Vous êtes sur la page 1sur 8

Esqueleto Apndicular - Membros Superiores

Regio que compreende as cinturas e os membros. Cintura Escapular Essa regio refere se a juno entre os membros superiores e o tronco, ou esqueleto apendicular e axial. Constitudo pela escpula e pela clavcula, a primeira encontra se a parte dorsal do trax, envolta por musculatura que impede o contato direto com o gradil costal, enquanto que a clavcula se encontra na parte ventral do trax, superior ao gradil costal.

Fonte: SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 22ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Clavcula

Osso longo, que se estende da borda superior do manbrio esternal ao acrmio da escpula, ligando dessa forma o tronco ao membro superior indiretamente atravs da escpula. Seus dois teros mediais so convexos anteriormente; seu tero lateral cncavo; sua extremidade acromial achatada; sua extremidade esternal levemente arredondada; possui uma face rugosa voltada inferiormente e sua face lisa esta voltada superiormente.

Principais acidentes sseos: Extremidade esternal. Extremidade acromial. Corpo da clavcula. Tubrculo conide. Linha trapezide. Impresso do ligamento costoclavcular.

Fonte: SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana, 22ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Escpula Ligada ao osso esterno pela clavcula, articula se com o mero pela cavidade glenide e est situada na parede pstero superior do trax. Para observar sua posio anatmica, observe

que sua face cncava (fossa subescapular), anterior; sua espinha posterior; o acrmio e a cavidade glenide so laterais. Possui ainda bordas superior, medial e lateral e ngulos superior, inferior, lateral e acromial. Principais acidentes sseos: Acrmio. Fossa supra espinhal. Fossa infra espinhal. Espinha da escpula. Processo coracide. Fossa subescapular. Cavidade glenide.

Fonte: SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana, 22ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Osso do brao mero Osso longo, articula se superiormente com a cavidade glenide da escpula, e inferior ou distalmente, com o rdio lateralmente; e com a ulna medialmente. Para e obter a posio anatmica quando o osso esta desarticulado, preste ateno na cabea, deve estar superior com a face articular voltada medialmente, com os tubrculos anteriores separados pelo sulco intertubercular. Principais acidentes sseos: Cabea do mero. Tubrculo maior. Tubrculo menor. Sulco intertubercular.

Colos anatmicos e cirrgicos. Tuberosidade deltidea. Capitulo. Trclea. Fossa do olcrano. Face lateral. Epicndilo medial. Fossa coronide. Fossa radial.

Fonte: SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana, 22ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Ossos do Antebrao Rdio Tambm osso longo, encontrado lateralmente no antebrao, articula se proximalmente pela concavidade da cabea do rdio, com o captulo do mero, a circunferncia articular da cabea do rdio articula se com a incisura radial da ulna. Distalmente articula se com os ossos do carpo por meio da face articular do carpo e com a ulna por incisura ulnar. Sua extremidade maior colocada distalmente, com sua face cncava e lisa voltada anteriormente e o processo estilide distal e lateral. A tuberosidade radial deve ser colocada medialmente.

Principais acidentes sseos: Cabea do rdio. Circunferncia articular da cabea do rdio. Tuberosidade radial. Margem ou borda interssea. Face anterior, lateral e posterior. Incisura ulnar (medial). Face articular do carpo. Processo estilide (lateral). Colo do rdio.

Fonte: SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana, 22ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Ulna Osso localizado medialmente no antebrao, proximalmente, articula se com a trclea, do mero pela estrutura denominada incisura troclear. Ainda proximalmente , articula se com o rdio, por meio da incisura radial, na qual gira a circunferncia da cabea do rdio (movimentos de pronao e supinao). Distalmente, a face inferior da cabea da ulna articula se com o disco articular, que a separa dos ossos do carpo. A poro lateral da cabea (circunferncia articular da cabea), articula se com a incisura ulna do rdio (movimentos de pronao e supinao). Par achar sua posio anatmica coloca se a grande incisura voltada anteriormente e a borda interssea cortando o osso lateralmente. O processo estilide posicionado distal e medialmente. Principais acidentes sseos: Processo coronide. Incisura troclear. Incisura radial. Olcrano.

Borda interssea. Cabea da ulna. Circunferncia articular da cabea da ulna. Processo estilide.

Fonte: SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana, 22ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Ossos das Mos Carpos A regio denominada carpo composta por oito ossos dispostos em duas fileiras. Primeira fileira ou fileira proximal (de lateral para medial) Escafide; apresenta anteriormente um tubrculo e posteriormente um sulco. Semilunar; recebe esse nome por ter a forma de uma meia lua. Piramidal; tem a forma de uma pirmide. Pisiforme; o menor dos ossos do carpo, localiza se na face anterior do piramidal, em alguns casos esta aderida. A fileira proximal articula se com o rdio (exceto pisiforme). Segunda fileira ou fileira distal ( de lateral para medial) Trapzio; recebe este nome pelo formato de um trapzio, possui uma protuberncia em formato de sela, que se articula com a base do primeiro metacarpo. Trapezide; formato de um trapzio, porm menor, mais largo dorsal do que ventralmente. Capitato; o maior dos osso do carpo. Hamato; facilmente reconhecido pelo seu gancho. Alm da articulao entre si, a segunda fileira articula se proximalmente com os ossos da primeira fileira e distalmente com os ossos do metacarpo. METACARPOS

Numerados de I a V de lateral para medial, articulam se com os carpos, proximalmente e com as falanges distalmente, os quatro metacarpos mediais ainda se articulam entre si por meio de sua bases. FALANGES Cada dedo possui trs falanges, com exceo do polegar, que possui apenas duas. As falanges so ditas proximais, mdias e distais.

Fonte: SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana, 22ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

A cada contedo postado comentarei o livro de onde as figuras foram tiradas. As figuas acima como podemos ver na citao vieram do Sobotta, Atlas de Anatomia Humana, um livro magnfico, vale a pena ser adquirido, os alunos sempre fazem a mesma pergunta: caro? A resposta seria sim, para a realidade de um estudante universitrio, porm, barato se contarmos o fato de ser um livro para a vida toda! uma obra de arte e super completo. A matria foi retirada de vrios outros autores que estarei comentando no decorrer das postagens. Existem downloads do livro espalhados pela internet, porm, nada como ter o livro em mos, cada um defende o seu tipo de opinio, nunca vi um aluno estudar de verdade na frente de um computador, at porque hoje em dia com msn, orkut e ballas a mais, isso se torna quase que impossvel... Ns sabemos! E tem mais, vai ter que fazer impresso do livro que se torna oneroso do mesmo jeito... Enfim, se tiver grana, compre! Postado por Fernanda Luiza s 00:11 Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz

Vous aimerez peut-être aussi