Vous êtes sur la page 1sur 130

MINUTA DA LEI ORGNICA DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE SERGIPE

LEI COMPLEMENTAR N _______ , DE ____ DE ___________ DE 2011.

Dispe

sobre

Lei do sua

Orgnica da Polcia Civil Est ado de Sergipe,

organizao inst it ucional, suas carreiras, os direit os e as

obrigaes dos seus int egrant es e d outras providncias.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE, Fao saber que a Assemblia Legislat iva do Est ado aprovou e que eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I Das Disposies Preliminares

Art . 1 Polcia Civil do Est ado de Sergipe, inst it uio permanent e, auxiliar da Just ia Criminal e necessria defesa do Est ado e da Sociedade, dirigida por Delegado de Polcia de Carreira, ocupant e do Nvel especial, incumbe, com exclusividade, o exerccio das funes de polcia j udiciria, a

invest igao e a apurao, no t errit rio do Est ado de Sergipe, das infraes penais, excet o as milit ares, cabendo-lhe, ainda, a preservao da ordem, da segurana pblica, da incolumidade das pessoas e do patrimnio, bem como a execuo de outras polticas de defesa social.

Pargrafo nico - A Polcia Civil do Est ado de Sergipe, rgo de nat ureza operacional int egrant e da est rut ura da Secret aria de Est ado da Segurana Pblica, da Administ rao Diret a do Poder Execut ivo do Est ado de Sergipe, dirigida pelo Delegado Geral de Polcia Civil, gozando de aut onomia administrativa e financeira, nos termos desta Lei.

CAPTULO II Dos Princpios e Atribuies

Art. 2 So princpios institucionais da Polcia Civil: I - proteo dos direitos humanos; II - participao e interao comunitria; III - resoluo pacfica de conflitos; IV - uso proporcional da fora; V - eficincia na preveno e represso das infraes penais; VI - indivisibilidade da investigao policial; VII - indelegabilidade das atribuies funcionais; VIII - hierarquia e disciplina funcionais; e IX - atuao tcnica e imparcial na conduo da atividade investigativa.

Art. 3 A atuao da Polcia Civil dever atender s seguintes diretrizes: I - atendimento imediato ao cidado; II - planejamento estratgico e sistmico; III - int egrao com out ros rgos do sist ema de segurana pblica, demais instituies do poder pblico e com a comunidade; IV - distribuio proporcional do efetivo policial; V - interdisciplinaridade da ao investigativa; VI - cooperao tcnico-cientfica na investigao policial; VII - uniformidade de procedimentos; VIII - prevalncia da competncia territorial na atuao policial; IX - complementaridade da atuao policial especializada; X - desburocratizao das atividades policiais; XI - cooperao e compartilhamento de experincias; XII - utilizao de sistema integrado de informaes e de dados disponveis; e XIII - capacit ao cont inuada dos seus int egrant es, com nfase em direit os humanos. Art. 4 So atribuies da Polcia Civil:

I exercer com exclusividade, ressalvada a compet ncia da Unio, as funes de polcia j udiciria e a apurao das infraes penais, excet o as milit ares, bem como dos atos infracionais; II - planej ar, coordenar, dirigir e execut ar as aes de polcia j udiciria e de apurao das infraes penais, que consist em na produo e na realizao de inqurito policial e de outros atos formais de investigaes; III - cumprir mandados de priso e de busca domiciliar, bem como out ras ordens expedidas pela aut oridade j udiciria compet ent e, no mbit o de suas atribuies; IV - preservar locais, apreender inst rument os, mat eriais e produt os de infrao penal, bem como realizar, quando couber, ou requisitar percia oficial e exames complementares; V - zelar pela preservao da ordem e segurana pblicas, da incolumidade das pessoas e do pat rimnio, promovendo ou part icipando de medidas de proteo sociedade e s pessoas; VI - organizar e execut ar, quando couber, os servios de ident ificao civil e criminal; VII - organizar e realizar aes de int eligncia, dest inadas a auxiliar a t omada de decises e ao exerccio das funes de polcia j udiciria, na esfera de sua competncia; VIII realizar correies e inspees, em cart er permanent e ou

extraordinrio, na esfera de sua competncia; IX - organizar e realizar pesquisas t cnico-cient ficas relacionadas com as funes de polcia judiciria e com a apurao das infraes penais; X - elaborar est udos e promover a organizao e t rat ament o de dados e informaes indispensveis ao exerccio de suas funes; XI - est imular e part icipar do processo de int egrao dos bancos de dados exist ent es no mbit o dos diversos rgos vinculados at ividade de Segurana Pblica, mesmo que indiretamente; XII - manter, na apurao das infraes penais, o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade; XIII aplicar a met odologia da mediao de conflit os int erpessoais ou comunit rios, nos casos em que exist a a concordncia das part es envolvidas e

o risco de desfecho violent o da sit uao, sem prej uzo das demais medidas inerentes atividade policial civil;

Art . 5 As at ribuies da Polcia Civil sero desempenhadas com exclusividade por ocupant es de cargos efet ivos int egrant es das respect ivas carreiras, nos t ermos dest a Lei, admit ida a celebrao de acordos de cooperao t cnica com outros rgos e entidades nacionais.

Art . 6 A invest igao policial, que se inicia com o conheciment o da infrao penal e se encerra com o exauriment o das possibilidades invest igat ivas, compreende as seguintes aes: I - art iculao ordenada dos at os not ariais alusivos formalizao das provas da infrao penal; II - pesquisa t cnico-cient fica e invest igao sobre a aut oria e a materialidade da infrao penal; e III - minimizao dos efeit os do delit o e gerenciament o de crise dele decorrente.

CAPTULO III DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art . 7. A Polcia Civil t em sua est rut ura bsica const it uda dos seguint es rgos:

I rgos de Direo Superior: 1. Delegacia Geral da Polcia Civil (DGPC); 1.1. Subdelegacia Geral de Polcia Civil; 1.2. Coordenadoria Operacional Geral. 2. Conselho Superior de Polcia (CSP);

II rgo Consultivo 1. Colgio Geral da Polcia Civil.

III rgos de Apoio e Assessoramento:

1. Gabinete da Delegacia Geral de Polcia Civil; 2. Ncleo de Custdia Legal da Polcia Civil; 3. Ncleo de Assessoria da DGPC; 4. Ncleo de Apoio Administrativo e Financeiro. 5. Ncleo de Tecnologia da Informao.

IV rgo de Controle Interno da Polcia Civil: 1. Corregedoria de Polcia Civil. 1.1. Ncleo Criminal; 1.2. 1 Ncleo Disciplinar; 1.3. 2 Ncleo Disciplinar.

V rgos de Execuo Ttica e Estratgica: 1. Academia de Polcia Civil (ACADEPOL); 1.1. 1 Ncleo de Ensino; 1.2. 2 Ncleo de Ensino; 1.3. 3 Ncleo de Ensino. 2. Coordenadoria de Polcia Civil do Interior (COPCIN); 2.1. Coordenadoria Operacional Sul; 2.2. Coordenadoria Operacional Norte. 3. Coordenadoria de Polcia Civil da Capital (COPCAL); 3.1. Coordenadoria Operacional. 4. Coordenadoria de Polcia Civil Especializada (COPCE); 4.1. Coordenadoria Operacional. 5. Coordenadoria de Operaes Policiais Especiais (COPE); 5.1. Coordenadoria Operacional. 6. Diviso de Inteligncia Policial (DIPOL), com status de Coordenadoria; 6.1. Coordenadoria Operacional. 7. Coordenadoria de Planejamento e Gesto; 7.1. Ncleo de Polcia Comunitria e Resoluo Pacfica de Conflitos; 7.2. Ncleo de Modernizao Institucional.

VI rgos de Execuo Operativa:

1. Departamentos Especializados de Polcia Civil; 2. Divises Especializadas de Polcia Civil 3. Delegacias Circunscricionais de Polcia Civil; 4. Delegacias Especializadas de Polcia Civil; 5. Delegacias Plantonistas de Polcia Civil.

1 - Os cargos de direo dos rgos de Direo Superior, Cont role Interno, Execuo Ttica e Estratgica e de Execuo Operativa so privativos dos Delegados de Polcia de Carreira; 2 - Os cargos de direo dos rgos de Apoio e Assessorament o so privativos de servidores integrantes das carreiras policiais civis.

SEO I DOS RGOS DE DIREO SUPERIOR DA DELEGACIA GERAL DA POLCIA CIVIL Art . 8. A Delegacia Geral da Polcia Civil rgo ocupado privat ivament e por Delegado de Polcia, nomeado pelo Chefe do Poder Execut ivo, dent re os Delegados de Polcia de Nvel Especial, em efetivo exerccio. 1. O Delegado Geral da Polcia Civil ser subst it udo, em suas ausncias e impediment os event uais, pelo Subdelegado Geral de Polcia Civil ou, na ausncia dest e, pelo t it ular de um dos rgos de execuo t t ica e estratgica, previamente designado pela Delegacia Geral. 2. A Delegacia Geral da Polcia Civil cont ar com est rut ura de pessoal delimitada no Anexo I desta Lei. 3. A Subdelegacia Geral da Polcia Civil t er a at ribuio de dar suport e operat ivo a operaes policiais de grande envergadura e realizar o cont at o com as unidades de Execuo Ttica e Estratgica, alm de outras atribuies conferidas atravs de Portaria pela Delegacia Geral de Polcia Civil; 4. A Coordenadoria Operacional Geral t er a at ribuio de dar suport e operat ivo Delegacias Plant onist as no mbit o est adual, inclusive no t ocant e s escalas e lot aes, alm de out ras at ribuies conferidas at ravs de Portaria pela Delegacia Geral da Polcia Civil.

Art. 9. O Delegado Geral da Polcia Civil ter as seguintes atribuies:

I Presidir o Conselho Superior de Polcia Civil; II Dirigir, represent ar, supervisionar, coordenar, cont rolar e fiscalizar as funes institucionais da Polcia Civil; III Prover as Funes de Confiana do respectivo Quadro da Polcia Civil; IV Planej ar, execut ar, coordenar, supervisionar, cont rolar, fiscalizar e padronizar as funes da Polcia Civil e zelar pela observncia de seus princpios bsicos; V Promover a lot ao, designao e remoo dos int egrant es do quadro de pessoal da Polcia Civil, observadas as disposies legais, em especial a devida fundamentao do ato administrativo; VI Avocar, excepcional e fundamentadamente, Inquritos Policiais, Termos de Ocorrncia Circunst anciados ou out ros procediment os policiais, para exame e redistribuio; VII Apreciar, em grau de recurso, o indeferiment o de pedidos de inst aurao de Inqurito Policial; VIII Receber e dist ribuir as requisies procedent es do Poder Judicirio e do Minist rio Pblico no relacionadas a inqurit os policiais, zelando por seu cumprimento, nos termos da lei; IX Assessorar o Secret rio de Est ado da Segurana Pblica nos assunt os da rea de competncia da Polcia Civil; X Apreciar, em grau de recurso, t ransgresses disciplinares at ribudas a int egrant es do quadro de pessoal da Polcia Civil, mediant e apurao da Corregedoria-Geral de Polcia Civil e aplicar sanes disciplinares, conforme o caso, observada a legislao pertinente; XI Exercer os demais atos necessrios eficaz administrao da Polcia Civil, nos termos desta Lei; XII Det erminar a inst aurao de procediment os administ rat ivos e

disciplinares; XIII Det erminar, prevent ivament e, o afast ament o de servidores int egrant es do quadro da Polcia Civil, quando necessrio apurao de t ransgresso disciplinar ou ilcito penal.

XIV - Suspender o port e de arma de policial civil por convenincia disciplinar ou recomendao mdica; XV Aut orizar discricionariament e, ouvido o Conselho Superior de Polcia, afast ament os para t reinament o, curso e pesquisa regularment e inst it udos, quando o horrio acadmico inviabilizar o cumpriment o da j ornada semanal de t rabalho do policial civil, ainda que realizado em out ra unidade federat iva ou pas, observados os seguintes prazos e limitaes: a) At vinte e quatro meses, para mestrado e doutorado; b) At doze meses, para ps-doutorado ou especializao; c) At seis meses, para t reinament o e curso na rea policial e

congneres. Pargrafo nico No ser aut orizado o afast ament o simult neo de mais de 2% (dois por cento) dos integrantes das carreiras de Delegado, Agente e Escrivo de Polcia. XVI - exercer os demais at os necessrios eficaz administ rao da Polcia Civil.

DO CONSELHO SUPERIOR DA POLICIA CIVIL Art . 10. O Conselho Superior de Polcia Civil, rgo colet ivo de deliberao e normatizao, presidido pelo Delegado Geral da Polcia Civil, constitudo dos seguintes membros:

I - Delegado Geral da Polcia Civil; II - Corregedor-Geral de Polcia Civil; III - Diretor da COPCAL; IV - Diretor da COPCIN; V Diretor da COPCE; VI Diretor da COPE; VII Diretor da DIPOL; VIII Diretor da ACADEPOL; IX Diretor da COPLAG; X Represent ant e dos Delegados de Polcia lot ados no Int erior, eleit o pelo Colgio Geral da Polcia Civil;

XI Represent ant e dos Delegados de Polcia lot ados na Capit al, eleit o pelo Colgio Geral de Polcia Civil;

1. Ser facult ada a part icipao de represent ant es classist as nas reunies do Conselho Superior de Polcia, limit ada a 01 (um) represent ant e por cat egoria int egrant e das carreiras policiais civis, indicado pela respect iva entidade sindical ou associativa. 2. A part icipao dos represent ant es classist as se dar na condio de assistente, sem direito a voto ou manifestao oral. 3. No caso de empat e nas vot aes do Conselho, o vot o do Delegado Geral ser considerado como de qualidade, para fins de desempate.

Art. 11. Compete ao Conselho Superior de Polcia Civil:

I Deliberar sobre as quest es que lhe forem submet idas pelo Delegado Geral da Polcia Civil; II Zelar pela observncia dos princpios e funes da Polcia Civil; III Editar Atos Normativos que definam a atuao da Polcia Civil; IV Propor medidas de aprimorament o t cnico visando ao desenvolviment o e eficincia da Organizao Policial Civil; V Pronunciar-se sobre mat ria relevant e, concernent e a funes, princpios e conduta funcional ou particular do policial civil, com reflexos no rgo; VI Examinar e avaliar as propostas dos rgos da Polcia Civil, em funo dos planos e programas de trabalho previstos para cada exerccio financeiro; VII Analisar e avaliar programas e proj et os at inent es expanso de recursos humanos e aquisio de materiais e equipamentos; VIII Recomendar Corregedoria-Geral de Polcia Civil a inst aurao de Processo Disciplinar contra os membros da Polcia Civil; IX Opinar sobre ant eproj et os que proponham ao Poder Execut ivo a criao e a extino de cargos e rgos; X Vot ar para a concesso de comendas, conforme dispuser o respect ivo regulamento;

XI deliberar sobre o planejamento estratgico e institucional da Polcia Civil, a cada quatro anos, bem como a sua reviso bienal; XII - manifestar-se sobre a ampliao de cargos das carreiras da Polcia Civil e a reviso de normas legais aplicveis a seus membros; XIII - decidir, em segunda inst ncia e pelo vot o mnimo de 2/ 3 de seus membros, nos recursos cont ra decises das comisses permanent es de avaliao, relat ivament e aos result ados de avaliaes no est gio probat rio e de desempenho dos membros da Polcia Civil; XIV - deliberar em grau de recurso sobre remoo de int egrant es da Polcia Civil, pelo voto mnimo de 2/3 de seus membros, zelando pela observncia do princpio da motivao vinculada; XV - elaborar e alterar o seu regimento interno mediante aprovao de 2/3 de seus membros; XVI - formar comisso processant e para apurar irregularidades administ rat ivas quando o envolvido for o Delegado Geral da Polcia Civil e o Corregedor-Geral de Polcia Civil. XVII Analisar e emitir Parecer Conclusivo sobre matria relativa a: a) Sindicncias e Processos Administ rat ivos cont ra int egrant es das carreiras policiais civis, cuj a concluso indique a imposio das penas de afast ament o ou dest it uio de funo, suspenso, demisso, cassao de aposent adoria ou disponibilidade; b) Pedidos de reconsiderao e recursos de ordem disciplinar int erpost os ao Secretrio de Estado; c) Pedidos de reviso de Processos Administ rat ivos, de reint egrao, readmisso, reverso, t ransposio e aproveit ament o em cargos e funes policiais; d) Adoo de manuais de servio, visando a racionalizao e padronizao da atividade policial civil;

1. As manifest aes do Conselho Superior de Polcia Civil sero aprovadas por maioria simples de vot os, ressalvados os casos em que a lei dispe de maneira diversa;

2. As at as das reunies do Conselho Superior sero publicadas, na forma regimental, exceto nas hipteses legais de sigilo. 3. O Conselho Superior da Polcia Civil reunir-se-, ordinariamente, uma vez por ms e, ext raordinariament e, por convocao de seu president e ou da maioria dos membros, conforme dispuser seu regimento interno. 4 O quorum para deliberao do conselho no ser inferior a 05 (cinco) de seus membros, devendo suas decises, salvo disposit ivo expresso em contrrio, ser aprovadas por maioria dos presentes.

DO RGO CONSULTIVO DO COLGIO GERAL DA POLICIA CIVIL Art . 12. O Colgio Geral da Polcia Civil, rgo colet ivo de deliberao, presidido pelo Delegado Geral da Polcia Civil, const it udo por t odos os Delegados, Agentes e Escrives de Polcia Civil:

Art. 13. So atribuies do Colgio Geral de Polcia Civil: I Eleger os represent ant es dos Delegados de Polcia j unt o ao Conselho Superior de Polcia, bem como os respect ivos suplent es, mediant e vot ao secreta; II Examinar, j ulgar, aprovar e encaminhar ao Delegado Geral de Polcia Civil os casos de concesso da Medalha do Mrit o Policial Civil a funcionrios policiais civis e personalidades outras; III Examinar, j ulgar, aprovar e encaminhar ao Delegado Geral de Polcia Civil propost as de aprimorament o dos t rabalhos policiais oriundas de servidores policiais civis, no que t ange criao de novas unidades policiais e padronizao de rotinas de trabalho. 1 Somente podero se candidatar condio de representante os Delegados que t enham cumprido o respect ivo est gio probat rio e no est ej am respondendo a procedimento administrativo ou a processo criminal; 2 Para assegurar a efet ividade da part icipao democrt ica dos int egrant es das carreiras policiais, a cont agem dos vot os observar a proporcionalidade

numrica das respect ivas carreiras, de maneira t al que no sej a possvel para uma das carreiras impor sua vontade unilateral nas votaes; 3 O Delegado Geral da Polcia Civil, na condio de President e do Colgio Geral da Polcia Civil, expedir normat ivo prprio onde est ar fixada a questo da proporcionalidade numrica. DOS RGOS DE APOIO E ASSESSORAMENTO Art . 14. O Gabinet e da Delegacia Geral da Polcia Civil, rgo de apoio, diret ament e subordinado Delegacia Geral da Polcia Civil, com status de Ncleo, tem por finalidade dar suporte s atividades administrativas da Polcia Civil, especialmente: I Prestar apoio tcnico-administrativo ao Delegado Geral da Polcia Civil; II Realizar as at ividades de prot ocolo e escrit urao dos at os da Delegacia Geral da Polcia Civil; III Providenciar a publicao, em Bolet im Int erno, das port arias expedidas pela Delegacia Geral da Polcia Civil e documentos similares; IV Executar outras atividades correlatas. Art . 15. O Ncleo de Cust dia Legal da Polcia Civil, rgo de apoio, diretamente subordinado Delegacia Geral da Polcia Civil, tem por finalidade gerir a cust dia de bens apreendidos no curso de procediment os policiais civis, especialmente: I Assegurar que os bens apreendidos sej am mant idos em condies ideais de conservao e segurana; II Ordenar os bens apreendidos em cadast ro geral, disponibilizado para consult a do pblico em geral, mediant e sist ema informat izado com descrio do objeto e fotografia; III Informar, mediant e parecer circunst anciado, quais obj et os no podem ser mant idos indefinidament e em cust dia, sob pena de sensvel depreciao, para adoo das medidas cabveis; IV Executar outras atividades correlatas. Pargrafo nico A permanncia de bens apreendidos na Cust dia Legal da Polcia Civil se dar pelo menor prazo possvel, observado o dispost o na legislao processual penal vigente. Art . 16. O Ncleo de Assessoria Especial da Delegacia Geral da Polcia Civil, rgo de assessoria, diret ament e subordinado Delegacia Geral da Polcia Civil, t em por finalidade dar suport e s at ividades do Delegado Geral da Polcia Civil, especialmente: I organizar e produzir as informaes tcnico-jurdicas solicitadas; II minutar despachos e decises sobre assuntos de natureza jurdica; III preparar est udos, pareceres e minut as, bem como colher dados,informaes e subsdios, int erna e ext ernament e, em apoio s decises do Delegado Geral da Polcia Civil; IV realizar est udos, pesquisas e levant ament os concernent es s at ividades desenvolvidas pela Delegacia Geral de Polcia Civil;

V elaborar e rever ant eproj et os de lei, decret os, port arias e ofcioscirculares de interesse da Delegacia Geral da Polcia Civil; VI exercer outras atividades que forem determinadas pelo Delegado Geral; Art . 17. O Ncleo de Apoio Administ rat ivo e Financeiro, rgo de apoio, diretamente subordinado Delegacia Geral da Policia Civil, tem por finalidade operacionalizar os t rmit es decorrent es da aut onomia administ rat iva e financeira da Polcia Civil. Art . 18. O Ncleo de Tecnologia da Informao, rgo de apoio, diret ament e subordinado Delegacia Geral da Polcia Civil, t em por finalidade ot imizar a aplicao das ferrament as de TI disponibilizadas Polcia Civil, inclusive no t ocant e ao desenvolviment o e aprimorament o de novas funcionalidades, em int erao permanent e com o set or congnere da Secret aria de Segurana Pblica e demais rgos correlatos da estrutura do Poder Executivo Estadual. DO RGO DE CONTROLE INTERNO DA CORREGEDORIA-GERAL DE POLCIA CIVIL Art . 20. A Corregedoria-Geral da Polcia Civil, rgo de cont role int erno da at ividade policial civil, diret ament e subordinado Secret aria de Est ado da Segurana Pblica, possui circunscrio em t odo o Est ado, abrangendo a int egralidade das unidades da Polcia Civil, e t em por finalidade prat icar at os de correio e orient ao, zelar pela qualidade e avaliao dos result ados do servio policial civil para a corret a execuo das et apas do ciclo complet o da invest igao policial, at uando, prevent iva e repressivament e, face s infraes disciplinares e penais prat icadas por seus servidores, cabendo-lhe, ainda:

I Promover a apurao das infraes penais e t ransgresses disciplinares atribudas a Policiais Civis ou Polcia Civil; II Proceder a inspees administrativas nos rgos da Polcia Civil; III Realizar os servios de correio, em cart er permanent e e

ext raordinrio, nos procediment os penais e administ rat ivos, de compet ncia da Polcia Civil; IV Propor ao Conselho Superior de Polcia Civil a aprovao de At os Normativos. V - inst aurar sindicncias, procediment os invest igat rios de sua at ribuio e, com exclusividade, processos administ rat ivo-disciplinares, assegurando o contraditrio e a ampla defesa;

VI - solicit ar aut oridade compet ent e o afast ament o prevent ivo, pelo prazo mximo de t rint a dias, de membros das carreiras da Polcia Civil, para fins de correio ou outro procedimento investigatrio, sem prejuzo da remunerao do servidor afastado; VII - mant er o regist ro e cont role dos ant ecedent es funcionais e disciplinares dos servidores dos quadros da Polcia Civil; VIII - mant er relaes com o Poder Judicirio, o Minist rio Pblico e unidades policiais congneres, com vistas a dinamizar e harmonizar procedimentos; IX - exercer a fiscalizao sobre as condies de t rabalho nas unidades da Polcia Civil.

1. A iniciat iva para inst aurao de procediment o administ rat ivo disciplinar, a apurao e produo de provas de t ransgresses disciplinares at ribudas a Policiais Civis ou Polcia Civil, e a imposio das respect ivas penas, so tambm atribuies da Corregedoria-Geral de Polcia Civil. 2. O Cargo de Corregedor-Geral de Polcia Civil cargo exercido privat ivament e por Delegado de Polcia, nomeado pelo Chefe do Poder Execut ivo, dent re os Delegados de Polcia de Nvel Especial, em efet ivo exerccio. 3. O Corregedor-Geral da Polcia Civil ser subst it udo, em suas ausncias e impediment os event uais, por um dos delegados de polcia civil lot ados na Corregedoria, int egrant e do Nvel Especial, previament e designado pela Corregedoria. 4. A Corregedoria Geral de Polcia Civil cont ar com est rut ura de pessoal delimitada no Anexo II desta Lei; 5. A Corregedoria Geral de Polcia Civil cont ar com 01 Ncleo Criminal, com at ribuio de apurao de ilcit os penais at ribudos a servidor policial civil, e 02 Ncleos Disciplinares, com at ribuio de apurao de infraes disciplinares atribudas a servidor policial civil; 6. As comisses permanent es de Disciplina e de Sindicncia devero ser formadas por servidores policiais civis lot ados na Corregedoria Geral de Polcia, sendo vedada a remunerao por participao em tais comisses;

7. Sero inst it udas por Port aria do Corregedor Geral de Polcia Civil 05 Comisses Permanent es de Disciplina e 03 Comisses Permanent es de Sindicncia, nos moldes referidos no pargrafo anterior; 8. Os Agentes e Escrives de Polcia lotados na Corregedoria de Polcia Civil, em razo da nat ureza peculiar de suas at ribuies, faro j us a uma Grat ificao de At ividade Correicional (GAC), correspondent e a 20% do salrio base do Delegado de Polcia de nvel especial; 9. Os requisit os para a percepo da GAC e o mecanismo de recrut ament o de servidores policiais civis para lotao na Corregedoria de Polcia Civil sero descritos em ato normativo editado pela Delegacia Geral da Polcia Civil.

DOS RGOS DE EXECUO TTICA E ESTRATGICA DA ACADEMIA DE POLCIA CIVIL Art . 21. Academia de Polcia Civil, diret ament e subordinada Delegacia Geral da Polcia Civil, rgo responsvel pelo desenvolviment o dos recursos humanos, com status de Coordenadoria, compete: I Promover a formao Tcnico-Profissional de Pessoal, para proviment o de cargos das carreiras policiais civis; II Realizar t reinament o, aperfeioament o e especializao peridicos, objetivando a capacitao tcnico-profissional do policial civil; III Desenvolver a Unidade de Doutrina; IV Mant er int ercmbio com a Academia Nacional de Polcia, Congneres Est aduais e out ras inst it uies de ensino e pesquisa, nacionais ou

est rangeiras, visando ao aprimorament o das at ividades e dos mt odos pedaggicos utilizados; V Produzir e difundir conhecimentos de interesse policial; VI - observar as exigncias e diret rizes educacionais est abelecidas na legislao pert inent e, para que funcione como inst it uio habilit ada ao ensino, pesquisa e ext enso de nvel superior, inclusive em mbit o de psgraduao, no que t ange o conheciment o universal aplicado at ividade de investigao policial; VII - execut ar est rat gias permanent es de capacit ao, aperfeioament o e especializao, de nvel superior, inclusive em cart er regionalizado,

elaborando e propondo crit rios de desenvolviment o e evoluo funcional dos servidores.

Art . 22. A Academia de Polcia Civil dispor de um corpo docent e selecionado ent re os profissionais da Segurana Pblica e especialist as em reas de interesse da Polcia Civil. 1. O Cargo de Diret or da Academia de Polcia Civil ser exercido privat ivament e por Delegado de Polcia, nomeado pelo Delegado Geral da Polcia Civil, dent re os Delegados de Polcia de Nvel Especial, I e II, em efetivo exerccio. 2. A lei poder criar, na Academia de Polcia Civil, um Cent ro Criminolgico, dest inado ao est udo da violncia, obj et ivando subsidiar a formulao de polticas de defesa social contra a criminalidade. 3. O Cent ro Criminolgico a que se refere o pargrafo ant erior poder manter, em nvel de Ps-Graduao, obedecida a legislao vigente, cursos de formao de criminlogos, selecionando os candidat os port adores de diploma legal ou nvel superior. 4. A Academia de Polcia Civil cont ar com est rut ura de pessoal delimit ada no Anexo III desta Lei; 5. A Academia de Polcia Civil cont ar com 03 Ncleos de Ensino, cuj as at ribuies sero definidas at ravs de at o normat ivo edit ado pela Delegacia Geral da Polcia Civil.

DAS COORDENADORIAS DE POLCIA CIVIL

Art . 23. s Coordenadorias de Polcia Civil, rgos de subordinao diret a da Delegacia Geral da Polcia Civil, compet e orient ar, coordenar, acompanhar e fiscalizar a execuo das at ividades dos Depart ament os, Divises e Delegacias de Polcia, no que se refere a invest igao, preveno, represso e processament o dos crimes e cont ravenes previst as nas disposies legais de sua competncia, segundo as diretrizes fixadas pelo Delegado Geral da Polcia Civil, alm de desempenhar out ras at ribuies que lhe forem regularment e conferidas ou determinadas.

1. Os Cargos de Diret or de Coordenadoria de Polcia Civil so exercidos privat ivament e por Delegado de Polcia, nomeado pelo Delegado Geral da Polcia Civil, dent re os Delegados de Polcia de Nvel Especial, I e II, em efetivo exerccio. 2. Aos Diret ores de Coordenadorias de Polcia Civil cabe a designao dos Delegados de Polcia que ocuparo os Departamentos, Divises e Delegacias de Polcia que lhe sej am respect ivament e subordinadas, mediant e port aria do Delegado Geral; 3. A Coordenadoria Operacional, cargo privat ivo de Delegado de Polcia de nvel especial, I ou II, diretamente subordinada respectiva Coordenadoria de Polcia Civil, t er at ribuio de assessorament o operacional, funcionando tambm como substituto automtico do Diretor de Coordenadoria; 4. No mbit o da Coordenadoria de Polcia Civil do Int erior exist iro 02 (duas) Coordenadorias Operacionais, que dividiro suas at ribuies

geograficamente em Norte e Sul.

DA COORDENADORIA DE POLCIA CIVIL DA CAPITAL - COPCAL

Art . 24. Coordenadoria de Polcia Civil da Capit al caber a gest o das Delegacias Circunscricionais Met ropolit anas e da Delegacia Plant onist a Cent ral, cuj as at ribuies so definidas por base t errit orial, t endo como parmet ro a compat ibilizao de reas com a Polcia Milit ar e a filosofia de policiamento comunitrio. Pargrafo nico. A Coordenadoria de Polcia Civil da Capit al cont ar com estrutura de pessoal delimitada no Anexo IV desta Lei.

Art . 25. Est o subordinadas Coordenadoria de Polcia Civil da Capit al as seguint es unidades policiais, cuj a est rut ura ser det alhada no Anexo IV da presente Lei: I Delegacias Circunscricionais Metropolitanas; II 1 Delegacia Plantonista 1 DEPLAN;

DA COORDENADORIA DE POLCIA CIVIL DO INTERIOR - COPCIN

Art . 26. Coordenadoria de Polcia Civil do Int erior caber a gest o das Delegacias Regionais, Circunscricionais Int erioranas e Plant onist as de Polcia Civil, cuj a at ribuio definida por base t errit orial, t endo como parmet ro a compat ibilizao de reas com a Polcia Milit ar e a filosofia de policiament o comunitrio. Pargrafo nico. A Coordenadoria de Polcia Civil do Int erior cont ar com estrutura de pessoal delimitada no Anexo V desta Lei.

Art . 27. Est o subordinadas Coordenadoria de Polcia Civil do Int erior as seguint es unidades policiais, cuj a est rut ura ser det alhada no Anexo V da presente Lei: I Delegacias Regionais de Polcia Civil; II Delegacias Circunscricionais Municipais de Polcia Civil; III Delegacias Plantonistas Regionais;

DA COORDENADORIA DE POLCIA ESPECIALIZADA - COPCE

Art . 28. Coordenadoria de Polcia Especializada caber a gest o dos Depart ament os, Divises e Delegacias Especializadas de Polcia Civil, cuj a at ribuio definida por mat ria, t endo como fundament o a represso qualificada da criminalidade e o amparo especial s vtimas de violncia. Pargrafo nico. A Coordenadoria de Polcia Especializada cont ar com estrutura de pessoal delimitada no Anexo VI desta Lei.

Art . 29. Est o subordinadas Coordenadoria de Polcia Especializada as seguint es unidades policiais, cuj a est rut ura ser det alhada no Anexo VI da presente Lei: I Depart ament os Especializados de Polcia Civil, int egrados pelas respect ivas Divises Especializadas; III Delegacias Especializadas de Polcia Civil;

DA COORDENADORIA DE OPERAES POLICIAIS ESPECIAIS - COPE

Art. 30. Coordenadoria de Operaes Policiais Especiais, caber a realizao de invest igaes especialment e det erminadas pelo Delegado Geral da Polcia Civil e operaes especiais de represso ao crime organizado, t endo como fundament os a represso qualificada da criminalidade e a int egrao ent re as foras policiais. Pargrafo nico. A Coordenadoria de Operaes Policiais Especiais cont ar com estrutura de pessoal delimitada no Anexo VII desta Lei.

Art . 31. Est o subordinadas Coordenadoria de Operaes Policiais Especiais as seguint es unidades policiais, cuj a est rut ura ser det alhada no Anexo VII da presente Lei: I Diviso de Represso a Organizaes Criminosas; II 1 Diviso de Inquritos Policiais Especiais; III 2 Diviso de Inquritos Policiais Especiais; IV Grupo Ttico da Polcia Civil. Pargrafo nico. O Grupo Tt ico da Polcia Civil comport ar t ambm as at ividades do Grupo Tt ico Areo da Polcia Civil, na forma de normat ivo prprio expedido pela Delegacia Geral de Polcia Civil.

DA DIVISO DE INTELIGNCIA POLICIAL - DIPOL

Art . 32. Diviso de Int eligncia Policial caber a realizao de at ividades de int eligncia dest inadas a dar suport e para invest igaes comandadas pelos rgos de execuo operat iva, garant ir a segurana dos dados pert encent es Polcia Civil e produzir informaes dest inadas a subsidiar a t omada de decises pelo Delegado Geral da Polcia Civil, em especial no que t oca ao planej ament o Coordenadoria. 1. A Diviso de Int eligncia Policial cont ar com est rut ura de pessoal delimitada no Anexo VIII desta Lei. das at ividades policiais civis, gozando de status de

2. O exerccio de at ividades de int eligncia policial que impliquem no manuseio de ferrament as at inent es operacionalizao de ordens j udiciais ser privativo da Polcia Civil, atravs da Diviso de Inteligncia Policial. 3. Os Agent es e Escrives de polcia lot ados na DIPOL, em razo do const ant e manuseio de dados sigilosos e equipament os sensveis, faro j us a uma Grat ificao de At ividade Reservada de Int eligncia (GARI),

correspondente a 20% (vinte por cento) do salrio base do Delegado de Polcia de nvel especial. 4. Os requisit os para a percepo da GARI e o mecanismo de recrut ament o de servidores policiais civis para lot ao na DIPOL sero descrit os em at o normat ivo edit ado pela Delegacia Geral da Polcia Civil, respeit ados os seguintes pontos: I no t er sido condenado ou est ar respondendo a nenhum processo administrativo ou criminal; II ser considerado apt o em procediment o de Recrut ament o Administ rat ivo, a cargo da Diviso de Contra-Inteligncia; III opt ar pelo regime de dedicao exclusiva, no podendo, nesse caso, exercer qualquer out ra at ividade, ainda que enquadrada na hipt ese do art . 37, inciso XVI, alnea b, da Constituio Federal; IV no possuir vinculao partidria, ou ter sido filiado nos ltimos 05 (cinco) anos. 5. A cont ar da dat a em que foi lot ado na DIPOL, sob pena de afast ament o da at ividade, o servidor, caso no possua, dever, no prazo de dois anos, comprovar a realizao de, no mnimo, 128 (cent o e vint e oit o) horas de cursos ou est gios na rea de int eligncia policial, no sendo admissvel o cmput o de 02 (dois) cursos ou est gios com cont edo programt ico semelhante. 6. A inst aurao de procediment o administ rat ivo ou processo criminal, em face do servidor lot ado na DIPOL, implicar, aps despacho fundament o do Delegado Geral de Polcia Civil, seu afast ament o t emporrio e imediat o das atividades de inteligncia. Art . 33. Est o subordinadas Diviso de Int eligncia Policial as seguint es unidades, cuja estrutura ser detalhada no Anexo VIII da presente Lei: I Ncleo de Inteligncia; II Ncleo de Apoio Estratgico;

III Ncleo de Tecnologia Voltada Atividade de Inteligncia; IV Ncleo de Estatstica e Anlise Criminal; V Ncleo do Disque-denncia; VI Ncleo de Apoio Administrativo; VII Setor de Operaes; VIII Setor de Contra-inteligncia; IX Setor de Anlise e Tratamento da Informao; X Setor de Inquritos Policiais Especiais; XI Setor de Narcticos; XII Setor de Crimes Contra o Patrimnio.

DA COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E GESTO - COPLAG

Art . 34. Coordenadoria de Planej ament o e Gest o, caber a elaborao de proj et os e est udos obj et ivando o aprimorament o inst it ucional da Polcia Civil, t endo como fundament os o uso int ensivo da Tecnologia da Informao e a resoluo pacfica dos conflitos sociais. 1. A Coordenadoria de Planej ament o e Gest o cont ar com est rut ura de pessoal delimitada no Anexo VIII desta Lei. 2. Caber COPLAG a elaborao do regime de metas de produtividade que reger a atuao policial civil, mediante Portaria editada pela Delegacia Geral da Polcia Civil.

Art . 35. Ao Ncleo de Polcia Comunit ria e Resoluo Pacfica de Conflit os, caber a elaborao e difuso de parmet ros para a resoluo pacfica de conflit os no mbit o da Polcia Civil, coordenando esforos no sent ido de aproximar e int egrar a comunidade ao t rabalho policial, especialment e na esfera das Delegacias Circunscricionais.

Art. 36. Ao Ncleo de Modernizao Institucional caber a elaborao, difuso e acompanhament o de proj et os que obj et ivem a evoluo inst it ucional da Polcia Civil, em especial no aument o da produt ividade das unidades policiais e na humanizao do atendimento ao cidado.

DOS RGOS DE EXECUO OPERATIVA DOS DEPARTAMENTOS ESPECIALIZADOS DE POLCIA CIVIL Art . 37. Em razo da complexidade e relevncia de suas at ribuies, os Depart ament os Especializados de Polcia Civil, rgos de execuo operat iva diret ament e subordinados Coordenadoria de Polcia Civil Especializada, desenvolvero suas at ividades em t odo o Est ado, com a finalidade de promover a represso qualificada da criminalidade.

Art . 38. So Depart ament os Especializados de Polcia Civil, com sua est rut ura detalhada no Anexo VI da presente Lei: I DENARC Departamento Especializado de Represso a Narcticos; II DEAGV Depart ament o Especializado de At endiment o a Grupos Vulnerveis; III DEHPP Depart ament o Especializado de Represso a Homicdios e Proteo Pessoa; IV DEOTAP Depart ament o Especializado de Represso a Crimes Cont ra a Ordem Tributria e a Administrao Pblica; V DEDCE Depart ament o Especializado de Defraudaes e Represso aos Crimes Eletrnicos; VI DERFV Depart ament o Especializado de Represso a Roubos e Furt os de Veculos. 1. A distribuio interna de atribuies de cada Departamento, com base na subsepecialidade ou na rea geogrfica de at uao, consubst anciada nas respect ivas Divises Especializadas, ser det erminada por at o da Delegacia Geral de Polcia Civil, respeitados os limites descritos no referido anexo IX; 2 Cada Depart ament o cont ar com Set or de Invest igao, Set or de Cart rio e Setor de Apoio Administrativo e Custdia, conforme descrito no Anexo VI; 3 Cada Diviso cont ar com Set or de Invest igao e Set or de Cart rio, conforme descrito no Anexo VI.

DAS DELEGACIAS DE POLCIA CIVIL

Art . 39. As Delegacias de Polcia, unidades operacionais regionalizadas com sede, nomenclat ura, classificao e circunscrio definidas nest a lei, t m por finalidade promover a apurao das infraes penais, a represso da criminalidade, bem como outras cominadas em lei e regulamento.

Art . 40. As Delegacias so ident ificadas como Delegacias Circunscricionais, Delegacias Especializadas e Delegacias Plant onist as e sero definidas com base nos seguintes fundamentos:

I at ribuio para funcionar em t odos os delit os ocorridos na rea de sua circunscrio ou na medida da respectiva especialidade; II exerccio da atividade em uma base territorial; III at uao sob a coordenao, a superviso e o apoio da respect iva Coordenadoria de Polcia Civil; IV consecuo de suas atribuies sob padres normalizados de atendimento, visando eficcia de todo ato investigativo; V integrao comunitria; 1 Caber ao Delegado Geral da Polcia Civil expedir ato normativo interno, no qual const aro as localidades que sediaro unidades da Polcia Civil, indicando cont ingent e populacional at endido e rea geogrfica de

abrangncia, respeitados os ditames desta Lei. 2 Cada Delegacia cont ar com Set or de Invest igao, Set or de Cart rio e Setor de Apoio Administrativo e Custdia, conforme descrito no Anexo VI.

Art . 41. As Delegacias de Polcia sero dirigidas por Delegados de polcia da seguinte forma:

I Delegacias e Divises Especializadas, por Delegados de Nvel Especial, I e II; II Delegacias Circunscricionais sediadas em municpios com mais de 80.000 (oitenta mil) habitantes, por Delegados de Nvel Especial, I e II;

III Delegacias Circunscricionais sediadas em municpios com menos de 80.000 (oitenta mil) habitantes, por Delegado de Polcia de Nvel I, II e III; 1. Na falta de Delegados de Polcia, nos nveis acima definidos para exercer a direo das unidades, o Delegado Geral da Polcia Civil do Estado da Sergipe poder designar, para responder pela direo das referidas unidades, Delegado de Policia do nvel hierrquico imediatamente inferior. 2. Ao Delegado de Polcia, vedado recusar a designao para dirigir unidade policial, sem j ust ificat iva fundament ada e acat ada pela Delegacia Geral da Polcia Civil. 3. Para os efeitos deste artigo sero considerados os dados sobre populao divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas IBGE; 4. Todos os municpios sergipanos sediaro ao menos uma unidade da Polcia Civil, com contingente de pessoal definido nesta Lei; 5. O municpio cuj o cont ingent e populacional sej a inferior a 5.000 (cinco mil) habit ant es ser agregado a out ro, para formao de circunscrio nica, sem prejuzo da existncia da unidade prpria referida no pargrafo anterior.

CAPTULO IV DAS CARREIRAS POLICIAIS CIVIS DAS DISPOSIES INICIAIS

Art . 42. A Polcia Civil do Est ado de Sergipe compost a, para t odos os fins de direit o, pelos cargos int egrant es das carreiras de Delegado de Polcia, Agent e de Polcia, Escrivo de Polcia e pelos cargos de Agent e de Polcia int egrant e do Quadro Auxiliar, cuj as at ribuies especficas encont ram-se definidas nest a Lei Complementar.

Pargrafo nico. Em caso de ext ino, t ransformao, aproveit ament o ou criao de cargos policiais assegurada a opo pelo novo cargo, respeitada a natureza da investidura e a compatibilidade funcional.

Das Disposies Preliminares

Art . 43. So abrangidos pelo regime j urdico peculiar de que t rat a est a Lei Complement ar os servidores invest idos em cargos efet ivos int egrant es de carreiras que compem a Polcia Civil do Estado de Sergipe.

1. Os int egrant es das carreiras da Polcia Civil do Est ado de Sergipe ficam submet idos a est a Lei Complement ar e, subsidiariament e, ao Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis do Estado; 2. Os int egrant es das carreiras da Polcia Civil do Est ado de Sergipe, no cumpriment o de suas misses legais, exercem a aut oridade decorrent e de seus respectivos cargos, nos limites das funes estabelecidas nesta Lei.

Art . 44. Os ocupant es dos cargos compreendidos na Polcia Civil de Sergipe esto sujeitos ao regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais.

1. A j ornada de t rabalho dever ser cumprida preferencialment e em 02 (dois) turnos, de segunda a sexta-feira; 2 Poder haver reduo para 06 (seis) horas dirias ininterruptas, de acordo com a necessidade do servio, mediant e at o fundament ado do Delegado Geral. 3 O regime de t rabalho definido no caput desse art igo no se aplica aos servidores policiais em Regime de Plant o, que dever ser de 24 (vint e e quat ro) horas de t rabalho por 72 (set ent a e duas) horas de descanso ou 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) horas de descanso. 4. As cat egorias policiais civis podero opt ar por represent aes classist as independent es, desde que t al opo sej a expressada pela maioria dos integrantes de cada respectiva carreira.

Art .

45.

O Delegado Geral

da Polcia Civil

do Est ado de Sergipe,

fundament adament e, poder est abelecer, mediant e at o normat ivo, horrio diferenciado para o cumpriment o da j ornada de t rabalho dos servidores da Polcia Civil do Est ado de Sergipe, em razo das peculiaridades, condies especiais da at ividade ou para freqncia a cursos de aprimorament o profissional e estudos.

1. O regime especial de t rabalho impe aos int egrant es da Polcia Civil do Est ado de Sergipe a dedicao exclusiva s suas funes e at ribuies, com observncia dos horrios preest abelecidos e at endiment o priorit rio aos t rabalhos da inst it uio, a qualquer hora, mediant e requisio da aut oridade competente, tendo direito ao recebimento das horas extras correspondentes. 2. O clculo do valor da hora ext ra t rabalhada levar em cont a o valor da hora t rabalhada ordinariament e pelo servidor policial civil, obt ida mediant e a diviso da remunerao int egral pela carga horria mensal de 200 horas, acrescida de 50% no caso de hora extra trabalhada em dias teis e de 100% no caso de hora extra trabalhada em feriados e finais de semana; 3. Ser convocado preferencialment e para a prest ao de t rabalho ext raordinrio o servidor policial que manifest e int eresse em t al encargo, mediante consulta peridica realizada pela DGPC; 4. O servidor policial poder prest ar at 44 (quarent a e quat ro) horas extras mensais, distribudas conforme a necessidade do servio pblico;

Art . 46. A Polcia Civil organizada em carreiras est rut uradas em srie de 05 (cinco) nveis, com graus crescent es de at ribuies e responsabilidades funcionais, que const it uiro as Carreiras Policiais Civis, sendo a diferena salarial de cada nvel de 5% (cinco por cent o), ressalvada a diferena do nvel IV para o nvel III, que ser de 30% (trinta por cento). Pargrafo nico. O clculo das diferenas salariais int er-nveis t omar por base a aplicao dos percent uais referidos no caput dest e art igo no venciment o base do servidor int egrant e do nvel IV do respect ivo cargo, para obt eno do salrio base do servidor int egrant e do nvel III e assim sucessivamente at o nvel Especial.

Art. 47. A funo policial civil considerada perigosa, insalubre e de natureza eminentemente tcnico-especializada para todos os efeitos legais.

SEO I DA CARREIRA DE DELEGADO DE POLCIA

Disposies Preliminares

Art . 48. A Carreira de Delegado de Polcia const it uda de 195 (cent o e novent a e cinco) cargos de proviment o efet ivo de Delegado de Polcia, privat ivos de Bacharis em Direit o, e depende, em primeira invest idura, de concurso pblico de provas e t t ulos, realizado com observncia dos preceit os const it ucionais e segundo o est at udo na present e Lei. A carreira de Delegado de Polcia estruturada em cinco nveis hierarquicamente escalonados, com a seguinte distribuio:

I Delegado de Polcia de Nvel Especial II - Delegado de Polcia de Nvel I; III Delegado de Polcia de Nvel II; IV Delegado de Polcia de Nvel III; IV Delegado de Polcia de Nvel IV.

1 A primeira investidura no cargo de Delegado de Polcia Civil ser realizada no nvel IV da carreira, com progresso vert ical aut omt ica para o nvel III aps o decurso do estgio probatrio de 03 (trs) anos.

2 A progresso vert ical aut omt ica para os nveis subsequent es (II, I e Especial) ocorrer a cada 05 (cinco) anos de servio.

Art . 49. Considera-se Aut oridade Policial para os fins dest a Lei e de t oda a legislao penal, processual e correlat a, o Delegado de Polcia que, invest ido por lei, exerce, em mat ria de Polcia Judiciria, poder pblico para consecuo de det erminados fins do Est ado, t endo a seu cargo a direo de at ividades de Polcia Civil, compreendendo at ividades de nvel superior, de direo, superviso, coordenao, assessoramento, planejamento, execuo e cont role da Administ rao Policial Est adual, bem como das Invest igaes e Operaes Policiais, alm da exclusiva inst aurao e presidncia de

procediment os policiais, at os privat ivos da Aut oridade Policial, em cuj a atuao garantida a independncia funcional, na interpretao das normas e

princpios legais, sempre em observncia ao princpio do livre convenciment o motivado.

Das atribuies tpicas do Delegado de Polcia

Art . 50. So at ribuies exclusivas do delegado de Polcia, const it uindo crime de usurpao de funo pblica, nos t ermos do art igo 328 do cdigo Penal, o exerccio dest as funes por qualquer out ro agent e, sej a pblico ou particular, sem prejuzo de outras sanes penais, civis e administrativas:

I - Inst aurar e presidir inqurit os policiais, t ermos circunst anciados e out ros procedimentos legais para a apurao de infrao penal ou de ato infracional, no mbit o da apurao de crimes comuns e de out ras invest igaes de suas atribuies, sendo garantida ao Delegado de Polcia a independncia funcional na anlise do caso concret o, cuj a deciso privat iva deve sempre ser paut ada no princpio do livre convencimento motivado;

II dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as at ividades logst icas e finalsticas da unidade sob sua direo;

III - no curso de procedimentos de sua competncia:

a) expedir int imaes e det erminar em caso de no compareciment o injustificado a conduo coercitiva; b) requisitar a realizao de exames periciais e complementares, destinados a colher e resguardar indcios ou provas da ocorrncia de infraes penais; c) represent ar aut oridade j udiciria compet ent e pela decret ao de prises e medidas cautelares e pela concesso de mandados de busca e apreenso; d) requisit ar, fundament adament e, informaes e document os a ent idades pblicas e privadas, em prazo a ser est ipulado pela Aut oridade Policial, ressalvados os document os e informaes prot egidos por garant ias

constitucionais;

e) requisit ar servios e t cnicos especializados de rgos pblicos, de concessionrias e permissionrias de servio pblico.

IV Const it ui at ribuio exclusiva do Delegado de Polcia presidir a apurao de infraes penais por meio do Inqurit o Policial, Termo Circunst anciado de Ocorrncia ou out ros procediment os invest igat rios normat izados, sendo vedado a qualquer out ro rgo ou inst it uio invadir est a esfera de at ribuio privat iva do Delegado de Polcia, em cuj a at uao garant ida a

independncia funcional, para livrement e int erpret ar e aplicar a legislao pt ria, analisando o caso concret o, sempre em consonncia ao princpio do livre convencimento motivado;

V - Lavrar t ermos circunst anciados de ocorrncias e aut os de prises em flagrant e, de conformidade com o dispost o na legislao pert inent e, sendo garant ida a independncia funcional, bem como a anlise privat iva do fat o, no cabendo a out ros rgos e poderes int erferirem no mrit o da anlise do caso concret o, int erpret ao e aplicao das normas e princpios legais, sujeitos apreciao do Delegado de Polcia, o qual deve pautar suas decises em observncia ao princpio do livre convencimento motivado;

VI - Exercer a t it ularidade de unidades int egrant es da polcia civil, delegacias de policia, unidades de segurana, grupos operacionais ou similares onde sejam realizados trabalhos de polcia judiciria.

VII - No exerccio da atividade policial judiciria:

a) planej ar, coordenar, dirigir e execut ar, com exclusividade, as aes de polcia judiciria; b) organizar, execut ar e mant er os servios de regist ro, cadast ro, cont role e fiscalizao de armas, munies e explosivos, na forma da legislao federal especfica;

c) planej ar, coordenar e realizar aes de int eligncia dest inadas inst rument alizao do exerccio de polcia j udiciria e de apurao de infraes penais, na sua rea de atribuio; d) realizar, com exclusividade, as correies ou procediment os similares de natureza ordinria, nas unidades policiais civis, na esfera de sua atribuio; e) realizar correies extraordinrias, gerais ou parciais; f) requisit ar a realizao de pesquisas t cnico-cient ficas, est at st icas e exames tcnicos relacionados com a atividade de polcia judiciria; g) expedir licena para translado de cadveres; h) presidir aut os de incinerao e dest ruio de drogas ilcit as apreendidas, nos termos da legislao; i) exercer o cont role int erno e o aperfeioament o da at ividade policial judiciria; j) manter banco de dados de processados, procurados, condenados e foragidos e coordenar aes de busca e captura e transferncia de presos; l) adot ar providncias imediat as e impost ergveis em out ras circunscries at que comparea a autoridade do local dos fatos; m) divulgar fat os, prest ar informaes de nat ureza policial ou cient fica de int eresse da comunidade imprensa ou a rgos int eressados, observados os preceit os const it ucionais, as garant ias individuais, normas e regulament os da administrao estadual; n) inst aurar, presidir ou det erminar a inst aurao de sindicncia

administrativa disciplinar e impor, se for o caso, as penalidades; o) promover orient ao comunidade sobre as medidas de profilaxia criminal e debater sobre assuntos relativos segurana pblica; p) expedir escala de planto; q) avocar e redistribuir inquritos policiais ou procedimentos administrativos;

VIII - No curso de procedimentos de sua atribuio:

a) presidir, com exclusividade, auto de priso em flagrante e da apreenso em flagrant e de adolescent es infrat ores, sendo garant ida a independncia funcional, bem como a anlise privat iva do fat o, no cabendo a out ros rgos

e poderes interferirem no mrito da anlise do caso concreto, interpretao e aplicao das normas e princpios legais, sujeitos apreciao do Delegado de Polcia, o qual deve paut ar suas decises em observncia ao princpio do livre convencimento motivado; b) nomear int rpret es, perit os e escrives ad hoc e curadores, avaliadores, depositrios, quando houver justificado motivo; c) expedir port aria inst auradora de inqurit o policial ou de out ro

procedimento investigatrio; d) expedir int imaes, ordens de servio, cart as precat rias e mandados de conduo coercitiva, quando de sua atribuio; e) requisit ar exames mdicos, periciais e t oxicolgicos, inclusive de sanidade ment al e complement ar, informaes e document os que int eressem formao de prova; f) promover, por t ermos, oit ivas, int errogat rios e acareaes, reproduo simulada de fatos, reconhecimentos e exumao; g) solicit ar o ingresso de vt ima ou t est emunha em programas de prot eo e assistncia respectivos; h) det erminar a elaborao de qualificao indiret a, planilha de ident ificao e vida pregressa do indiciado; i) proferir despachos de indiciao, sindicao, moviment ao e

desent ranhament o e out ros que se fizerem necessrio nos aut os, sempre em conformidade ao princpio do livre convencimento motivado; j) arbitrar valor de fiana, quando de sua atribuio; l) det erminar a apreenso de obj et os e o depsit o de valores apreendidos em conta nica do Estado; m) represent ar pela priso prevent iva, priso t emporria e out ras medidas judiciais cautelares; n) represent ar pelo afast ament o t emporrio de agressor, nos casos de crimes de menor potencial ofensivo, nos termos da legislao; o) represent ar pela expedio de mandado de busca e apreenso e pela quebra de sigilo fiscal, bancrio, comunicaes t elefnicas, de qualquer natureza e em sistemas de informtica e telemtica;

p)

det erminar

rest it uio

ou

depsit o,

mediant e

t ermo

de

responsabilidade, de objetos apreendidos; q) solicitar dilao de prazo; r) outras atribuies correlatas e ou previstas em lei; s) nomear pessoas com habilit ao t cnica na respect iva rea de

conheciment o ou na ausncia de pessoas com t ais apt ides nomear pessoa idnea para funcionar como perit o ad hoc, nos t ermos dos art igos 159 e seguint es do Cdigo de Processo Penal, no podendo a pessoa nomeada recusar o cumpriment o de t al encargo, sob pena de crime de desobedincia, salvo mot ivo j ust ificado devidament e explicit ado em document o escrit o ent regue de imediat o Aut oridade Policial nomeant e, a qual dever de plano analisar os fundament os apresent ados e no concordando com est es mot ivos det erminar a realizao imediat a da percia, devendo, ent o o nomeado cumprir o nus, sob as penas da lei.

IX - em atividades complementares s funes do cargo:

a) participar de atividades de ensino policial; b) exercer cargo em comisso ou funo de confiana; c) represent ar a inst it uio policial, perant e conselhos e poderes const it udos ou sociedade, como autoridade policial em eventos ou solenidades pblicas.

X - cumprir e fazer cumprir, no mbit o de sua compet ncia, as funes institucionais da Polcia Civil;

XI - exercer poderes discricionrios afetos Polcia Civil que objetive proteger os direitos inerentes pessoa humana e resguardar a defesa social;

XII - praticar todos os atos da polcia, na esfera de sua competncia, visando a diminuio da criminalidade e da violncia;

XIII - zelar pelo cumpriment o dos princpios e funes inst it ucionais da Polcia Civil;

XIV - zelar pelos direitos e garantias constitucionais fundamentais;

XV - promover diligncias, requisit ar informaes, exames periciais e document os necessrios Inst ruo do Inqurit o Policial ou out ros

procediment os decorrent es das funes inst it ucionais da Polcia Civil, respeitadas as clusulas de reserva jurisdicional;

XVI - mant er o sigilo necessrio elucidao do fat o e s invest igaes a seu cargo;

XVII det erminar o recolhiment o priso das pessoas aut uadas em flagrant e, se no ocorrer qualquer hiptese de liberdade provisria;

Pargrafo nico. A Aut oridade Policial, no mbit o de suas at ribuies, dever apurar, de ofcio ou por requisio, quaisquer not cias de infrao penal que cheguem ao seu conheciment o e que t enham element os mnimos que possibilit em o incio de uma invest igao, dispondo de independncia funcional, sendo vedada a designao para a realizao de diligncias que no sej am obj et o de procediment os policiais de sua responsabilidade, salvo na hiptese de designao especial pelo respectivo superior hierrquico.

Das garantias e prerrogativas do Delegado de Polcia

Art . 51. O Delegado de Polcia goza da garant ia da irredut ibilidade de seus venciment os para aut onomia e independncia no exerccio das funes de seu cargo, sendo garant ida a independncia funcional, bem como a anlise privat iva do fat o, no cabendo a out ros rgos e poderes int erferirem no mrit o da anlise do caso concret o, int erpret ao e aplicao das normas e princpios legais, suj eit os apreciao do Delegado de Polcia, o qual deve paut ar suas decises em observncia ao princpio do livre convenciment o motivado.

Art. 52. Os Delegados de Polcia so considerados para todos os fins de Direito int egrant es de carreira j urdica do Est ado, gozando do mesmo t rat ament o j urdico e prot ocolar dispensado aos membros das demais carreiras j urdicas institudas.

Art . 53. Const it uem prerrogat ivas, garant ias funcionais e inst rument os de atuao do Delegado de Polcia, dentre outras previstas em lei:

I - poder de polcia;

II - investigar possvel ocorrncia de infrao penal;

III uso dos ttulos decorrentes do exerccio do cargo ou funo;

IV - cart eira de ident ificao funcional, com f pblica, vlida em t odo o territrio nacional, inclusive como documento de identidade civil;

V - port e livre de arma em t odo o t errit rio nacional, sem rest rio de acesso a qualquer local pblico ou privado, inclusive em meios de transporte;

VI - ingresso e t rnsit o livres, com franco acesso, em qualquer recint o pblico ou privado, respeit ada a garant ia const it ucional da inviolabilidade de domiclio;

VII - prioridade nos servios de transporte e comunicao, pblicos e privados, em razo de servio;

VIII - uso privat ivo do emblema e de uniformes operacionais ou de quaisquer outros smbolos da instituio;

IX - realizar busca pessoal e veicular necessrias s at ividades de preveno e investigao;

X - requisitar, quando necessrio, o auxlio de outra fora policial;

XI requisit ar, em caso de iminent e perigo pblico, bens ou servios part iculares, assegurada indenizao ult erior ao respect ivo propriet rio em caso de dano, nos termos da lei;

XII ocupar funo de chefia ou de direo e assessorament o superior correspondente ao cargo e classe;

XIII - uso de fora, com os meios disponveis, proporcionalment e ao exigido nas circunstncias, para defesa da integridade fsica prpria ou de terceiros;

XIV - convocar pessoas para figurar como t est emunhas em diligncia ou out ro procedimento policial a seu cargo;

XV - atuar sem revelar sua condio de policial, no interesse do servio;

XVI ser recolhido sob cust dia especial da policia civil, quando preso, ant es da sentena transitada em julgado;

XVII - cumprir priso caut elar ou definit iva em dependncia separada, isolado dos demais presos;

XVIII t er a sua priso imediat ament e comunicada ao Delegado Geral da Polcia Civil, que designar out ro Delegado de Polcia de mesma classe ou superior para acompanhar a lavrat ura do aut o respect ivo, e, em caso de crimes inafianveis, recolher o Delegado de Polcia sob custdia especial do rgo, sob pena de nulidade;

XIX Os Delegados de Polcia t m direit o a assist ncia j urdica da Procuradoria-Geral do Est ado, perant e qualquer j uzo ou t ribunal, quando acusado de prt ica de infrao penal ou civil, decorrent e do exerccio regular do cargo ou em razo dele, devendo o Procurador-Geral designar Procurador

do Est ado para efet uar a defesa de t ais Aut oridades, salvo quando o lit gio for contra o prprio Estado de Sergipe;

XX t er assist ncia int egral sade quando vit imado no exerccio do cargo ou em razo dele;

XXI ter seguro de vida e de acidentes, quando vitimado no exerccio do cargo ou em razo dele;

XXII t er assist ncia mdica, psicolgica, odont olgica e social para o t it ular e para o seus dependentes;

1 - As despesas decorrent es da aplicao das prerrogat ivas const ant es nos incisos XX, XXI e XXII, dest e art igo, correro cont a da dot ao orament ria da Instituio Policial Civil.

2 - Ao ex-Delegado de Polcia aplica-se a prerrogat iva do inciso XV dest e artigo.

3 - Aplica-se ao Delegado de Polcia aposent ado as prerrogat ivas dos incisos III, IV, V, XVI, XVII, XVIII e XXII deste artigo.

4 - Constaro na carteira funcional:

I - do Delegado de Polcia da ativa, as prerrogativas dos incisos III, IV, V, VI, VII e X deste artigo;

II - do Delegado de Polcia aposent ado, as prerrogat ivas dos incisos III, IV e V dest e art igo, excet o nos casos em que houver rest rio declarada por j unt a medica oficial;

Art . 54. Quando pela at uao de Delegado de Polcia result ar mort e, em circunst ncia evident e e inequvoca de legt ima defesa prpria ou de

t erceiros, bem como de est ado de necessidade, a aut oridade policial lavrar aut o prprio para fins de excluso de ilicit ude e imediat ament e comunicar o juzo competente.

Art . 55. A invest igao policial de compet ncia exclusiva da Polcia Civil, at ividade imanent e polcia j udiciria Est adual, no poder ser,

independent ement e de sua nomenclat ura, desempenhada por quaisquer outras autoridades dos poderes do Estado.

Art. 56. Constituem, ainda, prerrogativas das Autoridades Policiais:

I - ser preso soment e por ordem j udicial escrit a e fundament ada, salvo em flagrant e de crime inafianvel, caso em que a aut oridade deve fazer, no prazo mximo de vint e e quat ro horas, a comunicao da priso e a apresentao do Delegado de Polcia ao Delegado Geral da Polcia Civil;

II - gozar de inviolabilidade pelas opinies que ext ernar ou pelo t eor de seu convenciment o nos aut os do inqurit o ou peas j urdicas, nos limit es de sua independncia funcional;

III - port e de arma, independent ement e de aut orizao ou const at ao de servio, e na forma da legislao;

IV - livre acesso a locais de acessibilidade pblica, independent ement e de prvia aut orizao ou de verificao de est ar em servio, consoant e exerccio de suas funes policiais ser inerent e em t empo int egral e dedicao exclusiva, sob pena das sanes penais para o obstrutor da ao policial;

SEO II DAS CARREIRAS DE AGENTE E ESCRIVO DE POLCIA Disposies Preliminares

Art . 57. Ficam inst it udas as Carreiras de Agent e de Polcia e Escrivo de Polcia, ambas de nvel superior, const it uda de 2.400 (dois mil e

quat rocent os) cargos de proviment o efet ivo de Agent e de Polcia e de 675 (seiscent os e set ent a e cincos) cargos de proviment o efet ivo de Escrivo de Polcia, e dependem, em primeira invest idura, de concurso pblico de provas e ttulos, realizado com observncia dos preceitos constitucionais e segundo o estatudo na presente Lei.

Art . 58. As Carreiras de Agent e de Polcia e Escrivo de Polcia so est rut uradas em cinco nveis hierarquicament e escalonados, com a seguint e distribuio: 1. Agente de Polcia: I Agente de Polcia de Nvel Especial II - Agente de Polcia de Nvel I; III Agente de Polcia de Nvel II; IV Agente de Polcia de Nvel III; IV Agente de Polcia de Nvel IV. 2. Escrivo de Polcia: I Escrivo de Polcia de Nvel Especial II - Escrivo de Polcia de Nvel I; III Escrivo de Polcia de Nvel II; IV Escrivo de Polcia de Nvel III; IV Escrivo de Polcia de Nvel IV.

1 A primeira investidura nos cargos de Agente e Escrivo de Polcia Civil ser realizada no nvel IV da respect iva carreira, com progresso vert ical aut omt ica para o nvel III aps o decurso do est gio probat rio de 03 (t rs) anos.

2 A progresso vert ical aut omt ica para os nveis subsequent es (II, I e Especial) ocorrer a cada 05 (cinco) anos de servio.

Das atribuies tpicas do Agente e do Escrivo de Polcia

Art. 59. Ao ocupante do cargo de Agente de Polcia, compete:

I - proceder, mediant e det erminao da Aut oridade Policial, s diligncias e invest igaes policiais com o fim de colet ar element os de informaes para a elucidao de infraes penais e respect ivas aut orias, visando inst ruo dos procedimentos legais, apresentando relatrio de investigao circunstanciado;

II - efet uar priso em flagrant e ou cumprir mandados expedidos pela Autoridade Policial ou judiciria competente;

III - dirigir veculos policiais, em razo do desempenho de suas funes, nos diversos set ores da Polcia Civil, responsabilizando-se pela sua conservao e pela guarda do veculo, seus acessrios e equipamentos;

IV - orient ar, supervisionar, coordenar e dirigir t rabalho de subordinados em invest igaes e diligncias, quando na condio de Chefe do Set or de Investigao ou por designao da autoridade policial;

V - execut ar at ividades envolvendo operao de aparelhos de comunicao, t elecomunicaes, comput ao, int egrant es do sist ema de informaes da segurana pblica, zelando por sua manuteno e conservao;

VI - part icipar de levant ament o em local de crime e int eragir na execuo de t rabalhos relacionados colet a de provas e produo de fot ografias, inclusive reprodues e ampliaes, em locais de infraes penais, onde quer que se faa necessrio o emprego das t cnicas nas invest igaes policiais, bem como concorrer na preservao do local;

VII - realizar o recolhiment o, a moviment ao, e a escolt a de preso, bem como a guarda de valores e seus pert ences, procedendo escrit urao no livro de regist ro, enquant o perdurar a cust dia legal do preso sob a responsabilidade da Polcia Civil, at a entrega ao Sistema Prisional;

VIII - Efet uar busca pessoal, apreenses, identificao criminal e datiloscpica de pessoas para capt ao dos element os indicat ivos de aut oria de infraes penais bem como conduzir e escoltar presos;

IX - regist rar ocorrncias, aut uar, moviment ar e part icipar na formao de Inqurit os Policiais, Termo Circunst anciado de Ocorrncia, Aut o de Priso em Flagrant e, procediment os especiais e administ rat ivos, os at os de sua at ribuio e demais aut os procediment ais sob a presidncia de Aut oridade Policial;

X - mant er de forma at ualizada e corret a o regist ro e escrit urao de livros oficiais obrigat rios e out ros criados pela aut oridade policial de inst aurao de inqurit os policiais e de remessa dos respect ivos aut os, bem como expedir certides e traslados;

XI - responder pela guarda dos procediment os policiais, de bens, valores, inst rument os de crime ent regues a sua cust dia, em razo de sua funo, dando-lhes a destinao legal;

XII - prest ar assist ncia s aut oridades superiores em assunt os t cnicos especializados relacionados ao cumpriment o das formalidades legais

necessrias em procediment os de polcia j udiciria e demais servios cartorrios;

XIII - execut ar t rabalhos de escrit urao manual, em equipament o mecnico, elt rico ou elet rnico em auxlio aos procediment os administ rat ivos e de polcia judiciria, e outros encargos, compatveis com suas atribuies, dentre elas, diligncias em locais de crime e outros levantamentos criminais;

XIV - proceder ao invent rio dos bens pat rimoniais da unidade policial, efet ivando o cont role do uso e moviment ao e cadast rament o dos bens mveis;

XV - execut ar as t arefas administ rat ivas at inent es at ividade cart orria, mediant e designao da Aut oridade Policial chefe da unidade em que est ej a lotado.

XVI - proceder a aes e pesquisas invest igat ivas, para o est abeleciment o das causas, circunstncias e autoria das infraes penais e administrativas;

XVII - participar na gesto de dados, informaes e conhecimentos pertinentes atividade investigativa e na execuo de prises;

XIII - executar as aes necessrias para a segurana das investigaes;

XIX - colet ar dados obj et ivos e subj et ivos pert inent es aos vest gios encont rados em bens, obj et os e em locais de comet iment o de infraes penais, descrevendo suas caractersticas e condies, para os fins de apurao de infrao penal e administrativa;

XX - diligenciar para o cumpriment o de at os int erlocut rios e expedir, mediant e requeriment o e despacho da aut oridade policial, cert ides e traslados;

XXI zelar pela guarda de papis, document os, procediment os, obj et os apreendidos e demais inst rument os sob sua responsabilidade, obj et ivando a destinao legal.

XXII

comunicar,

imediat ament e,

ao

superior

hierrquico

imediat o

informaes de ilcit os administ rat ivos e penais que t enha conheciment o, sob pena de responsabilizao penal, civil e administrativa.

XXIII dar f aos document os sob sua responsabilidade e fornecer cert ides nos casos estabelecidos em lei ou regulamento.

Pargrafo nico. Ao Agente de Polcia investido na condio de Chefe do Setor de Apoio Administrativo e Custdia, incumbe a coordenao dos atos atinentes manut eno do pat rimnio mvel e imvel da respect iva unidade policial, bem como cust dia de presos e bens apreendidos, de t udo lavrando relat rio circunst anciado dest inado Aut oridade Policial imediat ament e superior.

Art. 60. Ao ocupante do cargo de Escrivo de Polcia, compete:

I - proceder, mediant e det erminao da Aut oridade Policial, s diligncias e invest igaes policiais com o fim de colet ar element os de informaes para a elucidao de infraes penais e respect ivas aut orias, visando inst ruo dos procedimentos legais, apresentando relatrio de investigao circunstanciado;

II - efet uar priso em flagrant e ou cumprir mandados expedidos pela Autoridade Policial ou judiciria competente;

III - dirigir veculos policiais, em razo do desempenho de suas funes, nos diversos set ores da Polcia Civil, responsabilizando-se pela sua conservao e pela guarda do veculo, seus acessrios e equipamentos;

IV - execut ar at ividades envolvendo operao de aparelhos de comunicao, t elecomunicaes, comput ao, int egrant es do sist ema de informaes da segurana pblica, zelando por sua manuteno e conservao;

V - part icipar de levant ament o em local de crime e int eragir na execuo de t rabalhos relacionados colet a de provas e produo de fot ografias, inclusive reprodues e ampliaes, em locais de infraes penais, onde quer que se faa necessrio o emprego das t cnicas nas invest igaes policiais, bem como concorrer na preservao do local;

VI - realizar o recolhimento, a movimentao, e a escolta de preso, bem como a guarda de valores e seus pert ences, procedendo escrit urao no livro de

regist ro, enquant o perdurar a cust dia legal do preso sob a responsabilidade da Polcia Civil, at a entrega ao Sistema Prisional;

VII - Efet uar busca pessoal, apreenses, ident ificao criminal e dat iloscpica de pessoas para capt ao dos element os indicat ivos de aut oria de infraes penais bem como conduzir e escoltar presos;

VIII - regist rar ocorrncias, aut uar, moviment ar e part icipar na formao de Inqurit os Policiais, Termo Circunst anciado de Ocorrncia, Aut o de Priso em Flagrant e, procediment os especiais e administ rat ivos, os at os de sua at ribuio e demais aut os procediment ais sob a presidncia de Aut oridade Policial;

IX - mant er de forma at ualizada e corret a o regist ro e escrit urao de livros oficiais obrigat rios e out ros criados pela aut oridade policial de inst aurao de inqurit os policiais e de remessa dos respect ivos aut os, bem como expedir certides e traslados;

X - responder pela guarda dos procediment os policiais, de bens, valores, inst rument os de crime ent regues a sua cust dia, em razo de sua funo, dando-lhes a destinao legal;

XI - prest ar assist ncia s aut oridades superiores em assunt os t cnicos especializados relacionados ao cumpriment o das formalidades legais

necessrias em procediment os de polcia j udiciria e demais servios cartorrios;

XII - execut ar t rabalhos de escrit urao manual, em equipament o mecnico, elt rico ou elet rnico em auxlio aos procediment os administ rat ivos e de polcia judiciria, e outros encargos, compatveis com suas atribuies, dentre elas, diligncias em locais de crime e outros levantamentos criminais;

XIII - proceder ao invent rio dos bens pat rimoniais da unidade policial, efet ivando o cont role do uso e moviment ao e cadast rament o dos bens mveis;

XIV - execut ar as t arefas administ rat ivas at inent es at ividade cart orria, mediant e designao da Aut oridade Policial chefe da unidade em que est ej a lotado.

XV - proceder a aes e pesquisas invest igat ivas, para o est abeleciment o das causas, circunstncias e autoria das infraes penais e administrativas;

XVI - part icipar na gest o de dados, informaes e conheciment os pert inent es atividade investigativa e na execuo de prises;

XII - executar as aes necessrias para a segurana das investigaes;

XIII - colet ar dados obj et ivos e subj et ivos pert inent es aos vest gios encont rados em bens, obj et os e em locais de comet iment o de infraes penais, descrevendo suas caractersticas e condies, para os fins de apurao de infrao penal e administrativa;

XIX - diligenciar para o cumpriment o de at os int erlocut rios e expedir, mediant e requeriment o e despacho da aut oridade policial, cert ides e traslados;

XX zelar pela guarda de papis, document os, procediment os, obj et os apreendidos e demais inst rument os sob sua responsabilidade, obj et ivando a destinao legal.

XXI

comunicar,

imediat ament e,

ao

superior

hierrquico

imediat o

informaes de ilcit os administ rat ivos e penais que t enha conheciment o, sob pena de responsabilizao penal, civil e administrativa.

XXII dar f aos documentos sob sua responsabilidade e fornecer certides nos casos estabelecidos em lei ou regulamento.

Pargrafo nico. Ao Escrivo de Polcia invest ido na condio de Chefe do Set or de Cart rio, incumbe coordenar, supervisionar, orient ar, cont rolar e dirigir os trabalhos do cartrio, bem como dos servidores lotados em tal Setor.

Das garantias e prerrogativas dos Agentes e Escrives de Polcia

Art. 61. O Agente e o Escrivo de Polcia, no exerccio de suas funes, gozam das seguintes prerrogativas, dentre outras estabelecidas em lei:

I - uso das designaes hierrquicas;

II - desempenho de cargos e funes correspondentes condio hierrquica;

III - tratamento compatvel com o nvel do cargo desempenhado;

IV - uso privat ivo das insgnias e document os de ident idade funcional, conforme modelos oficiais;

V - port e de arma, independent ement e de aut orizao ou const at ao de servio;

VI - ingresso e trnsito livres, com franco acesso, em qualquer recinto pblico ou privado, respeit ada a garant ia const it ucional da inviolabilidade de domiclio;

VII - livre acesso a locais de acessibilidade pblica, independent ement e de prvia aut orizao ou de verificao de est ar em servio, consoant e exerccio de suas funes policiais ser inerent e em t empo int egral e dedicao exclusiva, sob pena das sanes penais para o obstrutor da ao policial;

VIII - prioridade em qualquer servio de transporte, pblico e privado, quando em servio de carter urgente.

IX mediant e apresent ao da cart eira funcional, t er a prerrogat iva de ingressar nos locais sujeitos fiscalizao policial, tais como nibus urbanos e rurais, cinemas, t eat ros, boat es, casa de shows, bares, rest aurant es, circos, parque de diverso, eventos artsticos, sociais e culturais e similares;

X - porte de arma com validade em todo o territrio nacional;

XI - ser recolhido ou cumprir pena em unidade prisional especial, separado dos demais presos;

XII - prioridade nos servios de transporte e comunicao, pblicos e privados, quando em cumprimento de misso de carter de urgncia;

XIII - aposent adoria com crit rios e requisit os diferenciados, na forma dest a Lei complementar.

XIV ter assistncia integral sade quando vitimado no exerccio do cargo ou em razo dele;

XV - seguro de vida e de acident e pessoal decorrent e do exerccio da funo ou em razo dela;

XVI - assistncia mdica, psicolgica, odontolgica e social, extensiva aos seus dependentes;

XVII - irredutibilidade de remunerao nos termos constitucionais;

XVIII Direit o a assist ncia j urdica da Procuradoria-Geral do Est ado, perant e qualquer j uzo ou t ribunal, quando acusado de prt ica de infrao penal ou civil, decorrent e do exerccio regular do cargo ou em razo dele, devendo o

Procurador-Geral designar Procurador do Est ado para efet uar a defesa de t ais servidores policiais civis, salvo quando o lit gio for cont ra o prprio Est ado de Sergipe;

1 Na falt a de unidade prisional nas condies previst as no inciso V dest e art igo, o Agent e ou Escrivo de Polcia, ant es de sent ena condenat ria t ransit ada em j ulgado, ser recolhido em dependncia da prpria inst it uio policial.

2 - As despesas decorrent es da aplicao das prerrogat ivas const ant es nos incisos XIV XV e XVI, dest e art igo, correro cont a da dot ao orament ria , da Instituio Policial Civil.

3 - Constaro na carteira funcional:

I - do Agent e e do Escrivo de Polcia da at iva, as prerrogat ivas dos incisos III, IV, V, VI, VII e X deste artigo;

II - do Agente e do Escrivo de Polcia aposentado, as prerrogativas dos incisos III, IV e V dest e art igo, excet o nos casos em que houver rest rio declarada por junta medica oficial;

DO INGRESSO NAS CARREIRAS DE DELEGADO, AGENTE E ESCRIVO DE POLCIA

Disposies Preliminares

Art . 62. O ingresso nas carreiras de Delegado, Agent e e Escrivo de Polcia Civil far-se- mediante aprovao em concurso pblico de provas e ttulos, em que se apurem qualificaes e apt ides especficas para o desempenho das at ribuies, conforme requisit os previst os nest a Lei Complement ar e

condies est abelecidas em edit al, observadas as normas gerais sobre a matria.

1 Ser necessria a abert ura de concurso para proviment o do cargo pblico efet ivo quando o nmero de vagas exceder 10% (dez por cent o) dos cargos de cada carreira, a juzo do Conselho Superior de Polcia Civil.

2 Quando o concurso pblico se dest inar seleo de candidat os ao cargo de Delegado de Polcia, ser feit o convit e para part icipao de um represent ant e da Ordem dos Advogados do Brasil e de um represent ant e do Ministrio Pblico, em todas as fases. 3 Ser possvel a abert ura de concurso pblico para formao de cadast ro de reserva, obj et ivando ot imizar o at endiment o s necessidades do servio pblico.

Art . 63. O candidat o ao proviment o em cargo de uma das carreiras da Polcia Civil dever comprovar, para a posse, o atendimento dos seguintes requisitos:

I - nacionalidade brasileira;

II t er no mnimo, 21 (vint e e um) anos complet os para os cargos de Delegado, Agente e Escrivo de Polcia;

III - escolaridade correspondent e ao nvel superior, relat iva habilit ao exigida para o exerccio do cargo ou funo, na rea de conheciment o estabelecida no edital;

IV - pleno gozo dos direitos polticos;

V - quitao com as obrigaes militares e eleitorais;

VI - boa condut a na vida pblica e privada, no regist rando ant ecedent es criminais, provado por meio de apresent ao de cert ides negat ivas expedidas pelos rgos federal e estadual, consoante as exigncias do Edital;

VII - comprovao de boa sade, fsica e mental, apurada em inspeo mdica oficial;

VIII - habilit ao para conduzir veculos, comprovada pela Cart eira Nacional de Habilit ao, no mnimo, cat egoria B , conforme const ar do edit al do concurso.

IX - no ter sido punido com pena de demisso aplicada por rgo ou entidade federal, est adual ou municipal, int egrant es da Administ rao Pblica Diret a e Indireta;

X - possuir t emperament o adequado ao exerccio da funo policial, apurado em exame psicot cnico, a ser realizado com base em crit rios t cnicocientficos e objetivos;

XI Comprovao de capacidade fsica plena, apurada em exame de apt ido fsica, fase especfica do concurso pblico.

Art . 64. Considerando a nat ureza do cargo a ser provido, sero est abelecidos requisit os prprios para o exerccio de det erminados cargos ou funes, em especial, para:

I - Delegado de Polcia, graduao especfica em bacharelado em Direit o e capacidade fsica plena, assegurada pela prova de aptido fsica;

II Agent e e Escrivo de Polcia, graduao em qualquer curso superior e capacidade fsica plena, assegurada pela prova de aptido fsica;

Pargrafo nico. A comprovao das habilit aes escolares referidas nest e artigo dever ser feita no ato da posse por meio de diploma e histrico escolar expedido por estabelecimento oficial ou reconhecido, devidamente registrado no rgo competente.

Do concurso pblico

Art . 65. Os concursos para proviment o de cargos dos Quadros de Pessoal da Polcia Civil sero realizados por iniciat iva do Delegado Geral de Polcia, a quem compet e a deciso sobre a respect iva homologao do result ado, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar do trmino das fases do concurso.

Pargrafo nico. O Delegado Geral da Polcia Civil demandar do Secretrio de Est ado da Segurana que providencie a devida previso orament ria dest inada realizao do concurso e ao pagament o da remunerao dos policiais civis a serem nomeados.

Art . 66. A habilit ao de candidat os aos cargos das carreiras da Polcia Civil, ser precedida de concurso pblico, por meio das seguint es fases, conforme determinar o edital:

I - provas escritas objetivas e subjetivas e orais;

II - ttulos, especficos para carreira a qual concorre o candidato;

III - avaliao psicolgica;

IV - teste de aptido fsica;

V - investigao social;

VI - curso de formao policial.

Pargrafo nico. Os requisit os para aprovao em cada uma das fases descrit as nest e art igo, as modalidades das provas, seus cont edos e forma de avaliao sero est abelecidos em edit al de concurso pblico, de acordo com as exigncias definidas nesta Lei Complementar.

Art . 67. Para inscrio no concurso pblico, ser exigida do candidat o a apresent ao de document o oficial de ident idade e declarao firmada, sob as penas da Lei, de que preenche as exigncias mnimas e possui os demais requisit os comprobat rios das condies requeridas para o exerccio do cargo ou funo.

Art . 68. A prova escrit a, de cart er eliminat rio e classificat rio, visa a revelar, t eoricament e, os conheciment os indispensveis ao exerccio das at ribuies do cargo ou funo, podendo ser formuladas quest es obj et ivas e subj et ivas, alm da elaborao de peas processuais e pareceres, em cart er discursivo, onde o candidat o dever responder as quest es apresent adas, as quais versaro sobre contedos programticos indicados no edital.

Art . 69. A prova oral, de cart er eliminat rio e classificat rio, unicament e para o cargo de Delegado de Polcia, versar sobre as mat rias de Direit o Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Legislao Penal Especial e Direit o Processual Penal, considerado aprovado o candidat o que obt iver a nota mnima estabelecida no edital.

Art . 70. A prova de t t ulos, de cart er classificat rio, visa a reconhecer o investimento pessoal do candidato na prvia realizao de cursos de interesse para at ribuies do cargo e a execuo de t rabalhos que melhor o habilit e para assumir funes inerentes ao cargo que concorre, devendo o edital prev os critrios de avaliao.

Art . 71. A avaliao psicolgica, de cart er eliminat rio, visa a aferir, t ecnicament e, por meio de t est es e t cnicas em diversos planos que iro revelar dados, se o candidat o possui os requisit os e a capacidade ment al e psicomot ora especficos para o exerccio das at ribuies do cargo ou funo a que estiver concorrendo.

Art . 72. A avaliao da capacidade fsica t em cart er eliminat rio e visar a aferir se o candidat o t em condies para suport ar o t reinament o a que ser

submet ido durant e o curso de formao, bem como para o exerccio permanent e das at ividades inerent es ao cargo, que demanda capacidade fsica plena.

Pargrafo nico. O candidat o para part icipar do t est e para avaliao da apt ido fsica dever apresent ar at est ado mdico comprovando que goza de boa sade para submet er aos exerccios que est aro discriminados em edit al de concurso pblico.

Art. 73. Todo candidato ser submetido investigao social e de conduta, de cart er eliminat rio, que se est ender da inscrio at a nomeao, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e conduta.

Pargrafo nico. O candidat o que for eliminado na et apa previst a no caput dest e art igo t er direit o a recurso para o Conselho Superior de Polcia, que emit ir j ulgament o, aps avaliao das razes apresent adas pela Comisso do Concurso e das contra-razes apresentadas pelo candidato. Apenas poder ser reformada a deciso da Comisso do Concurso pelo vot o da maioria absolut a dos membros do Conselho Superior, sob pena de indeferimento do recurso.

Art . 74. Os candidat os considerados apt os na avaliao psicolgica e no t est e de apt ido fsica t ero classificao preliminar com base na somat ria dos pontos obtidos nas provas e nos ttulos.

Pargrafo nico. Os candidat os classificados sero convocados para curso de formao policial, de acordo com a classificao na fase preliminar e na proporo de duas vezes o nmero de vagas const ant e do edit al do concurso pblico.

Art . 75. Os candidat os classificados em concurso pblico sero convocados para curso de formao policial, exigido para o cargo ou funo a que t enha se habilitado, que ter currculo e durao variveis, de conformidade com as

at ribuies e responsabilidades inerent es a cada cat egoria funcional, com durao mnima de 360 (trezentos e sessenta) horas para todas as categorias.

Art . 76. Os cursos de formao policial sero planej ados, programados, orient ados e minist rados pela Academia da Polcia Civil, que dispe de independncia pedaggica para minist rar o cont edo do curso, observada a matriz curricular sugerida pelo Ministrio da Justia.

Art . 77. A mat rcula dever ocorrer no prazo de quinze dias, cont ado da publicao do ato de convocao, emitido pelo Diretor da Academia de Polcia Civil, no sendo admitida qualquer prorrogao.

Art. 78. O candidato matriculado no curso de formao policial far jus a uma ret ribuio, com nat ureza indenizat ria das despesas referent es sua prpria manut eno durant e o perodo do curso, bem como para a compra de mat erial didt ico e do uniforme complet o. Tal bolsa t er o valor de 50% da remunerao do nvel IV do cargo pretendido.

Art . 79. O candidat o mat riculado no curso de formao ser considerado inabilitado se, do inicio do curso de formao at a sua homologao:

I - no t iver at ingido o mnimo de freqncia de 85% (oit ent a e cinco por cento) por disciplina integrante da grade curricular;

II - no t iver obt ido o aproveit ament o mnimo de 70% (set ent a por cent o) por disciplina integrante da grade curricular;

III - apresentar problema de sade e ou na investigao social e de conduta ou inaptido para o servio policial.

Pargrafo nico. Sero obj et o de regulament ao especifica, mediant e at o normat ivo edit ado pelo Diret or da Academia de Polcia e aprovado pelo

conselho superior, os procediment os para aplicao de disposies dest e artigo.

Art . 80. Durant e o Curso de Formao o Diret or da Academia, const at ando casos de indisciplina ou incompat ibilidade para o exerccio do cargo, far relat rio circunst anciado e encaminhar ao Conselho Superior, o qual mediant e vot ao por maioria poder decidir pelo desligament o do candidat o do curso de formao e conseqent e eliminao do concurso. O candidat o poder encaminhar defesa escrit a para o Conselho Superior, na qual apresentar as suas razes.

Art . 81. A classificao final do concurso ser det erminada pelo t ot al de pont os da fase preliminar, correspondent e ao somat rio das not as obt idas nas provas e a pont uao dos t t ulos, acrescido da not a final de aprovao no curso de formao policial.

Art . 82. A lot ao em rgos ou unidades da Polcia Civil ser precedida de escolha de vagas, observada a melhor classificao final de cada candidat o em concurso pblico.

Pargrafo nico. Havendo dois ou mais candidatos em igualdade de condies, ter preferncia para escolha, sucessivamente, o que tiver:

I - maior tempo de servio policial civil no Estado;

II - maior tempo de servio policial em geral;

III - maior tempo de servio pblico no Estado;

IV - maior tempo de servio pblico em geral;

V - maior idade;

VI - maior prole.

Art . 83. O prazo de validade do concurso ser de at 02 (dois) anos, cont ados a part ir da dat a da homologao do concurso pela aut oridade compet ent e, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo.

Da nomeao, da posse e do exerccio

Art . 84. A nomeao do candidat o habilit ado no concurso pblico para cargo da carreira da Polcia Civil ser processada por at o do Governador e a posse, ser formalizada mediant e a lavrat ura de t ermo prprio, assinado pela aut oridade compet ent e, no prazo mximo de 30 (t rint a) dias a cont ar de sua publicao, prorrogvel por igual perodo, a requerimento do interessado.

1 competente para dar posse o Delegado Geral da Polcia Civil.

Art . 85. O candidat o nomeado para cargo da carreira da Polcia Civil prest ar, no at o de posse, o compromisso de cumprir fielment e os deveres do cargo ou funo.

Art . 86. No at o da posse, o candidat o nomeado dever comprovar o at endiment o de t odos os requisit os exigidos para invest idura no cargo, e apresentar, tambm, os seguintes comprovantes:

I - declarao de bens e valores que const it ui o pat rimnio individual e familiar, includos o cnjuge e os filhos;

II - declarao de que no exerce out ro cargo, emprego ou funo pblica, salvo as excees previstas na Constituio;

III - prova, quando for o caso, de que requereu exonerao, resciso do cont rat o de t rabalho ou dispensa do cargo, emprego ou funo pblica que vinha exercendo.

Art . 87. A invest idura se dar no nvel inicial do cargo int egrant e de carreira da Polcia Civil e para o qual o candidat o nomeado se habilit ou em concurso pblico.

Art . 88. O servidor empossado ent rar no exerccio nas at ribuies do cargo, no prazo definido nest a Lei Complement ar, no rgo ou unidade da Polcia Civil que tiver lotao.

1 Compet e ao Delegado Geral da Polcia Civil baixar o at o de lot ao de servidor.

2 Nenhum policial civil exercer sua funo em unidade diversa daquela na qual foi lot ado, excet o por necessidade do servio, por t empo no superior a 30 (trinta) dias.

Art . 89. O incio do exerccio, a int errupo, o reinicio e out ras alt eraes, sero comunicadas ao escalo imediat ament e superior pelo t it ular do rgo ou unidade em que estiver lotado o servidor da Polcia Civil.

1 O exerccio do cargo t er incio no prazo de 15 (quinze) dias, salvo motivo grave de sade, devidamente comprovado, contado:

I - da data da posse, no provimento inicial;

II - da dat a da publicao oficial do at o de proviment o, no caso de reintegrao.

2 Compet e ao t it ular do rgo ou unidade em que for lot ado o servidor empossado dar-lhe exerccio.

3 Ao entrar em exerccio, o policial civil apresentar unidade competente os elementos necessrios ao seu assentamento funcional.

4 O policial civil que, no prazo legal, no entrar em exerccio do cargo para o qual foi nomeado e tenha tomado posse, ser exonerado.

Do estgio probatrio

Art . 90. O ocupant e de cargo de carreira da Polcia Civil nomeado e empossado permanecer em estgio probatrio por 03 (trs) anos, contado da dat a de sua ent rada em exerccio, como condio para aquisio da estabilidade, a qual ocorrer tambm em 03 (trs) anos.

1 A avaliao de desempenho ser realizada semest ralment e, durant e o perodo do estgio, por uma Comisso instituda para esse fim.

2 O policial civil em est gio probat rio no poder, em hipt ese alguma, ser colocado disposio de outros rgos ou entidades.

3 O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado.

Art . 91. Sero apurados, durant e o est gio probat rio, os requisit os necessrios confirmao na Polcia Civil, com base nos seguintes fatores:

I - assiduidade e pontualidade;

II - disciplina e tica;

III - motivao e capacidade de iniciativa;

IV - relacionamento interpessoal;

V - eficincia e produtividade.

Pargrafo nico. Para fins deste artigo, considera-se:

I - assiduidade: freqncia diria na unidade de t rabalho com o cumpriment o integral da jornada de servio;

II - pont ualidade: cumpriment o dos horrios de chegada e sada e sadas nos int ervalos da unidade de t rabalho, inclusive nas convocaes para servios policiais;

III - disciplina: fiel cumpriment o dos deveres de servidor pblico e policial civil;

IV - t ica: post ura de honest idade, equidade no t rat ament o com o publico, respeit o ao sigilo de informaes que t em acesso em decorrncia ao t rabalho e para com a instituio;

V - mot ivao: responsabilidade e envolviment o para o desenvolviment o das misses que participar ou lhe forem designadas;

VI - capacidade de iniciat iva: apresent ao de idias e aes espont neas em prol da soluo de problemas da unidade de t rabalho, visando seu bom funcionamento;

VII - relacionament o int erpessoal: capacidade de se comunicar e de int eragir com a equipe de t rabalho e com o pblico em funo da boa execuo do servio;

VIII - eficincia: capacidade de atingir resultados no trabalho com qualidade e rapidez, considerando as condies oferecidas para tanto;

IX - produt ividade: capacidade de at ingir as met as dos volumes dos servios atribudos nos prazos previstos.

Art . 92. A apurao do at endiment o dos requisit os durant e o est gio probat rio far-se- vist a da Ficha Individual de Acompanhament o de Desempenho, elaborada pelas chefias imediat as e encaminhada,

reservadament e, Comisso Permanent e de Avaliao da carreira, nos perodos definidos em regulament o especfico a ser edit ado mediant e at o normativo do Delegado Geral de Polcia Civil.

1 A comisso, alm das informaes lanadas na Ficha Individual de Acompanhament o de Desempenho, poder valer-se de out ras font es para concluso dos seus trabalhos.

2 Ser assegurado ao avaliado o conheciment o dos conceit os lanados em sua Ficha Individual de Acompanhament o de Desempenho, para exerccio da ampla defesa e do contraditrio.

3 Caber comisso, esgot ado o prazo da defesa, mediant e vot o da maioria simples de seus membros, decidir sobre a aprovao ou reprovao do avaliado no est gio probat rio, encaminhando o result ado para o conselho Superior de Polcia que decidir mediante voto da maioria absoluta.

Art . 93. O membro da Polcia Civil reprovado no est gio probat rio ser exonerado imediat ament e aps a concluso e deciso do processo apurat rio, devendo-lhe ser assegurado o cont radit rio e a ampla defesa, sob pena de invalidao do ato.

Da readaptao

Art . 94. O int egrant e de carreira da Polcia Civil poder ser readapt ado por motivo de sade, quando comprovado que sua capacidade fsica ou mental lhe impede de cont inuar no exerccio as at ribuies do respect ivo cargo ou funo.

1 A proposio de readapt ao dever ser apresent ada pela percia mdica oficial e submetida ao Conselho da Polcia Civil para pronunciamento quanto possibilidade de t ransposio do servidor para out ra funo pblica de natureza, atribuies e remunerao correlatas.

2 Enquanto perdurar o processo de avaliao das condies de readaptao dos servidores, est e ficar afast ado do exerccio das at ribuies que lhe agravem a situao de sade.

3 Havendo dvidas sobre as condies fsicas ou ment ais do policial civil para o exerccio do cargo ou funo, poder ser det erminado que o mesmo seja submetido a exame por junta mdica Oficial.

Art . 95. O procediment o da readapt ao ser inst aurado por deciso do Conselho Superior de Polcia Civil, inst rudo, se necessrio, com laudo da junta mdica, que dever, entre outros elementos, mencionar o seguinte:

I - a capacidade e o estado fsico do servidor para as atividades do cargo; ou

II - a diminuio da capacidade ment al ou acelerao de manifest aes violentas ou agressivas.

1 A readapt ao ser compulsria, conforme concluso do Conselho Superior de Polcia Civil, sendo efet ivada em cargo de at ribuies afins, aps parecer da Procuradoria-Geral do Est ado, respeit ada a habilit ao exigida, nvel de escolaridade e equivalncia remunerat ria, na hipt ese de

inexist ncia de cargo vago, o servidor ficar em disponibilidade, at a ocorrncia de vaga.

2 Se j ulgado incapaz para o servio pblico, em decorrncia da at ividade policial, o readapt ando ser aposent ado por invalidez com direit o a vencimentos integrais.

Art . 96. Aplicam-se s sit uaes de reconduo e reverso as regras de avaliao da capacidade laborat iva e de sade do policial civil quando for possvel seu retorno ao servio ativo.

Da reintegrao

Art . 97. A reint egrao o ret orno do servidor policial est vel ao cargo ant eriorment e ocupado, ou ao result ant e de sua t ransformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial transitada em julgado, com a reconstituio da respectiva carreira e com o ressarcimento de t odas as vant agens relat ivas ao cargo, corrigidos os valores pecunirios de juros e correo monetria.

1 Se o cargo que deveria ser reinvestido houver sido extinto, a reintegrao ser em cargo equivalent e, respeit ada a habilit ao profissional e as exigncias para seu exerccio ou, no sendo possvel, o policial civil ser colocado em disponibilidade remunerada. 2o Encont rando-se provido o cargo, o seu event ual ocupant e, se est vel, ser reconduzido ao cargo de origem, sem direit o indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

3 O servidor policial reint egrado ser submet ido inspeo mdica e, se considerado incapaz, ser aposent ado compulsoriament e, com as vant agens a que teria direito se efetivada a reintegrao.

Da reverso

Art. 98. Reverso o retorno atividade de servidor aposentado:

I - por invalidez, quando j unt a mdica oficial declarar insubsist ent es os motivos da aposentadoria; ou

II - no interesse da administrao, desde que:

a) tenha solicitado a reverso; b) a aposentadoria tenha sido voluntria; c) estvel quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores solicitao; e) haja cargo vago. 1o A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo result ant e de sua transformao. 2o O t empo em que o servidor est iver em exerccio ser considerado para concesso da aposentadoria. 3o No caso do inciso I, encont rando-se provido o cargo, o servidor exercer suas atribuies como excedente, at a ocorrncia de vaga. 4o O servidor que ret ornar at ividade por int eresse da administ rao perceber, em subst it uio aos provent os da aposent adoria, o subsdio do cargo que volt ar a exercer, inclusive com as vant agens de nat ureza pessoal que percebia anteriormente aposentadoria. 5o O servidor de que t rat a o inciso II soment e t er os provent os calculados com base nas regras atuais se permanecer pelo menos cinco anos no cargo. 6 Fica vedada a reverso de aposent ado que j t iver complet ado 65 (sessenta e cinco) anos de idade.

Da reconduo

Art . 99. A Reconduo o ret orno do servidor est vel ao cargo ant eriorment e ocupado e decorre de:

I inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; ou

II reintegrao do anterior ocupante.

1 Encont rando-se provido o cargo de origem, o servidor dever ser aproveitado em outro.

2 O servidor est vel que pedir exonerao para ser invest ido em out ro cargo pblico, em virtude de habilitao em concurso pblico, poder desistir do est gio probat rio a que submet ido naquele cargo inacumulvel e ser reconduzido ao cargo de que foi exonerado, a pedido.

Da disponibilidade e do aproveitamento

Art. 100. O retorno atividade de servidor policial em disponibilidade far-se- mediant e aproveit ament o obrigat rio em cargo de at ribuies e venciment os compat veis com o ant eriorment e ocupado, asseguradas as promoes por antigidade a que teria direito se em atividade estivesse, e depender de:

I de exame mdico oficial;

II da existncia de vaga; e

III da manifest ao expressa e fundament ada do int eresse no ret orno do disponvel pelo Conselho Superior de Polcia Civil.

Art .

101.

Ser t ornado sem efeit o o aproveit ament o e cassada a

disponibilidade se o servidor no ent rar em exerccio no prazo legal, salvo doena comprovada por junta mdica oficial.

Pargrafo nico - Provada, em inspeo mdica, a incapacidade definit iva do servidor policial civil em disponibilidade, essa sit uao dever ser convert ida em aposent adoria compulsria com as vant agens a que t eria direit o se efetivado o seu retorno.

Da freqncia

Art . 102. A freqncia dos membros da Polcia Civil ao servio obrigat ria, conforme horrios preestabelecidos.

Pargrafo nico. Mediant e at o do Delegado Geral da Polcia Civil, a apurao da freqncia dos membros da Polcia Civil poder observar mecanismos prprios, em virt ude das peculiaridades das at ribuies inerent es a seus cargos.

Da remoo

Art. 103. O membro de carreiras da Polcia Civil poder ser removido de ofcio ou a pedido, com mudana de localidade, com o obj et ivo de at ender necessidade de servio e assegurar o pessoal necessrio eficincia operacional das unidades policiais.

Art. 104. Dar-se- remoo nas seguintes modalidades:

I - de ofcio, no int eresse da administ rao, com mot ivo demonst rado, expresso e justificado fundamentadamente;

II - a pedido, observada a convenincia do servio;

III - por permut a ent re ocupant es do mesmo cargo, por meio da prvia manifest ao das respect ivas chefias imediat as e aprovao do Delegado Geral da Polcia Civil.

1 As remoes a que aludem os incisos II, III dest e art igo no geram direit o para o servidor percepo de auxlio ou qualquer out ra forma de indenizao pela transferncia.

2 A remoo por permut a ser requerida mediant e pedido escrit o e em conjunto, subscrito por ambos os pretendentes, dirigida ao Delegado Geral da

Polcia Civil, que apreciar o pedido em funo da convenincia do servio e emitir deciso fundamentada, de acordo com as respectivas chefias.

3 Dar-se- a remoo para out ra localidade, por mot ivo de sade, comprovado por Junt a Mdica do Est ado, ressalvado o dispost o nest a Lei Complementar.

6 Os servidores policiais civis sero removidos por int eresse do servio mediante deciso do Delegado Geral da Polcia Civil.

Art . 105. Cient ificado formalment e de sua remoo, o membro de carreira da Polcia Civil dever apresentar-se na nova unidade nos seguintes prazos:

I - dois dias, quando a remoo ocorrer sem mudana de municpio;

II - cinco dias, quando envolver unidades sediadas em cidades cont guas ou com municpios distantes no mais que cinqenta quilmetros uma da outra;

III sete dias, nos demais casos.

1 O policial civil dever devolver qualquer obj et o ou armament o pert encent e ao acervo pat rimonial da unidade de origem, que est ej a sob guarda, to logo seja cientificado de sua remoo.

2 Tratando-se de remoo de Delegado de Polcia dever ser feito termo de transmisso da unidade, com a respectiva entrega, mediante termo, de todo o acervo devidamente discriminado.

3 Trat ando-se de remoo de Agent e ou Escrivo de Polcia encarregado da chefia do cart rio, da chefia de invest igao ou que possua sob sua responsabilidade ou guarda bens, ut enslios, armas, obj et os, papis ou qualquer out ro document o, dever fazer a passagem de t al mat erial ao seu substituto legal, sob pena de responsabilidade.

Da exonerao

Art. 106. A exonerao do servidor policial dar-se-:

I a pedido;

II no caso de no confirmao na respect iva carreira, durant e o perodo de estgio probatrio.

Pargrafo nico.

O policial civil dever obt er cert ido dos set ores

responsveis, const ando a devoluo da cart eira funcional e qualquer obj et o, armament o ou munio pert encent e ao acervo pat rimonial da polcia civil, que est ej a sob sua guarda, bem como o desligament o dos sist emas informat izados da Polcia Civil, como condio para a obt eno de sua exonerao.

Art . 107. Ao servidor policial suj eit o a processo administ rat ivo ou j udicial soment e ser concedida a exonerao depois de j ulgado o processo e cumprida a pena disciplinar imposta.

Pargrafo nico. No sendo decidido o processo disciplinar no prazo est abelecido como de prescrio para a infrao administ rat iva, nos t ermos desta Lei Complementar, a exonerao poder ser concedida.

CAPTULO V DOS DIREITOS E VANTAGENS

DO DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL

Art . 108. O desenvolviment o funcional dos int egrant es das carreiras da Polcia Civil t er como obj et ivo incent ivar e promover o aperfeioament o e a

capacit ao profissional diretrizes:

dos policiais civis,

orient ado pelas seguint es

I - buscar identidade entre o potencial profissional do policial civil e o nvel de desempenho esperado;

II - recompensar a compet ncia profissional demonst rada no exerccio da funo policial, t endo como referncia o desempenho, as responsabilidades e a complexidade das atribuies;

III - oferecer condies para o desenvolvimento profissional, mediante apoio part icipao em cursos de capacit ao para exerccio da funo, minist rados pela Academia da Polcia Civil ou por entidade conveniada com esta.

DA PROGRESSO FUNCIONAL Disposies Preliminares

Art . 109. A progresso funcional nas carreiras da Polcia Civil consist e na moviment ao ao nvel imediat ament e superior, dent ro do respect ivo cargo, sendo concedida aut omat icament e aps o int erst cio de 05 (cinco) anos no respect ivo nvel, ressalvada a progresso do nvel IV para o nvel III, que se dar no prazo de 03 (t rs) anos, aps confirmao no respect ivo est gio probatrio.

1 . A progresso funcional independe de requeriment o do policial civil, cabendo unidade de recursos humanos da Polcia Civil, verificar

mensalment e, o int erst cio e divulgar, por edit al, a cont agem daqueles apt os movimentao.

2 Compet e ao Delegado Geral da Polcia Civil, de forma vinculada, emit ir o at o de concesso da progresso funcional, que vigorar a part ir do ms imediat ament e seguint e ao da confirmao do cumpriment o do int erst cio exigido.

3. A progresso previst a nest e art igo depende, unicament e, do decurso do prazo est abelecido no caput , no est ando suj eit a a qualquer requisit o de anlise funcional, administrativa, criminal ou pedaggica.

Da Progresso Extraordinria

Art . 110. A progresso ext raordinria ocorrer, em cart er excepcional, quando int egrant e de carreira da Polcia Civil morrer ou ficar

permanent ement e invlido, em virt ude de feriment o sofrido em ao, ou por enfermidade contrada nessas circunstncias ou que nelas tenham causa.

1 Considera-se em ao policial civil a realizao e ou a part icipao em at ividades operacionais da Policia Civil na execuo de t arefas para manuteno da ordem pblica.

2 Na hipt ese de faleciment o do policial civil, em condio previst a nest e artigo, a progresso ser post-mortem.

3 A progresso extraordinria dar-se- para o nvel imediatamente seguinte que o policial civil se encontrava enquadrado.

4 No caber progresso ext raordinria quando o servidor j for ocupant e do ltimo nvel da respectiva carreira.

Art .

111. A promoo ext raordinria depender,

em cada caso,

da

comprovao dos fat os que a j ust ificam,

os quais sero apurados

independent ement e de requeriment o por part e do int eressado, da chefia imediata ou por provocao de terceiros.

Art . 112. A promoo post mort em ser efet ivada quando o faleciment o ocorrer em uma das seguintes situaes:

I - em trabalhos policiais ou de manuteno da ordem pblica;

II - em conseqncia de feriment o recebido em t rabalhos policiais ou na manuteno da ordem pblica, ou doena, molstia ou enfermidade contrada nessas situaes, ou que nelas tenha tido causa;

III - em acident e de servio, na forma da legislao em vigor, ou em conseqncia de doena, molstia ou enfermidade que nele tenham sua causa eficiente.

DO TEMPO DE SERVIO

Art . 113. Ser considerado de efet ivo exerccio o afast ament o do policial civil no exerccio do respectivo cargo, em virtude de:

I - frias;

II - casamento ou luto, at oito dias:

III - deslocamentos a servio e trnsito para nova sede;

IV - part icipao em j ri, at endiment o de convocao para o servio milit ar e outros servios obrigatrios por lei;

V - exerccio de funo do governo por designao do Governador ou do Presidente da Repblica;

VI - misso ou estudo no exterior ou em qualquer parte do territrio nacional, quando o afastamento houver sido autorizado pelo Governador;

VII - licena para t rat ament o da prpria sade, inclusive por mot ivo de acident e em servio ou doena profissional, na forma dest a Lei

Complementar;

VIII - licena servidora gestante ou adotante;

IX licena paternidade;

X - licena por mot ivo de doena em pessoas da famlia; cnj uge, filhos, pai, me ou irmo, na forma da lei;

XI - at cinco falt as, durant e o ms, por mot ivo de doena devidament e comprovada mediante atestado mdico;

XII - exerccio de mandat o elet ivo em ent idade classist a de defesa dos interesses de integrantes das carreiras da Polcia Civil.

XIII exerccio de cargo ou funo em rgo diverso da Polcia Civil, desde que devidamente permitido e regulamentado em lei.

1 Para os efeit os do inciso VII, acident e em servio o dano fsico ou ment al que sofre o policial civil em razo do exerccio de suas at ribuies ou os agravos em decorrncia deste.

2 O acident e em servio ou a doena profissional sero confirmados em laudo elaborado pela percia mdica oficial onde devero ficar est abelecidos, rigorosament e, a sua caract erizao e o nexo causal com o exerccio de at ribuies do cargo, podendo part icipar da comisso de avaliao perit o mdico-legista.

Art . 114. A apurao do t empo de servio ser feit a em dias e est es convert idos em anos, considerado um ano como de t rezent os e sessent a e cinco dias. Pargrafo nico. Para os fins dest a Lei, a apurao de ant iguidade se d no respectivo nvel em que se encontra o servidor policial civil.

DAS FRIAS

Art . 115. Os int egrant es das carreiras da Polcia Civil t m direit o a frias anuais, na forma da lei, observada a escala que for organizada de acordo com a convenincia do servio. 1. A Delegacia Geral da Polcia Civil dever publicar at o ltimo dia til do ano corrente a escala integral de frias do ano seguinte; 2. Ser facult ada ao servidor policial civil a venda de 1/ 3 do perodo de frias, mediante anlise da convenincia para o servio pblico, pela DGPC; 3. Ser facult ado ao servidor policial civil o gozo de frias dividido em 02 (dois) perodos, no podendo nenhum deles ser inferior a 10 (dez) dias, mediante anlise da convenincia para o servio pblico, pela DGPC.

Art . 116. A aut oridade compet ent e, por necessidade de servio, poder suspender ou indeferir o gozo das frias, ressalvada a ocorrncia de acumulao que implique perda desse direit o, desde que fundament ado o interesse pblico e justificada a necessidade de servio.

Pargrafo nico. O perodo ou part e das frias no gozadas, por necessidade do servio, gera direit o compensao t emporal, ainda que em out ro exerccio.

Art . 117. Fica vedada, a qualquer t t ulo, a remoo de int egrant e da Polcia Civil durante o gozo de frias, licena ou afastamentos previstos nesta lei.

DAS LICENAS DOS AFASTAMENTOS E DAS CONCESSES

Das Licenas Disposies Gerais

Art . 118. Aos int egrant es das carreiras da Polcia Civil conceder-se-, sem prejuzo de outras previstas e lei, as seguintes licenas:

I - para tratamento da prpria sade;

II - por acidente em servio

III - por motivo de doena em pessoa da famlia;

IV - gestante ou adotante;

V - paternidade;

VI - para tratar de interesses particulares;

VII - para desempenho de mandato classista;

VIII - para atividade poltica;

IX - para o servio militar;

IX - por motivo de afastamento do cnjuge ou do companheiro;

Da licena para Tratamento da prpria Sade e por Acidente em Servio

Art . 119. A licena para t rat ament o de sade por prazo superior a t rint a dias depende de laudo emit ido pela percia mdica oficial, bem como para sua prorrogao; e ser concedida sem prejuzo da remunerao do cargo efetivo.

1 A percia ser feit a, se necessrio, na residncia do examinando ou no estabelecimento hospitalar em que estiver internado.

2 Na hipt ese de no exist ir mdico oficial na Secret aria de Est ado da Segurana Pblica ou no rgo onde se encont rar o servidor, ser aceit o at est ado passado por mdico part icular, ficando os respect ivos efeit os, condicionados sua homologao por mdico ou junta oficial do Estado.

3 A concesso da licena para t rat ament o de sade por mot ivo de acident e em servio, observar:

I - a configurao do acident e e o dano fsico ou ment al que se relacione com as funes exercidas;

II - a equiparao a acident e em servio de dano decorrent e de agresso no provocada e sofrida no exerccio funcional, bem como o dano sofrido em trnsito a ele pertinente;

III - a comprovao dever ser feit a no prazo de cinco dias t eis, cont ado de sua ocorrncia, prorrogvel quando as circunst ncias o exigirem, nos t ermos da regulamentao.

4 O bolet im de inspeo mdica que concluir pela licena do policial civil dever dar ent rada na respect iva unidade de exerccio, at dois dias do lanament o do laudo mdico, para os regist ros funcionais referent es formalizao do afastamento por motivo de sade.

Da Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia

Art. 120. A licena por motivo de doena em pessoa da famlia, comprovada a necessidade clnica e social do acompanhament o pessoal do policial civil requerent e, ser concedida sem prej uzo da remunerao do cargo efet ivo, por at t rint a dias, podendo ser prorrogada por at t rint a dias, mediant e parecer de junta mdica oficial e, excedendo estes prazos, sem remunerao, por at noventa dias.

1 Na licena por mot ivo de sade em pessoa da famlia, o requeriment o ser instrudo com laudo de inspeo, expedido pela percia mdica oficial e a declarao da indispensabilidade do acompanhament o pessoal do servidor, passado por Assistente Social ou profissional designado para essa funo.

2 Para o efeit o dest e art igo, pessoa da famlia o ascendent e, o descendent e, o cnj uge ou o companheiro, desde que no est ej a separado, irmos e dependentes social e ou financeiramente do servidor.

3 - A licena de que t rat a est e art igo no poder ser repet ida sem o interstcio mnimo de doze meses.

4 - A licena soment e ser deferida se a assist ncia diret a do servidor for indispensvel e no puder ser prest ada simult aneament e com exerccio do cargo ou mediant e compensao de horrio, na forma da legislao estatutria.

Da Licena por Motivo de Gestao, Adoo ou Guarda Judicial

Art. 121. A licena gestante ser de 180 (cento e oitenta dias), sem prejuzo da remunerao do cargo efet ivo, podendo iniciar-se no oit avo ms de gest ao, salvo na hipt ese de ant ecipao de part o ou prescrio mdica, e observar as seguintes condies:

I no caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do parto;

II no caso de nat imort o, decorridos 30 (t rint a) dias do event o, a me ser submetida a exame mdico e, se julgada apta, reassumir o exerccio;

III em caso de abort o at est ado por mdico oficial, a licena dar-se- por 30 (trinta) dias, a partir de sua ocorrncia;

IV para amament ar o prprio filho, at a idade de 06 (seis) meses, a servidora lact ant e t em direit o, durant e a j ornada de t rabalho, a 01 (uma) hora de descanso, que pode ser parcelada em 02 (dois) perodos de (meia) hora.

Art. 122. A licena adotante dar-se- sem prejuzo de remunerao do cargo efet ivo, e ser concedida policial civil que adot ar ou obt iver guarda j udicial para fins de adoo de criana:

I - at um ano de idade, por 180 (cento e oitenta dias);

II - entre um e quatro anos de idade, por 90 (noventa) dias;

III - de quatro a oito anos de idade, por 45 (quarenta e cinco) dias.

Da Licena Paternidade

Art . 123. A licena-pat ernidade ser concedida sem prej uzo de remunerao do cargo efet ivo, pelo prazo de oit o dias, cont ado da dat a do nasciment o do filho, devendo o pedido ser instrudo com a certido de nascimento.

Da Licena para Tratar de Interesses Particulares

Art . 124. A licena para t rat o de int eresses part iculares dar-se- sem percepo de remunerao do cargo efet ivo, e poder ser concedida por 02 (dois) anos, prorrogveis por igual perodo, ao policial civil est vel que requerer, desde que no seja inconveniente para o servio.

1 O requerent e da licena dever aguardar sua concesso em exerccio e novo afast ament o, nessas condies, s poder ocorrer depois de cinco anos do trmino da licena anterior.

2 Concedida a licena, soment e ser int errompida por int eresse do prprio requerente.

3 Quando a licena for mot ivada por afast ament o do cnj uge ou companheiro com o qual o policial civil viva comprovadament e em unio est vel, a sua concesso de cart er obrigat rio, desde que o afast ament o

sej a post erior invest idura no cargo policial civil, no se lhe aplicando a discricionariedade da Administ rao, obedecidos os prazos mximos

estabelecidos no caput.

Da Licena para o Desempenho de Mandato Classista

Art . 125. A licena para o exerccio de mandat o classist a, em ent idade represent at iva da respect iva cat egoria, e ser concedida mediant e

requeriment o e comprovao da eleio para membro da diret oria por igual perodo do mandat o, permit ida a renovao no caso de reeleio, sem prej uzo do int egral recebiment o de sua remunerao, observadas as seguintes condies:

I para os represent ant es do Sindicat o represent at ivo da cat egoria soment e faro j us licena os eleit os para cargos de direo ou represent ao, em nmero mximo de 03 (t rs) represent ant es, no caso do Sindicat o dos Agent es, 02 (dois) represent ant es no caso de Sindicat o dos Escrives, e de 01 (um) representante, no caso do Sindicato dos Delegados de Polcia;

II para os representantes de associao de classe representativa de categoria no abrangida por ent idade sindical, soment e t er direit o a t al licena o nmero mximo de 01 (um) representante;

III no caso de ent idade de classe no sindical, nos t ermos do inciso ant erior, caso exist a mais de uma Associao represent at iva, apenas ser concedida a licena para a entidade com maior nmero de filiados.

Da Licena para Atividade Poltica

Art . 126. O servidor t er direit o licena para at ividade polt ica, sem remunerao, durant e o perodo que mediar ent re a sua escolha em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral.

1 - O servidor candidat o a cargo elet ivo na localidade onde desempenha suas funes e que exera cargo de direo, chefia, assessorament o, arrecadao ou fiscalizao, dele ser afast ado, a part ir do dia imediat o ao do regist ro de sua candidat ura perant e a Just ia Eleit oral at o dcimo dia seguinte ao do pleito.

2 - A part ir do regist ro da candidat ura at o dcimo dia seguint e ao da eleio, o servidor far j us licena, assegurado os venciment os do cargo efetivo, sem qualquer decrscimo remuneratrio.

3 - O servidor que t iver direit o licena previst a nest e art igo afast ar-se- do cargo, mediant e comunicao escrit a ao chefe imediat o, a quem incumbe encaminhar o expedient e ao Delegado Geral da Polcia Civil e Secret aria da Administrao, para efeito de concesso da licena.

Da Licena para o Servio Militar

Art . 127. Ao servidor convocado para o servio milit ar ser concedido licena, na forma e condies previstas na legislao especfica.

Pargrafo nico - Concludo o servio milit ar, o servidor t er at 30 (t rint a) dias no remunerados, para reassumir o exerccio do cargo.

Art . 128. As licenas dest acadas nos art igos ant eriores submet em-se, quando no conflit arem com as disposies dest a Lei Complement ar, ao Est at ut o dos Servidores Pblicos Civis e s normas de concesso e pagamento de benefcios pelo regime de previdncia social do Estado de Sergipe, conforme o caso.

Dos Afastamentos

Do Afastamento para Capacitao

Art . 129. Poder ser aut orizado afast ament o a ocupant e de cargo das carreiras da Polcia Civil para:

I - freqent ar cursos de capacit ao, formao policial, t reinament o, reciclagem e aperfeioament o, especializao e est udos, pelo prazo

necessrio sua concluso, e at mesmo no ext erior, nest e lt imo caso, mediant e prvio parecer da Procuradoria-Geral do Est ado, e pelo prazo mximo de at dois anos;

II - part icipar de congressos, seminrios ou encont ros relacionados com o exerccio da funo, pelo prazo estabelecido no ato que o autorizar;

1 O afast ament o na condio previst a no inciso I no poder ser concedido ao policial civil em est gio probat rio, que est ej a submet ido a processo disciplinar administrativo ou cumprindo penalidade disciplinar.

2 Os afast ament os previst os nos incisos I e II obrigam o at endiment o das polt icas inst it ucionais, apresent ao de relat rio circunst anciado e cert ificados que comprovem as at ividades desenvolvidas, e ocorrero sem prejuzo da integral remunerao do servidor, sendo considerado para todos os efeitos como de efetivo exerccio.

3 Cabe ao Delegado Geral da Polcia Civil, por solicit ao do int eressado, conceder a licena previst a nest e art igo, cabendo recurso ao Conselho Superior de Polcia em caso de indeferimento.

4 Realizando-se o curso na mesma localidade da lotao do policial civil, ou em out ra de fcil acesso, em lugar da licena, poder ser concedida simples dispensa do expedient e, nos dias e horrios necessrios freqncia regular do curso.

Do Afastamento para Servir a Outro rgo ou Entidade

Art . 130. O servidor poder ser cedido para t er exerccio em out ro rgo ou ent idade dos Poderes da Unio, dos Est ados, do Dist rit o Federal e dos Municpios, nas seguintes hipteses:

I No caso do Delegado de Polcia, para exercer o Cargo de Secret rio de Est ado, de Secret rio de Municpio da Capit al ou de Municpio que t enha mais de 200 mil habit ant es ou, ainda, de Chefe ou Diret or de rgo de Segurana dos Poderes do Estado.

II No caso do Agent e e do Escrivo de Polcia, para exercer o Cargo de Secret rio de Est ado, de Secret rio de Municpio da Capit al ou de Municpio que tenha mais de 150 mil habitantes.

Do Afastamento para Exerccio de Mandato Eletivo

Art . 131. Ao servidor invest ido em mandat o elet ivo aplicam-se as seguint es disposies:

I - tratando-se de mandato federal ou estadual, ficar afastado do cargo;

II - invest ido no mandat o de Prefeit o ou de Governador, ser afast ado do cargo, sendo-lhe facult ado opt ar ent re sua remunerao no Est ado e a do cargo eletivo, na forma estabelecida pela Constituio Federal de 1988;

III - investido no mandato de Vereador:

a) havendo compat ibilidade de horrio, poder, caso opt e, acumular os cargos, recebendo as vant agens de seu cargo, sem prej uzo da remunerao do cargo eletivo;

b) no havendo compat ibilidade de horrio ou caso no opt e pela acumulao, ser afast ado do cargo, sendo-lhe facult ado opt ar pela remunerao, nos termos do inciso II deste artigo.

1 - No caso de afast ament o do cargo, o servidor cont ribuir para a seguridade social, como se em exerccio estivesse.

2 - O servidor invest ido em mandat o elet ivo no poder ser removido ou redist ribudo de ofcio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

3 O servidor invest ido no mandat o elet ivo, ainda que afast ado do cargo policial, t er o t empo cont ado como se est ivesse em exerccio, sendo vedado qualquer tipo de decrscimo financeiro.

Do Afastamento para Cumprimento de Misso

Art . 132. O servidor pode ausent ar-se para o ext erior, ou para out ros pont os do t errit rio nacional, sem perda da remunerao, para cumpriment o de misso oficial, a servio do Est ado, por prazo no superior a 04 (quat ro) anos, mediante autorizao do Governador do Estado.

Pargrafo nico. Finda a misso, soment e aps o decurso de igual perodo, admissvel nova ausncia do servidor.

Art. 133. O afastamento de servidor para atuar em organismo internacional de que o Brasil part icipe ou com o qual coopere, dar-se- com perda t ot al da remunerao.

Das Concesses

Art . 134. Ao int egrant e de carreira da Polcia Civil ser concedido o afastamento, sem prejuzo da remunerao:

I - por um dia, para doao de sangue devidament e comprovada, devendo comunicar por escrit o com ant ecedncia mnima de 72 (set ent a e duas) horas ao chefe imediato;

II - por at 02 (dois) dias, para se alistar como eleitor, devendo comunicar por escrit o com ant ecedncia mnima de 72 (set ent a e duas) horas ao chefe imediato;

III - por at 08 (oit o) dias consecut ivos, no caso do homem, pelo nasciment o ou adoo de filhos;

IV - por at 08 (oito) dias consecutivos em razo de:

a) casamento;

b) faleciment o do cnj uge, companheiro, pais, madrast a ou padrast o, filhos, enteados, menor sob tutela e irmos.

c) freqncia a palest ras, seminrios e cursos de curt a durao nas reas afet as s at ribuies da Polcia Civil, desde que aut orizado pelo Delegado Geral de Polcia Civil.

Art . 135. Sempre que no cause prej uzo para a at ividade, ser concedido horrio especial ao servidor est udant e, quando comprovada a

incompat ibilidade ent re o horrio escolar e o da repart io, sem prej uzo do exerccio do cargo. 1o Para efeit o do dispost o nest e art igo, ser exigida a compensao de horrio no rgo ou ent idade que t iver exerccio, respeit ada a durao semanal do trabalho.

2o Tambm ser concedido horrio especial ao servidor port ador de deficincia, quando comprovada a necessidade por j unt a mdica oficial, independentemente de compensao de horrio. 3o As disposies do pargrafo ant erior so ext ensivas ao servidor que t enha cnj uge, filho ou dependent e port ador de deficincia fsica, exigindo-se, porm, neste caso, compensao de horrio, respeitada a durao semanal do trabalho.

CAPTULO VI DOS DIREITOS FINANCEIROS

Do Vencimento e da Remunerao

Art . 136. Venciment o a ret ribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei.

Art. 137. Entende-se por remunerao, nos termos desta Lei Complementar, o venciment o acrescido de vant agens pecunirias previst as em Lei e em leis especiais.

Do Cmputo do Tempo de Servio

Art . 138. Ser considerado de efet ivo exerccio o afast ament o do policial civil no exerccio do respectivo cargo, em virtude de:

I frias;

II gozo dos afastamentos previstos nesta Lei Complementar;

III deslocamentos a servio e trnsito para nova sede;

IV part icipao em j ri, at endiment o de convocao para o servio milit ar e outros servios obrigatrios por lei;

V exerccio de funo do governo por designao do Governador ou do Presidente da Repblica;

VI licena para t rat ament o da prpria sade, inclusive por mot ivo de acident e em servio ou doena profissional, na forma dest a Lei

Complementar;

VII licena servidora gestante ou adotante;

VIII licena por mot ivo de doena em pessoas da famlia: cnj uge, filhos, pai, me ou irmo, na forma da lei;

IX faltas, por motivo de doena devidamente comprovada mediante atestado mdico, devendo ser submet ido percia mdica do Oficial do Est ado, caso ultrapasse o prazo de 05 (cinco) dias;

X exerccio de mandat o elet ivo em ent idade classist a de defesa dos interesses de integrantes das carreiras da Polcia Civil do Estado de Sergipe.

1 Para os efeitos do inciso VI, acidente em servio o dano fsico ou mental que sofre o policial civil em razo do exerccio de suas at ribuies ou os agravos em decorrncia deste.

2 O acident e em servio ou a doena profissional sero confirmados em laudo elaborado pela percia mdica oficial onde devero ficar est abelecidos, rigorosament e, a sua caract erizao e o nexo causal com o exerccio de atribuies do cargo.

Art . 139. A apurao do t empo de servio ser feit a em dias, que se convert em em anos, considerado um ano como de t rezent os e sessent a e cinco dias.

Da Substituio de Servidores Ocupantes de Cargo em Comisso

Art . 140. Os subst it ut os de servidores ocupant es de cargo em comisso ou de funo de confiana sero indicados pelo chefe imediato.

1 O subst it ut o assumir, aut omt ica e cumulat ivament e, sem prej uzo do cargo que ocupe, o exerccio do cargo em comisso ou da funo de confiana, nos afast ament os, nos impediment os legais ou regulament ares do t it ular e na vacncia do cargo, hipt eses em que dever opt ar pela remunerao de um deles durante o respectivo perodo.

2 O subst it ut o far j us ret ribuio pelo exerccio do cargo ou da funo de direo ou de chefia, nos casos de afastamentos ou impedimentos legais do t it ular, superiores a t rint a dias consecut ivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, que excederem o referido perodo.

Das Indenizaes

Art. 141. Aos integrantes das carreiras da Polcia Civil so atribudas verbas de natureza indenizatrias, em especial, para compensar:

I - despesas de mudana de residncia, em virtude de remoo para nova sede no interesse do servio, a ttulo de ajuda de custo;

II - despesas de hospedagem, aliment ao e deslocament o no local de destino, a titulo de dirias;

III - pelo exerccio de at ribuies, alm das inerent es ao cargo ocupado, que envolvam responsabilidade de comando, gerncia, chefia, coordenao,

correio, superviso e ou assessorament o em at ividades de at ribuio exclusiva da Polcia Civil;

IV - pela substituio que importe em responsabilidades descritas no inciso III, por designao do Secret rio da Segurana Pblica ou do Delegado Geral da Polcia Civil;

V - pelo t rabalho excedent e carga horria do cargo efet ivo, sob a forma de horas-extras;

VI - pelo t rabalho exercido simult aneament e em mais de uma unidade operacional, em razo da necessidade do servio e da baixa demanda das respect ivas reas, no percent ual de 10% do venciment o base do respect ivo cargo, por cada unidade acumulada;

VII - pelo exerccio de funo de magist rio policial, por hora-aula minist rada na Academia da Polcia ou em outra rea de Segurana Pblica.

Pargrafo nico. O servidor policial civil que for convocado para minist rar aulas na Academia de Polcia Civil ou em out ra rea da Segurana Pblica, dent ro do horrio de t rabalho, far j us percepo da hora-aula reduzida em 50% (cinqenta por cento).

Art . 142. Aos int egrant es da Polcia Judiciria so devidas as seguint es vant agens adicionadas aos venciment os, pelo efet ivo exerccio do cargo, sem prejuzo a outras definidas em lei:

I gratificao de periculosidade;

II adicional noturno.

III trinio aps trs anos de servio pblico.

IV tero aps vinte e cinco anos de atividade.

V Licena prmio a cada 05 anos de at ividade, sendo facult ada a venda de 75% (setenta e cinco por cento) do perodo.

Art. 143. A gratificao de periculosidade devida ao policial civil de carreira pelo perigo a que se expe no exerccio de suas atividades;

Art. 144. O adicional de magistrio policial ser devido, por aula efetivamente ministrada, aos professores da Academia de Polcia Civil.

Pargrafo nico. Est a grat ificao ser fixada por at o do Delegado Geral de Polcia Civil, conforme titulao do ministrante, atendidos os limites mnimo e mximo no Anexo X desta Lei.

Art . 145. O servio not urno, prest ado em horrio compreendido ent re 22 (vinte e duas) horas de um dia e 05 (cinco) horas do dia seguinte, ter o valorhora acrescido de 20 % (vint e por cent o), incidindo exclusivament e sobre a remunerao. Pargrafo nico. A hora not urna ser comput ada como 52 minut os e 30 segundos.

Art. 146. A diria devida por dia de afastamento da sede a servio, quando o deslocament o for para out ro municpio, para fora do Est ado ou do Pas, na forma do Anexo XI.

Art. 147. Sero indenizados pelo exerccio das atribuies de direo, chefia e assessoramento, nos limites desta Lei, os seguintes cargos:

I Delegado Geral de Polcia Civil;

II Subdelegado Geral de Polcia Civil;

III Corregedor Geral de Polcia Civil;

IV Diretor de Coordenadoria;

V Coordenador Operacional;

VI Diretor de Departamento;

VII Titular de Diviso;

VIII Titular de Delegacia;

Pargrafo nico. Cabe ao Delegado Geral da Polcia Civil nomear os Delegados de Polcia para as chefias previstas neste artigo, na forma no Anexo XII.

Art. 148. Sero indenizadas pelo exerccio das atribuies de chefias previstas nest a Lei, conforme percent uais calculados sobre o valor da remunerao da respectiva classe, as posies hierrquicas, em sentido decrescente, de chefia e assessoramento seguintes:

I Chefia de Setor de Investigao;

II Chefia de Setor de Cartrio;

III Chefia de Setor Apoio Administrativo e Custdia;

IV Chefia de Ncleo.

Pargrafo nico. As grat ificaes previst as nest e art igo sero concedidas por at o do Delegado Geral da Polcia Civil mediant e encaminhament o do Chefe da unidade, que dever encaminhar a list a de policiais que faro j us s chefias, bem como eventuais alteraes, na forma do Anexo XIII.

Art . 149. Alm dos venciment os, das indenizaes previst as nest a Lei Complement ar, de auxlios pecunirios previst os em lei, da grat ificao nat alina e o abono de frias, a lei poder inst it uir out ras vant agens pecunirias.

Da Ajuda de Custo

Art . 150. A aj uda de cust o dest ina-se a compensar as despesas de inst alao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio profissional, em cart er permanent e, vedado o duplo pagament o de indenizao, a qualquer t empo, no caso de o cnj uge ou o companheiro que detenha tambm a condio de servidor vir a ter exerccio na mesma sede.

1 Correm por cont a da Administ rao as despesas de t ransport e do servidor e de sua famlia, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais, obedecendo ao seguinte regramento:

a) Para as remoes ent re unidades com dist ncias at 100 (cem) quilmet ros ser devida aj uda de cust o correspondent e a 30% dos seus venciment os mensais, a ser pago mediant e requeriment o formulado perant e a Delegacia Geral de Polcia Civil;

b) Para as remoes ent re unidades com dist ncias superiores a 100 (cem) quilmet ros ser devida aj uda de cust o correspondent e a 50% dos seus vencimentos mensais, a ser pago mediante requerimento formulado perante a Delegacia Geral de Polcia Civil;

2 famlia do servidor que falecer na nova sede de t rabalho, so assegurados aj uda de cust o e t ransport e para a localidade de origem, dent ro do prazo de 1 (um) ano, contado do bito.

Art. 151. No ser concedida ajuda de custo, quando o servidor:

I afastar-se do cargo ou reassumi-lo em virtude de mandato eletivo;

II for posto disposio ou cedido outra entidade;

III for removido a pedido.

Art. 152. O servidor restituir a ajuda de custo, quando:

I no se mudar para a nova sede no prazo det erminado no at o de transferncia;

II ant es de decorridos t rs meses, regressar, pedir exonerao ou abandonar o servio.

1 A restituio de exclusiva responsabilidade do servidor e no poder ser feita parceladamente.

2 No haver obrigao de rest it uir, quando o regresso do servidor for determinado ex officio.

Das Dirias

Art . 153. O policial civil que, a servio, afast ar-se da sede, em cart er event ual ou t ransit rio, para out ro pont o do t errit rio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e a dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinrias com estada, alimentao e locomoo urbana.

1 A diria ser concedida por dia de afast ament o, sendo devida pela metade, quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede.

2 No se conceder diria:

I ao policial civil que se deslocar dent ro da mesma regio met ropolit ana, aglomerao urbana ou microrregio, salvo se houver pernoite fora da sede;

II quando o Estado custear diretamente as despesas extraordinrias cobertas por dirias;

III nos casos em que o deslocament o do policial civil const it uir exigncia permanente do exerccio do cargo.

Art . 154. O policial civil que receber dirias e no se afast ar da sede, por qualquer mot ivo, fica obrigado a rest it u-las int egralment e, no prazo de dois dias teis. Pargrafo nico. Na hiptese de o servidor retornar sede em prazo menor do que o previst o para o seu afast ament o, rest it uir as dirias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput.

Seo VI Das Gratificaes e Adicionais

Art . 155. Alm do venciment o, sero at ribudas ao Policial civil as seguint es vantagens, alm de outras previstas em lei:

I gratificao de risco de vida;

II gratificao pelo exerccio de chefia;

III gratificao natalina;

V gratificao pelo exerccio de atividades insalubres;

VI gratificao por curso de interesse policial;

VII adicional de frias;

VIII adicional de representao;

IX adicional noturno.

Subseo I Da Gratificao de Periculosidade

Art. 156. A gratificao de periculosidade devida ao Policial civil de carreira, pelo perigo a que se expe no exerccio de suas atividades.

Pargrafo nico. A percepo da grat ificao de que t rat a o caput do art igo continuar sendo devida nos casos em que o servidor se afastar com direito de recebimento dos vencimentos, nos casos estabelecidos nesta Lei.

Da Gratificao pelo Exerccio de Funo

Art . 157. Ao Policial civil ocupant e de cargo efet ivo e que exerce funo de chefia ou de assessorament o previst as em Lei, devida a ret ribuio pelo exerccio de funo.

Da Gratificao Natalina

Art . 158. A grat ificao nat alina corresponde a 1/ 12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer j us no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano.

Pargrafo nico. A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias ser considerada como ms integral.

Art . 159. A grat ificao ser paga at o final do ms de dezembro de cada ano, sendo feit o o adiant ament o proporcional no ms do aniversrio do servidor, nos termos da lei.

Art .

160.

O policial

civil

exonerado perceber grat ificao nat alina

proporcional aos meses de exerccio efet ivo, calculada sobre a remunerao do ms da exonerao.

Art . 161. A grat ificao nat alina no ser considerada para clculo de qualquer outra vantagem pecuniria.

Da gratificao por atividades insalubres

Art . 162. A grat ificao por at ividades insalubres ser devida aos servidores policiais civis que preencham os requisitos indicados na legislao vigente. Da gratificao por curso de interesse policial Art. 163. Fica assegurada aos servidores policiais civis, inclusive os integrantes do quadro em ext ino de Auxiliar da Polcia Civil, a percepo da Grat ificao por Curso - GC, em razo da concluso e aprovao em curso de mat ria considerada, pelo Conselho Superior de Polcia, de int eresse, relevncia e pert inncia para a at ividade fim, nos percent uais abaixo descritos: I 30% (t rint a por cent o) do venciment o bsico no caso de Curso de Doutorado; II 25% (vint e e cinco por cent o) do venciment o bsico no caso de Curso de Mestrado; III 20% (vint e por cent o) do venciment o bsico no caso de Curso de PsGraduao na rea de segurana pblica, necessariamente realizado mediante convnio entre a Acadepol e instituio de Ensino Superior; IV 10% (dez por cento) do vencimento bsico no caso de outros cursos. 1 O pagament o da referida vant agem dever observar, ainda, a carga horria do curso, devendo est a ser igual ou superior a 360 (t rezent as e sessent a) horas-aula, permit ida, na hipt ese do inciso IV do caput desse art igo, a soma de cursos com carga horria mnima de 120 (cent o e vint e) horas-aula.

2 A soma dos percent uais previst os nos incisos dest e art igo no pode, em qualquer hipt ese, ult rapassar o limit e mximo de 40% (quarent a por cent o) do valor do vencimento bsico. 3 No considerado, para os fins dest a Lei, qualquer curso que sej a requisito para ingresso na carreira. 4. A apreciao do int eresse, relevncia e pert inncia do curso realizado pelo servidor ocupant e de Carreira Policial Civil, com as at ribuies inerent es atividade policial, deve ser realizada pelo Conselho Superior de Polcia Civil, em deciso fundamentada. 5. A percepo da GC depender de requeriment o do int eressado, a ser formalizado perant e a Delegacia Geral-Geral de Polcia Civil, devidament e inst rudo com os t t ulos a serem apreciados pelo Conselho Superior de Polcia Civil, ouvida, post eriorment e e obrigat oriament e, a Procuradoria-Geral do Estado - PGE. 6. vedada a concesso com efeit o ret roat ivo, da vant agem de que t rat a essa Lei, devendo o procedimento administrativo respectivo tramitar no prazo mximo de 120 (cent o e vint e) dias, conforme previso cont ida no art . 140 da Lei Complementar n 33, de 26 de dezembro de 1996. 7. Os cursos de que t rat a o inciso IV do art . 159 dest a Lei soment e sero considerados, para efeit o de concesso da Grat ificao de Curso, se realizados nos lt imos 48 (quarent a e oit o meses) meses que ant ecederem a dat a do requeriment o formalizado perant e a Delegacia Geral-Geral de Polcia Civil. Do Adicional de Frias Art . 164. Ser pago ao policial civil, por ocasio das frias, um adicional correspondent e a 1/ 3 (um t ero) da remunerao a que t iver direit o, no perodo correspondente s frias, independentemente de solicitao. CAPTULO VII DAS HONRARIAS E GARANTIAS Disposies Preliminares

Art. 165. As honrarias constituem reconhecimento por bons servios prestados pelo policial civil e compreendem:

I - Medalha de Prmio;

II - Medalha de Mrito Policial;

III - Medalha de Tempo de Servio Policial;

IV - Diploma de Medalha;

V - Elogios;

VI - Citaes e Louvores.

1 As honrarias enumeradas nos incisos I a IV dest e art igo obedecero s normas fixadas nest a Lei Complement ar e nos respect ivos regulament os de concesso.

2 As correspondncias que cont enham agradeciment os a aes ou at os praticados por policial civil sero consideradas, para efeito de honraria, como citaes e louvores.

Dos Elogios

Art . 166. Elogio a honraria individual ou colet iva que deve const ar dos assent ament os funcionais do policial civil por at os merit rios que haj a praticado, e destina-se a ressaltar:

I - at o que caract erize dedicao excepcional no cumpriment o do dever, t ranscendent e ao que normalment e exigvel do policial civil por disposio legal ou regulament ar, e que import e ou possa import ar risco da prpria segurana pessoal;

II - cumpriment o do dever de que result e sua mort e, invalidez ou leso corporal de natureza grave;

III - execuo de servio ou ato que, pela sua relevncia para a Polcia Civil ou para a coletividade que merea ser enaltecido.

Art . 167. O Governador do Est ado e o Secret rio de Segurana Pblica so compet ent es para det erminar a inscrio de elogios nos assent ament os do policial civil.

1 As demais aut oridades que solicit arem regist ro de elogios devero encaminh-los, via hierrquica, ao Conselho Superior da Polcia Civil;

2 Os elogios sero obrigat oriament e considerados para efeit o de avaliao de desempenho e de outras concesses de honrarias.

Art . 168. O Conselho Superior da Polcia Civil o rgo compet ent e para receber, apreciar e aprovar propost a de elogio formuladas por aut oridades e cidados a policial civil, em virtude de atos meritrios que haja praticado.

1 O elogio, aps ser aprovado pelo Conselho Superior da Polcia Civil, ser publicado em dirio oficial e feita a anotao na ficha funcional.

2 Os elogios formulados ao policial civil, pelo Governador ou Secret rio de Est ado da Segurana Pblica, no est o suj eit os apreciao nem aprovao do Conselho, fazendo-se a anot ao na ficha funcional do elogiado, e sua divulgao em Dirio Oficial do Est ado independe de qualquer out ra formalidade.

DO DESAGRAVO PBLICO

Art . 169. O policial civil, quando ofendido no exerccio do cargo ou em razo dele, ser publicamente desagravado, que ser promovido:

I - de ofcio, de acordo com a subordinao do rgo ou unidade de exerccio do policial civil, pelo:

a) Secretrio de Estado da Segurana Pblica;

b) Delegado Geral da Polcia Civil;

II - mediant e represent ao do ofendido ou seu procurador e, no caso de morte, pelo cnjuge, ascendente ou descendente;

III - mediant e requeriment o da ent idade de classe a que pert encer o policial civil.

1 A promoo do desagravo previst o nest e art igo, responsabilidade civil e criminal em que incorrer o ofensor.

no elide a

2 O desagravo ser publicado no Dirio Oficial do Est ado, alm da publicao no veculo de comunicao que deu publicidade ou foi ofensor.

DO PORTE DE ARMA

Art. 170. O policial civil ativo tem direito ao porte de arma em todo territrio nacional, na forma da legislao pertinente. Pargrafo nico. O Estado entregar ao policial civil em efetivo exerccio:

I - identidade funcional;

II - distintivo;

III - arma de fogo para uso pessoal;

IV - coldre;

V - munio;

VI - algema;

VII - colete de proteo defensiva contra projteis de arma de fogo.

DO DIREITO A PETIO

Art . 171. assegurado ao policial civil o direit o de requerer e de represent ar, em defesa de direito ou interesse legtimo, por meio dos canais hierrquicos.

1 O requeriment o ser dirigido aut oridade compet ent e para decidir o pleit o, por meio da chefia imediat a que, aps manifest ao encaminhar autoridade competente que decidir em at trinta dias, salvo motivo de fora maior e os at os administ rat ivos complexos que exigem providncias prvias a deciso final, limitando-se a noventa dias.

2 O recurso inst ncia superior ser encaminhado por int ermdio da aut oridade recorrida, que poder conhecer do pedido e reconsiderar o at o impugnado, vedada a sua renovao.

3 Mant ido o at o, a aut oridade recorrida dar conheciment o ao int eressado, dando seguimento ao recurso, no prazo de dez dias.

Art. 172. Caber recurso:

I - do indeferimento do pedido de reconsiderao;

II - da deciso sobre o recurso interposto.

1 O recurso ser dirigido aut oridade imediat ament e superior que t iver expedido o at o ou proferido a deciso e, sucessivament e, em escala ascendente, s demais autoridades.

2 O prazo para int erposio de pedido de reconsiderao ou de recurso de quinze dias, a cont ar da publicao ou da cincia, pelo int eressado, da deciso recorrida.

3 Salvo disposio legal expressa, o recurso no t er efeit o suspensivo, retroagindo data do ato impugnado a deciso que der provimento ao pedido.

Art . 173. A represent ao ser apreciada pela aut oridade superior quela contra a qual foi interposta.

Art . 174. O direit o de pleit ear na esfera administ rat iva prescrever em cinco anos.

1 O prazo de prescrio cont ar-se- da dat a da publicao do at o impugnado ou da cincia do interessado, quando no houver publicao.

2 O pedido de reconsiderao e o recurso, quando cabveis, suspendem a prescrio.

3 Decidido o recurso, recomea a correr o prazo prescricional pelo seu restante, a partir da publicao do ato decisrio ou da sua cincia.

Art . 175. Para o exerccio do direit o de pet io, assegurada vist a do processo ou document o, na repart io, ao servidor ou a procurador por ele constitudo.

Seo nica Da Assistncia aos Integrantes da Polcia Civil

Art . 176. O Est ado at ravs da Secret aria de Est ado da Segurana Pblica prest ar apoio e assist ncia aos membros que compem a Polcia Civil por meio de programas permanent es, desenvolvendo aes efet ivas nas seguint es modalidades:

I - apoio a centros de lazer, moral e intelectual, fora das horas de trabalho;

II acompanhament o, preveno e at eno sade dos servidores da Polcia Civil, no aspect o biopsicossocial, levando em considerao a especificidade das aes desenvolvidas por esses profissionais;

1 O apoio e acompanhament o aos membros da Polcia Civil ocorrer a pedido ou de ofcio, para avaliao mult iprofissional quant o necessidade de acompanhamento e encaminhamentos outros.

2 A assistncia biopsicossocial consistir em propiciar tratamento ao policial civil para recuper-lo, quando necessrio, dos desgast es fsicos, emocionais ou distrbios mentais resultantes ou no do exerccio da funo policial.

3 O policial civil lot ado em unidades operacionais ser submet ido a avaliao mdica e psicolgica, anualmente, para verificao de sua condio de sade fsica e mental.

4. O servidor policial civil afast ado da at ividade por um perodo superior a 60 (sessent a) dias, em decorrncia de uma debilidade fsica ou psicolgica, dever ser encaminhado ao servio de at endiment o psicossocial para avaliao de suas condies de retorno atividade policial.

Art. 177. O membro da Polcia Civil que tenha participado de ao policial em que ocorra grave violncia, mort e ou leso de qualquer pessoa, dever ser encaminhado para avaliao psicossocial e, quando constatada a necessidade, submet ido a at endiment o para a prot eo de sua sade fsica e ou ment al, com vista ao cumprimento dos objetivos referidos no artigo anterior.

Art . 178. O Poder Execut ivo at ravs da Secret aria de Est ado da Segurana Pblica est abelecer os planos, programas e proj et os e desenvolver aes para implement ao e funcionament o dos servios de assist ncia referidos nesta seo.

Art . 179. Devero ser desenvolvidas polt icas pblicas e abert ura de linhas de crdit o que possibilit em ao policial o financiament o para compra de imvel residencial, mediante desconto em folha de pagamento.

1. A medida previst a nest e art igo visa proporcionar meios que possibilit em ao policial civil morar dignament e com sua famlia e preservar o policial da exposio de residir em rea de risco, devido ao desempenho peculiar de suas funes.

CAPTULO VIII DA APOSENTADORIA, DOS PROVENTOS E DAS PENSES

Art . 180 So benefcios a que faz j us o servidor policial civil est adual ou sua famlia, sem prejuzo de outros previstos em lei:

I aposentadoria; II salrio-famlia; III auxlio-funeral; IV auxlio-escola; V auxlio-sade; VI seguro de vida; VII penso.

Pargrafo nico - A penso e a aposent adoria so concedidos e mant idos pela inst it uio previdenciria est adual, enquant o os demais benefcios o so pela Secretaria de Estado da Segurana Pblica.

Seo I Da Aposentadoria

Art . 181. Os requisit os de idade e de t empo de cont ribuio para aposentadoria voluntria de que trata o art. 40, 1, inciso III, alnea a, da Const it uio Federal, com a redao dada pela Emenda Const it ucional n. 20,

de 15 de dezembro de 1998, so reduzidos em 05 (cinco) anos, em relao ao servidor que exera atividades de risco, na forma prevista no 4, inciso II, do referido artigo, acrescido pela Emenda Constitucional n. 47, de 05 de julho de 2005, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3 e 17 do precit ado art . 40, com a redao dada pela Emenda Const it ucional n. 41, de 19 de dezembro de 2003.

Art. 182. Para os efeitos desta Lei, consideram-se executores de atividades de risco:

I - os ocupant es dos cargos de proviment o efet ivo das carreiras policiais civis, Delegados de Polcia, Agentes de Polcia e Escrivo de Polcia; II os ocupantes do quadro em extino de Agente Auxiliar de Polcia Civil.

Art. 183. A aposentadoria especial de que trata a presente Lei, se dar:

I Volunt ariament e, com provent os int egrais, independent ement e de idade, aps 30 (trinta) anos de contribuio, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exerccio em at ividade policial, se homem e, aps 25 (vint e e cinco) anos de cont ribuio, desde que cont e, pelo menos, 15 (quinze) anos de exerccio em atividade policial, se mulher.

II Compulsoriament e, com provent os proporcionais, aos 65 (sessent a e cinco) anos de idade, qualquer que seja a natureza dos servios prestados.

Art . 184. A aplicao do dispost o nest e Capt ulo dar-se- em conformidade com as seguintes garantias:

I inexigibilidade do requisit o de idade, suj eit ando-se a sua aposent adoria apenas ao t empo de cont ribuio de t rint a anos e ao exerccio de pelo menos vinte anos, mesmo que no consecutivos, de atividades de risco;

II int egralidade de provent os, que corresponder t ot alidade da remunerao que servir de base para a sua ltima contribuio previdenciria ou ao valor do subsdio do cargo em que se der a sua aposentadoria.

III paridade de provent os com a remunerao ou subsdio do servidor em at ividade, em conformidade com o dispost o no art . 7 da Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003.

Pargrafo nico. O t empo do curso de formao na Academia de Polcia Civil, cumprido at a dat a da promulgao dest a Lei considerado t empo de servio e ser contado para fins de aposentadoria, com fundamento no art. 4 da Emenda Constitucional n 20, de 1998. Seo II Do Salrio Famlia Art . 185 - O salrio-famlia ser pago aos servidores policiais civis at ivos e inat ivos que possurem dependent es definidos nest a Lei Complement ar, no percentual de 1% (um por cento) da remunerao do seu cargo.

1 Consideram-se dependent es aqueles que vivam t ot al ou parcialment e s expensas do servidor policial civil: I o descendente menor de 18 (dezoito) anos; II o descendente invlido de qualquer idade; III o descendent e est udant e que freqent e curso de nvel mdio ou superior em estabelecimento de ensino, e que no exera atividade remunerada, at a idade de 24 (vinte e quatro) anos; IV a esposa ou companheira, desde que no exera atividade remunerada; e V os ascendentes, sem economia prpria. 2 Compreendem-se nos incisos I, II e III do 1 dest e art igo os descendent es, os ent eados, a criana e o adolescent e que, mediant e aut orizao j udicial, viverem sob a guarda e o sust ent o do servidor policial civil.

Art . 186. Fica assegurada aos dependent es do servidor policial civil falecido a percepo de salrio-famlia, nas mesmas bases e condies est abelecidas anteriormente.

Art . 187. O salrio-famlia relat ivo a cada dependent e ser devido a part ir do ms em que se verificar o ato ou fato que lhe der origem.

Seo III Do Auxlio Funeral

Art . 188 - O auxlio-funeral devido a famlia do servidor falecido em atividade ou aposentado, em valor equivalente s despesas comprovadamente efet uadas, mediant e a apresent ao de not a fiscal, no podendo ser superior a 5 (cinco) vezes o valor da menor remunerao paga ao Policial Civil de sua categoria. Pargrafo nico. O auxlio-funeral dever ser pago no prazo de 48 (quarent a e oito) horas, a contar da apresentao dos comprovantes da despesa, por meio de procediment o administ rat ivo, pessoa da famlia que houver cust eado o funeral.

Art . 189 - Se o funeral foi cust eado por t erceiro, est e dever ser indenizado, observado o disposto no art. 158 desta Lei Complementar.

Art. 190 - Falecendo o servidor em servio, fora do local do trabalho, inclusive no exterior, as despesas com o transporte do corpo so custeadas pelo Estado, autarquia ou fundao pblica estadual a que servia, ao tempo do bito

Pargrafo nico. Deixar de ser pago o salrio-famlia relat ivo a cada dependent e no ms seguint e ao at o ou fat o que houver det erminado sua suspenso. Seo IV Do Auxlio Escola

Art . 191 - O auxlio escola devido ao servidor que t enha filhos dependent es menores de 07 (set e) anos de idade, que frequent em creche ou inst it uio de ensino infant il, const it uindo verba de cart er indenizat rio, por meio de ressarciment o parcial de despesas com as referidas inst it uies, de livre escolha e responsabilidade do beneficirio.

1. Os valores limites do benefcio de que trata este artigo sero fixados em pecnia, por At o do Delegado Chefe da Polcia Civil, sem dist ino ent re as carreiras policiais e reaj ust ado anualment e de acordo com o ndice de reajuste dos estabelecimentos escolares. 2 . Para fazer j us ao auxlio escola o servidor dever apresent ar comprovant e de mat rcula na creche ou inst it uio de ensino, bem como das mensalidades pagas, ao set or responsvel da Secret aria de Est ado da Segurana Pblica, no qual figure como titular 3. O auxlio escola de que trata este artigo: I - no t er nat ureza salarial, nem se incorporar remunerao para quaisquer efeit os, inclusive para concesso de grat ificao nat alina; II - no se configurar como rendiment o t ribut vel e nem se const it uir base para incidncia de contribuio previdenciria; III - no poder ser objeto de descontos no previstos em lei; IV - no poder ser percebido com out ro auxlio ou benefcio de mesmo t t ulo ou por idntico fundamento; V - no integrar a base de clculo para margem consignvel. VI o valor total percebido a ttulo de auxlio escola no poder ser superior a 10% (dez por cento) do salrio base do Delegado de Polcia de Nvel Especial.

Seo V Do Auxlio Sade

Art . 192 - A assist ncia sade dos int egrant es da Polcia Civil e de seus dependent es dever ser prest ada mediant e auxlio, de cart er indenizat rio, por meio de ressarciment o parcial de despesas com planos de sade, de livre escolha e responsabilidade do beneficirio.

1. Os valores limites do benefcio de que trata este artigo sero fixados em pecnia, por At o do Delegado Chefe da Polcia Civil, sem dist ino ent re as carreiras policiais e reaj ust ado anualment e de acordo com o ndice de reajuste dos planos de sade. 2 . O auxlio ser escalonado por faixa et ria, iniciando-se aos 21 (vint e e um) anos, acrescendo-se 10% do valor inicial a cada 3 anos a mais que cont ar o servidor titular do benefcio. 3 . Ao servidor fica facult ada a escolha de qualquer plano de sade privado ou do IPESade, que melhor se adeque s suas necessidades e de seus dependentes. 4 . Para fazer j us ao auxlio-sade o servidor dever apresent ar comprovant e do cont rat o de adeso ao plano de sade escolhido, sem rasuras ou emendas, ao set or responsvel da Secret aria de Est ado da Segurana Pblica, no qual figure como titular; 5 . Fica isent o da exigncia do 4 o servidor que sej a t it ular de plano de sade cuj as prest aes sej am descont adas diret ament e em folha de pagamento ms a ms. 6. O auxlio-sade de que trata este artigo: I - no t er nat ureza salarial, nem se incorporar remunerao para quaisquer efeit os, inclusive para concesso de grat ificao nat alina; II - no se configurar como rendiment o t ribut vel e nem se const it uir base para incidncia de contribuio previdenciria; III - no poder ser objeto de descontos no previstos em lei; IV - no poder ser percebido com out ro auxlio ou benefcio de mesmo t t ulo ou por idntico fundamento; V - no integrar a base de clculo para margem consignvel. VI o valor total percebido a ttulo de auxlio sade no poder ser superior a 10% (dez por cento) do salrio base do Delegado de Polcia de Nvel Especial.

Seo VI Do Seguro de Vida

Art . 193. O servidor policial civil, ocupant e dos cargos de Delegado, Agent e e Escrivo de Polcia, bem como o Agent e de Polcia int egrant e do Quadro Auxiliar, faro j us a seguro de vida, por mort e em servio ou invalidez permanent e, a ser concedido na forma de auxlio por mort e ou auxlio por invalidez em quota nica. 1. O valor do seguro referido no caput dest e art igo ser pago pela Secretaria de Estado da Segurana Pblica, e compreender: I Em caso de mort e acident al em servio o valor correspondent e a 20 (vinte) vezes o salrio-base do Delegado de Polcia de Nvel Especial; II Em caso de invalidez permanent e o valor correspondent e a 10 (dez) vezes o salrio-base do Delegado de Polcia de Nvel Especial. 2. Ser inst aurado ex of f icio Inqurit o Administ rat ivo no mbit o da Delegacia Geral de Polcia Civil, para apurao das circunst ncias e comprovao do nexo causal ent re o acident e causador da mort e ou invalidez e a atividade policial.

Seo VII Da Penso

Art . 194 A Penso devida a famlia do servidor falecido em at ividade ou aposentado, na forma da legislao pertinente. CAPTULO IX DO CDIGO DISCIPLINAR POLICIAL CIVIL DAS TRANSGRESSES DISCIPLINARES Art. 195. As transgresses disciplinares classificam-se em: I leves; II mdias; e III graves. Art. 196. So transgresses disciplinares de natureza leve: I impontualidade habitual;

II simular doena para esquivar-se do cumprimento de suas atribuies; III apresentar-se como representante ou servidor lotado no rgo ou unidade de trabalho a que no pertencer, sem estar expressamente autorizado; IV no comparecer s convocaes de aut oridade superior, quando previament e convocado ou not ificado em razo de servio, salvo por mot ivo justificvel; V ser displicente ou negligente no exerccio da funo policial; VI fornecer int encionalment e informao inexat a, que alt ere ou desfigure a verdade; VII permutar o servio sem expressa autorizao da autoridade competente; VIII falt ar ao servio ou permut a, sem causa j ust ificvel legal, ou autorizao; IX no comunicar aut oridade a que est iver subordinado, com a mxima brevidade possvel, a impossibilidade de comparecer ao rgo, salvo j ust o motivo; X negligenciar ou retardar a execuo de qualquer ordem legtima escrita; XI Conversar ou permit ir que se converse com preso, sem que para isso t enha razo funcional ou est ej a aut orizado por seu cargo, por lei ou pela autoridade competente; XII Negligenciar-se ou omitir-se na guarda do preso; XIII negligenciar a guarda de obj et os pert encent es ao rgo, e que lhe t enham sido confiados em decorrncia da funo ou para o seu exerccio, possibilitando que se danifiquem ou extraviem; e XIV indicar ou insinuar nomes de advogados para assist ir a pessoas que se encont rem respondendo a processos ou inqurit os policiais, ou cuj as atividades sejam objeto de ao policial. Art. 197. So transgresses disciplinares de natureza mdia: I agir com deslealdade no exerccio da funo; II valer-se do cargo com o fim ost ensivo ou velado de obt er proveit o de natureza poltico-partidria para si ou para outrem; III usar indevidamente os bens da repartio sob sua guarda ou no; IV deixar de concluir, nos prazos legais, sem mot ivo j ust o, inqurit os policiais, sindicncia ou processos administrativos;

V pat rocinar acordos pecunirios ent re part es int eressadas, no int erior das reparties ou fora delas; VI ret irar ou ceder, sem prvia aut orizao da aut oridade compet ent e, qualquer documento, cpia ou objeto da repartio; VII deixar de tratar superiores hierrquicos, pares, subordinados, advogados, t est emunhas, servidores do Poder Judicirio e o povo em geral com a deferncia e a urbanidade devidas; VIII no se apresent ar, sem mot ivo j ust o, ao fim de licena para o t rat o de int eresse part icular, frias ou dispensa de servio, ou ainda, depois de saber que quaisquer delas foram interrompidas por ordem superior; IX ingerir bebida alcolica em servio ou apresentar-se ao servio em estado de embriaguez; X consumir subst ncia ent orpecent e ou que cause dependncia qumica em servio, ou apresent ar-se ao servio em est ado alucingeno decorrent e do consumo de tais substncias; XI fazer uso indevido de arma que lhe tenha sido confiada para o servio; XII permit ir que pessoas que est ej am sob cust dia provisria conservem em seu poder inst rument os com que possam causar danos a si ou a t erceiros nas dependncias em que estejam recolhidos; XIII ordenar ou execut ar medida privat iva de liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder; XIV deixar de concluir, nos prazos legais, inqurito em que o indiciado esteja preso; XV usar de violncia desnecessria no exerccio da funo policial; e XV - abandonar o servio para o qual t enha sido designado, quando informado previamente. Art. 198. So transgresses disciplinares de natureza grave: I coagir os servidores policiais subordinados com obj et ivos polt icopartidrios; II praticar usura em quaisquer de suas formas; III apresent ar requeriment o, queixa ou represent ao cont ra servidores policiais, pares, subordinados ou superiores hierrquicos, sabendo-as infundadas, buscando confundir invest igao que exist a, ou possa vir a exist ir contra sua prpria pessoa, ou para prejudicar colegas ou terceiros;

IV ceder insgnia ou cdula de ident idade funcional, armament o ou indumentria de identificao policial de uso pessoal; V utilizar, ceder ou permitir que outrem use objetos arrecadados, recolhidos ou apreendidos pela Polcia, salvo as excees legais. VI exercit ar at ividade part icular para cuj o desempenho sej am necessrios cont at os com repart ies policiais, ou que com elas t enham qualquer relao ou vinculao; VII exercer at ividades part iculares que prej udiquem o fiel desempenho da funo policial e que sej am, social ou moralment e, nocivas dignidade do cargo, ou afetem a presuno de imparcialidade; VIII deixar de comunicar fat os caract erizados como t ransgresses disciplinares que t enham chegado ao seu conheciment o, comet idos por servidores da instituio; IX esquivar-se de at ender a ocorrncias de int erveno policial, que presencie ou de que tenha conhecimento imediato; X solicit ar ou receber propinas ou comisses, ou auferir vant agens e proveit os pessoais de qualquer espcie e sob qualquer pret ext o, em razo de funo ou cargo que exera ou tenha exercido; XI cobrar carceragem, cust as, emolument os ou qualquer out ra despesa que no tenha fundamento legal; XII confiar a pessoas est ranhas organizao policial o desempenho de encargos prprios ou da competncia de seus subordinados; XIII desrespeitar ou procrastinar o cumprimento de ordem do Chefe imediato ou de deciso judicial; XIII eximir-se do cumprimento de suas atribuies funcionais; IV abandonar o cargo, sem j ust a causa, ausent ando-se da repart io por mais de 30 (trinta) dias consecutivos; XV ausent ar-se do servio, sem causa j ust ificvel, por mais de 60 (sessent a) dias intercaladamente, durante o perodo de 1 (um) ano; XVI const it uir-se procurador, ou servir de int ermedirio perant e qualquer repart io pblica, salvo para t rat ar de int eresse legt imo de parent e at segundo grau; XVII - prat icar at o definido como infrao penal que, por sua nat ureza e configurao, torne-o incompatvel para o exerccio da funo policial;

XVIII prat icar at o lesivo honra ou ao pat rimnio da pessoa, nat ural ou jurdica, com abuso ou desvio de poder, ou sem competncia legal; XIX lesar os cofres pblicos, ou dilapidar o patrimnio pblico; XX revelar fat o ou informao de nat ureza sigilosa de que t em cincia em razo do cargo ou funo, salvo quando se t rat ar de depoiment o em processo judicial ou administrativo, ou procedimento policial; XXI ext raviar ou facilit ar o ext ravio, por negligncia, de armas, algemas e out ros bens do pat rimnio da inst it uio, que est ej am sob a sua guarda ou responsabilidade; XXII submet er pessoa, sob sua guarda ou cust dia, a t ort ura, vexame ou constrangimento; e XXIII at ent ar, com abuso de aut oridade ou prevalecendo-se dela, cont ra a inviolabilidade de domiclio; XXIV insubordinao grave em servio. XXV Manter relao de amizade ou exibir-se em pblico, habitualmente, com pessoas sob invest igao ou prat icant es cont umazes de crimes ou contravenes; DA APLICAO DAS PENAS DISCIPLINARES Art. 199. So penas disciplinares: I advertncia; II suspenso; III demisso; IV cassao de aposentadoria ou disponibilidade; Art. 200. Na aplicao das penas disciplinares sero considerados: I - a nat ureza da infrao, sua gravidade e as circunst ncias em que for praticada; II - os danos dela decorrentes para o servio policial civil; III - a repercusso do fato; IV - os antecedentes do policial civil; V - a reincidncia.

Art . 201. So circunst ncias que agravam a pena, quando no const it uem ou qualificam outra transgresso disciplinar: I - a reincidncia; II - a coao, inst igao ou det erminao para que out ro policial civil, subordinado ou no, pratique a transgresso ou dela participe; III - dificultar, de qualquer forma, a apurao da falta disciplinar praticada; IV - ter sido praticada mediante concurso de dois ou mais agentes. V - ter sido praticada por desdia, desleixo ou m-f; VI - ter sido praticada sob influncia de lcool ou droga ilcita. Art . 202. So circunst ncias que at enuam a pena, excet o quando a previst a for a de demisso: I - a reparao do dano pelo policial civil, ant es da concluso da sindicncia ou do processo disciplinar; II - ter procurado diminuir as conseqncias da falta disciplinar praticada; III - t er confessado espont aneament e a aut oria da t ransgresso disciplinar cometida; IV - t er sido prat icada no int eresse do servio, em sit uao de risco ou emergencial; V - facilitar a apurao dos fatos; VI a boa conduta funcional Art. 203. So causas de excluso de transgresses disciplinares: I Motivo de fora maior e caso fortuito, devidamente comprovados; II Ter sido a t ransgresso comet ida em legt ima defesa prpria ou de t erceiros, em obedincia ordem superior hierrquica no manifest ament e ilegal, no est rit o cumpriment o do dever legal, ou quando, pelas circunstncias, no for exigvel outra conduta. Art . 204. O policial civil, que incidir na prt ica de t ransgresso disciplinar purament e administ rat iva, mot ivada pela culpa, t er sua pena reduzida at a metade, observado o disposto no artigo anterior. Art . 205. A advert ncia aplicada por escrit o, nos casos de no observncias de dever funcional e da vedao de desvio de servidor para o exerccio de atribuies diversas das inerentes ao seu cargo efetivo, bem como na violao

de proibio const ant e do art igo 2, I a III e V a VII dest a Lei Complement ar, quando no couber pena mais grave. Art. 206. A suspenso aplicada em caso de: I reincidncia em conduta punida com advertncia; II violao de proibio diversa das enumeradas no art . 11 dest a Lei Complementar e que no tipifique falta sujeita penalidade de demisso; III t ransgresses disciplinares previst as nos art igos 2, 3 e 4 dest a Lei Complementar, que no tipifique pena de demisso, na seguinte gradao: a) de 1 (um) a 10 (dez) dias, nas transgresses de natureza leve; b) de 11 (onze) a 30 (trinta) dias, nas transgresses de natureza mdia; e c) de 31 (t rint a e um) a 90 (novent a) dias, nas t ransgresses de nat ureza grave. 1 A suspenso no pode exceder 90 (noventa) dias. 2 Quando houver convenincia para o servio, a penalidade da suspenso pode ser convert ida em mult a, na base de 50% (cinqent a por cent o) por dia de remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio. Art. 207. A demisso ser aplicada nos seguintes casos: I em conduta tipificada como crime contra a Administrao Pblica; II abandono de cargo, nos casos dos incisos XVI e presente lei; XVII do art . 4 da

III em conduta tipificada como ato de improbidade administrativa; IV ofensa fsica, em servio, que resulte em leso corporal grave, gravssima ou mort e, cont ra servidor ou a part icular, salvo as causas excludent es de ilicitude previstas na legislao vigente; VI aplicao irregular de dinheiro pblico; VII revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; VIII leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio estadual; IX corrupo, sob qualquer de suas formas; X Prticas de tortura; XI ocultao de nova investidura, de que resulte acumulao proibida; e

XII acumulao ilegal de cargos, funes ou empregos pblicos. Art . 208. Verificada, em processo disciplinar, acumulao remunerada de cargos const it ucionalment e proibida, mas havendo comprovada boa-f do servidor, este dever optar por um dos cargos. DA COMPETNCIA PARA IMPOSIO DAS SANES DISCIPLINARES Art. 209. So competentes para imposio de pena disciplinar: I - o Governador do Est ado, privat ivament e, nos casos de demisso de policial civil, cassao de aposentadoria ou disponibilidade; II - o Delegado Geral da Polcia Civil, em t odos os casos, ressalvada a competncia do Governador, e nos casos de suspenso de at noventa dias; III - o Corregedor-Geral da Polcia Civil, nos casos de advert ncia e suspenso at trinta dias. Pargrafo nico. O superior hierrquico que t iver cincia de t ransgresso disciplinar prat icada por policial civil sob sua subordinao obrigado a comunicar, imediatamente, a autoridade competente para que esta proceda abert ura de sindicncia ou de processo administ rat ivo disciplinar, conforme a exigncia do caso a ser apurado. DA EXTINO DA PUNIBILIDADE Art . 210. Ext ingue-se a punibilidade da condut a t ipificada como t ransgresso disciplinar: I pela morte do policial civil transgressor; e II pela prescrio da ao disciplinar. 1 Extingue-se a punibilidade pela prescrio: I das faltas de natureza leve, em 2 (dois) anos; II das faltas de natureza mdia, em 3 (trs) anos; e III das faltas de natureza grave, em 5 (cinco) anos. 2 Os prazos de prescrio previst os na legislao penal aplicam-se s infraes disciplinares tipificadas tambm como crime. 3 A abert ura de sindicncia ou a inst aurao de processo disciplinar int errompe a prescrio, at a deciso final proferida por aut oridade competente, respeitados os prazos previstos nesta lei.

4o O prazo de prescrio comea a correr da dat a em que o fat o se t ornou conhecido. 5o Int errompido o curso da prescrio, o prazo recomea a part ir do dia em que cessar a interrupo. DO AFASTAMENTO COMPULSRIO Art. 211. O policial civil ser afastado compulsoriamente nos casos de: I - priso provisria, nos termos da legislao vigente; II - condenao por crime em regime fechado, transitada em julgado; Art . 212. O policial civil receber int egralment e os venciment os nos casos de afastamento compulsrio. Art . 213. O policial afast ado em decorrncia das medidas acaut elat rias t er direito contagem do perodo, para todos os efeitos. 1 Durant e o perodo das medidas acaut elat rias, podero ser recolhidas a arma, munio, ident idade funcional, dist int ivo e algemas do policial civil, mediant e at o do Superint ende da Polcia Civil, de ofcio ou mediant e represent ao do president e do inqurit o policial, do processo administ rat ivo disciplinar ou do superior hierrquico imediato. DO AFASTAMENTO PREVENTIVO Art . 214. Como medida caut elar e a fim de que o servidor policial civil no venha a influir na apurao das irregularidades, o Delegado Geral da Polcia Civil pode determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, aps despacho mot ivado do Corregedor-Geral da Polcia Civil, por um prazo de at a concluso do Inqurito, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico. O afastamento pode ser prorrogado por at igual prazo, findo o qual cessam os seus efeitos, ainda que no concludo o Processo. Art . 215. O servidor policial civil afast ado prevent ivament e do exerccio do cargo, passa a t er apreendida incontinenti a sua arma, e, a crit rio do Delegado Geral da Polcia Civil, a cart eira funcional, const it uindo nat ureza disciplinar de natureza grave por parte do Corregedor-geral a no observncia dessas medidas no prazo de vint e e quat ro horas da publicao do at o que const it ui a Comisso processant e, devendo t al providncia ser adot ada sem prejuzo da remunerao do servidor. Art . 216. Enquant o durar o processo disciplinar, o servidor policial civil acusado: I No pode ser exonerado a pedido

II No pode ser promovido. 1 Durant e o processo disciplinar, o servidor policial civil obrigado a comparecer repart io policial designada pelo Corregedor-Geral, para cumprir j ornada normal de t rabalho no relacionada at ividade est rit ament e policial. 2 Const it ui t ransgresso de nat ureza grave o at o, por part e do chefe da repart io policial de que t rat a o pargrafo 1 dest e art igo, de permit ir que o policial colocado sob sua direo part icipe de qualquer at ividade de nat ureza estritamente policial. 3 Ao t rmino do afast ament o caut elar, o servidor policial civil deve reassumir o exerccio do seu cargo. DA APURAO SUMRIA DE IRREGULARIDADES Art . 217. A sindicncia administ rat iva o meio sumrio de apurao de irregularidades e ser realizada por comisso, presidida por membros de condio hierrquica nunca inferior do sindicado. 1 A sindicncia ser inst aurada de oficio pela aut oridade at ribut iva que t omou conheciment o da irregularidade ou por det erminao de rgo ou chefia a que pertencer o funcionrio, mediante ato prprio. 2 A aut oridade ou comisso incumbida da sindicncia dever expedir port aria inst auradora no prazo improrrogvel de cinco dias, cont ado da designao. Art. 218. Promove-se a sindicncia: I - como preliminar do processo administrativo disciplinar; II - quando no for obrigat ria a inst aurao, desde logo, de processo administ rat ivo disciplinar (P AD) ou ainda quando no for lavrado o t ermo de ajustamento de conduta (TAC). Art . 219. Ao t omar conheciment o da irregularidade a aut oridade ou funcionrio adot ar as providncias legais promovendo sua apurao ou comunicando a autoridade competente. 1 Finda a sindicncia e no apurada a exist ncia de falt a administ rat iva e ou autoria, o procedimento ser arquivado. Art . 220. Ocorrendo j ust o mot ivo, a aut oridade ou membro de comisso sindicant e deve declarar-se suspeit o por escrit o e j ust ificadament e, devolvendo a sindicncia administ rat iva ao subscrit or da port aria designat iva, para redistribuio. Art. 221. So circunstncias configuradoras de impedimento:

I - ser parte interessada; II - qualquer grau de parentesco ent re membros ou com o servidor processado ambos; III ter atuado no procedimento como defensor do policial civil processado; IV ser lit igant e em processo j udicial ou administ rat ivo com o int eressado ou respectivo cnjuge ou companheiro; V - t er sido o president e do procediment o ant erior que originou a apurao dos fatos; VI - t er sido ouvido no procediment o ant erior que originou a apurao dos fatos, como acusador, testemunha ou perito; Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impediment o const it ui falta grave, para efeitos disciplinares. Art . 222. No podem servir no mesmo processo os membros da comisso que foram, ent re si, cnj uge, companheiros ou parent es consangneos ou afins, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau. Pargrafo nico. Nos casos de incompat ibilidade, procede-se de forma similar ao incidente de impedimento. Art. 223. So circunstncias configuradoras de suspeio: I - amizade nt ima ou inimizade not ria com o argido, o denunciant e ou a vtima; II - relaes comerciais entre si ou seus parentes; III - ser credor ou devedor do sindicado, de seu cnj uge ou de parent es destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; IV - interessado no julgamento da causa. 1. A defesa pode suscit ar exceo de suspeio de membro de comisso, que ser processada em autos apartados. 2. A suspeio no poder ser declarada nem reconhecida quando a part e injuriar o membro da comisso ou de propsito der motivo para cri-la. Art . 224. A sindicncia administ rat iva dever ser inst aurada no prazo de dez dias do conhecimento do fato pela autoridade competente ou do recebimento da port aria designat iva, cuj a pea inaugural const ar de relat o sucint o do fat o, se possvel mencionando a dat a, local, circunst ncias dos fat os,

determinando ainda a adoo das primeiras medidas e juntada de documentos j obtidos e oitivas de testemunhas. 1 Na fase inst rut ria devero ser ouvidas as t est emunhas, j unt ados document os e laudos, assegurada a defesa prvia e alegaes finais do sindicado, concluindo com relat rio da aut oridade ou comisso propondo as medidas cabveis autoridade competente para decidir. 2 Os prazos de defesa sero de cinco dias contados da not ificao e, quando houver mais de um sindicado, o prazo ser comum, permanecendo os aut os disposio dos sindicados para consult as ou requeriment o de cpia de peas. 3 O relat rio final dever cont er sucint o relat o do que foi apurado, especificar as provas produzidas, confrontando-as com a defesa apresentada e as cont raprovas e concluir evidenciando seu ent endiment o e apont ando a irregularidade comet ida, individualizando a aut oria, especificando os disposit ivos violados e propondo a pena a ser aplicada, seu arquivament o ou instaurao do processo disciplinar. 4 Em qualquer fase da sindicncia administrativa, se ficar evidenciada falta funcional em que a pena sej a superior a t rint a dias de suspenso, os aut os sero encaminhados aut oridade compet ent e propondo a inst aurao de processo administ rat ivo, indicando os fundament os ft icos e j urdicos da proposta. Art . 225. Ao sindicado ser assegurado o direit o de defesa, compreendendo sua audincia de oitiva, vista dos autos, requerimento de diligncias e juntada de document os, defesa t cnica por pessoa, preferencialment e com conheciment os j urdicos, ou profissional habilit ado em t odas as fases do procedimento disciplinar, aps formalmente sindicado. Art . 226. A deciso dever ser proferida no prazo de t rint a dias do recebimento dos autos e a autoridade competente dever: I - averiguar seu regular desenvolviment o, principalment e quant o garant ia da ampla defesa, apont ar as falhas encont radas, devolvendo-os para correo, se for o caso; II - acolher ou recusar, mot ivadament e, a concluso do relat or, aplicando a penalidade, absolvendo o sindicado ou det erminando o arquivament o dos autos; III - acolher eventual prescrio e determinar o arquivamento; IV - solicitar ou propor a instaurao de processo administrativo disciplinar; 1 No prazo de t rint a dias cont ado da publicao da deciso caber recurso hierrquico instncia superior.

2 Os recursos de sanes de advert ncia, bem como as suspensivas at t rint a dias exaurem-se no Delegado Geral de Polcia Civil e as superiores, inclusive a de demisso, no Governador. 3 Os recursos processar-se-o em apenso aos autos principais e devero ser publicados no Boletim Interno da Polcia Civil. Art . 227. A sindicncia deve ser concluda no prazo de t rint a dias, prorrogvel por igual perodo, mediant e solicit ao j ust ificada do sindicant e e a crit rio da autoridade que determinou sua instaurao. Art . 228. Os prazos previst os nest a Lei Complement ar cont ar-se-o do dia imediat o sua publicao ou da cincia do int eressado e, recaindo seu incio ou fim em feriado ou dia sem expediente, o primeiro dia til seguinte. Art . 229. O descumpriment o dos prazos soment e gerar nulidade quando resultar em prejuzo parte, objetivamente demonstrado. DO AJUSTAMENTO DE CONDUTA Art . 230. Poder ser elaborado t ermo de compromisso de aj ust ament o de condut a, quando a infrao administ rat iva disciplinar, no seu conj unt o, apont ar ausncia de efet iva lesividade ao errio, ao servio ou a princpios que regem a Administrao Pblica. 1 . Para fins do que dispe o caput dest e art igo, considera-se como essencial: I inexistir dolo ou m-f na conduta do servidor infrator; II que o hist rico funcional do servidor e a manifest ao da chefia imediat a lhe abonem a conduta. 2 . Incluem-se, para fins dest e art igo, as t ransgresses disciplinares de natureza leve. Art . 231. O aj ust ament o de condut a pode ser formalizado ant es ou durant e o procediment o disciplinar, quando present es, obj et ivament e, os indicat ivos apont ados no art igo ant erior, e pode ser recomendado, caso est ej a concluda a fase instrutria. Art . 232. Como medida disciplinar, alt ernat iva de procediment o disciplinar e de punio, o aj ust ament o de condut a visa a reeducao do servidor, e est e, ao firmar o t ermo de compromisso de aj ust e de condut a, espont aneament e, deve est ar cient e dos deveres e das proibies, compromet endo-se, doravante, em observ-los no seu exerccio funcional. Art . 233. O compromisso firmado pelo servidor perant e a Comisso Permanent e ou Especial dever ser lavrado na presena de advogado ou, na ausncia dest e, de defensor dat ivo nomeado para o at o, e sua homologao caber ao Corregedor-Geral da Polcia Civil.

Art . 234. O servidor compromissrio no poder se valer do mesmo benefcio concedido pela present e inst ruo normat iva, no caso de prt ica de nova t ransgresso disciplinar de qualquer nat ureza administ rat iva, pelo prazo de dois anos a cont ar da dat a da homologao do compromisso de aj ust ament o de condut a firmado, denominado perodo de provas, sem prej uzo do rest abeleciment o da ao disciplinar, respeit ados os prazos prescricionais previstos em lei. Pargrafo nico. A lavrat ura do Termo de Compromisso de Aj ust ament o de Condut a no acarret ar ant ecedent es funcionais ao servidor compromissrio, servindo a anot ao em sua ficha funcional apenas para que o servidor no se aproveit e do mesmo benefcio, ant es do t rmino do prazo de provas previst o in fine do caput deste artigo. DO PROCESSO DISCIPLINAR Art . 235. A aplicao das disposies dest e Tt ulo far-se- sem prej uzo da validade dos atos expedidos e realizados sob a vigncia de lei anterior. Art . 236. Inst aurar-se- o processo administ rat ivo disciplinar, a fim de se apurar a ao ou omisso de policial civil em fat os que possam const it uir-se em prtica de transgresses disciplinares. Pargrafo nico. As disposies dest a lei aplicam-se t ambm aos servidores est aduais que int egram a carreira auxiliar da polcia civil de que t rat am as Leis 4.122 de 17/ 09/ 1999 e 4.133 de 13/ 10/ 1999, ocupant es dos cargos de agente auxiliar de polcia judiciria. Art . 237. O processo administ rat ivo disciplinar dever obedecer, obrigat oriament e, dent re out ros, aos princpios da legalidade obj et iva, oficialidade, motivao, proporcionalidade, reversibilidade, verdade material, ampla defesa e contraditrio. Art . 238. Ser obrigat rio o processo administ rat ivo disciplinar, quando a falt a, por sua nat ureza, possa det erminar a pena de suspenso superior a trinta dias, ou multa correspondente, assim como a de demisso. Pargrafo nico. O processo administ rat ivo disciplinar ser precedido de sindicncia, soment e quando no houver element os suficient es para se concluir pela existncia da falta ou de sua autoria. Art . 239. So compet ent es para det erminar a inst aurao de processo administ rat ivo, o Governador, o Secret rio de Segurana Pblica, o Delegado Geral da Polcia Civil ou o Corregedor-Geral da Polcia Civil. Art . 240. O processo administ rat ivo ser realizado por comisso presidida por membro de condio hierrquica nunca inferior do sindicado. 1. Tant o quant o possvel, as comisses de sindicncia e de processo disciplinar sero presididas por servidor com formao em direito.

2. A comisso permanent e ou especial t er como secret rio um servidor designado pelo seu president e, podendo a indicao recair em um de seus membros. 3. Quando se t rat ar de processo administ rat ivo disciplinar cont ra o Corregedor-Geral, o Delegado Geral da Polcia Civil dever constituir comisso especial, sendo a penalidade aplicada pelo Conselho Superior de Polcia, nos casos de advertncia e suspenso at trinta dias. Art . 241. O processo administ rat ivo ser inst alado dent ro no prazo de dez dias, cont ado da dat a do recebiment o do despacho da designao e concludo no prazo de sessent a dias prorrogveis por igual perodo, pelo CorregedorGeral da Polcia Civil. 1 O Corregedor-Geral da Polcia Civil poder aut orizar nova prorrogao de prazo por mais sessenta dias, quando as circunstncias o exigirem. 2 O incio do processo administ rat ivo ser comunicado, pelo president e da comisso, ao rgo de lotao do policial civil. Art . 242. O Corregedor-Geral da Polcia Civil elaborar a port aria vest ibular em que sero esclarecidos os mot ivos ensej adores da inst aurao do processo administrativo disciplinar tidos como violados. Pargrafo nico. A Portaria instauradora indicar: I a autoridade instauradora e o fundamento legal da instaurao; II - a composio do colegiado processante e a indicao do presidente; III a descrio sucinta dos fatos, a origem e a sinalizao das provas; IV a identificao do argido. Art. 243. Compete s Comisses Permanentes do Processo Disciplinar: I receber a Port aria de Inst aurao, aut uar e inst ruir os processos disciplinares e as sindicncias acusatrias; II designar dia e hora, para audincia inicial, e det erminar a cit ao do processado e a notificao do denunciante, se houver, e das testemunhas; III diligenciar na busca da verdade real; IV proceder, quando for o caso, o indiciamento dos argidos; V examinar as razes da defesa; VI diligenciar na busca da verdade real;

VI apresent ar relat rio expressando as concluses de fat o e apont ando a resoluo da causa a partir de critrios jurdicos. 1 A Comisso examinar os pressupost os da inst aurao e, sob mot ivao, report ar-se- aut oridade inst auradora chamando o feit o ordem quando flagrant e a ocorrncia de sit uao que t orne o processo j uridicament e invivel. 2 As audincias de inst ruo e as deliberaes em processo disciplinar e sindicncia de nat ureza acusat ria dependem da presena da int egralidade dos membros da comisso. 3 Para a realizao de inspees e diligncias, e para part icipao em reunies o presidente pode designar um ou dois membros. 4 As deliberaes sero tomadas pelo voto da maioria, facultado ao vencido a apresentao de manifestao tcnica divergente em separado, mantendo a assinatura no texto principal. Art . 244. O processado ser cit ado pelo menos set ent a e duas horas ant es da audincia inicial por uma das seguintes formas: I - pessoalmente, mediante recibo por mo prpria; II - se est iver em out ro municpio do Est ado, pessoalment e, mediant e recibo por mo prpria, ou por int ermdio do respect ivo superior hierrquico ou Delegado de Polcia local, ao qual ser encaminhada, pelo correio ou meio prprio equivalent e da Polcia Civil, com cpias da cit ao e da port aria inicial, mediante recibo por mo prpria do processado. 1 A remessa pelo correio ser feit a por cart a regist rada, j unt ando-se ao processo o comprovante de sua entrega ao destinatrio. 2 Se estiver em lugar certo e conhecido de outro Estado, pelo correio, com as cautelas exigidas no pargrafo anterior. 3 No sendo encont rado o processado e ignorando-se seu paradeiro, ser cit ado por edit al publicado t rs vezes seguidas no rgo oficial, com prazo de dez dias para comparecimento, a contar da data da ltima publicao. Art . 245. Na inst ruo processual, a comisso adot ar como font es, subsidiariament e, nest a ordem, a Lei n. 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Est at ut o dos Funcionrios Pblicos Civis do Est ado de Sergipe), a Lei Complement ar n. 33/ 1996 (Cdigo de Organizao e de Procediment o da Administ rao Pblica do Est ado de Sergipe), os princpios do Direit o disciplinar e do Direito Administrativo, a analogia no mbito da Administrao, os princpios e normas do Cdigo Penal e do Cdigo de Processo Penal, o Cdigo de Processo Civil, os princpios gerais do direito e a equidade.

Art . 246. O denunciant e, se houver, prest ar declaraes no int erregno, ent re a data da citao e a fixada para o interrogatrio do processado. Art . 247. O argido t em o direit o de permanecer na sala de audincia quando da produo da prova, mas poder ser ret irado quando o president e verificar que a presena poder causar humilhao, temor, ou srio constrangimento ao denunciant e, ofendido ou t est emunha, de modo que prej udique a verdade do depoimento. 1 No caso de ret irada do argido, a comisso far a inquirio por videoconferncia e, na indisponibilidade desse recurso, colher a prova na presena do seu defensor. 2 A adoo de qualquer dessas medidas dever const ar do t ermo, assim como os motivos que a determinaram. Art . 248. O processado ser int errogado nos t ermos do Cdigo de Processo Penal. Art. 249. No comparecendo o processado, regularmente citado, prosseguir o processo sua revelia, e na falt a de defensor indicado pelo acusado, ser nomeado pelo presidente, defensor dativo. Art. 250. O processado poder constituir advogado para todos os atos e termos do processo. Art . 251. Para assist ir pessoalment e aos at os processuais, fazendo-se acompanhar de defensor, se assim o quiser, o processado ser sempre not ificado, e poder, nas inquiries, levant ar cont radit a, formular pergunt as e reinquirir t est emunhas, e nas percias apresent ar assist ent e e formular quesit os cuj as respost as int egraro o laudo, e fazer j unt ada de document os em qualquer fase do feito. Art . 252. No t endo o processado recursos financeiros ou negando-se a constituir advogado, o presidente da comisso nomear defensor dativo. Art . 253. A cont ar da dat a do int errogat rio do processado, abrir-se-, ao seu defensor, prazo de dez dias para apresentar provas ou requerer sua produo. Pargrafo nico. Ao processado facultado arrolar at cinco testemunhas. Art . 254. Findo o prazo referido no art igo ant erior, o president e da comisso designar audincia de instruo. 1 Sero ouvidas, pela ordem, as t est emunhas arroladas pela comisso em nmero no superior a cinco por acusado e depois as do processado. 2 As testemunhas podero ser inquiridas pelo presidente, pelos membros da comisso e reperguntadas pelo processado ou seu defensor.

3 O denunciant e, o processado e as t est emunhas podero ser ouvidos, reinquiridos ou acareados, em mais de uma audincia. 4 A not ificao de funcionrio ou servidor pblico ser comunicado ao respectivo chefe imediato, com os esclarecimentos necessrios. Art . 255. A t est emunha no poder eximir-se da obrigao de depor, salvo os casos de proibio legal, nos t ermos do art . 207 do Cdigo de Processo Penal ou em se tratando das pessoas mencionadas no art. 206 do referido Cdigo. Pargrafo nico. As t est emunhas so obrigadas a comparecer audincia, quando regularment e not ificadas e, se no o fizerem, podero ser conduzidas perante a autoridade processante. Art . 256. Residindo a t est emunha em municpio diverso do que t iver sede a comisso processant e, sua inquirio poder ser deprecada ao Delegado de Polcia do local de sua residncia, cabendo comisso processant e cert ificarse da dat a e hora da realizao da audincia de inquirio para dela cientificar, com cinco dias de antecedncia, o processado ou seu defensor. Pargrafo nico. A carta precatria conter sntese da imputao e indicar os esclarecimentos pretendidos. Art . 257. A comisso processant e, se ent ender convenient e, ouvir o denunciant e ou t est emunha no respect ivo municpio de residncia, observada a notificao do processado e seu defensor. Art . 258. Em qualquer fase do processo, poder o president e da comisso ordenar diligncias que se lhe afigurar convenient es, de ofcio ou a requerimento do processado. Pargrafo nico. Sendo necessrio o concurso de tcnicos ou peritos oficiais, o president e da comisso requisit -los- quem de direit o, observados, t ambm, em relao a eles, os impediment os a que se refere o art . 207 do Cdigo do Processo Penal. Art. 259. O presidente da comisso, em despacho fundamentado, indeferir as diligncias requeridas com finalidade manifest ament e prot elat ria ou sem interesse para o esclarecimento do fato. Art . 260. Apurados novos fat os ou co-aut oria no apont ada na fase inicial, no curso da inst ruo processual, o president e da comisso recomendar autoridade instauradora o aditamento da portaria. Pargrafo nico. Na hipt ese de adit ament o da port aria, o argido ser not ificado dos fat os novos, e ao servidor includo no processo ser oferecida oport unidade para se manifest ar sobre os at os at ent o produzidos, podendo requerer a repetio daqueles que lhe foram manifestamente prejudiciais.

Art . 261. Encerrada a fase probat ria, o despacho de indiciament o dever apont ar, sucint ament e, as provas da mat erialidade e indcios suficient es da autoria, a classificao jurdica da infrao e determinar a citao para que o argudo oferea defesa escrit a, no prazo de dez dias, para apresent ao das razes de defesa. 1 O prazo de defesa referido nest e art igo cont ar-se- em dobro quando houver mais de um processado. 2 No t endo sido apresent ada a defesa, o president e da comisso designar para oferec-las, defensor dativo. Art . 262. O processo relat ado ser encaminhado ao Corregedor-Geral da Polcia Civil que, no prazo de dez dias, decidir ou emit ir parecer e o encaminhar aut oridade que det erminou a sua inst aurao, a qual, em prazo de igual durao, cont ado da dat a do recebiment o dos respect ivos autos, homologar ou decidir. Art . 263. Concluindo a aut oridade que det erminou a inst aurao do processo administ rat ivo por imposio de penalidade superior a de sua at ribuio, conforme est abelecido nest a Lei Complement ar, dent ro de cinco dias, encaminhar os autos do processo autoridade competente. Art . 264. O processado ser int imado pessoalment e das decises proferidas nos autos que interessem sua defesa. DO PROCESSO DE REVISO Art. 265. Admitir-se-, observados os prazos do art. 16, pargrafo 1, a reviso do processo administrativo disciplinar findo: I - quando a deciso for cont rria a t ext o expresso de lei ou evidncia dos autos; II - quando a deciso se fundar em novos testemunhos, exames ou documentos comprovadamente falsos ou viciados; III - quando, aps a deciso, se descobrirem novas provas da inocncia do punido ou de circunstncias que autorizem penas mais brandas. Pargrafo nico. Os pedidos que no se fundarem nos casos enumerados neste artigo sero indeferidos liminarmente. Art. 266. A reviso no autoriza o agravamento da pena. 1 O pedido, devidament e fundament ado com as indicaes das provas que pret ende produzir, ser sempre dirigido aut oridade que aplicou a pena, ou que a tiver confirmado em grau de recurso.

2 No ser admissvel a reit erao do pedido, salvo se fundado em novas provas. Art . 267. A reviso poder ser pleit eada pelo prprio infrat or, ou por seu procurador e, no caso de mort e, pelo cnj uge, ascendent e, descendent e ou irmo. Art. 268. Admitida pela autoridade competente, a reviso ser processada por comisso compost a por t rs membros int egrant es do Conselho Superior da Polcia Civil. 1 Ser impedido de funcionar na reviso, quem houver composto a comisso de processo administrativo. 2 O presidente designar um servidor para secretariar a comisso. Art . 269. Ao processo de reviso ser apensado o processo administ rat ivo ou sua cpia, dando inicio imediat o diligncia, marcando o president e o prazo de quinze dias para que o requerente junte as provas que pretenda produzir. Art . 270. Decorrido o prazo consignado no art igo ant erior, ainda que sem alegaes, ser o processo encaminhado com relat rio fundament ado da comisso e, dent ro de quinze dias, aut oridade compet ent e para proferir o julgamento. Art . 271. Ser de t rint a dias o prazo para o j ulgament o, sem prej uzo das diligncias que a aut oridade j ulgadora ent enda necessrias ao melhor esclarecimento dos fatos articulados no processo. Art . 272. Julgada procedent e a reviso, a administ rao det erminar a reduo ou o cancelament o da penalidade impost a, com as anot aes necessrias nos assentamentos funcionais do servidor recorrente. DA REABILITAO Art . 273. O policial civil, aps cinco anos, provado bom comport ament o, por meio da ficha de assent ament os funcionais e parecer fundament ado com concluso obj et iva do chefe imediat o, poder requerer reabilit ao ao Conselho Superior da Polcia Civil. Art . 274. Concedida a reabilit ao, cessam os efeit os decorrent es da punio para fins de promoo e anlise de antecedentes. CAPTULO X DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

Art . 275. As carreiras policiais civis, consubst anciadas nos cargos de Delegado de Polcia, Agent e de Polcia e Escrivo de Polcia, passam a ser est rut uradas em srie de 05 (cinco) nveis, com graus crescent es de at ribuies e responsabilidades funcionais, sendo a diferena salarial de cada nvel de 5% (cinco por cent o), ressalvada a diferena do nvel IV para o nvel III, que ser de 30% (t rint a por cent o), devendo ser procedido ao aut omt ico e imediat o aj ust e remunerat rio para adequar os percent uais s diferenas int ernveis estabelecidas nesta Lei.

Art . 276. Os int egrant es da Polcia Civil t ero a denominao dos respect ivos cargos alt erada, no at o de publicao dest a Lei, de acordo com a seguint e correlao:

I Os at uais int egrant es do cargo de Agent e de Polcia Judiciria t ero a denominao alterada para Agente de Polcia. II Os at uais int egrant es do cargo de Escrivo de Polcia Judiciria t ero a denominao alterada para Escrivo de Polcia.

Art . 277. Passa a vigorar a seguint e regra de t ransio para a progresso funcional dos policiais civis relativamente ao tempo de servio que j possuam na respectiva classe quando da entrada em vigor desta Lei:

1 Os Delegados de Polcia, Escrives de Polcia e Agent es de Polcia de 1 Classe, que j cont em com o t empo mnimo de 5 (cinco) anos na respect iva classe, sero enquadrados imediat a e aut omat icament e no nvel Especial da respect iva carreira, sendo enquadrados no nvel I aqueles que ainda no contem com o tempo de 5 (cinco) anos na classe; 2 Os Delegados de Polcia, Escrives de Polcia e Agent es de Polcia de 2 Classe, que j cont em com o t empo mnimo de 5 (cinco) anos na respect iva classe, sero enquadrados imediat a e aut omat icament e no nvel I da respect iva carreira, sendo enquadrados no nvel II aqueles que ainda no contem com o tempo de 5 (cinco) anos na classe;

3 Os Delegados de Polcia, Escrives de Polcia e Agent es de Polcia de 3 Classe, que j cont em com o t empo mnimo de 5 (cinco) anos na respect iva classe, sero enquadrados imediat a e aut omat icament e no nvel II da respect iva carreira, sendo enquadrados no nvel III aqueles que ainda no contem com o tempo de 5 (cinco) anos na classe; 4 Os int egrant es das carreiras policiais civis que no sej am cont emplados com a imediat a progresso, t ero reduzido pela met ade o t empo necessrio para o atingimento do requisito dos 05 (cinco) anos na respectiva classe;

Art . 278. Os servidores int egrant es do at ual quadro em ext ino de Agent e Auxiliar de Polcia Judiciria t ero seu cargo renomeado para Agent e de Polcia integrante do Quadro Auxiliar. 1. O Agent e de Polcia int egrant e do Quadro Auxiliar t er os mesmos direit os, deveres e garant ias inerent es aos int egrant es das carreiras policiais civis, ressalvada a progresso funcional; 2. Os ocupantes do cargo de Agente de Polcia integrante do Quadro Auxiliar podero ser designados para as chefias dos Setores de Investigao, Cartrio e Apoio Administrativo; 3. Os ocupant es do cargo de Agent e Auxiliar de Policia Civil de 1 Classe t ero o cargo renomeado para Agent e de Polcia Nvel Especial int egrant e do Quadro Auxiliar, com venciment os idnt icos ao do Agent e de Polcia Nvel Especial, integrante do Quadro de Pessoal da Polcia Civil, inclusive no tocante aposentadoria; 4. Os ocupant es do cargo de Agent e Auxiliar de Policia Civil de 2 Classe t ero o cargo renomeado para Agent e de Polcia Nvel I int egrant e do Quadro Auxiliar, com vencimentos idnticos ao do Agente de Polcia Nvel I, integrante do Quadro de Pessoal da Polcia Civil, inclusive no tocante aposentadoria;

Art . 279. Os servidores policiais civis que, com base na legislao ant erior, opt aram pela carga horria de 30 horas semanais, t ero sua opo integralmente preservada.

Art . 280. Os Delegados de Policia ocupant es da 1 Classe da carreira na dat a da promulgao dest a lei t ero preservada a prerrogat iva de soment e serem lotados em unidades do interior do Estado mediante pedido expresso.

Art . 281. Os servidores pblicos est veis lot ados na Polcia Civil desde 1 de j aneiro de 1999, que no foram abrangidos pelo reenquadrament o promovido pelas Leis 4.122 de 17/09/1999 e 4.133 de 13/10/1999, mas que permanecem em exerccio de funes estritamente policiais, faro jus ao pagamento de um adicional de atividade policial civil, equivalente a 60% (sessenta por cento) do salrio base do Agente de Polcia de Nvel Especial. 1. A condio pessoal do servidor referido no caput ser apurada em Inqurit o Administ rat ivo conduzido pela Delegacia Geral de Polcia Civil, obj et ivando comprovar a efet iva permanncia na at ividade policial civil, submet endo-se a respect iva concluso avaliao sob pont o de vist a formal da Procuradoria Geral do Estado; 2. O adicional de at ividade policial civil ser incorporado para fins de aposentadoria do servidor; 3. A concesso do adicional no implica no reenquadrament o ou mudana de cargo do servidor, configurando mera vantagem pessoal.

Art . 282. Os at os referent es vida funcional dos int egrant es das carreiras da Polcia Civil, de int eresse int erno, sero publicados no Bolet im da Polcia Civil (BPC) e Boletim Reservado da Polcia Civil (BRPC), que se constituem de meios oficiais de divulgao de atos oficiais da rea da Polcia Civil.

1 Nenhum policial civil poder alegar desconheciment o dos at os publicados no Boletim da Polcia Civil ou no Dirio Oficial do Estado.

2 Para efeit o do dispost o no pargrafo ant erior, o Bolet im da Polcia Civil e o Dirio Oficial devero ser dist ribudos regularment e a t odas as unidades operacionais da Policia Civil e encaminhados para o e-mail funcional do servidor, podendo, ainda, ser acessado via internet ou intranet, nos termos de regulamento a ser elaborado pela Delegacia Geral de Polcia Civil.

Art . 283. Toda document ao pessoal, bem como qualquer alt erao ocorrida na vida funcional do policial civil, sero regist rados nos respect ivos assent ament os funcionais, pela unidade compet ent e, aps publicao Dirio Oficial, no BPC ou no BRPC.

Art . 284. Compet e ao Delegado Geral da Polcia Civil a elaborao do modelo das carteiras de identidade funcional dos ocupantes de cargos das carreiras da Polcia Civil.

Art . 285. As Unidades Policiais Civis, Delegacias de Polcia e Depart ament os congneres sero em prdios pblicos padronizados, preferencialment e int egrados Polcia Milit ar, onde cont ero habit culos dignos da funo policial, com est rut ura mat erial compat vel para o exerccio da polcia judiciria, assim como espao fsico adequado.

Art . 286. As lot aes e os cargos referidos nest a Lei sero int egralment e preenchidos na oport unidade em que o quadro de pessoal da Polcia Civil esteja completo. 1. A Delegacia Geral da Polcia Civil edit ar Port aria at ravs da qual o quadro at ual de pessoal ser remanej ado para preenchiment o dos cargos e lotaes previstas nesta Lei; 2. Enquant o permanecer incomplet o o quadro de pessoal da Polcia Civil, a Delegacia Geral poder adot ar fundament adament e t odas as medidas necessrias para o bom andamento dos servios e a garantia do atendimento populao sergipana, inclusive no que t oca redist ribuio de cargos e unidades policiais civis;

Art . 287. O Poder Execut ivo, em t odas as suas esferas, expedir os at os regulament ares Complementar. necessrios aplicao de disposies dest a Lei

Art. 288. Esta Lei Complementar entrar em vigor na data de sua publicao.

Art . 289. Ficam revogadas as disposies legais incompat veis com o cont edo desta Lei Complementar.

Aracaju, ___ de _______________ de 2011.

MARCELO DDA CHAGAS Governador do Estado de Sergipe

JOO ELOY DE MENEZES Secretrio de Estado da Segurana Pblica

Vous aimerez peut-être aussi