Vous êtes sur la page 1sur 3

EGITO 4000 a 1000 a.C.

. imortalidade Comeou a formar-se h mais ou menos quatro mil anos antes de Cristo, nas proximidades do Rio Nilo. O rio, um verdadeiro osis no deserto, foi essencial para a concentrao de uma populao mesclada entre mediterrneos, asiticos e africanos, que, principalmente a partir de 3300 a.C., tinham na agricultura e no pastoreio suas principais atividades, guiadas pelas cheias do Nilo.

Rio Nilo

Aps a unificao do norte e sul, por volta de 3000 a.C., o Egito foi se desenvolvendo cada vez mais. A escrita dava seus primeiros passos, bem como as tcnicas sobre metais (em especial os mais moles como o ouro e o cobre), a tecelagem e a cermica. KA esprito imortal do fara; fora vital. Acreditava-se que o fara era como um deus sobre a terra. EMBALSAMENTO receptculo durvel para o esprito. Etapas: extrao do crebro do cadver pelas narinas, com um gancho de metal. Imerso em salmoura, permanecia l por 2 meses. Enrugado, era envolto com ataduras e depois levado ao caixo e finalmente ao sarcfago de pedra. O clima seco e a ausncia de bactrias na areia e no ar ajudavam a manter o corpo. imortalidade Comeou a formar-se h mais ou menos quatro mil anos antes de Cristo, nas proximidades do Rio Nilo. O rio, um verdadeiro osis no deserto, foi essencial para a concentrao de uma populao mesclada entre mediterrneos, asiticos e africanos, que, principalmente a partir de 3300 a.C., tinham na agricultura e no pastoreio suas principais atividades, guiadas pelas cheias do Nilo. A principal preocupao da arte egpcia era a de garantir uma vida eterna confortvel para seus soberanos (faras = reis), considerados deuses. A arte pretendia ser til: no se falava em peas ou em obras belas, e sim em eficazes ou eficientes. O intercmbio cultural e a novidade nunca foram considerados como algo importante por si mesmos. Assim, as convenes e o estilo representativo da arte egpcia, estabelecidos desde o primeiro momento, continuaram praticamente imutveis atravs dos tempos. Sua inteno fundamental, sem dvida, no foi a de criar uma imagem real das coisas tal como apareciam, mas sim captar para a eternidade a essncia do objeto, da pessoa ou do animal representado.

Akenaton fara reformador radical e artista que proporcionou um afrouxamento temporrio das convenes artsticas,fez uma representao naturalstica de sua esposa, Nefertiti. Outras caractersticas importantes das representaes humanas egpcias tambm j aparecem nessa poca, seguindo a Lei da Frontalidade: - Cabeas e ps vistos de perfil; - Olhos mostrados frontalmente; - Metade superior dos ombros e tronco de frente; - Braos e pernas apresentados por inteiro, de perfil.

Comeando por seu interior ela foi construda com blocos de pedra calcria, sendo que a camada externa das pirmides foi revestida com uma camada protetora de pedras polidas e com um brilho distinto. Era composta de 2,3 milhes de enormes blocos de calcrio - estima-se que cada um pesa trs toneladas. Observa-se que o ngulo de inclinao de seus lados fizeram com que cada lado fosse orientado cuidadosamente pelos pontos cardeais. Em todos os nveis da pirmide a seo transversal horizontal quadrada. As teorias inventadas nos ltimos sculos para explicar a construo das pirmides sofrem todas de uma problema comum. O desconhecimento da cincia egipcia do Alto Imprio. Conhecimento este que foi recuperado apenas no final do sculo XX. A teoria que melhor explica as construes das pirmides sem encontrar contradies logsticas e sem invocar coisas extra-terrenas a qumica, mas exatamente um ramo dela, a geopolimerizao. Os blocos foram produzidos a partir de calcrio dolomtico, facilmente agregado no local usando-se compostos muito comuns na poca, como cal, salitre e areia. Toda a massa dos blocos foi transportada por homens carregando cestos da massa, posta a secar em moldes de madeira. O esforo humano neste caso seria muito menor e o assentamento do blocos perfeito.

A arqueologia contra a imaginao


A primeira destas teorias afirma que a Grande Pirmide de Queops no foi uma tumba mas um templo, no qual seletos candidatos eram iniciados nos mistrios de uma cincia secreta. A outra, do norte-americano Edgar Gayce, assegura que no interior e debaixo da base da Grande Pirmide se encontram bibliotecas secretas, nas quais conservado o patrimnio cientfico da Atlntida, o continente perdido. Naturalmente as duas teorias mereceram os mais seletos comentrios humorsticos dos arquelogos em geral, e as mais homricas gargalhadas dos especialistas em egiptologia, mas... visto que os arquelogos tm o hbito demasiadamente manifesto de querer monopolizar para si qualquer pedra tosca antiga e de no tolerar "intruses" de ningum que no esteja registrado em suas ctedras universitrias, seu prestgio de "objetivos homens de Cincia", ultimamente, decaiu bastante; o que os outros cientistas no conseguem entender por que os arquelogos de profisso se prendem tenazmente a sustentar a capa e espada suas prprias opinies, ponderaes, cavilaes, elucubraes, dedues, etc., cuidadosamente redigidas em artigos monogrficos que publicam em revistas superespecializadas e de circulao limitadssima, contra qualquer contradio, venha de onde vier.

Vous aimerez peut-être aussi