Vous êtes sur la page 1sur 11

Cabea e pescoo

A cabea e o pescoo so reas anatomicamente complexas do corpo.

Cabea
Principais compartimentos A cabea composta por uma srie de compartimentos, os quais so formados por ossos e partes moles. Eles so: A cavidade do crnio; Duas orelhas; Duas rbitas. Duas cavidades nasais; Uma cavidade oral. A cavidade do crnio o maior compartimento e contm o encfalo e membranas associadas (meninges). A maior parte da orelha (aparelho da audio) a cada lado est contida em um dos ossos que formam o assoalho da cavidade do crnio. As partes externas das orelhas estendemse lateralmente a partir destas regies. As duas rbitas contm os olhos. Eles so cmaras em forma de cones imediatamente inferiores regio anterior da cavidade do crnio, sendo que o pice de cada cone est direcionado pstero-medialmente. As paredes das rbitas so sseas, enquanto a base de cada cmara cnica pode ser aberta e fechada pelas plpebras. As cavidades nasais so as partes superiores do trato respiratrio e ficam entre as rbitas. Tem paredes, assoalhos e tetos, que composto predominantemente por osso e cartilagem. As aberturas anteriores das cavidades nasais so as narinas e as aberturas posteriores so os coanos (aberturas nasais posteriores). Continuamente com as cavidades nasais, h extenses cheias de ar (seios paranasais), que se projetam lateralmente, superiormente e posteriormente aos ossos ao redor. Os maiores, os seios maxilares, so inferiores a cada rbita. A cavidade oral inferior s cavidades nasais e separada delas pelos palatos duro e mole. O assoalho da cavidade oral formado inteiramente por partes moles. A abertura anterior da cavidade oral a rima da boca e a abertura posterior o istmo das fauces. Diferentemente das narinas e dos coanos, que so continuamente abertos, a rima da boca e o istmo das fauces podem ser abertos e fechados por partes moles sua volta.

Outras regies anatomicamente definidas


Alem dos principais compartimentos da cabea, duas outras regies anatomicamente definidas da cabea, a cada lado, so reas de transio de um compartimento da cabea para outro. A fossa infratemporal uma rea entre a parte posterior (ramo) da mandbula e uma regio plana de osso (lamina lateral do processo pterigide) imediatamente posterior a maxila. Essa fossa, limitada por osso e partes moles, um conduto para um dos principais nervos cranianos o nervo mandibular (a diviso mandibular do nervo trigmeo, que passa entre as cavidades do crnio e oral. A fossa pteriogopalatina, a cada lado, imediatamente posterior maxila. Esta pequena fossa comunica-se com a cavidade do crnio, a fossa infratemporal, rbita, a cavidade

nasal e a cavidade oral. Uma estrutura importante que atravessa a fossa pteriogopalatina o nervo maxilar (diviso maxilar do nervo trigmeo). A face a parte anterior da cabea e cotem um grupo peculiar de musculos que movem a pele relativamente ao osso subjacente e controlam as aberturas anterios para as rbitas e a cavidade oral. O couro cabeludo cobre as regies superior, posterior e lateral da cabea.

O pescoo
O pescoo estende-se da cabea aos ombros e trax. Seu limite superior ao longo das margens inferiores da mandbula e das partes sseas na face posterior do crnio. A parte posterior do pescoo mais alta do que da anterior e liga as vsceras cervicais s aberturas posteriores das cavidades nasal e oral. O limite do pescoo estende-se da parte superior do esterno, ao longo da clavcula, indo ao acrmio adjacente que uma projeo ssea da escpula. Posteriormente o limite inferior do pescoo menos bem definido, mas pode-se ter uma idia aproximada traando-se uma linha entre o acrmio e o processo espinhoso da vrtebra C7 (7 vrtebra cervical), que proeminente e facilmente palpvel. A margem inferior do pescoo encerra a base do pescoo.

Compartimentos
O pescoo tem quatro compartimentos principais, que so encerrados por um colar masculofascial externo. O compartimento vertebral contm as vrtebras cervicais e os msculos posturais associados; O compartimento visceral contm glndulas importantes (tireide, paratireides e timo) e partes dos tratos respiratrios e digestrio que passam entre a cabea e o trax: Os dois compartimentos vasculares contem os grandes vasos e o nervo vago.

Laringe e faringe
O pescoo contm duas estruturas especializadas associadas aos tratos digestrio e respiratrio a laringe e a faringe. A laringe a parte superior das vias areas baixas e fixa-s abaixo parte superior da traquia e acima, por uma membrana flexvel, ao osso hide, que por sua vez, est fixado ao assoalho da cavidade oral. Muitas cartilagens formam uma estrutura de sustentao para a laringe, que tem um canal central oco. As dimenses deste canal central podem ser ajustados por estruturas de partes moles associadas parede laringe. As mais importantes destas sos as duas pregas vocais laterais, que se projetam entre si dos lados adjacentes da cavidade larngea. A abertura superior da laringe (adito da laringe) inclinada posteriormente e continua com a faringe. A faringe um meio cilindro de msculo e fscia. Fixado acima, base do crnio e, abaixo, s margens do esfago. A cada lado, as paredes do meio cilindro so fixadas s margens laterais das cavidades nasais, cavidade oral e a laringe. As duas cavidades nasais, a cavidade oral e a laringe, portanto, abrem-se na face anterior da faringe, e o esfago abre-se inferiormente.

A parte da faringe posterior s cavidades nasais a parte nasal da faringe. Aquelas partes posteriores cavidade oral e laringe so a parte oral e a parte larngea da faringe, respectivamente.

Funes da cabea
Proteo
A cabea abriga e protege o encfalo e todos os sistemas de receptores associados aos sentidos especiais as cavidades nasais associadas olfao; as rbitas, viso, s orelhas, audio e ao equilbrio; e a cavidade oral, gustao.

Contm partes superiores dos tratos respiratrio e digestrio


A cabea contm as partes superiores dos sistemas respiratrio e digestrio as cavidades nasais e oral que possuem caractersticas estruturais para modificar a passagem de ar ou alimento para cada sistema.

Comunicao
A cabea e o pescoo esto envolvidos na comunicao. Os sons produzidos pela laringe so modificados na faringe e na cavidade oral, produzindo a fala. Ademais, os msculos da face, responsveis pela expresso facial, ajustam-se aos contornos da face para retransmitir sinais noverbais.

Posicionamento da cabea
O pescoo sustenta e posiciona a cabea. importante observar que ele possibilita a um individuo posicionar os componentes do sistema sensorial na cabea, relacionando-os aos estmulos ambientais, sem movimentar o corpo inteiro.

Une os tratos respiratrio e digestrio superiores s suas partes inferiores


O pescoo contem estruturas especializadas (faringe e laringe) que conectam as partes dos tratos digestrio e respiratrio (cavidades nasais e oral) na cabea com o esfago e a traquia, que comeam em posio relativamente baixa no pescoo e dirigem-se ao trax.

Componentes Crnio
Os principais ossos da cabea formam coletivamente o crnio. A maioria dos ossos interconectada por suturas, que so articulaes fibrosas imveis, No feto e no recm-nascido, grandes espaos membranosos e no-ossificados (fontculos) entre os ossos do crnio, particularmente entre os grandes ossos planos que cobrem o todo da cavidade do crnio e permitem: Que a cabea se deforme durante sua passagem pelo canal do parto; O crescimento ps-natal. A maioria dos fontculos se fecha durante o primeiro ano de vida. a ossificao completa do finos ligamentos de tecido conjuntivo que separam os ossos nas linhas de sutura comea no final da terceira dcada e normalmente se completa na quinta dcada de vida. H apenas trs articulaes sinoviais na cabea. A maior a articulao temporomandibular entre a mandbula e o osso temporal. As outras duas articulaes

sinoviais ficam entre os trs ossculos da orelha mdia o martelo, a bigorna e o estribo.

Vrtebras cervicais
As sete vrtebras cervicais formam a estrutura ssea do pescoo. As vrtebras cervicais so caracterizadas por: Corpos pequenos; Processos espinhosos bfidos; Processos transversos que contem um forame (forame transverso). Em conjunto, os forames transversos formam uma passagem longitudinal a cada lado da coluna cervical para os vasos (artria e veias vertebrais) que passam entre a base do pescoo e cavidade do crnio. O tpico processo transverso de uma vrtebra cervical apresenta tubrculos anterior e posterior para fixao de musculos. Os tubrculos anteriores so derivados dos mesmos elementos embriolgicos que do origem s costelas na regio torcica. Ocasionalmente, desenvolvem-se costelas cervicais a partir destes elementos, particularmente em associao s vrtebras cervicais inferiores. As duas vrtebras cervicais superiores (C1 e C2) so modificadas para movimentar a cabea.

Osso hiide
O osso hiide um pequeno osso em forma de U orientado no plano horizontal imediatamente superior laringe, onde pode ser palpado e movimentado de lado a lado. O corpo do osso hiide anterior e forma a base do U; Os dois braos do U (cornos maiores) projetam-se posteriormente, a partir das extremidades laterais do corpo. O osso hiide no se articula diretamente com qualquer outro elemento esqueltico na cabea nem no pescoo. O osso hiide uma ncora ssea altamente mvel e forte para muitos msculos e estruturas de partes moles na cabea e no pescoo. Significativamente, est na interface entre trs compartimentos dinmicos, fixando-se: Superiormente, ao assoalho da cavidade oral; Inferiormente, laringe; Posteriormente, faringe.

Palato mole
O palato mole uma estrutura constituda por partes moles, com forma de aba, que se insere como dobradia na parte posterior do palato duro, com a margem posterior livre. Pode ser elevado e deprimido por msculos. O palato mole e estruturas associadas podem ser vistos claramente atravs da boca aberta.

Msculos
Os msculos esquelticos da cabea de do pescoo podem ser agrupados com base na funo, inervao e derivao embriolgica.

Na cabea
Os grupos musculares na cabea incluem: Os msculos extra-oculares (movimentam a rbita e abrem a plpebra superior);

Msculos da orelha mdia (ajustam o movimento dos ossos da orelha mdia); Msculos da face (determinam a expresso facial); Msculos da mastigao (movimentam a mandbula relacionam-se com articulao temporomandibular); Msculos do palato mole (elevam e deprimem o palato); Msculos da lngua (movimentam e alteram a forma da lngua).

No pescoo
No pescoo, os principais grupos musculares incluem: Msculos da faringe (fazem a constrio e elevam a faringe); Msculos da laringe (ajustam as dimenses da passagem de ar); Msculos infra-hiideos (posicionam a laringe e o osso hiide no pescoo); Msculos contidos pela fscia de revestimento (movimentam a cabea e a extremidade superior); Msculos posturais no compartimento muscular do pescoo (posicionam o pescoo e a cabea).

Relaes com outras regies Trax


A abertura superior do trax (entrada torcica) projeta-se diretamente na base do pescoo. As estruturas que passam ente a cabea e o trax sobem e descem atravs dessa abertura e do compartimento visceral do pescoo. Na base do pescoo, a traquia imediatamente anterior ao esfago, que anterior e lateralmente traquia.

Membros superiores
H uma entrada da axila (porta para os membros superiores) a cada lado da abertura torcica superior na base do pescoo: Estruturas como os vasos passam sobre a costela I quando esto entre a entrada da axila e o trax; Os componentes cervicais do plexo braquial vm diretamente do pescoo atravs das entradas da axila, dirigindo-se para os membros superiores.

Caractersticas principais Nveis vertebrais C3/ C4 e C5/ C6


No pescoo, os dois importantes nveis vertebrais so: Entre C3 e C4, aproximadamente na margem superior da cartilagem tireidea da laringe (que pode ser palpada) e onde a principal artria em cada lado do pescoo (a artria cartida comum) se bifurca em artrias cartida interna e externa; Entre C5 e C4, que marca o limite inferior da faringe e da laringe e o limite superior da traquia e do esfago a indentao entre cartilagem cricidea da laringe e o primeiro anel traqueal pode ser palpada. A artria cartida interna no tem ramos no pescoo e sobe ao crnio para irrigar parte do encfalo. Tambm irriga o olho e a rbita. Outras regies da cabea e pescoo so irrigadas por ramos da artria cartida externa.

Veias areas no pescoo

A laringe e a traquia so anteriores ao trato digestrio no pescoo e pode-se ter acesso direto a elas quando as partes superiores do sistema so bloqueadas. Uma cricotireotomia faz uso da via mais fcil de acesso atravs do ligamento cricotireideo (membrana cricovocal, membrana cricotireidea) entre as cartilagens cricidea e tireidea da laringe. O ligamento pode ser palpado na linha mdia e geralmente h apenas pequenos vasos, tecido conjuntivo e pele (embora ocasionalmente um pequeno lobo da glndula tireide o lobo piramidal) esto sobre ele. Em um nvel mais baixo, pode-se ter acesso cirrgico s vias areas atravs da parede anterior da traquia por traqueostomia. Esta via de entrada complicada porque grandes veias e partes da glndula tireide esto sobre esta regio.

Nervos cranianos
Existem doze de nervos cranianos, e as caractersticas que os definem so que saem da cavidade do crnio atravs de forames ou fissuras. Todos os nervos cranianos inervam estruturas na cabea ou no pescoo. Ademais, o nervo vago (X) desce pelo pescoo e vai ao trax e abdome, onde inerva vsceras. As fibras parassimpticas na cabea saem do encfalo como parte de quatro nervos cranianos o nervo oculomotor (III), o nervo facial (VII), o nervo glossofarngeo (IX) e o nervo vago(X). As fibras parassimpticas pr-glanglionares no nervo oculomotor (III), no nervo facial (VII) e no nervo glossofarngeo (IX) destinadas aos tecidos-alvo na cabea saem destes nervos e distribuem-se com os ramos do nervo trigmeo (V). O nervo vago (X) sai da cabea e do pescoo para levar fibras parassimpticas s vsceras torcicas e abdominais.

Nervos cervicais
So oito os nervos cervicasi (C1 a C8): C1 a C7 emergem do canal vertebral acima de suas respectivas vrtebras; C8 emerge entre as vrtebras C 7 e T1. Os ramos anteriores de C1 a C4 formam o plexo cervical. Os principais ramos deste plexo inervam os msculos infra-hiideos, o diafragma (nervo frnico) a pele nas partes anterior e lateral do pescoo, a pele sobre a parede torcica anterior e a pele nas partes inferiores da cabea. Os ramos anteriores de C5 a C8, juntamente com um grande componente do ramo anterior de T1, formam o plexo braquial, que inerva o membro superior.

Separao funcional das vias digestria e areas


A faringe uma cmara comum para os tratos digestrio e respiratrio. Consequentemente, a respirao pode ocorrer atravs da boca, como do nariz, e material da cavidade oral potencialmente entra no esfago ou na laringe. Observaes importantes: Pode-se ter acesso s vais areas inferiores atravs da cavidade oral por intubao; Normalmente, o palato mole, a epiglote e as estruturas de partes moles dentro da laringe atuam como vlvulas pra impedir alimento e liquido de entrar nas partes inferiores do trato respiratrio. Durante a respirao normal, as vias areas abrem-se e o ar passa livremente atravs das cavidades nasais (ou da cavidade oral), faringe, laringe, traquia. A luz do esfago

normalmente est fechada, diferentemente das vias areas, pois no tem estruturas de sustentao esqueltica para manterem-na aberta. Quando a cavidade oral est cheia de liquido ou de alimento, o palato mole movimentase para baixo ( deprimido) para fechar o istmo das fauces, permitindo assim processar alimento e liquido na cavidade oral enquanto se respira. Quando h deglutio, o palato mole e partes da laringe atuam como vlvulas para assegurar o movimento apropriado do alimento da cavidade oral para o esfago. O palato mole eleva-se para abrir o istmo das fauces enquanto, ao mesmo tempo, veda a parte nasal da faringe em relao parte oral. Isto impede que alimentos e lquidos subam para a parte nasal da faringe e as cavidades nasais. A epiglote fecha a entrada larngea (dito) e grande parte da cavidade da laringe fica ocluda por oposio das pregas vocais e dobras de partes moles superiores a elas. Ademais, a laringe puxada para cima e para frente, facilitando o movimento de alimentos e lquidos sobre e em torno da laringe fechada, em direo ao esfago. Nos recm-nascidos, a laringe alta no pescoo e a epiglote fica acima do nvel do palato mole. Os bebes, por tanto, conseguem mamar e respirar ao mesmo tempo. O liquido flui em torno da laringe sem qualquer risco de entrar nas vias areas. Durante o segundo ano de vida, a laringe desce para a posio cervical baixa, caractersticas dos adultos.

Trgonos cervicais
Os dois msculos (trapzio e esternocleideomastideo) que so envolvidos pela fscia de revestimento (constituindo parte do colar cervical externo) dividem o pescoo nos trgonos anterior e lateral a cada lado. Os limites de cada trgono cervical anterior so: Linha vertical mediana do pescoo; Margem inferior da mandbula; Margem anterior do msculo esternocleideomastideo. O trgono cervical lateral limitado por: O tero mdio da clavcula; Margem anterior do trapzio; Margem posterior do esternocleidomastideo. Pode-se ter acesso s principais estruturas que passam entre a cabea e o trax atravs do trgono anterior. O trgono lateral situa-se, em parte, sobre a entrada da axila e associa-se a estruturas (nervos e vasos) que entram no membro superior e saem dele.

Anatomia regional
Crnio
A cabea tem um conjunto de 22 ossos, excluindo-se os ossculos da audio. Exceto pela mandbula, os ossos so fixados ente si por suturas, so imveis e formam o crnio. O crnio pode ser subdividido em: Uma parte superior (calvria e base do crnio), que envolve a cavidade do crnio contendo o encfalo (neurocrnio); Uma parte inferior o esqueleto da face (viscerocrnio).

Os ossos que formam a calvria e a base do crnio so o temporal e o parietal, que so pares, e os ossos frontal, esfenide, etmide occipital, que so mpares. Os ossos que formam o esqueleto da face so os nasais, os palatinos, os lacrimais, os zigomticos, as conchas nasais inferiores, as maxilas, que sos pares, e o vmer, que impar.

Vista anterior
A vista anterior do crnio inclui a fronte superior e, inferiormente, as rbitas, a regio nasal, a parte da face entre a rbita e a maxila e a mandbula.

Osso frontal
A fronte consiste no osso frontal, que tambm forma a parte superior da margem de cada rbita, a margem supra-orbital. Imediatamente superior rbita, a cada lado, esto os salientes arcos superciliares. Estes so mais pronunciados nos homens que nas mulheres. Entre estes arcos, h uma pequena depresso (a glabela). claramente visvel, na parte medial da margem supra-orbital, o forame supra-orbital (incisura supra-orbital). Medialmente, o osso frontal projeta-se inferiormente, formando uma parte da margem medial da rbita. Lateralmente, o processo zigomtico do osso frontal projeta-se inferiormente formando a margem lateral superior da bita. Este processo se articula com o processo frontal do osso zigomtico.

Ossos zigomticos e nasais


A margem lateral inferior da rbita, bem como a parte lateral da margem inferior da rbita, formada pelo osso zigomtico (o osso da face). Visivelmente atravs da abertura piriforme esto, o par de conchas nasais inferiores e as cristas nasais fundidas, formando a parte inferior do septo nasal e terminando anteriormente como espinha nasal anterior.

Maxilas
A parte da face entre a rbita e os dentes superiores formada pelo par de maxilas.

Superiormente, cada maxila contribui para as margens inferior e medial da rbita. Lateralmente, o processo zigomtico de cada maxila articula-se com o osso zigomtico e, medialmente, o processo frontal de cada maxila articula-se com o osso frontal. Inferiormente, a parte de cada maxila lateral abertura da cavidade nasal constitui o corpo da maxila. Na superfcie anterior do corpo da maxila, imediatamente abaixo da margem infraorbital, est o forame infra-orbital. Inferiormente, cada maxila termina como processo alveolar, que contem os dentes e forma o maxilar superior.

Mandbula
Em uma vista anterior do crnio, a mandbula a estrutura mais inferior. Consiste em corpo da mandbula anteriormente e ramo da mandbula, posteriormente. Estes se unem posteriormente, no ngulo da mandbula. Todas estas partes da mandbula so visveis, at certo ponto, na vista anterior. O corpo da mandbula dividido em duas partes: A parte inferior a base da mandbula; A parte superior a parte alveolar da maindibula. A parte alveolar da mandbula contm os dentes. A base da mandbula tem uma protuberncia (a protuberncia mentual) em sua superfcie anterior, onde dois lados da mandbula se unem. Imediatamente lateral protuberncia mentual, a cada lado, so observadas protuberncias mais pronunciadas (tubrculos mentais). Lateralmente, visvel um forame mentual, a meio caminho entre a margem superior da parte alveolar da mandbula e a margem inferior da base da mandbula. Passando este forame e continuando, h uma crista (a linha obliqua), que se dirige da regio anterior do ramo para o corpo da mandbula. A linha oblqua um ponto de fixao para msculos relacionados com a cavidade oral.

Vista lateral
A vista do crnio evidencia partes laterais da calvria e do esqueleto facial, bem como metade da mandbula: Ossos que formam a parte lateral da calvria, que incluem o frontal, o parietal, o occipital, o esfenide e o temporal; Ossos que formam a parte visvel do esqueleto facial incluem o nasal, a maxila e o zigomtico. Mandbula.

Parte lateral da calvria


A parte lateral da calvria (calota craniana) comea anteriormente com o osso frontal. Nas regies superiores, o osso frontal articula-se com o parietal na sutura coronal. O osso parietal ento se articula com o osso occipital na sutura lambdidea. Nas partes inferiores da parte lateral da calvria, o osso frontal articula-se com a asa maior do osso esfenide, que ento se articula com o osso parietal na sutura esfenoparietal e com margem anterior do osso temporal na sutura esfenoescamosa. A regio onde os ossos frontal, parietal, esfenide e temporal esto em estreita proximidade o ptrio (um dos pontos craniomtricos). As consequencias clinicas de uma fratura do crnio nesta area podem ser muito graves. O osso nesta rea particularmente fino e fica sobre a diviso anterior da artria menngea mdia, que pode

ser lacerada por uma fratura do crnio nesta rea, resultado em um hematoma extradural. A articulao final na regio inferior da parte lateral da calvria ocorre entre o osso temporal e o osso occipital na sutura occipitomastidea.

Osso temporal
Uma grande contribuio para a formao da parte inferior da parede lateral do crnio feita pelo osso temporal, que consiste nas seguintes partes: Parte escamosa tem o aspecto de uma grande lamina plana, forma as partes anterior e superior do osso temporal, contribui para a parede lateral do crnio e articula-se anteriormente com a asa maior do esfenide na sutura esfenoescamosa e com o osso parietal superiormente, na sutura escamosa; O processo zigomtico uma projeo ssea anterior da superfcie inferior da parte escamosa do osso temporal que inicialmente se projeta lateralmente e depois se curva anteriormente para se articular com o processo temporal do osso zigomtico, formando o arco zigomtico; Imediatamente abaixo da origem do processo zigomtico que vem da parte escamosa do osso temporal est a parte timpnica do osso temporal, e claramente visvel na superfcie desta parte, encontra-se o pro acstico externo, que leva ao meato acstico externo (canal auricular); A parte petromastidea, que geralmente separada em uma parte petrosa e uma parte mastidea para finalidades descritivas. A parte mastidea a mais posterior do osso temporal, sendo a nica regio da parte petromastidea do osso temporal vista lateralmente no crnio. continua com a parte escamosa do osso temporal anteriormente e articula-se com o osso parietal superiormente na sutura paretomastidea e com o osso occipital posteriormente,na sutura occipitomastidea. Estas duas suturas so continuas entre sim, e a sutura parietomastidea continua com a sutura escamosa. Inferiormente, uma grande proeminncia ssea (o processo mastide) projeta-se da margem inferior da parte mastidea do osso temporal. Este um ponto de fixao para vrios msculos. Medialmente ao processo mastide, o processo estilide projeta-se da margem inferior do osso temporal.

Parte visvel do esqueleto facial


Os ossos da face (viscerocrnio) observados em uma vista lateral do crnio incluem o nasal, a maxila e o zigomtico da seguinte forma: Um dos pequenos ossos nasais; A maxila inferiormente, seu processo alveolar contm os dentes, superiormente, contribui para a formao das margens inferior e medial da rbitas; medialmente; seu processo frontal articula-se com o osso frontal; lateralmente, seu processo zigomtico articula-se com o osso zigomtico; O osso zigomtico, que tem forma irregular e superfcie lateral arrendondada, formando a proeminncia da face, uma pea central nesta vista medialmente, auxilia na formao da margem inferior da rbita por meio de sua articulao com o processo zigomtico da maxila; superiormente, seu processo frontal articula-se com o processo zigomtico do osso frontal, auxiliando na formao

da margem lateral da rbita; lateralmente, salientando-se nesta vista do crnio, o processo temporal do osso zigomtico projeta-se posteriormente para se articular com o processo zigomtico do osso temporal e, assim, formar o arco zigomtco. Geralmente um pequeno forame (o forame zigomaticofacial) visvel na superfcie lateral do osso zigomtico.

Mandbula
A estrutura ssea final na vista lateral do crnio a mandbula. Inferiormente, em sua parte anterior, consiste no corpo da mandbula (anterior), um ramo da mandbula (posterior) e o ngulo da mandbula, onde a margem inferior do corpo da mandbula, se encontra com a margem posterior do ramo. Os dentes esto na parede alveolar do corpo da mandbula, e a protuberncia mental destaca-se nesta vista. O forame mental esta na superfcie lateral do corpo e, na parte superior do ramo, os processos condilar e coronide estendem-se para cima. O processo condilar est envolvido na articulao da mandbula com o osso temporal,

Vous aimerez peut-être aussi