Vous êtes sur la page 1sur 7

tividade Escrita - Srie: 3 ano do Ensino Mdio Leia: Necrolgio dos desiludidos do amor Os desiludidos do amores to desfechando tiros

no peito. Do meu quarto ouo a fuzilaria. As amadas torcem-se de gozo. Oh quanta matria para os jornais. (.....) (Carlos Drummond de Andrade, Brejo das Almas)

1. Quantas frases h no texto? 2. Aponte uma frase sem verbo. 3. Aponte uma orao com locuo verbal. 4. Qual o sentido da palavra necrolgio, que aparece no ttulo do poema? 5. Aponte uma palavra formada por derivao prefixal e por derivao sufixal. 6. Na orao: " Do meu quarto ouo a fuzilaria" , aponte e classifique o sujeito e diga que tipo de predicado ocorre. 7. Na orao: "Os desiludidos do amor esto desfechando tiros no peito",aponte o sujeito e diga qual o seu ncleo. Exerccios 1. Complete com um verbo de ligao: a) Me, o almoo _______________ pronto? b) Eu sei a verdade, mas ____________ calado. c) __________Todos irmos. d) Se no prestarmos ateno, a professora ___________________ uma fera. e) Todos se levantam, mas ele ______________________ sentado. 2. Indetermine o sujeito das oraes abaixo, usando o verbo na terceira pessoa do singular com o pronome se. a) No Brasil, as famlias viajam muito para a praia no vero. b) Naquela cidade, as pessoas trabalham bastante. c) Vivemos bem em qualquer cidade deste pas. d)Nossa empresa precisa de uma secretria. 3. Leia a manchete: PREFEITURA COBRA MULTAS ATRASADAS a) Reesecreva a frase indeterminando o sujeito. b) Qual a inteno do autor do texto em utilizar o sujeito indeterminado na manchete? c) Releia a orao que voc escreveu e diga por que os jornais apresentam manchetes com esta estrutura. d) Por que voc supe que isso acontea? e) Quem o sujeito da oro da manchete? classifique-o. f) Identifique o predicado e classifique-o. . Na frase Acabei de me mudar, o sujeito no est explcito. Que palavra poderia ser colocada antes do verbo? 2. Qual o sujeito da orao E j que nos conhecemos... 3. E j que nos conhecemos... Escreva no caderno uma ou mais oraes que poderia completar o enunciado . 4. Encontre o sujeito das frases abaixo: a) Por detrs das nuvens surgiu a lua cheia.

b) Samos, meu companheiro e eu, em busca de aventuras. c) Nada trouxeram meus tios de sua viagem. d) Estava o nobre cavaleiro pronto para a glria das batalhas. 5. D exemplo de: a) Frase nominal. b) Frase verbal. c) Orao absoluta. d) Perodo simples e) Perodo composto. 1. Classifique o sujeito nas frases abaixo: a) Aquele senhor no conseguiu entrar no nibus. b)Voltem para casa mais cedo, meninas! _______________________________________________________c) Pratos e copos caram no cho. _______________________________________________________d) Instalaram uma nova emissora de rdio na nossa escola. e) Choviam palmas na platia. F) Apagaram a luz g) Eu e Ana fomos para Salvador. 2. Classifique os advrbios nas frases abaixo: a) O rapaz estava bastante longe _____________________________ b) Meus pais chegaram ontem._______________________________ c) O menino atravessou a rua depressa. ________________________ d) Certamente ter aula sbado._______________________________ e) Apenas duas pessoas passaram na prova.______________________ f) Hoje vai ter salada de fruta na escola_________________________ g) O prefeito estar aqui neste fim de semana._____________________ 3. Faa duas frases com os pronomes possessivos e indefinidos. 4. Complete com MAL ou MAU: a) Nosso negcio vai ______, amigo. b) A msica chama-se Homem ______. c) Aquele menino ______. d) Meu relgio trabalha _______. e) O banho gelado fez ______ a voc. f) O _______ aluno foi _______ na prova. g) O ______ cliente paga __________ as suas contas. h) Que ______ cheiro! luno acusado de furtar caderno detido

O estudante Wilson da Silva, 19, foi preso anteontem acusado de furtar o caderno de uma colega de classe, em Campos do Jordo (175 km de So Paulo). Ele foi solto ontem e disse ter sido espancado na delegacia. tarde, fez exame de corpo de delito no Instituto Mdico Legal de Taubat. A polcia abriu inqurito para apurar a denncia. O delegado Adib Jorge Filho, 28, acha estranha a verso da agresso. A priso do estudante provocou uma manifestao em frente delegacia de Campos. O advogado do estudante, Jos Carlos de Carvalho Santos, 37, disse que ele foi vtima da brincadeira de outros alunos. Algum colocou o caderno na mochila dele. Silva foi preso s 10h30 em frente estao de trem da Vila Abernssia, no centro. A estudante Amanda Pereira da Silva, 15, dona do caderno furtado, disse que o rapaz comeou a correr quando Amanda gritava pega ladro. Segundo a polcia, o caderno estava na mochila do rapaz. Ele disse no saber como foi parar l. Segundo o delegado, o estudante foi colocado em uma cela, separado de outros presos. O delegado disse estranhar a histria do espancamento. O rapaz teria sido agredido s 12h30 de anteontem por dois policiais, mas s contou ao pai depois das 19h30. Antes disso, ele conversou com seu advogado, mas no falou nada sobre a agresso. No posso confirmar nem afastar a hiptese da agresso, disse o delegado. O advogado de Silva disse que ele deve fazer o reconhecimento de seus supostos agressores amanh. Segundo o advogado, o estudante tem hematomas nas pernas e dores no estmago. A me de Amanda, Aracy Pereira da Silva,51, disse que no esperava uma repercusso to grande. Est virando uma revoluo social. Aracy afirmou que sua filha est sendo discriminada na escola. Segundo ela, a menina tem recebido telefonemas annimos dizendo que vai haver troco. Silva cursa o primeiro ano do segundo grau na escola estadual Theodoro Corra Cintra, no centro. Segundo a diretora, Shirley Cintra, 53, furtos na escola so normais. (Folha de So Paulo, So Paulo, 14 de maio 1992.) 1. O texto apresenta um fato principal. Qual?

....................................................................................................................................... 2. Onde aconteceu esse fato?

....................................................................................................................................... 3. A priso do estudante provocou que reao?

..................................................................................................................................................................................... ......................................................................................... 4. Quem vai defender Wilson da Silva?

....................................................................................................................................... 5. Por que o delegado acha estranha a verso da agresso?

..................................................................................................................................................................................... ......................................................................................... 6. Para a menina Amanda quais foram as conseqncias do caso?

..................................................................................................................................................................................... ......................................................................................... 7. Na sua opinio , furtos podem ser considerados normais?

..................................................................................................................................................................................... ..................................................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................................. 8. Wilson diz ter sido espancado na delegacia. Na sua opinio possvel ter ocorrido a agresso?

..................................................................................................................................................................................... ..................................................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................................. 1. (U. Alfenas-MG) Em ... s respira fora da gua., a expresso sublinhada : (A) adjunto adnominal. (B) complemento nominal. (C) adjunto adverbial. (D) objeto indireto. (E) aposto. 2. (UFSM) Em Previsivelmente, a interveno oficial animou o eterno debate ideolgico o perodo simples apresenta: sujeito + verbo transitivo direto + objeto direto + adjunto adverbial. A mesma estrutura sinttica ocorre em: (A) Todas reclamaram, fortemente, da figura impossvel das modelos. (B) Insistentemente, a ministra pediu comisso um ajuste nas programaes. (C) Na quinta-feira, o senado argentino aprovou um importante projeto de lei. (D) Na semana passada, as revistas de moda concordaram com as exigncias do governo. (E) Por birra, a direita alinhou-se faco das magrrimas. 3. (FEI-SP) Observe o fragmento: Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brs Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne ou de um Xavier de Maistre. Assinale a alternativa que analise corretamente a funo sinttica do elemento sublinhado no contexto em que se insere: (A) complemento nominal. (B) objeto direto. (C) sujeito. (D) aposto. 4. (FEI-SP) Observe a orao: Fabiano ia satisfeito. O termo em destaque assume a funo de: (A) predicativo do sujeito. (B) objeto direto. (C) adjunto adverbial. (D) adjunto adnominal. (E) agente da passiva. 5. (Puccamp) Como soluo, apontam, com freqncia, para os reconhecidamente muito dependentes, programas extensos. Sobre a frase anterior INCORRETO afirmar-se que: a) o sujeito inexistente. b) "com freqncia" um adjunto adverbial. c) "os reconhecidamente muito dependentes" o objeto indireto. d) "programas extensos" o objeto direto. a) "extensos" adjunto adnominal. 6. (G1) "MEU FILHO, cuidado!" As palavras em destaque correspondem, em anlise sinttica a: (A) Sujeito. (B) Objeto Direto. (C) Vocativo. (D) Complemento Nominal. (E) Objeto Indireto. 2. . (UFSM) O padro frasal de A reportagem esclarece um problema a seus leitores o seguinte: sujeito + verbo + objeto direto + objeto indireto. Assinale a alternativa em que ocorre o mesmo padro oracional, sendo um dos termos enriquecidos por um aposto. (A) Exame, uma conceituada revista, informa os leitores de questes nacionais relevantes. (B) Leitores, a revista est dedicada discusso dos problemas brasileiros. (C) Exame, em uma reportagem extensa, discute problemas de interesse nacional. (D) Exame, uma revista para executivos, parece confivel a todos.

(E) Os leitores, interessados, leram a reportagem de capa em primeiro lugar. 2. (FEI-SP) Observe a orao: alguns anos depois, a humanidade assistia atnita ao holocausto nuclear em Hiroshima e Nagasaki. Assinale a alternativa que justifique corretamente a pontuao da orao: (A) ocorrncia de um adjunto adverbial no incio da orao. (B) ocorrncia de vocativo. (C) ocorrncia de aposto. (D) intercalao de uma orao subordinada adverbial. (E) intercalao de uma orao coordenada assindtica. 3. (UEL) Assinale a alternativa em que a funo sinttica do termo em maisculo est INCORRETA. Faltariam ALGUMAS RESPOSTAS (a) para que o trabalho ficasse COMPLETO (b) e os meninos se dispuseram A OUTRAS TAREFAS (c) MAIS ADAPTADAS (d) A SEU NVEL (e). (A) predicativo do sujeito (B objeto indireto (C) objeto direto (D) adjunto adnominal (E) complemento nominal 4. (Mackenzie) Na frase de Otto Lara Resende, "Mineiro s SOLIDRIO NO CNCER", a expresso em destaque : (A) predicativo do sujeito. (B) aposto. (C) objeto direto. (D) adjunto adverbial de modo. (E) adjunto adnominal de MINEIRO. 5. (FUVEST) Assinalar a orao que comea com um adjunto adverbial de tempo: a) Com certeza havia um erro no papel do branco. b) No dia seguinte Fabiano voltou cidade. c) Na porta, (...) enganchou as rosetas das esporas... d) No deviam trat-lo assim. e) O que havia era safadeza. 6. (Mackenzie SP) "H uma gota de sangue em cada poema." Assinale a alternativa que contm uma observao correta sobre a sintaxe dessa frase. (A) sujeito: uma gota de sangue (B) verbo intransitivo (C) adjuntos adverbiais: uma e de sangue (D) complemento nominal: em cada poema (E) predicado verbal: toda a orao Bullying: brincadeiras que ferem Ameaas, agresses, humilhaes... a escola pode se tornar um verdadeiro inferno para crianas que sofrem nas mos de seus prprios colegas, ainda mais nos dias de hoje, em que a internet pode potencializar os efeitos devastadores do bullying. Voc sabe o que isso? Onde e como ele ocorre? Voc j ouviu falar de bullying? O termo em ingls pode causar estranhamento a muita gente, mas as atitudes agressivas intencionais e repetitivas que ridicularizam, agridem e humilham pessoas to comum entre crianas e jovens muito familiar a todos. A palavra inglesa 'bully' significa valento, brigo. Atos como empurrar, bater, colocar apelidos ofensivos, fazer gestos ameaadores, humilhar, rejeitar e at mesmo ameaar sexualmente um colega dentro de uma relao desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento fsico ou relaes com o grupo so classificados como bullying. O problema pode ocorrer em qualquer ambiente social em casa, no clube, no local de trabalho etc , mas na escola que se manifesta com mais freqncia. (...) O Bullying um problema mundial, encontrado em qualquer escola, no se restringindo a um tipo especfico de instituio. Esse 'fenmeno' comeou a ser pesquisado h cerca de dez anos na Europa, quando se descobriu que ele estava por trs de muitas tentativas de suicdio entre adolescentes. Geralmente os pais e a escola no davam muita ateno para o fato, que acreditavam no passava de uma ofensa boba demais para ter maiores conseqncias. No entanto, por no encontrar apoio em casa, o jovem recorria a uma medida desesperada. E no Brasil a situao no diferente.(...) Quem j no teve um apelido ofensivo na escola? Ou mesmo sofreu na mo de um grupo de colegas que o transformava em 'bode espiatrio' de brincadeiras no colgio? Exemplos no faltam. Entre alguns deles est o da gacha Daniele Vuoto, que conta toda a sua histria em um blog onde tambm discute sobre o assunto e troca experincias com outras vtimas desse tipo de agresso, psicolgica, fsica e at de assdio sexual. (...) "O aluno alvo de bullying se culpa muito pelo que acontece, e preciso esclarecer isso: um aluno que agride outro, na verdade, tambm precisa de ajuda, pois est diminuindo o outro para se sentir melhor, e certamente no feliz com isso, por mais de demonstre o contrrio. A turma entra na onda por medo, no por concordar. Enxergar a situao dessa forma pode ajudar muito", conta Daniele. Porm, a realidade de vtimas que 'sofrem em silncio', como Daniele explica em seu blog, est mudando.

Alm de atitudes como a da estudante, em que pessoas utilizam a internet para procurar ajuda e trocar experincias, o assunto vm ganhando corpo e se tornando pauta de veculos de comunicao de massa, a exemplo das matrias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, e em discusses como a realizada no programa Happy Hour, do canal a cabo GNT. (...) (Disponvel em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=361. Acesso:22 agosto 2010)

Trabalhando com o texto 1. Como o autor define bullying? 2. Por que o termo foi utilizado em ingls? 3. Segundo o texto, esse tipo de atitude precisa ser seriamente enfrentado. Qual sua opinio? 4. Voc acredita que o bullying existe na escola apenas pelo fato de que as crianas so diferentes entre si? Explique. 5. Que solues voc apontaria para o problema? 6. Em algum momento, na nossa escola, voc se sente vtima de bullying? Justifique sua resposta. 7. Voc conhece ou j ouviu falar de algum na nossa escola, vtima de bullying?

Aprendemos que SUJEITO o ser da orao de quem se diz alguma coisa. PREDICADO, por sua vez, tudo o que informamos sobre o sujeito. Baseados nessas informaes possvel resolver as questes abaixo:

1)

Observar os provrbios e sublinhar somente o sujeito.

a)

A vida da gente d sete voltas.

b)

Preguia morre de sede beira dgua.

c)

A prudncia to necessria quanto a coragem.

d)

Uma gota cava uma pedra.

2)

Acrescentar um predicado ao sujeito para formar oraes.

a) O alegre co ____________________________________________________

_________________________________________________________________

b) Toda a famlia ___________________________________________________

_________________________________________________________________ c) Ningum _______________________________________________________

d) Os animais _____________________________________________________

3)

O ncleo a palavra mais importante do sujeito. Circular apenas o ncleo do sujeito. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) a) Voc um desalmado. b) Estava saborosa a sopa de legumes. c) Ningum queria o cachorro. d) O padrinho e as meninas saram alegres. e) Os parentes e os amigos fizeram festa surpresa para ele.

4)

Para esta questo foram retiradas algumas palavras do texto 1. preciso relacion-las s classes gramaticais a que pertencem.

a)

desconhecido, desconfiado, humana

substantivos

b)

seu, deste, alguns

preposies

c)

Madrid, Barajas, Roberto

verbos

d)

recolheu, entregar, buscando

artigos

e)

sempre, outra vez, nunca

adjetivos

f)

o, a, um

numerais

g)

pelos, de, para

advrbios

3. h)

dois, segunda

pronomes

Vous aimerez peut-être aussi