Vous êtes sur la page 1sur 12

Dicas de Sit and Go

Sobre torneios Sit and Go


Torneios de poker de uma mesa esto cada dia mais populares na internet. Eles so conhecidos como torneios sit and go e se voc aprender a jog-los corretamente, podem ser uma grande oportunidade para voc fazer milhares de dlares jogando poker online. Nesse pequeno ebook, farei uso da minha experincia para compartilhar com voc algumas das mais importantes prticas de sit and go, usadas por jogadores profissionais. Essas dicas o deixaro acima da mdia e faro com que voc tenha uma grande vantagem sobre a maioria dos seus oponentes.S pra esclarecer, eu falarei sobre torneios online de no-limit holdem com 9 ou 10 jogadores. Esse o torneio sit and go padro que jogado na internet. Outra coisa: a definio de sit and go torneio de poker de uma mesa. Ento torneios sit and go com mais de 10 jogadores no so realmente sit and gos eles so torneios multi-table (de vrias mesas). Eu usarei o no-limit holdem como nosso jogo principal, embora alguns dos conselhos encontrados nessas pginas possam ser usados em sit and gos de outras modalidades de poker. Os termos de poker usados nesse livro esto em itlico e sero descritos na pgina 11. Dessa forma, mesmo que voc no tenha muita experincia com poker, voc ainda ser capaz de aprender o que vou ensinar. Ento ok, vamos comear. A primeira dica de sit and go que compartilharei com voc

P g i n a |2

Dicas de Sit and Go

DICA

Jogue tight no incio

Jogar muitas mos nos nveis iniciais, quando os pingos (blinds) esto baixos, a maneira mais rpida, e a mais comum, de perder dinheiro em sit and gos. Jogar tight, ou seja, jogar poucas mos no nicio de um sit and go fundamental para ganhar a longo prazo. A estrutura de blinds do sit and go no te permite jogar de outra forma. A principal razo, que uma estrutura rpida, ento voc precisa manter um bom montante de fichas (stack) aps os primeiros nveis. Isso te permite fazer dinheiro nos nveis mdio e alto quando os blinds so grandes ao roubar potes pr-flop. Se voc comear a jogar mos como T9 e 65, ou aumentar com mos como A9, mais provvel que voc tenha altos e baixos durante o jogo. Voc enfrentar mos muito melhores que as suas, e jogar potes em que voc errou a mesa na maioria das vezes. E mesmo que voc acerte, no ter certeza de que sua mo a melhor e assim, voc no conseguir jogar um bom poker. Para piorar, seus ganhos com essas mos no sero grandes o suficiente. E quando voc perder fichas, voc ter poucas chances de sobreviver no sit and go quando os blinds aumentarem. Isso porque voc no ter o stack necessrio para fazer seus roubos em cima os blinds do oponente. A boa notcia que a maioria dos seus oponentes joga loose no comeo quase todos eles jogam mos demais. E isso EXATAMENTE como voc ir lucrar no comeo do jogo. Essa ser sua garantia de que, tendo uma mo boa o suficiente para jogar como KK, por exemplo voc ter alguns fregueses prontos para te dar uma boa parte, se no todo, do seu stack de fichas.

P g i n a |3

Dicas de Sit and Go

DICA

Jogue agressivamente no fim

Se voc seguir o que eu disse na ltima dica, quando os blinds comearem a subir, na pior das hipteses voc no ter jogado nenhum pote e ter um stack decente. Isso o que acontecer na maior parte das vezes, e voc ficar feliz com isso. Na melhor caso, voc ter jogado um ou dois potes com timas mos, e voc ter feito dinheiro ao explorar a tendncia loose dos seus oponentes os jogadores que pagam suas apostas o tempo todo, com pares e draws fracos. Ento, qual a razo de proteger seu stack no incio? Nos nveis intermedirios, depois de dois ou trs nveis de blinds, seu stack comear a diminuir. Voc ter que roubar blinds para sobreviver no torneio e no ser engolido pelos blinds (blinded out). Voc precisar ter um stack decente nessa etapa, para que seus oponentes sejam intimidados pelos seus roubos. De outra forma, se voc for all-in com um stack de quatro blinds contra trs jogadores, nenhum deles hesitar em arriscar essa quantia de fichas para elimin-lo do torneio. E voc ainda no sabe sobre um pequeno erro que o far lucrar ainda mais nessa situao. Voc se lembra que eu disse que a maioria dos seus oponentes jogar loose no incio do sit and go? Adivinhe? Esses mesmos caras ficaro mais tight conforme os blinds aumentam, para proteger sua posio no torneio, evitar riscos desnecessrios e outras desculpas esfarrapadas como essas. Mas se voc prestou ateno no que eu disse h uns dois pargrafos atrs, voc sabe que nem voc nem seus oponentes devem jogar tight nos nveis mais altos de blinds. Os blinds aumentam, e voc ter que pag-los cedo ou tarde. Ento sua nica esperana de ter uma boa colocao no sit and go jogar agressivamente e roubar os blinds tanto quanto puder, mesmo que isso s vezes signifique correr o risco de enfrentar um all-in showdown com a com a pior mo. Ento, j que seus oponentes jogam com medo de perder o que est em jogo e no querem aceitar riscos, voc vai jogar agressivamente no s por causa dos blinds, mas tambm pelos seus oponentes.

P g i n a |4

Dicas de Sit and Go

Para ajud-lo a entender o quo agressivo isso pode ser, deixe-me dizer isso: em mais de uma ocasio eu roubei tanto os blinds e antes dos outros jogadores na minha mesa que alguns deles me xingaram repetidamente na janela de chat. estranho, eu sei. Mas a melhor parte em tudo isso que eles continuavam a entregar os potes para mim vrias e vrias vezes. claro, voc tem que prestar ateno para no ficar excessivamente agressivo. No estou dizendo para voc sentar na mesa e apostar todo seu stack em todas as mos. Mas no tenha medo de assumir riscos em boas oportunidades para roubar blinds. H muito dinheiro a ser ganho em sit and gos apenas sendo agressivo nos estgios avanados do jogo.

P g i n a |5

Dicas de Sit and Go

DICA

Administre o seu bankroll

Ok, j cobri a estratgia tight no incio / agressivo no final, mas algo infeliz acontece com muitos jogadores, mesmo alguns que conhecem essa estratgia. Eles quebram. Por qu? A razo simples. Poker um jogo onde voc assume riscos. Em muitas mos, correto aceitar riscos e mesmo que voc tente minimiz-los de vez em quando, voc ainda ter de aceit-los. Faz parte do jogo. Mas o poker no a nica rea onde as pessoas assumem riscos. Imaginem o mercado de aes, por exemplo. Investidores assumem riscos ao comprar aes. Ento o que eles fazem? Eles diversificam, nunca apostando mais que certa porcentagem do seu portfolio em uma nica ao. Voc deve estar imaginando que um jogador de poker srio faz a mesma coisa. Poker provavelmente mais voltil que o mercado de aes. Entretanto, a maioria dos jogadores de poker incluindo os de sit and go gostam de jogar nos limites mais altos possveis. s vezes literalmente. Muitos jogaro torneios sit and go de $10 tendo $20 na sua conta. Isso basicamente significa que se algumas poucas mos derem errado para eles, eles iro quebrar e tero que depositar novamente. No assim que jogadores de sit and go srios ganham dinheiro. Eles no suportariam o stress psicolgico de ter um bankroll to pequeno. Ao invs disso, eles apenas fazem o que os investdores espertos fazem. Eles investem somente uma pequena porcentagem do seu portflio (leia bankroll) em um nico torneio sit and go. A maioria dos meus colegas de sucesso apenas jogam em um certo nvel se eles tiverem um bankroll de 50 vezes o que eles esto arriscando. Isso significa que se eles estiverem jogando um torneio sit and go de $10 eles tero pelo menos $500 em suas contas.

P g i n a |6

Dicas de Sit and Go

E isso j considerado um grande risco por alguns dos melhores jogadores. Os caras que realmente ganham dinheiro com sit and go no jogam com menos do que 100 buy-ins de bankroll total. Quando eu comecei a jogar sit and gos seriamente, no comeo de 2006, eu j seguia essa regra. Eu nunca abri uma excesso, e funcionou muito bem para mim. Enquanto alguns jogadores estavam preocupados em perder 10 ou 20 buy-ins em um dia, o que era a maior parte do bankroll, isso nunca foi um problema para mim. Eu tinha mais que o suficiente para me recuperar de qualquer perodo ruim. Meu gerenciamento de bankroll rgido fez toda a diferena. Siga meu exemplo, e voc ver a diferena que essa pequena dica far da prxima vez que voc tiver um dia difcil. Mas quero fazer uma pequena observao: eu aprendi isso da maneira mais difcil. Na verdade eu comecei a jogar poker no final de 2005 e em um ms e meio, eu consegui transformar meu bankroll de $50 em $1,500 dlares. Entretanto, devido falta de gerenciamento de bankroll e problemas de tilt, eu perdi tudo em uma semana. Eu me senti pssimo por alguns meses, mas essa foi uma das experincias mais importantes da minha carreira no poker. Desde que isso aconteceu, eu nunca mais joguei com um bankroll pequeno, e eu nunca mais tive problemas de tilt. O que me leva a prxima dica.

P g i n a |7

Dicas de Sit and Go

DICA

Evite o tilt a qualquer custo

Poker s vezes pode ser engraado. Um torneio de poker um dos nicos lugares onde voc ver pessoas perfeitamente inteligentes se tornarem loucas depois de perderem um grande pote (ou vrios grandes potes) devido m sorte. Isso chamado de tilt, e um dos maiores problemas para todos os jogadores de poker. E jogadores de sit and go no so exceo. Pode ser muito frustrantes s vezes, ser o bolha do sit and go por vrias vezes seguidas, ou perder alguns all-in showdowns quando voc era 80%, 90% ou at mesmo 95% favorito. Mas voc ter que lidar com isso. Se voc joga um poker excelente 9 entre 10 vezes, mas voc entra em tilt uma vez a cada 10 jogos, extremamente provvel que voc se torne um jogador perdedor no longo prazo. A razo que o tilt pode te levar a perder muito mais do que voc ganhou em todas as suas sesses. Eu conheo muitos jogadores timos que no conseguiram atingir o sucesso por um bom tempo por causa de problemas com tilt. E essa verdade ainda maior em sit and gos porque voc est jogando com blinds muito altos, e isso envolve muitos showdowns em cada sesso. Mesmo que voc seja o favorito para ganhar a maioria, voc tem que aceitar que s vezes isso simplesmente no acontecer. Se seus oponentes tiverem apenas 5% de ganhar esse showdown, e um deles conseguir isso, no h absolutamente nada que voc possa fazer. A nica coisa que voc pode realmente fazer continuar jogando bem, para que voc possa ganhar no longo prazo. E no se preocupe, porque mesmo que voc esteja com aquele bad beat martelando a sua mente, no longo prazo seu oponente realmente ganhar somente 5% das vezes, e nem 1% a mais.

P g i n a |8

Dicas de Sit and Go

Tambm h boas notcias nessa dica. Imagine o que vai acontecer se voc nunca tiltar e isso no difcil se voc se concentrar no jogo ao invs de se concentrar no resultado. Naturalmente, seus oponentes no pensaro, ou agiro como voc. Ento eles continuaro a ter problemas com tilt, como a maioria tem. O que acontecer no longo prazo que, enquanto seus oponentes no lucraro com o SEU tilt, voc lucrar com o DELES. Esse exatamente o tipo de situao no poker onde voc faz dinheiro: nada a perder, tudo a ganhar.

P g i n a |9

Dicas de Sit and Go

DICA

Estude material de qualidade

Se tornar um jogador vencedor de sit and go difcil. Com certeza possvel, e ser muito mais fcil se voc colocar em prtica o que eu expliquei nesse ebook. Entretanto, voc precisa estudar o jogo. Sit and gos so diferentes de qualquer outra forma de poker. Isso se d porque a maioria dos conselhos de sit and go disponveis na internet so incorretos ou potencialmente enganosos. No que as pessoas queiram ensinar a coisa errada a fazer para que possam ganhar todo o seu dinheiro. Eles no fazem por querer. O problema : eles acham que o que funcionou com eles em outras formas de poker funcionar jogando sit and gos. E isso no poderia estar mais longe da verdade. Sit and gos so torneios de poker com esterides. Eles so estranhos, rpidos, uma forma nica de poker e como resultado, h maneiras de estud-los que so diferentes do normal. Alm disso, sit and gos so contra-intuitivos. Muitas vezes pode parecer instintivamente que uma jogada correta, mas, analisando bem, voc acaba descobrindo que o oposto era o certo. Portanto, voc precisa estudar informao de qualidade, para entender como funciona o jogo. Dessa forma, voc ser mais capaz de entender o PORQU voc precisa fazer uma certa jogada, ao invs de apenas tentar adivinh-la, repetidas vezes, na mesa. Alguns conceitos de sit and go tem que ser estudados e entendidos fora da mesa. Se voc se sentiu um pouco perdido, no se preocupe. Nos prximos dias, eu vou enviar mais instrues sobre sit and gos diretamente pro seu endereo de e-mail. (Se voc ainda no me enviou seu endereo de email, entre em sitandgo.com.br e preencha o formulrio.) Enquanto isso coloque em prtica o que eu ensinei nas dicas #1 a #4. Voc ver uma enorme diferena em seu jogo. Boa sorte nas mesas! (Embora voc no v precisar dela) Falo com voc em breve. Roberto Riccio

P g i n a | 10

Dicas de Sit and Go

Glossrio de termos de poker (em ordem alfabtica)


Jogar agressivamente significa pressionar seus oponentes, apostar e aumentar na maioria das vezes, ao invs de apenas pagar e dar check. Um all-in showdown quando os jogadores apostam todas as suas fichas e mostram suas mas. As cartas que faltam na mesa so abertas e, em seguida, a melhor mo declarada a vencedora e ganha o pote. No poker, seu bankroll tudo o que voc investiu em sua carreira de poker. Ento se voc tem $300 na sua conta de poker online, isso que voc est arriscando, e esse seu bankroll. Ser engolido pelos blinds (blinded out) significa perder a maior parte do seu stack pagando blinds. Se voc tem um stack de 2000 fichas, e j perdeu 1500 s pagando blinds, voc agora tem apenas 500 fichas, voc est sendo engolido pelos blinds (blinded out). Blinds so apostas foradas aos jogadores esquerda do boto de dealer. Em um sit and go de no-limit holdem, h dois deles: o big blind, que igual a aposta minima, e o small blind que metade do big blind. Bolha o termo usado para descrever o resultado em um torneio de poker mais prximo de ganhar prmio em dinheiro, mas que acaba no recebendo dinheiro. No caso de um sit and go padro, a bolha o 4 lugar. Buy-in a quantia paga para poder participar de um torneio de poker. Estrutura de torneio de poker se refere a quo rpido os blinds aumentaro e sua relao com os stacks dos jogadores. Jogadores loose jogam relativamente mais mos que os jogadores tight, e tendem a continuar com mos fracas. Eles no desistem muito, e freqentemente se encontram em situaes complicadas com mos marginais. Nvel de blinds o termo usado em torneios de poker para se referir ao tamanho dos blinds, que aumentam periodicamente. Por exemplo, no primeiro nvel de um sit and go o small blind/big blind pode ser 10/20 e no segundo nvel os blinds podem ser 15/30. Pr-flop o estgio de qualquer jogo de poker holdem onde voc tem duas cartas na sua mo e no h nenhuma carta na mesa ainda. a primeira rodada de apostas. Seu stack a quantidade de fichas que voc tem na mesa de poker. Um stack considerado grande quando muito maior que o big blind, como 50+ vezes o big bilnd. Isso quase nunca o caso em sit and gos. Da mesma forma, um stack pequeno o exato oposto um stack do tamanho de 5 ou menos big blinds considerado um stack pequeno. T9 significa uma mo com 10 e 9, 65 significa uma mo com 6 e 5, e assim por diante. Face cards so descritas a seguir: A = s, K= rei, Q = dama, J = valete, T = 10. Jogadores tight jogam relativamente poucas mos, e tendem a no continuar com mos fracas, o que quer dizer que eles desistem muito. Eles s jogam potes quando so favoritos. Tilt um termo de poker para o estado mental de confuso ou frustrao em que o jogador adota uma estratgia ruim. Isso normalmente resulta no jogador se tornando muito agressivo.

P g i n a | 11

Dicas de Sit and Go

Sobre o autor
Meu nome Roberto Riccio. Sou um jogador profissional de poker (mais especificamente de sit and gos) desde a metade de 2006. Eu joguei sit and gos (e outros jogos de poker) por aproximadamente um ano antes disso, e eu cometi os mesmos que a maioria dos jogadores novatos. Ento eu aprendi a frmula detalhada usada por jogadores profissionais de sit and go para vencer o jogo, e continuo usando-a desde ento e aperfeioando-a constantemente para obter uma renda mensal contnua jogando sit and gos online. Agora uma de minhas paixes ensinar outros jogadores a evitar armadilhas comuns e melhor suas habilidades em sit and go para que eles possam ganhar dinheiro online jogando esse tipo de torneio. Roberto Riccio

P g i n a | 12

Vous aimerez peut-être aussi