Vous êtes sur la page 1sur 3

Em defesa da sociologia Ensaios, interpretaes e trplicas Anthony Giddens

1 Em defesa da Sociologia Giddens deixa claro logo no inicio do texto a sua preocupao em relao a fragmentao das certezas sociolgicas construdas desde o sculo XIX. Ele afirma que as mudanas do sculo XX levaram o homem a refletir sobre a sua natureza, suas relaes com seus semelhantes e com as estruturas sociais, colocando em questo as teorias e afirmaes desenvolvidas pelas cincias sociais at ento. O autor trata das polemicas acerca da legitimao da sociedade entre as disciplinas acadmicas e procura uma forma para validar os conceitos sociolgicos mesmo eles sendo por diversas vezes desprovidos de um tema coerente, cheio de jarges e muitas vezes difuso. Giddens vai discutir o fato de que em alguns momentos, em determinadas circunstncias e sob alguns aspetos, a sociologia apresenta ou apresentou algum vnculo com a direita poltica, como a criticavam durante a dcada de 60 e 70 as mais diferentes vertentes marxistas, embora nem todos os socilogos tenham aderido decididamente direita, ao contrrio, a maioria deles iria mesmo se identificar com o pensamento revolucionrio proposto pela esquerda em muitos lugares do mundo. O autor que mostrar como a sociologia vem se degradando nos ltimos anos devido ao fechamento de salas, diminuio do nmero de estudantes, e da diminuio de recursos. Tudo isso acontecendo, principalmente, nos Estados Unidos que, segundo o autor, o pas em que a disciplina melhor se desenvolvia desde muito tempo. O motivo para isso seria, segundo o autor a entrada na academia dos descontentes com o sistema, dos partidrios de grupos especficos, que faz com que a sociologia deixe de criar grandes teses e fique cada vez mais empirista, se concentrando muito na analise e na pesquisa, com uma composio muito mais imediatista. Giddens defende a idia de que a pesquisa social, como vem sendo realizada, alm de no promover o aparecimento de um suporte terico de peso, se distancia da realidade social, da matria e objetivo em que se fundamenta a dinmica da investigao sociolgica, isso porque todos ns necessitamos dessas pesquisas para identificar e entender o que na maioria das vezes consideramos senso comum. Deixa-se de lado o suporte terico que de fundamental importncia para dar suporte a sociologia, e que deveria vir antes de se partir para a analise emprica e pratica da sociedade. Segundo o autor a teoria quem garante e protege a pesquisa social, e a sociologia, de qualquer tipo de reducionismo ou barateamento, de qualquer tipo de vulgarizao que faa com que ela acabe sendo confundida com um artigo de segundo ordem.

O autor tambm trata da queda dos salrios e oportunidades de emprego para os profissionais da rea, e como isso acaba prejudicando o desenvolvimento dessa cincia como um todo. Assim, preciso reconsiderar muitas das crticas que se direcionam sociologia e repensar sua importncia no s histrica, mas tambm social, poltica e econmica. Importncia como forma de compreender o homem, nossa realidade, nosso meio social, e as relaes em que nos vemos constantemente envolvidos. 3- O que cincia social? Segundo Giddens a cincia social apresenta trs caractersticas fundamentais: - Naturalismo: noo de que as cincias sociais deveriam se desenvolver nos moldes das cincias naturais e de que a estrutura lgica da cincia social aborda problemas semelhantes aos encontrados na cincia natural (Pg. 97) -Explicar a atividade humana como um tipo de causao social, ou seja, considerando que somos movidos por causas de que no temos a menor conscincia. -e o funcionalismo, que afirma que os cientistas sociais trabalham como sistemas. O autor chama ateno para o fato de que fica cada vez mais difcil saber exatamente onde se posicionar diante tanta variedade de perspectivas tericas. Giddens afirma que existem dois tipos diferentes de reaes frente essa pluralidade de perspectivas tericas. Uma positiva, que encara que, j que existe essa pluralidade, que ela seja bem vinda, e uma negativa que afirma que dessa forma as cincias scias s mostram que no conseguem nem mesmo concordar sobre as definies mais elementares da prpria cincia social. Para Giddens as cincias sociais devem concentrar sua ateno em fenmenos que, em nossa vida cotidiana, reconhecemos como caractersticas bsicas da ao humana... (Pg. 102) Um dos pontos mais importantes da obra a forma com que a sociedade trata certos conceitos do mundo moderno, afirmando que a natureza da sociologia composta por fatores externos e que as prticas sociais so determinadas de acordo com o ambiente em que vivemos, alm do fato de que o conceito de sociologia estabelecido pelas caractersticas de um grupo, mas principalmente por nossas atitudes individuais. Diante disso, Giddens demonstra ter muito interesse na concepo estrutural da sociedade, procurando entender o paradigma da relao de individualidade e da sociedade como um todo, pois as nossas aes individuais no so propostas antecipadamente (premeditadas) e sim so resultados de uma busca constante por novos contextos sociais.

Para o autor o homem passa a ser o agente social de sua realidade, contribuindo para as transformaes que venham a acontecer, por isso, realiza a ao social sem ter noo dos atos que pratica momentaneamente. Frente a isso, precisa-se de uma pessoa capaz para interpretar essas atuaes individuais, no caso, o socilogo.

Vous aimerez peut-être aussi