Vous êtes sur la page 1sur 9

A vida e a obra de cames Expresso acabada das glrias de sua terra e do homem renovado pela Renascena, Cames consolidou

a lngua portuguesa e conferiu-lhe amplitude, aptido e maleabilidade capazes de abarcar motivos de significado nacional e universal ao mesmo tempo. Lus Vaz de Cames nasceu provavelmente em Lisboa em 1524 ou, para outros, 1525. Sua famlia era de pequenas posses, mas freqentava a corte ou ocupava cargos importantes, como o do tio que era prior do mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde o poeta teria feito o curso de artes. Graas a esse comeo se firmaram as bases de sua slida formao cultural, que levou Wilhelm Storck a cham-lo "filho legtimo do Renascimento, e humanista dos mais doutos e distintos de seu tempo".

De 1542 a 1545 parece ter morado em Lisboa, vivendo as primeiras paixes amorosas e dificuldades com o meio. No se sabe com certeza por que foi forado a trocar a capital pelo desterro no Ribatejo, mas por volta de 1547 se alistou no servio militar e seguiu para o norte da frica. Em combate perto de Ceuta, no Marrocos, perdeu o olho direito. De volta a Lisboa em 1549, conviveu um tanto com a nobreza, outro tanto com a noite das ruas e dos bordis. Impetuoso, em 1552 feriu espada um cavalario do rei e foi condenado a um ano de priso. Aps o indulto de D. Joo III, em maro de 1553, Cames partiu para a ndia. Pouco parou em Goa: participou da expedio ao Malabar e talvez de um cruzeiro contra navios turcos no mar Vermelho. Sua estada em Macau, no cargo de provedor dos defuntos e ausentes, mais ou menos de 1556 a 1558, no tida como certa. O que no se pe em dvida que, em viagem s costas da China, naufragou nas proximidades do atual Vietnam, salvando-se a nado com o manuscrito de Os lusadas j bastante adiantado. Esteve ainda na Malsia e retornou a Goa, quando de novo teria sido preso, desta vez por dvidas. Mais tarde viveu em Moambique, onde Diogo do Couto o encontrou "to pobre que comia de amigos".

Com o favor desses amigos, o poeta em 1569 regressou a Lisboa. Bateu-se, ento, pela publicao de Os lusadas. Em 1571 a Inquisio lhe outorgou a licena requerida e a obra, depois de censurada, teve em 1572 sua primeira edio. No mesmo ano, o rei D. Sebastio lhe concedeu a tena de 15 mil ris, quantia sobre cujo valor h muita discusso mas que a maior parte dos estudiosos julga insignificante, ainda mais que lhe no foi paga com regularidade. Os ltimos anos foram portanto de misria e de "austera, apagada e vil tristeza". Caracterizao geral. Alm de Os lusadas, s trs ou quatro poemas de Cames foram publicados

durante sua vida. A maior parte da obra lrica, tal como os autos e as cartas, permaneceu indita. A tarefa de identificar e reunir esse material precioso, a que a celebridade e grandeza do prodgio pico emprestavam aura de objeto de devoo, mobilizou muita gente, ao longo de largos anos.

Assim que a organizao da obra tem histria parte, de que um dos primeiros passos foi a publicao em 1587, por Afonso Lopes, dos autos Anfitries e Filodemo. Seguiu-se a primeira coletnea das lricas, com o ttulo de Rimas (1595), devida a Estvo Lopes. Sucederam-se outras edies, expurgadas de poemas presumivelmente apcrifos ou acrescidas de dezenas de outros, s vezes duvidosos. A primeira obra completa s apareceu em 1860, preparada pelo visconde de Juromenha: os sonetos, inicialmente 108, chegavam a 352. Do final do sculo XIX em diante se fizeram edies mais criteriosas, apoiadas nos trabalhos de Wilhelm Storck, Carolina Michalis, Agostinho de Campos, Costa Pimpo, Jos Maria Rodrigues, Afonso Lopes Vieira e Hernni Cidade. Mais recentemente, pesquisadores como Jorge de Sena, Eugnio de Andrade e Emanuel Pereira Filho fixaram o extraordinrio legado camoniano nos seguintes termos: Os lusadas, 211 sonetos, 142 redondilhas, 15 canes, 13 odes, nove clogas, cinco oitavas, quatro cartas e trs autos (alm dos mencionados, El-rei Seleuco). Poesia pica. Cames sobretudo sntese de uma poca e de um povo, do esprito humanista -- com seus vastos conhecimentos, sua filosofia, sua tica -- somado realizao histrica e poltica da expanso martima portuguesa. Testemunha viva e transformadora, cruzou os mares, se engajou pessoalmente nessa expanso e, imbudo daquele esprito, fez dela um monumento de arte literria. Nesse sentido, em dimenso assim to integrada e completa, caso nico na histria da poesia e , mais do que tudo, o autor de Os lusadas. O poema divide-se em dez cantos de oitava rima, estncia de oito versos decasslabos. O motivo central a viagem de Vasco da Gama em busca do caminho para as ndias pelo Ocidente. Em torno desse fio condutor se fazem retrospectos e projees da histria de Portugal, entretecendo-se os personagens ou faanhas lusadas e os seres ou feitos mitolgicos, a ajuda dos deuses. Desse modo figuras efetivamente histricas como Nuno lvares Pereira ou Ins de Castro se tornam tambm mitos e heris do mesmo Olimpo de celebrao. A mescla de ideais e smbolos cristos com a mitologia greco-romana, que a alguns causou estranheza, inerente posio de Cames como renascentista e aos padres estticos correspondentes. Ainda assim ele a transcende inteiramente, com o domnio de todos os ritmos, gneros e tcnicas que conheceu, com a vasta riqueza de suas imagens, sua sensualidade audaciosa e que impregna tantos versos, ou a agudeza de uma reflexo que vai ao fundo dos seres e das coisas, e abrange todas as contradies da condio humana.

O poema tem lio e encanto permanentes, sempre to criativo quanto crtico: ainda que pico, logo em seguida "fria grande e sonorosa" diz da fragilidade e insegurana da vida, para "um bicho da terra vil e to pequeno" (cantos I, II); exorta ao amor e piedade nas pginas pungentes de Ins de Castro (canto III); mas sabe reerguer o clangor e a aspereza feroz da batalha de Aljubarrota, ou a dedicao maior que a prpria existncia, e destilar a tremenda meditao sobre a fatuidade da glria e do poder, a "v cobia" da fama, nos versos do velho do Restelo (canto IV) e no canto VI; assombra o leitor com a poderosa recriao zoomrfica da tromba-d'gua, e com a inveno genialmente plstica, goyesca com dois sculos frente, do gigante Adamastor (canto V); e abriga a moral do cavalheirismo e do desprendimento amoroso no episdio dos Doze da Inglaterra (canto VI); ou a tica que verbera a ambio poltica corrupta e socialmente inqua, nas ltimas oitavas dos cantos VII e VIII, ou no incio do IX; depois, traz a maravilha do presente de Vnus aos navegantes: o paraso ertico e o que no sculo XX se dir santurio ecolgico da ilha dos Amores, painel pago de colorido admirvel, smula de um hedonismo que, na vida e obra camonianas, conflita com as idealizaes ora crists, ora platnicas (canto IX); por fim, expe sua resplandescente cosmologia ptolomaica e imprime tom elegaco, de palavras profticas, ao final (canto X). Em todas as mais de mil estncias, um talento capaz de expressar e transfigurar qualquer coisa, das maiores s menores, das mais concretas s mais abstratas, das mais solenes s mais cotidianas. Lrica. Tanto nos sonetos quanto nas redondilhas, Cames tambm poeta e pensador, em que a sensibilidade e a conscincia interagem com equilbrio incomparvel. O aspecto neoplatnico e idealista, de modelo petrarquiano, se funde materialidade do toque dionisaco pelo qual o amor, se "est no pensamento como idia", tambm "fogo que arde sem se ver". Tanto que ao tema dos bens e males do amor se juntam os da m sorte, do exlio em suas vrias acepes, da transitoriedade dos dias, da mudana: em um soneto, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"; ou, em "Babel e Sio", "E vi que todos os danos / Se causavam das mudanas, / e as mudanas dos anos". Nesse ponto o poeta est muito adiante de Petrarca e a um passo do barroco conceptista, tanto no contedo, como na forma: o soneto adquire inflexo emotiva mais direta e a redondilha herdada do Cancioneiro geral se faz poesia filosfica. Quer na lrica, quer na pica, o gnio de Cames daqueles, muito raros, que se mostram continuamente aptos a proporcionar o encontro com o sublime, a soluo ao mesmo tempo mgica e de extrema inteligncia, o acerto ou revelao definitiva, que magnetiza o leitor e o eleva, de sbito, a um outro estado de percepo. s vezes, isso se instala em um ou outro de seus versos, pois o poeta senhor de alguns dos mais perfeitos da lngua, como, no soneto sobre Jac, o remate "para to longo amor to curta a vida".

Autos e cartas. Ficaram ainda, da obra camoniana, autos e cartas. De matriz vicentina, os autos de Cames desenvolvem o trao coloquial que muitas vezes se insinua em sua lrica e, para bom observador, at no texto de Os lusadas. Essa tendncia lhes d leveza dramtica e acentua as surpresas de sua face burlesca. Um desses autos, o Filodemo, a tradio reza ter sido encenado pelo autor em Goa, em 1556. Nas poucas cartas que sobreviveram das muitas escritas por Cames, entrev-se muito de seu estilo potico: em algumas descreve para um amigo a vida social de Lisboa, seus costumes e pecados. Com ironia cida, ataca a hipocrisia das relaes mundanas e as contrape s douras da vida no campo, de onde o amigo escrevera. Em uma carta que envia da ndia, ao contrrio, est saudoso de Portugal e horrorizado com aqueles trpicos tambm tristes, de que diz: "Da terra vos sei dizer que me de viles ruins e madrasta de homens honrados." Lus Vaz de Cames morreu em Lisboa em 10 de junho de 1580. Seus restos mortais desapareceram. http://www.brasilescola.com/literatura/luis-camoes.htm Histria Vida e Obra de Lus Vaz de Cames

Quando nos propusemos a reverenciar a vida e a obra do grande mestre da poesia portuguesa, Luiz Vaz de Cames, sempre tivemos em mira mostrar tambm a sua vida particular, porque acho que, saber o que esse grande homem da histria de Portugal fez, mereceria que fossem contadas facetas de sua existncia, porque estamos a 500 anos de distncia de sua existncia e todos ns conhecemos a sua inacreditvel obra "Os Lusadas", obra prima da poesia e literatura lusitana, todavia, o que ele foi e fez em sua existncia que deveria ser do conhecimento de todo leitor, porque creio eu, ns no somos s feitos de fantasias, mas, todo ser humano tem a sua vida real. Assim sendo vou transcrever o que um mestre em teoria literria, e doutor em educao pela UNICAMP, Severino Antonio Barbosa, escreveu sobre este grandioso mestre da poesia portuguesa:

Lus Vaz de Cames "Viajante, letrado, humanista, trovador maneira tradicional, fidalgo esfomeado, uma mo na pena e noutra a espada, salvando a nado num naufrgio a grande obra de sua vida, Cames assumiu e meditou a experincia de toda uma civilizao cujas contradies vivem na sua carne e procurou superar pela criao artstica (...) Cames atingiu uma maestria do verso que deixa muito para trs os seus antecessores em redondilha ou em decasslabo". (Histria da Literatura portuguesa - Oscar Lopes

e Antnio J.Saraiva). Pouco se sabe ao certo, sobre a vida de Cames. Deve ter nascido em 1524 ou 1525, ignora-se em que cidade. Sua famlia tinha ascendncia aristocrtica, embora empobrecida. Provavelmente teve acesso a livros e ao estudo atravs de um suposto tio, prior de um mosteiro e alistou-se como soldado raso e perdeu um olho direito em combate, em Ceuta, em fins de 1549. De volta a Portugal, viveu desregradamente. Uma briga de rua com um funcionrio do palcio o levou priso, onde passou nove meses durante o ano de 1552. Saiu da cadeia a fim de servir o exercito portugus ultramarino na ndia, de onde s voltou dezessete anos depois. O exlio de Cames, deu-se na ndia, na China em Macau, onde teria escrito grande parte do "Os Lusadas" e de sua lrica, e na frica. Ao sair da China, em 1556, sofreu um naufrgio, do qual, segundo a lenda, teria conseguido salvar os manuscritos. No entanto, Dinamene, moa chinesa com quem vivia, morreu afogada, transformandose num dos temas dramticos da Lrica de Cames. Um amigo, que encontrou o Poeta em Moambique, contou "que ele vivia to pobre que comia de amigos." Depois de muitos anos conseguiu publicar sua epopia "Os Lusadas" em Portugal (1527). Passou a receber uma pequena penso do Rei, que entretanto no o pagava regularmente. Assim continuou vivendo na misria. O livro de poemas lricos, em que vinha trabalhando por duas dcadas, desapareceu provavelmente, teria sido roubado."Em 10 de junho de 1580, terminou a sua existncia pelo mundo, em pedaos repartida". Do pouco que se conhece sobre a biografia de Cames, restam algumas certezas: ele experimentou intensa e profundamente o conhecimento dos livros e o conhecimento da vida, "o saber de experincias feito". Teve atormentada e mltipla vivncia amorosa, que transparece de maneira inequvoca em seus poemas lricos". Portanto, pode-se escrever quantas e quantas vezes cada um quiser sobre a vida de renomados artistas, poetas, escritores etc..., e os fatos que ocorreram nessas vidas, o interessante sair " tona", porque ns vidos para sabermos quem foram os nossos afeioados literatos, sempre queremos saber esses acontecimentos e como podem notar no que foi escrito acima, sempre existem dvidas a respeito de fatos acontecidos: LENDA, PROVAVELMENTE, TERIA, VIVNCIA AMOROSA, etc... Sendo lenda ou realidade, nada de mal pode afetar a vida de cada mestre, porque as suas obras so imortais, e todos ns temos o direito de saber algo sobre essas vidas que passaram, mormente ns lusitanos e luso-brasileiros, porque fazem parte de nossa existncia, as suas obras ns as conhecemos e ao lermos sobre as suas vidas, nos inteiramos.

http://www.mundolusiada.com.br/colunas/ml_coluna_125.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Vaz_de_Cam%C3%B5es

Lus Vaz de Cames (c. 1524 10 de Junho de 1580) frequentemente considerado como o maior poeta de lngua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu gnio comparvel ao de Virglio, Dante, Cervantes ou Shakespeare; das suas obras, a epopia Os Lusadas a mais significativa. Origens e juventude

Tmulo do poeta no Mosteiro dos Jernimos. Desconhece-se a data e o local onde ter nascido Cames. Admite-se que nasceu entre 1517 e 1525. A sua famlia de origem galega que se fixou na cidade de Chaves e mais tarde ter ido para Coimbra e para Lisboa, lugares que reivindicam ser o local de seu nascimento. Frequentemente fala-se tambm em Alenquer, mas isto deve-se a uma m interpretao de um dos seus sonetos, onde Cames escreveu "[] / Criou-me Portugal na verde e cara / ptria minha Alenquer []". Esta frase isolada e a escrita do soneto na primeira pessoa levam as pessoas a pensarem que Cames a falar de si. Mas a leitura atenta e completa do soneto permite concluir que os factos a presentes no se associam vida de Cames. Cames escreveu o soneto como se fosse um indivduo, provavelmente um conhecido seu, que j teria morrido com menos de 25 anos de idade, longe da ptria, tendo como sepultura o mar. O pai de Cames foi Simo Vaz de Cames e sua me Ana de S e Macedo. Por via paterna, Cames seria trineto do trovador galego Vasco Pires de Cames, e por via materna, aparentado com o navegador Vasco da Gama. Entre 1542 e 1545, viveu em Lisboa, trocando os estudos pelo ambiente da corte de D. Joo III, conquistando fama de poeta e feitio altivo. Viveu algum tempo em Coimbra onde teria freqentado o curso de Humanidades, talvez no Mosteiro de Santa Cruz, onde tinha um tio padre, D. Bento de Cames. No h registos da passagem do poeta por Coimbra. Em todo o caso, a cultura refinada dos seus escritos torna a nica universidade de Portugal do tempo como o lugar mais provvel de seus estudos. Ligado casa do Conde de Linhares, D. Francisco de Noronha, e talvez preceptor do filho D. Antnio, segue para Ceuta em 1549 e por l fica at 1551. Era uma aventura comum na carreira militar dos jovens, recordada na elegia Aquela que de amor descomedido. Num cerco, teve um dos olhos vazados por uma seta pela fria rara de Marte. Ainda assim, manteve as suas potencialidades de combate.

De regresso a Lisboa, no tarda em retomar a vida bomia. So-lhe atribudos vrios amores, no s por damas da corte mas at pela prpria irm do Rei D. Manuel I. Teria cado em desgraa, a ponto de ser desterrado para Constncia. No h, porm, o menor fundamento documental de que tal fato tenha ocorrido. No dia de Corpus Christi de 1552 entra em rixa, e fere um certo Gonalo Borges. Preso, libertado por carta rgia de perdo de 7 de Maro de 1553, embarcando para a ndia na armada de Ferno lvares Cabral, a 24 desse mesmo ms. Oriente Armas do poeta em seu tmulo no Mosteiro dos Jernimos. Chegado a Goa, Cames toma parte na expedio do vice-rei D. Afonso de Noronha contra o rei de Chembe, conhecido como o "rei da pimenta". A esta primeira expedio refere-se a elegia "O Poeta Simnides falando". Depois Cames fixou-se em Goa onde escreveu grande parte da sua obra pica. Considerou a cidade como uma "madrasta de todos os homens honestos" e ali estudou os costumes de cristos e hindus, e a geografia e a histria locais. Tomou parte em mais expedies militares. Entre Fevereiro e Novembro de 1554 integrou a Armada de D. Fernando de Meneses, constituda por mais de 1000 homens e 30 embarcaes, ao Golfo Prsico, a sentindo a amargura expressa na cano "Junto de um seco, fero e estril monte". No regresso foi nomeado "provedor-mor dos defuntos nas partes da China" pelo Governador Francisco Barreto, para quem escreveria o "Auto do Filodemo". Em 1556 partiu para Macau, onde continuou os seus escritos. Viveu numa gruta, hoje com o seu nome, e a ter escrito boa parte d'Os Lusadas. Naufragou na foz do rio Mekong, onde conservou de forma herica o manuscrito da obra, ento j adiantada (cf. Lus., X, 128). No desastre teria morrido a sua companheira chinesa Dinamene, celebrada em srie de sonetos. possvel que datem igualmente dessa poca ou tenham nascido dessa dolorosa experincia as redondilhas "Sbolos rios". Regressou a Goa antes de Agosto de 1560 e pediu a proteco do Vice-rei D. Constantino de Bragana num longo poema em oitavas. Aprisionado por dvidas, dirigiu splicas em verso ao novo Vice-rei, D. Francisco Coutinho, conde do Redondo, para ser liberto. De regresso ao reino, em 1568 fez escala na ilha de Moambique, onde, passados dois anos, Diogo do Couto o encontrou, como relata na sua obra, acrescentando que o poeta estava "to pobre que vivia de amigos" (Dcada 8. da sia). Trabalhava ento na reviso de Os Lusadas e na composio de "um Parnaso de Lus de Cames, com poesia, filosofia e outras cincias", obra roubada. Diogo do Couto pagou-lhe o resto da viagem at Lisboa, onde Cames aportou em 1570. Em 1580, em Lisboa, assistiu

partida do exrcito portugus para o norte de frica. Faleceu numa casa de Santana, em Lisboa, sendo enterrado numa campa rasa numa das igrejas das proximidades. Os seus restos encontram-se atualmente no Mosteiro dos Jernimos. Os Lusadas e a obra lrica Os Lusadas considerada a principal epopia da poca moderna devido sua grandeza e universalidade. As realizaes de Portugal desde o Infante D. Henrique at unio dinstica com Espanha em 1580 so um marco na Histria, marcando a transio da Idade Mdia para a poca Moderna. A epopeia narra a histria de Vasco da Gama e dos heris portugueses que navegaram em torno do Cabo da Boa Esperana e abriram uma nova rota para a ndia. uma epopia humanista, mesmo nas suas contradies, na associao da mitologia pag viso crist, nos sentimentos opostos sobre a guerra e o imprio, no gosto do repouso e no desejo de aventura, na apreciao do prazer e nas exigncias de uma viso herica.A obra lrica de Cames foi publicada como "Rimas", no havendo acordo entre os diferentes editores quanto ao nmero de sonetos escritos pelo poeta e quanto autoria de algumas das peas lricas. Alguns dos seus sonetos, como o conhecido Amor fogo que arde sem se ver, pela ousada utilizao dos paradoxos, prenunciam o Barroco. O estilo fcil reconhecer na obra potica de Cames dois estilos no s diferentes, mas talvez at opostos: um, o estilo das redondilhas e de alguns sonetos, na tradio do Cancioneiro Geral; outro, o estilo de inspirao latina ou italiana de muitos outros sonetos e das composies (h)endecasslabas maiores. Chamaremos aqui ao primeiro o estilo engenhoso, ao segundo o estilo clssico. O estilo engenhoso, tal como j aparece no Cancioneiro Geral, manifesta-se sobretudo nas composies constitudas por mote e voltas. O poeta tinha que desenvolver um mote dado, e era na interpretao das palavras desse mote que revelava a sua subtileza e imaginao, exactamente como os pregadores medievais o faziam ao desenvolver a frase bblica que servia de tema ao sermo. No desenvolvimento do mote havia uma preocupao de pseudo-rigor verbal, de exactido vocabular, de modo que os engenhosos paradoxos e os entendimentos fantasistas das palavras parecessem sair de uma espcie de operao lgica. As obras dele foram divididas em lricas e amorosas. Um exemplo das obras lricas foi Os Lusadas, dividido em 10 cantos, exalta a conquista de Portugal na rota das ndias.

Obras: 1572- Os Lusadas (texto completo) (verso pt actual (eBook) | verso pt 1572 (eBook)) ricaL 1595 - Amor fogo que arde sem se ver 1595 - Eu cantarei o amor to docemente 1595 - Verdes so os campos 1595 - Que me quereis, perptuas saudades? 1595 - Sobolos rios que vo 1595 - Transforma-se o amador na cousa amada 1595 - Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades 1595 - Quem diz que Amor falso ou enganoso 1595 - Sete anos de pastor Jacob servia 1595 - Alma minha gentil, que te partiste Teatro 1587 - El-Rei Seleuco 1587 - Auto de Filodemo 1587 - Anfitries

Vous aimerez peut-être aussi