Vous êtes sur la page 1sur 3

A face malandra do entreguismo

Alceu A. Sperana

Muito curioso o fenmeno da globalizao. O sujeito hostiliza o estrangeiro que invade o pas e vem preencher os empregos que seus filhos drogados no querem ocupar, mas faz festa quando o governo joga bombas e invade outros pases. Odeia quem vem para trabalhar nos empregos que no tem capacidade nem estmago para exercer. Ama quem mata civis e destri a propriedade alheia, como ocorre no Iraque, na Lbia e querem fazer proximamente no Ir e na Coreia Popular. Na baguna financeira que rola no mundo, estatizam no todo ou em parte bancos quebrados, e com isso os povos pobres pagam as dvidas dos bilionrios. Em contrapartida, privatizam naes inteiras, invadidas e destrudas para que as grandes corporaes possam faturar fortunas com a reconstruo do que foi destrudo nas invases e despejos das bombas. Burras e mortais, elas alcanam alvos civis, matando crianas que no merecem essa globalizao destrutiva.

No Brasil, como aconteceu na Inglaterra, o governo dos trabalhadores, piorando o velho trabalhismo que desandou na Europa, dando na morte da social-democracia e vitria do neoliberalismo, j tambm quebrado no desastre de setembro de 2008. O trabalhismo brasileira entregou a Nao de vez ao controle dos grandes capitalistas. Neste momento, ocorre a repartio das riquezas nacionais entre os grandes interesses que controlam a poltica e a economia no Pas, basicamente representados pelos financistas, transnacionais, empresas prestadoras de servios a governos (empreiteiras, por exemplo) e setores do agronegcio associados a grupos estrangeiros. S esse trabalhismo brasileira conseguiria, como Lula fez, entregar algo entre 2,5 a 5,5 bilhes de barris de petrleo a apenas um grande capitalista, com o gado feliz pastando sombra do peleguismo. Um peleguismo que surgiu na esteira do governo Hermes da Fonseca, depois apropriado pelas ditaduras subsequentes, de Vargas ao golpe do 1 de abril. Bismarck dizia que seria melhor no ver como as leis e as salsichas so feitas. O mesmo vale para os esquemas que entregam o petrleo, seja esse j em condies de explorao, seja o pr-sal. O Brasil a gorda vaca que d de mamar aos grandes interesses financeiros, via juros, direcionamento das empresas pblicas para negcios e repasse do grosso do capital do BNDES para os grandes grupos econmicos. Um dos aspectos mais malandros da globalizao a reforma agrria escroncha feita pelo governo: terras aos montes caem em mos estrangeiras e, como na doao de bilhes de barris de petrleo, sem manifestaes de repdio desnacionalizao. Que, alis, tambm alcana a indstria, o comrcio e os servios.

O trabalhismo brasileira conseguiu fazer aquilo que os predadores mais radicais no conseguiram. Nem a anglofilia da Repblica Velha, nem a estadunizao do Brasil a partir da Era Vargas, passando pelo golpe do 1 de abril e o Plano Real conseguiram esse desastroso feito: domesticar a Nao para aceitar a raposa tomando conta do galinheiro. Hoje, o capitalismo selvagem avana de vento em popa no Brasil, avalizado malandramente pelo trabalhismo brasileira.

Vous aimerez peut-être aussi