Vous êtes sur la page 1sur 37

ORIENTAES SOBRE PROCEDIMENTOS, ATOS E ROTINAS ADMINISTRATIVAS INERENTES GESTO DE PESSOAL

Instrutora/Servidora
Aida Maria do Amaral

APRESENTAO O manual que ora se apresenta tem por finalidade servir de orientao para os gestores pblicos na adoo de procedimentos e elaborao dos atos administrativos inerentes gesto de pessoal. Assim, procuramos desenvolver parte do papel pedaggico que incumbe ao Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, especialmente nas questes relativas admisso de pessoal no servio pblico.

I - INTRODUO A prtica da boa administrao deve ser funo primordial para o alcance dos objetivos sociais. Dentre as boas prticas administrativas, incluem-se as admisses de servidores ou empregados pblicos, necessrias ao fiel desempenho das atividades incumbidas a cada unidade da administrao. Este manual visa orientar as entidades sob jurisdio deste Tribunal de Contas, nos procedimentos e elaborao de atos e rotinas administrativas inerentes gesto de pessoal, de forma a garantir a observncia dos princpios constitucionais estatudos no art. 37 da Carta Magna, (da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia) pelos quais devem se pautar toda a Administrao Pblica. II BREVE HISTRICO SOBRE A ADMINISTRAO PBLICA E SUA ORGANIZAO FUNCIONAL No transcurso do perodo absolutista onde o poder se concentrava nas mos dos monarcas o Estado Brasileiro era conduzido de maneira tal que o patrimnio do prncipe e o patrimnio estatal eram tidos como sendo a mesma coisa. Esta prtica brasileira, herdada dos portugueses, se estendeu at o comeo do sculo XX, mesmo aps a Proclamao da Repblica, onde imperava as regras vindas de uma minoria formada pela elite rural e pelos polticos burocratas patrimonialistas, que ditavam os preceitos econmicos e administrativos voltados ao atendimento dos interesses da classe dominante. Posteriormente, quando a burocracia transforma-se em servio pblico civil desatrelado da servido aos senhores feudais, surgem os paos iniciais da administrao pblica brasileira que, apesar de altamente burocrata, se fazia necessria ao gerenciador do patrimnio estatal. Com o advento da reforma burocrtica introduzida no Brasil a partir da dcada de 30, estabeleceu-se posio contrria ao patrimonialismo, pois defendia a existncia de corpo profissional de funcionrios, aplicando-se-lhes as promoes por mrito e por tempo de servio, alm de estabelecer objetivos e normas rigorosas para alcan-los. A partir da, comeou a se apresentar algumas caractersticas tpicas dessa reforma, tais como:

Ingresso de servidores por concurso; Implantao de planos de cargos e carreiras e aperfeioamento contnuo dos servidores; Adoo de prticas de administrao oramentria Padronizao das compras do estado.

Mais recentemente, com a propalada redemocratizao do pas, aliada com a promulgao da Constituio de Repblica Federativa do Brasil no ano de 1988, a administrao retoma forte perfil burocrtico hierarquizada e rgida. A partir da, foi introduzida a obrigatoriedade da utilizao de um regime jurdico nico para todos os servidores pblicos em cada ente da Federao.

A partir de 1995, quando o Estado brasileiro lana o PDRAE Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, foram definidos os objetivos e estabelecidas as diretrizes da reforma pblica nacional, que busca instituir condies modernas e racionais para a sua reconstruo. III CONCEITOS Agentes Pblicos O Estado, por si s, inoperante. Depende da ao de pessoas fsicas para o alcance de sua funo administrativa. Tais pessoas, definitiva ou temporariamente, so responsveis pela execuo das atividades pertinentes a cada rgo da administrao estatal e denominam-se agentes pblicos. Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, citada por Frederico Jorge Gouveia de Melo, in Admisso de Pessoal no Servio Pblico, agente pblico toda pessoa fsica que presta servios ao Estado e s pessoas jurdicas da Administrao Indireta. Neste contexto, podemos denominar agente pblico como sendo os ocupantes de cargos eletivos (agentes polticos); as pessoas nomeadas em carter efetivo, temporrio ou para desempenho de cargo comissionado (servidores pblicos) e os prestadores de servios ao Estado (particulares em colaborao com o Poder Pblico). Agentes Polticos

Esta categoria de agentes pblicos est restrita aos ocupantes de cargos pblicos estruturais organizao poltica do Pas, ou seja, aqueles detentores dos cargos que compem o rol constitucional do Estado e que esto diretamente ligados ao esquema de poder. Na viso de Celso Antnio Bandeira de Mello, citado por MELO, na obra j referida, agentes polticos so apenas o Presidente da Repblica, os Governadores, Prefeitos e respectivos vices, os auxiliares imediatos dos Chefes do Executivo, os Ministros e Secretrios das diversas Pastas, bem como os Senadores, Deputados federais e estaduais e os Vereadores. Aqui cabe comentar que, por vezes, a sociedade menos provida de informaes, acaba por delegar poderes a cidados despreparados e desprovidos de conhecimentos mnimos indispensveis ao alcance dos objetivos e anseios sociais. Servidor pblico o termo utilizado, lato sensu, para designar as pessoas fsicas que prestam servios ao Estado e s entidades da Administrao Indireta, com vnculo empregatcio e mediante remunerao paga pelos cofres pblicos. Dentro deste conceito, compreendem-se: Os servidores estatutrios, ocupantes de cargos pblicos providos por concurso pblico, nos moldes do art. 37, II, da Constituio Federal, e que so regidos por um estatuto definidor de direitos e obrigaes; Os empregados pblicos, ocupantes de empregos pblicos tambm providos por concurso pblico (art. 37, II, da CF), contratados sob o regime celetista (CLT). So tambm chamados de funcionrios pblicos; Os servidores temporrios, que exercem funo pblica (despida de vinculao a cargo ou emprego pblico), contratados por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico (art. 37, IX, da CF), prescindindo de concurso pblico. Agentes honorficos so agentes requisitados para prestar servio pblico de forma transitria. Os mais comuns so os mesrios eleitorais e jurados do tribunal do jri. Agentes delegados so agentes pblicos a quem destinada funo especfica, para que ele exera em nome prprio. Exemplos: titulares de cartrios judiciais e extrajudiciais (tabelies, notrios, registradores). Agentes Credenciados so os que recebem poderes para representao do poder pblico em atos determinados, como ocorre, por exemplo, nas transaes internacionais.

Cuidado - quando for estudar para prova necessrio verificar a bibliografia cobrada, pois como exposto anteriormente os principais administrativistas divergem sobre essa classificao. NOTA: Os servidores estatutrios submetem-se a um estatuto, estabelecido em lei, para cada uma das unidades da federao. Os novos servidores, portanto, ao serem investidos no cargo, j ingressam numa situao jurdica previamente delineada, no podendo modific-la, mesmo com a anuncia da Administrao, uma vez que o estatuto lei e, portanto, norma pblica, cogente, inderrogvel pelas partes. Os empregados ou funcionrios pblicos tambm preenchem seus cargos atravs de concurso pblico e submetem-se a todos os demais preceitos constitucionais referentes investidura, acumulao de cargos, vencimentos e determinadas garantias e obrigaes previstas no Captulo VII de nossa Lei Maior. Entretanto, so contratados pelo regime da legislao trabalhista (em especial pela CLT), com algumas alteraes lgicas decorrentes do Direito Administrativo. Sendo assim, os Estados e os Municpios no podem alterar suas garantias trabalhistas, pois somente a Unio detm a competncia para legislar sobre Direito do Trabalho, conforme reza o artigo 22, I, da CF. Pode-se dizer, ento, que o servidor pblico celetista subordina-se a dois sistemas, integrados e dependentes: 1 - ao sistema da administrao pblica; 2 - ao sistema funcional trabalhista. O primeiro impe suas regras da impessoalidade do administrador, da publicidade, da legalidade, da moralidade administrativa, da oportunidade, bem como motivao do ato administrativo; o segundo traa simplesmente os contornos dos direitos e deveres mtuos na execuo do contrato e dos efeitos da extino do mesmo. Portanto, de uma forma bem simplista, conveniente afirmar que a Administrao Pblica, quando contrata pela CLT, equipara-se ao empregador privado, sujeitando-se aos mesmos direitos e obrigaes deste. J os servidores da terceira categoria (temporrios) so contratados para exercer funes temporrias, atravs de um regime jurdico especial a ser disciplinado em lei de cada unidade da federao. Ressalte-se que admitida apenas a contratao temporria, sendo intolervel a posterior admisso deste servidor para cargo efetivo (sem a realizao de concurso pblico). Cargos, Empregos e Funes Tanto a Unio, quanto os Estados, o Distrito Federal e os Municpios exercem suas atividades administrativas por ao de seus rgos e servidores. Os servidores,

dependendo da vinculao com o ente, podem ser titulares de cargos, ocupantes de empregos ou exercer funes. Embora se tenha estampado, no raramente, tanto em leis especficas quanto na prpria Constituio Federal que os termos emprego, cargo e funo podem ser tratados como sinnimos (substantivos que tem o mesmo significado), cada um est relacionado ao conjunto de caractersticas e particularidades adiante relacionadas. Cargo Pblico Na viso de Meirelles, citado por MELO na obra j mencionada, ... o lugar institudo na organizao do servio pblico, com denominao prpria, atribuies e responsabilidades especficas e estipndio (remunerao) correspondente, para ser provido e exercido por um titular, na forma estabelecida em lei. A Lei Federal 8.112/1990, que trata do Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, em seu art. 3 traz a seguinte definio:
Cargo pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

Nota-se, portanto, que cargo um lugar criado no servio pblico, formado por um conjunto de atribuies e responsabilidades prprias, desempenhadas por pessoa fsica que age em nome do Estado, ao qual (cargo) correspondem denominao e remunerao especficas, estabelecidas em lei. Classificao dos Cargos Segundo o vnculo com a administrao pblica os cargos apresentam-se como vitalcios, efetivos e comissionados. Vitalcios so os cargos cujo provimento se d em carter definitivo, com alto grau de segurana do vnculo, podendo ocorrer por aprovao em concurso pblico (magistrados e promotores) ou nomeao direta (Conselheiros, Ministros dos Tribunais Superiores e Desembargadores). Os ocupantes destes cargos s podero ser desligados pelo Estado atravs de processo judicial. Efetivos so os cargos ocupados permanentemente, cujo provimento se dar mediante aprovao em concurso pblico, consoante previso do art. 37, II, da Constituio Federal. Decorridos trs anos de efetivo exerccio, seus titulares podem adquirir estabilidade, desde que no transcurso do estgio probatrio, tenham comprovadas habilidades e requisitos para o pleno desempenho de suas atribuies, nos termos da regulamentao de cada ente administrativo. Findo o estgio probatrio e no atendidas as exigncias da administrao, os ocupantes podero ser afastados mediante processo de avaliao previamente regulamentado.
7

Uma vez estveis os servidores somente perdero o cargo se comprovado, em processo administrativo ou judicial, o cometimento de falta grave, assegurada, em todos os casos, a ampla defesa. Comissionados ou de provimento em comisso enquadram-se nesta categoria os cargos com natureza de ocupao provisria cuja ocupao est diretamente relacionada confiana depositada pelos gestores em seus ocupantes. Os ocupantes desta categoria podero, a qualquer tempo, ser afastados de suas funes, por convenincia da administrao. No h, pois, qualquer estabilidade para os servidores ocupantes desta natureza de cargo. A Constituio da Repblica, em seu art. 37, V, estabelece que os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. Assim, apesar de no haver restrio no provimento, os cargos no podero ser criados em desacordo com os preceitos constitucionais, ou seja, vedado criar cargos comissionados com atribuies de cargos efetivos. A despeito deste assunto, o STF j se posicionou com o seguinte entendimento: a exigncia do concurso pblico no pode ser contornada pela criao artificial de cargos em comisso para o exerccio de funes que no pressuponham o vnculo de confiana que explica o regime de livre nomeao e exonerao que os caracteriza. Emprego Pblico Basicamente o que diferencia cargo de emprego pblico a natureza do vnculo com a administrao, caracterizada pela convenincia do ente pblico ou por exigncia legal. Podemos dizer que cargo pblico engloba tanto os de natureza efetiva quanto os de natureza comissionada, enquanto que emprego pblico est adstrito s contrataes temporrias para atender excepcional interesse pblico. Frisa-se que o primeiro ser regido por estatuto prprio de cada ente da administrao pblica, ao passo que o segundo submete-se ao regime estabelecido pela CLT Consolidao das Leis Trabalhistas, exigida, em ambas as situaes, estabelecimento em lei para a criao de cargo ou emprego pblico. Funo Pblica Atribui-se esta nomenclatura tanto aos servidores que ocupam cargo/emprego, quanto aos contratados por tempo determinado.

Na concepo do renomado e saudoso administrativista Meirelles, funo atribuio ou conjunto de atribuies que a administrao confere a cada categoria profissional ou comete individualmente a determinados servidores para execuo de servios eventuais.... Referindo-se s atribuies dos cargos com as funes pblicas, Meirelles assevera que: todo cargo tem funo, mas pode haver funo sem cargo onde se enquadram os contratados temporariamente. IV ADMISSO DE PESSOAL NO SERVIO PBLICO Consoante disposio contida no art. 37, II da Constituio Federal, a investidura de pessoal na administrao pblica nacional depende de prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. O mesmo artigo constitucional permite, porm, a admisso de pessoal para o exerccio de cargo em comisso declarado em lei, sendo este cargo de livre nomeao e exonerao do gestor da entidade que o contemple em seu quadro. Por fora da EC 51/2006, introduziu-se na Constituio Federal um novo processo de recrutamento de pessoal voltado exclusivamente para os agentes comunitrios de sade e agentes de combate s endemias, os quais podero ser admitidos no servio pblico local mediante processo seletivo pblico, sendo tais profissionais detentores de emprego pblico e regidos pela Consolidao das Leis Trabalhistas CLT. Destaca-se, no entanto, que nada obsta aos municpios criarem em seu Plano de Cargos e Salrios, os supracitados cargos, provendo-os por meio de concurso pblico nos moldes estabelecidos pelo art. 37, II da CF, e no ao processo seletivo pblico, sendo que os servidores sero submetidos ao regime estatutrio, com os mesmos deveres e garantias que os demais servidores efetivos. Neste contexto, vamos tratar separadamente sobre os aspectos fundamentais que envolvem os atos administrativos inerentes a cada uma das admisses. 1 Admisses para cargos efetivos A aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos pressuposto para a investidura em cargo ou emprego pblico de carter efetivo, pois assim determina a Constituio Federal no art. 37, II.

Contrrios regra, s os cargos comissionados declarados em lei de livre nomeao e exonerao e as contrataes temporrias de excepcional interesse pblico, previstos nos incisos II e IX do art. 37 da CF. Bom, nesse contexto temos aqui trs condies importantes a serem observadas nas admisses de carter efetivo: 1 - Disponibilidade de vagas no quadro criado por lei; 2 - A aprovao em concurso; 3 - A legalidade e validade do concurso. imprescindvel que o concurso seja considerado legal, para que as admisses dele decorrentes tambm recebam manifestao pela legalidade e sejam devidamente registradas no Tribunal de Contas. Assim, a realizao de concurso pblico dever ser precedida de um bom planejamento antes da elaborao do Edital, para que, ao promover o concurso, a entidade possa atender s necessidades da Administrao sem incorrer em vcios de irregularidade, especialmente quanto s disposies legais contempladas em seus Estatutos e Planos de Cargos e Salrios. tambm no planejamento que so verificados os impactos oramentrios, financeiros e os limites da LRF. NOTA: Nos casos de desistncia ou no comparecimento de candidatos nomeados, a administrao deve adotar os seguintes procedimentos: Nomeou e no tomou posse: emite ato administrativo tornando sem efeito a nomeao, considerando a justificativa; Nomeou, tomou posse e no entrou em exerccio: emite ato de exonerao, constando a justificativa; Foi convocado antes de nomear e no compareceu dentro do prazo: emitir ato declaratrio de no comparecimento do candidato devendo constar no ato de nomeao do candidato classificado na ordem imediatamente posterior, para que se registre de forma transparente que no houve preterio na ordem de classificao. 2 Admisses temporrias As admisses por contrato temporrio, previstas no art. 37, IX da Constituio Federal tambm esto sujeitas ao exame da legalidade para fins de registro. Em linhas gerais, a legalidade dessas admisses vincula-se observncia do supracitado dispositivo constitucional, entretanto, lei prpria deve dispor sobre a autorizao para a

10

contratao, mediante a justificativa de excepcional interesse pblico, disciplinando tambm sobre as funes, o regime jurdico adotado, as exigncias necessrias ao desempenho da atividade, os prazos de validade, valor da remunerao, carga horria de trabalho e a forma de seleo de candidatos. Contrataes sucessivas descaracterizam a necessidade do excepcional interesse pblico, devendo a administrao adotar as medidas de realizao de concurso pblico para provimento de cargos efetivos. Se necessrio, encaminhar Cmara Municipal projeto de lei dispondo sobre nova estrutura de cargos que venham atender s necessidades da Administrao. A contratao temporria justifica-se, tambm, em situaes emergenciais cabalmente comprovadas, tais como: ocorrncia de catstrofes e outras inesperadas, como substituies de licenas legalmente previstas (licena maternidade, licena para tratamento de sade) nas quais no facultado ao gestor indeferi-las. A prpria Constituio Federal, em seu art. 37, IX, estabelece a exceo regra do concurso pblico para o ingresso de servidores no servio pblico, ao afirmar que a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Nota-se que, por fora constitucional, cada ente da federao deve regular, atravs de lei, os casos de contratao temporria de pessoal, estabelecendo as hipteses e situaes em que podero se dar tais contrataes, sempre resguardando os princpios da razoabilidade e da moralidade. importante frisar que, preferencialmente, a administrao pblica deve adotar processo seletivo simplificado para recrutamento de pessoal temporrio. A contratao temporria de pessoal no comporta possibilidade de prazo indeterminado, devendo constar no termo contratual o incio e o trmino do ajuste. A necessidade temporria de pessoal deve ser adotada apenas para garantir a continuidade de determinada atividade governamental ou implementao de outra. A temporalidade est caracterizada com a contratao de pessoal para programa especfico de combate e erradicao de doenas ou ainda para suprimento urgente de necessidade ocorrida por falecimento, exonerao ou inativao de servidor, em situaes que haja impossibilidade de substituio por outro do quadro de pessoal permanente. A urgncia no deve ocorrer por omisso da administrao, ao contrrio, necessrio que tenha sido provocada por situao imprevisvel. Portanto, a urgncia no ser justificativa para a contratao temporria se no mesmo momento existir servidores habilitados para o exerccio das atividades demandadas em gozo de licena para interesse particular. Neste caso deve a administrao, em respeito ao princpio da

11

prevalncia do interesse pblico sobre o particular, fazer retornar os servidores s suas atividades e no contratar pessoal temporrio sem concurso. Na contratao temporria deve estar presente, tambm, a situao de excepcional interesse pblico, isto , no basta que a necessidade seja pblica, imprescindvel que seja absolutamente relevante. Ademais, deve ser observada a compatibilidade da formao e da habilitao do contratado com as atividades a serem desempenhadas no exerccio da funo respectiva. Por exemplo, na contratao de mdico ou de engenheiro, devem ser comprovadas as formaes acadmicas e eventuais especialidades. Na contratao temporria a administrao deve se ater aos mesmos procedimentos adotados para a admisso de pessoal mediante realizao de concurso pblico, ou seja, observar as normas de gesto fiscal responsvel, sob pena de nulidade dos atos e penalizao dos ordenadores. 2.1 Hipteses e prazos das contrataes A Constituio Federal no definiu as hipteses passveis de contratao de pessoal sem a realizao de concurso pblico, deixando de precisar tambm o prazo mximo de durao das contrataes, restando matria disciplinamento de carter local. Assim, cada ente federativo, consoante suas necessidades, deve definir tais situaes quando da edio da legislao especfica. V-se, pois, que melhor seria a regulamentao que, sem estipular prazo fixo, criasse mecanismo para somente permitir contrataes que respeitassem as caractersticas intrnsecas de tal modalidade de admisso, ou seja, necessidade realmente temporria e interesse pblico explicitamente excepcional. Uma situao que caracteriza hiptese de contratao temporria ocorre quando a Unio repassa recursos a Estados e Municpios para aplicao em reas especficas de sua atuao, sem que, no entanto, possuam nimo definitivo, como o caso da erradicao da dengue, do Programa Sade da Famlia e do Programa de Agentes Comunitrios de Sade que, por suas peculiaridades, exigem prazos de contratao diferenciados, de acordo com cada caso. Por outro lado, um exemplo de utilizao inadequada de tal instrumento so as contrataes temporrias de professores em todos os entes da Federao, cuja atividade no se reveste de temporariedade, por um prazo dilatado, tambm caracterizando o desrespeito ao mandamento constitucional do concurso. Nestes casos a contratao deve atender a necessidade temporria suficiente realizao de novo concurso pblico.

12

3 Admisses para cargo comissionado sem necessidade do registro As admisses para provimento de cargos comissionados declarados de livre nomeao e exonerao no esto sujeitas ao registro, segundo as disposies constitucionais. No entanto, lei prpria deve dispor sobre a estrutura de cargos, respectivos quantitativos e remunerao, bem como suas atribuies. Tais admisses esto sujeitas ao exame da legalidade pelo Tribunal de Contas. V CONCURSO PBLICO Podemos dizer que o concurso pblico o recurso tcnico que possibilita administrao selecionar, dentre os vrios concorrentes, aqueles que obtiverem as melhores notas nas provas a que se submeterem. Este procedimento tem a finalidade de acabar com os apaniguados e ineptos ao pleno desempenho das funes pblicas. Realizao do Concurso Pblico A aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos pressuposto para a investidura em cargo ou emprego pblico, pois assim determina a Constituio Federal, no art. 37, II. Contrrios regra, somente os cargos comissionados declarados em lei de livre nomeao e exonerao e as contrataes temporrias de excepcional interesse pblico, previstos, respectivamente, nos incisos II e IX do art. 37 da Constituio Federal. A realizao de concurso pblico demanda da entidade promotora um bom planejamento antes da elaborao do edital de concurso. No planejamento, que chamamos de fase preliminar de elaborao do certame, a administrao dever verificar os seguintes aspectos: Constituio da Comisso organizadora do certame; Levantamento das vagas disponveis no quadro com suas respectivas lotaes observadas as disponibilidades legais resultantes do saldo de provimento e destinadas para o concurso; c) Anlise do perfil ocupacional, que fornece os elementos bsicos que determinam os conhecimentos a serem exigidos nas provas; d) Levantamento das necessidades da rea solicitante, identificando as necessidades e as peculiaridades; e) Elaborao da ficha profissiogrfica necessria e delinear as caractersticas pessoais desejadas, os requisitos de escolaridade e formao complementar,
a) b)

13

f)

g)

h)

i)

j)

experincia profissional e outras exigncias legalmente previstas para o exerccio do cargo; Levantamento das condies para inscrio. Determinadas exigncias previstas em lei no devem ser exigidas no momento da inscrio, no entanto, deve constar claramente do edital que, para ser empossado, o candidato deve cumpri-las; Definio dos instrumentos de avaliao. Determinados cargos demandam mais de um tipo de avaliao. Assim, o tipo de prova a ser aplicada deve ser definido de acordo com as peculiaridades e atribuies de cada cargo, das caractersticas de cada prova e da extenso do grupo a ser avaliado. Para esse fim a comisso de concurso deve contar com o apoio da rea de Recursos Humanos e de especialista para a definio do tipo de prova, bem como do seu contedo programtico; Definio dos aspectos de habilitao, classificao e desempate. Uma vez definidos os instrumentos de avaliao a serem utilizados, deve-se determinar se os mesmos sero considerados para efeito de classificao e/ou habilitao. A pontuao mnima para habilitao pode variar em funo do maior ou menor grau de dificuldade da prova. Se o objetivo do instrumento for medir conhecimentos considerados desejveis, esta pode ter carter classificatrio. Em caso de empate na pontuao deve ser considerado, primeiramente, como critrio de desempate, o maior nmero de pontos obtidos pelo candidato nos instrumentos de avaliao considerados mais importantes. Em seguida, os demais critrios habitualmente utilizados, se for o caso; Pedido de reviso de pontos/conceitos. Publicado o resultado, o candidato ter o prazo de 3 (trs) dias teis para apresentar pedido de reviso dos pontos/conceitos que lhes foram atribudos, mediante requerimento dirigido Comisso de Concurso e devidamente protocolado; Publicao dos Editais. Todos os editais (abertura de inscries, de rerratificaes, homologao das inscries, convocao e endereo para as provas, resultado das provas e classificao final), bem como o despacho de homologao do concurso, devem ser publicados na imprensa oficial. O edital completo pode ser disponibilizado no site da entidade promotora do concurso ou da empresa prestadora dos servios de realizao do certame, desde que o Extrato ou Aviso de Edital sejam publicados oficialmente (Dirio Oficial).

NOTA: ainda que a entidade promotora do certame decida por contratar empresa especializada objetivando a realizao do concurso, todos os procedimentos devem ser acompanhados pela comisso de concurso, que tem a misso de fiscalizar os atos praticados pela empresa, garantindo o sigilo das informaes e a correta aplicao e correo das provas, bem como a divulgao dos resultados. Para a realizao do certame de concurso pblico devem ser observados, com rigor, os princpios constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia.

14

Legalidade a administrao deve agir dentro de normas estabelecidas em leis, sob pena de nulidade de seus atos. No se admite, pois, a imposio de exigncias ou condies aos concorrentes que sejam vedadas pela legislao aplicvel em cada caso. Da mesma forma, no deve ser ofertado no certame cargo que no esteja contemplado em lei especfica. Impessoalidade no privilegiar concorrente em detrimento de outro que esteja em igualdade de condies. Como forma de resguardar este princpio, as provas do certame no podero ser identificadas. Moralidade a administrao deve tomar suas medidas de acordo com as regras ticas, legais e morais que regem a sociedade como um todo. Por exemplo: no pode deixar de admitir candidato aprovado em concurso sob a alegao de desnecessidade do preenchimento da vaga, notadamente quando se tratar de desavena entre candidato e administrador. Publicidade todos os atos do certame devem ser divulgados em veculo oficial de publicao. Portanto, o ato de constituio da comisso julgadora, o edital contendo as regras do concurso, a homologao do resultado final e as admisses dos aprovados devem ser publicadas em rgo oficial, como forma de assegurar a todos os cidados os preceitos institudos pelo art. 5, XXXII, da Constituio Federal. Eficincia incumbe administrao recrutar os mais preparados para o desempenho das atividades do ente. Cabe destacar que este princpio tido por muitos estudiosos como um dos mais promissores da administrao pblica, pois est diretamente relacionado com a presteza, a perfeio e o rendimento funcional. VI PROCESSO SELETIVO PBLICO Com o fim de dar maior eficincia s aes estatais de sade e de combate s endemias, a Emenda Constitucional 51/2006 estabeleceu nova regra para a admisso de pessoal para o Sistema nico de Sade SUS, notadamente para os Agentes Comunitrios de Sade ACS e os Agentes de Combate s Endemias ACE, que somente podero ser admitidos pela administrao mediante processo seletivo pblico. Confrontando o delineamento constitucional e legal do processo seletivo pblico com as normas e princpios aplicveis ao concurso pblico, nota-se que, diferentemente da sua concepo, no foi estabelecido qualquer procedimento mais simplificado ou clere para admisso de ACS e ACE.

15

As distines entre ambos os processos seletivos so: a obrigatoriedade de realizao do curso introdutrio de formao inicial e continuada como uma das etapas do certame; a residncia do candidato na rea da comunidade em que for atuar o ACS desde a data da publicao do edital. Como j mencionado anteriormente, a aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos pressuposto constitucional para a investidura em cargo ou emprego pblico. Assim, o concurso pblico destina-se ao provimento de cargos ou empregos pblicos, do quadro geral da Administrao direta e indireta dos Poderes da Unio, dos Estados e dos Municpios. O Processo Seletivo Pblico foi inserido na Administrao Pblica a partir das disposies da Emenda Constitucional n 51/2006, a qual props alteraes no art. 198 da Constituio Federal, que veio a ser regulamentado pela Lei n 11.350/2006. Referida lei estabelece as condies para o provimento dos cargos de Agente Comunitrio de Sade e Agente de Combate s Endemias, dispondo que estes sejam admitidos sob o regime celetista, salvo se lei prpria dispuser em contrrio. VII ROTINAS ADMINISTRATIVAS INERENTES GESTO DE PESSOAL Nomeao A nomeao precede a posse e ocorre em carter EFETIVO, quando se tratar de cargo de provimento efetivo, isolado ou de carreira e COMISSIONADO, para os cargos de livre nomeao e exonerao, declarados em lei, por parte dos Chefes dos Poderes do Estado e dos Municpios.
A nomeao para cargo de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos a ordem de classificao e o prazo de validade do certame.

Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira so estabelecidos por lei que disponha sobre as diretrizes dos planos de cargos, carreiras e subsdios da Administrao Pblica e respectivos regulamentos. Posse - A posse efetivada por meio de assinatura em termo especfico (Termo de Posse), devendo ocorrer, em geral, no prazo de 30 dias, contados da publicao do ato de nomeao, a depender do que dispe o estatuto de cada Poder ou entidade, podendo haver prorrogao da posse nos termos da lei, a pedido ou a critrio da Administrao Pblica, mediante requerimento escrito do interessado.
Caso o interessado esteja prestando servio militar obrigatrio, o prazo para a posse comea a contar a partir do primeiro dia til seguinte ao do trmino das atividades relativas convocao.

16

Caso o nomeado seja servidor pblico e se encontre impedido de tomar posse no perodo estabelecido no estatuto ou dentro da prorrogao deferida pela Administrao, o prazo deve ser contado a partir do trmino dos impedimentos que estabelecer o estatuto dos servidores de cada ente jurisdicionado, os quais podem estar relacionados a licenas, afastamentos ou ao transcurso do perodo de frias. No ato da posse, o servidor deve apresentar declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio, declarao quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica e quanto ao fato de encontrar-se ou no em disponibilidade remunerada. Torna-se sem efeito o ato de nomeao se a posse no ocorrer no prazo de at 60 dias, desde que deferida a prorrogao, ou ainda, se no atendidos os impedimentos estabelecidos em lei para concretizao da posse. Quando da posse em cargo efetivo, o candidato deve ser submetido inspeo mdica realizada por Junta Mdica Oficial, se assim dispuser a lei, devendo ser empossados apenas aqueles julgados aptos fsica e mentalmente para o exerccio do cargo.

Exerccio - o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico ou da funo pblica (efetivo ou comissionado).
O exerccio do cargo ou funo ocorre aps a posse, dentro do prazo estabelecido no estatuto de cada ente jurisdicionado, sob pena de exonerao da nomeao. Compete autoridade mxima do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor atestar o exerccio deste, mediante Declarao de Exerccio. No interesse da Administrao Pblica, atendido o prazo estabelecido em cada estatuto do ente jurisdicionado, ser estabelecido o prazo mximo para o servidor removido, redistribudo, requisitado, cedido ou posto em exerccio provisrio em outro municpio, que no o de origem, se apresentar no rgo atual de lotao e retomar o efetivo desempenho das atribuies do cargo. Jornada de Trabalho Os servidores cumprem jornada de trabalho fixada em lei (estatuto) de acordo com as necessidades do exerccio das atribuies pertinentes a cada cargo, podendo, a critrio da administrao, ser estabelecida a durao mxima do trabalho semanal e estabelecidos os limites mnimo e mximo de horas dirias.

Para os ocupantes de cargo em comisso salutar seja estabelecido o regime de tempo integral e dedicao exclusiva ao servio. Para o desempenho dos cargos de provimento efetivo que exija regime de turno ou planto, deve ser estabelecida, em regulamento, a jornada de trabalho dos seus titulares. Frias Todo servidor tem direito ao gozo de 30 dias de frias depois de transcorrido o perodo de 12 meses da investidura no cargo (efetivo, comissionado, temporrio).
17

NOTA: Os contratos temporrios excedentes a 12 meses podem descaracterizar a excepcionalidade do interesse pblico, no entanto, caso haja previso legal para a renovao contratual preserva-se o direito s frias regulamentares nos termos constitucionais. Independente de solicitao dever ser pago o abono de frias correspondente a, no mnimo, 1/3 do vencimento bruto a que faz jus o servidor no ms das frias (art. 7, XVII da CF), salvo disposio legal em contrrio. Ressalta-se que, no interesse da administrao, poder ser acumulado mais de um perodo de frias de servidor, devendo tal acumulao estar devidamente prevista em lei. O parcelamento e a transformao de frias em pecnia, somente podero ocorrer mediante previso legal e regulamentao especfica. Licenas Poder ser concedido ao servidor, desde que previsto em lei, licena para: tratamento de sade; por motivo de doena em pessoa da famlia; maternidade; tutoria ou adoo, por motivo de afastamento do cnjuge; servio militar; atividade poltica; capacitao; interesse particular e desempenho de mandato classista, tudo segundo previso em estatuto de cada ente pblico. A concesso de licena dever ser precedida de ato concessrio previsto em regramento que disponha sobre as condies e prazos para o usufruto de cada benefcio. Pagamento de Gratificaes A administrao, mediante lei, poder conceder gratificaes a seus servidores, no sendo lcito o recebimento de qualquer espcie de gratificao que no esteja contemplada em regramento. Havendo constatao de pagamento de gratificao ilegal, estar sujeito o ordenador da despesa s sanes estabelecidas em lei. VIII RESPONSABILIDADE NA GESTO FISCAL 1. Origem e influncias da LRF A Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000, conhecida como a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF foi apresentada ao ordenamento jurdico nacional em meio a um cenrio de crise e de descrena na administrao pblica. A LRF estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal, visando assegurar o equilbrio financeiro de cada ente atravs de uma

18

mudana da estrutura do regime fiscal e da adoo de um permanente ajuste, introduzindo conceitos de responsabilizao e transparncia. Em decorrncia do processo de reforma do estado brasileiro, a LRF recebeu significativas influncias para sua concepo, tanto internas, quanto externas. Internas Fundo Social de Emergncia, criado em 1994; reforma da previdncia e reforma administrativa; Programa de Estabilidade Fiscal, implantado em meados de 1998, que tinha como objetivos a reduo do dficit pblico e o estabelecimento do equilbrio das contas pblicas do pas. Externas Fundo Monetrio Internacional FMI; Unio Europeia; Nova Zelndia e os Estados Unidos. Todos estes organismos internacionais serviram de fonte inspiradora para a edio da LRF, pois cada um, a seu modo, detentor de prticas de controle de gastos pblicos guardadas as propores perfeitamente aplicveis realidade brasileira. 2. Aspectos Gerais A Lei de Responsabilidade Fiscal alcana tanto a Unio, quanto os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. Sem distino, aplica-se aos Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo, bem assim ao Tribunal de Contas e ao Ministrio Pblico. De maneira geral, pode-se dizer que a LRF veio para enfatizar o planejamento; proporcionar transparncia e focar no controle dos atos e fatos concernentes gesto dos recursos pblicos. V-se claramente ser um instrumento essencial para o estabelecimento dos limites de gastos da administrao pblica brasileira, bastando aos gestores o fiel cumprimento dos preceitos emanados daquele arcabouo legal como forma de se obter maior austeridade no trato com a coisa pblica. Desse modo, poder-se- buscar a nova concepo de gesto e de controle das aes governamentais e das contas pblicas, atravs de constante observncia dos princpios da eficincia e da eficcia inseridos no contexto da nova administrao pblica. IX PRINCIPAIS NORMAS 1. Planejamento A Lei de Responsabilidade Fiscal tem como um dos enfoques de maior relevncia o planejamento da gesto pblica. Este fato vem ao encontro da necessidade de planejar

19

as atividades dos entes da Federao, posto ser crucial a elaborao de previses oramentrias e financeiras, bem como o acompanhamento rigoroso tanto da execuo da receita quanto da realizao da despesa aliada apurao do resultado. A Constituio Federal estabelece como instrumento de planejamento no seio da administrao pblica o Plano Plurianual PPA; a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e a Lei Oramentria Anual LOA. O primeiro (PPA) tem a funo de estabelecer planejamento de longo prazo para administrao (quadrienal), onde devem estar previstos os objetivos, metas e diretrizes. Este instrumento deve contemplar todas as despesas de capital necessrias realizao do planejamento, como tambm os dispndios decorrentes de investimentos e de programas de durao continuada. A LOA, que contempla as autorizaes para a realizao das despesas pblicas, abrange os oramentos fiscais, de investimentos das empresas pblicas e da seguridade social, ao passo que a LDO funciona como elo entre esses dois instrumentos de planejamento, pois estabelece as metas e prioridades da administrao para o exerccio seguinte, alm de servir como suporte para elaborao do oramento anual, imprimindo-lhe maior clareza e razoabilidade. 2. Lei de Diretrizes Oramentrias Como j mencionado anteriormente, este instrumento de planejamento tem por funo bsica estabelecer as metas e prioridades da gesto para o exerccio seguinte, servindo como norteador para elaborao do oramento anual. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO ganha novas funes, pois deve estabelecer o equilbrio entre receitas e despesas, os critrios e forma de limitao da despesa para assegurar o alcance de resultados primrios (gastos oramentrios compatveis com as arrecadaes de cada ente) e nominal (indicar se h ou no necessidade de financiamento do setor pblico), bem como estabelecer as normas sobre o controle de custos e a avaliao dos resultados das aes governamentais. 3. Regras para as despesas pblicas Nota-se que a LRF busca estabelecer o planejamento e o equilbrio das finanas, alm de combater fatos que venham influir negativamente na gesto fiscal responsvel. Este regramento estabelece tacitamente em seu artigo 16 que a criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento de despesa deve observar determinadas regras, sob pena de ser considerada no autorizada, irregular lesiva ao patrimnio pblico.

20

No entanto, este critrio no se estende a todos os gastos pblicos. Apenas se aplica aos casos onde a criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental implicar a realizao de dispndios no previstos nos instrumentos de planejamento. Consoante estabelecido pelo artigo j mencionado da LRF, para que haja expanso ou aperfeioamento de ao governamental necessrio que a despesa alocada para tal fim atenda aos requisitos seguintes: Estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes; Declarao do ordenador de despesas evidenciando sua compatibilidade com o oramento anual, a LDO e o PPA.

4. Limitao das despesas com pessoal Trata-se de um dos pontos de maior significncia no processo de reduo dos gastos pblicos, pois tem acarretado constante desequilbrio das contas pblicas. O tema no novo, remonta dcada de 67 quando a Constituio da Repblica, ento vigente, estabelecia em seu art. 66, 4 que a Unio, os Estados e os Municpios poderiam comprometer 50% (cinquenta por cento) das receitas correntes para acorrer as despesas com pessoal. Com a promulgao da Carta Magna Republicana de 1988 ficou estabelecido, consoante art. 169, que a despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder os limites estabelecidos em lei complementar. Enquanto no promulgada lei complementar que tratasse da matria, o art. 38 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias assim a regula: Art. 38. At a promulgao da lei complementar referida no art. 169, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podero despender com pessoal mais do que sessenta e cinco por cento do valor das respectivas receitas correntes. Pargrafo nico. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, quando a respectiva despesa de pessoal exceder o limite previsto neste artigo, devero retornar quele limite, reduzindo o percentual excedente razo de um quinto por ano. Ainda assim, essa norma constitucional no se mostrou eficaz, posto que os gastos com pessoal de todos os entes da Federao apresentaram acentuado crescimento nos anos seguintes.
21

Somente a partir de 2001, com a promulgao da Lei Complementar 101, a gesto pblica, de fato, passa a ter um mecanismo de controle que prestigia o bom e penaliza o mau administrador de recursos pblicos, notadamente no tocante aos gastos com pessoal. Conforme o art. 18 da LRF, a Despesa Total com Pessoal - DTP ser constituda por vencimentos, salrios, proventos, adicionais, gratificaes, horas extras, encargos sociais, subsdios dos agentes polticos e quaisquer outras espcies remuneratrias. Excluem-se do cmputo da DTP, desde que caracterizada como espcie indenizatria, as parcelas recebidas por servidor a ttulo de representao, auxlios, dirias, ajuda de custo dentre outras indenizaes. 5. Limite prudencial Consoante preceitua o art. 22 da Lei Complementar 101/2000, verificado, no momento da apurao, que o total da despesa com pessoal extrapola 95% (noventa e cinco por cento) do limite estabelecido no art. 20, os Poderes e rgos que incorrerem no excesso ficaro vedados de criar cargos, emprego ou funo e efetuar provimento de cargo pblico, admisso ou contratao de pessoal a qualquer ttulo. Ressalta-se que, mesmo havendo criao, por fora de lei, de cargo, emprego ou funo no perodo vedado, tal norma no produzir efeitos no campo jurdico, posto que mesmo criado, o cargo no poder ser provido, ressalvadas as reposies de servides nas reas da educao, sade e segurana pblica, estritamente nos casos de falecimento e aposentadoria. 6. Enquadramento das despesas aos limites estabelecidos O artigo 23 da LRF tacitamente impe aos que excederem os respectivos limites a adoo, no menor tempo possvel, de medidas que reconduzam o ente ao patamar estabelecido no artigo 20. Para tanto, devem ser adotadas as regras estabelecidas pelo art. 169 da CF, nos dois quadrimestres seguintes, quais sejam: Reduo em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comisso e funes de confiana; Exonerao de servidores no estveis; Exonerao de servidores estveis, se no alcanada a reduo necessria com as medidas anteriores.

22

Ressalta-se que, deve ser seguida esta ordem cronolgica de aes, obedecendo-se a lgica hierrquica e a natureza do vnculo empregatcio com a administrao pblica. Havendo necessidade de a administrao exonerar servidor estvel para enquadrar-se no limite estabelecido pelo artigo 20, a esta fica vedada a criao de outro cargo, emprego ou funo com atribuies assemelhadas, fazendo jus ao servidor atingido pela exonerao, o recebimento de indenizao correspondente a um ms de remunerao por cada ano de efetivo servio. 7. Nulidade dos atos que aumentarem despesas com pessoal Visando combater prtica administrativa que eleve as despesas com pessoal a LC 101/2000, em seu artigo 21, estabelece que: Art. 21. nulo de pleno direito o ato que provoque aumento da despesa com pessoal e no atenda: I as exigncias dos arts. 16 e 17 desta Lei Complementar, e o disposto no inciso XIII do art. 37 e no 1 do art. 169 da Constituio; II o limite legal de comprometimento aplicado s despesas com pessoal inativo. Pargrafo nico. Tambm nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou rgo referido no art. 20. Entende-se por ato nulo de pleno direito aquele editado em afronta legislao vigente, ou seja, os atos desta natureza apresentam nulidade imediata e absoluta desde a sua constituio, no sendo passvel de correo, posto ser insanvel, inconvalidvel. Do mesmo modo, so nulos os atos que implicam aumento de despesas ou criao de cargos, empregos e funes, praticados quando o ente apresentar-se com comprometimento da Receita Corrente Lquida em montante superior ao limite prudencial estabelecido pelo artigo 22 da Lei Complementar 101/2000. X CONTROLE DA LEGALIDADE DOS ATOS DE ADMISSO DE PESSOAL PELO TCE-TO 1. Controle dos atos da administrao A administrao pblica, como no poderia ser diferente, regida por regras e princpios emanados da Constituio Federal, corroborada com normas especficas, sendo, pois, submetida ao controle de seus atos.
23

O controle dos atos da administrao visa atender, dentre outros, aos princpios da legalidade e da supremacia do interesse pblico, tendo por finalidade bsica prevenir o abuso de poder que, no raro de se ver, assola os meandros da gesto pblica. Destaca-se que a prpria administrao detm o poder de fiscalizar e corrigir seus prprios atos quando constatado por essa ou pelos rgos de controle externo qualquer ilicitude. Trata-se do poder-dever ou poder de autotutela da administrao pblica. Em outras palavras, administrao pblica cabe agir estritamente dentro do que estabelece as leis do Pas, sujeitando os gestores infratores s sanes legais cabveis. 2. Competncias constitucionais dos Tribunais de Contas A Constituio da Repblica Federativa do Brasil em seu art. 71 define os sistemas de controle da administrao pblica brasileira e estabelece as competncias dos Tribunais de Contas, quais sejam: Apreciar as contas anuais do Presidente da Repblica; Julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos; Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal e de concesses de aposentadorias, reformas e penses; Realizar inspees e auditorias por iniciativa prpria ou por solicitao do Congresso Nacional; Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais; Fiscalizar a aplicao de recursos da Unio repassados a Estados, ao Distrito Federal ou a Municpios; Prestar informaes ao Congresso Nacional sobre fiscalizaes realizadas; Aplicar sanes aos responsveis por ilegalidades e irregularidades em atos e contratos; Sustar a execuo do ato impugnado; Apurar denncias apresentadas por qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato sobre irregularidades ou ilegalidades.

Valendo-se do princpio da simetria, a Constituio Estadual, em seu art. 33, ratifica as competncias do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins nos mesmos moldes da Carta Magna Republicana.

24

Por fora de legislao infraconstitucional compete, tambm, aos Tribunais de Contas outras atribuies como, por exemplo, fiscalizar o cumprimento das normas e princpios ditados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 3. Anlise das admisses de pessoal para fins de registro Dentre as atribuies dos Tribunais de Contas previstas no bojo do art. 71 da CF achase estabelecida a competncia exclusiva e indelegvel estatuda no inciso III, qual seja: Art. 71 ...
III apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio.

O principal atributo do registro prvio garantir maior grau de lisura ao ato administrativo, assegurando que este foi editado em obedincia s exigncias legais. Destaca-se que a anlise do Tribunal de Contas alcana tanto os atos admissionais de servidor efetivo quanto s admisses por contrato temporrio, no se admitindo a amostragem como tcnica de controle de tais atos. Por outro lado, as admisses para cargos em comisso no esto sujeitas a registro junto aos Tribunais de Contas, no entanto, devem ser informadas para fins de controle da legalidade dessas admisses, segundo os critrios estabelecidos em legislao local. Denota-se que os atos de pessoal, sejam efetivos ou temporrios, alm das aposentadorias, penses e reformas, devem ser submetidos ao crivo dos tribunais de contas brasileiros, cabendo-lhes, quando editados em consonncia com a legislao vigente, realizar os respectivos registros para todos os fins de direito. No Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, a matria est regulamentada pela Lei n 1.284/2001 (Lei Orgnica do Tribunal de Contas do Estado), pelo Regimento Interno, bem como pelas Instrues Normativas n 002/2006 e 012/2008, que dispem, respectivamente, sobre a apreciao pelo Tribunal de Contas do Estado, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso, aposentadoria, reforma e penso, e sobre a instituio e regulamentao do SICAP-AP (Sistema Integrado de Controle de Auditorias Pblicas Atos de Pessoal)

25

MODELOS DE ATOS ADMINISTRATIVOS Objetivando auxiliar na prtica de rotinas administrativas que venham a contribuir com a regularizao/manuteno dos sistemas de controle, registro e cadastro dos servidores, elaboramos alguns modelos de atos administrativos, os quais constam dos anexos.

26

ANEXO I MODELO DE ATO DE NOMEAO DE SERVIDOR EFETIVO

Ato n

/20___

O PREFEITO MUNICIPAL DE ________________, no uso das atribuies que lhe conferem o (informar os dispositivos constitucionais e os estabelecidos na lei orgnica do Municpio, que conferem ao Prefeito poderes para tal, bem como da lei que dispe sobre a criao do plano de cargos, carreiras e salrios), resolve: NOMEAR __________________________________, para exercer, em carter efetivo, o cargo de ________________________, para o qual foi habilitado em (1, 2 ....) lugar no concurso pblico de provas (ou de provas e ttulos), decorrente do Edital n ______, publicado no ____________________________, de ___/___/___.

Este (Ato) entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Pipoca, aos ____ dias do ms de _______________ de 20________

27

ANEXO II MODELO DE ATO DE EXONERAO DE SERVIDOR

Ato n

/20___

O PREFEITO MUNICIPAL DE PIPOCA, no uso das atribuies que lhe conferem o (informar os dispositivos constitucionais e os estabelecidos na lei orgnica do Municpio, que conferem ao Prefeito poderes para tal), resolve: EXONERAR _________________________________________, a pedido, do cargo efetivo de ___________________________________ (ou comissionado), a partir de __________

Este (Ato) entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

_____________, aos ____ dias do ms de ___________ de 20_______

28

ANEXO III MODELO DE ATO DE NOMEAO DE SERVIDOR EM COMISSO

Ato n

/20___

O PREFEITO MUNICIPAL DE ________________________, no uso das atribuies que lhe conferem o (informar os dispositivos constitucionais e os estabelecidos na lei orgnica do Municpio, que conferem ao Prefeito poderes para tal, bem como de leis especficas que disponham sobre o quadro de cargos, respectivos quantitativos e salrios), resolve: NOMEAR _________________________________, para exercer, em comisso, o cargo de ________________________, do quadro da Estrutura Administrativa do Poder Executivo, a partir de ____/____/____. Este (Ato) entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

_____________, aos ____ dias do ms de ________ de 20________

29

ANEXO IV MODELO DE DECLARAO DE ACUMULAO DE CARGOS DECLARAO DE ACUMULAO Nome: _________________________________________________________________ Cargo: _________________________________________________________________ Unidade de lotao: ____________________________________ Local de exerccio: _________________________________________ Regime de Trabalho: 20 hs ( ) 30 hs ( ) 40 hs ( )

Especifique o horrio de trabalho: das _______ s _______ e das _______ s ______hs. Carga horria Semanal: _________________________________________________________ (De acordo com o plano de trabalho e legislao especfica)

Ciente da vigncia dos artigos 37, Incisos XVI e XVII; 95, nico da Constituio Federal, Inciso I e artigos 17, 1 e 2 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, combinado com o(s) artigo(s) .............. da Lei n .......... (Estatuto dos Servidores Municipais), declara: 01. Exerce outros cargos, empregos ou funes na administrao pblica federal, estadual ou municipal do Distrito Federal, autarquia, empresa pblica sociedade de economia mista ou fundao pblica? SIM ( ) NO ( ) Em caso afirmativo informe: rgo ou Empresa: ____________________________________________________________ Unidade da Organizao em exerccio: ____________________________________________ (Secretaria Municipal, ou Diretoria, Coordenao etc...) Natureza jurdica: _____________________________________________________________ (Adm. Direta, Autarquia, Fundao Pblica, Empresa Pblica ou Sociedade de Economia Mista)
30

Tipo de administrao: ______________________________________________________________________ (Federal, Estadual, Municipal ou Governo do Distrito Federal): Cargo, emprego, funo gratificada (FG), cargo de direo (CD), DAS, DAI ou Outras: ______________________________________________________________________ Carga horria diria: ___________________________________________________________ Especifique o horrio de trabalho: das _______ s _______ e das _______ s ______hs. Carga horria Semanal: ___________________________________________________ Endereo: ______________________________________________________________ Bairro: ______________________________ Cidade: ___________________________ Estado: ____________________ CEP: ________________ Telefone: ______________ 02. aposentado na administrao pblica federal, estadual, municipal, do Distrito Federal, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou fundao pblica? SIM ( ) NO ( ) Em caso afirmativo informe: Instituto Previdencirio: _________________________________________________________ (INSS ou RPPS) 03. Exerce o comrcio em empresa privada ou sociedade civil? SIM ( Em caso afirmativo informe: ( ) Como acionista, cotista ou comanditrio ( ) participa da gerncia ou administrao Carga horria diria: _____________________________________________________ Especifique o horrio de trabalho: das _______ s _______ e das _______ s ______hs. Carga horria Semanal: __________________________________________________ Endereo: ______________________________________________________________ ) NO ( )

31

Bairro: ______________________________ Cidade: ___________________________ Estado: _____________________ CEP: ________________ Telefone: _____________ 04. Exerce atividade de profissional liberal? Em caso afirmativo informe: Carga horria diria: _____________________________________________________ Especifique o horrio de trabalho: das _______ s _______ e das _______ s ______hs. Carga horria Semanal: ___________________________________________________ Endereo: ______________________________________________________________ Bairro: ______________________________________ Cidade: ___________________ Estado: ___________________ CEP: _______________ Telefone: _____________ ) NO ( ) SIM ( ) NO ( )

05. Exerce atividade agropecuria? SIM ( Em caso afirmativo informe:

Nome da Fazenda: _______________________________________________________ Municpio: _____________________________________________________________ Carga horria diria: _____________________________________________________ Especifique o horrio de trabalho: das _______ s _______ e das _______ s ______hs. Carga horria Semanal: ___________________________________________________ 06. Exerce emprego em empresa privada? SIM ( Em caso afirmativo informe: Nome da Empresa: _______________________________________________________ ) NO ( )

32

Atividade exercida:_______________________________________________________ Carga horria diria: ____________________________________________________ Especifique o horrio de trabalho: das _______ s _______ e das _______ s ______hs. Carga horria Semanal: ___________________________________________________ Endereo: ______________________________________________________________ Bairro: ________________________________ Cidade: _________________________ Estado: _______________________ CEP: _______________ Telefone: ____________ 07. As declaraes prestadas neste formulrio so de responsabilidade nica e exclusiva do servidor que responder pela omisso, civil e penalmente, nos termos do artigo 299 do Cdigo Penal e artigos ______ da Lei n ____ (Estatuto dos Servidores).

Data _____/______/__________ ____________________________________________ Assinatura Observaes: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

NOTA: Este modelo de declarao poder ser simplificado, a depender do interesse ou necessidade da administrao. O importante que, ao tomar posse, o candidato informe se mantm qualquer outro tipo de vnculo de trabalho, seja empregatcio, empresarial ou liberal etc., informando os horrios de trabalho, para que seja comprovada a compatibilidade de cargos/funes e horrios.

33

ANEXO V MODELO DE DECLARAO DE EXERCCIO DECLARAO DE EXERCCIO Declaro para fins de anotaes e registros funcionais que o(a) servidor(a)___________________________, lotado(a) nesta _________________________ (informar o nome da Unidade Administrativa), nomeado(a) pelo __________(decreto) n __________, publicado no _________________________________para exercer, em carter efetivo, o cargo de ___________________________________________________, no qual tomou posse em ____/____/____ aps habilitao em concurso pblico, iniciou o exerccio em ____/____/____ _______________, aos ______ dias do ms de __________ de _______ ___________________________________
(Assinatura do Chefe da Unidade Administrativa em que o servidor for lotado)

34

ANEXO VI MODELO DE ATO DE VACNCIA

Ato n

/20___

O PREFEITO MUNICIPAL DE _________________, no uso das atribuies que lhe conferem o (informar os dispositivos constitucionais e os estabelecidos na lei orgnica do Municpio, que conferem ao Prefeito poderes para tal); Considerando o pedido formulado ______________________, ocupante do cargo ________________________, matrcula_____________; pelo servidor efetivo de

Considerando as disposies do art. _____________________da Lei n __________, Estatuto dos Servidores Municipais. RESOLVE Declarar vacncia do cargo efetivo de __________________________________________________________________, em razo de aprovao do referido servidor em outro em concurso pblico. Este (Ato) entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

______________, aos ____ dias do ms de __________ de 20_______

35

ORIENTAES SOBRE PROCEDIMENTOS, ATOS E ROTINAS ADMINISTRATIVAS INERENTES GESTO DE PESSOAL

Elaborao: Aida Maria do Amaral Tcnico de Controle Externo Leonel Ferreira Feitosa Tcnico de Controle Externo Mary Snia Matos Valadares Analista de Controle Externo

Palmas TO, outubro de 2010.

36

REFERNCIAS DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo. Atlas, 2010. DELGADO, Jos Augusto. Admisso de Pessoal no Servio Pblico. Belo Horizonte. Frum, 2009. DE OLIVEIRA, Regis Fernandes. Servidores Pblicos. So Paulo. Malheiros Editores, 2004. Constituio Federal de 1989 e suas alteraes. Lei Complementar 101/2000. Lei Estadual 1.284/2001 Lei Orgnica do TCE-TO. Instruo Normativa n 002/2006 TCE-TO.

37

Vous aimerez peut-être aussi