Vous êtes sur la page 1sur 5

A indstria do amonaco

Por Antnio Pinho, n5, 11A FSICA-QUMICA A

1) O que a Indstria Qumica?


A indstria qumica desempenha um papel fundamental nas sociedades actuais, embora, grande parte dos produtos por ns consumidos no lhe sejam devidamente associados. Surgiu nos incios do sculo XIX (durante o auge da Revoluo Industrial), sendo responsvel pela produo de produtos que so utilizados por outras indstrias que lhe so secundrias. Genericamente, o seu processo consiste em: PRODUTOS INTERMEDIRIOS (inmeras substncias diferentes)

MATRIAS-PRIMAS (ar, gua do mar, gs natural, petrleo, )

PRODUTOS FINAIS (utilizados pelo consumidor)

Este tipo de indstria pretende implementar um equilbrio, atendendo aos problemas ambientais e s consideraes econmicas FABRICO DE PRODUTOS A BAIXO PREO RESPEITANDO A SEGURANA E A PROTECO AMBIENTAL. Assim, justifica-se a construo de edifcios dispendiosos, que, atravs do uso de processos tecnolgicos, diferenciam-se da sntese laboratorial (que consiste na utilizao de pequenas quantidades de substncias).

2) Aplicaes do Amonaco:
O Amonaco a matria-prima no fabrico de cidos ntricos, e tambm de sais de amnio e ureia. Todos estes compostos constituem-se nas preparaes do nylon, explosivos, corantes, produtos agrcolas (adubos, insecticidas, ). Figura ao lado. Entre todas as aplicaes a que mais se destaca o uso na Agricultura. Os sulfatos, fosfatos, nitratos e outros compostos que lhe tm origem so aplicados directamente nos solos. No entanto, no passado, o amonaco era utilizado ao nvel da refrigerao em mquinas frigorficas, devido sua elevada energia de vaporizao que favorece o arrefecimento. O amonaco foi sendo substitudo gradualmente pelos CFC, mas, medida que a aco destes sobre a camada do Ozono foi sendo descoberta, tenta-se implementar novamente a utilizao do amonaco na refrigerao de mquinas.

3) Obteno do Amonaco: 3.1) Preparao Laboratorial


O amonaco obtido laboratorialmente, a partir de sais de amnio, sendo necessria a presena de bases. O odor deste detectvel quando, mesma temperatura ambiente, juntamos cloreto de amnio e cal viva. Frmula em baixo. A reaco torna-se mais espectacular, em extenso e rapidez, quanto maior foi a temperatura. Devido s suas propriedades fsicas e qumicas (solubilidade em gua e menor densidade que o ar), deve ser recolhido num frasco ou balo, voltado com a boca para baixo. ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

3.2) Obteno Industrial. Aspectos histricos:


Anteriormente, o amonaco era preparado por um mtodo muito dispendioso e que envolvia grandes quantidades de energia mtodo da cianamida clcica. Ento, em 1912, Fritz Haber (qumico alemo), descobriu um processo artificial que permite, a partir da fixao de azoto atmosfrico, produzir amonaco a partir de diazoto e di-hidrognio gasosos: ( ) ( ) ( ), Esta reaco s acontece na presena de um catalisador frreo

Karl Bosch foi o responsvel pela introduo deste processo indstria, sendo que a sntese industrial de amonaco actualmente designada por processo de Haber-Bosch.

4) Matrias-primas para a sntese de amonaco: 4.1) Azoto:


O azoto retirado do ar (sendo que bastante abundante na Atmosfera) por destilao fraccionada do ar lquido (figuras seguintes):

Central para liquefaco do ar

A separao por destilao entre dioxignio e diazoto s possvel porque estes apresentam pontos de ebulio diferentes, respectivamente -183C e -196C. O diazoto para alm da sua utilizao ao nvel do amonaco (utilizaes agrcolas), utilizado: Na refrigerao na indstria e em laboratrios de investigao utilizao no estado lquido Na obteno de atmosferas inertes, actuando como gs na indstria qumica, metalrgica e elctrica

Na indstria alimentar, para evitar a putrefaco por bactrias aerbias

4.2) Hidrognio:
O di-hidrognio no existe livre na natureza, existindo a necessidade de ser preparado. O processo mais remoto para esta sntese designado por gaseificao do carvo reaco em que o carvo reage com vapor de gua, a altas temperaturas: ( ) ( ) ( ) ( )

No entanto, actualmente a base para a obteno desta molcula to importante para a sntese do amonaco so os processos petroqumicos. Nestes so quebradas as relaes entre molculas de gs natural (normalmente metano), de hidrocarbonetos vrios e tambm resduos de petrleo: ( ) ( ) ( ) ( ), Repare-se que neste processo a quantidade de molculas obtidas maior (cerca do triplo).

Actualmente o processo utilizado em Portugal (pela Amonaco de Portugal) a preparao do dihidrognio pela oxidao parcial de hidrocarbonetos, atravs do dioxignio (exemplo): ( ) ( ) ( ) ( ), Novamente reala-se o dispndio menor de energia e matria, face aos processos anteriores.

Estes processos tornam-se ainda mais rentveis porque o monxido de carbono originado transformado em dixido de carbono, que constitui a sntese de ureia. Existe ainda a hiptese do di-hidrognio ser formado a partir de electrlises processos menos econmicos, embora a pureza final seja maior (na ordem dos 99%). O di-hidrognio uma grande aposta para o futuro dos combustveis, na medida em que a poluio que advm da sua queima quase inexistente e no contribui para o aquecimento global.

5) A sntese do amonaco uma reaco incompleta:


REACO COMPLETA toda a reaco em que os reagentes esto presentes na proporo estequiomtrica, e esgotam-se completamente (no sobram reagentes para transformar).

REACES QUMICAS

Completas

Incompletas

REACO INCOMPLETA a sntese de amonaco uma reaco incompleta, pois nenhum dos reagentes se esgota, sendo neste caso o rendimento inferior a 100% (ou 1).

6) Relacionando quantidades de substncia:


Quantidade de substncia que contm tantas entidades elementares (tomos, ies, molculas, ...) quanto as existentes em 0,012Kg de carbono-12 (referncia).

MOLE (n) quantidade de substncia (ou matria) S.I. - mol

Nota: Cada mole de substncia contm um valor fixo de partculas


Relacionando a quantidade de substncia com a constante de Avogadro possvel saber o nmero de partculas reais que constituem uma substncia:

Quando aplicamos clculos envolvendo quantidades formao da molcula de amonaco reparamos que, para a sua formao, necessria a ligao entre uma molcula de diazoto e trs molculas de di-hidrognio. Ento, a proporo de 1 para 3 (frmula): , a proporo estequiomtrica de 1 de para 3 de .

A noo de proporo estequiomtrica torna-se muito importante, especialmente quando so fornecidas as massas (em gramas) dos reagentes. A partir deste ponto, possvel, com o uso da frmula , extrapolar o valor da quantidade de substncia para uma razo que pode verificar, ou no, a proporo estequiomtrica.

7) Amonaco e compostos de amnio em materiais de uso corrente:


Um complexo um composto de coordenao, caracterizando-se pela existncia de um io metlico ao centro do composto, ao qual se ligam outros ies e molculas (ligandos). Estes ligandos estabelecem com o io central ligaes coordenadas ligaes covalentes em que o dupleto electrnico proveniente do ligando.

Como exemplos de complexos pode ser referido o io diaminoprata [Ag(NH3 )2 ]+. No entanto, os complexos podem ser um io negativo ([Cu (CN)3 ]2- ) ou uma molcula neutra. Os metais de transio apresentam grande tendncia para formar complexos. O nmero de ligandos directamente unidos ao io metlico num io complexo denomina-se por nmero de coordenao do metal. Os nmeros de coordenao mais frequentes para os elementos de transio so 4 e 6, embora tambm sejam comuns 2 e 5. Os complexos que se formam so frequentemente coloridos (figura ao lado). O pigmento verde da clorofila e a hemoglobina so exemplos dessa caracterstica. A aplicao dos complexos vasta, indo desde o uso domstico at medicina e indstria.

Vous aimerez peut-être aussi