Vous êtes sur la page 1sur 19

APRESENTAO

IPDSA

Instituto

de

Planejamento e Desenvolvimento Sustentvel de Arax, no intuito de democratizar a informao, dando visibilidade aos fluxos de aprovao e licenciamento e aos seus embasamentos legais, reuniu nesta publicao, informaes sobre parcelamento e uso do solo. Este roteiro permitir consultas objetivas e agilizar os processos de aprovao junto Prefeitura Municipal.

Arax, outubro de 2007.

Paulo de Souza Jr. Superintendente

SUMRIO

ALVAR DE CONSTRUO CROQUIS DO CANTEIRO DE OBRA PROJETO / APRESENTAO QUADRO LEGENDA HABITE-SE DECLARAO DE HABITABILIDADE LAUDO TCNICO CIVIL PEDIDO DE NUMERAO PROJETO DE PARCELAMENTO MODELOS DE ASSENTAMENTO ESCALONAMENTO URBANO MARCO ZERO

3 4 5 6 8 9 10 11 12 14 17 19

SNTESE DO PROCESSO DE APROVAO


Projeto Arquitetnico de Construo, Ampliao e Reforma, Levantamento. 1. Sntese do Processo de Aprovao * O interessado solicita as informaes necessrias para a formulao do pedido na Seo de Protocolo da Prefeitura; * Providenciados os documentos, os mesmos sero submetidos ao IPDSA Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentvel de Arax para efetivao da anlise da solicitao; * Atendidas todas as exigncias e consultadas as demais unidades municipais envolvidas na solicitao, o processo deferido pelo IPDSA e o projeto encaminhado ao Protocolo da prefeitura para a entrega ao interessado; * O Alvar de Construo ser liberado mediante a apresentao de cpia da Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) do Responsvel Tcnico pela execuo da obra e sua rubrica na(s) pranchas(s) do projeto. 2. Documentos Necessrios: * Cpia do documento de propriedade do imvel; * Copia da quitao do IPTU (atual); * Projeto Original e 02 (duas) cpias; * Cpia da ART do Projeto Arquitetnico (4341), ou do Projeto de Levantamento (3241); * Cpia da ART de execuo (2644); * 02 (duas) cpias do croqui de situao e canteiro de obras (modelo 01) em tamanho A4. * Comprovao de existncia da edificao antes da Lei 2.401 de 28/12/90 (para projetos de levantamento arquitetnico).

CROQUIS DO CANTEIRO DE OBRAS


CROQUIS DO CANTEIRO DE OBRAS

TERMO DE COMPROMISSO Eu, _________________________________________________, proprietrio do imvel situado Rua / Av. _______________________________________________________ n ____, Bairro ___________________, declaro que estou ciente que no permitido OBRAS SEM TAPUME e o uso da VIA PBLICA para depsito de materiais de construo, conforme os artigos 63 e 88, Captulo V do Cdigo de Edificaes e Inciso X, artigo 40 do Cdigo de Posturas. Comprometo-me a cumprir estas Normas sob pena de advertncia, multa e embargo, independente de notificao posterior. ----------------------------------------------------Proprietrio -------------------------------------------------------RT Execuo CREA _________ /UF___ 4

QUADRO LEGENDA
1. Dimenses O quadro legenda dever ter 185 mm x 297 mm. As folhas devero ser dobradas de forma a resultar no formato A4 210 x 297 mm, de acordo com a NB-8. Modelos: 1 - Dimenses mnimas (Padro). 2 - Para projetos maiores usar modelo 2. Obs.: As dobras na horizontal devero ser em nmero impar.

Obs.: Em face da necessidade de posterior microfilmagem, as pranchas referentes a todos os projetos arquitetnicos e de parcelamento do solo devero obedecer as dimenses acima e ainda as dimenses mximas de: Comprimento = 7 mdulos, altura = 2 mdulos. No caso da rea ser apresentada em mais de uma prancha, em face das dimenses mximas acima, cada uma dever possuir linhas de chamada indicando a interligao entre elas.

QUADRO LEGENDA PARA PROJETO ARQUITETNICO

QUADRO LEGENDA PARA PROJETO DE LOTEAMENTO

HABITE - SE
1. Sntese do Processo de Aprovao * O interessado solicita as informaes necessrias para a formulao do pedido na seo de protocolo da prefeitura, devendo especificar obrigatoriamente a rea a ser averbada. * Providenciados os documentos, os mesmos sero submetidos ao IPDSA Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentvel de Arax para efetivao da anlise da solicitao; * Atendidas todas as exigncias e consultadas as demais unidades municipais envolvidas na solicitao, o processo deferido pelo IPDSA e encaminhado ao protocolo para a entrega ao interessado, o qual receber a certido aps a comprovao do plantio de no mnimo uma rvore para cada 10,00 m de testada do terreno, na calada fronteiria a sua edificao, sempre que esta possuir largura igual ou superior a 2,00 m e a via pblica for pavimentada. 2. Documentos Necessrios: * Cpia do Projeto aprovado pelo IPDSA; * Cpia do Alvar de Construo da Edificao; * Declarao de habitabilidade firmada pelo Responsvel Tcnico que executou a obra (modelo 01); * Cpia da ART de execuo da obra (2644); * Alvar de vistoria do Corpo de Bombeiros de execuo do projeto de segurana contra incndio (para todas as edificaes que no forem residenciais unifamiliares).

Laudo Tcnico Civil firmado por profissional habilitado (modelo 02), (para projetos de levantamento arquitetnico); Cpia da ART do Laudo Tcnico Civil (3144), (para projetos de levantamento arquitetnico).

DECLARAO DE HABITABILIDADE

(Modelo 01)

DECLARAO DE HABITABILIDADE Declaro, para os devidos fins, que a construo situada

Rua/Av._____________________________________________,

n______,

Bairro ____________________________________, nesta cidade de AraxMG, de propriedade de ______________ __________________________, CPF ________________Alvar de Construo n. _____, de ___/___/___, executada sobre minha responsabilidade tcnica conforme ART n. _______, concluda em ___/___/___, com rea de __________ m2, seguiu rigorosamente os projetos arquitetnico e complementares e encontra-se em perfeitas condies de HABITABILIDADE.

ARAX-MG, ___de _________________ de 20__

Responsvel Tcnico pela Execuo CREA _________UF ___

LAUDO TCNICO CIVIL

(Modelo 02)

LAUDO TCNICO CIVIL Declaro, para os devidos fins e pela ART n __________, que a edificao situada Av/Rua ________________________________________________________________ de _______ m2, de propriedade n de _____, Bairro ____________________________, nesta cidade de Arax, com rea ______________________________________________, conforme vistoria por mim realizada em ___/___/___, a seguir relacionada:

Itens Vistoriados Fundao Estrutura Alvenaria Esquadrias Instalao Hidrulica Instalao Eltrica Cobertura Revestimento Art. 8 do Cdigo de Edificaes encontra-se em condies de HABITABILIDADE.

Consideraes

ARAX-MG ___/___/20___

Responsvel Tcnico CREA _________UF ___ 10

PEDIDO DE NUMERAO
1. Sntese do Processo de Aprovao * O interessado solicita as informaes necessrias para a formulao do pedido na seo de protocolo da prefeitura; * Providenciados os documentos, os mesmos sero submetidos ao IPDSA Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentvel de Arax, para efetivao da anlise da solicitao; * Atendidas todas as exigncias e consultadas as demais unidades municipais envolvidas na solicitao, o pedido deferido pelo IPDSA e encaminhado ao protocolo para a entrega ao interessado.

2. Documentos Necessrios: * Cpia do documento de propriedade do imvel; * Copia do recibo do IPTU (atual); * Projeto da edificao existente; * Localizao do imvel.

11

PROJETO DE PARCELAMENTO

(Loteamento-Desmembramento, Desdobro, Remembramento ou Unificao, e Condomnio Horizontal) 1. Sntese do Processo de Aprovao * O interessado solicita as informaes necessrias para a formulao do pedido na seo de protocolo da prefeitura; * Providenciados os documentos, os mesmos sero submetidos ao IPDSA Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentvel de Arax para a efetivao da anlise da solicitao; * Atendidas todas as exigncias e consultadas as demais unidades municipais envolvidas na solicitao, o pedido deferido pelo IPDSA e encaminhado ao protocolo para a entrega ao interessado.

2. Documentos Necessrios: a) Loteamento: a.1. Aprovao do Projeto * Cpia do documento de propriedade do imvel; * Cpia da quitao do IPTU; * Planta de levantamento topogrfico do terreno, Integrado a malha urbana. * Projeto de parcelamento / projeto geomtrico em 04 (quatro) cpias; * Cpia da ART do projeto de parcelamento (4346) - (F 57470); * Memorial descritivo completo; * Cpia do projeto da rede de esgoto; * Cpia da ART do projeto da rede de esgoto (4344) - (F 35420); * Cpia do projeto da rede de abastecimento de gua; * Cpia da ART do projeto da rede de abastecimento de gua (4344) (F 35310) * Cpia do projeto de drenagem e esgotamento de guas pluviais; * Cpia da ART do projeto de drenagem e esgotamento de guas pluviais (4344) - (F 35440); * Cpia do projeto de rede de energia eltrica; * Cpia da ART do projeto de rede de energia eltrica (4325) - (F 57170);

12

* Parecer tcnico das concessionrias pblicas responsveis pelos servios de abastecimento de gua, fornecimento de energia eltrica e de esgotamento sanitrio, sobre os respectivos projetos;

a.2. Autorizao para Execuo das Obras / Servios * Cronograma Fsico-Financeiro, com a especificao dos custos da obra e servios de infra-estrutura exigidos; * Cpias das ARTs de execuo das obras / servios de infra-estrutura cujos cdigos de atividade tcnica / finalidades esto especificados frente dos respectivos projetos, listados no item a1; * Carta de fiana ou registro do instrumento de hipoteca; a.3. Termo de Verificao e Aceitao * Requerimento para liberao da carta de fiana ou garantia hipotecria.

b) Desmembramento, Desdobro e Remembramento ou Unificao: * Cpia do documento de propriedade do imvel; * Cpia da quitao do IPTU; * Projeto Geomtrico em 04 (quatro) cpias; * Cpia da ART do Projeto (4345); * Memorial Descritivo completa; c) Condomnio Horizontal: * Todos os documentos prprios para loteamento, acrescidos da minuta do Estatuto do Condomnio;

13

MODELOS DE ASSENTAMENTO
Lei n 4.292/2003 - Lei de Uso e Ocupao do Solo MABR = Modelo de Assentamento Bsico Residencial Unifamiliar ou Multifamiliar permitido nas seguintes zonas de uso: ZC; ZC1; ZC2: ZC3; ZC4; ZMDI; ZR1 (somente unifamiliar);ZR2;ZEIS; MABC = Modelo de Assentamento Bsico Comercial ou de Servios permitido nas seguintes zonas de uso: ZC; ZC1; ZC2; ZC3; ZC4; ZMDI; ZR2; ZEIS; MABM = Modelo de Assentamento Bsico Misto (Residencial com comrcio ou servios) permitido nas seguintes zonas de uso: ZC; ZC1; ZC2; ZC3; ZC4; ZMDI; ZR2; ZEIS; a) Coeficiente de Aproveitamento de at 2,1 (dois inteiros e um dcimo); b) Taxa de Ocupao mxima de 70% (setenta por cento); c) Taxa de Permeabilidade mnima de 30% (trinta por cento) incluso o ndice de Cobertura Vegetal mnimo de 15% (quinze por cento); d) Altura Mxima de 10 (dez) metros; e) Limite mximo de 3 (trs) andares, compreendendo o andar trreo mais 2 (dois); f) rea mnima do lote no especificada; g) Testada mnima do lote no especificada; h) Afastamentos nos termos da Subseo IV deste Captulo ; i) Vagas para estacionamento nos termos da Seo II deste Captulo; MAVR = Modelo de Assentamento Vertical Residencial Multifamiliar permitido somente nas reas passveis de verticalizao mostradas no mapa do Anexo 5 que integra esta lei e atendendo s disposies do art. 57 do PDE: MAVC = Modelo de Assentamento Vertical Comercial ou de Servios permitido somente nas reas passveis de verticalizao mostradas no mapa do Anexo 5 que integra esta lei e atendendo s disposies do art. 57 do PDE: MAVM = Modelo de Assentamento Vertical Misto (Residencial com comrcio ou servios) permitido somente nas reas passveis de verticalizao mostradas no mapa do Anexo 5 que integra esta lei e atendendo s disposies do art. 57 do PDE: a) Coeficiente de Aproveitamento nos termos dos incisos IV e VI do art. 57 do PDE; b) Taxa de Ocupao mxima de 70%( setenta por cento); c) Taxa de Permeabilidade mnima de 30% (trinta por cento) incluso o ndice de Cobertura Vegetal mnimo de 15%(quinze por cento); d) rea mnima do lote de 360 m(trezentos e sessenta metros quadrados); e) Testada mnima do lote de 12 m (doze metros); f) Afastamentos nos termos da Subseo IV deste Captulo 14

a) Vagas para estacionamento nos termos da Seo II deste Captulo; MACH = Modelo de Assentamento Residencial Multifamiliar Horizontal para Condomnios Horizontais permitido nas seguintes zonas de uso: ZC;ZC1; ZC2;ZR2; a) Coeficiente de Aproveitamento mximo de 1 para o conjunto do empreendimento; b) Taxa de Ocupao mxima de 50% (cinqenta por cento) para a rea construda total do empreendimento; c) Taxa de Permeabilidade mnima de 30%(trinta por cento) incluso o ndice de Cobertura Vegetal mnimo de 15%(quinze por cento); d) Altura Mxima da edificao de 7 (sete) metros; e) Limite mximo de 2 (dois) andares, compreendendo o andar trreo mais 1 (um); f) rea mnima do lote: 1080 m (mil e oitenta metros quadrados); g) rea mxima do lote de 10.000 m (dez mil metros quadrados); h) Testada mnima do lote de 12 m (doze metros); i) Quota de terreno por unidade habitacional superior ou igual a 62,5 m (sessenta e dois virgula cinco metros quadrados); j) Afastamentos nos termos da Subseo IV deste Captulo k) Vagas para estacionamento nos termos da Seo II deste Captulo MACC = Modelo de Assentamento de Chcaras permitido na ZR3 e ZCAT; a) Coeficiente de Aproveitamento mximo de 0,6; b) Taxa de Ocupao mxima de 20% (vinte por cento); c) Taxa de Permeabilidade e ndice de Cobertura Vegetal mnimo de 60% (sessenta por cento); d) Limite mximo de 3 (trs) andares, compreendendo o andar trreo mais 2 (dois); e) Nmero mximo de 3 (trs) pavimentos; f) rea mnima do lote de 3.000 m (trs mil metros quadrados); g) Testada mnima do lote de 30 m (trinta metros); h) Afastamento Frontal Mnimo de 10 m (dez metros); i) Afastamento lateral mnimo de 5 m (cinco metros); j) Afastamento posterior mnimo de 5 m (cinco metros); k) Vagas para estacionamento nos termos da Seo II deste Captulo MADI = Modelo de Assentamento para o Distrito Industrial permitido na ZODI e ZEDI; a) Coeficiente de Aproveitamento mximo de 1,5; b) Taxa de Ocupao mxima de 50% (cinqenta por cento); c) Taxa de Permeabilidade e ndice de Cobertura Vegetal mnimo de 30% (trinta por cento); d) Altura Mxima da edificao de 10 (dez) metros; e) Limite mximo de 3 (trs) andares, compreendendo o andar trreo mais 2 (dois); 15

rea mnima do lote de 1.800 m (mil e oitocentos metros quadrados); g) Testada mnima do Lote de 20 m (vinte metros); h) Afastamento Frontal Mnimo de 10 m (dez metros); i) Afastamento lateral mnimo de 5 m (cinco metros); j) Afastamento posterior nos termos da Subseo IV deste Captulo; k) Vagas para estacionamento nos termos da Seo II deste Captulo; f)

MAIM = Modelo de Assentamento para Indstria Minerria permitido na ZAMI e ZPI; a) Os requisitos urbansticos sero definidos pelo IPDSA em funo da apresentao obrigatria do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e seu respectivo RIMA (Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente).

16

ESCALONAMENTO URBANO (Lei n. 4874/2006)


DENOMINAO CLASSE SETOR

Abolio Adhemar Rodrigues Valle Jnior Aeroporto Alvorada Amazonas Ana Antonia Ana Pinto de Almeida Andra Barreirinho Barreiro Boa Vista Bom Jesus Centro Cincinato de vila Distrito Industrial Domingos Zema Dona Beja Estncia Fertiza Francisco Duarte Guilhermina Vieira Chaer Guimares Jardim Bela Vista Jardim Primavera Joo Ribeiro Joo Bosco Teixeira Jos Ferreira Guimares Lamartine Leblon Leda Barcelos Morada do Sol Novo Santo Antnio Novo So Geraldo Odilon Jos Carneiro Orozino Teixeira Padre Alaor Po de Acar Parque das Flores Pedro Pezzutti Recanto das Mangueiras Sagrada Famlia Salomo Drummond Santa Luzia Santa Mnica Santa Rita Santa Terezinha Santo Antnio So Cristvo So Domingos So Francisco So Geraldo So Pedro So Vicente

Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro

Oeste Leste Oeste Oeste Oeste Norte Norte Leste Sul Sul Oeste Norte Centro Norte Oeste Norte Sul Leste Sul Norte Sul Centro Leste Leste Sul Norte Leste Leste Oeste Sul Norte Leste Oeste Leste Norte Leste Norte Leste Centro Leste Centro Norte Sul Oeste Norte Centro Leste Sul Oeste Oeste Oeste Centro Centro

17

Silvria Tiradentes Urciano Lemos Veredas da Cidade Vila Rica Loteamento Antnio Pereira Valle Loteamento Associao Habitacional de Arax Loteamento Boa Vista Sul Loteamento Boa Vista II Loteamento Bosque dos Ips Loteamento Chcara So Sebastio Loteamento Jardim Ceclia Loteamento Jardim Filomena Loteamento Jardim Imperial Loteamento Jardim Natlia Loteamento Joaquim Daniel Luiz Loteamento Luiz Ricardo Vieira Chaer Loteamento Mangabeiras Loteamento Parque Administrativo Loteamento Portal Veredas Loteamento Monte Verde Loteamento Rancho das Orqudeas Loteamento Recanto das Gameleiras Loteamento Recanto dos Girassis Loteamento Recanto dos Pssaros Loteamento Residencial Del Rey Loteamento Residencial Palmeiras Loteamento Riviera do Lago Loteamento Roberto Pedrina Loteamento Salomo Akel Loteamento Veredas do Belvedere Loteamento Via Verde Loteamento Vila Verde

Bairro Bairro Bairro Bairro Bairro Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana Unidade Urbana

Sul Norte Norte Leste Centro Leste Norte Sul Sul Oeste Oeste Sul Leste Sul Norte Sul Leste Leste Sul Leste Leste Oeste Oeste Oeste Leste Sul Sul Oeste Leste Leste Leste Oeste Leste

18

MARCO ZERO (Lei n. 4873/2006)


O marco zero do municpio de Arax est localizado no centro da roscea inscrita no piso da torre da Igreja Matriz de So Domingos, identificado como ARAX - 00 que tem sua posio geogrfica definida nas tabelas seguintes:
COORDENADAS GEODSICAS Latitude S Longitude W COORDENADAS PLANAS UTM - SAD 69 N 7.832.495,0639 Altura Meridiano Ortomtrica Central 997,326 45 E 296.481,5619 Convergncia Meridiana 0 39 03,1028 WGS 84 19 35 33,1780" 46 56 26,7951" SAD 69 19 35 31,4776" 46 56 25,2212"

COORDENADAS PLANAS LTM - SAD 69 N E 2.832.735,3490 153.801,9560 Altura Meridiano Convergncia Ortomtrica Central Meridiana 997,326 46 30 0 08 51,5680"

19

Vous aimerez peut-être aussi