Vous êtes sur la page 1sur 5

Literatura e Internet A produo literria nos tempos de Internet

Sobre o Autor:

Marcos Lemos formado em Teologia pela PUC-Minas e atualmente estuda Letras na


FUNEDI/UEMG. editor do Blog www.FerramentasBlog.com e autor de um E-book voltado para a produo de contedo para internet via Blogs (Blogar: O processo de criao de Blogs)

Introduo: A evoluo na troca de informaes


Indiscutivelmente a internet ofereceu ao mundo um sistema simples e completo na troca de conhecimento e informaes. Isso gerou uma integrao sem precedentes na histria da humanidade e em um curto espao de tempo. A internet, como a conhecemos hoje, nesse modelo de acesso e controle civil, no tem mais do que 18 anos e j sofreu uma grande revoluo quando passou a ser usada de maneira mais relacional na virada do milnio. Uma histria bem objetiva sobre os meios de comunicao que conhecemos: do toque de tambores e gritos, passando por sinais de fogo e fumaa ainda num tempo bem primitivo; chegando utilizao das estradas e o correio dos Romanos. Da vo sculos at que surge a prensa capaz de multiplicar os textos e popularizar a escrita e a leitura, que mesmo assim no pode atingir a todos por falta do ensino formal e sistemas de educao universais (ainda assim at os dias atuais). criado o telgrafo na dcada de 1840 que usa um sistema de cdigos para passar informaes curtas. Para ultrapassar essa barreira do acesso e tambm do tamanho das mensagens, v-se surgir o rdio na era ps-industrial, esse sim capaz de chegar s massas e universalizar a informao. Com o advento do rdio no final do sculo XIX e o telgrafo sem fio, aparece no final da dcada de 1930 a televiso, que no precisa de apresentaes. At o final da dcada de 1980, temos trs grandes mecanismos de comunicao: o rdio, a imprensa e a televiso. O fato que todos esses meios so lineares, funcionando em uma nica via: enviando informaes de quem a produz para um receptor passivo. Nesses modelos no h interao e a produo do conhecimento e da informao est restrito a um grupo limitado, que so os produtores de contedo para esses meios. Desde que Johannes Gutenberg inventou o sistema mecnico da prensa em 1445 e fez-se possvel a multiplicao de livros, jornais e folhetos, sem depender de algum que o faa manual e artesanalmente cada texto, o livro pde se popularizar, mesmo que o acesso leitura fosse (ainda ) muito restrito. A produo literria d um salto significativo desde as eras antigas, como na Grcia, e sado do mbito meramente religioso para ganhar contornos mais universais. Se antes o livro eram pergaminhos frgeis e caros, quase sempre objetos de culto como para os judeus e cristos agora tem ampla aceitao e penetrao no mundo e difunde conhecimento. Esses passos so significativos para a evoluo do conhecimento humano e mais ainda para a difuso desse conhecimento. O que vemos que todos os meios de comunicao servem para ampliar as relaes humanas e universalizar a cincia e a histria. Somamos aqui outras tecnologias como o telefone e o fax, bem como o poder dos satlites que fizeram surgir uma nova expresso, as telecomunicaes. Mas insupervel parecer ser o papel e a forma impressa do texto e da escrita, da linguagem humanas. Provavelmente esta seja a forma mais eficiente de comunicao e de propagao do conhecimento.

Qual a proposta da literatura


A expresso humana pela literatura uma das formas da arte mais complexas e elaboradas. O uso pleno da linguagem humana e a comunicao de idias, imagens, culturas e sonhos usando-se apenas da palavra escrita um artifcio de raro domnio. Para classificarmos um texto como litertrio preciso observar seu carter esttico e justamente seu empenho artstico, mas isso dificulta ainda mais na hora de definir o que seja artstico e esttico. Numa definio mais ampla, porm tentando uma soluo, encontramos o seguinte verbete:

Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artsticos; o exerccio da eloquncia e da poesia; o conjunto de produes literrias de um pas ou de uma poca; a carreira das letras. (...) Por extenso, se refere especificamente arte ou ofcio de escrever de forma artstica. (Verbete: literatura in Wikipedia.org) Aqui para este trabalho queremos destacar apenas um aspecto de tudo isso que envolve e define a literatura: seu carter comunicacional. No podemos tirar, mesmo de uma obra ficcional, seu objetivo de inter-relao e comunicao de um conhecimento ou histria, mas tambm de uma experincia. Oferecer ao leitor a mesma experincia do vivenciar um dado momento e fazer-se presente, mesmo sendo apenas em sua imaginao, mas que torna sentimentos e sensaes em algo real. Essa capacidade de comunicao cabe apenas obra literria e, volto a repetir, tem um carter de arte. Podemos por assim dizer que a interesse e o empenho da arte literria comunicar e ampliar as experincias humanas, pela escrita. O texto literrio , portanto, aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a lngua com liberdade e beleza, utilizando-se, muitas vezes, do sentido metafrico das palavras (verbete: literatura). Independente da forma e gneros literrios, o texto consegue interligar pessoas, fatos e personagens, transcendendo a experincia do texto meramente informativo e/ou de entretenimento.

Interligando contedos e propagando conhecimentos A Internet e na internet.


Depois do que vimos na introduo deste trabalho sobre a evoluo dos mecanismos de comunicao e troca de informaes, importante destacar o quanto todos esses sistemas seriam afetados com o advento da internet civil. Em um primeiro momento, a chamada Internet 1.0 passou-se por uma depositria de informao textual, como uma grande biblioteca digital. Seus servios eram limitados de recursos e mesmo a linguagem HTML parecia estranha maioria dos usurios. At o final da dcada de 1980 e incio da de 1990, os computadores ainda eram bens de consumo caros, voltados para um pblico mais profissional e grandes empresas. Com a criao dos PCs (computadores pessoais) e aplicativos com interfaces mais amigveis, grficas, a internet pde ganhar a aceitao de um pblico mais amplo. Mesmo assim, produzir contedo e disponibilizar informaes na internet era algo complexo, exigia conhecimentos tcnicos e tericos estranhos para a maioria das pessoas. Nesse ponto a internet ainda seguia o modelo unilateral e linear dos outros tradicionais meios de comunicao. A revoluo vem quando a internet passa a ser usada de forma mais pessoal e multiforme, mais centrada no usurio final, colocando nas mos deles e no de desenvolvedores, a possibilidade de oferecer contedo e relacionar-se pela rede, alm do simples e ultrapassado e-mail. Surgem as redes-sociais, weblogs, mecanismos de indexao de contedo mais eficientes (no manipulveis), entre outros tantos modelos que do ao usurio o poder de escolher. Por todas essas evolues as mais significativas so: a capacidade que a internet tem de interligar pessoas e informaes, muito alm do chamado hipertexto; bem como oferece a possibilidade de escolha real e classificao do que relevante para si ou no. S para ilustrar: Ao ligar a televiso o mximo que nos oferecido a possibilidade de escolher um canal. O contedo disponibilizado produzido arbitrariamente e no h a mnima participao do telespectador. Se voc gostar de algo que passa na TV, s resta assistir passivamente, no exato instante em que passa, sem a liberdade de interromper ou rever nada. Com a internet esse modelo de cima para baixo deixa de existir. No h uma programao nem canais especficos e podemos buscar pelos mecanismos de busca o que de nosso interesse naquele instante, selecionar o que queremos ver, ler ou ouvir, descartar, comentar e interagir com o contedo disponibilizado e at mesmo produzir por si mesmo outra possibilidade para aquele tema/assunto em questo, oferecendo a sua viso. Mais ainda, possvel retornar aos contedos, replicar e distribuir para que outros usem aquilo e, se houver interesse, repetir todo o mesmo processo de escolhas. A produo de contedo e interligao nunca para e cresce ou some em propores que no podem ser calculadas nem comparadas com nenhum outro modelo precedente, muito menos possvel fazer previses de onde isso ir parar.

Enfim, o que isso tem a ver com a literatura e a produo literria? Vemos que todos tm potencial para oferecer informaes, contedo e produzir arte, histria, bem como relacionar-se e ir alm daquilo que os meios tradicionais de comunicao nos ofereciam antes da internet. Todo esse processo descrito acima oferece s pessoas, no s coletivamente, mas tambm individualmente, uma possibilidade de expressar-se como no era possvel. Nem todos podiam publicar um livro e entrar no mercado sem o crivo das editoras e grficas, seja do ponto de vista financeiro pelo alto custo de produo de um artigo impresso seja pelas rigorosas selees dos editores. Sem contar na dificuldade logstica da distribuio, busca do pblico, publicidade, entre outros insumos. E nem preciso comentar quo difcil e caro fazer uso e ter um espao nos outros meios de comunicao como jornais/revistas, rdio e televiso. A internet abre uma porta para cada indivduo buscar por si mesmo o espao desejado e d a todos o mesmo nvel de igualdade, pois no h dinheiro ou sistema de produo, marca e renome que determine o que ter a aceitao do pblico via rede mundial de computadores. Na internet a audincia de algo ou algum determinada por escolhas pessoais e no pela imposio do que est na grade de programao. Vamos onde queremos, como queremos e interagimos com isso, concordando, discordando, replicando e somando. Todos so potenciais produtores de contedo e cada pessoa conquistada para um determinado contedo um potencial replicador multiplicador, que poder fazer aquilo chegar ou no a outras milhares de pessoas. A produo intelectual, literria ou de mero entretenimento tem o alcance mundial, sem a limitao do idioma ou mesmo o espao geogrfico. Podemos ser lidos, assistidos e ouvidos em qualquer parte do mundo, por qualquer pessoa e a qualquer instante. Tudo isso d aos modelos literrios o verdadeiro sentido de ser a arte de criar e recriar o texto.

Livro impresso VS. Livro digital


Nesse momento temos um novo debate que coloca dois modelos de distribuio de informao em confronto (ou no): os modelos tradicionais, fsicos, analgicos e impressos, contra os modelos virtuais, modernos e digitais. Pensando apenas no livro como conhecemos hoje, em sua forma de papel e pginas sobrepostas lineares, tem resistido ao tempo h sculos. Mas agora com o advento dos computadores e outros eletrnicos com acesso internet, o formato digital dos livros parece bem mais promissor, at com uma roupagem mais democrtica. Se pensarmos apenas nos custos de produo de um livro impresso e todo o seu processo at a distribuio e venda nas lojas, um caminho logo e complicado, que no est acessvel para todos que se quiserem fazer autores/escritores. A grande dificuldade nem mesmo poderia ser o custo financeiro da impresso de um livro, mas passar pelo crivo das editoras que esto cada vez mais focadas no lucro (perfeitamente justo, se esto no mercado) e acabam privilegiando o que comercialmente vivel. O cenrio fica ainda pior se buscamos dados da venda de livros em pases como o Brasil, com clara averso leitura, mesmo a mais bsica e cotidiana, que sobre com um grave analfabetismo funcional. Os desafios de produzir mais leitores, e melhores leitores, cabe sempre ao Estado com o processo de educao formal e no h outro meio de vencer o descaso pela leitura que no seja produzindo mais e mais livros. Assim, volto a repetir, os custos de produo dos livros so altos e o modelo editorial meramente comercial acaba por dificultar o acesso. At para livros didticos o Estado precisa intervir com medidas subsidirias, bancando boa parte dos custos e comprando praticamente toda a produo para distribuio nas escolas pblicas. De forma bem objetivas, os computadores e a internet com a capacidade de multiplicao e distribuio praticamente irrestrita poderia solucionar boa parte do problema. Os livros digitais, por outro lado, so de um custo praticamente zero para produo, muitas vezes cabendo ao prprio escritor a elaborao do modelo visual que ter o e-book (livro eletrnico). A portabilidade outro ponto crucial que tem tronado esse modelo de comrcio mais eficiente e aceito pelo pblico em geral. Pesquisas recentes e informaes das prprias empresas, como a famosa Amazon.com (http://www.amazon.com/) que vende livros tanto impressos quanto digitais, mostra que a venda de ebooks em seu site superou a de livros tradicionais no ano de 2009. Para os autores a verso digital e a venda pela internet permitem maior autonomia e menor dependncia de terceiros. A internet uma plataforma democrtica onde todos podem encontrar seu pblico alvo, publicar e divulgar seus trabalhos de forma direta, sem intermedirios (ou poucos), contando coma a rpida propagao e a qualificao de interesse determinada apenas pelo pblico. As escolhas do

que vale ou no ser publicado no est a cargo de um grupo seleto e depender apenas da capacidade de cada um e fazer-se ouvir.

Os novos gadgets e os novos meios de publicao e comrcio de livros


O nico meio fsico de que depende um livro digital (e-book) de um computador ou eletrnico capaz de ler o arquivo do texto. Hoje existem milhares de modelos dos mais variados formatos e tamanhos e com tecnologias bem simples. Desde um simples celular hoje possvel acessar a internet, carregar arquivos, e-mails, interagir nas redes-sociais digitais e, at mesmo, fazer compras. Esse celulares so chamados de smartphones (telefones inteligentes) que fazem muito mais do que simples ligaes. Os computadores esto cada vez mais portteis, como os j conhecidos notebooks (laptops) ou os mais novos e menores netbooks, destinados quase que unicamente para o uso da internet mais facilitado. Alm desses sistemas convencionais, que tm um preo cada vez menor e esto sempre mais popularizados, surgem os E-Readers leitores eletrnicos. So aplicativos, aparelhos conhecidos como Gadgets, altamente portteis, leves e baratos, que cumprem o simples objetivo de acessar a internet e servirem como leitores de e-books e e-journals (jornais e revistas eletrnicos/digitais). Ainda no h um modelo padro ou sistema que integre todos esses aparelhos eletrnicos e que os torne mais inter-relacionados, mais compatveis. Tudo isso ainda muito novo e levar um tempo at que um modelo prevalea sobre o outro e os usurios e o mercado faa suas preferncias. De qualquer forma, esses tm conquistado mais e mais usurios e leitores que adotam a leitura digital. Aqui destaco a portabilidade desses aplicativos como o grande diferencial, mas o preo, por mais barato que possa ser, acaba por tornar esses eletrnicos menos acessveis. Por fim, a grande melhoria que os livros e textos digitais so mais adaptados velocidade na troca de informao, especialmente na adaptao dos hipertextos que podem interligar um nico texto ou palavra a outras milhares de fontes. A experincia do leitor amplificada infinitamente. A interao com o texto mais direta e o leitor no est passivo ou inerte diante do que l, mas tem ao, tem escolha de como ampliar seu conhecimento e como replicar ou ir interagir com outros que lem o mesmo que ele. Os textos digitais no nos isolam nem nos prendem no modelo hermtico das pginas fsicas impressas.

Perspectivas
Tudo isso ainda muito recente e novo para todos e tem muita coisa por se definir. Aos poucos o usurio/leitor vai se adaptando aos novos modelos de leitura e interao com o texto literrio. Estes so o alvo de tudo o que produzido e publicado, mas tambm no podemos esquecer que aqueles que produzem a informao fazem suas escolhas e podem definir os rumos comerciais da literatura no mundo moderno. Uns podem apostar mais nos caminhos que o lucro apontar para definir as escolhas e definies que viro, mas os mais otimistas diro que o padro ser sempre o pblico e a isso a internet presta um servio muito forte: joga nas mos do grande pblico a capacidade de decidir o que relevante e til, o que considera informao e como quer interagir e passar adiante. Ningum consegue controlar as vontades individuais e suas escolhas legtimas. Mesmo assim s somos capazes de escolhas legtimas e livres quando temos acesso ao conhecimento, educao efetiva. Os rumos mesmo parecem apontar mais para um integrao entre papel e digital e no h necessidade de um vencer e subjugar o outro. Os meios de comunicao e troca de informaes podem evoluir e se descobrir novas formas mais eficientes, mas para todas ainda h lugar. Essa diversidade que garantir a capacidade do homem de continuar evoluindo e crescendo.

Fontes: - Venda de livros digitais supera a de livros fsicos, pela primeira vez na Amazon http://www.partidopirata.org/node/233 (Partido Pirata 27/12/2009) - Livros digitais podem mudar hbitos de leitura http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=106954 (Portal Amaznia 14/06/2010) - O preo do livro no Brasil e o PNLL http://www.comciencia.br/comciencia/index.php?section=8&edicao=40&id=489 (Revista Eletrnica Com Cincia) - Digital Revolution? Kindle Ebooks Outsell Real Books on Christmas http://mashable.com/2009/12/26/kindle-ebook-sales/ (Mashble 26/12/2009) - Venda online nos EUA crescer 60% em 4 anos http://info.abril.com.br/noticias/mercado/venda-onlinenos-eua-crescera-60-em-4-anos-09032010-5.shl (Info Planto 09/03/2010) - Publicao independente ontem e hoje http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1707203 (Recanto das Letras 19/07/2009) - http://pt.wikipedia.org/ (verbetes citados ao longo do texto) - LEMOS, Marcos. Blogar: O processo de criao de Blogs. Divinpolis, 2010. Edio digital. - SILVA, Ezequiel Theodoro da (org.). A leitura nos oceanos da internet. So Paulo: Cortez, 2003. - REDMOND, William Valentine. Literatura e Textualidade Digital; in Literatura & Mdia: percursos perversos. Rio de Janeiro: Edies galo Branco, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi