Vous êtes sur la page 1sur 23

Seqestro florestal de carbono no Brasil Dimenses polticas socioeconmicas e ecolgicas 1

Chang Man Yu 2 RESUMO A presente pesquisa analisa os limites e as oportunidades do seqestro florestal do carbono para o Brasil, enquanto mecanismo de desenvolv imento limpo do Protocolo de Kyoto. Procurou-se contextualizar o instrumento, no nvel internacional, nas questes polticas, ticas, ecolgicas e econmicas da Conveno do Clima e da economia globalizada. No nvel local, procurou-se avalia r a contribuio dos projetos-piloto florestais de carbono ao desenvolvimento sustentvel do pas. Conclui-se que MDL florestal, no obstante ao fato de possurem um carter paliativo, enquanto medida de mitigao da mudana climtica , pela sua no permanncia e maiores riscos em relao a projetos no setor energtico, pode constituir-se uma oportunidade no contexto brasileiro, no sentido de servir agenda prpria brasileira de desenvolvimento rural e uso sustentvel dos recursos. Para tanto, o tipo de projeto florestal desenvolvimentista oferece maior potencial para atender s demandas socioambientais das populaes rurais e da sociedade brasileira como um todo que as opes energtica e de aterro sanitrio no possuem. Entretanto, fundamental que estes projetos seja m formatados e implementados dentro de uma perspectiva desenvolvimentista, em parceria com instituies governamentais, e respaldados por polticas pblicas de maior alcance para obter resultados de maior escala. Palavras chaves: seqestro florestal do carbono, MDL, desenvolvimento sustentvel. 1-Introduo Seqestro florestal do carbono refere-se ao processo de mitigao biolgica das plantas de absorver o CO2 do ar e fix -lo em forma de matria lenhosa. No incio dos anos 90 este mecanismo de seqestrar o carbono foi lanado na Conveno do Clima da ONU como um instrumento de flexibilizao dos compromissos de reduo das emisses de Gases Efeito Estufa (GEE) dos pases com metas de reduo. Trata-se de uma das modalidades dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto para compensar os compromissos de reduo de emisso para mitigar a mudanas climtica. Este mecanismo estabelece, tambm, que os projetos MDL devem contribuir para o desenvolvimento sustentvel do pas hospedeiro ao critrio de seu governo. Portanto, no que diz respeito pertinncia dos projetos MDL ao pas, estes devem passar pela aprovao dos respectivos governos nacionais, segundo suas necessidades e prioridades especficas, a depender de sua matriz energtica, condies geomorfolgicas e insero poltico-econmica de cada pas. O seqestro florestal do carbono envolve, de um lado, governos de pases e/ou empresas transnacionais intensivas em emisso com compromisso de reduo especificado pela conveno do clima. Estes financiam os projetos de seqestro de carbono para obter os crditos de carbono visando compensar parte das emisses. De outro lado, esto as empresas, sociedade civil, ONGs ou governo de pases em desenvolvimento, interessados em hospedar estes projetos, com o intuito de obter esses recursos para variados fins.
1

O artigo uma sntese da tese defendida pela autora com o mesmo ttulo no Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, UFPR em janeiro de 2004. 2 Socioeconomista, doutora em M eio Ambiente e Desenvolvimento, UFPR, e-mail: manyu@avalon.sul.com.br .

A discusso da adoo ou no deste instrumento pelo regime internacional do clima gerou polmicas e impasses nas conferncias das partes (COPs), particularmente at 2001 (COP 7) dividindo posies entre pases, governos, cientistas, setor privado, ONGs e sociedade civil tanto no nvel internacional como no Brasil. No intuito de situar-se neste debate , a presente pesquisa formula as seguintes questes chaves para balizar o entendimento da questo: Qual o significado do seqestro de carbono na Conveno do Clima e no contexto da economia globalizada? Qu implicaes o seqestro de carbono tem para o Brasil e quais as potencialidades e limitaes ou riscos? Qu tipo de impactos os projetos pilotos de carbono florestal no Brasil esto trazendo e qual a perspectiva destes efetivamente contriburem para o desenvolvimento sustentvel do pas conforme estipula o MDL do Protocolo de Kyoto?

Para responder s questes acima colocadas foram definidos os seguintes objetivos da pesquisa: No nvel internacional: Explicitar o significado tico, poltico, econmico e ecolgico da mudana climtica e do seqestro florestal do carbono enquanto instrumento de mitigao da mudana climtica na atual discusso da conveno do clima e no contexto da economia globalizada. No nvel nacional: Avaliar as perspectivas do seqestro florestal do carbono de atender s necessidades de desenvolvimento socioambiental da sociedade brasileira. No nvel local: Descrever e analisar os projetos de carbono florestal em curso e avaliar seus impactos socioambientais, identificando-se os beneficirios nas vrias dimenses de sustentabilidade, escalas espaciais e temporais.

2-A crise ambiental contempornea Durante milhares de anos, a humanidade dispunha de meios extremamente precrios para defender-se do rigor da natureza. Segundo Laslett (2001), at o sculo XVIII os intelectuais europeus enxergavam o agreste com certo horror, e as derrubadas das matas com satisfao A preocupao com o meio ambiente surge quando os recursos so utilizados num ritmo maior do que a capacidade natural de reposio, ou quando os dejetos so gerados a um ritmo maior do que a capacidade da natureza de absorv-los. Neste conceito o problemas ambientais podem s ser reduzidos a dois grandes grupos: a depredao e a contaminao (TOMMASINO e FOLADORI, 2001). Com a revoluo industrial, os termos da relao utilizao e capacidade de regenerao da natureza foram invertidos: nossa espci comeou a violentar o movimento e global da natureza, alterando o quadro, com a ruptura da escala e do ritmo sob o duplo efeito do crescimento demogrfico e do desenvolvimento tecnolgico sem precedentes histricos. Particularmente nos anos 80 e 90, que a problemtica ambiental adquire sua configurao contempornea. Tornou-se evidente que esse aumento da produo acompanhado de uma intensificao da degradao ambiental, que passa a adquirir dimenses globais. Segundo esses autores, o carter contemporneo da crise ambiental se diferencia das crises ambientais ocorridas em outros perodos da histria da humanidade pelo ritmo, amplitude e profundidade, 2

resultantes da expanso da produo capitalista para o mercado. Segundo Vitousek (1997), entre os tantos problemas ambientais contemporneos, os dois principais e de escala global so: a mudana climtica e a perda da diversidade biolgica.

3-O ciclo do carbono, a ao antrpica e os impactos da mudana climtica Mudanas climticas so processos naturais, consideradas as escalas de tempo de milhares de anos de eras geolgicas. Entretanto, a velocidade e intensidade com que esto ocorrendo mudanas no sistema climtico da Terra a partir da Revoluo Industrial que tem sido objeto de preocupao de cientistas e lderes mundiais, principalmente nas duas ltimas dcadas. Em 1991, o Painel Intergovernamental para Mudana Climtica (IPCC) das Naes Unidas publicou um primeiro relatrio sobre o aumento da temperatura no globo, devido intensificao do efeito estufa, com a participao de cientistas renomados do mundo inteiro. Este relatrio foi uma declarao investida da autoridade da comunidade cientfica internacional, passando a ser considerado como referncia principal sobre a mudana climtica global. Embora o aquecimento seja global, e portanto um problema comum a todos, ele sentido de forma muito diferenciada entre pases e grupos sociais distintos, sobretudo entre os industrializados e os em desenvolvimento, onde certamente alguns perdem mais, outros menos, e talvez alguns at ganhem no curto prazo. 3.1-O ciclo do carbono - O efeito estufa um fenmeno fsico que acontece naturalmente. A atmosfera composta principalmente de oxignio (21%) e nitrognio (78%). Os principais gases de efeito estufa (GEE) so o vapor dgua, o dixido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o xido nitroso (N20). O vapor d'gua o GEE mais volumoso, no qual, no entanto, as atividades humanas tm pouca interferncia direta. Os GEEs, que se concentram naturalmente na atmos fera, representam menos de um milsimo da atmosfera total. Sem esses gases, que atuam como um cobertor natural ao redor da terra, a radiao infravermelha trmica solar absorvida pela Terra se dissiparia no espao e a superfcie do nosso planeta seria 33oC mais fria do que hoje. O dixido de carbono (CO ), o principal gs causador do efeito estufa, circula entre quatro 2 principais estoques de carbono: a atmosfera, os oceanos, os depsitos de combustvel fssil e a biomassa terrestre e solo (figura 1). No balano global de carbono na atmosfera de nosso planeta, dos 6,3 Gt C/ano emitidos no perodo de 1989 a 1998, 3,3 Gt C permanecem na atmosfera, provocando o aumento do efeito estufa, e o restante reabsorvido pelos oceanos e pela biota terrestre, aproxima damente em partes iguais.
FIGURA 1 - O CICLO DO CARBONO Estoques (Gt C) e fluxos (Gt/ano)

Plantas 500 Solo 2.000

60,0 60,7

Atmosfera 760 90,0 92,3

6,3

Depsitos de Combustvel Fssil 16.000

Oceanos 39.000

FONTE: IPCC (2000)

A absoro lquida da troca entre o ecossistema terrestre e a atmosfera refere-se mitigao biolgica (IPCC, 2000a ). Contudo, devido inrcia dos sistemas ecolgicos alguns modelos sobre o ciclo do carbono prevem que esta absoro lquida pelos ecossistemas terrestres deve atingir seu clmax no sculo XXI, quando a absoro se estabilizar e declinar em seguida. A absoro de CO2 se d, em parte, pelo lapso de tempo existente entre o crescimento acelerado das plantas e a morte e decomposio delas. O crescimento acelerado deve-se muito ao efeito de fertilizao que a elevada concentrao de CO 2 atmosfrico e o depsito de nitrognio provocam. A capacidade de absoro lquida tende a de clinar medida que as florestas amadurecem, o efeito de fertilizao satura e a decomposio se equipara ao crescimento (IPCC, 2001). Segundo o TAR (Third Assessment Report) do IPCC, ao longo do sculo XIX, por exemplo, a biosfera terrestre foi uma fonte de emisso lquida de CO2 , que ao final do sculo XX foi se tornando um sorvedouro lquido. 3.2-A ao antrpica - O Primeiro Relatrio de Avaliao do IPCC em 1990, Climate Change - The IPCC Scientific Assessment, assumiu pela primeira vez que a concentrao de gases efeito estufa est aumentando na atmosfera global em conseqncia das emisses pela ao do homem. O principal deles o dixido de carbono (CO 2), sendo responsvel por 80% do aquecimento de causa antrpica. A principal fonte resultante da queima de combustveis fsseis como o carvo, o petrleo e o gs natural.O metano (CH4) o segundo gs estufa em importncia antrpica e cerca de 20 vezes mais potente que o CO suas concentraes vm 2, aumentando mais rapidamente cerca de 1% ao ano , chegando a aproximadamente duas vezes e meia desde que esse aumento comeou h mais de um sculo. As principais fontes antropognicas do metano esto na atividade agrcola, produzidas pela fermentao das bactrias anaerbicas associadas aos arrozais, pela fermentao entrica dos ruminantes e pela queima de biomassa (MOLION, 1995). Cada vez mais, a pesquisa cientfica vem comprovando que grande parte do aquecimento tem origem antropognica e que, portanto, a prpria ao humana poderia e deveria intervir p o ara seu refreamento. Meira Filho (2001), Ex-Secretrio de Polticas e Programas em Cincia e Tecnologia e ex-Vice-Presidente do IPCC, no 1 Seminrio do Frum Brasileiro de Mudana Climtica em So Paulo3, relata a pesquisa em que foi possvel isolar as causas naturais das antrpicas no aquecimento global, atravs do rastreamento da composio isotpica dos carbonos de diferentes origens, e confirma que o aumento de temperatura nos ltimos 100 anos deve -se, em grande parte, queima de combustvel fssil. 3.3-Os Impactos do Aquecimento Global O Third Assessment Report (TAR) do IPCC de 2001 confirmou que a temperatura mdia global de superfcie, ao longo do sculo XX, aumentou 0,6 oC, e no nvel global indica que 1990 foi a dcada mais quente, sendo 1998 o ano mais quente. O TAR reafirma que os impactos da mudana climtica recaem de forma desproporcional sobre os pases em desenvolvimento e as populaes mais pobres de todos os pases, por serem estes mais vulnerveis, em funo de sua capacidade mais limitada de adaptao, acentuando a iniqidade na situao de sade e no acesso a alimentos adequados, gua limpa e outros recursos. Entre os efeitos adversos do aquecimento global destacam-se: a diminuio da disponibilidade de gua em zonas semi-ridas, em especial em regies subtropicais; a reduo de produtividade agrcola nos trpicos e sub-trpicos; o aumento do risco de inundaes e deslocamento de milhes de pessoas devido ao aumento do nvel do mar,
3

Palestra profer ida por Gylvan Meira Filho no 1 Seminrio do Frum Brasileiro para Mudana Climtica (FBMC), realizado em So Paulo em 30 de junho de 2001.

especialmente em pequenos estados insulares e em deltas de rios de baixa altitude; o aumento da incidncia da mortalidade p estresse gerado pelo calor ( eat stress), em especial nas or h regies tropicais e sub-tropicais, e do nmero de pessoas expostas a doenas transmissveis por vetores, como malria e d engue, e pela gua, como clera. Por outro lado, prev em-se algumas conseqncias benficas para algumas regies de mdia e alta latitude, como o aumento de produtividade agrcola e diminuio da mortalidade no inverno com o aumento de alguns graus na temperatura mdia . 4-A questo tica na mudana climtica: a eqidade entre pases desenvolvidos e em desenvolvimento Nos anos 70, a agenda dos problemas ambientais sempre foi colocada num contexto de governabilidade global, em que os Estados se ocupavam de um papel destacado nas polticas de gesto ambiental. Neste perodo, as discusses sobre a mudana climtica incluam crticas polticas com rel o s estruturas de produo e distribuio global Nos anos 80 este papel a . passou para a sociedade civil e no tocante ao debate sobre a mudana climtica arrefeceu-se o carter poltico Nos anos 90 o eixo da governabilidade ambiental se deslocou gradualmente em . direo ao mercado e seus atores, e a problemtica da mudana do clima foi tomando cada vez mais um carter tcnico, centrando-se sobretudo no argumento da eficincia econmica (LEIS; VIOLA, 2003; CHANG, 2004). Os aspectos ticos, se no levados em conta e bem encaminhados no esforo global para a mitigao da mudana climtica, podem contribuir para acirrar a distncia entre naes ricas e pobres. Embora os pases em desenvolvimento aceitem o problema do aquecimento global seria simplista esperar que os seus governos passem a dar prioridade questo, quando a maioria destes se encontra em meio a problemas de ordem econmica, como a pesada carga da dvida externa, o desequilbrio na balana comercial, a insuficincia de recursos financeiros e a transferncia tecnolgica. No tocante s discusses na conveno do clima destacam-se o Princpio da Responsabilidade Comum Porm Diferenciada e o direito per capita como direitos e responsabilidades no esforo global para mitigar a mudana climtica que dizem respeito equidade entre pases desenvolvidos e em desenvolvimento. O Mandato de Berlim, resultante da COP-1, reconheceu o Princpio da Responsabilidade Comum Porm Diferenciada, como sendo mais eqitativo ao atribuir responsabilidade maior aos que contriburam mais para o estado atual da concentrao de gases efeito estufa na atmosfera, principalmente se contado em termos per capita. Foi baseado neste princpio que os compromissos de reduo das emisses foram atribudos primeiramente para os pases do Anexo 1, que so os mais industrializados. Num segundo momento, a ser definido, os pases em desenvolvimento tambm seriam chamados para a sua quota de responsabilidade, conforme prev a proposta da Contrao e Convergncia. Esta proposta estabelece o limite seguro da emisso global que seria alcanado atravs da reduo das emisses dos pases do Anexo 1, ao mesmo tempo em que a dos pases no-Anexo 1 seria controlada, o que reflete o legtimo direito ao crescimento econmico sustentvel dos pases em desenvolvimento. Dentro de um prazo acordado entre os dois grupos estabeleceriam um ponto de convergncia, em que todos os pases no globo emitiriam a mesma quota de GEEs per capita , dentro de um limite de emisso global tolervel (GLOBE INTERNATIONAL, 2001). Outro critrio que diz respeito tica da diviso das responsabilidades e direitos, bastante debatido durante as primeiras COPs foi o direito de emisso per capita. Os pases em desenvolvimento, em particular os mais populosos como a ndia e a China defenderam de modo contumaz, o direito das emisses per capita ao em vez de ser por pas , alegando ser 5

mai justo por reconhecer que cada indivduo tem o mesmo direito de consumo de carbono na s quantidade que poderia utilizar continuamente com segurana. A posio enfrentou muita resistncia dos pases desenvolvidos, que j se sentiam sobrecarregados com a responsabilidade diferenciada. 5-A questo poltica na mudana climtica: as posies dos blocos dos pases A tomada de posio poltica dos pases e sua eventual aliana na formao de blocos de pases na conveno do clima so determinadas entre outros pelo papel e a competitividade da economia do pas no cenrio internacional, a matriz energtica em termos de emisso e as condies geomorfolgicas do pas. As posies dos pases se dividem primeiramente em dois grandes blocos, o dos pases industrializados e o dos em desenvolvimento. Os pases em desenvolvimento formaram o Grupo dos 77 + China e tentaram articular-se em defesa de seus interesses em relao aos pases industrializados. importante lembrar que, entre esses pases, as razes para a existncia do que parece ser uma plataforma comum nem sempre so as mesmas. Ao contrrio, o grupo fragmentado em virtude do peso de suas economias, da matriz energtica, alm das diferenas geomorfolgicas. J os pases desenvolvidos so representados por trs subgrupos, os Estados Unidos da Amrica (EUA), em torno do qual constituiu-se o Grupo Guarda-Chuva, a Unio Europia (EU) e os pases da antiga Unio Sovitica. As principais divergncias entre os EUA e a Unio Europia referem-se incluso dos pases em desenvolvimento no esforo da mitigao do efeito estufa e aos limites dos mecanismos de flexibilizao. Seguem os blocos de pases com suas posies polticas (CHANG, 2001a; -se VIOLA, 2002b): No bloco dos pases em desenvolvimento esto subdivididos em: Os pases exportadores de petrleo que defendem o uso do petrleo e insistem em questionar as bases cientficas do aquecimento global. Os pases insulares, particularmente vulnerveis elevao do nvel do mar, que defendem compromissos de reduo mais fortes das emisses. Os emergentes sujos, com matriz energtica a base de carvo mineral e muito populosos , reivindicam o critrio per capita e no aceitam atribuio de compromissos de reduo das emisses para pases em desenvolvimento na primeira fase do esforo global. Os mais pobres que dificilmente teriam compromissos, so favorveis ao aprofundamento do regime climtico na expectativa de receber recursos atravs do MDL. Os emergentes limpos, com matriz eltrica a base hidreltrica, defendem pelo direito ao desenvolvimento. No bloco dos pases desenvolvidos se subdivide em: Os ex-socialistas que sofreram drstica reduo de suas emisses em 1999 pelo colapso de suas economias. So favorveis ao comrcio de cotas de emisso na expectativa de ganhar com a venda de bnus de ar quente4. Apresentam alta intensidade de carbono por unidade de PIB. O grupo guarda chuva encabeada pelos EUA que defendem a reduo de emisso em igual montante para todos os pases por ser a mudana climtica um problema globa l. Apresentam alta intensidade de carbono por unidade de PIB e per capita , resiste m ao cumprimento dos compromissos com receio de perder a competitividade. Defendem o comrcio das emisses e a flexibilizao dos compromissos como o seqestro de carbono.

Por no contriburem para a mitigao do aquecimento, uma vez que no se trata propriamente de aes para reduzir as emisses.

A Unio Europia apresenta mdia intensidade de carbono e orientada a assumir responsabilidades globais. contrria a mecanismos de flexibilizao, sendo que no mximo aceitariam se fossem apenas complementares s aes domsticas.

6-A questo econ mica na mudana climtica a competitividade empresarial em jogo : Uma vez ratificado o PK, o compromisso de reduo das emisses dos pases industrializados ser transferido para as empresas intensivas em emisso nesses pases, mediante uma poltica que regulamentar as obrigaes de reduo das emisses das respectivas empresas. Para Pinguelli Rosa5, ex-coordenador do Centro Clima na UFRJ , o problema de curto prazo para cumprir o PK no tecnolgico, pois as tecnologias j esto disponveis para os prximos 15 anos, mas o entrave maior a questo poltico-econmica, em funo dos custos que a mudana tecnolgica acarretaria para obter energia mais limpa e eficiente. Estes custos recaem de forma diferenciada para setores e pases, como o setor petrolfero e os pases com matriz energtica mais dependente de combustvel fssil. Na mesma linha, Cacho et al. (2002) argumentam que a adoo de novas tecnologias que utilizem os combustveis fsseis de forma mais eficiente requer a retirada da infra-estrutura existente, o que pode implicar investimentos considerveis. Entretanto, parte as resistncias setoriais, representadas por lobbies prprios ou por posies oficiais de governos, as empresas no nvel individual se competem entre si. Diante da perspectiva de uma regulamentao efetiva das emisses, muitas corporaes econmicas de maior porte e de intensa emisso, principalmente as geradoras de energia, as do setor de transporte e as petrolferas esto cada vez mais se adiantando s regulamentaes das emisses, adotando voluntariamente planos para sua reduo, bem como buscando alternativas para compens-las. Esta atitude se d tambm pelo fato de as mudanas tecnolgicas nestes setores se processarem de forma lenta e gradativa. A lgica por trs dessa estratgia de que quanto antes as empresas agirem, mais se garantem contra barreiras futuras, previnem-se contra custos futuros maiores e at criam possibilidades de fontes de receitas. Em outras palavras, ao agir antes, as empresas transformam uma ao defens iva numa ofensiva inteligente (TOTTEN, 2000). Diante desse novo mercado em formao, as empresas que no correrem atrs de oportunidades e alternativas expem-se ao risco de ficar para trs e ter que pagar altos preos pelos certificados de carbono quando a regulamentao da emisso j estiver em vigor. Enfim, uma melhor colocao nesta corrida traduz-se na capacidade de competio da empresa no futuro. nesse contexto que se afigura uma gama de alternativas no MDL de eficincia energtica, energia limpa renovvel, conservao florestal, reflorestamento e restaurao florestal, com variados custos e riscos, em que as opes para eficincia energtica revelaram ser as mais caras, e as opes florestais as mais baratas. Alis, a posio da Unio Europia na conveno do clima explicada, em parte, pelos preos dos combustveis fsseis, muito mais altos na Europa do que nos Estados Unidos, o que aumenta os custos de produo das indstrias europias, colocando-as em desvantagem na competio por mercados internacionais. Se os EUA forem impedidos de comprar crditos de emisses atravs de seqestro de carbono nos trpicos, seriam forados a aplicar impostos pesados sobre os combustveis fsseis, reduzindo as suas vantagens comerciais. Os governos europeus querem o aumento dos preos de energia nos EUA (FERNSIDE, 2001).
5

Comunicao pessoal do autor durante palestra no Seminrio de Divulgao das Informaes dos Relatrios do WG III do IPCC, no Rio de Janeiro, em 5 de julho de 2002.

7-O debate e as controvrsias cientficas sobre o seqestro florestal do carbono O seqestro florestal do carbono na Conveno do Clima refere-se mitigao biolgica, ou seja, forma natural de seqestrar o CO2 pelos vegetais atravs da fotossntese, cujo processo permite fixar o carbono em forma de matria lenhosa nas plantas. Embora este conceito foi lanado desde o princpio da Conveno do Clima, este se consagrou somente a partir da Conferncia de Kyoto, em 1997, quando foram aprovados os mecanismos de flexibilizao que incorporaria m o seqestro florestal do carbono. Em princpio, o PK chegou a considerar quatro formas de seqestro: a) reflorestamento ou aflorestamento (inclus ive de sistemas agroflorestais) que seqestra o carbono; b) manejo florestal sustentvel que tanto seqestra quanto reduz as emisses; c) conservao e proteo florestal contra desmatamento que uma forma de emisso evitada ; e d) substituio do combustvel fssil por biomassa renovvel para reduzir as emisses, sendo que apenas esta a reduo da emisso permanente (IPCC, 2001). O acordo em Marrakesh, na COP 7, em 2001, aprovou o seqestro florestal como modalidade de MDL, mas excluiu a conservao e o manejo florestal para o primeiro perodo de vigncia do PK. Na COP 9, em 2003, em Milo regulamentou-se que os CERs florestais seriam temporrios. Vrios estudos 6 em andamento colocam em dvida a capacidade de absoro de carbono das florestas, dado o descompasso entre a fertilizao7 do CO2 e a respirao das plantas, questo esta pouco conhecida h poucos anos. A descoberta de que florestas no so uma panacia para o aquecimento global surgiu logo aps o seqestro de carbono florestal ter ocupado papel central no PK. Esses estudos convergem para a posio de que florestas plantadas como poos de carbono iro se saturar em carbono e comear a devolver boa parte deste atmosfera, acelerando temporariamente o aquecimento global. O argumento se baseia no descompasso entre a respirao e a fertilizao de CO2 , que estaria chegando ao pico, enquanto a primeira estaria por acelerar. A fertilizao um processo instantneo, enquanto a respirao (emisso) das plantas e do solo aumenta em resposta ao aquecimento, com uma defasagem de aproximadamente 50 anos. Peter COX, do Hadley Center, prev que em 2050 as florestas possam ter emitido boa parte do que teriam absorvido (PEARCE, 1999) . Quanto ao debate sobre o seqestro de carbono no plano internacional, as ONGs ambientalistas sediadas na Europa, entre elas a Greenpeace, Friends of Earth (FOE), World Wildlife Fund (WWF), Birdlife International e World Rainforest Movement (WRM), tm se oposto incluso do seqestro florestal do carbono no MDL tanto em relao ao reflorestamento quanto conservao florestal (FERNSIDE, 2001). O argumento central dessas de que o cmputo de carbono florestal envolve incertezas, com dificuldades de garantir resultados mensurveis, e nvel de confiabilidade baixo. Portanto, questionvel a sua contribuio ao problema da mudana climtica; ademais, dispensaria pases industrializados de "fazer sua lio de casa", de reduzir as prprias emisses resultantes da queima de combustveis fsseis. Esses ambientalistas acreditam que a mudana de fontes energticas que eliminam a queima de combustveis fsseis a nica resposta sria ao aquecimento global. Contudo, entre as ONGs ambientalistas internacionais h um grupo de ONGs ambientalistas, sediadas nos EUA, que

Esta posio defendida por Peter Cox da Hadley Centre, por Will Steffen, da Swedens Royal Academy of Sciences, que dirige o International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP), por Wolfgang Cramer, da Potsdam Institute na Alemanha, e por Bob Scholes, da South African Government's Research Agency.
7

Fertilizao de CO2 a acelerao do crescimento das florestas e da acumulao de carbono no solo florestal em funo do aumento da concentrao de CO2 na atmosfera.

aceita o instrumento do seqestro de carbono, porm privilegia a conservao florestal no lugar do reflorestamento. As que mais se destacam nesta posio so: a Conservation International (CI), The Nature Conservancy (TNC), Environmental Defense (EDF) e Natural Resources Defense Council (NRDC) (FERNSIDE, 2001). Estas encontraram na conservao florestal a oportunidade de preservar a biodiversidade, o ciclo hidrolgico e o uso sustentvel dos recursos florestais e argumentam que o desmatamento evitado reduz as emisses de CO2 e contribuem para a mitigao do efeito estufa. No Brasil, o debate inicial sobre o seqestro de carbono florestal se polarizava entre os seus opositores e defensores. De um lado, um grupo de ONGs contrrio aos projetos florestais, particularmente a conservao florestal como MDL para fazer frente ao aquecimento global. Estas se fundamentavam fortemente sobre um argumento poltico-estratgico, semelhante ao argumento das ONGs ambientalistas europias, que o esforo do regime do clima visa reduzir as emisses dos pases i dustrializados e que o seqestro de carbono no tem o mesmo status n das tecnologias limpas que contribuem para o controle da emisso e conduzem ao desenvolvimento sustentvel nos pases em desenvolvimento. Entendem, portanto que a conservao de nossas florestas no deve ser objeto de barganha para a obteno de recursos externos para as polticas domsticas de meio ambiente e desenvolvimento sustentvel. A posio oficial do governo brasileiro partidria dessa posio. Mesmo reconhecendo os mritos da conservao florestal no MDL , como a possibilidade de evitar futuros desmatamentos e contribuir para a proteo ambiental, o governo insiste que h muitos pontos frgeis que dificultam a sua gesto. Argumenta que a reduo do carbono hipottica, por se tratar de cercar uma floresta supostamente a ser devastada (CAMPOS, 2001). A no defesa da conservao florestal pelo governo brasileiro se alinha com a sua preferncia por tecnologias limpas no MDL, por entender que estas ajudariam no controle das emisses nos pases em desenvolvimento e que segundo a proposta de Contrao e Convergncia, estes pases tambm sero chamados para reduzir as suas emisses numa perspectiva de mdio a longo prazo. As ONGs ambientalistas no Brasil se dividem nesta questo, havendo um grupo delas, juntamente com algumas organizaes da sociedade civil e pesquisadores, que defendem a incluso da conservao florestal no MDL. Esta posio tem frente as organizaes que desenvolvem trabalhos na Amaznia, no s ONGs, mas tambm pesquisadores e tcnicos de organizaes governamentais 8 ligadas Amaznia, bem como a Secretaria do Desenvolvimento Sustentvel do Ministrio do Meio Ambiente, que passou a se envolver na questo da mudana climtica mais tardiamente, aderindo-se a esta posio9. Nobre (2000) justifica a incorporao da conservao florestal no MDL pela dimenso das emisses de CO2 por desmatamentos no Brasil. Fernside (2000) afirma que a defesa da conservao florestal prope uma inverso da perspectiva da questo florestal, passando de sumidouro para fonte emissora. Em outras palavras, a floresta, quando no bem conservada, constitui u fonte emissora significativa, ma sendo que no caso brasileiro, dois teros da sua emisso provm do setor florestal. 8-As vantagens e desvantagens do seqestro florestal do carbono No tocante ao objetivo central da conveno do clima o seqestro florestal de carbono trata-se de uma medida paliativa e no permanente , embora possa trazer alguns benefcios ecolgicos secundrios. Internacionalmente, do ponto de vista de disponibilidade de recursos, o seqestro florestal do carbono compete com recursos destinados para a reduo das emisses na fonte

8 9

Universidade de Braslia, Secretarias de Estado, Deputados, Embrapa, IPEA, etc. Posio explicitada na Manifestao da Sociedade Civil Brasileira sobre as Relaes entre Florestas e Mudanas Climticas e as Expectativas para a COP-6, 2000

propriamente dita, quanto para a adaptao aos efeitos da mudana climtica. Entretanto, pelo fato dessa forma de compensao ser mais barata, mais facilmente adotve l, o que interessa principalmente aos pases com compromissos de reduo. No Brasil, os recursos disponveis para MDL florestal podem competir com os dos projetos energticos e de aterro sanitrio, mas h possibilidade de contribuir para a proteo ecolgica e uso mais sustentvel dos recursos florestais e do solo, principalmente nas regies de fronteira agrcola. Entretanto, a depender da evoluo do mercado, corre-se o risco de as grandes corporaes internacionais do primeiro mundo avanarem na compra de terra no Brasil e definir o uso do solo no pas. Ademais , os projetos florestais tendem a favorecer mais os grandes empreendimentos pelo fato destes serem mais competitivos na apropriao dos recursos do MDL. O fato de a COP 7 ter excludo a conservao e o manejo florestal do MDL e o fato de na COP 9 ter definido que os CERs florestais seriam temporrios, estes somados s exigncias para a adicionalidade do carbono de projetos florestais e sua difcil contabilizao, alm de maiores riscos envolvidos, levam a um quadro de menor competitividade dos projetos MDL florestais no Brasil frente a projetos MDL do setor energtico e de aterro sanitrio. 9-Marco terico e metodologia da pesquisa 9.1-Marco terico - O artigo 12 do Protocolo de Kyoto estabelece que os projetos do MDL devem contribuir para o desenvolvimento sustentvel (DS) do pas hospedeiro. Neste sentido, buscaram se elementos histricos e tericos que permitem compreender os alcances e limites desta contribuio do seqestro florestal do carbono. Particularmente, procurou-se uma conceitualizao das dimenses da sustentabilidade e da participao social, como base para avaliar o aporte para o DS dos projetos de seqestro de carbono implantados no Brasil. So eles : a) o histrico da discusso ambiental at a proposta de DS de Brundtland; b) as principais correntes de pensamento ambientalista, suas interpretaes sobre o DS e as dimenses de sustentabilidade; c) o papel da participao social na construo do DS; d) o instrumento de seqestro de carbono luz dos pressupostos da economia ambiental; e) as tendncias e limites da responsabilidade ambiental e social das empresas privadas na construo do DS. Da primeira seo, sobre o histrico da discusso ambiental, conclui-se que a posio do ambientalismo moderado tornou-se hegemnica a partir da aprovao do Informe Brundtland pela ONU, em 1987, em meio a uma conjuntura de crise econmica de ciclo longo, iniciada nos anos 70. A p roposta de desenvolvimento sustentvel de Brundtland apropriou-se das reivindicaes ecologistas, acomodando-as parcialmente com a internalizao dos custos ambientais. Com isso qualifica, no longo prazo, os objetivos tradicionais do crescimento econmico, sendo vaga e insuficiente no atendimento s questes sociais. A partir de ento, as aes de desenvolvimento e de gesto ambiental passaram a se enquadrar nesse objetivo, seja de forma mais real ou meramente discursiva, como forma de legitimao. Em relao ao nosso tema, isto nos permite compreender a exigncia do MDL e dos projetos de seqestro de carbono, em particular, de contribuir ao DS do pas hospedeiro. A segunda seo mostra que a proposta Brundtland de DS, embora hegemnica, no implica uma interpretao unvoca de como este deve se dar em termos concretos, mesmo porque no possvel uma proposta de desenvolvimento atender por igual aos diversos interesses conflitantes existentes nas sociedades, num sistema mundial caracterizado por fortes desigualdades. O entendimento da sustentabilidade adquire contorno quando se toma a perspectiva do lugar que se ocupa na situao e dos interesses em jogo. A anlise de como se posicionam as diferentes correntes ambientalistas em relao ao DS mostra o leque de

10

interpretaes existentes, e nos serve para compreender as posies e entraves da discusso desenvolvida na Conveno do Clima. Vemos a defesa das medidas preventivas que levem reduo da emisso na fonte como prpria do ambientalismo moderado, e a proposta de compensao das emisses j emitidas atravs de mecanismos de mercado como prpria da posio neoliberal dos cornucopianos (figura 2) 10.
FIGURA 2 - CORRENTES DE PENSAMENTO AMBIENTALISTAS E A CONSTRUO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENT VEL

Dimenso Econmica Cornucopianos


Sustentabilidade Econmica

Ambientalistas Moderados

DS

Ec olo gis tas Pra Sus gm tent abil ti idad Ec co eE olo s col gis gica tas Pro fun dos

tas tis en im olv l nv cia ese So od Ec

e dad bili nta ste Su

as ist arx M

Dimenso Social

Dimenso Ecolgica

FONTE: Adaptado de PIERRI (2003)

O esquema das diferentes dimenses da sustentabilidade foi base para a elaborao de uma tipologia geral dos projetos de carbono florestal, conforme a dimenso que privilegiam, e como referncia terico -metodolgica para analisar os projetos-piloto (ver figura 3 na metodologia). A seo trs sobre a participao social complementar anterior, e vem tona pelo papel que pode ter em relao ao objetivo de eqidade ou combate pobreza, questo-chave no conceito de sustentabilidade social. A anlise adverte que a participao social necessria, porm no suficiente para combater a pobreza e construir o DS. Sua contribuio a ambos depende de sua extenso e qualidade, que muitas vezes se d de forma passiva e figurativa, servindo sobretudo para legitimar as aes dos projetos. No obstante, no h dvida de que a participao um elemento importante para promover mudanas, desde que ganhe autonomia, capacidade de proposta e de presso no sentido de orient -las em direo aos interesses da maioria. por isso que, alm da participao, o desenvolvimento sustentvel com justia social requer condies sociais democrticas conducentes a ela, para que possa viabilizar de forma efetiva e autnoma, capaz de conceber e impulsionar polticas macro que modifiquem as estruturas econmicas e polticas. A partir do exposto, analisou-se a questo da participao nos projetos -piloto e a sua perspectiva de contribuir para o desenvolvimento sustentvel. Na seo quatro analis ou-se o seqestro de carbono enquanto instrumento de gesto ambiental concebido sob os pressupostos tericos da economia ambiental, que pretende resolver os
10

Os detalhes da discusso sobre as correntes de pensamento em relao ao desenvolvimento sustentvel consta no original da tese e no so desenvolvidos neste artigo por ser uma sntese da mesma.

11

problemas ambientais internalizando-os ao mercado mediante um pagamento. Os aspectos mais frgeis desta proposta so a valorao monetria dos bens ambientais e o princpio poluidor pagador. A fragilidade da valorao se d porque, alm de estar sujeita a variaes subjetivas, s se pode valorar a utilidade conhecida do bem, o que pode levar a uma sub-valorao, e neste caso a sua reposio no seria correspondente ao dano. Quanto ao fato de pagar pelas externalidades, inicialmente pensado como uma compensao ou castigo para evitar ou reparar o dano ambiental, acaba por se transformar em um mecanismo de competio para aqueles que podem pagar pelo dano. No caso do mercado de carbono, os CERs so permisses para emitir GEE por conta do suposto seqestro equivalente em algum lugar do mundo, o que contraria o critrio da preveno, podendo induzir a um estado de dano acima do limite ecologicamente desejvel. A quinta e ltima seo, sobre a "responsabilidade ambiental e social" das empresas privadas, permitiu-nos compreender que se trata, fundamentalmente, de uma nova modalidade de competio, praticada por empresas de maior porte e capacidade de inve rso, que visam aumentar a eficincia produtiva e/ou melhorar a imagem prpria . certo que esta estratgia representa um avano em relao situao anterior, mas no so suficientes e generalizveis para reverter as tendncias intrnsecas e insustentveis do capitalismo de gerar depredao, contaminao, desigualdade social e pobreza. No que diz respeito ao nosso objeto de anlise, isto nos permite compreender o movimento por parte das empresas transnacionais, de intensa emisso, de se voluntariarem e anteciparem no mercado de carbono, investindo a risco prprio, em projetos de seqestro de carbono, mesmo antes de o regime de mudana climtica estar aprovado e regulamentado. E, finalmente, a anlise elucida as limitaes intrnsecas dessas aes ambientais e sociais pr-ativas, que visam prioritariamente atender estratgia de mercado da prpria empresa, enquanto que a construo do DS implica um projeto de longo prazo e para a sociedade no seu conjunto. 9.2-Metodologia - A metodologia de pesquisa dos estudos de caso se baseou em levantamento de dados secundrios e uma tipologia dos projetos de carbono c om base n discusso sobre a a sustentabilidade e as diferentes correntes ambientalistas. Realizaram-se visitas aos projetos e entrevistas semi-estruturadas aos grupos de interesse (stakeholder appraisal). Os dados coletados permitiram uma avaliao mais qualitativa da sustentabilidade dos projetos com o auxlio de uma matriz de anlise multi-dimenso, multi-escala e multi-tempora l dos impactos. E por fim fez-se uma anlise dos projetos no contexto dos regulamentos do Protocolo de Kyoto. A tipologia dos p rojetos floresta is se baseou sobre seu objetivo prioritrio, para o qual as demais atividades se convergem. A partir da identificao deste e da racionalidade do projeto, torn ou-se possvel identificar o principal beneficirio, bem como os que aparecem como figurantes deste. Os trs tipos de projeto de seqestro florestal de carbono identificados so (figura 3 ): Projetos Comerciais que priorizam a gerao de CERs ou imagem ambiental para melhorar a competitividade no mercado ou para compensar compromissos de reduo de CO2 ou empresas nacionais em vista da oportunidade de recursos do MDL (Projetos Peugeot e Plantar). Projetos Conservacionistas que priorizam benefcios ambientais secundrios -a conservao- na gerao do carbono. Estes projetos so de iniciativa ou mediao e implementao de ONGs ambientalistas (Projeto ACAG). Projetos Desenvolvimentistas que p riorizam objetivos sociais na gerao do carbono junto com os ambientais. So financiados por empresas em busca de responsabilidade social, alm de compensao dos compromissos de carbono. Os executores apresentam perfil desenvolvimentista, podendo ser o prprio governo (Projeto PSCIB).

12

FIGURA 3 -

OS TIPOS DE PROJETOS DE SEQESTRO DE CARBONO EM RELAO S DIMENSES DE SUSTENTABILIDADE E AS CORRENTES DE PENSAMENTO AMBIENTALISTA

Sustentabilidade Tcnico-econmica

Ambientalismo moderado
mo tis en im olv nv ese od Ec
Desenvolvimento Sustentvel

Ec

olo

gis

mo

Sustentabilidade Social
FONTE: Elabora o prpria

Sustentabilidade Ecolgica

10-Descrio e anlise dos projetos-piloto de carbono florestal no B rasil Os quatro projetos-piloto de seqestro florestal de carbono analisados nesta pesquisa so os que encontravam em curso por ocasio da definio deste projeto em 2001, (figura 4 11. So eles: ) Projeto PEUGEOT em Juruena, MT; Projeto Ao Contra Aquecimento Global (ACAG) em Guaraqueaba, PR; Projeto PLANTAR em Curvelo, MG; Projeto Seqestro de Carbono na Ilha do Bananal (PSCI B) na Ilha do Bananal, TO. 10.1-Descrio e anlise do Projeto Peugeot em Juruena, Mato Grosso O projeto de seqestro de carbono d Peugeot tem um objetivo fundamentalmente comercial. a Busca criar uma imagem ambiental amigvel como estratgia de mercado para reverter a imagem ambiental negativa da s indstrias automobilstica de emisso intensiva de GEE. O fato de o investimento ser autogerido e o projeto no pretender reivindicar crditos de carbono, portanto, no est sujeito s regulamentaes de MDL do Protocolo de Kyoto, permite aos executores uma margem significativa de liberdade para decidirem sobre as atividades. O projeto est situado no noroeste do Mato Grosso, no chamado "Arco do Desmatamento" da bacia amaznica. O reflorestamento comeou concomitante inaugurao das instalaes industriais da Peugeot, no estado do Rio de Janeiro, em 2000. O projeto implementado pela ONF Office National de Forts, instituio governamental que cuida das florestas pblicas na Frana, em parceria com o IPN Instituto Pr-Natura, ONG socioambiental brasileira presente h alguns anos na regio do projeto.

11

As informaes de trs dos quatro estudos de caso: Projeto Peugeot, Projeto Plantar e Projeto PSCIB, foram levantadas e o relatrio destes casos redigido em co-autoria pela equipe composta por Manyu Chang, Fernando Veiga e Emily Boyd, sob a coordenao de Peter May, com apoio do International Institute of Environment and Development, Londres, publicado com o ttulo de Local Sustainable Development Effects of forest Carbon Projects in Brazil and Bolivia: a view from the field (MAY et al., 2003).

13

Figura 4 Localizao dos projetos de seqestro florestal de carbono no Brasil em 2001

O impacto publicitrio desejado pelo investidor acabou por estabelecer um objetivo demasiadamente ambicioso o plantio de 10 milhes de rvores nativas e exticas em trs anos, numa rea de 5.000 ha em um ambiente cultural e ecologicamente pouco conhecido pela ONF. Como resultado deste ambicioso objetivo, o projeto enfrentou vrias barreiras durante sua fase inicial, o que o forou a uma mudana de curso. As principais barreiras para o sucesso da implementao foram relacionadas a uma baixa taxa de sobrevivncia das mudas florestais plantadas num pasto vigoroso de brachiria , e as repercusses das tentativas feitas pelos executores para superar esta barreira, adotando a pulverizao area do herbicida Roundup. Este fato, acrescido de acusaes de biopirataria contra o executor, embora nunca tenham sido provadas pelos rgos fiscalizadores , afetou profundamente o projeto, forando seus executores a redirecionar sua abordagem e adotar um relacionamento mais prximo das instituies pblicas brasileiras, notadamente aquelas relacionadas pesquisa e manejo florestal. O processo de reavaliao interna resultou em vrias mudanas: substituio do uso de herbicidas pela capina m anual; reduo dos objetivos de reflorestamento de 5.000 ha para 2.000 ha; criao de um Comit Cientfico Consultivo com a participao de universidades regionais e instituies pblicas de pesquisa e desenvolvimento; substituio de equipamentos e tcnicas trazidos do exterior por recursos locais; aumento da integrao local atravs de um programa de educao ambiental e distribuio de mudas para produtores das comunidades vizinhas. 14

Em termos de contribui o socioambienta l, com o estabelecimento de metas mais realistas de carbono, a estimativa inicial de 2 milhes de t C a ser atingido em 40 anos foi reduzida para 500.000 t C em 100 anos. Outra contribuio ecolgica a conscientizao do valor florestal atravs do reflorestamento em grande extenso em uma zona de fronteira agrcola de acelerado desmatamento, chamando a ateno d comunidade local. Entretanto, a prtica a efetiva do uso sustentvel da floresta e da terra pelos produtores locais ainda depende de um esforo concertado de outros agentes desenvolvimentistas, como assistncia tcnica adequada, educao ambiental e apoio financeiro para este fim. Em termos de benefcios sociais, as contribuies do projeto foram mais significativas na fase de implantao do reflorestamento. O projeto criou oportunidades de renda para a populao local com a coleta de sementes de rvores nativas, trabalho no plantio e manuteno inicia l das rvores e arrecadao de imposto sobre servio para a prefeitura local. Na fase de manuteno seguinte , j iniciada em 2003, os empregos e a arrecadao de impostos locais caram rapidamente. O amplo viveiro implantado para dar suporte ao plantio tambm foi desativado. O redirecionamento da abordagem do projeto levou tambm promoo maior d este para as comunidades, com o intuito de integr-las ao projeto. Implantou-se um programa de educao ambiental direcionado s escolas locais do ensino fundamental e uma atividade de extenso florestal, atravs da distribuio de mudas de rvores multifuncionais para pequenos proprietrios realizado pelo IPN, que tem a prtica de disseminar prticas agrossilviculturais na regio. 10.2-Descrio e anlise do Projeto Ao Contra Aquecimento Global em Guaraqueaba, PR O projeto Ao Contra Aquecimento Global (ACAG) um projeto-piloto flores tal do tipo conservacionista, localizada na rea de Proteo Ambiental (APA) de Guaraqueaba, no litoral norte do Paran. financiado pela American Electric Power e executado pela ONG ambientalista local, SPVS, em parceria com a TNC 12. O projeto apresenta dois objetivos conjugados: a gerao de crditos de carbono para o investidor, e a conservao ecolgica para atender a misso do executor, numa relao de meio e fim recproca. A tnica conservacionista do projeto fortemente marcada pela filosofia da SPVS, ONG de reconhecida atuao na conservao da biodiversidade da Floresta Atlntica e da TNC, ONG ambientalista americana de ampla experincia em projetos internacionais de ao climtica. As atividades de carbono se baseiam numa combinao entre reflorestamento, restaurao e proteo florestal de reas degradadas pela atividade de criao d bfalo e d madeireiras. o e Espera com isso fixar, ao longo de 40 anos , aproximadamente um milho t C. O projeto conta com outras duas atividades coadjuvantes importantes ao componente principal do carbono para reforar e assegurar-se dos dois objetivos conjugados mencionados. So elas, o controle do vazamento atravs da promoo de tcnicas mais intensivas de criao do bfalo e sobretudo o apoio a atividades e prticas socioambientalmente sustentve is para agricultores prximas reserva do projeto na APA.

12

Sob esta parceria h trs projetos florestais em execuo na mesma APA. Alm do ACAG, h ainda o "Projeto de Restaurao da Floresta Atlntica", em Cachoeira, e o "Projeto-Piloto de Reflorestament o em Antonina", no Morro da Mina. A concepo, a estrutura e a metodologia dos trs projetos so bastante semelhantes, e estes se localizam prximos entre si, gerando sinergias e reduzindo os custos fixos. O presente estudo decidiu focar somente o projeto ACAG, por ser o mais antigo e bastante representativo dos trs, alm de os outros dois se encontrarem em estgio inicial de implementao por ocasio do levantamento de campo (TNC/SPVS, 2000, 2001a, 2001b, SPVS, 2001).

15

Em termos de contribuies socioambientais do projeto ACAG s comunidades locais, destacam-se: o apoio produo de banana passa orgnica para exportao, em parceria com a Terra Preservada, UFPR e Emater; o emprego de 80 funcionrios nos trs projetos florestais de carbono; a doao de bibliotecas ambientais para escolas locais e o apoio titulao de ; posses de produtores limtrofes s reservas. A durao destas aes aponta para o mdio a longo prazo em consoante com a perspectiva de proteo ambiental de longo prazo empreendida pela ONG. Entretanto, em termos de contribuio fixao do carbono, passvel de discusso a adicionalidade do carbono atravs de desmatamento evitado por se tratar de uma APA, onde o desmatamento passou a ser proibido, e pelo declnio da criao do bfalo , a principal atividade degradadora na regio. Tambm discutvel a quantidade de carbono a ser seqestrado atravs da restaurao florestal com base nos dados do monitoramento do prprio projeto (TIEPOLO; CALMON; FERRETI, 2002) . 10.3-Descrio e anlise do Projeto PLANTAR em Curvelo, MG O Projeto Plantar outro projeto comercial tpico. A Plantar uma companhia de reflorestamento fundada no final dos anos 60 que nasceu em funo dos estmulos dos incentivos fiscais para o plantio de eucalipto. Mais tarde, para aproveitar a matria prima prpria , integrou-se a produo de ferro gusa ao grupo Plantar. O faturamento em 2001 do grupo girava em torno de R$ 136,5 milhes, distribudos em vendas de servios de reflorestamento, metalurgia e venda de carvo vegetal e mudas de eucaliptos. O projeto se situa na regio central do cerrado do estado de Minas Gerais, regio abastecedora de carvo vegetal para as indstrias metalrgicas de Minas Gerais. A justificativa do projeto para se candidatar ao MDL baseia -se na manuteno da utilizao do carvo vegetal como redutor na fabricao de ferro gusa, ao invs de converter-se ao carvo mineral, tendncia dominante no segmento da siderurgia do ferro gusa no Brasil. estimado que o projeto gere crditos equivalentes a 3,5 m t C no decorrer de 28 anos. Estes seriam gerados atravs de trs componentes d carbono do projeto: 2,1 milhes t C oriundas e da manuteno da utilizao do carvo vegetal; 0,12 m t C devido melhoria dos fornos de carvo, pela reduo da emisso do metano; e 1,2 m t C oriundos do reflorestamento de 23.100 hectares com eucalipto, totalizando 3,34 m t C. 12% do carbono a ser fixado pelo projeto (0,4m tC) foram negociados com o Fundo Prottipo de Carbono (PCF) do Banco Mundial ao preo US$ 12,8/t C para financiar parte do reflorestamento, resultando um crdito de US $5,25 milhes. O principal benefcio social do projeto seria a manuteno de 1.270 empregos diretos, que seriam despedidos caso a empresa fechasse as portas, dada carncia de financiamento para reflorestamento. O projeto apresenta diversas lacunas em relao ao desenvolvimento sustentvel local, particularmente, no que diz respeito incluso social Dada a vocao florestal da regio e a . significativa experincia tcnica da Plantar na produo de mudas clonadas com alta tecnologia parece existir um potencial considervel para estender os benefcios a produtores locais atravs de parcerias a exemplo do programa de fazendeiro florestal. Entretanto, nenhum esforo de difuso de tecnologia de reflorestamento foi empreendido ou de incluso social, alegando poder afetar a competitividade da empresa, a qual se restringiu a um modesto

16

programa de educao ambiental e a certificao do status de "empresa amiga da criana em atendimento legislao de proibio do uso de mo-de-obra infantil. Ademais, devido necessidade de compra de grandes reas de terra para a implantao do reflorestamento, e devido sua grande replicabilidade para empresas do mesmo setor, correse o risco de desencadear um novo processo de concentrao fundiria na regio 10.4-Descrio e anlise do Projeto Seqestro do Carbono na Ilha do Bananal (PSCIB), TO O Projeto PSCIB apresenta sobretudo um carter experimental e no pretende reivindicar os crditos de carbono, o que conferiu grande margem de liberdade ao executor na definio de suas atividades. O projeto foi financiado, originalmente pela AES Barry Foundation, uma instituio filantrpica ligada a uma empresa britnica de energia e implementado pelo Instituto Ecolgica, uma ONG socioambiental local. Um dos objetivos centrais a aprendizagem na formatao de projetos florestais de carbono competitivos com cunho social. O projeto se localiza em uma zona de transio ecolgica, cobrindo trs importantes biomas brasileiros: a floresta Amaznica, o cerrado e o pantanal. O projeto foi originalmente concebido como um projeto de conservao de parques na Ilha do Bananal em parceria com a instituio ambiental federal e estadual. O componente florestal dividido em trs atividades: proteo de 200.000 ha de floresta madura no Parque Nacional do Araguaia, regenerao de 60.000 ha de cerrado degradado no Parque Estadual do Canto e implantao de 3.000 ha de sistemas agroflorestais em pequenas propriedades, estimando uma fixao total de 25 milhes de t C. Porm, por diversas razes, estas parcerias no se materializaram durante o curso do projeto, o que tornou o mesmo restrito a componentes sociais e de pesquisa. O projeto introduziu o chamado carbono social, ou seja, a fixao do carbono com foco prioritrio em aspectos sociais, introduzindo a metodologia do Meio de Vida Sustentvel para a avaliao da interveno nas comunidades locais atravs de mtodos participativos. Por esta razo este projeto o mais prximo ao tipo desenvolvimentista dentro da tipologia desenvolvida. O componente de pesquisa focou principalmente o desenvolvimento de metodologias de monitoramento de carbono e estudos da biodiversidade regional. Em termos de contribuio de carbono, devido reduo drstica do componente florestal, pela no materializao das parcerias com as instituies de governo, a quantidade de carbono seqestrado esperada fortemente reduzida. Entretanto, o conceito de usar o financiamento de carbono para apoiar as agncias oficiais, com o objetivo de proteger e restabelecer as unidades de conservao pode e deve ser aproveitado e levado adiante atravs de outros projetos. Ademais, o projeto espera tambm que o aumento da conscientizao ambiental possa contribuir indiretamente ao aumento do plantio de rvores e na reduo do desmatamento. As contribuies sociais do projeto centraram na educao ambiental para alunos do primeiro grau e membros da comunidade, apoio s atividades de gerao de renda, distribuio de mudas e no estabelecimento de sistemas agroflorestais. Os principais beneficirios foram os produtores assentados em programas d reforma agrria, os membros da comunidade como e um todo e alguns grupos indgenas da Ilha do Bananal. Entretanto, os resultados concretos deste esforo hercleo em relao gerao de renda e emprego para a populao local ainda esto muito restritos .

17

11-Concluses sobre os projetos analisados: alcances, limites e propostas A anlise dos estudos de caso conclui que, independentemente do tipo 13 de projeto de carbono, todos contribuem com algum impacto socioambiental positivo, por estarem operando dentro do espao do desenvolvimento sustentvel, conforme indicado no marco terico. Ou seja, no obstante ao privilegiamento de uma das dimenses de sustentabilidade , todos levam em conta as trs dimenses. Entretanto, o que os distingue so os objetivos prioritrios diferentes, que limitam o alcance dos demais objetivos a ele subordinados. Observou-se que os projetos, de modo geral, procuraram mais ou menos substancialmente incorporar alguma atividade social ou ambiental, segundo a lacuna de cada caso, a fim d e assegurar-se da imagem de sustentabilidade. Isso se d de forma mais clara para os que pretendem comercializar os crditos de carbono gerados, uma vez que as regras do Protocolo de Kyoto requerem que o projeto contribua ao desenvolvimento sustentveldo pas. Comeando pelo projeto do tipo comercial, os benefcios sociais e ambientais do Projeto Plantar restringem-se em termos do que um empreendimento industrial poderia oferecer, dentro da margem imposta pela concorrncia do setor do ferro gusa. Os seus benefcios sociais resumem-se manuteno do emprego, que bastante especfico do setor, em que a carbonizao ainda dependente de processos manuais. Os benefcios ambientais podem resumir-se a compensaes dos impactos negativos para legitimar as plantaes industriais de espcies exticas. J no caso do Projeto Peugeot, os benefcios sociais so principalmente de curto prazo, durante a fase de implantao do projeto, que no nasceram de demanda social local e so de carter ad hoc. Sua continuidade no est assegurada, pois no fazem parte dos objetivos primrios do investidor ou executor. Verificou-se, tambm, que a falta de participao dos grupos envolvidos um trao caracterstico desses dois projetos comerciais analisados. As decises so centralizadas em funo da sustentabilidade econmica da empresa, seja a viabilidade do setor do Projeto Plantar, seja a criao da imagem ambiental para promover a competitividade da empresa do Projeto Peugeot. A centralizao das decises caracterstica do setor privado, que constitui uma grande limitao para a construo do desenvolvimento sustentvel, pois este requer a participao dos diferentes grupos de interesse, desde a identificao, elaborao, implementao e avaliao de uma ao ou projeto. Portanto, ainda que um projeto comercial traga alguns benefcios sociais, estes tendem a ser limitados e com riscos de no se consolidar, por estarem a merc da situao de mercado da empresa investidora14. O caso do Projeto ACAG, do tipo conservacionista , tem o objetivo de conservar a Floresta Atlntica e sua biodiversidade, enquanto fixa o carbono. Esta misso ambiental torna -se importante particularmente quando os rgos oficiais responsveis carecem de estrutura apropriada para realizar a conservao adequada . Alm disso, a conservao ganha significncia social pelo fato de o projeto localizar-se em uma APA, o que pressupe a
13

Convm fazer uma ressalva com relao metodologia utilizada, pois quatro estudos de caso so poucos, em nmero, para generalizar suas caractersticas aos tipos. Em vez disso, eles servem para oferecer indcios de possveis implicaes a serem encontradas em outros casos do mesmo tipo. 14 o caso da AES Barry e Camisea analisado na tese em que as aes pr-ativas sociais e ambientais foram interrompidas por dificuldades financeiras ou at por insolvncia do investidor.

18

prevalncia da questo ecolgica, para a qual o desenvolvimento sustentvel local deve convergir. Ou seja, a dimenso socioecon mica estaria subordinada, por definio social coletiva, sustentabilidade ecolgica. Esta especificidade, somada ao fato de a SPVS estar adotando uma abordagem conservacionista mais participativa, e em parceria com outras organizaes (ambientais, desenvolvimentistas e comerciais) atuantes na APA, apontam as atividades socioambientais implementadas pelo projeto para o sentido d sustentabilidade. A a rigor, ainda que as aes sociais do Projeto ACAG apresentem limitaes, a abertura de espao para a participao comunitria e a associao s demais organizaes so formas de assegurar o sentido de sustentabilidade de suas aes no tempo. Com relao ao Projeto PSCIB, do tipo desenvolvimentista, sem entrar no mrito de sua transmutao de um projeto conservacionista, passou a centrar a sua atuao em atividades sociais, enquanto seqestra o carbono. O projeto se diferenciou pela no aquisio da terra e pela maior participao comunitria, caractersticas prprias de intervenes desenvolvimentistas. No enta nto, embora as aes apontem na direo da sustentabilidade socioambiental, renderam resultados limitados, tanto em termos de gerao do carbono, quanto em termos de resultados sociais tangveis. Isto porque o fato da executora ter optado politicamente o pblico alvo de pequenos produtores de assentamento, h um trade -off entre a prioridade do carbono e a prioridade do social, e tambm pelo fato de seus esforos se inser irem nos limites de um projeto isolado, restringiu a escala dos resultados alcanados. 12-Concluses gerais: oportunidades e limites do carbono florestal como MDL no Brasil O requisito de o MDL contribuir ao desenvolvimento sustentvel do pas hospedeiro requer que o prprio pas, no caso o Brasil, discuta interna e democraticamente e defina o que se deseja deste mecanismo dentro da estratgia de desenvolvimento para o pas, para poder uslo de forma inteligente e adequ-lo como um instrumento de poltica pblica. Seria necessrio, primeiramente, considerar as relativas importncias entre a opes energtica e s florestal, e, em particular, o que se deseja priorizar dentro da opo florestal. Sem a explicitao das prioridades no contexto da estratgia de desenvolvimento nacional, qualquer projeto seja energtico, seja florestal passve l de reivindicar que estaria contribuindo com algum benefcio, ainda que com limites, conforme vimos na anlise dos casos. Ou seja, difcil que um conjunto de indicadores seja criterioso o suficiente para explicitar as prioridades nacionais. Os projetos comerciais podem apresentar aes pr -ativas sociais e ambientais voltadas sua estratgia de mercado como sendo a sua contribuio ao desenvolvimento sustentvel, o que, para os beneficirios pode estar muito aqum do desejvel e possvel, quando os benefcios socioambientais so priorizados pelo projeto. Os projetos conservacionistas, a fim de obter recursos do MDL, conjugam ao objetivo de fixao do carbono agenda de conservao dos executores , que conforme o caso, pode ser legtima do ponto de vista do benefcio social difuso, quando se trata da conservao de um ecossistema importante ameaado. Entretanto, estes projetos s podem ser considerados socialmente sustentveis quando as suas aes atenderem efetivamente as necessidades socioambientais da populao local, abrindo espao sua participao genuna. Do contrrio, seriam apenas projetos de conservao, como muitos o fazem, em que as atividades de desenvolvimento comunitrio desempenham o papel de pontes para alcanar e assegurar a prpria conservao. J os projetos desenvolvimentistas, ainda que as atividades apontem para o sentido da sustentabilidade, porm se forem isolados, ou seja, se no forem atrelados a um programa de

19

maior amplitude, tendem a colher resultados tangveis pouco significativos e pontuais. A anlise dos projetos-piloto leva a concluir que o fato das atividades destes apresentarem limites na sua contribuio ao desenvolvimento sustentvel no se deve falta de indicadores para medi-los ou para tri -los, mas sim principalmente ao fato destas estarem subordinados a outros objetivos prioritrios. Nesse sentido, a proposta de condicionar indicadores mnimos dificilmente superaria estes limites, mesmo porque difcil estabelecer um limite de suficincia. Em vez disso, sugere -se aproveitar a oportunidade para promover projetos florestais de carbono do tipo desenvolvimentista, elaborados com participao social, que priorizassem a incluso social e o uso sustentvel dos recursos, porm implementados em parceria, ou at encabeado por instituies do governo, para que as polticas pblicas possam dar o respaldo necessrio a estas aes e, assim, alcanar resultados mais significativos, de longo prazo e sustentveis. As tendncias do mercado para MDL apontam para uma reduo da quantidade de oferta de projetos florestais em relao ao esperado no incio da conveno do clima, em funo da retirada dos EUA do PK, o maior demandador destes, e em funo da menor competitividade dos projetos florestais pelos regulamentos estabele cidos pelo PK e pelo maior risco envolvido. Portanto, embora esteja explcito o requisito do MDL contribui para o desenvolvimento sustentvel do pas r hospedeiro, a disputa pelos recursos desses projetos tende a pressionar e relativizar este condicionante. Se o Governo brasileiro, ou qualquer outro governo naciona l, impusesse condies restringentes de sustentabilidade social, corre-se o risco de reduzir ainda mais a competitividade do pas, enquanto houver outro pas disposto a aceitar exigncias menores para ganhar o projeto15. A competio pelos recursos dos investidores pode influenciar os projetos MDL a tornarem-se semelhantes a investimentos / projetos como de um negcio qualquer. O processo de aprovao dos projetos pelo governo brasileiro, conforme coloca a Resoluo n.o 1, dificilmente desclassificar um projeto, salvo quando apresentar impactos negativos bem visveis, o que provavelmente no seria o caso. importante discernir a diferena entre uma avaliao de impacto ambiental e social, para prevenir eventuais impactos negativos, e uma avaliao que identificasse a insuficincia de impactos positivos no sentido de sua contribuio adicional ao desenvolvimento sustentvel. Provavelmente, a aprovao dos projetos se dar em forma de demanda de balco, em que os projetos seriam aprovados medida da chegada, com exceo de alguns casos de acordo bilateral, em que o governo possa canalizar especificamente os recursos advindos para as reas consideradas de prioridade social. 16 Embora seja inegvel que, dentro da lgica da Conveno do Clima, os projetos energticos sejam mais eficazes do ponto de vista da mitigao do aquecimento, no sentido de evitar a emisso na fonte, da tica do desenvolvimento sustentvel do pas no o necessariamente. O carbono florestal no MDL tem um alcance de ao que o setor energtico no possui, que o do desenvolvimento rural e da promoo do uso sustentvel dos recursos florestais e da terra. Por conseguinte, conclui-se que o carbono florestal pode constituir-se uma oportunidade de recursos para este fim, desde que utilizada como um instrumento de poltica pblica, inserido em uma estratgia de desenvolvimento nacional. Para tanto, conclui se que os programas de 15

Assemelha-se ao processo de disputa fiscal entre estados da federao pelo estabelecimento de empresas multinacionais.
16

o caso do subsdio ao carro a lcool pelo governo alemo, em que o governo brasileiro teria o arbtrio de aplicar os recursos recebidos dentro de reas prioritrias para o alcance dos objetivos de sustentabilidade.

20

carbono do tipo desenvolvimentista, em parceria com o governo, servem melhor para este fim. As negociaes nas COPs definiram que, para o primeiro perodo de vigncia do PK, a regulamentao do carbono florestal no aceita o desmatamento evitado. Isto limita, porm no exclui, o uso potencial dos MDLs como instrumento para intervir no controle do desmatamento e uso sustentvel da terra, principalmente em regies de fronteira agrcola do norte do pas e, sobretudo, como uma oportunidade para restaurar reas degradadas ou recompor as reservas legais exigidas por lei em todo o pas. Convm ressaltar, tambm, que projetos de conservao que requeira a privatizao da terra, ainda que tragam benefcios ambientais, so pontuais e limitados para reverter o processo do desmatamento, alm de expor-se ao vazamento latente, uma vez que existem vastas extenses de terra disponveis. Portanto, uma contribuio mais eficaz requer desenho especfico de poltica objetivando a mudana do uso do solo. Os projetos de carbono que visam ao desenvolvimento rural com funo social, como os de fomento aos sistemas agroflorestais, mostraram ser menos competitivos em funo de custos transacionais elevados e por serem menos eficientes na fixao de carbono, dadas as menores reas disponveis pelos pequenos produtores, o que provavelmente i dica caber-lhes uma parcela n muito pequena do mercado de carbono. O funcionamento do mercado de carbono no dever, espontaneamente, oferecer espao para beneficiar os produtores mais pobres. Para que isso ocorra, seria necessrio que o governo se adiantasse ou compensasse algumas caractersticas de competio do mercado de carbono, que d preferncia aos grandes fornecedores, para reduzir os riscos e custos dos projetos de carbono com funo social, atravs do desenho de polticas pblicas especificas. n esse sentido que, para obter impactos de maior alcance social, tanto de projetos de cunho social quanto de cunho ambiental, requer aes coordenadas que esto alm da capacidade de qualquer investidor ou projetos individuais, e sim supem mudana de polticas e programas coordenadas e integradas que priorizassem o desenvolvimento sustentvel. Quanto necessidade de acoplar os projetos desenvolvimentistas a programas mais amplos para se construir o desenvolvimento sustentvel, um bom exemplo a previso de programas oficiais relativos mudana climtica, no nvel federal, na Secretaria de Polticas para o Desenvolvimento Sustentvel do MMA, como o Pr-Carbono e o Pr-Ambiente,17 visando incentivar a captao de carbono dentro do Programa Plurianual - PPA, dirigidos especialmente para os produtores familiares de vrios plos da Amaznia. Isso significa ajustar a oportunidade dentro das polticas brasileiras, e no deixar que as aes sejam pulverizadas e pontuais. E, finalmente, conclui-se que ainda que o seqestro de carbono florestal apresente limitaes para mitigar a mudana climtica global, do ponto de vista nacional, pode servir ao objetivo do desenvolvimento sustentvel, desde que a prioridade seja beneficiar o conjunto da sociedade.

17

Pr-Ambiente um programa que nasceu nos movimentos sociais da Amaznia e est se transformando em uma poltica pblica nacional da Secretaria de Desenvolvimento Sustentvel do MMA. Trata-se de um programa de assistncia tcnica e de financiamento voltado para a produo familiar que prev o pagamento de um plus, pelos servios ambientais, de meio salrio mnimo por ms por produzirem com critrios de conservao (IPAM/FASE-PA, 2003).

21

Referncias CACHO, O. J.; MARSHALL, G.R.; MILNE, M. Smallholder agroforestry projects: potential for carbon sequestration and poverty alleviation. Bogor, Indonsia/Armidale: CIFOR/University of New England, 2002. (Draft version). CAMPOS, P. C. A Conservao das florestas no Brasil, mudanas do clima e o mecanismo de desenvolvimento limpo no Protocolo de Quioto. Rio de Janeiro, 2001. 161f. Dissertao (Mestrado em Planejamento Energtico) COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CHANG, M.Y. Seqestro florestal do carbono no Brasil dimenses polticas, socioeconmicas e ecolgicas. Curitiba, 2004 Tese de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento. UFPR.

FENRSIDE, P. M. As florestas e a mitigao do efeito estufa : oportunidades no setor florestal para a mitigao do efeito estufa sob o "mecanismo de desenvolvimento limpo" . Manaus: INPA, 2000. FENRSIDE, P. M. As florestas no acordo do clima. Cincia Hoje , v.29, n.171, p.60-62, maio de 2001. IPCC, Land use, land use change, and forestry special report. Summary for Policymakers. [Based on Watson, R. et al. as Core Writing Team]. Montreal: IPCC, 2000. IPCC, Climate Change 2001: Synthesis report. contribution of working group I, II, and III to the third assessment report of the IPCC [Watson, R.T. and the Core Writ ing Team (eds.)]. Cambridge, United Kingdom/New York, NY, USA: Cambridge University Press, 2001. LASLETT, P. Environment ethics and the obsolescence of existing political institutions. In: GLESSON, B.; LOW, N. (Org.). Governing for the environment. Global problems, ethics and democracy. New York: Palgrave Publisher Ltd, 2001. LEIS, R. L.; VIOLA, E. Gobernabilidad global posutpica, medio ambiente y cambio climtico. Nueva Sociedad, n. 185, p.34-49, 2003. MAY, P.et al. Local Sustainable Development Effects of forest Carbon Projects in Brazil and Bolivia: a view from the field. Londres: IIED, 2003. MEIRA FILHO, G. Palestra proferida no 1 Seminrio do Frum Brasileiro de Mudana Climtica (FBMC), realizado em So Paulo, 30 de junho de 2001. MOLION, L.C. B. Um sculo e meio de aquecimento global. Cincia Hoje, v.18, n.107, mar. p.20-29, 1995. NOBRE, C. Amaznia: fonte ou sumidouro. So Jos dos Campos: INPE, 2000. PIERRI, N. As contradies nas dimenses do desenvolvimento sustentvel Curitiba: CEM, UFPR, 2003. TIEPOLO, G.; CALMON, M.; FERRETI, A. Measuring and monitoring carbon stocks ate the Guaraqueaba Climate Action Project, Paran, Brazil. Extension Serie no. 153 (p.98-115) Taiwan Forestry Research Institute. International Symposium on Forest Carbon Sequestration and Monitoring, November, 2002. Curitiba: SPVS, 2002.

22

TNC/SPVS. Antonina Pilot November/2001b.

Reforestation

Project.

Project

Plan.

Curitiba:

SPVS,

TNC/SPVS. Atlantic Rainforest Restoration Project Plan. Curitiba: SPVS, 2001a. TNC/SPVS/CSWP-Centr al and South West Corporation. Guaraqueaba Climate Action Project. Project Plan. Curitiba: SPVS, March/2000. TOMMASINO, H.; FOLADORI, G. (In) certezas sobre la crisis ambiental. Ambiente e Sociedade , Campinas , Ano iv, n.8, p.49-68, 1 semestre, 2001. TOTTEN, M. Getting it right - emerging markets for storing carbon in forests . Washington, DC: Forest Trends/World Resources Institute., 2000. PEARCE, F. That sinking feeling. New Scientist, 23 October, 1999. Disponvel em: climateI@lists.iisd.ca (Climate Change Info Mailing List). Acesso em: set. 2000. VITOUSEK et al. Human domination of earths ecosystems. Science. V.277, 25 July, 1997. p.494-499.

23

Vous aimerez peut-être aussi