Vous êtes sur la page 1sur 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO

Fundao Instituda nos termos da Lei n 5.152, de 21/10/1966 So Lus - Maranho.

Pr-Reitoria de Pesquisa e Ps-Graduao CURSO DE ESPECIALIZAO EM SADE DA FAMLIA NA MODALIDADE A DISTNCIA


(Aprovado pela Resoluo N 736 CONSEPE, de 23/03/2010) EDITAL PPPG N 20/2011 A PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO E A UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS tornam pblico, por meio deste Edital, a abertura das inscries e as normas que regero o processo de seleo de CANDIDATO(A)S para a segunda Turma do Curso de Especializao em Sade da Famlia, na modalidade a distncia (EAD).

1. DISPOSIES GERAIS 1.1. O Curso de Especializao em Sade da Famlia financiado pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) do Ministrio da Sade e ser ofertado pela Universidade Federal do Maranho (UFMA). 1.2. O Curso ser realizado na modalidade a distncia (EAD), com momentos presenciais obrigatrios, no Polo de Insero do especializando. 1.3. O Curso ter durao de 12 meses com uma carga horria total de 420 horas. 1.4. O candidato dever ter conhecimentos bsicos de informtica necessrios para a realizao do Curso que ser na modalidade EAD. 1.5. Para o processo seletivo, o/a candidato/a dever optar obrigatoriamente por dois Polos dentre aqueles relacionados no item 3.1 deste Edital, discriminando a primeira e a segunda opo. A Coordenao da UNA-SUS/UFMA far a distribuio dos alunos entre os Polos, considerando as opes apresentadas e a disponibilidade de vaga.

2. DO PBLICO ALVO E REQUISITOS PARA INSCRIO

Profissionais com nvel superior, na categoria Mdico, Dentista ou Enfermeiro, que atuam na Estratgia Sade da Famlia - ESF do SUS.

3. DA DISTRIBUIO, NMERO DE VAGAS E POLOS DE REALIZAO 3.1. A distribuio das vagas por Polo encontra-se na tabela a seguir.

UF MA MA MA MA MA MA MA MA MA MA MA MA MA MA MA

Polos (municpios) Carolina Z Doca Caxias Chapadinha Cod Graja Humberto de Campos Imperatriz Paulo Ramos Pedreiras Porto Franco Santa Ins So Lus Timon Viana

Vagas 50 80 50 35 20 20 20 90 35 35 30 50 100 100 35

3.2. O nmero total de vagas ofertadas neste Edital de 750.

3.3. As vagas no preenchidas em um Polo podero ser remanejadas para outros Polos.

3.4. O endereo de cada Polo encontra-se no Anexo V.

4. DOCUMENTOS REQUERIDOS PARA CADA CANDIDATO

4.1. Fotocpia da carteira de identidade em que conste o campo naturalidade (frente e verso autenticados).

4.2. Fotocpia autenticada do CPF.

4.3. Uma foto 3x4 recente.

4.4. Fotocpia da Certido de Casamento, caso haja mudana de nome em relao aos documentos apresentados (no precisa ser autenticada).

4.5. Diploma de concluso de curso superior devidamente registrado (fotocpia com frente e verso autenticados), ou declarao de concluso de curso de graduao.

4.6. Currculo resumido e simplificado, apresentado em, no mximo, duas pginas, com letra Arial 11, espaamento entre linhas 1,5 e em papel A4, que dever apresentar-se devidamente comprovado com referncia ao tempo de atuao na Estratgia Sade da Famlia.

4.7. Documento comprobatrio de vnculo com Equipes da Estratgia Sade da Famlia. Esse documento poder ser a impresso de seu cadastro no CNES ou uma declarao do gestor do municpio em que est profissionalmente vinculado ESF, na qual o gestor declara que o profissional est atuando na Estratgia de Sade da Famlia, conforme o modelo do ANEXO II deste Edital.

5. DO PROCESSO DE INSCRIO

5.1. A inscrio ser realizada no perodo de 22 de junho a 29 de julho de 2011 pela INTERNET. O/a interessado/a dever acessar o endereo eletrnico

www.unasus.ufma.br/inscricao, se cadastrar seguindo os passos do ANEXO I.

5.2. Para efetivar a inscrio:

Os candidatos podero entregar pessoalmente, ou enviar via Correios, no perodo de 22 de junho a 29 de julho de 2011, os documentos exigidos no item 4 deste Edital, que devero ser endereados para Coordenao da UNA-SUS/UFMA, na Praa Gonalves Dias No 21, 1 andar, Prdio de Medicina (ILA) da Universidade Federal do Maranho-UFMA. CEP: 65020-240, So LusMA, telefones (98) 3301 9612/ 3301 9613. Somente sero aceitos os documentos entregues/postados at a data limite de inscrio apresentada neste Edital.

5.3. A inscrio, a matrcula e o Curso so gratuitos. O Curso no cobre as despesas com deslocamentos, hospedagem e alimentao durante o perodo presencial.

5.4. No ato da inscrio o/a candidato/a dever optar obrigatoriamente por dois Polos dentre aqueles relacionados no item 3.1 deste Edital, discriminando a primeira e a segunda opo.

Os Polos so os locais onde os estudantes tero que desenvolver todas as atividades presenciais obrigatrias. No ser permitida a mudana de Polo no decorrer do Curso.

5.5. O/A candidato/a declara conhecer e concordar que dever freqentar os encontros presenciais do Curso no Polo de Apoio Presencial por ele/a referido no processo de inscrio, conforme o cronograma a ser apresentado no incio do curso.

5.6. As informaes prestadas no Cadastro e Ficha de Inscrio so de total responsabilidade do/a candidato/a.

5.7. A relao das inscries homologadas ser publicada no endereo eletrnico www.ufma.br e/ou www.unasus.ufma.br at o dia 19 de agosto de 2011. Os recursos devem ser apresentados pelo candidato ou por seu representante legal no endereo indicado no item 9.8 deste edital e encaminhados por escrito Comisso de Seleo da UNA-SUS/UFMA, em duas vias, nos dias 22 e 23 de agosto de 2011. Os recursos devero estar devidamente fundamentados.

5.8. Ao se inscrever o/a candidato/a declara conhecer e aceitar as condies estabelecidas neste Edital e se compromete a tomar conhecimento de eventuais termos aditivos e avisos que vierem a ser publicados no endereo eletrnico www.ufma.br e/ou www.unasus.ufma.br dos quais no poder alegar desconhecimento.

6. AVALIAO

6.1. As fichas de inscrio, os currculos e a documentao sero analisados e avaliados por uma comisso a ser constituda pela Coordenao Geral do Curso. A anlise curricular ser de carter classificatrio, seguindo critrios de pontuao estabelecidos pelas Comisses de Seleo (ANEXO III).

6.2 O processo seletivo realizado pela Comisso de Seleo, considerar o Tempo de Atuao na Estratgia Sade da Famlia.

6.3 Os pontos alcanados pelos candidatos sero enquadrados em uma escala que ir de zero a dez (ANEXO IV). O valor mximo que o candidato poder pontuar ser 10 pontos. No caso de empate, ser adotado como critrio de desempate a maior idade e, persistindo o empate, o maior nmero de filhos.

7. DO CRITRIO DE DESCLASSIFICAO

Sero desclassificados os candidatos inscritos que no atenderem aos requisitos e a documentao requerida neste Edital.

8. DIVULGAO DO RESULTADO E MATRCULA

8.1. O resultado final do processo seletivo ser divulgado at o dia 26 de agosto de 2011, nos polos e no endereo eletrnico www.unasus.ufma.br e/ou www.ufma.br e, ainda, na secretaria da UNA-SUS//UFMA - situada na Praa Gonalves Dias No 21, 1 andar, Prdio de Medicina (ILA) da Universidade Federal do Maranho-UFMA. CEP: 65020-240, So LusMA.

8.2. Os candidatos aprovados recebero um comunicado com orientaes para confirmao da matrcula no endereo eletrnico fornecido em seu cadastro. Neste comunicado ser estipulado o prazo para a referida confirmao e aqueles que no a efetuarem no prazo estabelecido sero considerados desistentes, podendo a UNA-SUS/UFMA, nessa situao, proceder chamada de excedente(s).

9. DAS DISPOSIES GERAIS

9.1. A relao oficial dos candidatos aprovados, por Polo, ser divulgada pela UNASUS/UFMA, no endereo eletrnico www.unasus.ufma.br, no endereo eletrnico

www.ufma.br e na secretaria da UNA-SUS/UFMA - situada na Praa Gonalves Dias No 21, 1 andar, Prdio de Medicina (ILA) da Universidade Federal do Maranho-UFMA. CEP: 65020-240, So LusMA.

9.2. Os recursos devem ser apresentados pelo candidato ou por seu representante legal no endereo indicado no item 9.8 deste edital e encaminhados por escrito Comisso de Seleo da UNA-SUS/UFMA, em duas vias, nos dias 29 e 30 de agosto de 2011. Os recursos devero estar devidamente fundamentados. Aps anlise dos recursos, o resultado final sair no dia 02 de setembro de 2011.

9.3. A Comisso Examinadora ser constituda pelas Coordenaes Adjuntas do Curso, por profissionais qualificados/indicados pela Coordenao Geral do Curso e presidida pela Coordenao da UNA-SUS/UFMA.

9.4.

candidato

que

no

se

cadastrar

devidamente

no

endereo

eletrnico

www.unasus.ufma.br segundo as orientaes nele contidas (ANEXO I), bem como no enviar os documentos exigidos no item 4 deste Edital, no ter a matrcula homologada.

9.5. S receber o certificado o aluno que tiver no mnimo 75% de freqncia e 70% de aproveitamento dos contedos referentes a cada mdulo.

9.6. A no observncia das disposies e instrues contidas neste Edital poder acarretar a eliminao do/a candidato/a do presente Processo Seletivo.

9.7. A Coordenao da UNA-SUS/UFMA ir contatar os/as aprovados/as (atravs de emails) para divulgar cronograma, endereo eletrnico, login e senha de acesso, dentre outras informaes referentes ao incio do Curso, durante o ms de setembro de 2011.

9.8. Para maiores informaes, dirigir-se Secretaria da UNA-SUS//UFMA, na Praa Gonalves Dias No 21, 1 andar, Prdio de Medicina (ILA) da Universidade Federal do Maranho-UFMA. CEP: 65020-240, So LusMA, telefones (98) 3301 9612/ 3301 9613, pelo e-mail contato.unasus@ufma.br ou por meio do atendimento virtual disponvel no endereo eletrnico www.unasus.ufma.br.

So Lus (MA), 21 de junho de 2011.

Fernando Carvalho Silva Pr-Reitor de Pesquisa e Ps-Graduao

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA


UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAO EM SADE DA FAMLIA

ANEXO I

PROCESSO DE INSCRIO

O processo de inscrio consiste em duas etapas: a primeira o cadastro do candidato no sistema da UNA-SUS/UFMA e a segunda a inscrio no processo seletivo do curso escolhido. Os candidatos que j possurem cadastro no sistema UNA-SUS/UFMA devero acessar o sistema e atualizar os dados conforme as informaes solicitadas no formulrio de cadastro. Para iniciar o procedimento de inscrio, o candidato dever acessar o endereo eletrnico www.unasus.ufma.br/inscricao e seguir os seguintes passos:

1. CADASTRO

a)

O candidato que ainda no possuir cadastro no sistema da UNASUS/UFMA dever

clicar na opo FAA SEU CADASTRO, digitar seu CPF e em seguida clicar em CADASTRAR-SE. Caso o candidato j tenha cadastro no sistema UNA-SUS/UFMA devido participao em processos seletivos anteriores, ser necessrio informar o seu CPF e senha para acessar o sistema e atualizar seus dados no cadastro antes de iniciar sua inscrio. Caso tenha esquecido a senha de acesso ao sistema, dever clicar na opo ESQUECI MINHA SENHA e automaticamente o sistema enviar uma mensagem para seu email cadastrado na UNA-SUS/UFMA com um LINK de redefinio de senha. O candidato dever clicar nesse LINK e informar nova senha para ter acesso ao sistema de cadastro e poder atualizar seus dados.

b)

Aps acessar o formulrio de cadastro, o candidato dever preencher todos os

campos obrigatrios (asterisco vermelho) e em seguida clicar em CADASTRAR-SE;

c)

Para confirmar seu cadastro, o sistema enviar uma mensagem para o email que o

candidato informou, onde disponibilizar um LINK de ativao do mesmo. O candidato dever clicar nesse LINK enviado por email e validar seu cadastro.

2. INSCRIO

a)

Aps o procedimento de cadastro, o candidato poder proceder a inscrio no Curso

desejado. Dever acessar novamente o endereo eletrnico www.unasus.ufma.br/inscricao e digitar seu CPF e senha informada no ato do cadastro e clicar em ENTRAR para iniciar a inscrio;

b)

Aps conectar-se ao sistema de inscrio, dever clicar em FAA SUA

INSCRIO e selecionar o curso desejado. Em seguida, dever informar a primeira e segunda opo de polo de preferncia para realizar os momentos presenciais do curso, responder todas as perguntas logo abaixo e clicar em INSCREVER-SE.

c)

A inscrio no curso escolhido ser concluda e para confirmao da mesma o

sistema enviar outra mensagem no email do candidato informado no cadastro, com o nmero do protocolo da inscrio e uma cpia completa da ficha de cadastro e inscrio no curso selecionado. Caso isso no ocorra, o candidato dever entrar em contato com a Secretaria da UNA-SUS/UFMA atravs dos telefones 98 3301 9612 / 3301 9613, email contato.unasus@ufma.br ou atravs do atendimento virtual disponvel no endereo eletrnico .

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA


UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAO EM SADE DA FAMLIA

ANEXO II

O modelo abaixo deve ser inserido em papel timbrado da Secretaria de Sade do Municpio. A assinatura do Secretrio da Sade do Municpio ou do seu representante legal imprescindvel.

MODELO SUGERIDO PARA DECLARAO

Declaro para os devidos fins de comprovao perante o processo seletivo para o Curso de Especializao em Sade da Famlia da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranho (UNA-SUS/UFMA), que o (a)

Dr(a)._________________________________________ vinculado(a) ao Programa Sade da Famlia deste municpio, onde desenvolve suas atividades profissionais na condio de: ( ) Mdico ( ) Dentista ( ) Enfermeiro.

(Municpio), (data ) de (ms ) de 2011 ____________________________________________ Nome do Secretrio ou representante legal Secretrio(a) de Sade do Municpio

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA


UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAO EM SADE DA FAMLIA

ANEXO III

CRITRIOS DE PONTUAO PARA ANLISE CURRICULAR DOS CANDIDATOS

EXPERINCIA PROFISSIONAL Pontos por Semestre Nmero Mximo de Pontos

Tempo de Atuao na Rede Assistencial Sade da Famlia do SUS


0,5 10 pontos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA


UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAO EM SADE DA FAMLIA

ANEXO IV ESCALA DE PONTUAO PARA ANLISE CURRICULAR DOS CANDIDADATOS


Escala de Pontuao 1 semestre de vinculao as ESF 2 semestres de vinculao as ESF 3 semestres de vinculao as ESF 4 semestres de vinculao as ESF 5 semestres de vinculao as ESF 6 semestres de vinculao as ESF 7 semestres de vinculao as ESF 8 semestres de vinculao as ESF 9 semestres de vinculao as ESF 10 semestres de vinculao as ESF 11 semestres de vinculao as ESF 12 semestres de vinculao as ESF 13 semestres de vinculao as ESF 14 semestres de vinculao as ESF 15 semestres de vinculao as ESF 16 semestres de vinculao as ESF 17 semestres de vinculao as ESF 18 semestres de vinculao as ESF 19 semestres de vinculao as ESF 20 semestres de vinculao as ESF Nota Final 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5 5,0 5,5 6,0 6,5 7,0 7,5 8,0 8,5 9,0 9,5 10,0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA


UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS CURSO DE ESPECIALIZAO EM SADE DA FAMLIA

ANEXO V ENDEREO DE CADA PLO DO CURSO UF MA Polos (municpios) Carolina Endereo

Av. Frederico Martins de Azevedo, 616 Setor Universitrio

MA MA MA MA MA MA MA

Z Doca Caxias Chapadinha Cod Graja Humberto de Campos Imperatriz

Av. Cel. Stanley Batista, s/n - Centro Rua So Pedro, s/n - Centro Rodovia BR 222 Boa Vista Rua Paraiba, 474 - Bairro So Benedito BR 226, Bairro Trizidela Rua So Miguel, s/n Bairro Bacabeira Rua Lencio Pires Dourado, 1250-CS B Bairro Bacuri

MA MA MA MA MA MA MA

Paulo Ramos Pedreiras Porto Franco Santa Ins So Lus Timon Viana

Rua Castelo Branco, s/n - Centro Av. Otvio Passos, s/n - Centro Rua Custdio Barbosa, 09 - Centro Rua Santa Luzia, 55 Bairro Sabbak Praa Gonalves Dias, 21, 2 andar - Centro Rua Joaquim Pereira, s/n Parque Piau Av. George Duailibe, s/n - Citel

Vous aimerez peut-être aussi