Vous êtes sur la page 1sur 2

Direitos Humanos

Estudo contesta criminalizao do infanticdio indgena


24 de junho de 2009

Pesquisa mostra que, se aprovada, nova lei ser uma “intruso” na cultura dos ndios brasileiros

Maiesse Gramacho Da Secretaria de Comunicao da UnB Quem tem legitimidade para decidir o que vida, o que tico, o que humano? Essas so indagaes que Marianna Holanda faz em sua dissertao de mestrado, defendida no Departamento de Antropologia da Universidade de Braslia. No estudo, a antroploga avalia o Projeto de Lei 1.057/2007, que trata da criminalizao do chamado infanticdio indgena – prtica adotada por algumas tribos do pas em que crianas nascidas com problemas no recebem tratamento e acabam morrendo. O PL est na pauta da Comisso de Direitos Humanos e Minorias da Cmara dos Deputados desta quarta-feira, 24 de junho. “Diante do que chamamos juridicamente de infanticdio, no cabe falar em infanticdio indgena. O que h nessas aldeias so estratgias reprodutivas – e s um nmero muito reduzido de crianas acaba sendo submetido a elas”, diz Marianna, autora da dissertao intitulada Quem so os humanos dos direitos? Sobre a criminalizao do infanticdio indgena. “E so crianas com problemas que, mais tarde, impossibilitaro qualquer tipo de socializao”, completa.

Daiane Souza/UnB Agncia

Marianna analisou noo de humanidade entre indgenas

Segundo a antroploga, para os ndios, sem socializao a criana jamais atingir a humanidade plena. Por isso, ela dedicou uma parte do trabalho para entender como se constitui a noo de humanidade entre os indgenas. “Esse um dos pontos centrais do estudo: o que ns, brancos, entendemos como sendo vida e humano diferente da percepo dos ndios. Um beb indgena, quando nasce, no considerado uma pessoa – ele vai adquirindo pessoalidade ao longo da vida e das relaes sociais que estabelece”, explica. De autoria do deputado Henrique Afonso (PT-AC), o PL 1.057/2007 contestado por antroplogos que atuam em comunidades indgenas. O estudo de Marianna sugere que a interveno do Estado em uma prtica cultural milenar deve ser rechaada. “O projeto impe uma categoria jurdica ocidental a uma diversidade de povos, desrespeitando as diferenas e as especificidades”, afirma. INTRUSO – Para a professora Rita Segato, que orientou a dissertao de mestrado de Marianna, o PL uma forma de “calnia” aos povos indgenas. “O projeto cria uma imagem absolutamente distorcida da relao entre os ndios e suas crianas. Essa lei ofusca a realidade e declara os ndios brbaros, selvagens, assassinos. muito semelhante com a acusao, comum em tempos passados, de que os comunistas comiam criancinhas”, compara. A docente lembra, ainda, que na legislao brasileira o direito vida j est assegurado. “A Constituio e o Cdigo Penal preveem que proibido matar. Nesse aspecto, o PL redundante”. Segundo ela, o verdadeiro propsito da nova lei no zelar pela vida das crianas, mas “permitir a vigilncia e a intruso permanente nos costumes e na intimidade das aldeias”.

Daiane Souza/UnB Agncia

Rita e Marianna defendem participao de ndios na elaborao de leis que os afetem

PARTICIPAO – A pesquisa tambm aponta a necessidade de incluir os indgenas nas discusses que lhes dizem respeito. “No se pode chegar a uma concluso ou a um projeto a respeito desse assunto sem a participao
http://www.direitos.org.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 31 March, 2011, 14:30

Direitos Humanos

efetiva dos maiores interessados: os ndios. E eles s foram ouvidos uma nica vez, em uma audincia pblica em 2007, e mesmo assim tiveram pouco espao para falar”, conta a pesquisadora. Para ela, o destino das crianas que nascem com problemas graves e impeditivos de qualquer tipo de socializao deve ser resolvido pelos prprios indgenas. “Eles acreditam que tm autonomia para resolver seus problemas sozinhos – e se no acreditarmos nessa capacidade, estaremos, ainda, colonizando”, observa. “Deixar que eles encontrem seus caminhos e tomem suas decises o mnimo de autonomia que podemos fornecer”, refora a pesquisadora. Rita Segato lembra que o Brasil signatrio da Declarao dos Direitos dos Povos Indgenas, aprovada pela Organizao das Naes Unidas em 2007. “No documento est dito que no se pode criar leis que afetem a vida dos ndios sem ter a participao deles na discusso e elaborao dessas leis. E esse requisito no foi respeitado no PL que ora se apresenta”. Segundo Rita, a Associao Brasileira de Antropologia (ABA) j se manifestou, pedindo o arquivamento do PL, que na Comisso de Direitos Humanos tem a relatoria da deputada petista Janete Rocha Piet (SP).

Marianna Holanda, pelo e-mail marianna.holanda@gmail.com

Rita Segato, pelo e-mail rsegato@terra.com.br

http://www.direitos.org.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 31 March, 2011, 14:30

Vous aimerez peut-être aussi