Vous êtes sur la page 1sur 23

MARCELO VITORINO RICARDO FERNANDES CUNHA WILLIAM CESAR DE ANDRADE PEREIRA

INSTRUMENTAO INDUSTRIAL E REDES DE COMUNICAO INDUSTRIAL: RELATRIO DE AULAS PRTICAS.

Cornlio Procpio 2011

MARCELO VITORINO RICARDO FERNANDES CUNHA WILLIAM CESAR DE ANDRADE PEREIRA

INSTRUMENTAO INDUSTRIAL E REDES DE COMUNICAO INDUSTRIAL: RELATRIO DE AULAS PRTICAS.


Trabalho apresentado s disciplinas de ET35G- Instrumentao industrial e ET35HRedes de comunicao industrial, orientadas pelos professores Miguel Angel Chincaro Bernuy, Wagner Endo, do departamento de eletrotcnica, do curso de Tecnologia em Automao Industrial, da Universidade

Tecnolgica Federal do Paran.

Cornlio Procpio 2011

SUMRIO

Introduo .............................................................................................................. 1

1 Materiais .............................................................................................................. 2 1.1 Primeira parte: Supervisrio e comunicao ................................................ 2 1.2 Segunda Parte: Transdutor e condicionador ................................................ 2 1.2.1 Transdutor .................................................................................................... 2 1.2.2 Condicionador............................................................................................... 3 1.2.3 Simulao de luminosidade ......................................................................... 3

2 Procedimentos ..................................................................................................... 4

2.1 Primeira parte: Supervisrio e comunicao................................................ 4 2.1.1 Supervisrio .................................................................................................. 4 2.1.2 Comunicao ................................................................................................. 8 2.1.2.1 DigiConfig ................................................................................................... 8 2.1.2.2 Driver de comunicao no Elipse Scada ..................................................... 9 2.1.2.3 Configurando as tags PLC ........................................................................... 9 2.1.2.4 Configurao das tags PLC usadas no processo ....................................... 10 2.2 Parte 1: Transdutor e condicionador .......................................................... 12 2.2.1 Transdutor .................................................................................................. 12 2.2.2 Condicionador............................................................................................. 15

3 Analise de resultados ........................................................................................ 18

CONSIDERAES FINAIS .............................................................................. 19

REFERNCIAS .................................................................................................. 20

INTRODUO

As redes industriais apresentam como grande Vantagem a reduo significativa de cabos de controle e seus acessrios, porque vrios dispositivo so ligados em um nico barramento evitando assim ter que fazer a ligao do mesmo ponto a ponto, com isso, h uma reduo significativa do tempo no projeto e na instalao, mais uma vantagem a fcil manuteno, j que o sistema fornece mais informaes de status e diagnsticos, sem contar a facilidade de armazenar dados em um micro computador por exemplo. A instrumentao esta diretamente ligada com as redes na indstria, por que a mesma responsvel pelas medidas, analises, comparao e controle de um processo industrial, esses dispositivos so ligados a rede. Portanto conforme evolui a tecnologia na parte de comunicao e transmisso de dados, os instrumentos tambm evoluem, trazendo para o mercado mais opo para obter sucesso em projetos de automao. No presente trabalho sero aplicados o conhecimento obtido nas disciplinas Instrumentao industrial e Redes de comunicao industrial, o objetivo idealizao de um processo a ser controlado, criao de um supervisrio que comunicar com kit Digirail, que contem um modulo de duas entradas analgicas, um de quatro entradas digitais e outro com duas sadas Rele, via protocolo Modbus, na entrada analgica ser inserido um condicionador de 1 a 5 V, que ter referencia atravs de um transdutor que sero criados e testados em sala de aula. Para melhor compreenso o trabalho ser dividido em duas partes, sendo a primeira a criao do supervisrio e a comunicao com o kit Digirail, e a segunda criao do transdutor e do condicionador.

1 Materiais

1.1 Primeira parte: Supervisrio e comunicao

Programa Elipse SCADA. Programa criado para desenvolver supervisrio. Mdulo Digirall 4c. Modulo de entradas digitais contadoras, possui quatro Mdulo Digirall 2r. Mdulo de sadas digitais, possui duas sadas Rele. Mdulo Digirall 2a. Mdulo de entradas analgicas universais, possui duas

entradas digitais.

entradas de medio remota na analgica.

A configurao de todos os mdulos so feitos pela interface RS485 utilizando comando modbus RTU. aula. Microcomputador, cabos, ferramentas do laboratrio de eltrica.

Conversor RS485 para conexo USB do microcomputador. Manuais de comunicao e instalao dos mdulos e anotaes em sala de

1.2 Segunda Parte: Transdutor e condicionador.

1.2.1 Transdutor

Programa Matlab. Programa para simulao de processos para aquisio de

dados ou parmetros entre outras funes. LDR. Componente eltrico cujo a resistncia diminui quando sobre ele incide Resistor de 15K.

energia luminosa.

Lux.

Fonte de 6V. Luxmetro Aparelho que mede luminosidade usando a unidade de medida

1.2.2 Condicionador

Programa Multsim. Programa para simulao de circuitos eletrnicos. 3Resistores de 10K. 1 Resistor de 180K. 1 Resistor de 1,2 M. 1 Potencimetro de 10K. 1 Potencimetro de100K. 1 Fonte de 9V. 1 Fonte de +12 12V. 1 Protobord.

1.2.3 Simulao de luminosidade

1 Lmpada de 60W. 1 Soquete. 1 variac. aparelho que varia a tenso de sada. 1 caixa de papelo.

2 Procedimentos

2.1 Primeira parte: Supervisrio e comunicao

No processo empregado nesse projeto o objetivo que controlar a luminosidade, atravs da medio de lux do ambiente cujo processo se encontra. A interface desse controlador ser a tela supervisora criada no programa Elipse Scada, nessa ser possvel visualizar variveis do processo e atuar diretamente nele. Na seo seguinte ser descrito o procedimento para criao da aplicao no Elipse Scada.

2.1.1 Supervisrio

O supervisrio uma ferramenta visual que permite ao operador visualizar e interferir no processo. Para a criao dessa aplicao foi utilizado o Elipse Scada e o conhecimento adquirido em sala de aula. Como o processo abordado nesse projeto consiste na medio de luminosidade e no seu controle foi usado o ambiente de uma casa em que quando a luminosidade diminui uma lmpada ligada caso a luminosidade diminuir mais outra lmpada ligada tudo atravs de uma chave manual ou automtica.

Figura 1 Processo em modo automtico.

Como pode ser visto a tela consiste do processo que seria a casa, um display para visualizar os valores de lux, um boto liga/desliga usado como chave automtica e manual, outros dois botes so usados para ligar as lmpadas manualmente e dois setpoint para que o usurio determine o valor de setpoint de cada lmpada dentre um intervalo j definido, usado em modo automtico. Display lux Atravs de uma tag tipo demo (tag001) simula a luminosidade do ambiente alternando entre noite e dia, tendo como limite inferior 286 e limite superior 584, definidos no projeto do condicionador.

Figura 2 Configurao tag001

Setpoint Nos dois setpoints foram usados tag tipo Ram que armazena valores que so utilizados como variveis auxiliares.

Figura 3 Configurao da tag RAM usada no setpoint.

Chave automan utilizada para alternar entre modo manual e automtico tambm foi utilizado a tag tipo RAM para armazenar valores.

Figura 4 Chave automan utilizando tag tipo RAM.

Boto liga/desliga Para cada um dos dois botes liga/desliga foram criadas tag tipo PLC que cria uma varivel que se conecta a um equipamento externo.

Figura 5 Boto liga/desliga utilizando tag tipo PLC.

Bitmap Para a criao da casa e as duas lmpadas foram utilizados bitmaps. A imagem abaixo mostra o script criado utilizando as tags tipo PLC (chave_lampada1 e chave lmpada2) para ligar e desligar as duas lmpadas. A logica para controle do programa para acender e apagar as lmpadas foi feio no script da tela, utilizando-se das ferramentas App browser, o boto de logica IF e ELSE, o primeiro IF da logica, que significa SE, l se o boto esta no manual ou no automtico, se estiver no automtico ele vai para o lao IF, que compara o valor de lux com os dos set points. Se o nvel de lux estiver abaixo dos dois set points o programa acende as duas lmpadas, se for menor que apenas um, acende uma lmpada e se estiver acima dos dois set points as duas lmpadas ficam paradas. J se o boto estiver no manual as lmpadas so controladas atravs dos botes lmpada 1 e lmpada 2, atravs de suas tags CHAVE_MAN1 e CHAVE_MAN 2.

Figura 6 Script utilizando as tags criadas para desligar e ligar a lmpada.

2.1.2 Comunicao

Depois de terminada a criao da tela supervisria o prximo passo estabelecer a comunicao com o kit Digirail, para a implementao real do processo. O kit Digirail possui quatro mdulos. O modulo 4c possui quatro entradas digitais contadoras. O mdulo 2r contm duas sadas rele. O mdulo 2a o mdulo com entradas analgicas.

2.1.2.1 DigiConfig

Para estabelecer a comunicao entre o mdulo e o supervisrio, devemos configurar o kit atravs do programa DigiConfig. Utilizamos o kit ligado ao conversor RS485 no canal Tx para conexo USB do microcomputador. Quando ligado foi criado a COM3, para

a comunicao. Os mdulos para serem reconhecidos devem ser ligados individualmente, ou seja, s um dos mdulos deve estar com o 10 e 11 da rede de comunicao conectada por vez. Para a configurao da comunicao do DigiConfig foi usado os seguintes parmetros: Baud rate=9600 Timeout (msec)=250 Paridade=nenhuma Stop bits=2 bits Para configurar o modulo Digirail 4c foi utilizado o mtodo explicado anteriormente com s sua rede de comunicao ligada. A opo pesquisar usada para que o configurador DigiConfig reconhea o mdulo. O mdulo 4c foi configurado na rede com o endereo 1 e suas quatro entradas digitais com o endereamento de 0 a 3 que j vem do fabricante. Para os mdulos 2r e 2a foi feito o mesmo procedimento e foram configurados com o endereo 2 e 3 respectivamente.

2.1.2.2 Driver de comunicao no Elipse Scada

A comunicao entre o kit Digiraill e o Elipse Scada feita pelo Elipse Driver Modicom Modbus atravs do arquivo Modbus.dll.Para instalar basta entrar no Organizer em Drivers-Novo e buscar na pasta em que o arquivo est. Depois definida as funes de leitura e escrita do Modbus. Como nas entradas digitais e nas sadas rele o que est sendo lido e escrito so bits, foi usado a funo 1 de leitura de Bit (Read Coil Status - 0x) e funo 5 escrita de Bit (Force Single Coil - 0x).

2.1.2.3 Configurando as tags PLC

Para configurar as tags PLC deve-se observar os quatros parmetros N1, N2, N3, N4 que so responsveis por: N1: Endereo do equipamento escravo (CLP) na rede. Este endereo pode variar de 1 a 255. Pode-se ainda configurar este parmetro com o valor 0. Com isto este tag trabalhar em modo broadcast, enviando a mensagem para todos os equipamentos escravos

10

(CLP) que estiverem na rede. N2: Cdigo da operao. Referencia uma operao de leitura ou escrita adicionada na janela de configuraes do driver. N3: Parmetro adicional. Para as funes de leitura e escrita de arquivos (funes 20 e 21), o parmetro N3 especifica o arquivo a ser acessado. Para as demais funes de leitura e escrita de registradores, N3 especifica a mscara a ser usada na leitura. Esse parmetro s ser usado se a opo Use Bit Mask for habilitada para a operao em uso, e seleciona o nmero de um bit especfico a ser retornado. O valor zero indica o bit menos significativo. O valor do bit selecionado ser sempre retornado no bit menos significativo do valor. Ou seja, se a opo Use Bit Mask estiver habilitada para a operao na janela de configurao, o valor retornado do tag ser sempre 0 ou 1. N4: Endereo do registrador ou da varivel no equipamento escravo (CLP) que se deseja ler ou escrever.

2.1.2.4 Configurao das tags PLC usadas no processo

Figura 7 tag chave_lampada1

11

Figura 8 chave_lampada2

Figura 9 tag chave_man1

12

Figura 10 chave_man2

2.2 Parte 1: Transdutor e condicionador

2.2.1 Transdutor

Para obter referncias de Luminosidade foi criado um circuito com um LDR, que trata-se de um componente eltrico que diminui a resistncia conforme aumenta-se a luminosidade como pode ser observado abaixo no grfico 1, em srie com ele h um resistor, criando assim um divisor de tenso, atravs da queda de tenso em cima do resistor sero retiradas referncias do transdutor em questo podendo ser melhor entendido atravs da figura 11.

13

Grfico 1 Comportamento do LDR

Figura 11 Circuito do transdutor

O transdutor criado foi colocado em uma caixa, esta lacrada para no entrar luminosidade externa, junto com uma lmpada de 60W ligado a um Variac, e um luxmetro. Conforme o aumento da tenso na lmpada atravs do Variac a luminosidade ( medida com o luxmetro) dentro da caixa aumenta e com ela a tenso de sada que a referncia do transdutor, gerando a tabela abaixo. Foram efetuadas quatro simulaes.

14

Grfico 2 Simulao do transdutor (Matlab)

Lux
1 10 40 66 101 167 286 366 444 584 709 860 1023 1255 1380 1710 1800 1930

TABELA DE SIMULAES S 1 (mV) S 2 (mV) S 3 (mV) S 4 (mV)


17 111 245 330 360 395 436 455 467 480 492 509 512 520 525 529 532 533 13 103 243 320 348 397 437 453 462 481 490 500 506 522 525 532 533 535 8 112 269 321 363 401 434 447 456 466 472 478 481 483 485 490 491 492 12 126 276 333 371 406 439 451 458 468 473 480 482 487 489 493 494 495

Tabela 1

15

Os dados da tabela foram analisados e simulados atravs do Matlab gerando quatro curvas. Podendo ser melhor compreendida atravs da equao do divisor de tenso onde V2 a queda de tenso em R2, sendo este resistor de referncia do transdutor e R1 o LDR. Foi Analisado anteriormente, no grfico 1 o comportamento do LDR, quanto maior a luminosidade, menor a resistncia, portanto sabendo que R2 um valor fixo, quanto menor R1 maior a queda de tenso em V2, isso explica o comportamento das curvas em relao com o aumento da claridade. Para ser feita a reta de operao do transdutor foram analisadas as curvas e escolhidos dois pontos, 286 e 584 Lux e seus respectivos valores de referncias foram obtidos atravs da mdia das quatro simulaes, sendo que para e para .

2.2.2 Condicionador

Figura 12 Reta do condicionador

Para a elaborao do condicionador de 1 a 5 V que ser ligado ao transdutor, primeiro foi encontrado a equao da reta atravs dos clculos: Substituir os pontos extremos na equao para achar k1 e k2.

16

Equao da reta:

45,873

Para montar o circuito primeiramente foi calculado Ra1 e Ra2 para isso ser adotado um valor para Rb, nesse caso de Ra1 , e pela equao foi encontrado o valor

Para encontrar Ra2 foi adotado um valor para fonte= 9 v, e pela equao foi encontrado o valor de Ra2

Antes de construir o circuito na prtica, foi feito no simulador Multisim, para chegar aos valores de RA1 e RA2 com componentes comerciais, foram colocados resistores de menor valor e em srie potencimetro para poder ajustar o valor mais perto possvel do encontrado nos clculos. A figura 13 demonstra o circuito na posio certa de cada componente e destacam os pontos principais do condicionador, a fonte V3 representa a

17

entrada onde ser conectado o transdutor, as fontes V1 e V2 servem para alimentar os somadores operacionais e o multmetro simboliza a sada de um a 5V.

Figura 13 Circuito do Condicionador Simulado no Multisim. Na prtica os componentes utilizados so os mesmos da simulao, menos o CI com os somadores operacionais, que foi substitudo pelo LM358. As ligaes tambm seguem o padro da simulao. O circuito prtico foi montado no Protobord.

18

3 Analise de resultados

A criao do transdutor foi satisfatria, tendo uma pequena variao entre as curvas, provavelmente ocorrida pela variao de temperatura do ambiente, j que as medidas foram realizadas em dois dias diferentes S1 e S2 em um e S3 e S4 em outro, gerando o grfico 2, utilizado para obter os pontos que foi utilizado para construir o condicionador. O condicionador montado no multsim funcionou corretamente podendo assim obter os valores de 1 a 5V, o circuito pratico foi montado como no do simulador, mas por falta de tempo no foi testado. A comunicao analgica no foi possvel implementar devido ao tempo limitado para o desenvolvimento do projeto e foram usadas somente duas entradas digitais por problemas do kit que estava com as outras duas danificadas, mas a comunicao digital mostrou resultados satisfatrios quando testada nos dois modos automtico e manual as entradas digitais e sadas digitais com rele funcionaram corretamente mostrando que os procedimentos adotados no processo de configurao foram corretos.

19

CONSIDERAES FINAIS

Os resultados positivos do trabalho demonstra a evoluo da tecnologia, tanto na parte de comunicao, quanto na parte de instrumentao. Os dispositivos e programas criados, vem buscando a evoluo para que ofeream mais ferramentas, que com ajuda da criatividade de cada um envolvido na rea de automao, podem ser criadas solues para vrios problemas da indstria e por que no para pequenas coisas como por exemplo, automao de uma casa, que por sinal algo que esta se tornando realidade para as novas casas e apartamentos das pessoas de classe alta. O ponto principal deste trabalho, no foi apenas desenvolver e aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula, mas tambm de desenvolver a criatividade de cada um para buscar a melhoria de processos j existentes e a criao de novos, assim podemos idealizar o foco do curso de automao.

20

REFERNCIAS

BERNUY M. A. C. Roteiro de Treinamento inicial do Supervisrio Elipse Scada: UTFPR, Cornlio Procpio. 2011.

Desenvolvimento de Sistemas Supervisrios. Disponvel em <http://www.siembra.com.br/siembra/index.php?option=com_content&view=article&id=53& Itemid=56> . Acesso em: 18 jun. 2011.

Novus LTDA. Manual de comunicao: Mdulo de Entradas Analgicas Universais. Porto Alegre: Novus.

Novus LTDA. Manual de comunicao: Mdulo de Entradas Digitais Contadoras. Porto Alegre: Novus.

Novus LTDA. Manual de comunicao: Mdulo de Sadas Digitais. Porto Alegre: Novus.

Vous aimerez peut-être aussi