Vous êtes sur la page 1sur 6

Nome: Gustavo Torres n11 3 ano E.

Trabalho de Portugus

Americana 2011

Acima da Verdade ACIMA DA VERDADE A nossa cincia Da certeza com Sabem que h Tudo No Mas Seus Porque So E So tudo, pertence vultos visveis to reais no e esto uma o os falhada que deuses. cpia eles Universo. deuses, conhec-los, devemos flores, vista, flores Olimpo Natureza.

mais alto esto cincia adorar como as nossa reais calmo

os

como seu outra

alta as

Ricardo Reis Analise O poema Acima da Verdade de um dos heternimos de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, apesar de enquadrar-se temporalmente ao Modernismo portugus, possui grandes caractersticas do Arcadismo por apresentar forma fixa (uma ode que contm trs estrofes de quatro versos) e versos brancos (existe a mtrica em todas as estrofes a disposio da mtrica a mesma: os dois primeiros versos so decasslabos e os dois ltimos, pentasslabos - e no existem as rimas externas). Alm disso, h uma valorizao da cultura grecoromana, pela exaltao dos deuses. Em relao ao contedo, o eu-lrico afirma que se a cincia uma verdade, os deuses so mais ainda (idia hiperblica), pois aquela, apesar de ser verdadeira, possui falhas, diferente dos seres mitolgicos que so perfeitos. Ento, no cabe a cincia tentar desvendar esses mistrios dos deuses, mas ador-los. Essa adorao comparada s flores ([...] Mas adorar devemos / Seus vultos como as flores, [...] - comparao), uma vez que o Arcadismo, como esttica literria, tem como caractersticas a valorizao da natureza, do campo (bucolismo), etc. Porm, diferentemente da potica de Alberto Caeiro que aprecia a natureza como ela , nesta h uma valorizao voltada para o ideal da

cultura greco-romana, uma vez que o campo , para esse perodo, um refgio de paz ([...] So to reais como reais as flores / E no seu calmo Olimpo [...]). Atravs disso, parece que o eu-lrico, utilizando-se da primeira pessoa do plural, chama o leitor para ser mais um rcade - cultuar os deuses e valorizar essa natureza ([...] No pertence cincia conhec-los, / Mas adorar devemos [...]), como se fosse uma filosofia de vida; uma vez que, neste lugar, para o eu-potico, a natureza seria uma outra forma de viver, muito melhor, pois se tm ao lado os deuses do Olimpo ([...] E no seu calmo Olimpo/ So outra Natureza [...]).

Guardador de Rebanhos "O Tejo mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, Mas o Tejo no mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Porque o Tejo no o rio que corre pela minha aldeia. O E Para A Tejo tem grandes navega nele aqueles que vem em tudo o que memria das navios ainda, l no naus.

est,

O Tejo desce de Espanha E o Tejo entra no mar em Portugal. Toda a gente sabe isso. Mas poucos sabem qual o rio da minha aldeia E para onde ele vai E donde ele vem. E por isso, porque pertence a menos gente, mais livre e maior o rio da minha aldeia. Pelo Para E a Ningum Do O rio Tejo vai-se para alm do Tejo h fortuna daqueles que nunca pensou no que rio da minha da minha aldeia no faz o a a h mundo. Amrica encontram. para alm aldeia. em nada.

pensar

Quem est ao p dele est s ao p dele". Alberto Caeiro

Analise Pessoa, nestes versos, como em tantos outros, divaga sobre a personalidade. O Tejo, rio vital, conhecido por todos, de tamanho imponente e que atravessa todo Portugal, tem importncia e reconhecimento, j o pequeno rio, citado no poema, no. um rio dos excludos, dos annimos, das pessoas normais. Mas o rio do poeta, com o qual ele se identifica e com quem tem ligaes sentimentais. Nesse pequeno rio, no houve grandes aventuras, nem grandes descobertas, s um simples e pequeno rio, sem destaque, sem historia. O pequeno rio o prprio Fernando Pessoa, que em sua vida nunca viu nascer a semente do sucesso, este que tardiamente chegou apenas aps sua passagem. O pequeno rio no corre para o mar, no livre e segundo o autor esta fadado ao esquecimento. Genial, como sempre, Pessoa coloca a personalidade humana em xeque, por outro lado, rios grandes, caudalosos so como paixes, so fortes, imponentes, majestosos, mas so tambm previsveis, sem mistrios e na maioria das vezes se perdem ao mar.

Apontamentopontamento A minha alma partiu-se como um vaso vazio. Caiu pela escada excessivamente abaixo. Caiu das mos da criada descuidada. Caiu, fez-se em mais pedaos do que havia loia no vaso. Asneira? Impossvel? Sei l! Tenho mais sensaes do que tinha quando me sentia eu. Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir. Fiz barulho na queda como um vaso que se partia. Os deuses que h debruam-se do parapeito da escada. E fitam os cacos que a criada deles fez de mim. No se zanguem com ela. So tolerantes com ela. O que era eu um vaso vazio?

Olham os cacos absurdamente conscientes, Mas conscientes de si mesmos, no conscientes deles. Olham e sorriem. Sorriem tolerantes criada involuntria. Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas. Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros. A minha obra? A minha alma principal? A minha vida? Um caco. E os deuses olham-no especialmente, pois no sabem por que ficou ali. lvaro de Campos

Analise O poema inicia-se como uma espcie de introduo temtica em que o "engenheiro" nos apresenta diretamente o seu estado de esprito. Mas mais do que um simples estado de esprito, podemos encontrar uma confisso acerca da natureza intima dos seus sentimentos, ou mesmo da sua psique: Campos revela a natureza mltipla da sua alma. O tema da multiplicao (ou desmultiplicao) do eu um tema clssico em Pessoa, mas nem por isso to evidente em Campos. Isto porque Campos no tem por hbito ser to racional como Pessoa, porque por natureza emocional, dramtico. E neste poema Campos diz-nos (ou talvez seja Pessoa atravs de Campos) que se sente mltiplo - e que essa multiplicidade o faz sentir perdido. A multiplicidade da sua alma, que permite a Pessoa o alcance ao conhecimento atravs dos olhos diversos dos seus heternimos, tambm o que faz perder a sua unidade, a sua identidade. Por ser muitos, Pessoa (e Campos) sente no ser ningum. Por isso ele nos diz: "A minha alma partiu-se como um vaso vazio. / Caiu pela escada excessivamente abaixo". A alma partida a desmultiplicao do eu de Pessoa em vrios seus (os heternimos). Mas uma desmultiplicao que no resultou: "partiu-se como um vaso vazio"; e o processo dessa desmultiplicao foi demasiado doloroso e irreversvel (a alma "caiu pela escada excessivamente abaixo"). O facto de ter cado "das mos da criada descuidada", tambm nos faz pensar. Que Pessoa no ter planeado a sua dor, que tudo lhe aconteceu por imposio - que ele prprio sentia que o tinham literalmente deixado cair pelas escadas,

ele e a sua alma, para se partir em demasiados pedaos, tornando impossvel que algum (ou algo) os reunisse novamente na unidade to desejada no fim da sua vida, quando tudo parece perdido, e ele deseja o regresso infncia. A disperso de Campos (e de Pessoa) a caracterstica que mais o marca enquanto ele escreve. O excesso de sensaes, em virtude de se ter exposto a essa possibilidade terica atravs do seu heternimo mais expansivo - Campos - traz-lhe uma dissoluo completa do seu ser. Ele sente-se por isso "um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir". O resultado olhado pelos deuses: "Os deuses que h debruam-se do parapeito da escada / E fitam os cacos que a criada deles fez de mim". Mas eles no se importam, deixam o poeta sua desgraa humana: "No se zangam com ela. / So tolerantes com ela". Campos condenado ao seu estado absurdo, sem ajuda de ningum. Os prprios deuses parecem no compreender o seu estado absurdo. Os deuses apenas "Olham e sorriem. / Sorriem tolerantes criada involuntria", mentecaptos, limitados pela sua prpria natureza acessria vida c em baixo. A sua prpria obra , como ele, um caco, dispersa, desorganizada. E o caco incompreendido. Fica perdido, como o seu autor, sem identidade, sem coerncia, existindo apenas porque aconteceu, porque foi destinado assim. No h - ao que parece - uma causa insidiosa para tudo o que aconteceu a Campos, foi uma espcie de descuido horrvel da vida, um acidente lamentvel. Um acidente que mesmo os deuses no compreendem, e que por isso mesmo no tm por ele especial compaixo."

Vous aimerez peut-être aussi