a promover o aprendizado do aluno assim como possibilitar ao professor maior segurana no desempenho de suas funes.

CEDERJ

69

AULA

melhorar suas habilidades profissionais (...) quando a escola coo-

11

- a colaborao e a consulta aos colegas ajuda os professores a

Tpicos em Educao Especial | Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

Para isso, o professor precisa estudar. A construo de novos conhecimentos obtidos em cursos ser um grande aliado nesta nova maneira de se conceber a escola como um espao de aprendizagem constante. Esses cursos podem ser, desde especializaes, aperfeioamento, pequenos mdulos temticos, at encontros cientficos. Qualquer que seja a natureza dos eventos, o fato de o professor poder aprender coisas novas, poder trocar com seus pares os conhecimentos que tem, poder expor suas dvidas e inquietaes, o torna mais consciente do exerccio da docncia e com mais possibilidade de resolver seus impasses. Inclusive, a formao de grupos de estudos na prpria escola pode ser um espao de aprendizagem importante em todos os momentos.

CONCLUSO
Na era da informao, das novas tecnologias e diante das constantes mudanas na sociedade, exige-se do professor uma formao e qualificao cada vez maior e mais atual. Apesar dos inmeros recursos sofisticados oferecidos pela modernidade, necessitamos recuperar a qualidade das relaes interpessoais. A escola hoje recebe alunos com diferentes necessidades educativas em um mesmo espao de aprendizagem. Ensinar a todos com qualidade e tornar a escola um lugar agradvel de convivncia, onde todos querem estar, so os maiores desafios da educao inclusiva.

ATIVIDADE FINAL
Com base no contedo da aula, destaque os aspectos benficos da formao continuada em uma escola inclusiva, elaborando duas pequenas listas. Na primeira, considere os benefcios para os professores e na outra, os benefcios para os alunos. Quando terminar, procure trocar suas anotaes com um colega do curso. Caso no possa, volte ao texto para corrigir a atividade. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

70

CEDERJ

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

COMENTRIO

Para os professores, a formao continuada benfica porque: - a escola se moderniza; - traz segurana e criatividade no desempenho das funes e no exerccio da prtica docente; - o conhecimento transforma a compreenso do mundo, das relaes humanas e das atividades desenvolvidas; - possibilita adquirir habilidades acadmicas e sociais para o trabalho com a diversidade; - modifica o enfoque sobre a diversidade, considerando-a como norma e no exceo; - o trabalho com alunos especiais ensina novas estratgias educativas que beneficiam a todos os alunos; - o conhecimento de novas teorias ou aprofundamento de outras ajuda na prtica cotidiana; - ouvir diferentes pessoas discutindo sobre um mesmo contedo, oferece oportunidade de reavaliar pontos de vista, julgamentos prvios, preconceitos e prticas inflexveis; - entende que cada um tem a sua prpria maneira de aprender; - aprende a investigar o melhor caminho para ensinar o aluno; - fica em sintonia com a atualidade frente s transformaes do mundo moderno. Para os alunos, a formao continuada do professor benfica porque: - o professor ter maior fundamentao terica para promover o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectuais; - amplia as bases de sua cultura geral; - ajuda na construo de sua identidade cultural; - contribui para a formao da cidadania; - contribui para a construo dos valores ticos; - ensina o convvio com o diferente; - ajuda na formao de um sujeito crtico e reflexivo; - ajuda os alunos a viver em uma sociedade plural;

CEDERJ

71

AULA

___________________________________________________________________________

11

___________________________________________________________________________

Tpicos em Educao Especial | Escola inclusiva: espao de interaes e de formao contnua

- atende melhor as suas necessidades e percebe com mais clareza as suas dificuldades; - acredita em suas potencialidades; - tratado com respeito e dignidade; - aprende a compartilhar, cooperar e apoiar, dentre outros benefcios. Se voc, ao concluir sua atividade, considerou a maioria desses aspectos, entendeu perfeitamente o contedo da aula. Caso tenha encontrado dificuldades, volte ao texto e procure esclarec-las.

RESUMO

A incluso um movimento da sociedade contempornea. Conviver com o outro quando ele diferente desafia nossos mais profundos sentimentos, valores, conhecimentos e crenas. A escola, quando adota este modelo de convivncia inclusiva, coloca a diversidade no centro das atenes. Estamos diante de um novo sujeito. Portanto, precisamos conhec-lo em todas as suas dimenses. Neste contexto, privilegiar as interaes sociais nos diferentes espaos de convivncia e centrar a ateno na formao contnua do professor, como sendo um aspecto diferencial para o exerccio da docncia, podero favorecer o processo de incluso.

INFORMAO SOBRE A PRXIMA AULA


Na Aula 12 estudaremos currculo.

72

CEDERJ

Vous aimerez peut-être aussi