Vous êtes sur la page 1sur 14

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg.

1 de 14

CADERNO DE 1S SOCORROS

Este caderno deve estar em local acessvel do laboratrio e ser do conhecimento de todos os que nele trabalham Para mais informaes, consultar o Manual de Socorrismo disposio do Departamento de SHST

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 2 de 14

Colocar em Posio Lateral de Segurana (PLS)


Esta posio deve ser adoptada em todas as situaes de inconscincia. Deve, no final da sua execuo, garantir a estabilidade da vtima, evitar a flexo lateral da regio cervical, permitir uma boa observao e acesso via area, manter uma boa drenagem de fluidos pela boca e uma boa patncia da via area, permitindo uma boa distensibilidade pulmonar. 1. Ajoelhe-se ao lado da vtima com um dos joelhos ao nvel da linha inter-mamilar e o outro ao nvel da linha umbilical; 2. Estique a cabea da vtima para trs (empurrando pelo queixo) e puxe-a, em extenso, para o seu lado; 3. O membro superior da vtima, do seu lado, dever ser dobrado e colocado para junto da cabea de modo a ficar ao lado desta; 4. As suas mos vo pegar nos membros do lado oposto da vtima, colocando uma mo ao nvel do antebrao, evitando fazer quaisquer rotaes deste, e a outra por debaixo do joelho, fazendo com que esta articulao fique em flexo; 5. Com os seus joelhos bem fixos no terreno, puxe suavemente naqueles pontos de modo a que a vtima fique em decbito lateral, apoiando-a se necessrio com as suas coxas, at que a estabilidade final da posio seja conseguida.

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 3 de 14

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 4 de 14

Como actuar em caso de Choque


Causas do Choque: Leses no corao; Perda de sangue ou lquidos orgnicos; Vasodilatao.

Sinais e sintomas: Palidez (cinza); Diminuio da temperatura corporal; Pele hmida e viscosa; Apatia; Pulsao fraca e rpida; Ventilao superficial, difcil, rpida/irregular e ofegante; Dilatao pupilar; Nuseas (podendo a vtima vomitar); Inconsciente (em muitas situaes).

Primeiro Socorro: 1. Gritar por ajuda Pedir para chamar 112; 2. Deitar a vtima de costas; 3. Desapertar-lhe as roupas no pescoo, peito e cintura; 4. Verificar se est consciente, se ventila, se h sinais circulatrios e, em caso afirmativo, mant-la deitada, com a cabea baixa e as pernas levemente levantadas; 5. Envolver a vtima num cobertor; 6. No dar nada a beber; 7. Se a vtima estiver inconsciente, coloca-la em Posio Lateral de Segurana (PLS).

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 5 de 14

Como actuar em caso de obstruo da via area (engasgamento)


Vtima consciente, ventilando apesar da obstruo: Faa com que continue a tossir.

Obstruo completa (vtima com cianose cinza arroxeado): 1. Coloque-se de lado da vtima e ligeiramente por detrs; 2. Sustenha o trax da vtima com uma mo e incline-a para a frente; 3. Com a outra mo, aplique 5 pancadas entre as omoplatas (podem no ser necessrias todas as pancadas); 4. Se no desobstruir, proceda manobra de Heimlich, mantendo-se por detrs da vtima e abraando-a em redor da regio epigstrica (acima do umbigo); 5. Cerre o punho sobre essa regio e agarre-o com a outra mo; 6. Faa um mximo de 5 movimentos bruscos para dentro e para cima; 7. Se necessrio, repita a sequncia (pancadas / Heimlich) at que o corpo estranho se desaloje da via area.

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 6 de 14

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 7 de 14

Como actuar em caso de Queimaduras


Tipos de Queimaduras: 1 Grau Pele vermelha, quente, seca, dolorosa e com ardor; 2 Grau Pele vermelha, quente, seca com ardor e bolhas que tm lquido no seu interior; 3 Grau pele destruda podendo chegar a estar carbonizada.

Primeiro Socorro: Gritar por ajuda Pedir para chamar 112 (dependendo da extenso da queimadura de 1 e 2 Grau); 1 Grau Colocar debaixo de gua corrente fria, pelo menos 10 minutos. Aps arrefecimento, colocar um creme hidratante, neutro e sem corantes. No colocar gorduras; 2 Grau Arrefecer com gua o mais fria possvel. Se necessrio, promover a evacuao da vtima para o hospital. No rebentar as bolhas; 3 Grau Arrefecer com gua o mais fria possvel.

Casos especiais: Olhos Lavar demoradamente com um fio de gua corrente, do canto interno para o externo. Deixar o globo ocular humedecido. Colocar a vtima num ambiente com pouca luz (evita colagem das plpebras); Articulaes e zonas de contacto Interpor compressas ou panos limpos, sem pelos e molhados para evitar colagem; Por produtos qumicos Colocar a vtima rapidamente debaixo de gua corrente. Retirar a roupa durante o duche, o qual deve demorar 15 a 20 minutos. Cobrir a vtima e promover o transporte para o hospital; Queimaduras extensas No despir nem arrancar a roupa, a menos que seja de nylon.

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 8 de 14

Como actuar em caso de Feridas


Primeiro Socorro: 1. Acalmar a vtima, saber como se feriu e se tem em dia a vacina contra o ttano; 2. Expor a zona da ferida (tirar roupa ou descoser, se necessrio); 3. Retirar, se necessrio, adornos (anis, fios, relgio, etc); 4. Ter as mos e unhas lavadas com gua e sabo; 5. Lavar / desinfectar a ferida com gua e sabo ou soluo anti-sptica: Lavar a zona da pele mais intacta, perifericamente ferida, partindo dos bordos para a regio mais afastada; Lavar a ferida propriamente dita, do centro desta para o exterior; Devem utilizar-se compressas ou panos limpos, sem pelos.

6. Colocar um penso e fazer a sua fixao com uma cobertura. De feridas requerendo tratamento mdico ou diferenciado (boca, nariz, olhos, feridas extensas e/ou profundas): 1. Gritar por ajuda Pedir para chamar 112; 2. Proceder como indicado de 1 a 4; 3. No lavar / desinfectar; 4. Proteger a ferida com compressas ou panos limpos e secos; 5. Efectuar a cobertura; 6. Promover o transporte para o hospital.

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 9 de 14

Como actuar em caso de Hemorragias


Tipos de Hemorragias: Externa O sangue sai por uma ferida, sendo sempre visvel; Interna Invisvel O sangue fica retido no interior do corpo; Interna Visvel O sangue sai por uma abertura natural do corpo (boca, nariz, ouvidos, nus, uretra ou vagina). Primeiro Socorro para Hemorragia Externa: 1. Gritar por ajuda Pedir para chamar 112; 2. Aplicar sobre a ferida um penso, comprimindo a zona com a mo ou pedindo vtima que, se possvel, faa auto-compresso; 3. Se o penso se encharcar de sangue, no deve ser retirado. Colocar outro por cima e fazer compresso manual mais forte; 4. A compresso manual directa no deve ser aplicada quando no local existir um corpo estranho encravado ou uma fractura. Sinais e sintomas para Hemorragia Interna Invisvel: Dor local ou radiante; Sede; Zumbidos; Gradual dificuldade de viso; Pulso progressivamente rpido e fraco; Ventilao progressivamente mais rpida e superficial; Pupilas progressivamente dilatadas.

Primeiro Socorro para Hemorragia Interna Invisvel: 1. Gritar por ajuda Pedir para chamar 112; 2. Desapertar as roupas no pescoo, trax e abdmen; 3. Se consciente, instalar a vtima numa posio de conforto, movimentando-a o menos possvel; 4. Se inconsciente, colocar em PLS; 5. Manter a temperatura corporal; 6. No dar nada a beber;

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 10 de 14

7. Promover evacuao para o hospital. Primeiro Socorro para Hemorragia Interna Visvel: O sangue (vermelho vivo e espumoso) sai atravs da boca e provm dos pulmes: 1. Fazer tudo o indicado para Hemorragia Interna Invisvel; 2. Se consciente, recomendar que a vtima ventile pausadamente para evitar tossir. O sangue (de cor diversa e acompanhado de vmito e dor abdominal) sai atravs da boca e provm do tubo digestivo: 1. Fazer tudo o indicado para Hemorragia Interna Invisvel; 2. Se consciente, tentar evitar o vmito; 3. Colocar um saco de gelo sobre o abdmen (envolver o saco com um pano). O sangue sai pelo nariz: 1. Colocar a vtima com a cabea direita no alinhamento do corpo (nem para a frente nem para trs); 2. Fazer compresso com os dedos polegar e indicador em pina, apertando as extremidades das narinas, durante cerca de 10 minutos; 3. Aplicar frio no local, (com gelo no directamente sobre a pele).

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 11 de 14

Como actuar em caso de Intoxicao


Primeiro Socorro: 1. Gritar por ajuda Pedir para chamar 112; 2. Identificar o txico (embalagens vazias, equipamento utilizado, vmito, etc.). 3. Ligar 808 250 143 (Centro de Informaes Anti-Venenos CIAV) e pedir ajuda sobre o que fazer consoante o txico em questo; Via cutnea: 1. Lavar abundantemente com gua corrente e sabo cerca 20-30 minutos; 2. Retirar as roupas contaminadas; 3. Quem socorre deve usar luvas e mscara. Via ocular: 1. Lavar abundantemente com gua corrente ou soro fisiolgico do canto lacrimal (interno) para o canto temporal (externo). Via inalatria: 1. Levar a vtima para um local arejado.

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 12 de 14

Como actuar em caso de Hipoglicmia


Sinais e sintomas: Sensao de fraqueza / fome; Palidez acentuada; Sudorese abundante e fria; Pele pegajosa; Pulso rpido e cheio; Ventilao superficial e tendencialmente deprimida; Parestesias no rosto e nas mos; Convulses Coma.

Primeiro Socorro: 1. Gritar por ajuda Pedir para chamar 112; 2. Vtima consciente dar gua com acar; 3. Vtima inconsciente colocar a cabea em extenso e colocar um torro de acar por baixo da lngua; 4. Envolver a vtima num cobertor; 5. Promover o transporte para o hospital.

Como actuar em caso de Hiperglicmia


Sinais e sintomas: Fadiga crescente; Manuteno da prega cutnea / desidratao; Ventilao rpida, profunda e irregular; Pulso rpido e cheio; Hlito adocicado a fruta ou a acetona (hlito cetnico); Face rosada e aspecto congestionado; Inconscincia Coma.

Primeiro Socorro: 1. Gritar por ajuda Pedir para chamar 112;

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 13 de 14

2. Obter histria clnica: insulino-depedente? J administrou a dose de insulina diria? Faz antidiabticos orais?

3. Promover o transporte para o hospital

Caderno de primeiros socorros DSHST47-02 Reviso 1 de 19-02-2004 Pg. 14 de 14

Como actuar em caso de Epilepsia


Primeiro Socorro: Pequeno mal epilptico: 1. Gritar por ajuda Pedir para chamar 112; 2. Acalmar e colocar a vtima em posio confortvel; 3. Se necessrio, promover o transporte ao hospital; Grande mal epilptico: 1. Gritar por ajuda Pedir para chamar 112; 2. Impedir a auto-mutilao, afastando objectos e protegendo / amparando a cabea e membros superiores; 3. Desapertar as roupas ao nvel do pescoo, trax e abdmen; 4. Manter a via area permevel; 5. Promover o transporte para o hospital.

Vous aimerez peut-être aussi