Vous êtes sur la page 1sur 9

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL Microbiologia Agrcola Aulas 04 - Prof Me. Danni Maisa da Silva OS PRINCIPAIS GRUPOS DE MICRORGANISMOS: REINO MONERA Bactrias e cianobactrias

De todos os organismos vivos, nenhum to verstil e diverso quanto o grupo das bactrias. Em qualquer ambiente em que um organismo superior est presente, bactrias tambm esto. Ambientes onde seres superiores esto ausentes, muitas vezes encontramos bactrias, como em ambientes com temperaturas altas (guas termais) ou cidos. Embora uma grande diversidade estrutural exista entre as bactrias, sua versatilidade e diversidade so expressas primeiramente em termos de particularidades metablicas, especialmente com respeito ao metabolismo responsvel pela produo de energia. Os principais tipos de metabolismo energtico encontrado entre eucariticos: fotossntese, respirao aerbica e fermentao, tambm ocorrem entre procariticos, e em adio algumas bactrias possuem:
a) Tipo especial de fotossntese; b) respirao anaerbica (onde o oxignio no o

receptor final de eltrons na cadeia respiratria); c) fermentao com maior gama de produtos os tipos de rotas fermentativas so mais diversos em bactrias; d) reduo e oxidao de compostos inorgnicos para a produo de energia, como por exemplo: algumas bactrias podem oxidar amnia, outras metano, para obterem energia.

CARACTERSTICAS DAS BACTRIAS: Bactrias so procariotos, carecendo de membrana nuclear e outras estruturas intracelulares organizadas observadas em eucariotos. So caracterizadas pelo seu tamanho, forma, arranjo, metabolismo e estruturas celulares que apresentam.
1- TAMANHO: Quanto ao tamanho, as clulas bacterianas so sempre de dimenses

microscpicas, com dimetro da maioria delas variando de 0,2 a 1,5m e o comprimento de 1 a 6m (1 micrmetro = 1x10-6m 1/100 da espessura de uma folha). Algumas espcies bacterianas podem apresentar dimenses maiores. Em relao forma e ao arranjo das clulas bacterianas, trataremos deste assunto junto com o item Taxonomia e Classificao de Bactrias.
2- METABOLISMO: Quanto ao metabolismo, consideremos o seguinte: 2.1 - CLASSIFICAO NUTRICIONAL DOS SERES VIVOS:

a) Classificao pela fonte de Carbono (precursor celular):

Autotrficas carbono inorgnico gs carbnico Heterotrficas carbono orgnico molculas orgnicas

b) Classificao pela fonte de energia

Fototrficos - energia radiante fotossntese

exgenos:

Quimiotrficos reaes de oxireduo (reaes qumicas)

c) Classificao com base na natureza Orgnica ou Inorgnica dos doadores de eltrons

Litotrficos - doadores de compostos inorgnicos (ex. Plantas) Organotrficos doadores de compostos orgnicos (ex. bactrias que oxidam amnio, enxofre e ferro)

d) Classificao com base na fonte energtica e doadores de eltrons (p/ crescimento):

FOTOLITOTRFICO: energia radiante + Substrato Inorgnico Oxidvel (H2O) Ex. Plantas, bactrias fotossintticas (Sulfobactrias verdes) FOTOORGANOTRFICOS: energia radiante + Substrato Orgnico Oxidvel (malato, succinato) Ex. bactrias purpurinas no sulfurosas QUIMIOLITOTRFICOS: reaes de oxireduo + Substrato Inorgnico Oxidvel Ex. Bactrias nitrificantes e bactrias do ferro QUIMIOORGANOTRFICOS: reaes de oxireduo + Substrato Orgnico Oxidvel Ex. Animais, grande maioria dos microrganismos

3- ESTRUTURAS OU COMPONENTES CELULARES BACTERIANOS

A clula bacteriana apresenta vrias estruturas, algumas das quais esto presentes em determinadas espcies, enquanto outras so essenciais clula e, portanto so encontradas em todas as bactrias. Na Figura 1 esto representadas esquematicamente diversas estruturas bacterianas, que sero comentadas a seguir, individualmente:

3.1 Membrana citoplasmtica ou Membrana celular: A membrana citoplasmtica (Fig. 2) tem espessura de aproximadamente 7,5 nm (1nm= 1/1.000.000.000m) e separa a parede celular do citoplasma. constituda principalmente de fosfolipdeos (20 a 30%) e protenas (50 a 70%), desempenhando importante papel na permeabilidade seletiva da clula (funciona como uma barreira osmtica). Substncias moleculares maiores como acares, aminocidos, etc, necessitam molculas carregadoras para que possam penetrar na clula, e estes carregadores so enzimas chamadas permeases. Normalmente uma permease especfica para cada tipo de acar, e esto localizadas na membrana celular. Ela difere da membrana citoplasmtica das clulas eucariticas por: - no apresentar esterides em sua composio; - ser sede de numerosas enzimas do metabolismo respiratrio (mesmas funes das cristas mitocondriais); - controlar a diviso bacteriana atravs dos mesossomos.

3.2- Mesossomas: So invaginaes da membrana celular. As funes propostas para a sua presena na clula so: a) aumento do comprimento da membrana celular (amplia a rea de troca de nutrientes); b) possivelmente contenha as enzimas para a duplicao do DNA, ou seja, o DNA se gruda nesta parte da membrana plasmtica para comear a ser duplicado (informao no confirmada j que nem todas as bactrias apresentam mesossoma e todas duplicam o DNA); c) parecem estar envolvidos na secreo de certas enzimas, tais como penicinilases (que destroem a penicilina).

3.3- Parede Celular: ua composio em bactrias (quando comparada com outros organismos que possuem parede celular) nica, pois constituda de um composto chamado peptidoglicano, que no encontrado em nenhum outro organismo, somente nas bactrias. A parede celular bacteriana uma estrutura rgida que recobre a membrana citoplasmtica e confere forma s bactrias. Ela constituda, alm do peptidoglicano (macromolcula complexa forma a estrutura rgida da parede), por cido diaminopimrico (DPA), cido murmico e cido teicico alm de aminocidos, carboidratos e lipdeos. As funes e a importncia da parede celular so principalmente de proteo, destacando-se:
a) Evitar a destruio da clula, mantendo o material celular no seu interior contra possveis

choques osmticos. A gua pode passar livremente atravs da membrana celular, mas a maioria das partculas ionizadas no. Toda a vez que existir uma maior concentrao de partculas dentro da clula, em relao ao ambiente, a gua tenta entrar para a clula, sempre mais e mais, causando uma presso osmtica contra a membrana (de 10 a 25 atm). A parede celular previne (impede) que a clula continue se expandindo incontrolavelmente at explodir; b) Proteo contra danos mecnicos; c) Fator importante nas doenas humanas: algumas bactrias Gram negativas possuem endotoxinas na parede celular que so os fatores irritativos ou causadores de certas doenas; d) Compostos presentes na parede celular so causadores das reaes de produo de anticorpos; e) A parede celular o local de ao de alguns antibiticos que destroem a parede, causando a exploso do microrganismo; f) Viroses bacterianas (vrus que infectam bactrias) geralmente ligam-se a compostos presentes na parede celular para poderem penetrar na clula; g) A Colorao de Gram (utilizada como um fator para a identificao de bactrias) determinada pela composio da parede celular. De acordo com a constituio da parede celular, as bactrias podem ser divididas em dois grandes grupos: Gram-positivas e Gram-negativas. A parede celular das Gram-positivas formada por uma s camada, enquanto que a parede celular das Gram-negativas formada por duas camadas. Os dois tipos apresentam uma camada em comum, situada externamente membrana citoplasmtica, que denominada camada basal ou peptidoglicano. A segunda camada, presente somente nas bactrias Gram-negativas, denominada membrana externa. Neste caso, o espao onde se encontra o peptidoglicano, entre a membrana citoplasmtica e a membrana externa chamado de espao periplsmico, existente somente nas Gram-negativas (Fig. 3).

As bactrias Gram-positivas normalmente tm uma quantidade maior de peptidoglicano em sua parede celular, o que torna a sua parede muito espessa. O polmero (peptidoglicano) representa 50% ou mais do peso seco da parede de algumas espcies Gram-positivas e somente de 5 a 10% da parede de espcies Gram-negativas. Mas a membrana externa, e no a camada de peptidoglicano que distingue as bactrias Gram-negativas, servindo como uma barreira seletiva para a entrada e sada de algumas substncias da clula e podendo ainda causar efeitos txicos srios em animais infectados. A estrutura da membrana externa composta por fosfolipdios, lipoprotenas e lipopolissacardeos (LPSs). Os lipopolissacardeos esto localizados exclusivamente na camada externa da membrana, enquanto que os fosfolipdeos esto presentes quase completamente na camada interna. Os LPSs so caracterscos de bactrias Gram-negativas, so compostos por trs segmentos ligados covalentemente: (1) lipdeo A, firmemente embebido na membrana; (2) cerne do polisssacardeo, localizado na superfcie da membrana; e (3) antgenos O, que so polissacardeos que se estendem como plos a partir da superfcie da membrana em direo ao meio circundante. A poro lipdica de um LPS tambm conhecida como endotoxina e pode atuar como um veneno, causando febre, diarria, destruio das clulas vermelhas do sangue e um choque potencialmente fatal. Ainda podemos encontrar na membrana das Gram-negativas canais de difuso formados por protenas especiais chamadas porinas, que atravessam a membrana externa e por onde algumas molculas podem passar. OBS: O termo Gram, vem do nome de Christian Gram, bacteriologista dinamarqus, que desenvolveu o mtodo de colorao de Gram (1884), atravs do qual podemos classificar as bactrias em Gram-positivas e Gram-negativas. O mtodo consiste no tratamento sucessivo de um esfregao bacteriano, fixado pelo calor, com cristal violeta, iodo, lcool e safranina. Depois da adio de cada reagente, o esfregao lavado com gua para retirar o excesso do reagente. Bactrias Gram-positivas apresentaro colorao prpura e bactrias Gram-negativas colorao vermelha (Fig. 4).

O mecanismo da Colorao de Gram o seguinte: a diferena de colorao entre as clulas Gram-positivas e Gram-negativas devido a sua relativa resistncia ao descoramento pelo lcool. Durante o processo da colorao de Gram, as clulas so tratadas com cristal violeta e em seguida com uma soluo de iodo. Isto resulta na formao de um complexo cristal violeta iodo (CVI) dentro das clulas. Quando uma bactria Gram-negativa tratada com lcool, o lipdio na membrana externa dissolvido e removido, ocorrendo o rompimento da membrana externa e o aumento de sua permeabilidade. Assim, o complexo corante (CVI) pode ser removido, descorando a bactria Gramnegativa (que pode ento ser tingida com o corante de safranina clulas de colorao vermelha). Em bactrias Gram-positivas, o lcool faz com que os poros do peptidoglicano se contraiam, e o complexo corante (CVI) permanece no interior da clula (clulas de colorao prpura). 3.4- Cpsula ou Camada Gomosa: Alguns organismos procariticos secretam em sua superfcie materiais gomosos. Quando este material tem um arranjamento compacto ao redor da clula chamado CPSULA e quando o material gomoso solto ao redor da clula chamado CAMADA GOMOSA. Estas estruturas so compostas de polissacardeos e protenas. A cpsula est relacionada com a virulncia da bactria, pois confere resistncia fagocitose (por bacterifagos e glbulos brancos), de modo que, em uma mesma espcie, as amostras capsuladas so mais virulentas que as no capsuladas. 3.5- Flagelos: Flagelos so organelas especiais de locomoo, constitudas por uma estrutura protica denominada flagelina, formando longos filamentos delgados e ondulados que se estendem da membrana citoplasmtica e atravessam a parede celular. O flagelo propulsiona a bactria atravs do lquido podendo chegar a 100m por segundo (o equivalente a 3000 vezes o seu comprimento por

minuto o animal mais rpido a xit tem a velocidade mxima de at 1500 vezes o tamanho do seu corpo por minuto). As bactrias recebem denominaes especiais de acordo com a distribuio dos flagelos: atrquias (sem flagelo); monotrquias (um flagelo em uma das extremidades); anfitrquias (um flagelo em cada extremidade); lofotrquias (tufo de flagelos em uma ou ambas as extremidades); peritrquias (cercadas de flagelos).

3.6- Pili ou fmbrias: So de natureza protica como os flagelos, mas so menores, mais retas e geralmente em maior nmero e no esto relacionados motilidade. Presente especialmente em bactrias Gramnegativas. Sua funo no bem conhecida podem ser um rgo de reconhecimento para a bactria realizar a troca de plasmdeos (pedaos de DNA) - associado a reproduo sexual da bactria e tambm com a aderncia superfcies mucosas.

3.6.1- Citoplasma Tem em torno de 80% de gua, como em qualquer clula, alm de cidos nuclicos, protenaas, carboidratos, lipdeos, ons orgnicos, muitos compostos de baixo peso molecular e partculas com vrias funes. Este fludo denso o stio de muitas reaes qumicas. 3.7- Ribossomas So partculas densas dispersas no citoplasma, so o stio da sntese de protenas. So compostos de 60% de cido ribonuclico (RNA) e 40% de protena. Tm como funo: produo de protenas de constituio e enzimas. 3.8- Corpos de incluso ou de estocagem (Grnulos de reserva): Clulas procariticas no apresentam vacolos, porm podem acumular substncias sob a forma de grnulos so materiais de reserva de diferente natureza dependendo da espcie bacteriana. O composto mais comum o cido poli-beta-hidroxibutirico (PHB). Outros compostos so o glicognio, o amido e fosfato (grnulos de polifosfato). Este acmulo de substncias de

reserva ocorre quando o microrganismo est vivendo em um ambiente rico em nutrientes. Quando houver a exausto de nutrientes do meio, estas reservas podero ser utilizados pelos microrganismos como fonte de energia. 3.9- Cromossomo A clula bacteriana no apresenta um ncleo delimitado por uma membrana. O material nuclear total, chamado nucleide, consiste em um cromossomo nico e circular, composto de DNA (cido desoxiribonucleico), que carrega toda a informao gentica da clula. Plasmdeos ou Epissomas so pedaos de DNA soltos dentro da clula, que no fazem parte do DNA principal, e que podem ser transferidos de uma bactria para outra pelo pilus ou atravs de vrus. A resistncia de uma bactria a antibiticos, normalmente est relacionada a presena destes plasmdeos que codificam enzimas que degradam o antibitico, como por exemplo, a penicilinase. A capacidade de uma bactria produzir esta enzima pode ser transferida de uma bactria para outra atravs de plasmdeos. 3.10- Esporos: So formas de resistncia dos microrganismos, que podem sobreviver em condies desfavorveis, tais como o dessecamento e calor. So formas de repouso, metabolicamente inativas. Os esporos que se formam dentro da clula, chamados endosporos, so exclusivos das bactrias (principalmente as pertencentes ao gnero bacillus e clostridium). Eles possuem parede celular espessa, so altamente refrateis (brilham muito com a luz do microscpio) e altamente resistentes a agentes fsicos (dessecao e aquecimento) e qumicos (antispticos) adversos devido a sua parede ou capa impermevel composta de cido dipicolnico. Os esporos surgem quando a clula bacteriana no se encontra em um meio ideal para o seu desenvolvimento, especialmente, em ambiente com exausto de fontes de carbono e nitrognio ou completa falta de nutrio, ocorrendo no interior do citoplasma vegetativo a sntese do esporo (sua formao leva por volta de 6 horas). Os podem permanecer latente por longos perodos, representando uma forma de sobrevivncia e no de reproduo. TAXONOMIA E CLASSIFICAO DE BACTRIAS Para a nomenclatura de bactrias os bacteriologista usam o sistema primeiramente desenvolvido para plantas e animais o sistema binominal Gnero e Espcie. O Manual de Bergeys (Bergeys Manual of Sistematic Bacteriology) o principal instrumento para a busca de informaes a respeito de um determinado gnero ou espcie de bactrias organismos procariticos. o manual que trata da classificao de bactrias. Em qualquer sistema de classificao, certos critrios devem ser adotados. Os principais critrios para o agrupamento de bactrias de acordo com o Manual de Bergeys so os seguintes:
1- Relao estrutural: refere-se forma e ao arranjo que a clula bacteriana possui que pode

ser: Cocos: Formas de cocos (esfricas): grupo mais homogneo em relao a tamanho sendo clulas menores (0,8-1,0 m). Os cocos tomam denominaes diferentes de acordo com o seu arranjo: - Diplococos: cocos agrupados aos pares - Ex: Neisseria meningitides (meningococo). - Ttrades: agrupamentos de quatro cocos - Sarcina: agrupamentos de oito cocos em forma cbica - Estreptococos: cocos agrupados em cadeias - Ex: Streptococcus pneumoniae (pneumococo). - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva

Bastonete ou bacilos: so clulas cilndricas, em forma de bastonetes. Dentro da mesma espcie os bastonetes so relativamente constantes sob condies normais de crescimento, podendo variar em tamanho e espessura (longos e delgados, pequenos e grossos, extremidade reta, convexa ou arredondada). Quanto ao arranjo podem variar em : - Diplobacilo: bastonetes agrupados aos pares. - Estreptobacilos: bastonetes agrupados em cadeias. - Paliada: bastonetes alinhados lado a lado como palitos de fsforo. Formas helicoidais ou espiraladas: clulas de forma espiral que se dividem em: -Espirilos: possuem corpo rgido e se movem s custas de flagelos externos -Espiroquetas: So flexveis e locomovem-se provavelmente s custas de contraes do citoplasma, podendo dar vrias voltas completas em torno do prprio eixo. Alm desses tipos morfolgicos, existem algumas formas de transio, quando os bacilos so muito curtos, podem se assemelhar aos cocos, sendo ento chamados de cocobacilos ou quando as formas espiraladas so muito curtas, assumindo a forma de vrgula, eles so chamados de vibrio. 2- Similaridades metablicas: - Fototrfica, quimiolitotrficas, quimiorganotrficas, etc - Aerbica, anaerbica, facultativa - Produtora de metano, fixadora de N2, oxidante de S 3- Caractersticas de Colorao: colorao de Gram + ou 4- Motilidade: presena de organelas como flagelo, cuja funo motilidade. O Manual de Bergeys organiza as bactrias em grupos naturais ou 19 partes. Excluindo as propriedades fundamentais compartilhadas pela organizao celular procaritica, as bactrias so um grupo to diverso que os atributos principais de estrutura e funcionamento so pobremente relacionados um com o outro. Tentativas de organizar todos os gneros de bactrias em um esquema taxonmico consistente, at agora falharam. A Oitava Edio do Manuaql de Bergeys (est na 10), baseia-se numa aproximao emprica. Nela as bactrias so divididas em 19 partes, cada uma diferenciada por poucos critrios de fcil observao. Em algumas partes, bactrias so agrupadas em famlias, e em outras em ordens; j em outras partes, os gneros so simplesmente descritos em uma seqncia arbitrria. Como o objetivo do Manual de Bergey s facilitar a identificao de bactrias, no interessa muito a maneira de como os gneros esto agrupados, se tivermos um sistema de chaves que nos permita classificar um organismo desconhecido. Uma chave para este propsito est inclusa na Oitava Edio. No estudo dos grupos importantes de bactrias no usaremos fielmente o Bergeys, pois muitas vezes bactrias que possuem propriedades fisiolgicas semelhantes, por outras razes, esto em partes diferentes no Manual de Bergeys. A classificao de organismos serve a dois propsitos: um mtodo que une um grande e desordenado nmero de organismos, ajudando na identificao e fornecendo meios para caracterizar grupos morfo-fisiolgicos que compartilham certas propriedades; o segundo propsito seria a tentativa de traar as relaes naturais, ou seja a filogenia e a evoluo de diferentes grupos de organismos. De acordo com o Manual de Bergeys, em sua Oitava Edio, a classificao de organismos procariticos a seguinte: ( ) entre parnteses est o critrio para o agrupamento

REINO: PROCARYOTAE DIVISO I. CYANOBACTERIA II. BACTERIA

Vous aimerez peut-être aussi