Vous êtes sur la page 1sur 8

Acompanhamento de Soldagem. Parte 1 1 = Verifica corretamente as Condies Ambientais e de Segurana?

A) Ambiental: - Falta de Anteparos, laterais ou frontais (posicionamento correto dos anteparos) - Acabamentos dos Anteparos (cor) tem que ser cor neutra - Verificar se tem Ventilao - Verificar se tem Exaustor, se esta ligado. B) Segurana: - Extintor : se tem no local da solda, raio de 3 a 5 metros, se o acesso at o extintor est livre, tipo (p seco gua com espuma), validade - Materiais inflamveis : lquido, especificar (thinner, gasolina, leo, graxa, etc) - Slidos : especificar (madeira, pano, plstico, etc) - EPI`s do soldador : luvas, luvas de raspa cano longo, (mangote), avental, perneira, polaina, toca, mscara para soldagem, lentes (lentes para eletrodo 10 ou 12), protetor facial para limpeza inicial e interpasses, protetor auricular, etc. 2 = Verifica corretamente se os equipamentos de soldagem e os instrumentos de medies e de testes atendem ao procedimentos? A) Equipamentos de soldagem. - Coneces Eltricas : isolamentos e condies dos cabos (estado dos cabos) - Condies dos alicates terra e do eletrodo (alicate terra bem preso a pea ou na bancada) verificar procedimento, como o cabo terra tem que estar fixado pea ou a bancada, com abraadeira ou com ponto de solda, verificar condies dos cabos, se esto enrolados, se esto com a alma aparecendo, se tem coneces de engate rpido para os cabos de soldagem e cabo terra. Examina se os eletrodos esto armazenados em cochicho, se o cochicho esta ligado, se o soldador pega os eletrodos dos cochichos, poder ter dois cochichos, verificar se o soldador pega o eletrodo do cochicho que est ligado, ficar atento a toda atitude que o soldador posso fazer de errado. - Instrumentos de medies e testes : - Verificar quantidades de instrumentos, checar selos de validade (aferio vlida at......), instrumentos com aferies vencidas ou sem selo de aferio. 3 = Verifica e avalia corretamente se a junta preparada para soldagem atente ao procedimento. - Pea:

- Visual de Preparao. - Dimensional da junta, espessura, ngulo de bisel e limpeza. - Tamanho do ponto de solda. 4 = Verifica e avalia corretamente a posio a ser soldada. - Posio de Soldagem: - Verificar se tubo ou chapa: - Se for tubo, anotar o dimetro no relatrio de acompanhamento. - Checar limpeza na junta de bisel ou chanfro. - Checar limpeza no M.B., se for tubo, na raiz. - Para achar cada polegada do tubo, divide a extenso externa do tubo por 360. - ex: extenso externa do tubo = 950 mm 950 mm / 360 = 2.64 1 igual a 2.64 mm. - Se for chapa, anotar no relatrio de acompanhamento desalinhamento e pr-deformao. 5 = Verifica se a soldagem executada por soldador qualificado. - Qualificao do soldador: - RSQ Dados reais a impresso prvia. Espessura do M.B. Posio de soldagem e progresso. Dimetro. Anotar todas as anormalidades, fazer um circulo nos valores reprovados. Itens significativos, no esquecer de laudar. - Crach Funcional: I.E.I.S. F N. Progresso da solda. EX: I.E.I.S. e = 9.5 mm. RSQ e = <: 12.7 mm. Relatrio de Acompanhamento = (15) mm. Circula espessura do M.B. no relatrio de acompanhamento. Relatrio de No Conformidades escreve que o soldador no pode soldar essa espessura. EX: I.E.I.S. Posio de soldagem -H Relatrio de Acompanhamento - P. V. R.S.Q. - P. H. No Relatrio de No Conformidades escreve que o soldador no est qualificado para soldar na posio V. No Relatrio de Acompanhamento circula as duas soldas porque est diferente da I.E.I.S.

6 = Escolhe adequadamente o Lpis Trmico: - I.E.I.S. pede para pr-aquecimento 70c e interpasse 200c. No tem lpis para medir essas temperaturas. Voc escolhe para o pr-aquecimento um lpis com temperatura logo acima do pedido e para medir o interpasse voc escolhe um lpis logo abaixo da temperatura pedida na I.E.I.S. No pr-aquecimento voc precisa de no mnimo X temperatura, por isso voc usa um lpis com temperatura logo acima da pedida (isso se no tiver um lpis com a temperatura pedida). No interpasse voc precisa de no mximo X temperatura, por isso voc usa um lpis com temperatura logo abaixo da pedida (isso se no tiver um lpis com a temperatura pedida). EX: I.E.I.S. Pr-aquecimento = 70c. No tem lpis de 70c, tem lpis de 60c e 80c, voc usa de 80c. I.E.I.S. Interpasse = 200c. No tem lpis de 200c, tem lpis de 210c e 190c, voc usa de 190c. No Relatrio de No Conformidades voc tem que fazer a referncia dos lpis 80c para o pr-aquecimento e 190c para interpasse. 7 = Mede e avalia corretamente as temperaturas de Pr-aquecimento e Interpasse. - Ler com ateno a I.E.I.S. e o procedimento pois ter a que distncia voc ir passar os lpis trmicos das margens das soldas. 8 = Verifica e avalia se os consumveis de soldagem a serem utilizados atendem ao procedimento. - Examine o cochicho se est ligado. - Examina se o eletrodo est correto, mede o dimetro da alma do eletrodo, verifica a classificao AWS e nome comercial, pois ser escrito no relatrio de acompanhamento. 9 = Verifica e avalia corretamente a polaridade: - Polaridade Direta: Eletrodo no negativo. Pea no positivo. CC- Polaridade Inversa: Eletrodo no positivo. Pea no negativo. CC+

Ler com ateno o que pede a I.E.I.S. 10 = Utiliza corretamente os medidores de Tenso e Corrente. - Usar corretamente aparelho (Multmetro) para medir tenso (V) e corrente (A). Obs: sempre que usar o multmetro, no esquecer de zerar, para no achar valores errados. - Amper = A = 200 ou 400A. Zera o instrumento, no pode ficar com o sinal negativo no visor digital do aparelho, tem que estar com o smbolo DC. - Tenso = V = Mudar ranger se estiver no visor digital Mn. - Colocar cabo vermelho no positivo e o cabo preto no negativo quando voc for medir a tenso (V). 11 = Verifica corretamente a Corrente. - Corrente (A): Pina do multmetro sempre no cabo do eletrodo, devido variaes sempre que medir, anotar o valor mnimo e mximo. Obs: A seta do multmetro sempre apontada para o lado da mquina de solda. O alicate de medio sempre o mais prximo do alicate de solda. Posio do seletor do multmetro = A 200, se no tiver 200A usar 400A. Ex: I.E.I.S. A = 70 a 90.

Relatrio de acompanhamento (68) a 72 (69) a 74 82 a 89 Circular valores fora do pedido da I.E.I.S. 12 = Mede e avalia corretamente a Tenso (V). - Tenso (V): Encosta ou fixa nos cabos da mquina de solda os fios do multmetro, o fio vermelho do multmetro no cabo positivo da maquina de solda e o fio preto do multmetro no cabo negativo da mquina de solda, sempre que medir anotar o valor mnimo e mximo . Posio do seletor do multmetro = V 200.

Ex: I.E.I.S.

V = 20 a 25.

Relatrio de acompanhamento 23 a (30) (18) a (28) (26) a (32) Circular valores fora do pedido da I.E.I.S. 13 = Tcnica de deposio Mede a avalia corretamente a largura dos passes. - Assim que o soldador parar de soldar cada passe, voc pega o paqumetro e mede a largura do passe que o soldador acabou de fazer. Obs: ler com ateno o Procedimento pois geralmente a largura do passe no pode ultrapassar 3 vezes o dimetro do eletrodo, se o passe for maior que essa medida circular no relatrio de acompanhamento, pois estar fora do pedido no procedimento. 14 = Identifica e avalia corretamente a progresso de soldagem. - Prestar ateno na hora que o soldador iniciar a solda, pois assim ser mais fcil de voc identificar a progresso da soldagem. Obs: esse item s se aplica se a posio de soldagem for vertical. 15 = Verifica e avalia corretamente a limpeza interpasse. - Prestar ateno se o soldador ir executar limpeza inicial e limpeza interpasse, essa informao ser repassada (escrita) no relatrio de acompanhamento. (E) Esmerilhamento (ES) Escovamento. Obs: anotar o que voc viu com o que o soldador executou a limpeza, se essa limpeza estiver diferente da I.E.I.S., no esquecer de circular. 16 = Representa e descreve corretamente a seqncia de passes. - No relatrio de acompanhamento, desenhar o croqui da junta, pois nele ser descrito em forma de desenho a seqncia e camadas de passes que o soldador ir fazer. Executar o desenho fiel ao mximo a pea que ser soldada. Obs: no esquecer de fazer um desenho do croqui da junta e do chanfro, pois nele vc ir colocar todas as informaes que voc encontrar na junta a ser soldada, ngulo do chanfro, abertura e nariz da raiz, espessura do M.B., posio da soldagem, se for tubo anotar o dimetro, pr-deformao e desalinhamento. No esquecer de circular tudo que estiver fora dos parmetros da I.E.I.S.

17 = Executa a prova no tempo determinado. - O inspetor ir falar o tempo que voc tem para executar a prova. Boa sorte. Atenaooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

Vous aimerez peut-être aussi