Vous êtes sur la page 1sur 26

TEORIA DAS ESTRUTURAS I PESQUISA

ENGENHARIA CIVIL TURMA NY. 77 ENG.1317 PROF: JOS MRIO

ALUNOS:

DUVANDI LIMA FBIO DA SILVA ARAUJO MRCIO DE ALCANTARA MRIO JOSIAS

RECIFE 2011

DUVANDI LIMA FBIO DA SILVA ARAUJO MRCIO DE ALCANTARA MRIO JOSIAS

PESQUISA

Pesquisa apresentada como requisito parcial do 1 GQ da disciplina de Teoria das Estruturas I do Curso de Engenharia Civil sob orientao do Professor Jos Mrio RECIFE 2011 NDICE

INTRODUO.......................................................................... ......................... ELEMENTOS ESTRUTURAIS........................................................................... ... SISTEMA DE APOIOS..................................................................................... ... SEGURANA NAS ESTRUTURAS........................................................................ TRABALHO VIRTUAL ........................................................................................ MTODO DA CARGA UNITRIA ....................................................................... TEOREMA DE BETTI E MAXWELL ..................................................................... ESFOROS E DEFORMAES .......................................................................

01 02

04

08 12 14 16 18

... REFERNCIAS .......................................................................... 25 .........................

INTRODUO A estrutura formada por um conjunto de partes resistentes que contribuem para a estabilidade das edificaes (ou outros tipos de projetos). Quando se projeta uma forma de estrutura, a anlise do comportamento estrutural exige que sejam feitas algumas simplificaes que conduzem a modelos estruturais. Para que se defina o tipo de sistema estrutural mais adequado, para cada determinada situao de projeto, deve ser levado em considerao variados fatores. Os principais so: Projetos arquitetnicos: - Aspectos funcionais (dimenso do espao interno, iluminao, limitaes do espao exterior, etc.); Aspectos estticos (sistemas diferentes geram formas diferentes). - Carregamento atuante: 1. Permanente; 2. Varivel Acidental; 3. Efeito do vento. Condies de fabricao, transporte e montagem da estrutura (vias de acesso, iamento); Material estrutural a ser utilizado (cada material possui caractersticas mecnicas) Ou seja, o material deve ser adequado ao tipo de esforo solicitante pelas estruturas. A anlise estrutural se reveste de fundamental importncia na construo civil, uma vez que ela compreende a idealizao do comportamento das estruturas, sendo este definido em funo de diversos parmetros. De uma forma geral, o objetivo da anlise estrutural determinar esforos internos e externos (cargas e reaes de apoio) e as correspondentes tenses resultantes, bem como a determinao dos deslocamentos e deformaes da estrutura, especialmente as que so estaticamente indeterminadas. Dentro desta definio, tambm importante compreender os conceitos de trabalho e energia, para que ento o estudo possa ser aprofundado no trabalho virtual, na energia de deformao, na energia

potencial e na energia complementar, visto que esses conceitos permitem que o comportamento das estruturas seja mais bem compreendido. Alm disso, com a criao e desenvolvimento de programas de computao grfica, a anlise estrutural passou a ser vista como uma tima ferramenta para simular o comportamento das estruturas. Com isso, o desenvolvimento de mtodos derivados de teoremas como Teorema Recproco de Maxwell, os 1 e 2 Teoremas de Castigliano e o Teorema de CrottiEngesser passaram a se mostrar eficientes, permitindo a obteno de resultados mais precisos no estudo de estruturas lineares e no-lineares, com efeitos de instabilidade.

1. ELEMENTOS ESTRUTURAIS As estruturas em uma construo tem como funo prioritria garantir a forma espacial idealizada para si, assegurando sua integridade por um determinado perodo de tempo que for julgado necessrio (sua vida til). A vida til de um determinado projeto o perodo de tempo que se mantm as caractersticas das estruturas, de que atendidos os requisitos de uso e manuteno prescritos pelos projetistas e pelo prprio construtor, bem como de execuo de reparos que se mostrem necessrios em decorrncia de danos acidentais. Tal conceito aplica-se estrutura como um todo ou s suas partes, com isso, determinadas partes das estruturas podem merecer consideraes especiais por possuir o seu valor til diferente do toldo. As estruturas, ou os sistemas estruturais, devem ser entendidas como sendo disposies racionais e adequadas de variados elementos que compem a estrutura. Podem ser classificadas como elementos estruturais os corpos slidos deformveis com capacidade de receber e de transmitir solicitaes. Os elementos estruturais podem ser divididos em trs categorias: Elemento estrutural linear; Elemento estrutural de superfcie; Elemento estrutural de volume.

Entendem-se como sistemas estruturais os modelos de comportamento idealizados para representao e anlise de uma estrutura tridimensional. Tais modelos seguem a uma dada conveno, relacionada funo da geometria das peas estruturais que compem o sistema. No que se refere geometria um corpo pode ser identificado por trs dimenses principais que definem seu volume. Conforme s relaes existente entre tais dimenses, para tanto surge quatro tipos de peas estruturais:

Barra: duas dimenses da mesma ordem de grandeza e uma terceira maior que as outras duas.

Barra de elementos delgados: as trs dimenses principais so diferentes ordens de grandeza. o caso dos perfis metlicos, em que a espessura muito menor que as dimenses da seo transversal, a qual menor do que o comprimento da pea. As barras de elementos delgados so tratadas, sob o ponto de vista estrutural, da mesma forma que as barras, com exceo feita solicitao por toro.

Folhas ou lminas: duas dimenses de mesma ordem de grandeza, maiores que a terceira dimenso. Subdividem-se em: Placas (carregamento perpendicular ao plano mdio); Chapas (carregamento contido no plano mdio); Cascas (superfcie mdia curva). Segue exemplos:

Bloco: as trs dimenses so da mesma ordem de grandeza.

2. SISTEMAS DE APOIO

2.1. TIPOS DE VNCULOS

Vnculos so elementos que acabam por impedir o deslocamento de pontos das peas, introduzindo esforos nesses pontos correspondentes aos deslocamentos impedidos. Os deslocamentos podem ser por translao ou de rotao. Em um determinado plano, um corpo rgido qualquer possui trs graus de liberdade de movimento podendo ocorrer um deslocamento em duas direes e rotao, podendo ser:

a) Apoio simples ou de primeiro gnero: Reao na direo do movimento impedido. Exemplo de movimento: rolete do skate.

b) Articulao, rtula ou apoio do segundo gnero: um exemplo desse tipo de movimento o movimento executada pela dobradia.

c) Engaste: ou apoio de terceiro gnero: Exemplo de movimento: poste enterrado no solo.

2.2. ESTATICIDADE E ESTABILIDADE

Quando a estrutura restringida e o nmero de incgnitas igual ao nmero de equaes de equilbrio a estrutura denominada de Isosttica. Quando a estrutura restringida e o nmero de incgnitas maior que o nmero de equao de equilbrio denominado de estrutura hiperesttica. Quando a estrutura restringida ou o nmero de incgnitas menor que o nmero de equaes de equilbrio a estrutura hiposttica. Uma estrutura est restringida quando possui vnculos para restringir todos os movimentos possveis da estrutura (translao e rotao) como um corpo rgido.

Nmero de incgnitas:

- Externas: reaes de apoio ou vinculares; - Internas: esforos internos necessrios ao traado dos diagramas (conhecidas s reaes de apoio) estruturas fechadas;

Nmero de equaes de equilbrio:

- Externo: equaes de equilbrio esttico para a estrutura como um todo (seis no espao e trs no plano); - Interno: equaes de equilbrio esttico para parte da estrutura conhecido um ou mais esforos internos (ex.: rtula). Exemplos: Estruturas Planas Vigas:

2.3. ESTRUTURAS RETICULADAS

As trelias se apresentam como estruturas reticuladas, ou seja formadas por barras (em que uma direo predominante) de eixo reto, ligadas por rtulas ou articulaes (ns). Quando submetidas a cargas aplicadas nos ns apenas, as barras esto submetidas somente a esforos axiais. Segue as condies para obteno de uma trelia isosttica: 1. Equilbrio Estvel (Restringida, ns indeslocveis); 2. Nmero de incgnitas igual ao nmero de equaes de equilbrio da esttica. O nmero de incgnitas dado por: O nmero de reaes (r) + nmero de barras (b). (Incgnitas Externas) (Incgnitas Internas) O nmero de equaes de equilbrio o resultado do: - Nmero de ns (n) x 2 (o valor multiplicado devido a existncia de uma equao no eixo x e outra no y). Desta forma, podemos classific-las da seguinte maneira:

2.4. ESTRUTURAS LINEARES E NO LINEARES

Cabos so estruturas lineares, extremamente flexveis, capazes de resistir a esforos de trao. Os esforos cortantes, de compresso, de flexo e de toro no so resistidos por um cabo ideal. Os cabos so utilizados em vrios tipos de estruturas. Nas pontes pnseis e telefricos so principais elementos portantes, nas linhas de transmisso conduzem a energia eltrica, vencendo vos entre as torres e so empregados como elemento portante de coberturas de grandes vos. No estudo esttico, assume-se a hiptese que os cabos so perfeitamente flexveis, isto , possuem momento fletor e esforo cortante nulos ao longo do comprimento. Dessa forma, os cabos ficam submetidos apenas a esforos normais de trao. As formas assumidas pelo cabo dependem do carregamento que nele atua. Se o carregamento externo for muito maior do que o peso prprio do cabo, este ltimo desprezado no clculo. A geometria da configurao deformada do cabo, para um dado carregamento, denominada forma funicular (do latim, funis = corda) do cabo.

3. SEGURANA NAS ESTRUTURAS

O conceito de segurana atrela-se : Resistncia Estabilidade Durabilidade E envolve dois conceitos: Conceito Qualitativo: (Mtodo Intuitivo) Conceito Quantitativo H muitos fatores que influenciam a segurana das estruturas, tais como a variabilidade das aes e das resistncias; Importncia da estrutura custo dos danos; Imprecises geomtricas; Imprecises / Incertezas dos mtodos de clculo. 3.1. CONCEITO DE ESTADO LIMITE:

A situao (limite) surge a partir do momento em que a estrutura deixa de atender a uma das finalidades de sua construo, ou seja, torna-se insegura e inadequada para o uso. 3.1.1. ESTADO LIMITE LTIMO o Esgotamento da capacidade de sustentao da estrutura. Pode ocorrer por: Ruptura de sees; Colapso da estrutura; Perda de estabilidade; Deteriorao por fadiga; 3.1.2. ESTADO LIMITE DE SERVIO

dada por meio da Durabilidade, Aparncia, Conforto do Usurio e Bom desempenho, Exemplos: Deformaes e deslocamentos excessivos no uso normal Fissurao excessiva Vibraes excessivas 3.1.3. VERIFICAO DA SEGURANA:

Se faz necessrio para majorar as aes / esforos solicitantes, bem como para reduzir as resistncias dos materiais Segurana:

Sd: esforo solicitante de clculo (ou de projeto) Rd: esforo resistente de clculo (ou de projeto) Sk : Ao (Solicitao) caracterstica (quantil 5% : mais desfavorvel)

Para as RESISTNCIAS ( m ) : Essencialmente a variabilidade da resistncia No Estado Limite ltimo: Para o concreto: Para o ao:

Para as AES ( f ) :

3.1.4. CLASSIFICAO DAS AES

Definio de ao: Causas que provocam esforos e deformaes nas estruturas No necessariamente so foras aplicadas Aes permanentes (g) Pequena variabilidade ao longo da vida til Efeitos tendem a se estabilizar ao longo da vida til Exemplos: Peso prprio Fluncia e Retrao do concreto Recalques de apoio Protenso Desaprumo 3

Aes variveis (q) Grande variabilidade ao longo da vida til Podem atuar ou no (ou atuar parcialmente) Exemplos: Sobrecarga de uso (cargas acidentais) Cargas mveis (veculos) Variaes de temperatura Vento Aes excepcionais (exc) Durao extremamente curta e probabilidade muito baixa de ocorrncia (mas que devem ser consideradas no projeto de determinadas estruturas) Exemplos: Sismos (terremotos) Incndio Exploses, choques de veculos, etc.

4. TRABALHO VIRTUAL

A palavra virtual significa que as quantidades so imaginrias e que no existem no sentido real ou fsico. Logo, deslocamento virtual imaginrio e arbitrariamente imposto sobre o sistema estrutural. J o trabalho realizado por foras reais durante um deslocamento virtual chamado de trabalho virtual. Se sistema de cargas em equilbrio atua sobre um corpo rgido, podese dar a ele um deslocamento virtual consistindo numa translao, rotao ou uma combinao de ambas. Durante esse deslocamento virtual, o trabalho realizado pelas foras deve ser igual a zero porque as foras esto em equilbrio. Esta afirmao consiste no princpio dos deslocamentos virtuais. Tambm possvel aplicar o princpio dos deslocamentos virtuais aos casos de estruturas deformveis. Para isto, deve-se levar em considerao o trabalho virtual das foras externas e internas. 3

Para esta situao, pode-se imaginar uma estrutura em equilbrio, sob a ao de foras, momentos fletores, torques e carga distribuda. Admite-se que a estrutura submetida a uma deformao virtual que consiste em uma pequena mudana na sua forma. Durante a deformao virtual, cada elemento da estrutura ser deslocado para uma nova posio, acarretando a deformao da prpria estrutura. Consequentemente, as foras exercidas num elemento (tenses resultantes e cargas externas) realizaro trabalho virtual. Este trabalho virtual dado por e dW e pode ser subdividido em: r dW (trabalho causado pelo deslocamento do elemento como corpo rgido translao e rotao) e d dW (trabalho associado deformao do elemento). Logo:

Como o elemento est em equilbrio, o trabalho realizado pelas foras externas e internas durante o deslocamento do corpo nulo ( = 0) r dW . Assim: e d dW = dW , ou seja, o trabalho virtual total igual ao trabalho virtual realizado por estas foras durante a deformao virtual do elemento. Fazendo a integrao para toda a estrutura: A integral do primeiro membro da equao igual ao trabalho virtual das foras externas atuantes sobre a estrutura, sendo chamado de trabalho externo, ext W . A integral do segundo corresponde ao trabalho virtual associado deformao do elemento. Este trabalho inclui os efeitos de todas as foras que atuam no elemento, tenses resultantes e foras externas. Entretanto, quando um elemento se deforma, somente as tenses resultantes realizam algum trabalho. Portanto, o segundo membro da equao (2.2) representa o trabalho virtual das tenses resultantes apenas. Este trabalho virtual igual ao realizado pelas tenses resultantes quando os elementos nos quais elas atuam so deformados virtualmente. A quantidade total deste trabalho virtual obtido pelo somatrio de todos os elementos chamada de trabalho interno, int W. Assim, obtm-se a seguinte equao: 3

A equao acima representa o princpio do trabalho virtual e pode ser definida da seguinte forma: quando a uma estrutura deformvel, em equilbrio, sob a ao de um sistema de cargas, dada uma pequena deformao virtual, o trabalho realizado pelas foras externas igual ao trabalho virtual realizado pelas foras internas. Observaes importantes: a) A deformao virtual, ou o deslocamento virtual, deve ser compatvel com os suportes da estrutura e manter sua continuidade. A mudana virtual na forma pode ser arbitrariamente imposta estrutura e no deve ser confundida com deformaes causadas por cargas reais. b) O princpio do trabalho virtual aplica-se a todas as estruturas a despeito do material se comportar linearmente ou no, elstica ou inelasticamente.

5. MTODO DA CARGA UNITRIA

O mtodo da carga unitria pode ser utilizado para determinao de deslocamentos das estruturas estaticamente determinada (estruturas que podem ter seus esforos internos e externos determinados apenas por condies de equilbrio) e indeterminada, a partir do princpio do trabalho virtual. Para a aplicao desse mtodo, devem ser considerados dois sistemas de carregamento: 1 sistema: consiste na estrutura submetida a cargas reais, mudanas de temperatura ou outras causas que provoquem deslocamento. 2 sistema: consiste em uma carga unitria que age sozinha na estrutura. Por carga unitria entende-se uma carga fictcia ou substituta, introduzida para se calcular o deslocamento da estrutura causado por foras

reais, podendo este ser uma translao, rotao, um deslocamento relativo ou uma rotao relativa. Quando a carga unitria atua na estrutura, ela produz reaes nos apoios e tenses nos membros que , combinadas com a carga unitria e as reaes, formam um sistema de foras em equilbrio. De acordo com o princpio do trabalho virtual, ao impor uma pequena deformao virtual, o trabalho virtual das foras externas ser igual ao trabalho virtual das foras internas. O mtodo da carga unitria correlaciona-se com o princpio do trabalho virtual na medida em que preciso escolher adequadamente a deformao virtual. Neste caso, tomam-se as deformaes reais da estrutura causada pelo primeiro sistema de carregamento, como as deformaes virtuais a serem impostas sobre o segundo sistema (a estrutura com carga unitria). O trabalho virtual externo que ocorre durante essa deformao virtual, realizado pela carga unitria, pois est a nica carga externa atuando na estrutura. Temos assim: J o trabalho virtual interno realizado pelas tenses resultantes , quando os elementos da estrutura so deformados virtualmente. Entretanto, as deformaes virtuais so escolhidas para serem as mesmas das deformaes reais que suporta as cargas reais. Logo: que ocorrem na estrutura

Como Wint W

ext

= , ento temos a equao fundamental da carga

unitria:

A equao fundamental do mtodo da carga unitria bastante geral, no estando sujeita a nenhuma restrio relativa ao comportamento linear do 3

material ou da estrutura, ou seja, no necessrio que o princpio da superposio seja vlido.

6. TEOREMA DE BETTI E MAXWELL

O princpio dos trabalhos virtuais pode ser utilizado para formular dois teoremas que so teis na anlise de estruturas lineares. Esses teoremas so chamados de reciprocidade e podem ser: Teorema de Maxwell e a sua verso generalizada, o Teorema de Betti. Considerando dois sistemas estruturais, A e B (Fig. 1), tem-se:

A composto de um sistema de foras configurao deformada .

, associado a uma

so as foras externas atuando sobre a estrutura, esforos internos em equilbrio com deslocamentos externos, e

so os

o campo de

so os deslocamentos internos. , .

O sistema B anlogo ao A e composto de um sistema de foras f associado a uma configurao deformada

Figura 1

Figura 1 Teorema de Maxwell para foras generalizadas unitrias.

Com isso, pode-se enunciar o Teorema de Betti: se uma estrutura linear submetida a dois sistemas de foras generalizadas, o trabalho realizado pelas foras generalizadas do primeiro sistema com os correspondentes deslocamentos generalizados do segundo igual ao trabalho

realizado

pelas

foras

generalizadas

do

segundo

sistema

com

os

correspondentes deslocamentos generalizados do primeiro. As foras so ditas generalizadas, pois envolvem cargas concentradas, cargas distribudas e momentos aplicados. Os deslocamentos so ditos generalizados, pois podem envolver deslocamentos e rotaes. Um caso particular do Teorema de Betti o Teorema de Maxwell. Este ocorre quando as solues so constitudas de foras generalizadas unitrias isoladas. Para foras generalizadas unitrias aplicadas, o Teorema de Maxwell tem o seguinte enunciado: em uma estrutura linear elstica, o deslocamento generalizado no ponto j provocado por uma fora generalizada unitria atuando no ponto i igual ao deslocamento generalizado no ponto i provocado por uma fora generalizada unitria atuando no ponto Na verso para deslocamentos generalizados unitrios, o enunciado fica assim: em uma estrutura linear elstica, a fora generalizada que atua no ponto j necessria para provocar um deslocamento generalizado unitrio atuando no ponto i igual fora generalizada no ponto i necessria para provocar um deslocamento generalizado unitria atuando no ponto

7. ESFOROS E DEFORMAO ESFOROS SOLICITANTES Os corpos slidos no so rgidos e indeformveis. A experincia mostra que, quando submetidos a foras externas, os corpos se deformam, ou seja, variam de dimenses. Os esforos internos que tendem a resistir s foras externas so chamados esforos solicitantes. Se as foras externas produzirem tenses abaixo do limite de elasticidade do material do corpo slido, ao cessarem, este readquire a forma e as dimenses originais. Esta propriedade chama-se elasticidade e a deformao chama-se, ento, elstica. Se as foras, porm, passarem de um determinado valor, de modo que, ao cessarem, o corpo no volta mais forma primitiva, mantendo-se permanentemente deformado, diz- se que o corpo foi solicitado alm do limite de elasticidade. Se as foras aumentarem ainda mais, as deformaes permanentes aumentam rapidamente at provocarem ruptura do corpo. A fora que provoca ruptura do corpo serve para medir sua solidez, ou seja, sua resistncia ruptura. Ao se dimensionar uma pea deve-se no s evitar a sua ruptura, como tambm evitar deformaes permanentes, ou seja, ao cessar a fora externa, as deformaes devem tambm cessar. Surge ento a necessidade de um estudo mais profundo dos esforos a que esto submetidos os materiais, com vistas a se obter um dimensionamento seguro e econmico.

Classificao dos esforos solicitantes Os esforos solicitantes so classificados em: Fora Normal (N)

Fora Normal a componente da fora que age perpendicular seo transversal. Se for dirigida para fora do corpo, provocando alongamento no sentido da aplicao da fora, produz esforos de trao. Se for dirigida para dentro do corpo, provocando encurtamento no sentido de aplicao da fora, produz esforos de compresso. As foras normais so equilibradas por esforos internos resistentes e se manifestam sob a forma de tenses normais (fora por unidade de rea), representadas pela letra grega (Sigma), que sero de trao ou de compresso segundo a fora normal N seja de trao ou compresso. Fora Cortante (V) Fora Cortante componente da fora, contida no plano da seo transversal que tende a deslizar uma poro do corpo em relao outra, provocando corte (deslizamento da seo em seu plano). As tenses desenvolvidas internamente que opem resistncia s foras cortantes so denominadas tenses de cisalhamento ou tenses tangenciais (fora por unidade de rea), representadas pela letra grega (Thau). Momento Fletor (M) Um corpo submetido a esforos de flexo, quando solicitado por foras que tendem a dobr-lo, fleti-lo ou mudar sua curvatura. O momento fletor age no plano que contm o eixo longitudinal, ou seja, perpendicular seo transversal. Momento de Torsor (T) A componente do binrio de foras que tende a girar a seo transversal em torno do eixo longitudinal chamado Momento de Torsor.

EQUILBRIO INTERNO E EXTERNO Uma estrutura est em equilbrio esttico quando as grandezas externas possuem o mesmo mdulo das grandezas internas, onde a soma de todas deformaes dos esforos internos gera o deslocamento das aes ativas e reativas na estrutura. O equilbrio esttico de um sistema de foras coplanares deve preencher as condies das trs equaes da esttica:

A resultante das foras horizontais igual a zero ( S H=0 )

A resultante das foras verticais igual a zero ( S V=0 )

A resultante dos momentos das foras e dos momentos

aplicados igual a zero ( S M=0 )

As condies de equilbrio so indispensveis para o clculo das reaes de estruturas isostticas e hiperestticas. DIAGRAMAS Diagramas ou Linhas de Estado so o estudo grfico dos esforos simples. Esses grficos retratam os valores dos esforos simples ao longo da estrutura, permitindo a visualizao das variaes desses esforos de uma seo para outra. Classificao:

Diagrama de Fora Normal: retrata os esforos nomais (trao e

compresso) ao longo da estrutura.

Diagrama de Fora Cortante: retrata os esforos cortantes

(cisalhamento) ao longo da estrutura.

Diagrama de Momento: retrata os esforos de flexo ao longo da

estrutura.

Linha de Influncia: retrata os esforos de uma seo da estrutura, em relao a variao de uma fora na estrutura.

REFERNCIAS

Structural analysis: a unified classical and matrix approach. London, New York: E & FNSPON, 1972. Obtida de http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Maxwell-Betti
www.pt.wikipedia.org/.../Princpio_dos_trabalhosvirtuais www.mspc.eng.br/matr/trab_virt01.shtml

www.lmc.ep.usp.br/people/valdir/wp.../Nutau2004_concreto.pdf www.ecv.ufsc.br/secdepto/graduacao/combinacao.pdf www.pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_estrutural

Vous aimerez peut-être aussi