Vous êtes sur la page 1sur 2

PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Licenciatura Disciplina: Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Professor(a): Ano/Semestre: Carga Horria: 72 horas

EMENTA A disciplina focaliza o ensino da LIBRAS Lngua Brasileira de Sinais, atravs da Prtica. Considera essa modalidade lingstica a forma mais apropriada de comunicao entre surdos e ouvintes. Enfatiza a importncia de habilidades referentes expresso corporal e facial, considerando esses, fatores constituintes da Lngua de Sinais. OBJETIVO Desenvolver habilidades comunicativas atravs de um canal diferenciado, visual-gestual, oferecendo possibilidades de acessibilidade e de respeito s diferenas sociolingusticas que marcam nosso pas. CONTEDO Fundamentos da educao de surdos no Brasil. Metodologias aplicadas na educao de surdos. Legislao pertinente LIBRAS. Diferenas lingsticas entre a Lngua Portuguesa e a LIBRAS. Mmica e LBRAS. Lngua visual motora. Apresentao da Lngua Brasileira de Sinais. Alfabeto Manual. Utilizao dos pronomes, numerais, advrbios, localizao, pessoas da famlia, sinais referentes Pedagogia e classificadores. Configurao de mos. METODOLOGIA DE ENSINO Atividades expositivas, observaes em LIBRAS, debates em sala de aula sobre assuntos referentes surdez. Seminrios e vivncias com docentes surdos da rea da Pedagogia. ATIVIDADES DISCENTES (TERICAS) Leitura de artigos atualizados sobre assuntos relacionados ao programa da disciplina. ATIVIDADES DISCENTES (PRTICAS) Exerccios prticos em sala de aula. Dramatizao de pequenos textos. Trabalhos em duplas e/ou em grupos. PROCEDIMENTOS DE AVALIAO Procedimento Institucional: a composio da mdia semestral aferida por duas avaliaes bimestrais, atribuindo-se a primeira, Grau 1, peso 1 e a segunda, Grau 2, peso 2. A soma de G1 e G2 dever ser dividida por 3, obtendo-se, assim, a mdia. Ao final de cada semestre, nos termos do calendrio acadmico escolar, o graduando ter direito, no prazo fixado e a ttulo de recuperao ou falta, realizao de uma avaliao, em carter de substituio de um dos graus. Sero aprovados os alunos que obtiverem mdia final igual ou superior a seis (6,0), alm de freqncia igual ou superior a 75%. Na composio das notas de G1 e G2, cabero ao professor da disciplina os critrios para a composio das notas dos respectivos graus. BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA BSICA BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educao de surdos: ideologias e praticas pedaggicas. Belo Horizonte, Autntica, 2002. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Saberes e prticas da incluso: dificuldades de comunicao e sinalizao: surdez. Braslia: MEC/SEESP, 2004. FERNANDES, Eulalia (Org.). Surdez e Bilingsmo. 2.ed. Porto Alegre: Mediao, 2008. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FALCO, Luiz Alberico. Surdez, Cognio Visual e LIBRAS: estabelecendo novos dilogos. Editora Luiz Alberico, 2010. LACERDA, Cristina Broglia F. de GES, Maria Ceclia R. de (Orgs.) Surdez: processos educativos e subjetividade. So Paulo: Lovise, 2000. SKLIAR, Carlos (Org.); A surdez: um olhar sobre as diferenas. 3.ed. Porto Alegre: Mediao, 2005.

SOL, Maria Cristina P. O sujeito surdo e a psicanlise: uma outra via de escuta. Porto Alegre: UFRGS, 2005. THOMA, Adriana da S;LOPES, Maura C (Orgs.); A inveno da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferena no campo da educao. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi