Vous êtes sur la page 1sur 21

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 64

8.6 Coordenao seletiva de proteo contra sobrecorrentes. Quando dois ou mais dispositivos de proteo contra sobrecorrente forem instalados em srie, suas caractersticas de atuao devem ser escolhidas de modo que, no caso de circulao de uma sobrecorrente no circuito situado mais a jusante, s atue o dispositivo que protege esse circuito. Assim, no caso exposto na Figura 8.13, o dispositivo B seletivo em relao ao dispositivo A, instalado a montante, se, em caso de falta em um ponto a jusante de B, s atue o dispositivo B. Figura 8.13: Dois dispositivos, A e B, em srie

Falta

Para obter essa coordenao, algumas regras prticas podem ser adotadas para as diferentes formas de ligao de dispositivos de proteo. Os itens seguintes apresentam as diferentes formas de ligao dos dispositivos de proteo e as condies que garantem uma boa coordenao da proteo. 8.6.1 Fusvel em srie com fusvel. A Figura 8.14 apresenta um fusvel em srie com outro fusvel. Figura 8.14: Fusvel em srie com fusvel.

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 64

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 65

Para se garantir a coordenao entre os dois fusveis, suas curvas caractersticas devem ser similares aquelas apresentadas na Figura 8.15. Figura 8.15: Curvas caractersticas de fusveis ligados em srie.

Percebe-se que as curvas da Figura 8.15 nunca se cruzam, o que garante uma coordenao. Na prtica, interessante adotar o fusvel a montante com a seguinte relao de corrente de atuao com o fusvel situado a jusante: Inominal do fusvel a montante 1,6 x Inominal do fusvel a jusante 8.6.2 Fusvel em srie com disjuntor termomagntico. A Figura 8.16 termomagntico. apresenta um fusvel em srie com um disjuntor

Figura 8.16: Fusvel em srie com disjuntor termomagntico.

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 65

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 66

Para se garantir a coordenao entre o fusvel e o disjuntor, suas curvas caractersticas devem ser similares aquelas apresentadas na Figura 8.17. Figura 8.17: Curvas caractersticas de fusvel em srie com disjuntor.

Faixa de curto-circuito: Tatuao do fusvel Tatuao do disjuntor + 50ms


A Figura 8.17 tambm apresenta a condio que garante uma perfeita coordenao entre os dispositivos ligados em srie. 8.6.3 Disjuntor termomagntico em srie com fusvel A Figura 8.18 apresenta um disjuntor termomagntico em srie com um fusvel. Figura 8.18: Disjuntor termomagntico em srie com fusvel.

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 66

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 67

Para se garantir a coordenao entre o disjuntor e o fusvel, suas curvas caractersticas devem ser similares aquelas apresentadas na Figura 8.19. Figura 8.19: Curvas caractersticas de disjuntor em srie com fusvel.

Faixa de curto-circuito: Tatuao do disjuntor Tatuao do fusvel + 100ms


A Figura 8.19 tambm apresenta a condio que garante uma perfeita coordenao entre os dispositivos ligados em srie. 8.6.4 Disjuntor em srie com disjuntor A Figura 8.20 apresenta um disjuntor em srie com outro disjuntor termomagntico. Figura 8.20: Disjuntor em srie com outro disjuntor.

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 67

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 68

Para se garantir a coordenao entre os disjuntores, suas curvas caractersticas devem ser similares aquelas apresentadas na Figura 8.21. Figura 8.21: Curvas caractersticas de disjuntores em srie.

As condies que garantem a coordenao entre os disjuntores ligados em srei so:

Tatuao do disjuntor1 Tatuao do disjuntor2 + 150ms


Iatuao do rel eletromagntico do disj. 1 1,25* Iatuao do rel eletromagntico do disj. 2

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 68

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 69

9 A QUESTO DOS CHOQUES ELTRICOS Qualquer atividade biolgica, seja ela glandular, nervosa ou muscular, originada de impulsos de corrente eltrica. Se esta corrente fisiolgica interna somar-se a uma outra corrente de origem externa, em funo de um contato eltrico, ocorrer no organismo humano uma alterao das funes vitais normais que, dependendo da durao da corrente, pode levar uma pessoa a morte. Os efeitos principais que uma corrente eltrica externa produz no corpo so fundamentalmente quatro: tetanizao, parada respiratria, queimadura e fibrilao ventricular. 9.1 Tetanizao. A tetanizao um fenmeno decorrente da contrao muscular produzida por um impulso eltrico. Verifica-se que, sob ao de um estmulo devido aplicao de uma diferena de potencial a uma fibra nervosa, o msculo se contrai para em seguida retornar ao estado de repouso. Quando a freqncia dos estmulos ultrapassa um certo limite, o msculo levado contrao completa, permanecendo nessa condio at que cessem os estmulos. O mesmo fenmeno descrito para uma fibra elementar ocorre, de fora muito mais complexa, no corpo humano atravessado por uma corrente eltrica externa alternada. Uma pessoa em contato com uma pea sob tenso pode ficar agarrada a ela durante o tempo em que perdurar a diferena de potencial, o que, dependendo da durao, pode causar a inconscincia e at a morte. A corrente contnua, desde que de intensidade e durao suficientes, pode tambm produzir a tetanizao. Define-se o limite de largar como sendo a mxima corrente que uma pessoa pode tolerar ao segurar um eletrodo, podendo ainda larg-lo usando os msculos diretamente estimulados pela corrente. Experincias indicam que os valores mdios da corrente de largar varia entre 6 e 14 mA para mulheres e 9 a 23 mA para homens. Para valores mais elevados de corrente no ocorre a tetanizao. A excitao muscular pode ser suficientemente violenta de modo a provocar uma repulso. Dependendo das condies, um indivduo pode ser atirado a uma certa distncia. 9.2 Parada respiratria. Correntes superiores ao limite de largar podem causar uma parada respiratria. Tais correntes produzem no indivduo sinais de asfixia, por causa da contrao de msculos ligados respirao e/ou paralisia dos centros nervosos que comandam a funo respiratria. Se a corrente permanece, o indivduo perde a conscincia e morre sufocado. necessrio interveno imediatamente aps o acidente (3 ou 4 minutos no mximo) para evitar a asfixia da vtima ou mesmo leses irreversveis nos tecidos cerebrais. 9.3 Queimaduras. A passagem da corrente eltrica pelo corpo humano acompanhada do desenvolvimento de calor por efeito Joule, podendo produzir queimaduras. A

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 69

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 70

situao torna-se mais crtica nos pontos de entrada e sada da corrente, uma vez que: a pele apresenta uma elevada resistncia eltrica, enquanto os tecidos internos so, comparativamente, bons condutores; a resistncia de contato entre a pele e as partes sob tenso soma-se resistncia da pele; a densidade de corrente maior nos pontos de entrada e de sada da corrente, principalmente se forem pequenas as reas de contato. As queimaduras produzidas so tanto mais graves quanto maior a densidade de corrente e quanto mais longo o tempo pelo qual a corrente permanece. Nas altas tenses, predominam os efeitos trmicos da corrente, o calor produz a destruio de tecidos superficiais e profundos bem como o rompimento de artrias com conseqente hemorragia, a destruio dos centros nervosos, etc. 9.4 Fibrilao ventricular. O fenmeno fisiolgico mais grave que pode ocorrer quando da passagem da corrente eltrica pelo corpo humano a fibrilao ventricular. O msculo cardaco, normalmente, contrai-se ritmicamente de 60 a 100 vezes por minuto, sustentando, assim, a circulao sangnea nos vasos. A contrao da fibra muscular produzida por impulsos eltricos proveniente do ndulo seno-atrial. Se atividade eltrica fisiolgica normal sobrepe-se uma corrente eltrica de origem externa e muitas vezes maior do que a corrente biolgica, ocorre um desequilbrio eltrico no corpo. As fibras do corao passam a receber sinais eltricos excessivos e irregulares, as fibras ventriculares ficam superestimuladas de maneira catica e passam a contrair-se de maneira desordenada, uma independente da outra, de modo que o corao no pode mais exercer sua funo. Este o fenmeno da fibrilao ventricular, responsvel por muitas mortes em acidentes eltricos. de suma importncia observar que o perigo de ocorrncia de um choque eltrico no est simplesmente em tocar um elemento energizado, seja uma parte viva (contato direto), seja uma massa sob tenso (contato indireto), e sim em tocar simultaneamente um outro elemento que se encontre em um potencial diferente em relao ao primeiro. Isto , o perigo est na diferena de potencial. Como regra geral, deve-se considerar que as pessoas sempre podem estar em contato com um elemento do prdio, por exemplo, piso ou parede, que esteja num potencial bem definido, via de regra o da terra, e, portanto, qualquer contato com outro elemento, que esteja em um potencial diferente, pode ser perigoso. A Figura 9.1 caracteriza uma massa e um condutor estranho a uma instalao eltrica. J a Figura 9.2, apresenta exemplos de contatos direto e indireto.

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 70

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 71

Figura 9.1: Exemplo de massa e condutor estranho em uma instalao eltrica.

Figura 9.2: Exemplo de contatos direto e indireto.

A proteo contra contatos diretos garantida pela qualidade dos componentes e da instalao e por determinadas disposies fsicas dos componentes, podendo ser utilizados para tal: isolao das partes vivas; barreiras ou invlucros; obstculos; colocao fora do alcance; A proteo contra contatos indiretos prevista atravs de medidas que podem ser divididas em dois grupos: as que no utilizam o condutor de proteo e as medidas de proteo por seccionamento automtico da alimentao. Duas ferramentas importantes que auxiliam na luta contra acidentes eltricos so o sistema de aterramento e o uso de dispositivos a corrente diferencial residual (DRs).

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 71

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 72

10 O SISTEMA DE ATERRAMENTO A terra, ou seja, o solo, pode ser considerado como um condutor atravs do qual a corrente eltrica pode fluir. Denomina-se aterramento a ligao intencional com a terra, que pode ser realizada utilizando apenas os condutores eltricos necessrios (aterramento direto) ou atravs da insero intencional de um resistor ou reator, introduzindo uma impedncia no caminho da corrente. Nas instalaes eltricas so considerados dois tipos de aterramento: o aterramento funcional, que consiste na ligao terra de um dos condutores do sistema, geralmente o neutro, e est relacionado com o funcionamento correto, seguro e confivel da instalao; e o aterramento de proteo, que consiste na ligao terra das massas e dos elementos condutores estranhos instalao, visando a proteo contra choques eltricos por contato indireto. Dentro de determinadas condies pode-se ter, em uma instalao, um aterramento combinado: funcional e de proteo. O eletrodo de aterramento o condutor ou o conjunto de condutores enterrado(s) no solo e eletricamente ligado(s) terra para fazer um aterramento. O termo tanto se aplica a uma simples haste enterrada como a vrias hastes enterradas e interligadas e a diversos outros tipos de condutores em diversas configuraes. 10.1 Esquemas de aterramento. Os aterramentos devem assegurar, de modo eficaz, as necessidades de segurana e de funcionamento de uma instalao eltrica, constituindo-se num dos pontos mais importantes de seu projeto e de sua montagem. O aterramento de proteo, que consiste na ligao terra das massas e dos elementos condutores estranhos instalao, tem por objetivo: limitar o potencial entre massas, entre massas e elementos condutores estranhos instalao e entre ambos e a terra a um valor suficientemente seguro sob condies normais e anormais de funcionamento; proporcionar s correntes de falta para terra um caminho de retorno de baixa impedncia. Por sua vez, o aterramento funcional, a ligao terra de um dos condutores vivos do sistema (o neutro em geral), proporciona principalmente: definio e estabilizao da tenso da instalao em relao terra durante o funcionamento; limitao de sobretenses originadas por manobras, descargas atmosfricas e a contatos acidentais com linhas de tenso mais elevada. De acordo com a NBR 5410, as instalaes de baixa tenso devem obedecer, no que concerne aos aterramentos funcional e de proteo, a trs esquemas bsicos. Tais esquemas so classificados em funo ao aterramento da fonte de alimentao da instalao (transformador, no caso mais comum, ou gerador) e das massas, sendo designados por uma simbologia que utiliza duas letras fundamentais: 1a letra indica a situao da alimentao em relao terra, podendo ser: T um ponto diretamente aterrado; I nenhum ponto aterrado ou aterramento atravs de impedncia. 2a letra indica as caractersticas do aterramento das massas, podendo ser:
Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 72

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 73

T massas diretamente aterradas independentemente do eventual aterramento da alimentao; N massas ligadas diretamente ao ponto de alimentao aterrado, geralmente o neutro. Outras letras (eventuais) disposio do condutor neutro e do condutor de proteo: S funes de neutro e de proteo asseguradas por condutores distintos; C funes de neutro e de proteo combinadas em um nico condutor (condutor PEN). So considerados pela norma os esquemas TT, TN e IT. Esquema TT.

No esquema TT existe um ponto de alimentao, geralmente o secundrio do transformador com seu ponto neutro, diretamente aterrado, estando as massas da instalao ligadas a um eletrodo de aterramento independente do eletrodo de aterramento da alimentao, conforme se observa na Figura 10.1. Figura 10.1: Esquema de aterramento TT.
R S T N Secundrio do transformador Aterramento de alimentao Massas PE

O esquema TT concebido de forma que o percurso de uma corrente proveniente de uma falta fase-massa, ocorrida em um componente ou equipamento de utilizao da instalao, inclua a terra e que a elevada impedncia desse percurso limite o valor daquela corrente. As correntes de falta direta fase-massa sero de intensidade inferior de uma corrente de curto-circuito fase-neutro, podendo, no entanto, trazer perigo para as pessoas que toquem em uma massa acidentalmente energizada. Nas instalaes que utilizam o esquema TT, a proteo contra contatos indiretos deve ser garantida preferencialmente por dispositivos DR. O esquema TT extremamente simples, no exigindo controle permanente da instalao. Trata-se, em princpio, do esquema de aterramento ideal para instalaes alimentadas diretamente por rede de distribuio pblica de baixa tenso.

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 73

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 74

Esquemas TN. No esquema TN existe tambm um ponto de alimentao (via de regra o secundrio do transformador com seu ponto neutro) diretamente aterrado, sendo as massas da instalao ligadas a esse ponto atravs de condutores de proteo. O esquema poder ser do tipo TN-S, quando as funes de neutro e de proteo forem asseguradas por condutores distintos (N e PE) ou do tipo TN-C, quando as funes forem acumuladas pelo mesmo condutor (PEN). Pode-se, tambm, utilizar o sistema misto TN-C-S, onde parte do aterramento possui um condutor comum para proteo e neutro e outra parte condutores distintos para cada uma dessas funes. As Figuras 10.2, 10.3 e 10.4 apresentam, respectivamente os esquemas TN-S, TN-C e TN-C-S. Figura 10.2: Esquema de aterramento TN-S.
R S T N PE

Secundrio do transformador Aterramento de alimentao Massas

Figura 10.3: Esquema de aterramento TN-C.


R S T PEN Secundrio do trasnformador Aterramento de alimentao

Massas

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 74

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 75

Figura 10.4: Esquema de aterramento TN-C-S. R S T PEN

Secundrio do trasnformador Aterramento de alimentao

PE N

Massas

Os esquemas TN so concebidos de modo que o percurso de uma corrente de falta fase-massa seja constitudo exclusivamente por elementos condutores e, portanto, possua baixssima impedncia. Uma corrente de falta direta fase-massa, nesse esquema, ser equivalente a uma corrente de curto-circuito fase-neutro. O esquema TN-C pode, em princpio, ser usado tanto na rede da concessionria como na instalao de consumidor, sofrendo neste ltimo caso diversas restries. Os esquemas TN-S e TN-C-S so os mais utilizados em instalaes de consumidores alimentados em alta tenso, ou seja, os que possuem transformador prprio. Esquema IT. No esquema IT no existe nenhum ponto de alimentao diretamente aterrado, ou seja, a alimentao totalmente isolada da terra ou aterrada atravs de uma impedncia de valor elevado. As massas so ligadas terra por meio de eletroduto ou eletrodos de aterramento prprios, conforme retrata a Figura 10.5. Figura 10.5: Esquema de aterramento IT.
Secundrio do transformador R S T

Impedncia Aterramento de alimentao Massas PE

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 75

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 76

No esquema IT a corrente resultante de uma nica falta fase-massa no possuir, normalmente, intensidade suficiente para trazer perigo para as pessoas que toquem na massa energizada, em funo da impedncia existente entre a alimentao e a terra. Este tipo de esquema utilizado exclusivamente em instalaes de consumidores que possuem transformador prprio, principalmente na alimentao de setores especficos de certos tipos de indstria. Comparao entre os esquemas de aterramento. A escolha do esquema de aterramento a utilizar em uma instalao dever ser feita pelo projetista logo no incio do projeto, devendo-se basear em dados de natureza diversa que devem ser considerados em conjunto, a fim de ser tomada uma deciso que traduza a soluo tima para a instalao. Em princpio, os trs esquemas oferecem o mesmo grau de segurana no tocante proteo das pessoas, apresentando, no entanto, caractersticas de aplicao diferentes, que se traduzem em vantagens e desvantagens fundamentais na escolha para uma instalao. A Tabela 10.1 apresenta um resumo comparativo entre os sistemas de aterramento. Tabela 10.1: Caractersticas comparativas dos esquemas de aterramento.
Esquema TT Proteo Exigncias Ligao do neutro Seletividade ao terra da entre DRs, se alimentao e das necessrio. massas a(s) terra(s) independentes. Uso de dispositivos DR. Definio de comprimentos mximos de circuitos em funo das condies de seccionamento. Complementao da segurana por dispositivos DR. Alimentao no Necessidade de aterrada ou atravs vigilncia permanente do de impedncia; massas aterradas isolamento. por eletrodo(s) independente(s) ou no mesmo eletrodo da alimentao. Ligao do neutro e da alimentao; uso de dispositivos a sobrecorrente na proteo contra contatos indiretos. Vantagens Facilidade de projeto. Simplicidade de manuteno. Qualidade da instalao supervisionada pelos DRs. Dispositivos a sobrecorrente protegendo tambm contra contatos indiretos. Possibilidade de economia de condutores (uso de condutores PEN). Analogia do esquema TT quando as massas no so interligadas. Analogia com sistema TN quando as massas so interligadas. Desvantagens Custo adicional dos DRs.

TN

IT

Massas sujeitas sobretenses do neutro da alimentao. Exigncia de pessoal especializado na manuteno. Dimensionamento dos circuitos mais complexo. Necessidade de uso de um controlador permanente de isolamento, com a finalidade de indicar ocorrncias de falta.

Pode-se considerar cinco aspectos fundamentais para a escolha do sistema de aterramento:


Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 76

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 77

a) alimentao: em instalaes alimentadas por rede pblica em baixa tenso, em funo da exigncia de aterramento do neutro na origem da instalao, s podem ser utilizados os sistemas TT e TN; em instalaes alimentadas por transformador (ou gerador) prprio, em princpio, qualquer sistema pode ser utilizado, entretanto d-se preferncia ao TN (instalaes industriais e prdios comerciais de grande porte) e, em alguns casos especficos, ao esquema IT (certos setores de indstrias, de hospitais e em instalaes de minerao). b) equipamentos de utilizao: quando existirem na instalao equipamentos de utilizao com elevadas correntes de fuga, como fornos e certos tipos de filtros, no conveniente utilizar o esquema TT, em virtude da possibilidade de disparos intempestivos dos DRs; no caso de equipamentos com elevada vibrao mecnica, no recomendvel o uso do esquema TN, em funo da possibilidade de rompimento do condutor de proteo (contido na mesma linha eltrica dos condutores vivos). c) natureza dos locais: locais com risco de incndio ou de exploses no so convenientes para o uso do sistema TN, por causa do valor elevado das correntes de falta fasemassa. d) funcionamento: em instalaes onde ser fundamental e indispensvel a continuidade no servio deve-se optar pelo esquema IT; quando no se dispe de pessoal de manuteno especializado no conveniente utilizar os esquemas TN e IT, pois neles a substituio de um dispositivo de proteo por outro de caractersticas diferentes pode comprometer a proteo contra contatos indiretos. e) custos globais: em termos de projeto, os esquemas TN e IT exigem um pouco mais de horas de trabalho, em funo da maior complexidade no dimensionamento dos circuitos; no que concerne execuo, o esquema TN, por utilizar na proteo contra contatos indiretos dispositivos a sobrecorrente e, em muitos casos, utilizar os condutores PEN, apresenta custos mais baixos; quanto manuteno, o esquema TT, por sua simplicidade, o que apresenta os custos mais reduzidos. 10.2 Eletrodos de aterramento. Um eletrodo de aterramento o condutor ou o conjunto de condutores enterrado(s) no solo e eletricamente ligado(s) terra para fazer um aterramento. Isto , o eletrodo pode ser constitudo por um ou mais elementos. Os eletrodos de aterramento podem ser: especialmente estabelecidos para a funo do eletrodo, sendo usado nesses casos: hastes de cobre, de ao zincado ou de ao revestido de cobre; tubos de ao zincado;
Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 77

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 78

chapas de cobre ou de ao zincado; perfis de ao zincado; fitas de cobre ou de ao galvanizado; cabos de ao, de ao cobreado ou de ao zincado. no-especficos, como o caso de: estacas metlicas enterradas; tubulaes metlicas enterradas. combinaes dos tipos especficos e no-especficos. importante observar que as canalizaes metlicas do fornecimento de gua e de outros servios no devem ser usadas como eletrodo de aterramento, tendo em vista o uso muito difundido de componentes isolantes em tais canalizaes. A Tabela 10.2 traz um resumo das caractersticas dos principais meios de aterramento utilizados. Tabela 10.2: Eletrodos de aterramento especialmente estabelecidos. Tipo de eletrodo Dimenses mnimas Observaes Chapa de cobre 0,20 mm2 de rea e 2 mm Profundidade mnima do de espessura centro da chapa de 1 m. Posio vertical. 2 Chapa de ao zincado 0,30 mm de rea e 3 mm Profundidade mnima do de espessura centro da chapa de 1 m. Posio vertical. Tubo de ao zincado 2,40 m de comprimento e Enterramento total dimetro nominal 25 mm vertical Perfil de ao zincado Cantoneira de 20 x 20 x 3 Enterramento total mm com 2,40 m de vertical comprimento Haste de ao zincado Dimetro de 15 mm com Enterramento total 2,40 m de comprimento vertical Haste de cobre Dimetro de 15 mm com Enterramento total 2,40 m de comprimento vertical Fita de cobre 25 mm2 de seo, 2 mm Enterramento total de espessura e 10 m de vertical comprimento Fita de ao galvanizado 100 mm2 de seo, 3 mm Profundidade mnima de de espessura e 10 m de 0,60 m. Largura na comprimento posio vertical 2 Cabo de cobre Seo 25 mm e 10 me de Profundidade mnima de comprimento 0,60 m. Largura na posio vertical 2 Cabo de ao zincado Seo 95 mm e 10 me de Profundidade mnima de comprimento 0,60 m. Largura na posio vertical As hastes constituem o tipo de eletrodo mais simples e mais comum nas instalaes de baixa tenso.

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 78

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 79

10.3 Condutores de proteo. Os condutores de proteo dos circuitos (PEs) devem estar presentes: em um circuito terminal ligando as massas dos equipamentos de utilizao e, se for o caso, os terminais terra das tomadas de corrente, alimentados pelo circuito, ao terminal de aterramento do quadro de distribuio respectivo; em um circuito de distribuio, interligando o terminal de aterramento do quadro de onde parte o circuito ao terminal de aterramento do quadro alimentado por circuito. Um condutor de proteo deve, de preferncia, fazer parte da mesma linha eltrica do circuito a que corresponde, o que alis explicitamente recomendado pela NBR 5410 no caso dos esquemas TN. Tambm pode-se ter um condutor de proteo comum a vrios circuitos, desde que esses estejam contidos na mesma linha eltrica. Como condutores de proteo devem ser usados preferencialmente: veias de cabos multipolares; condutores isolados ou cabos unipolares contidos na mesma linha eltrica do circuito. A seo mnima dos condutores de proteo determinada atravs da Tabela 10.3. Tabela 10.3: Seo mnima dos condutores de proteo. Seo dos condutores fase [mm2] S 16 16 < S 35 S > 35 Seo mnima do condutor de proteo correspondente [mm2] S 16 S/2

Os condutores de proteo devem estar convenientemente protegidos contra deterioraes mecnicas e qumicas e contra os esforos eletrodinmicos. Suas ligaes devem estar acessveis para verificaes e ensaios, com exceo das executadas dentro das caixas moldadas ou juntas encapsuladas. Nenhum dispositivo de comando ou proteo deve ser inserido no condutor de proteo, porm podem ser utilizadas ligaes desmontveis por meio de ferramentas, para fins de ensaios.

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 79

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 80

11 DISPOSITIVOS A CORRENTE RESIDUAL-DIFERENCIAL (DRs) Os dispositivos a corrente residual-diferencial constituem-se no meio mais eficaz de proteo das pessoas contra choques eltricos. So o nico meio ativo de proteo contra contatos diretos e, na grande maioria dos casos, o meio mais adequado para proteo contra contatos indiretos. Por outro lado, podem exercer a proteo contra incndios e tambm constituir-se em vigilantes da qualidade da instalao. Os dispositivos DRs podem ser classificados quanto sua sensibilidade: quanto maior o valor da corrente diferencial-residual nominal de atuao, menor a sensibilidade. Os dispositivos com IN 30 mA so considerados de alta sensibilidade, oferecendo proteo contra contatos diretos e indiretos; aqueles com IN > 30 mA so de baixa sensibilidade, oferecendo apenas proteo contra contatos indiretos. No que concerne s funes executadas, os DRs podem ser: interruptores DR, destinados proteo contra choques eltricos por contato direto (os alta sensibilidade) e por contato indireto (os de alta e baixa sensibilidade); possuem, via de regra, baixas capacidades de interrupo e devem ser utilizados, nos circuitos, em conjunto com dispositivos de proteo contra sobrecorrentes (disjuntores e fusveis); disjuntores DR, dispositivos mais completos, com capacidade de interrupo mais elevada, que garantem, alm da proteo contra choques eltricos, a proteo contra sobrecorrentes, isto , contra correntes de sobrecarga e de curto-circuito. A Figura 11.1 apresenta exemplos de dispositivos DRs. Figura 11.1: Exemplos de dispositivos DRs.

11.1 Princpio de funcionamento dos dispositivos DRs. Os dispositivos DRs funcionam como um sensor que mede as correntes que entram e saem em um circuito, conforme se v na Figura 11.2. O esquema 1 apresenta o dispositivo monitorando duas correntes de mesmo valor, porm de direes contrrias em relao carga. Se chamarmos a corrente que entra na carga de +I e a que sai de -I, logo a soma das correntes igual a zero (esquema 2).
Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 80

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 81

A soma s no ser igual a zero se houver corrente fluindo para a terra (esquema 3), como no caso de um choque eltrico. A sensibilidade do interruptor, que varia de 15 a 500mA, deve ser dimensionada com cuidado, pois existem perdas para a terra inerentes prpria qualidade da instalao. Figura 11.2: Princpio de funcionamento de um dispositivo DR.

11.2 Aplicao dos dispositovos DR. Os dispositivos DR podem ser utilizados na proteo contra contatos indiretos qualquer que seja o sistema de aterramento utilizado, podendo ser utilizado tanto dispositivos de alta como de baixa sensibilidade, lembrando que os dispositivos de alta sensibilidade constituem proteo adicional contra contatos diretos. Esquema TT. Nas instalaes com esquema TT o DR o nico meio vivel para proteo contra contatos indiretos, o mesmo ocorrendo com instalaes alimentadas por rede pblica em baixa tenso com esquema TN-C-S. A NBR 5410 admite, neste esquema, o uso de um nico dispositivo DR, instalado na origem da instalao, proporcionando uma proteo geral contra contatos indiretos. Assim, nas unidades de consumo alimentadas por rede pblica em baixa tenso, o dispositivo poderia ser localizado junto ao medidor, isto : na caixa de entrada de unidades isoladas (residncias e pequenos estabelecimentos comerciais), conforme se observa na Figura 11.3;

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 81

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 82

Figura 11.3: Instalao de um nico DR em unidade isolada.

no centro de medio de prdios com vrias unidades (prdios comerciais ou residenciais e shopping centers), conforme se observa na Figura 11.4. Figura 11.4: Instalao de um nico DR em um prdio com vrias unidades.

importante observar que: o DR nico dever ser, na maioria dos casos, de alta sensibilidade, tendo em vista as necessidades de proteo adicional contra contatos diretos, como no caso de circuitos de tomadas de banheiros; para que seja vivel a utilizao de nico DR de alta sensibilidade fundamental que ele no atue com a corrente de fuga total normal da instalao; por exemplo, no caso de um DR de 30 mA, a corrente de fuga em condies normais no deve ultrapassar 15 mA; o surgimento de uma falta fase-massa que provoque o aparecimento de uma tenso de contato perigosa far o dispositivo atuar, desligando toda a instalao. Assim, o uso de nico DR , via de regra, uma soluo aplicvel a instalaes de pequeno e mdio porte (tipicamente apartamentos de at 3 dormitrios). Quando no for possvel ou recomendvel utilizar um nico DR, duas so as solues mais indicadas: instalar um DR de baixa sensibilidade como proteo geral (na origem ou quadro de distribuio da instalao) e disjuntores DR de alta sensibilidade nos circuitos terminais, conforme se v na Figura 11.5;
Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 82

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 83

Figura 11.5: Instalao de DR na entrada e em circuitos terminais.

instalar um interruptor DR em cada derivao da instalao, isto , em cada um dos circuitos de distribuio, se existir mais de um, ou em cada subdiviso feita no prprio quadro, conforme se observa na Figura 11.6. Figura 11.6: Instalao de DRs em cada subdiviso da instalao.

Esquema TN. Nas instalaes com esquema TN a NBR 5410, alm de considerar os DRs como um dos meios possveis para proteo contra contatos indiretos, recomenda especificamente seu uso em circuitos terminais que alimentam: tomadas de corrente em reas externas e locais com piso e/ou revestimento no isolantes; aparelhos de iluminao instalados em reas externas. Para esta configurao de aterrmento recomendado o uso de dispositivos DRs de alta sensibilidade.

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 83

Instalaes Eltricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 84

Esquema IT. Nas instalaes com esquema de aterramento IT, o DR o dispositivo mais indicado no caso de massas aterradas individualmente ou por grupos. 11.3 Dimensionamento. No dimensionamento dos dispositivos DRs, a corrente nominal do dispositivo deve ser igual ou maior que o valor da corrente nominal do dispositivo de proteo utilizado contra sobrecorrente. A Tabela 11.1 apresenta exemplos de valores dos dispositvos DRs. Tabela 25. Exemplos de valores de disjuntores diferenciais-residuais. Nmero de plos IN [A] IN [A] 16 20 25 32 40 50 63 80 90 100 16 20 25 32 40 50 63 80 90 100

30 mA

Bipolar e Tripolar: 230/400 V

300 mA

Faculdades Integradas de So Paulo - FISP 84

Vous aimerez peut-être aussi