Vous êtes sur la page 1sur 9

Escola de Qumica

CORROSO MICROBIOLGICA
Professora Isabel Cristina Perira Margarit Mattos

Clara Schreiber Maia


DRE: 107350960

Julho de 2010
Casos Principais

Principais microorganismos envolvidos A corroso induzida por microorganismos est geralmente associada s bactrias. Dentre as mais frequentes esto as bactrias redutoras de sulfato, as bactrias oxidantes de enxofre ou de compostos de sulfeto, bactrias oxidantes de ferro e de mangans, e bactrias formadoras de limos. Alguns casos menos frequentes mas no menos importantes ocorrem por ao de fungos e algas. Indstrias com casos de corroso microbiolgica Indstria Petroqumica Se houver presena de gua em tanques de armazenamento de combustveis haver ao microbiolgica. Procura-se manter o ambiente livre de gua, mas ela pode acabar prenetando no combustvel e se acumulando em reas de difcil drenagem. O problema ocorre mais frequentemente em tanques de querosene, j que os microorganismos usam com mais facilidade os hidrocarbonetos na faixa C10-C18. Outros casos de contaminao so nos tanques de armazenamento de leo diesel e gasolina. Entre as principais consequencias da ao microbiolgica est a biodegradao de aditivos orgnicos que teriam como funo melhorar o desempenho do combustvel; formao de cido sulfdrico, que age diretamente como agente corrosivo, alm de reagir com componetes do combustvel formando sulfetos orgnicos altamente corrosivos; deteriorao do revestimento do tanque. Indstria de papel e celulose Mais de 30% dos custos de manuteno da indstria celulsica esto ligados corroso. Nas tubulaes de gua bruta, a presen de bactrias oxidantes do ferro pode levar a formao de tubrculos de xidos de ferro. Nas instalaes relacionadas com a mquina de papel e gua branca pode haver crescimento microbiano com formao de limo bacteriano.

Indstria Metalrgica

Os equipamentos que utilizam leos de corte nas operaes de usinagem podem estar sujeitos corroso por biodeteriorao destes leos. Os gases formados podem ser corrosivos aos materiais metpalicos empregados no equipamento. Indstrias Qumicas em geral As tubulaes de distribuio de guas podem apresentar depsitos de xido de ferro hidratado na forma de tubrculos, originados da ao de bactrias oxidantes do ferro. Criam-se desta maneira condies para corroso por aerao diferencial. As tubulaes de conduo de gs podem conter sulfato na gua de selagem, que pode ser convertido a sulfeto por bactrias redutoras de sulfato. Alm da corroso do material metpalico, haver contaminao do gs com H2S. Os sistemas de resfriamento so propcios ao microbiana pois alm da gua ser aerada, ela est exposta luz solar, tem pH entre 7 e 8 e temperatura entre 27 e 80. Pode desenvolver-se um biofilme, criando condies para a anaerobiose, ou ainda formao de depsitos que facilitam a corroso por aerao diferencial.

Mecanismos
Criao do biofilme A criao de um biofilme pode ocorrer quando uma superfcie metlica est imersa em gua. Alguns compostos orgnicos dissolvidos no meio aquoso podem se adsorver na superfcie do metal. Algumas bactrias se depositam no metal (as chamadas bactrias ssseis), enquanto outras, as plantnicas, continuam dispersas no meio aquoso. As bactrias ssseis produzem um polmero extracelular que se envolvem entre si, aglutinando as clulas. Assim, elas ficam protegidas de condies desfavorveis do meio, como a presen de biocidas. Uma vez fixadas, e se houver nutrientes no meio, as bactrias se multiplicam. Outros microorganismo como fungos e algas podem aderir, facilitando o crescimento do biofilme.

Condies operacionais que influenciam o biofilme

Existem muitas especies de bactrias, que sobrevivem e se desenvolvem em condies muito diferentes. Portanto, preciso analisar os casos particulares para determinar como as condies do meio influenciam em seu crescimento. Alguns faotres so comuns para a grande maioria das bactrias. O aumento da temperatura na faixa de 30-40 facilitam o crescimento do biofilme. Em temperaturas elevadas, entretanto, o crescimento interrompido a no ser que as bactrias envolvidas sejam termfilas e suportem temperaturas extremas. Os biofilmes formados em velocidades baixas so mais volumosos e se destacam com maior facilidade. Aqueles formados rapidamente so mais aderentes e menos volumosos. Se o pH do meio for muito elevado, as bactrias no conseguem se desenvolver o biofilme fica estagnado. A ausncia de oxignio permite o desenvolvimento de bactrias anaerbias, como por exemplo as bactrias redutoras de sulfato. Mecanismos gerais de corroso induzida por microorganismos Os microorganismos podem induzir a corroso pelas seguintes maneiras: - Aumento da velolcidade das reaes andica e catdica. - Formao de produtos a partir do metabolismo microbiano que diminuem a resistncia das pelculas protetoras do material metlico. - Formao de produtos que criam ambientes corrosivos. - Formao de tubrculos que se depositam na superfcie do metal criando condies para a corroso por aerao diferencial. A corroso por ao microbiolgica classificada em quatro tipos: formao de cidos, despolarizao catdica, aerao doferencial e ao conjunta de bactrias. Corroso microbiolgica por ao de cidos Ocorre quando alguma reao do metabolismo microbiolgico leva a formao de produtos que se convertem facilmente em cidos. Os pricipais casos esto descritos abaixo.

Oxidao de compostos inorgnicos de enxofre. Bactrias do gnero Thiobacillus oxidam enxofre ou composto de enxofre como forma de gerar energia para seus processos catablicos ( so bactrias autotrficas que sintetizam seu material celular a apritr de compostos inorgnicos de carbono e nitrognio). Dentre os compostos de enxofre que elas so capazes de oxidar esto o sulfito(SO3-2), o tiosulfato (S2O3-2) e sulfetos solveis (H2S). O produto da oxidao so sulfatos que logo so convertidos a cido sulfrico, favorecendo a corroso dos metais. Um exemplo no qual ocorre este tipo de corroso a degradao de tubos de concreto ou ao carbono que conduzem guas de esgoto ou poludas. Neste sistema ocorre grande despreendimento de cido sulfdrico, que as clulas usam como substrato para produo de cido sulfdrico ocasionando a corroso do ao ou do concreto. Oxidao de piritas As bactrias da espcies Thiobacillus ferrooxidans so capazes de oxidar depsitos pirticos (FeSx) a cido sulfrico em pH cido. Este problema muito comum em minas de ouro e carvo, onde h presena de piritas que so oxidadas a cido sulfrico pelas bactperias. As guas adquirem carter cido e se tornam corrosivas para as mquinas de bombeamento e para as instalaes das minas. Fermentao de materiais celulsicos Algumas bactrias, como Mutyribacterium rettgeri, so capazes de oxidar a celulose produzindo cido actico, cido butrico e dixido de carbono. Algumas tubulaes enterradas so revestidas por materiais celulsicos ( como aniagem, impregnado com asfalto ou betume). Nestes casos, eles esto sujeitos ao microbiana que alm de levar deteriorao do revestimento pode induzir a corroso por causa dos cidos formados. Este processo mais comuns em meios poucos aerados. Certos fungos tambm conseguem produzir cidos orgnicos, causando corroso de materiais metlicos e biodeteriorao de madeira.

Corroso microbiolgica por despolarizao catdica

Geralmente quando o ferro est em um meio em que no h oxignio no esperase que haja corroso. Existem, entretanto, meios desaerados que apresentam corroso acentuada. Estes casos esto frequentemente associados presena de bactrias capazes de usar hidrognio livre em seu metabolismo. Exemplos so as redutoras de nitrato (como a Micrococcus denitrificans), as redutoras de dixido de carbono (methanobacterium oomeliansky) e redutores de sulfato (Desulfovibrio desulfuricans). Estas espcies so anaerbias, e portanto devem retirar a energia necessria aos seus processos metablicos de reaes de oxirreduo. Elas so capazes de elaborar a enzima hidrogenase, e ento consegue utilizar o hidrognio produzido na rea catdica. No caso das bactrias redutoras de sulfato, elas utilizam o hidrognio para reduzir o sulfato a sulfeto: H2SO4 + 8H H2S + 4H20 O hidrognio, que na ausncia de microorganismos ficaria adosrvido no material metlico, polarizando-o, acaba sendo utilizado pelas bactrias ocasionando uma despolarizao catdica da rea e assim a acelerao da reao catdica. No anodo, consequentemente, ocorrer a oxidao do ferro metlico: 8H2O 8H+ + 8OH4Fe + 8H4 4Fe+ + 8H Os produtos de corroso podem se combinar: Fe+2 + H2S FeS + 2H4 3Fe+2 + 6OH- 3Fe(OH) 2 A reao global pode ser escrita: 4Fe + H2SO4 + 2H2O 3Fe(OH) 2 + FeS Os casos mais frequentes deste tipo de corroso so em sistemas nos quais existem reas sem acesso ao oxignio. Exemplos comuns so filtros de areia, tubulaes enterradas, poos de recuperao secundria de petrleo, parte inferior de pites, poos de guas profundas, etc.

Alm da ausncia de oxignio, condies favorveis so pH entre 5,5 e 8,5; presena de sulfato; presena de matria orgnica; temperatura entre 25 e 44C. Um bom indicativo da ocorrncia deste tipo de corroso e a presena de sulfeto, que pode ser facilmente verificada pela adio de um cido a amostra, produzindo H2S que tem um odor muito caracterstico. Alm disso, formam-se tubrculos embaixo dos quais existem pites profundos com aspecto metlico brilhante. Atualmente, outros mecanismos alm da despolarizao catdica so considerados para explicar a corroso sob estas condies. Alguns deles esto mostrados a seguir: - Em altas concentraes de Fe+2, forma-se sulfeto de ferro, FeS, floculento e noaderente, e o processo corrosivo intenso. - Produtos como enxofre e cidos so muito corrosivos. -Formao de pilhas de aerao diferencial - H2S pode levar a quebra da passivao do ao. Corroso microbiolgica por aerao diferencial Ocorre quando um microorganismo forma um porduto insolvel que se deposita na superfcie metlica, gerando condies para a corroso por aerao diferencial. muito comum o crescimento microbiano em sistemas de resfriamento, j que a temperatura conveniente e existem muitos nutrientes no meio. Alm da corroso, o depsito de resduos pode levar ao entupimento de tubulaes e interfirir na troca de calor. Criam ainda condies anaerbicas para o desenvolvimento de bactrias redutoras de sulfato. Casos clssicos so bactrias oxidantes de ferro, como as Gallionella ferruginea. Elas aceleram a oxidao de ons Fe+2 dissolvidos no meio aquosos em ons Fe+3, que formam compostos insolveis como Fe2O3.H2O ou Fe(OH)3. Estes produtos se apresentam em forma de tubrculos pela superfcie do metal. Em alguns casos observa-se grande quantidade de tubrculos, o que a primeira vista poderia indicar um material que sofreu corroso acentuada. A grande maioria,entretanto, originada da oxidao do Fe+2 pelas bactrias, e no provenientes da oxidao da tubulao. Cabe lembrar que esta no um mecanismo de corroso propriamente dito, mas cria condies para a ocidao do metal ocorra por aerao diferencial.

Corroso microbiolgica por ao conjunta de bactrias Bactrias podem agir simultaneamente favorecendo a corroso: - Bactrias redutores de sulfato podem formar H2S que emseguida oxidado a H2SO4 por uma bactria do gnero Thiobacillus. - Bactrias redutoras de sulfato formam sulfeto, que ento oxidado por certas bactrias a enxofre elementar (substncia muito corrosiva para materiais ferrosos). - Duas espcies podem agir em conjunto para oxidar enxofre elementar, produzindo cidos em grande quantidade. -Bactrias de ferro podem formar tubrculos, ideais para a proliferao de bactrias anaerbias redutoras de sulfato. Ocorre ento corroso localizada na forma de pites.

Tcnicas de Proteo e Controle


Limpeza Sistemtica Consiste na remoo de depsitos biolgicos, evitando a corroso por aerao diferencial e o desenvolvimento de bactrias anaerbias embaixo dos tubrculos.Pode ser um mecanismo mecnico ou qumico. O processo qumico consiste na adio de tensoativos, que impede a fixao do resduo na superfcie do metal. No processo mecnico so usados raspadores ou jatos de gua a alta presso para retirada dos resduos. Em ambos os casos, comum realizar-se um sanitizao aps o processo. Tratamento com biocidas As substncias usadas podem ter ao bacteriosttica (impedem o crescimento das bactrias) ou bactericidas (matam as bactrias). Tambm podem ser fungicidas (atacam fungos), algicidas (atacam algas) ou limicidas (atacam limos). Costuma-se usar uma mistura de biocidas para evitar que os microorganismos criam resistncia a determinadas substncias. Os produtos mais usados so aldedos, tiocianatos orgnicos, sais de amnio quaternrios, cloro e compostos clorados, compostos orgnicos de enxofre e estanho, bromo e compostos brimados, oznio, etc.

Cada composto tem um mecanismo de ao diferente, dos quais podemos destacar: - ao oxidante: oxidam os grupos proteicos, o que leva a perda de atividade enzimtica. Sem poder realizar suas reaes metablicas, o microorganismo morre. o caso do cloro, bromo e seus derivados. -alterao da permeabilidade das paredes celulares,interferindo no metabolismo do microorganismo. Exemplos so os tensoativos e os sais quaternrios de amnio. Um bom biocida deve ter uma ampla faixa de atividade contra microorganismos, de preferncia a baixas concentraes. Alm disso, ele no pode ser txico, deve ser compatvel com o equipamento e o meio, e biodegradvel. Aerao Tem como objetivo evitar o desenvolvimento de bactrias redutoras de sulfato, que s se desenvolvem na ausncia de oxignio. Elevao do pH A maioria das bactrias se desenvolve na faixa 5,5-9. Aumentar o pH evita o crescimento da maior parte das bactrias. Cabe lembrar que diminuir o pH no pe vivel pois a acidez torna o meio corrosivo. Revestimento externo Usado em tubulaes enterradas. So usados polietileno, PVC, betume, evitando materiais celulsicos quando possvel. Em alguns casos pode-se adicionar uma substncia fungicida. Proteo catdica Alm da proteo corroso do ao, forma-se um meio alcalino na superfcie do metal desfavorvel ao desenvolvimento microbiolgico.

Bibliografia Vicente Gentil, Corroso, 5 edio,. Livros Tcnicos e Cientficos Editora S/A, Rio de. Janeiro, 2007.

Vous aimerez peut-être aussi