Vous êtes sur la page 1sur 17

A DINMICA DA ESCRAVIDO NO BRASIL

Resistncia, trfico negreiro e alforrias, sculos XVII a XIX


Rafael de Bivar Marquese
1

RESUMO

O artigo examina as relaes entre o trfico negreiro transatlntico para o Brasil, os padres de alforria e a criao de oportunidades para a resistncia escrava coletiva (formao de quilombos e revoltas em larga escala), do final do sculo XVII primeira metade do sculo XIX. Valendo-se das proposies tericas de Patterson e Kopytoff, sugere uma interpretao para o sentido sistmico do escravismo brasileiro na longa durao, sem dissociar a condio escrava da condio liberta, nem o trfico das manumisses.
PALAVRAS-CHAVE: escravido; histria do Brasil; trfico negreiro;

alforrias; resistncia escrava.


SUMMARY

The article examines the relationships between the transatlantic slave trade for Brazil, manumissions patterns and the creation of opportunities for collective slave resistance (formation of maroons communities and large revolts), from the end of the XVIIth century to the first half of the XIXth century. Based on the theoretical propositions of Patterson and Kopytoff, it suggests an interpretation for the Brazilian slave system in the long duration without dissociating the slave condition from the freedman one and the slave trade from the manumissions.
KEYWORDS: slavery; Brazilian history; transatlantic slave trade; manumissions; slave resistance.

O ENIGMA DE PALMARES

[1] Texto originalmente apresentado ao I Encontro entre Historiadores Colombianos e Brasileiros, promovido pelo Ibraco em Bogot, Colmbia,em agosto de 2005.

A Guerra dos Palmares foi um dos episdios de resistncia escrava mais notveis na histria da escravido do Novo Mundo. Ainda que as estimativas das fontes coevas e dos historiadores sobre o nmero total de habitantes divirjam bastante de um mnimo de 6 mil a um mximo de 30 mil pessoas ,no h como negar que as comunidades palmarinas, dada a extenso territorial e a quantidade de escravos fugitivos que acolheram, tornaram-se o maior quilombo na histria da Amrica portuguesa. Suas origens datam do incio do sculo XVII, mas sua formao como grande ncleo quilombola se deu apenas no contexto da invaso holandesa de Pernambuco,quando diversos escravos se aproveitaram das desordens militares e fugiram para o sul da capitania.
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 107

As comunidades rebeldes que ento se organizaram resistiram a diversas incurses da Companhia das ndias Ocidentais e, aps a expulso dos holandeses,a ataques das tropas luso-brasileiras. Nas dcadas de 1670 e 1680, os africanos, crioulos e descendentes alojados em Palmares eram vistos pelas autoridades metropolitanas como holandeses de outra cor, por conta da ameaa que representavam ordem colonial portuguesa na Amrica.Sua derrota pela fora das armas s ocorreu em meados da dcada seguinte,aps um conflito secular com dois dos maiores poderes coloniais europeus do mundo moderno. Antes da revoluo escrava de So Domingos (1791-1804) e das grandes revoltas abolicionistas do Caribe ingls no primeiro tero do sculo XIX, o episdio de Palmares s teve equivalente na I Guerra Maroonda Jamaica (1655-1739) e na Guerra dos Saramaca no Suriname (1685-1762). Nesses dois casos, entretanto, os quilombolas conseguiram vencer as tropas repressoras, forando autoridades e senhores a reconhecerem a liberdade dos grupos revoltosos2. A histria da derrota do grande quilombo palmarino deu origem a um enigma que h certo tempo chama a ateno dos especialistas em escravido brasileira:por que no houve outros Palmares na histria do Brasil? O ponto importante,pois a atividade quilombola se ampliou no sculo XVIII, com o aumento do volume do trfico negreiro transatlntico e a formao dos ncleos mineratrios no interior do territrio, assumindo diferentes modalidades de norte a sul da Amrica portuguesa. Afora as numerosas comunidades quilombolas, de dimenses e durao variveis, o Brasil viu aparecer no incio do sculo XIX outra forma de resistncia escrava coletiva, presente no Caribe ingls havia bom tempo:o ciclo de revoltas africanas que agitou o Recncavo Baiano entre 1807 e 18353. A resposta que os historiadores forneceram ao enigma aponta para a mudana na legislao escravista portuguesa. Aps Palmares, dizem eles, houve uma progressiva especificao das funes do capito-domato responsvel legal nas diferentes localidades da Amrica portuguesa pela captura de escravos fugitivos e delimitao, nas letras da lei, do que seria uma comunidade quilombola. A institucionalizao da figura do capito-do-mato e a definio de quilombo como qualquer ajuntamento composto de alguns poucos escravos fugitivos teriam tolhido, j no nascedouro, a formao de comunidades rebeldes com as propores de Palmares 4. Creio, no entanto, ser possvel avanar outra explicao, que sem negar a fornecida pelos historiadores que trataram do assunto recorre configurao que o escravismo brasileiro adquiriu a partir do final do sculo XVII. O objetivo deste ensaio justamente entender por que no houve outros Palmares na histria do Brasil. Para tanto, concentrarei minha ateno nas relaes entre trfico negreiro transatlntico, alforrias e criao de oportunidades para a resistncia escrava coletiva (como a formao de quilombos e as revoltas em larga escala),do final do sculo
108 A DINMICA DA ESCRAVIDO NO BRASIL Rafael de Bivar Marquese

[2] Sobre Palmares, ver, de Dcio Freitas:Palmares, a guerra dos escravos. Rio de Janeiro: Graal, 1990 (1a ed. 1971) e Repblica de Palmares. Pesquisa e comentrios em documentos histricos do sculo XVII. Macei: Editora da Ufal, 2004. Sobre a resistncia escrava no Caribe ingls e francs e no Suriname, ver Patterson, Orlando. Slavery and slave revolts: a sociohistorical analysis of the First Maroon War, 1655-1740. Social and Economic Studies, vol. 19, no 3, set. 1970; Craton, Michael. Testing the chains. Resistance to slavery in the British West Indies. Ithaca: Cornell University Press, 1982; Price, Richard. First-Time. The historical vision of an Afro-American people. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1983; Dubois, Laurent. Avengers of the New World. The story of the Haitian revolution. Cambridge, MA: Belknap Press,2004. [3] Sobre a atividade quilombola em Minas Gerais, ver Guimares, Carlos Magno. Uma negao da ordem escravista. Quilombos em Minas Gerais no sculo XVIII. So Paulo: cone, 1988; sobre o ciclo de revoltas na Bahia, ver Reis, Joo Jos. Rebelio escrava no brasil. A histria do levante dos mals em 1835. Ed. revista. So Paulo: Companhia das Letras,2003. [4] Essa a explicao proposta por Stuart Schwartz,que encontrou largo desenvolvimento no trabalho de Silvia Lara. Ver, respectivamente desses dois historiadores, os ensaios Repensando Palmares: resistncia escrava na Colnia. In: Escravos, rocei-

ros e rebeldes. Bauru: Edusc, 2001, e Do singular ao plural: Palmares, capites-do-mato e o governo dos escravos. In: Reis, Joo Jos & Gomes, Flvio dos Santos (orgs.). Liberdade por um fio. Histria dos quilombos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras,1996.

[5] A idia que subjaz a essa diferenciao deriva em parte da proposta de Robin Blackburn para a contraposio entre escravido barroca e escravido moderna. Ver The making of New World slavery. From the Baroque to the Modern, 1492-1800. Londres: Verso, 1997.Blackburn,no entanto,no levou em devida conta a insero das regies de escravismo barroco na modernidade, dentro da lgica do mercado mundial.Ver,a respeito,as crticas pertinentes de Stuart Schwartz em Review of the Making of New World Slavery: From the Baroque to the Modern, 1492-1800, by Robin Blackburn. In: William and Mary Quarterly, srie 3,vol. LV,no 3,jul.1998.

[6] Ver, a respeito, os seguintes trabalhos:Schwartz,Stuart.Alforria na Bahia, 1684-1745. In: Escravos, roceiros e rebeldes, pp. 165-212; Slenes, Robert.The demography and economics of Brazilian slavery: 1850-1888. Tese de doutorado em Histria. Stanford: Stanford University, 1976; Alencastro, Luiz Felipe de. La traite ngrire et lunit nationale brsilienne.

XVII primeira metade do sculo XIX. A idia de que eventos como Palmares, a Guerra Maroon jamaicana ou a campanha dos Saramaca estiveram diretamente ligados configurao de determinado tipo de sistema escravista,que denominarei escravismo de plantation.Nesse sistema,a produo econmica se concentrava em um nico produto e o quadro social era marcado por desbalano demogrfico entre brancos livres e escravos negros, amplo predomnio de africanos nas escravarias, poucas oportunidades para a obteno de alforria e altas taxas de absentesmo senhorial. Um sistema escravista dessa natureza, tpico das colnias caribenhas inglesas e francesas do sculo XVIII,e cujas caractersticas bsicas tiveram desenvolvimento apenas parcial na Amrica portuguesa da primeira metade do sculo XVII, no mais encontrou espao nos dois sculos subseqentes da histria do Brasil. Com a minerao, essa mudana de fundo no carter do escravismo brasileiro apenas se acentuou. A instituio se difundiu social e espacialmente, com a disseminao da posse de escravos pelo tecido social e a criao de hierarquias tnicas e culturais bastante complexas. Antigas reas de plantation, como a Zona da Mata pernambucana e o Recncavo Baiano, mesmo mantendo a produo escravista aucareira, verificaram igualmente essas transformaes5. A partir de fim do sculo XVII, o sistema escravista brasileiro passou a escorar-se em uma estreita articulao entre trfico transatlntico de escravos bastante volumoso e nmero constante de alforrias. Nessa equao, era possvel aumentar a intensidade do trfico, com a introduo de grandes quantidades de africanos escravizados, sem colocar em risco a ordem social escravista. Logo aps a derrota de Palmares, reduziram-se substancialmente as oportunidades de sucesso para as revoltas escravas e os grandes quilombos no Brasil. No por acaso, com exceo de uma breve ocasio na dcada de 1670, ainda no curso da Guerra dos Palmares,as autoridades coloniais portuguesas e os representantes imperiais brasileiros sempre se recusaram a negociar com revoltosos e quilombolas.Essa posio poltica,que traduzia o quadro das relaes de fora entre senhores e escravos no Brasil,teve como contraponto a atitude de ingleses e holandeses,forados a reconhecer em tratados de paz as conquistas que Maroon e Saramaca obtiveram em campo de batalha. importante salientar que faz pelo menos trs dcadas os historiadores tm anotado a relao estreita que houve na histria do Brasil entre o volume do trfico negreiro transatlntico e as altas taxas de alforrias6. O que falta, acredito, fornecer um enquadramento terico mais substantivo para essa articulao,relacionando-a ao limitado campo de possibilidades de sucesso para a resistncia escrava coletiva no Brasil. Valendo-me dos estudos disponveis, procurarei ler os resultados luz das proposies tericas de Orlando Patterson e Igor Kopytoff, que no secionam a experincia do escravo da experincia do forro; ambos
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 109

encaram a escravizao, a situao de escravido e a manumisso como partes de um mesmo processo institucional.De acordo com a sugestiva formulao de Kopytoff, a escravido no deve ser definida como um status,mas sim como um processo de transformao de status que pode prolongar-se uma vida inteira e inclusive estender-se para as geraes seguintes.O escravo comea como um estrangeiro [outsider] social e passa por um processo para se tornar um membro [insider].Um indivduo,despido de sua identidade social prvia, colocado margem de um novo grupo social que lhe d uma nova identidade social. A estraneidade [outsidedness],ento, sociolgica e no tnica 7. Com base nessa proposio, tentarei sugerir um esquema interpretativo para o sentido sistmico do escravismo brasileiro na longa durao, sem dissociar a condio escrava da condio liberta e o trfico negreiro das alforrias.Como em todo ensaio,h sempre o risco derivado do alto grau de generalizao,afora o fato de esse sentido sistmico no ter sido de todo claro aos contemporneos.A tomada de conscincia do processo institucional do escravismo brasileiro ocorreu apenas no incio do sculo XIX, mais especificamente no contexto da independncia, tanto pelos viajantes estrangeiros que ento percorriam o territrio brasileiro como, sobretudo, pelos construtores do Imprio do Brasil. Tal meu ponto de chegada.Noutros termos,pretendo demonstrar que a percepo da experincia histrica colonial,que combinava trfico negreiro e alforrias,teve papel importante para definir o porvir da escravido nos quadros do Estado nacional brasileiro.
ESCRAVISMO DE PLANTATION

Revue Franaise dHistoire dOutreMer, nos 244-245, 1979; Eisenberg, Peter. Ficando livre: as alforrias em Campinas no sculo XIX. In: Homens esquecidos. Escravos e trabalhadores livres no Brasil, sculos XVIII e XIX. Campinas: Editora da Unicamp, 1989; Karash, Mary. A vida dos escravos no Rio de Janeiro, 1808-1850. So Paulo: Companhia das Letras, 2000; Mattos, Hebe Maria. A escravido moderna nos quadros do Imprio portugus: o Antigo Regime em perspectiva atlntica. In: Bicalho, M. F.; Gouva, M. de F. & Fragoso, Joo (orgs.) Antigo Regime nos Trpicos. A dinmica imperial portuguesa (sculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001; Florentino, Manolo. De escravos, forros e fujes no Rio de Janeiro Imperial.Revista USP. Dossi Brasil Imperial, no 58, jul.ago.2003. [7] Kopytoff, Igor. Slavery. Annual Review of Anthropology, vol.11, 1982, pp. 221-22. Ver tambm Patterson, Orlando. Slavery and social death. A comparative study. Cambridge, Mass.: Harvard University Press,1982.

Nos sculos que se seguiram ao colapso do Imprio romano,a escravido no desapareceu por completo na Europa ocidental e mediterrnea. No entanto, no decorrer da Baixa Idade Mdia, a escravido como sistema de trabalho deixou de existir no Ocidente europeu,excetuandose os pases do Mediterrneo, isto , das pennsulas Ibrica e Itlica. Mesmo a, ela foi, nos sculos XIV e XV, to-somente uma instituio urbana,com importncia limitada no conjunto da economia;o emprego em larga escala de cativos na produo agrcola havia se tornado residual nestas ltimas regies.A recriao do escravismo,com o emprego massivo de escravos nas tarefas agrcolas, seria realizada por portugueses e espanhis s aps a segunda metade do sculo XV,com a introduo da produo aucareira nas ilhas atlnticas orientais (Canrias, Madeira, So Tom),e,no sculo XVI,com a colonizao da Amrica8. Baseada na experincia acumulada com o fabrico do produto nas ilhas da Madeira e de So Tom,a Coroa portuguesa procurou estimular a construo de unidades aucareiras no Brasil desde a dcada de 1530. Mas, at os anos 1570, os colonos encontraram grandes dificuldades
110 A DINMICA DA ESCRAVIDO NO BRASIL Rafael de Bivar Marquese

[8] Cf.Miller,Joseph C.O Atlntico escravista: acar, escravos e engenhos. Afro-sia,nos 19-20,1997.

[9] Cf. Schwartz, Stuart. Segredos internos. Engenhos e escravos na sociedade colonial, 1550-1835. So Paulo: Companhia das Letras, 1988, pp. 22-73; Alencastro, Luiz Felipe de. O trato dos viventes. Formao do Brasil no Atlntico Sul, sculos XVI e XVII. So Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 69. Todos os dados sobre o trfico transatlntico de africanos para o Brasil doravante citados foram retirados dessa fonte.

para fundar em bases slidas uma rede de engenhos no litoral,como problemas com o recrutamento da mo-de-obra e falta de capitais para financiar a montagem dos engenhos.Ao serem superadas tais dificuldades, com atrelamento da produo brasileira aos centros mercantis do Norte da Europa e articulao do trfico de escravos entre frica e Brasil, tornou-se vivel o arranque definitivo da indstria de acar escravista da Amrica portuguesa,o que ocorreu entre 1580 e 1620,quando o crescimento acelerado da produo brasileira ultrapassou todas as outras regies abastecedoras do mercado europeu. Cabem aqui algumas palavras sobre o papel que o trfico transatlntico de africanos desempenhou no deslanche da produo aucareira brasileira. A mo-de-obra empregada na montagem dos engenhos de acar no Brasil foi predominantemente indgena.Uma parte dos ndios (recrutados em aldeamentos jesuticos no litoral) trabalhava sob regime de assalariamento,mas a maioria era submetida escravido.Os primeiros escravos africanos comearam a ser importados em meados do sculo XVI; seu emprego nos engenhos brasileiros, contudo, ocorria basicamente nas atividades especializadas. Por esse motivo, eram bem mais caros que os indgenas: um escravo africano custava, na segunda metade do sculo XVI, cerca de trs vezes mais que um escravo ndio. Aps 1560, com a ocorrncia de vrias epidemias no litoral brasileiro (como sarampo e varola),os escravos ndios passaram a morrer em propores alarmantes, o que exigia reposio constante da fora de trabalho nos engenhos.Na dcada seguinte,em resposta presso dos jesutas, a Coroa portuguesa promulgou leis que coibiam de forma parcial a escravizao de ndios.Ao mesmo tempo,os portugueses aprimoravam o funcionamento do trfico negreiro transatlntico, sobretudo aps a conquista definitiva de Angola em fins do sculo XVI. Os nmeros do trfico bem o demonstram:entre 1576 e 1600,desembarcaram em portos brasileiros cerca de 40 mil africanos escravizados; no quarto de sculo seguinte (1601-1625),esse volume mais que triplicou,passando para cerca de 150 mil os africanos aportados como escravos na Amrica portuguesa, a maior parte deles destinada a trabalhos em canaviais e engenhos de acar 9. O sucesso da produo escravista de acar da Amrica portuguesa logo atraiu a ateno dos demais poderes coloniais europeus. J em fim do sculo XVI, era crescente o envolvimento de negociantes ingleses e holandeses no comrcio aucareiro entre Brasil e Europa. As invases holandesas da Bahia (1624) e Pernambuco (1630) foram em grande parte motivadas pelo dinamismo da economia aucareira dessas capitanias. Os membros e acionistas da Companhia das ndias Ocidentais holandesa (WIC),contudo,na poca em que comandaram a invaso das regies produtoras de acar no Brasil, desconheciam por completo os segredos da produo do artigo, que se resumiam basicamente a trs aspectos:as tcnicas de processamento da cana-de-acar,as tcnicas de administrao dos escravos e a organizao do trfico negreiro transaNOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 111

tlntico.Cedo os invasores perceberam a estreita relao geoeconmica que havia entre a frica e as regies de plantation escravista na Amrica. De nada valeriam as possesses brasileiras se no se conquistassem os pontos que forneciam escravos do outro lado do Atlntico. Por esse motivo, sob o comando de Maurcio de Nassau, a WIC promoveu em 1638 a conquista do entreposto portugus de So Jorge da Mina e em 1641 a invaso de Angola10. O domnio holands em Pernambuco durou pouco. Em 1645, eclodiu a revolta dos colonos luso-brasileiros,que levaria expulso definitiva dos holandeses da Amrica portuguesa em 1654; antes disso, em 1648, os colonos luso-brasileiros do Rio de Janeiro se responsabilizaram diretamente pela expulso dos holandeses de Angola. Com o fracasso da experincia brasileira e angolana, a WIC deixou de priorizar a produo de acar e passou a direcionar-se para a compra do produto obtido em regies que no estavam sob seu comando direto.Nesse sentido, os comerciantes holandeses procuraram estimular os colonos ingleses e franceses do Caribe a produzir acar.Ainda durante a ocupao do Brasil, na segunda metade da dcada de 1640, os mercadores holandeses transmitiram as tcnicas dos engenhos brasileiros aos colonos ingleses de Barbados e aos franceses da Martinica e Guadalupe,alm de abastec-los com escravos trazidos dos entrepostos da WIC no golfo da Guin.A partir da dcada de 1660,a produo de acar com mo-deobra escrava nas ilhas inglesas e francesas verificou crescimento notvel, alm de os mercadores desses dois pases passarem a envolver-se diretamente no trfico negreiro transatlntico. No comeo do sculo XVIII, a paisagem fsica e humana do Caribe havia se modificado completamente:as ilhas converteram-se em imensos canaviais e a populao tornou-se esmagadoramente negra,quase toda ela escravizada11. No curso das guerras contra os holandeses no Atlntico Sul,o abastecimento de escravos aos engenhos brasileiros diminuiu de forma sensvel. Se, entre 1601 e 1625, haviam sido introduzidos cerca de 150 mil africanos escravizados na Amrica portuguesa, no quarto de sculo seguinte esse volume se reduziu para apenas 50 mil. De todo modo, a invaso holandesa de Pernambuco e os conflitos que se seguiram contra os colonos luso-brasileiros abriram boas oportunidades de resistncia aos escravos que haviam desembarcado em grande nmero no primeiro quarto do sculo XVII. No por acaso, o aporte cultural decisivo para a configurao poltica do reino neoafricano de Palmares foi fornecido pelos grupos humanos originrios do Centro-Sul da frica,exatamente a zona em que os traficantes portugueses mais operaram a partir de fim do sculo XVI 12. A dimenso e a fora do quilombo de Palmares se explicam no apenas pela conjuntura do conflito imperial entre portugueses e holandeses, mas pela prpria demografia da regio das plantations aucareiras pernambucanas. Qualquer assertiva categrica sobre a composio da populao colonial antes do sculo XVIII perigosa, mas creio que no
112 A DINMICA DA ESCRAVIDO NO BRASIL Rafael de Bivar Marquese

[10] Cf. Alencastro, O trato dos viventes, pp.188-246; Marquese, Rafael de Bivar. Administrao & escravido. Idias sobre a gesto da agricultura escravista brasileira. So Paulo: Hucitec, 1999, pp. 42-49; Puntoni, Pedro. A msera sorte. A escravido africana no Brasil holands e as guerras do trfico no Atlntico Sul, 1621-1648. So Paulo: Hucitec,1999.

[11] Cf.Emmer,P.C.The Dutch and the making of the second atlantic system. In: Solow, B. (org.). Slavery and the rise of the Atlantic System. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

[12] Cf. Schwartz, Repensando Palmares,pp.244-55.

h riscos em afirmar que quando os holandeses invadiram a capitania de Pernambuco, os escravos negros predominavam em termos numricos sobre a populao branca e mesmo sobre os indgenas domesticados.Pode-se afirmar tambm,com base nos poucos dados disponveis, que a populao negra livre era relativamente diminuta. Tratava-se, enfim,de um quadro demogrfico bastante propcio ecloso de movimentos coletivos de resistncia escrava,como a experincia posterior do Caribe ingls bem o demonstraria. Aps a expulso dos holandeses, as tropas luso-brasileiras se encarregaram do combate sem trgua aos palmarinos. O grande problema a ser enfrentado pelos colonos, no entanto, encontrava-se na esfera econmica. A rpida montagem do complexo aucareiro escravista nas Antilhas a partir da dcada de 1650 logo trouxe forte impacto negativo para a economia aucareira na Amrica portuguesa. O crescimento das produes inglesa e francesa no Caribe derrubou o preo do acar nos mercados europeus, ao mesmo tempo que a demanda por trabalhadores negros nas plantations antilhanas aumentou os preos dos escravos no litoral africano. Alm disso, os senhores de engenho luso-brasileiros tiveram que enfrentar outros dois problemas. Em primeiro lugar,devido s polticas mercantilistas adotadas pela Inglaterra e pela Frana na segunda metade do sculo XVII, que procuravam estimular a produo antilhana garantindo-lhe protees monopolistas,o acar brasileiro foi praticamente excludo desses dois mercados europeus. Em segundo lugar, entre 1640 e 1668, Portugal travou uma dura guerra contra a Espanha em prol da independncia,no exato momento em que o Imprio da Pimenta oriental entrava em colapso. Na segunda metade do sculo XVII,as possesses do Novo Mundo se tornaram o sustentculo econmico de Portugal. Uma tributao pesada sobre o acar brasileiro foi criada ento para dar conta dos gastos com a diplomacia e a defesa do Reino. Tais atribulaes no impediram a sobrevivncia da economia aucareira na Amrica portuguesa.Em que pesem a desorganizao trazida pelas guerras do Atlntico Sul entre as dcadas de 1620 e 1650,a elevada taxao ps-1650,a concorrncia antilhana e a restrio do acesso a certos mercados europeus,os senhores de engenho luso-brasileiros conseguiram manter a produo de acar em patamares estveis.Para tanto, foi vital a consolidao do sistema atlntico bipolar unindo a frica aos portos brasileiros, assegurada pela reconquista de Angola em 1648. Na segunda metade do sculo XVII, foram introduzidos cerca de 360 mil africanos escravizados no Brasil.Tal sistema,ao garantir um fluxo contnuo de escravos a baixo custo para os engenhos brasileiros, viabilizou a atividade econmica aucareira da Colnia em uma conjuntura internacional bastante adversa. Algumas evidncias sugerem que, naquele perodo conturbado da economia aucareira, as alforrias ganharam impulso. certo que a manumisso de escravos se fez presente na Colnia desde os primeiros
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 113

anos. No entanto, a existncia de documentao seriada da prtica apenas na segunda metade do sculo XVII talvez indique que ela tenha se disseminado s aps essa poca. Na historiografia da escravido brasileira,um dos primeiros estudos feitos sobre o tema tratou exatamente da Bahia ao lado de Pernambuco,o centro da economia aucareira colonial entre 1684 e 1745. O pesquisador Stuart Schwartz registrou e analisou uma srie de prticas relacionadas manumisso, as quais depois se repetiriam em diferentes tempos e espaos na Amrica portuguesa e no Imprio do Brasil. Dentre as mais de mil cartas de alforrias examinadas pelo autor,houve uma proporo constante de duas mulheres libertadas para cada homem.Dado o amplo predomnio numrico de homens no trfico transatlntico e na prpria composio das escravarias, escreve Schwartz, as mulheres obtinham liberdade numa proporo muito maior do que as expectativas estatsticas. Igualmente privilegiados do ponto de vista estatstico foram os escravos nascidos no Brasil, isto , os crioulos e, sobretudo, os pardos: este grupo constituiu 69% do universo das alforrias, contra apenas 31% de africanos libertados.Houve,por fim,grande proporo de crianas e adolescentes menores de 14 anos entre os alforriados. A tendncia predominante de alforriar mulheres escravas em idade frtil, conclui Schwartz, comprometeu as possibilidades de reproduo demogrfica auto-sustentvel da escravido brasileira, o que acabou por acentuar o papel estrutural do trfico negreiro transatlntico para repor a fora de trabalho escrava13.
MINERAO

[13] Cf. Schwartz, Alforria na Bahia, 1684-1745,pp.165-212.

Esse padro demogrfico se consolidou com as descobertas aurferas na virada do sculo XVII para o XVIII, ampliando-se geograficamente.A atrao que a possibilidade de enriquecimento rpido exerceu sobre a populao metropolitana e colonial foi imensa,levando grandes contingentes humanos a se transferirem para a nova regio das minas. Esse afluxo constituiu, nos termos de uma especialista, a primeira grande migrao macia na histria demogrfica brasileira14. Afora o deslocamento interno na Colnia, as minas atraram para o Brasil um quantidade ainda maior de imigrantes portugueses, calculada em cerca de 400 mil indivduos durante todo o sculo XVIII. A grande onda migratria para a regio,contudo,foi compulsria.O volume do trfico transatlntico de escravos para a Amrica portuguesa,que j era o maior do Novo Mundo, duplicou na primeira metade do Setecentos. Entre 1701 e 1720,desembarcaram nos portos brasileiros cerca de 292 mil africanos escravizados,em sua maioria destinados s minas de ouro.Entre 1720 e 1741, novo aumento: 312,4 mil indivduos. Nas duas dcadas seguintes, o trfico atingiu seu pico mximo: 354 mil africanos escravizados foram introduzidos na Amrica portuguesa entre 1741 e 1760. O enorme avano territorial e demogrfico da colonizao portuguesa na Amrica ocorrido no sculo XVIII se fez acompanhar por um
114 A DINMICA DA ESCRAVIDO NO BRASIL Rafael de Bivar Marquese

[14] Marclio, Maria Luiza. A populao do Brasil colonial. In: Bethell, Leslie (org.). Histria da Amrica Latina. Vol. 2: Amrica Latina Colonial. So Paulo: Edusp/Funag, 1999, p.321.

[15] Para uma viso de conjunto,ver o trabalho de sntese de Souza, Laura de Mello & Bicalho, Maria Fernanda. 1680-1720. O imprio deste mundo. So Paulo:Companhia das Letras,2000.

[16] Dentre esses estudos, veja-se com proveito Vallejos, Julio Pinto. Slave control and slave resistance in colonial Minas Gerais, 1700-1750. Journal of Latin American Studies, vol.17,no 1,maio 1985.

aumento correspondente das tenses econmicas, sociais e polticas. No caso especfico de Minas Gerais, capitania criada em 1720, o processo tumulturio de ocupao de seu territrio se traduziu no aguamento dos conflitos: carncia alimentar, que provocou fomes terrveis nos primeiros anos e a que se sucederam aes especulativas no abastecimento de gneros de primeira necessidade para a regio;embates entre os primeiros descobridores-povoadores (paulistas) e os adventcios, tanto da Colnia como do Reino,que explodiram na Guerra dos Emboabas;esforos da Coroa para impor seu poder na regio,com a criao de vilas e a instalao de um aparato burocrtico, acompanhados em contrapartida por resistncia aguda dos colonos a tal poltica de normatizao15.Para nossos fins,no entanto,interessa ressaltar outro tipo de conflito social, expresso nas fugas, na formao de quilombos e em planos mais amplos de levante escravo. Com efeito, diversos autores apontam que, dadas as condies particulares da atividade mineratria,os escravos tiveram a maiores oportunidades para exercer sua autonomia e resistir ao controle senhorial.A disperso espacial das lavras aurferas,a possibilidade de os trabalhadores se apropriarem de parte dos resultados da extrao ou o prprio controle que detinham sobre o processo de trabalho (como no caso notrio dos pretos-minas, reputados como grande mineradores no perodo) ampliaram sobremaneira a autonomia escrava. Por essas razes, os senhores recorreram com freqncia a meios no coercitivos para garantir a regularidade da extrao, o que, por sua vez, facilitou o acmulo de numerrio e a compra da alforria pelos cativos16. A existncia de canais para o exerccio da autonomia escrava no significou to somente acomodao com os poderes senhoriais, mas tambm maiores possibilidades para a resistncia.Quanto ao ltimo ponto, os historiadores registram a presena de um grande nmero de quilombos em Minas Gerais, os quais, repetidas vezes, mantiveram intensas trocas econmicas com a sociedade que os circundava. Joo Jos Reis indica que essa multiplicao da atividade quilombola pode ter sido decorrncia da prpria sanha repressora da metrpole,pois a definio mesquinha de quilombo como o ajuntamento de cinco ou mais negros fugidos arranchados em stios despovoados [...],concebida para melhor controlar as fugas,terminou por agigantar o fenmeno aos olhos de seus contemporneos e de estudiosos posteriores 17. Correta ou no a avaliao,o certo que,dentre a mirade de pequenos ajuntamentos de fugitivos,houve pelo menos dois grandes quilombos em Minas Gerais, cuja populao atingiu a casa do milhar: o Quilombo do Ambrsio,derrotado em 1746,e o Quilombo Grande,vencido em 1759. Afora esses dois exemplos, os pesquisadores identificaram ainda trs planos de levante escravos (1711,1719 e 1756),todos desbaratados antes que eclodissem.
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 115

[17] Reis, Joo Jos. Quilombos e revoltas escravas no Brasil. Revista USP. Dossi Povo Negro 300 anos. no 28,dez.1995-fev.1996,p.18.

A questo formulada no incio do ensaio volta aqui: diante desse quadro social explosivo, com amplo predomnio numrico da populao negra sobre a populao branca, por que no houve nada similar a Palmares em Minas Gerais? A pergunta ainda mais intrigante se lembrarmos que o exemplo dos palmarinos rondou a cabea das autoridades pblicas mineiras por toda a primeira metade do sculo XVIII. As advertncias feitas em 1718 pelo conde de Assumar ao rei d. Joo V so famosas:segundo o governador da ento capitania de So Paulo e Minas do Ouro, o combate aos quilombolas era assunto de fundamental relevncia, pois dele poderia depender a conservao ou runa deste pas [...] porque vejo mui inclinada a negraria deste governo a termos aqui algo semelhante aos Palmares de Pernambuco18. Como j vimos, a resposta corrente de que uma dura legislao repressiva,somada institucionalizao da figura do capito-do-mato, impediu a ecloso de novos Palmares na Amrica portuguesa. Alguns historiadores, no entanto, apresentam explicao alternativa. Donald Ramos, por exemplo, sugere que a prpria proliferao de pequenas comunidades fugitivas em Minas Gerais serviu para esvaziar o poder de contestao ao sistema escravista. O comrcio ativo que muitos desses pequenos quilombos estabeleceram com a sociedade mineratria indicaria que eles representaram antes uma vlvula de escape do que uma oposio frontal ao sistema escravista19. O que mais nos interessa na argumentao de Ramos, contudo, sua lembrana de que as alforrias desempenharam papel anlogo como esteio da ordem social escravista. De fato, a prtica da manumisso encontrou enorme difuso na Amrica portuguesa a partir do sculo XVIII.No por acaso,uma parcela substantiva dos estudos sobre o assunto tratam de Minas Gerais nesse perodo.Diante da impossibilidade de passar em revista todos os trabalhos disponveis ou mesmo os mais relevantes,o sumrio dos resultados apresentado recentemente por John Russell-Wood bastante til.Dois pontos particularizaram a experincia mineira no conjunto da Amrica portuguesa:em primeiro lugar,a tendncia a libertar-se mais no perodo de apogeu (primeira metade do sculo XVIII) do que no perodo de retrao da atividade aurfera;em segundo lugar,a presena mais freqente da coartao como mecanismo de libertao dos escravos, isto , do pagamento da carta de alforria pelo escravo em parcelas peridicas.Em tudo o mais que diz respeito prtica da manumisso,resume Russell-Wood, os estudos sobre as minas setecentistas concordam que as mulheres eram preferidas aos homens,os mulatos aos negros, os nascidos no Brasil aos nascidos na frica,os escravos urbanos aos das regies rurais e que muitos senhores preferiam alforriar bebs em vez de adultos20. As alforrias em Minas Gerais, enfim, em linhas gerais reiteraram o modelo que Stuart Schwartz encontrou para a Bahia j em fim do sculo XVII.Esse padro obedeceu a uma norma bsica:quanto mais afastados
116 A DINMICA DA ESCRAVIDO NO BRASIL Rafael de Bivar Marquese

[18] Apud Lara, Silvia. Do singular ao plural: Palmares, capites-domato e o governo dos escravos,p.90.

[19] Cf. Ramos, Donald. O quilombo e o sistema escravista em Minas Gerais do sculo XVIII.In:Reis,Joo Jos & Gomes, Flvio dos Santos (orgs.). Liberdade por um fio. Histria dos quilombos no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras,1996.

[20] Russell-Wood, A. J. R. Escravos e libertos no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira,2005,p.315.

da experincia do trfico negreiro transatlntico,maiores seriam as possibilidades de os escravos e as escravas ganharem alforria;o homem africano, predominante nos tumbeiros, dificilmente a obteria, mas seus descendentes,em uma ou mais geraes,sim.
O SISTEMA BRASILEIRO

[21] Cf.Watts,David.Las Indias Occidentales. Modalidades de desarrollo, cultura y cambio medioambiental desde 1492. Madri: Alianza Editoral, 1992, pp.355-70.

[22] Sobre a escravido na Amrica inglesa continental e na Amrica espanhola,ver Blackburn,The making of New World slavery,pp.457-508.

No fim do sculo XVIII e incio do XIX, a Amrica portuguesa contava com uma configurao demogrfica mpar no quadro das sociedades coloniais do Novo Mundo. Para compreend-la devidamente, vale dar uma olhada a vo de pssaro nas demais colnias europias de ento. As diversas ilhas aucareiras do Caribe ingls e francs, em que pesem as variaes, apresentaram durante todo o sculo XVIII desbalano enorme entre a quantidade de brancos e escravos negros.O predomnio numrico dos ltimos foi esmagador, mesmo em colnias com maior nmero relativo de colonos de origem europia.Esse foi o caso de Barbados,que,durante o Setecentos,teve sempre cerca de quatro escravos negros para cada branco.J em colnias como So Domingos,s vsperas da revoluo a proporo era de quinze escravos para cada branco. Tampouco o nmero de negros e mulatos livres chegou a equipar-se com o de escravos.Em So Domingos,esses grupos que seriam decisivos para o incio da revoluo que acabou por levar ao trmino da escravido e do domnio francs no somavam mais do que 30 mil indivduos, nmero equivalente ao da populao branca. Na Jamaica, a proporo era ainda menor21. As colnias do Sul da Amrica inglesa continental e,posteriomente, os estados do Sul da Repblica norte-americana, constituram a outra sociedade escravista do Novo Mundo que teve carter birracial. Se l a quantidade de negros e mulatos livres era to reduzida em termos relativos como no Caribe ingls e francs,havia porm equilbrio demogrfico entre a comunidade branca e a comunidade negra escravizada. Por fim, a Amrica espanhola exibia a maior variedade demogrfica entre as colnias europias,contando no entanto com o aporte decisivo, nas colnias continentais, do elemento indgena. A concentrao da escravido negra em cidades ou enclaves (como a regio de Caracas, a regio de Choc, a costa de Lima) no permite caracterizar a sociedade colonial espanhola como genuinamente escravista22. A Amrica portuguesa, pelo contrrio, constitua uma sociedade desse tipo,mas algo distinta do que se observava no Caribe ingls e francs e no Sul dos Estados Unidos. O que a diferenciava era justamente uma considervel populao livre negra ou mestia descendente de africanos,a qual vivia lado a lado com uma quantidade substantiva de brancos,e uma maioria escravizada,composta em sua maioria de africanos e um nmero menor de crioulos e pardos nascidos na Amrica. Em que pesem as variaes de capitania a capitania (no extremo norte e no extremo sul,por exemplo,havia predomnio indgena) e as imprecises
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 117

dos dados demogrficos disponveis,a populao colonial brasileira no incio do sculo XIX guardava as seguintes propores:28% de brancos, 27,8% de negros e mulatos livres,38,5% de negros e mulatos escravizados,5,7% de ndios23. A gnese dessa grande populao livre negra e mulata se deu,fundamentalmente, pela dinmica do trfico transatlntico de escravos acoplada dinmica da alforria.A escravizao dos africanos,seu transporte para o Brasil,as atividades que aqui desempenharam como escravos (em geral, nas tarefas rurais e urbanas que no exigiam qualificao), a recomposio dos laos familiares e culturais,a produo de descendentes, que, em uma ou mais gerao, certamente obteriam a liberdade via manumisso: todos esses movimentos e outros mais podem ser tidos como parte de um processo institucional em larga escala de transformao de status,tal como propuseram Patterson e Kopytoff. Luiz Felipe de Alencastro percebeu com rara felicidade esse movimento na concluso de seu O trato dos viventes, ao examinar o que denomina de a inveno do mulato. Segundo ele, as prticas de favorecimento dos mulatos na Amrica portuguesa podem ser observadas em medidas como:emprego mais freqente desse grupo em trabalhos qualificados,uso militar em tropas auxiliares,e sobretudo,privilegiamento no ato da manumisso. A esse quadro, Alencastro contrape a situao na frica portuguesa, onde os mulatos foram desde cedo equiparados aos negros.Em seus termos, houve no Brasil um processo especfico que transformou a miscigenao simples resultado demogrfico de uma relao de dominao e de explorao na mestiagem,processo social complexo dando lugar a uma sociedade plurirracial. O fato de esse processo ter se estratificado e, eventualmente, ter sido ideologizado, e at sensualizado, no se resolve na ocultao de sua violncia intrnseca,parte consubstancial da sociedade brasileira:em ltima instncia, h mulatos no Brasil e no h mulatos em Angola porque aqui havia a opresso sistmica do escravismo colonial,e l no24. Resumindo:para garantir a reproduo da sociedade escravista brasileira no tempo,fundada na introduo incessante de estrangeiros,era fundamental criar mecanismos de segurana que pudessem evitar um quadro social tenso como o do Caribe ingls e francs ou mesmo o de Pernambuco no sculo XVII. A libertao gradativa dos descendentes dos africanos escravizados no mais estrangeiros, mas sim brasileiros constituiu o principal desses meios.A prova definitiva da validade dessa equao a associao de negros e mulatos libertos e livres com o sistema escravista:o grande anseio econmico e social desses grupos era exatamente a aquisio de escravos,ou seja,tornar-se senhor. Diversos trabalhos recentes documentam a prtica bastante comum de negros e mulatos livres, libertos e mesmos escravos serem donos de escravos.Por conta da dinmica do trfico para o Brasil,o mais
118 A DINMICA DA ESCRAVIDO NO BRASIL Rafael de Bivar Marquese

[23] Cf. Marclio, A populao do Brasil colonial.

[24] Alencastro, O trato dos viventes, p. 353.

[25] Cf. Florentino, Manolo. Em costas negras. Uma histria do trfico atlntico de escravos entre a frica e o Rio de Janeiro (sculos XVII e XIX). Rio de Janeiro:Arquivo Nacional,1995.

volumoso na histria do comrcio negreiro transatlntico, o africano escravizado era uma mercadoria socialmente barata25.Foi isso que permitiu odisseminar da escravido pelo tecido social brasileiro, marcando a particularidade desse sistema escravista. Essa mecnica, por sua vez, teve peso decisivo para a configurao econmica igualmente mpar da Amrica portuguesa. Como h muito consenso na historiografia brasileira, a partir do sculo XVIII,com o impacto da minerao,houve grande diversificao na economia colonial. Antes de mais nada, pelo aparecimento de uma produo ativa voltada ao abastecimento do mercado interno, como a pecuria no Rio Grande do Sul e no vale do So Francisco, ou a produo de mantimentos na prpria capitania de Minas, em So Paulo e no Rio de Janeiro. O surgimento de vrios ncleos urbanos em Minas Gerais,e mesmo o crescimento de antigas cidades como Rio de Janeiro e Salvador, tambm ativaram a economia interna. A produo de tabaco,no Recncavo Baiano,foi outra atividade que recebeu impulso, pois se tratava de uma mercadoria central para a aquisio de cativos na Costa da Mina, especialmente valorizados nas zonas mineradoras. E, por ltimo,no se pode esquecer que os enclaves de plantations aucareiras no Recncavo Baiano, na Zona da Mata pernambucana e em Campos dos Goitacazes mantiveram sua vitalidade ao longo do sculo, a despeito da competio antilhana, que havia excludo seus produtores dos mercados ingls e francs. O que importa para esta anlise o fato de todas essas atividades rurais e urbanas terem se baseado na escravido,com uma estrutura de posse dos escravos que os distribua por diferentes faixas de riqueza, sem concentr-los apenas nas mos dos senhores mais capitalizados ou mesmo dos proprietrios brancos. A Amrica portuguesa,portanto,combinava com essas diferentes operaes econmicas o leque das formas de explorao do trabalho escravo presentes no Novo Mundo: a minerao e a escravido urbana da Amrica espanhola,as plantations escravistas do Caribe,a produo de mantimentos da regio de Chesapeake. Poder-se-ia argumentar que era igualmente essa a configurao econmica da Amrica espanhola, que tinha na regio de Caracas, por exemplo, um escravismo de plantation. H que se lembrar, contudo, trs diferenas bsicas entre uma e outra.Em primeiro lugar,o peso econmico decisivo da populao indgena nas reas centrais da Amrica espanhola,contraposto generalizao do trabalho escravo na Amrica portuguesa. Em segundo lugar, a ausncia de integrao econmica entre as colnias da Amrica espanhola: a despeito da profunda ciso entre o vale Amaznico e o restante da Colnia, a minerao permitiu, na Amrica portuguesa,uma integrao econmica nada desprezvel ante os meios de transporte do perodo , do Rio Grande do Sul a Pernambuco. Terceiro, e mais importante, para a reproduo ampliada da economia, o trfico negreiro transatlntico teve papel crucial na AmNOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 119

rica portuguesa.H,neste ponto,uma distino substantiva em relao s colnias inglesas e francesas:l,o trfico negreiro sempre foi controlado a partir das respectivas metrpoles; na Amrica portuguesa, pelo contrrio, desde o sculo XVII, o trfico foi gerido diretamente a partir dos portos brasileiros, isto , os grandes traficantes que garantiam a reproduo do sistema escravista estavam sediados em Recife, Salvador e Rio de Janeiro,e no em Lisboa. A crise da minerao e a expanso da agroexportao escravista na passagem do sculo XVIII para o XIX com o surgimento de novas reas produtoras,como Maranho (com o algodo) e o oeste de So Paulo (com o acar) e a recuperao de antigas reas produtoras, como Pernambuco,Bahia e Rio de Janeiro,no romperam com o sentido sistmico que o escravismo brasileiro adquirira no sculo precedente. Muito pelo contrrio, pois foi exatamente aquela configurao social e econmica que forneceu as bases para a pronta resposta dos produtores escravistas da Amrica portuguesa s novas condies favorveis do mercado mundial. Para os fins deste ensaio, interessa examinar o caso da resposta dos baianos, de grande relevo para a linha central de sua argumentao. A revoluo escrava de So Domingos na dcada de 1790 trouxe modificaes profundas nos quadros da produo de acar nas Amricas.Antes dessa data, a colnia francesa respondia por cerca de 30% da produo mundial total de acar e era a maior produtora mundial de caf.Com o levante dos escravos,a partir de 1791,a produo aucareira e cafeeira de So Domingos entrou em colapso, abrindo enormes possibilidades para a produo desses gneros em outras colnias nas Amricas,a que se deve somar o aumento da demanda por gneros tropicais nos pases em processo de industrializao.Em vista dessa nova conjuntura,o trfico negreiro transatlntico para a Bahia se acelerou para atender demanda do setor aucareiro por novos trabalhadores. A reativao da agroexportao no Recncavo Baiano se fez acompanhar pela ampliao do cultivo de mantimentos nas parquias que no eram adequadas ao plantio da cana e que tambm empregavam em larga escala a mo-deobra escrava. A prpria cidade de Salvador viu sua populao ampliar, com o conseqente aumento no nmero de cativos26. Desde fim do sculo XVII,a zona de eleio do trfico transatlntico de escravos para Bahia era a Costa da Mina,ainda que parte dos traficantes operasse tambm em Angola. Na virada do sculo XVIII para o XIX, aumentou muito a oferta de cativos na Costa da Mina aos comerciantes baianos, por duas razes: primeiro, os traficantes ingleses e franceses deixaram de operar na rea, devido ao fim do trfico para suas colnias; segundo, as guerras intestinas na regio, derivadas da jihad promovida por Usman dan Fodio, produziram grande quantidade de cativos, dos quais parte substancial foi direcionada Bahia. Esses grupos egressos da Costa da Mina,sob diferentes identidades (Nag, Hau, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notcia na histria do Brasil. O carter de
120 A DINMICA DA ESCRAVIDO NO BRASIL Rafael de Bivar Marquese

[26] Cf.Barickman,B.J.Um contraponto baiano. Acar, fumo, mandioca e escravido no Recncavo, 1780-1860. Rio de Janeiro:Civilizao Brasileira,2003.

[27] Reis, Joo Jos. Rebelio escrava no Brasil, p. 9.

resistncia sistmica escravido s teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e,depois,no movimento abolicionista da dcada de 1880. Com efeito,entre 1807 e 1835,a Bahia viveu um perodo de rebelies contnuas dos escravos africanos, cujo pice foi a Revolta dos Mals, levante de escravos urbanos mais srio ocorrido nas Amricas27. No que resultou todo esse movimento de resistncia? O ciclo de revoltas africanas que a Bahia vivenciou entre 1807 e 1835 no teve nenhum efeito cumulativo para colocar em xeque a ordem escravista brasileira; ao contrrio, portanto, do ciclo de levantes escravos ocorrido no mesmo perodo no Caribe ingls. O contexto atlntico mais amplo ajuda a compreender a dimenso real dos levantes baianos. As revoltas de 1816 (Barbados), 1823 (Demerara) e 1831 (Jamaica) foram decisivas para impulsionar a campanha contra a escravido negra no Imprio ingls. Por sua vez, a resistncia escrava na dcada de 1880, fundamental para o processo de abolio do cativeiro no Imprio do Brasil,no se valeu da experincia histrica da onda de levantes africanos que a Bahia vivenciou entre 1807 e 1835. Em uma frase: essas revoltas, apesar de srias e violentas,no abalaram a ordem escravista brasileira. A chave para compreender esse fracasso reside exatamente nas clivagens que separavam de forma radical os africanos escravizados de seus descendentes negros e mulatos nascidos no Brasil. No houve participao destes ltimos grupos nos levantes comandados pelos africanos escravizados na Bahia.Muito pelo contrrio,como esclarece Joo Jos Reis: mulatos,cabras e crioulos forneciam o grosso dos homens empregados no controle e represso aos africanos.Eram eles que faziam o trabalho sujo dos brancos de manter a ordem nas fontes,praas e ruas de Salvador,invadir e destruir terreiros religiosos nos subrbios, perseguir escravos fugitivos atravs da provncia e debelar rebelies escravas onde quer que aparecessem28. O comprometimento social dos crioulos e mulatos sobretudo quando livres e libertos com a instituio da escravido,e no apenas o comprometimento dos senhores brancos,foi o elemento decisivo que garantiu a segurana do sistema escravista brasileiro.
IDEOLOGIA E ESTADO NACIONAL

[28] Reis,op cit., p.322.

A blindagem criada por tal configurao sistmica impediu no s a repetio de Palmares, mas, acima de tudo, qualquer chance de uma revoluo escrava como a de So Domingos vir a ocorrer no Brasil. No sculo XIX, j no perodo do Estado nacional, esse quadro social escravista interno altamente estvel permitiu a expanso inaudita do trfico negreiro transatlntico nas letras da lei, proibido desde 1831 e do prprio escravismo brasileiro.No perodo de quarenta anos compreendido entre a vinda da famlia real para o Brasil (1808) e o fim definitivo do trfico, em 1850, foi introduzido mais de 1,4 milho de cativos no
NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006 121

Imprio, ou seja, cerca de 40% de todos os africanos desembarcados como escravos em trs sculos da histria do Brasil. Nesse sentido, as mudanas que se operaram no escravismo brasileiro oitocentista, em especial o incrvel arranque da cafeicultura no vale do Paraba, que rapidamente converteu o Brasil no maior produtor mundial do artigo, contou com prticas arraigadas de longa durao,que possibilitavam introduzir enormes massas de estrangeiros escravizados sem colocar em risco a segurana interna dessa sociedade. No sculo XIX,a maior ameaa ao escravismo brasileiro veio de fora, ou seja, da presso antiescravista inglesa29. No por acaso, a resposta ideolgica que os senhores e polticos brasileiros deram ao diplomtica e militar inglesa recorreu, entre outros pontos, prpria lgica de funcionamento sistmico da escravido brasileira. Ao faz-lo, inverteram a viso ideolgica que foi predominante na Colnia. Com efeito, salvo um ou outro caso, as autoridades metropolitanas sediadas na Amrica portuguesa sempre entenderam que o setor de homens negros e mulatos livres representava mais risco do que segurana ordem colonial30.Em outras palavras,a maioria dos dirigentes metropolitanos no tinha conscincia do processo institucional do escravismo brasileiro. Essa viso comeou a modificar-se no incio do sculo XIX,de incio pela pena dos viajantes europeus que ento passaram a percorrer ou morar no Brasil.O ingls Henry Koster,por exemplo,senhor de escravos em Pernambuco na segunda dcada do Oitocentos,no deixou de observar a facilidade com que escravos crioulos e mulatos obtinham a alforria no Brasil, contrastando-a com as dificuldades encontradas pelos escravos do Caribe ingls31.Reside a,nos relatos de viajantes europeus,a origem da imagem da escravido brasileira e mesmo ibrica como mais benigna do que a escravido anglo-saxnica. Rapidamente o tema foi instrumentalizado pelos construtores do Estado nacional brasileiro.A viso de que os libertos e seus descendentes eram aliados, e no inimigos dos senhores de escravos brasileiros, apareceu em 1822,nos debates das Cortes de Lisboa,quando se definiu o caminho da independncia do Brasil.Naquela ocasio,ao discutir com parlamentares portugueses os critrios de cidadania e participao poltica a serem adotados pela futura Constituio, o deputado pelo Rio de Janeiro Custdio Gonalves Ledo afirmou: no h razo alguma para privar os libertos deste direito [de voto]. H muitos libertos no Brasil, que hoje interessam muito sociedade, e tm grandes ramos de indstria; muitos tm famlias; por isso seria a maior injustia privar estes cidados de poderem votar,e at poderia dizer que agravar muito o mal da escravido32. A definio de cidadania defendida por Custdio Ledo em Portugal cristalizou-se na Constituio Poltica do Imprio do Brasil.Conforme o artigo 6,pargrafo 1 da Constituio de 1824,os libertos,desde que nas122 A DINMICA DA ESCRAVIDO NO BRASIL Rafael de Bivar Marquese

[29] Cf. Needell, Jeffrey. The abolition of the Brazilian slave trade in 1850: historiography, slave agency and statesmanship. Journal of Latin American Studies, vol. 33, no 4, nov. 2001.

[30] Para esta viso ideolgica, ver os trabalhos de Sousa, Laura de Mello. Desclassificados do ouro. A pobreza mineira no sculo XVIII. Rio de Janeiro: Graal,1983,e Lara,Silvia H.Fragmentos setecentistas. Escravido, cultura e poder na Amrica portuguesa. Tese de livre-docncia. Campinas: IFCH/ Unicamp,2004.

[31] Cf.Koster,Henry.Viagens ao Nordeste do Brasil. Recife: Fundao Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2002, captulos XVIII e XIX, 2 vols. (1a ed.1816).

[32] Apud Berbel, Mrcia Regina & Marquese,Rafael de Bivar.A escravido nas experincias constitucionais ibricas, 1810-1824. Texto apresentado ao Seminrio Internacional Brasil, de um Imprio a Outro (17501850) (Departamento de Histria, USP, set. 2005). Disponvel em www.estadonacional.usp.br.

cidos no Brasil,eram considerados cidados brasileiros.Portanto,apenas os libertos africanos eram excludos do corpo social da nao.Essa norma constitucional,por sua vez,franqueava aos libertos brasileiros a participao no processo eleitoral: de acordo com os artigos 90 a 95, desde que possussem renda lquida anual de cem mil-ris,esses ex-escravos poderiam votar nas eleies primrias, que escolhiam os membros dos colgios eleitorais provinciais,mas no poderiam participar destes ltimos;j os ingnuos, isto , os filhos dos libertos (tanto dos africanos como dos brasileiros), poderiam igualmente votar e ser votados nos colgios eleitorais provinciais,desde que cumprissem os critrios censitrios. Tratava-se,enfim,de uma definio de cidadania bastante inclusiva. O pargrafo constitucional acabou virando pea da propaganda de defesa do trfico negreiro transatlntico para o Brasil, no contexto do acirramento das presses inglesas. Em 1838, Jos Carneiro da Silva, futuro visconde de Araruama,destacado poltico conservador,defendeu a anulao da lei de 1831 e a legalizao do trfico negreiro com base justamente na experincia histrica do escravismo brasileiro: Tenho visto escravos senhores de escravos, com plantaes, criaes de gado vacum e cavalar,e finalmente com um peclio vasto e rendoso.Tenho visto muitos escravos libertarem-se,tornarem-se grandes proprietrios,serem soldados, chegarem a oficiais de patente,e servirem outros empregos pblicos que so to teis ao Estado. Quantos e quantos oficiais de ofcios e mesmo de outras ordens mais superiores que,noutro tempo,foram escravos e hoje vivem com suas famlias,cooperando para o bem do Estado nas obras e empregos em que so ocupados,aumentando a populao e o esplendor da nao,que os tem naturalizado! 33 No sculo XX,essa experincia se tornou tema caro historiografia. Basta lembrar as teses de Gilberto Freyre e Frank Tannenbaum sobre o carter supostamente benigno da escravido brasileira,que logo se converteram em ideologia da democracia racial. No cabe aqui jogar mais terra sobre esse caixo.O que no se pode nunca esquecer,entretanto, que toda essa equao deitou razes na maior migrao compulsria do mundo moderno um verdadeiro crime contra a humanidade, apesar das reticncias atuais de pases como Portugal,Inglaterra e Holanda em classific-la como tal.
Rafael de Bivar Marquese professor no Departamento de Histria da USP.

[33] Cf. Marquese, Rafael de Bivar & Parron, Tmis Peixoto. Azeredo Coutinho, Visconde de Araruama e a Memria sobre o comrcio dos escravos de 1838. Revista de Histria, vol.152, 1o semestre 2005,p.122.

Recebido para publicao em 17 de janeiro de 2006.


NOVOS ESTUDOS
CEBRAP

74,maro 2006 pp. 107-123

NOVOS ESTUDOS 74 MARO 2006

123

Vous aimerez peut-être aussi