Vous êtes sur la page 1sur 16

2011 by Claudio Andr Todos os direitos reservados.

Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida ou transmi da de qualquer modo ou por qualquer meio, eletrnico ou mecnico, incluindo fotocpia, gravao ou qualquer outro po de sistema de armazenamento e transmisso, sem prvia autorizao, por escrito, do autor. Capa: Renan Ma as Diagramao: Aline Lira; Aline Santos; Allanna Caldas; Emerson Dantas; Julyana Alencar e Yonara Barros. Reviso ortogrca e grama cal: Danielle Grisi e Ricardo Fabio. Reviso Tcnica: Leandro Vilante.

A555k

Andr, Claudio KPresenter / Claudio Andr. - Joo Pessoa: GEMTE, 2011. 8 p.; il. (Srie Express) ISBN: 1. KPresenter 2. Educao - Inform ca 3. KPresenter - U lizao I. Ttulo II. Srie CDU:004.4
Catalogao na Publicao: Alba Lgia de A. Silva CRB-15/0009

GEMTE Grupo de Estudos em Mdias e Tecnologias na Educao Site: www.portalgemte.com.br

Express

Claudio Andr

KPRESENTER
Sumrio
Iniciar o KPresenter Explorar a janela do KPresenter Iniciando uma nova apresentao Usar modelo para criar uma apresentao Abrir uma apresentao existente Inserir texto no painel Slide Criando, excluindo e renomeando slides Reordenar slides Apresentao de slides Salvar uma apresentao Visualizar impresso Imprimir uma apresentao Inserir objetos Formatar um objeto Definir transio de slides e de objetos

o inmeras as situaes em que preciso fazer apresentaes sobre os mais variados assuntos: seminrios, workshops, treinamentos, divulgao de um projeto e muito mais. Com o KPresenter, voc pode criar slides para projeo, anotaes, folhetos e tpicos tudo em um nico arquivo de apresentao. Com ele, voc tem acesso a ferramentas que vo ajud-lo, passo a passo, a criar e organizar sua apresentao.

Clique no cone do KPresenter para iniciar o programa. DICA Voc tambm pode iniciar o KPresenter a par r de um cone de atalho na rea de trabalho do Metasys Classmate PC basta ento clicar sobre ele para acessar o programa. Para criar um atalho, clique no boto Menu K, v at Aplica vos, Ferramentas de Produ vidade, Suite de Escritrio, clique com o boto direito sobre o KPresenter. No menu que se abrir clique na opo Adicionar Item ao Ambiente de Trabalho. Lembre-se que o atalho criado s permanecer na sua rea de trabalho durante sua sesso de usurio. Uma vez que voc desligue o computador o atalho ser movido para outra pasta. Ao ser iniciado, o KPresenter abre uma janela onde voc deve escolher um modelo de apresentao a ser aberto.

Iniciando o KPresenter
I1. Na barra de tarefas, clique no boto Menu K. O Menu K vai aparecer. 2. No Menu K, clique em Aplica vos. O menu Aplica vos vai aparecer. No submenu Aplica vos que vai se abrir, clique em Ferramentas de Produ vidade, depois em Suite de Escritrio e, nalmente, em Gerador de Apresentaes KPresenter.

Entre as opes existentes, voc pode escolher o formato da pgina (Carta, A4 etc) e a estrutura das pginas de apresentao, ou uma tela com fundo colorido ou com uma borda pr-desenhada. Nesta janela, tambm existem as opes para abrir um documento recente ou outro documento no seu disco rgido. Aps selecionar o modelo desejado, clique no boto Usar Este Modelo, na coluna mais direita da tela. Voc pode escolher um modelo padro clicando na caixa de seleo Usar sempre este modelo. Assim, esta janela de seleo no ser aberta cada vez que iniciar o KPresenter, em vez disso o modelo padro ser, diretamente, mostrado na janela de trabalho.

Explorar a janela do KPresenter


Quando o KPresenter est aberto, ele exibe uma janela de apresentao, ou seja, uma rea da tela destacada em que voc poder digitar texto, desenhar formas, criar grcos, adicionar cor e inserir objetos. Como ocorre com qualquer programa do Metasys Classmate PC, o tamanho das janelas do KPresenter pode ser ajustado com os botes Minimizar e Restaurar/Maximizar e pode fechar a janela com o boto

KPresenter
Fechar . Ao longo da parte superior da janela do KPresenter esto os menus e botes que voc usa para executar as tarefas de apresentao mais comuns: Os menus so listas de comandos ou opes disponveis no KPresenter. Alguns dos menus so exibidos na gura a seguir: Painis na tela Os botes organizados nas barras de ferramentas so atalhos para os comandos de menu mais u lizados e para as ferramentas de formatao. Ao clicar em um boto, voc tem acesso instantneo a tarefas como formatar texto, salvar uma apresentao e inserir uma imagem ou objeto. Na tela principal do KPresenter voc v um painel principal, chamado Slide, no centro da tela, que mostra como cada slide vai aparecer em sua apresentao (e nesse painel que voc, geralmente, insere seus textos ou imagens). Alm dele, voc tem disposio dois outros painis que auxiliam a organizar sua apresentao: o de Estrutura de Tpicos/Previso e o de Anotaes (Nota). O painel Estrutura de Tpicos/ Previso, no lado esquerdo da tela, tem guias que permitem alternar entre um tpico do texto (a guia Estrutura de Tpicos) e uma lista dos slides da apresentao exibidos como miniaturas (a guia Previso). economizar espao na janela do aplica vo e ampliar a rea de edio da apresentao.

02
O painel Nota, localizado na parte de baixo do painel Slide, usado para voc registrar suas anotaes (notas do orador).

No painel Estrutura de Tpicos, cada slide tem seu tulo exibido, assim como cada objeto que existe nele. Na gura anterior, cada slide possui dois objetos de texto ou duas caixas de texto. Ao clicar no nome do objeto, este ca selecionado no slide correspondente. Cada slide pode ter uma anotao especca editada no painel Nota. Estas anotaes so exibidas apenas no modo de edio de slides, no aparecendo ao usurio quando se est exibindo a apresentao. Voc pode mudar o tamanho de qualquer um dos painis, arrastando qualquer das barras que os separam.

Outra linha de botes pode aparecer junto s outras barras de ferramentas com comandos que facilitam as tarefas de editar o contedo da apresentao e congurar os modos de exibio de cada objeto em seu trabalho.

Opes de barras de ferramentas As barras de ferramentas Editar e Formatar esto localizadas exatamente abaixo da barra de menu.

Voc pode organizar as barras de ferramentas que deseja que apaream atravs do menu Conguraes, na opo Barras de Ferramentas. As barras exibidas esto marcadas com um X. Se voc no u liza nenhum boto em uma barra de ferramentas qualquer, pode desmarc-la aqui e ela no mais aparecer na sua janela do KPresenter. Assim, voc pode

Voc pode ocultar qualquer painel acessando o menu Ver e clicando na opo Ocultar Barra Lateral ou Ocultar Barra de Notas. Na rea da barra de status, voc v mensagens que descrevem as caracters cas de seu trabalho. No exemplo da gura anterior, voc pode ver informaes sobre o nmero de slides, sobre o objeto selecionado, o zoom da apresentao e a escala u lizada para a rgua.

Iniciando uma nova apresentao


Como j mencionado anteriormente, ao iniciar o KPresenter voc ver uma tela onde deve escolher um modelo de apresentao em branco, abrir uma apresentao recente ou outra

KPresenter
em seu computador. Se voc j criou uma apresentao, vai encontrar o nome desse trabalho listado na seo Documentos Recentes, que pode ser acessado no painel esquerdo. Se voc no abriu o documento recentemente pode localizar o arquivo atravs da opo abrir documento existente, tambm no painel esquerdo. Para criar outra apresentao selecione um modelo. Os modelos podem ou no ter um fundo contendo uma imagem. Se desejar uma apresentao com um fundo colorido ou com uma imagem, selecione na sesso Apresentaes na Tela, caso contrrio, u lize as outras sesses. Voc pode adicionar uma gura ao fundo de suas apresentaes posteriormente, depois que ver comeado a trabalhar na apresentao. Se voc j est com o KPresenter aberto, e deseja iniciar uma nova apresentao, pode u lizar o boto Novo na barra de ferramentas Arquivo, acessar o menu Arquivo e escolher a opo Novo ou u lizar as teclas de atalho Ctrl+N. para os formatos de impresso de papel Carta e de dimenses A4, respec vamente. O grupo Apresentaes na Tela contm alguns temas com imagens de fundo e cores pr-denidas para realar a apresentao.

03

Aps ter selecionado o modelo, clique duas vezes sobre ele ou clique no boto Usar Este Modelo na seo mais direita (no exibida na imagem). Selecione, por exemplo, o modelo Montanhas de Neve do grupo Apresentaes na Tela. O primeiro slide modelo ser apresentado.

Se o KPresenter es ver aberto, clique no boto abrir, na barra de ferramentas Arquivo. A mesma janela de seleo de arquivo, mostrada na imagem acima, se abrir. Voc tambm pode clicar no menu Arquivo e escolher a opo Abrir. Na lista de nomes de arquivos e pastas, na janela e seleo, clique uma vez na pasta que deseja para abri-la. Con nue clicando nas subpastas at encontrar o local onde seu arquivo est. Ao chegar l ma pasta desejada, clique no arquivo que deseja abrir. O KPresenter mostrar a apresentao e voc poder comear a trabalhar nela.

Inserir texto no painel Slide


Voc pode adicionar texto a uma apresentao, inclusive tulos e sub tulos, tanto no painel Slide a rea central de sua tela , como na guia Estrutura de Tpicos. Importante!

Usar modelo para criar uma apresentao


Ao comear a trabalhar com o KPresenter, voc pode escolher uma apresentao em branco ou um modelo j existente ou seja, uma apresentao com um formato prprojetado e um esquema de cores ao qual voc s precisa adicionar seu texto. Voc pode usar um dos modelos que vm com o KPresenter ou pode criar o seu. Abra o KPresenter. Voc ver a tela de seleo de modelo de apresentao, que foi descrita anteriormente, com uma variedade de modelos listados e poder escolher aquele que melhor se adequa ao seu contexto. Os modelos so divididos em grupos para facilitar a seleo. Os grupos Carta e A4, por exemplo, tm modelos de dimenses especcas

Abrir uma existente

apresentao

Voc pode abrir uma apresentao guardada em seus arquivos por exemplo, uma que voc ou um colega j criou e trabalhar nela da mesma maneira como trabalharia em uma apresentao nova. Para abrir uma apresentao, voc deve primeiro iden c-la e localiz-la. Se voc fechou o KPresenter, reinicie o programa agora. A tela de seleo de modelo de apresentao se abrir se voc no ver escolhido nenhum modelo padro. Nesse caso, clique no boto Abrir Documento Existente. Uma nova janela se abrir. Nela voc deve procurar o arquivo em seu disco rgido.

O painel Slide, que exibe o layout do slide pode incluir duas ou mais caixas de texto usadas para inserir seu texto. A caixa superior usualmente reserva lugar para o texto do tulo; a caixa logo abaixo reserva lugar para o texto do sub tulo ou corpo do slide.

Alguns modelos de slides podem conter campos especcos para insero de imagens. Nestes modelos geralmente voc tem um campo de texto para o tulo e outro campo

KPresenter
para a imagem. No painel Slide de um modelo com duas caixas de texto, clique duas vezes na caixa de texto do tulo, dependendo do modelo que voc escolher pode haver algum texto predenido neste campo. A parte interna da caixa selecionada mudar de cor (na imagem a seguir a caixa ca cinza), indicando que ela est pronta para voc escrever seu texto ou edit-lo. Tambm aparecer um ponto de insero piscante. Digite Acredite em seu potencial. Observe que o texto aparecer na guia Estrutura de Tpicos ao mesmo tempo. Clique duas vezes na caixa de texto maior, observe que ela mudar de cor. Aqui se editam os tpicos da apresentao. Apague o texto existente se houver. Digite Introduo e aperte Enter. Depois digite Escola de Aperfeioamento. Sua janela de apresentao deve estar parecida com a seguinte gura. Ao usar um desses mtodos, o KPresenter abrir uma janela onde o usurio poder escolher em que lugar o novo slide aparecer e qual o modelo dever ser aplicado a ele.

04
um slide, sua cpia aparecer logo abaixo do slide duplicado. Caso deseje eliminar um slide de sua apresentao, voc deve u lizar a opo Excluir Slide. Voc tambm pode mudar o nome do slide na guia Estrutura de Tpicos atravs da opo Renomear no mesmo menu. Ao fazer isto, a guia mostrar a palavra que voc desejar em vez de exibir o tulo do slide. Por m, a operao Copiar Slide permite que voc crie uma cpia do slide selecionado e cole-o (Ctrl+V) em outro lugar da apresentao ou at mesmo em outra apresentao. Ao colar um slide, este aparecer logo acima daquele que es ver selecionado no momento da operao.

Criando, excluindo e renomeando slides


Voc pode acrescentar mais slides a uma apresentao de maneira muito fcil e rpida: Clique no comando slide, no menu Inserir;

As opes para o local do slide so: antes ou depois do slide atualmente selecionado. As opes para o modelo de slide a ser u lizado so: modelo padro, modelo igual ao do slide selecionado ou escolher um modelo diferente. O modelo padro denido pelo prprio usurio. A m de fazer isto, voc seleciona o slide desejado, dentre os que voc est u lizando em sua apresentao, na guia estrutura de tpicos, para que ele seja exibido no painel Slide. Neste, clique com o boto direito do mouse (numa regio do slide onde no exista nenhum objeto, imagem ou caixa de texto) e selecione a opo Usar Slide Atual como Modelo Padro. Note que este modelo padro para insero de novos slides diferente do modelo padro para apresentao que pode ser escolhido ao se iniciar o KPresenter. Voc pode, portanto, ter um modelo para slides sem ter nenhum modelo de apresentao. Ao clicar com o boto direito do mouse sobre um slide na guia Estrutura de Tpicos, o seguinte menu aparece.

Reordenar slides Essa tarefa realizada na guia Estrutura de Tpicos, pois nela voc pode arrastar os slides de um local para outro u lizando o mouse. Supondo que voc tenha cinco slides. Clique no slide 5 e depois arraste-o para o espao vazio depois do slide 2. Observe que o cursor se transforma no cursor de arraste quando voc comea a arrastar. Ao soltar o boto do mouse, o slide 5 se mover para aquela posio e o KPresenter reposicionar os outros slides na apresentao.

Apresentao de slides
A qualquer momento, durante o desenvolvimento de uma apresentao, voc pode revisar os slides para checar se eles esto mostrando as informaes com a uidez e preciso necessrias para sua exibio. Para isso, use o modo de Apresentao. Ele mostra os slides em ordem, de acordo com a sequncia escolhida na guia Estrutura de tpicos, u lizando a tela inteira de seu computador. Clique no boto Iniciar do primeiro slide , localizado na barra de ferramentas Apresentao, na parte superior da tela. Se desejar, pode tambm

Ou, u lize a tecla de atalho F2; Ou, clique com o boto direito do mouse sobre um slide na guia Estrutura de Tpicos e escolha a opo Inserir Slide.

Nesse menu voc tem opes para Inserir, Duplicar, Excluir, Renomear ou Copiar o slide sobre o qual voc clicou. A opo de insero a descrita anteriormente. Quando voc duplica

KPresenter
clicar no menu Apresentao e, em seguida, no boto Iniciar do primeiro slide. Voc pode tambm u lizar o boto Iniciar , ou o seu atalho F12, para exibir o modo de apresentao em tela cheia a par r do slide atualmente exibido no painel Slide. Para passar de um slide para outro, basta pressionar qualquer tecla ou u lizar o mouse dando apenas um clique com o boto esquerdo. Para sair do modo de apresentao, pressione a tecla ESC. Durante uma apresentao, voc pode querer fazer alguma marcao para destacar um objeto ou mesmo escrever algo na tela. Com o KPresenter voc tem o Modo Desenho disponvel. Basta clicar com o boto direito do mouse na tela durante a exibio de tela cheia e escolher a opo Modo Desenho. Ao fazer isto, a apresentao ser pausada e o mouse ir se transformar numa caneta (ferramenta de desenho). Voc poder ento riscar na tela a informao que achar necessrio. Para encerrar o Modo Desenho, basta clicar novamente com o boto direito e escolher a opo Con nuar, do menu. Barra de Ferramentas Apresentao Voc pode adicionar efeitos transio entre os slides e aos objetos de sua apresentao. Estas conguraes encontram-se na barra de ferramentas Apresentao e no menu de mesmo nome. nome apresentao e armazen-la no disco rgido de seu computador. Na primeira vez em que salva uma apresentao, clicando no opo Salvar no menu Arquivo, por exemplo, a caixa de dilogo Salvar Documento Como se abre. Nessa caixa de dilogo, voc pode nomear a apresentao e escolher onde quer salv-la. Para salvar novas mudanas em uma apresentao, clique no boto Salvar na barra de ferramentas Arquivo, ou selecione Salvar no menu Arquivo. Dessa maneira, a verso mais recente subs tuir a verso anterior. Se quiser manter tanto o arquivo anterior como a verso nova, voc dever escolher o comando Salvar como no menu Arquivo e renomear a verso mais recente com um nome diferente da anterior. Salve, por exemplo, sua apresentao com o nome Acredite em seu Potencial. Observe que o texto da barra de tulo atualizar com a informao do nome de arquivo que voc escolheu.

05
4. Na barra de ferramentas Visualizar impresso, clique em Fechar. A janela de visualizao se fechar e o KPresenter retornar ao l mo modo de exibio do documento. Se a verso impressa da apresentao for importante, recomendvel u lizar os modos A4 ou Carta que u lizam todo o espao do papel e no apenas uma pequena parte. Compare a gura a seguir com a anterior.

Imprimir uma apresentao


Voc pode usar dois caminhos para imprimir uma apresentao do Kpresenter. Um deles pelo boto Imprimir, na barra de ferramentas Arquivo, e o outro atravs do menu Arquivo e clicando-se em Imprimir. Ao u lizar qualquer destes caminhos ser aberta a caixa de dilogo Imprimir.

Visualizar impresso
Para ver como car a aparncia da apresentao quando impressa, voc pode usar o recurso Visualizar impresso. 1. Na barra de ferramentas Padro, clique no boto Pr-Visualizar impresso . A tela deve estar semelhante da gura a seguir.

Cada funo desta barra de ferramentas e do menu Apresentao sero detalhadas mais adiante no tpico denir transio de slides e de objetos.

2. Clique no boto Aumentar para aumentar o zoom, ou no boto Diminiuir para reduzir o zoom. 3. Os botes Primeira pgina, l ma pgina, Read up e Read Down servem para navegar entre as pginas do documento.

Salvar uma apresentao


Para salvar um trabalho e poder uslo futuramente, voc precisa dar um

Inicialmente o Metasys Classmate PC (computador do projeto UCA) no possui nenhuma impressora instalada. Voc deve escolher entre salvar o arquivo, em seu computador, no formato PDF (.pdf) ou PostScript (.ps). Tambm existe a opo de salvar o arquivo em PDF e enviar por e-mail. Ao selecionar a opo desejada voc poder escolher o local onde o arquivo ser salvo, clicando-se no campo Arquivo de sada. Ao clicar no boto na frente desse campo voc abrir a janela de seleo de arquivos e poder navegar pelas pastas para escolher o local onde o arquivo ser salvo. Se voc ver instalado uma

KPresenter
impressora no computador, ela estar indicada na lista de nomes. Clique no boto opes para exibir mais opes de impresso. Depois voc poder clicar duas vezes sobre o objeto para editar a sua tabela. Ao concluir a edio, clique uma vez em qualquer local do slide fora da tabela. Inserir um Objeto Atravs do boto objeto, voc pode inserir diversos objetos como por exemplo um grco, uma frmula, um uxograma ou um trecho de uma outra apresentao dentro de sua apresentao atual do KPresenter. Para cada um dos pos de objeto ser aberta uma janela com opes adicionais para lhe ajudar a congur-lo. Inserir uma Frmula

06
Depois de selecionar a imagem voc precisar denir o local do slide onde ela ser inserida. Observe que seu cursor se transforma numa cruz e voc deve desenhar uma caixa. Clique com o boto esquerdo do mouse para denir o canto superior esquerdo da caixa, arraste o mouse para a direita e para baixo, observe que uma caixa desenhada acompanhando o movimento do ponteiro. Solte o boto do mouse no local onde ser o canto inferior direito da caixa. Ao fazer isto a gura anteriormente selecionada aparecer dentro da caixa criada. Editando uma gura Aps ter inserido a gura em sua apresentao de slides voc poder edit-la, a m de ajustar suas dimenses, cores, qualidade, etc. Para ajustar as dimenses de uma gura, clique sobre ela com o boto esquerdo do mouse. Observe que aparecero pequenos quadrados azuis em cada um dos cantos da gura e tambm na parte central de cada lateral. Clique sobre um destes quadrados e arraste para redimensionar a gura. Note que as propores da imagem so man das. Mais opes para edio de sua imagem voc encontrar clicando com o boto direito do mouse sobre ela. Ser exibido o seguinte menu.

Outras opes de impresso permitem a voc imprimir vrias cpias do documento, apenas as pginas pares ou mpares ou imprimir um nmero limitado de pginas. Basta especicar qualquer uma dessas opes na caixa de dilogo Imprimir.

Inserir objetos
Para

inserir um objeto num documento do KPresenter, voc pode u lizar um dos botes que cam na barra de ferramentas Insert (inserir).

Ao passar o cursor sobre um cone ser apresentado o seu nome. Os cones servem, respec vamente, para selecionar, inserir caixas de texto, setas e conexes, grcos, tabelas, objetos, guras, setas e formas. Os objetos inseridos podem vir de qualquer outro aplica vo do KOce. Inserir uma Tabela Clicando-se sobre o boto Tabela ser aberta uma janela que lhe ajudar a congurar sua tabela. Voc dever escolher o modelo desejado que nada mais que um dos modelos do KSpread que o KOce importar para dentro de sua apresentao.

Para inserir uma frmula no KPresenter, voc precisa clicar no boto Objeto e escolher a opo Componentes de Frmula do KOce. O cursor ir se modicar para voc criar uma caixa onde a frmula poder ser inserida. Aps criar a caixa acima mencionada, voc ver disponvel na parte superior da janela do KPresenter, uma barra de ferramentas contendo alguns smbolos e formataes matem cas que lhe auxiliaro a construir sua equao.

Esta barra de edio de frmula estar disponvel sempre que voc clicar duas vezes dentro da caixa de frmula, permi ndo sua edio. Inserir uma gura O KPresenter permite a insero de guras, imagens, fotograas escaneadas, arte, e imagens de uma mdia de armazenamento ou de outro programa em um slide. Quando voc clica no boto Figura, na barra de ferramentas Insert, aberta uma janela para voc buscar a imagem no local desejado. Navegue pelo seu computador, localize a imagem e clique em OK. Neste menu voc encontrar diversas opes como por exemplo cortar, copiar, girar, sombrear, mudar de gura, editar efeito de objeto, etc. As conguraes gerais, per nentes a todos os objetos, como girar, sombrear e edio de efeitos sero vistas mais adiante. Ao clicar na opo mudar gura, a janela de seleo de imagem em seu disco rgido ser aberta e voc

KPresenter
poder escolher outra imagem para ser inserida no espao da primeira. Como o espao j est criado no necessrio desenhar a caixa novamente. Como a imagem inserida numa caixa desenhada por voc manualmente, provavelmente ela no estar em seu tamanho original. A m de redimensionar a imagem para seu tamanho original clique na opo Escalonar para Tamanho Original. Voc sempre poder redimension-la novamente caso ache necessrio. Se voc deseja adicionar efeitos sua imagem clique na opo Efeito de imagem. Uma janela se abrir. No campo Efeito de imagem, nesta janela, voc escolher que po de caracters ca da gura voc deseja alterar ou o po de efeito que deseja adicionar. Aps escolher, poder ajustar nas opes logo abaixo deste campo.

07
ponteiro aps clicar e segurar o boto esquerdo.. Atravs da opo propriedades voc poder congurar as caracters cas gerais, de contorno e de preenchimento da caixa onde est sendo exibida o objeto selecionado. Voc tambm ter disponvel uma opo que nica para cada po de objeto. Observe na imagem que as propriedades de uma caixa de texto so diferentes daquelas de uma gura, mostrada anteriormente.

Para editar as propriedades de seu texto, como fonte, pargrafo, cor de preenchimento da caixa, clique duas vezes com o boto esquerdo do mouse sobre a caixa de texto e em seguida clique uma vez com o boto direto. O seguinte menu aparecer:

Outras opes de edio do texto, como ortograa, cor do texto, es lo e alinhamento, por exemplo, podem ser congurados atravs do menu Texto.

Voc pode alterar o tamanho do objeto, basta usar o mouse. Selecione o objeto, ento clique e arraste uma das alas de dimensionamento para ampliar ou diminuir, da mesma maneira que explicamos para uma imagem. Lembre que imagens so pos de objetos.

Outras alterna vas de congurao de imagem podem ser encontradas na opo Propriedades. Uma outra janela se abrir. Inserir uma caixa de Texto Esta ferramenta especialmente importante no caso de voc escolher um modelo de apresentao em branco. Neste caso voc poder format-lo da maneira que desejar. Ao clicar no boto Texto, voc dever desenhar a caixa onde o texto ser inserido. Escolha o local e crie a caixa de maneira semelhante caixa para inserir uma gura.

Formatar um objeto
Ao clicar sobre qualquer objeto uma vez, selecionando-o, e em seguida clicar no menu Formatar voc ter acesso s conguraes gerais disponveis para os objetos do KPresenter.

Denir transio de slides e de objetos


O KPresenter oferece recursos que podem ser adicionados aos slides para que voc valorize o que est mostrando e impressione bem a platia. O conjunto desses recursos so os chamados efeitos de transio de slides e efeitos de objeto. Eles esto disponveis no menu Apresentao ou na barra de ferramentas de mesmo nome. Congurar apresentao

Algumas opes deste menu so rotacionar, zoom, sombrear, organizar e alinhar o objeto selecionado. Ao clicar na opo rotacionar, por exemplo, o ponteiro do mouse mudar para duas setas curvas. Voc poder ento rotacionar o objeto no sen do do movimento do

No menu apresentao clique na opo Congurar apresentao. A seguinte janela se abrir.

KPresenter
Aplicar Globalmente.

08

Nesta janela, na aba Geral, voc denir se deseja uma transio manual ou autom ca dos slides. Na transio manual voc pode escolher o momento que a apresentao avana para o objeto ou slide seguinte (clicando com o mouse ou pressionando uma tecla), na apresentao autom ca os objetos ou slides avanaro sozinhos passado determinado tempo. Ao marcar a opo Medir durao da apresentao ser exibida uma janela ao nal da apresentao listando o tulo de cada slide e o tempo gasto em cada um, assim como o tempo total da apresentao. Aqui voc tambm pode denir a cor e o tamanho da caneta u lizada no modo desenho, disponvel durante a apresentao de slides. Clicando na aba Slides, voc ver uma lista com os tulos de todos os slides e poder selecionar quais deseja exibir durante a apresentao.

Aqui voc congura a ordem em que o objeto ir aparecer, na sequncia de objetos do slide onde o mesmo est inserido. Pode escolher um efeito de aparecimento, a velocidade desse aparecimento e quanto tempo levar para o KPresenter exibir o prximo objeto da sequncia, no caso de ter sido habilitado o modo autom co de transio na janela Congurar apresentao. Voc pode adicionar um efeito de som que ser executado no momento em que o objeto aparecer no slide. Neste caso, selecione o arquivo de som. Tambm possvel congurar um efeito de desaparecimento, se assim desejar. Transio de Slide No menu ou barra de ferramentas Apresentao clique em Editar transio do slide.

Efeitos de um Objeto Clique na opo Editar efeito do Objeto no menu ou na barra de ferramentas Apresentao. Voc dever visualizar a janela a seguir.

A janela de transio de slides permite que voc edite o efeito de encerramento do slide atual para o prximo, sua velocidade de execuo e aps quanto tempo, depois de todos os objeto do slide terem sido exibidos, a transio autom ca ocorrer (no caso de estar habilitada). Tambm possvel adicionar um efeito de som, bastando selecionar o arquivo de msica desejado. Para aplicar este efeito a todos os slides da apresentao clique em

REFERNCIAS
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 10. edio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. DIAS, Claudia. Usabilidade na web: criando portais mais acessveis. 2. edio. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. HARASIM, Linda et al. Redes de Aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. So Paulo: Senac, 2005. ISTE, Interna onal Socyet for Tecnhology in Educa on. Na onal Educa onal Technology Standards (NETST) and Performance Indicators for Teachers. Disponvel em h p://www.iste.org/AM/Template.cfm?Sec on=NETS - Acesso em 10/02/2010. JONASSEN, David H. Computadores, Ferramentas Cogni vas: desenvolver o pensamento cr co nas escolas. Porto: Porto Editora, 2007 JONES, Floyd; HAUGLAND, Solveig. Openoce.Org 1.1 Resource Kit. Pren ce Hall, 2007. ISBN: 013148205x LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da inform ca. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LEWIS, ELIOT. Microso Security Resource Kit. Microso Press, 2003. ISBN: 735618682 LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos (orgs.). Educao a Distncia: o estado da arte. So Paulo: Pearson Educa on do Brasil, 2009. MICROSOFT OFFICE TEAM. Microso Oce 2003 Resource Kit. Microso Press, 2003. ISBN: 0735618801 MICROSOFT CORPORATION. Microso Internet Explorer 6.0 Resource Kit. Microfost Press, 2001. ISBN: 0735614016 MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educao a distncia: uma viso integrada. So Paulo: Thomson Learning, 2007. NEGUS, Christopher. Linux: a Bblia. Starlin Alta Consult. ISBN: 8576081792 NIELSEN, Jacob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na Web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual. Porto Alegre: Artmed, 2004. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competncias para ensinar. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. PETERS, O o. Did ca do Ensino a Distncia. Unisinos, 2001. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de So ware. 6. edio.. So Paulo: McGraw-Hill Interame, 2006. RUMBAUGH, Grady; BOOCH, James; JACOBSON, Ivar. UML: guia do usurio. So Paulo: Campus, 2006 SCHAFER, Steven. Html, Xhtml, And Css Bible. John Wiley Consumer, 2010 TELEFONICA, Fundao. A gerao intera va na Ibero-Amrica: crianas e adolescentes diante das telas. Ariel, 2008 TOFFLER, Alvin. A terceira onda. 27. edio. Rio de Janeiro: Record, 2003. TULLOCH, Mitch; HONEYCUTT, Jerry. Windows 7 Resource Kit. Microfost Press, 2009. ISBN: 0735627002 UNESCO, Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura. Padres de competncia em TIC para professores: mdulos de padro de competncia. Paris: UNESCO, 2008. VALENTE, J.A. Computadores e conhecimento: repensando a educao. Campinas: Unicamp, 1993. VIEIRA PINTO, lvaro. O Conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. WHATIS?COMs. Dicionrio de Tecnologia. So Paulo: Futura, 2003 WURMAN, Richard. S. Ansiedade de informao 2: um guia para quem comunica e d instrues. So Paulo: Editora de Cultura, 2005.

Express

Claudio Andr

Glossrio
A Arquivo Na Inform ca, arquivo tudo o que se grava no disco sob o mesmo nome. Exemplo: voc escreve uma carta e grava com o nome de Carta. doc. Isso um arquivo. Ou cria um cadastro e grava com o nome de Cad_ mdb. Isso tambm um arquivo. Ou cria uma planilha de custos com o nome de Custos.xls e isso um outro arquivo. Aplica vo Barra de menu Para entender perfeitamente esse conceito, pense em como a Inform ca era an gamente: se voc precisasse de que alguma coisa fosse feita pelo computador, mesmo que fosse um simples relatrio, nha que pedir a um prossional da rea que o zesse, pois os grandes computadores no eram acesados por leigos. Entretanto com o advento da microinform ca, surgiu uma nova gura no mercado, a do Usurio Final, que no um prossional da Inform ca, mas u liza o computador para fazer clculos, escrever textos e armazenar informaes sobre clientes, amigos, lmes ou o que mais desejar. Para esse usurio nal que foram criados alguns programas de fcil utlizao, dirigidos a uma a vidade especca e baratos. Esses programas so os aplica vos. Exemplos: Banco de dados, processadores de texto e planilhas eletrnicas, como Oracle, Word Perfect e Lotus ou Access, Word e Excel. Apresentao Decises tomadas sobre o formato/ pograa de materiais escritos e que podem afetar os alunos de diversas maneiras. a barra de ferramentas com as funes mais comuns do menu, como novo, abrir, salvar, cortar, colar, imprimir e ajuda. Assim como as outras, a barra de ferramentas do menu tambm pode ser personalizada de acordo com as necessidades do usurio. C Clip art Conjunto de ilustraes, guras, desenhos e at sons armazenados que fazem parte de um programa ou de um conjunto deles. Exemplo: Clip Art do Corel Draw. S Slide O termo usado tambm para qualquer outro po de apresentao grca est ca, inclusive as telas de uma apresentao de palestra, desenvolvida em KPresenter ou outro so ware de autoria. So ware Totalidade ou parte dos programas, dos procedimentos, B Barra de Ferramentas um conjunto de cones atravs dos quais mais fcil a var as opes do menu. Como esse conjunto pode ser denido de acordo com as necessidades do usurio, torna-se um elemento valioso na agilizao do trabalho. Exemplo: Barra de ferramentas de desenho, de formatao, de banco de dados. das regras e da documentao associada, pertencentes a um sistema de processamento de informao. Nota: O so ware (suporte lgico) uma criao intelectual que independente do hardware (suporte sico) em que est registado.

ANOTAES

ANOTAES

ANOTAES

Vous aimerez peut-être aussi