Vous êtes sur la page 1sur 3

X JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO JEPEX 2010 UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.

EXPANSO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E DO ORKUT COMO EXTENSO DA SALA DE AULA


Lidiana Carvalho de Holanda, Marie Borges Tavares Cavalcanti2, Suzana Quintana Lopes Oliveira 2, Liliane Batista de Lira3, Simone Gutman Vaz3, Telga Lucena Alves Craveiro de Almeida 4, Jssica Silveria Melo dos Santos5, Inalda Anglica de Souza Ramos 5, Miriam Teixeira Nogueira6, Eneida Willcox Rgo6

Introduo
O surgimento de diversos meios de comunicao no decorrer da histria, sempre repercutiu na educao escolar, muitas vezes gerando questionamentos quanto ao seu uso pelos estudantes. A Internet, de inmeras possibilidades pedaggicas, o meio de comunicao que mais tem gerado debates nos ltimos tempos, devido impressionante abrangncia global e participao coletiva. Ela constitui um formidvel instrumento de comunicao e informao capaz de ligar os indivduos do mundo inteiro em torno de temas to variados como a literatura, a medicina veterinria, ou ao cotidiano de pequenos municpios, essa troca de conhecimentos favorece o aprendizado coletivo, a inteligncia coletiva que de grande importncia para o desenvolvimento humano [1]. No meio virtual possvel fazer uso de inmeras possibilidades para despertar o interesse e a participao dos alunos de graduao, visto que o acesso a rede e aos sites de relacionamento j faz parte da rotina diria dos universitrios [2]. Um exemplo de rede social o Orkut, site de comunidades virtuais filiada ao Google, criada em 22 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos [3]. Atualmente ele consiste o site de relacionamentos com maior nmero de participantes e os brasileiros representam a maioria dos usurios em todo o mundo [2]. Possui 26,9 milhes de usurios e cerca de setenta e quatro por cento (74%) dos internautas brasileiros tm um perfil na rede social do Google [4].

A educao j no pode funcionar sem se articular com dinmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula [5]. possvel fazer uso de diversas ferramentas no Orkut com o interesse pedaggico, promovendo a dinamizao do contedo exposto previamente em sala de aula pelo professor, de forma que os alunos podem interagir entre si sobre diversos assuntos, como a elucidao de casos clnicos a partir da observao de fotos e vdeos postados em uma pgina do site desenvolvida com tal finalidade [2]. Atualmente sites de comunidades virtuais, principalmente o Orkut, so criticados e estereotipados como disseminadores de lixo virtual e de atividades ilegais e antiticas como a pedofilia, venda de drogas e prostituio. Por isso, h quem no veja aplicao pedaggica desse instrumento entre os alunos. Inclusive, chegando ao pondo de tomar medidas preventivas como a colocao de filtros na rede de computadores da instituio de ensino [3]. Essa viso prejudica a aplicao de prticas pedaggicas em um meio em que todos os alunos podem fazer algo relevante e significativo, e onde possa haver comportamentos de aprendizagem cognitivos e afetivos todo o tempo [6]. No se trata de escolarizar o Orkut, mas sim inseri-lo na educao como forma de ultrapassar os limites escolares. Um auxlio educao permanente e continuada [3]. O objetivo deste trabalho contribuir para a compreenso das aulas, atravs da utilizao eficaz do site de relacionamento Orkut na educao, visto que o mesmo possibilita o estudo em grupo dos alunos mesmo longe uns dos outros atravs da visualizao de fotos e vdeos que

________________ 1. Primeiro Autor Estudante de Graduao do Departamento de Medicina Veterinria, monitora da disciplina patologia clnica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmos, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail:lidiana.holanda@hotmail.com 2. Segundo e terceiro Autores so Estudantes de graduao em Medicina Veterinria, monitoras da disciplina patologia clnica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Dom Manuel de Medeiros, S/N, Dois Irmos- PE. CEP: 52171030 3. Quarto e quinto autores so Mdicas Veterinrias residentes do Laboratrio de Patologia Clnica residente do Laboratrio de Patologia Clnica do Hospital Veterinrio da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Dom Manuel de Medeiros, S/N, Dois Irmos- PE. CEP: 52171030.

4. Sexto Autor Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Cincia Veterinria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmos, Recife, PE, CEP 52171-900. 5. Stimo e oitavo Autores so Estudantes de Graduao do Departamento de Medicina Veterinria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmos, Recife, PE, CEP 52171-900. 6. Nono e dcimo Autores so Professores do Departamento de Medicina Veterinria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Dom Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmos, Recife, PE, CEP 52171-900.

X JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO JEPEX 2010 UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.

abordam os aspectos envolvidos na teoria e prtica dos diversos assuntos expostos na disciplina.

crtico e capaz de fazer escolhas e de entender que o domnio tcnico nas novas tecnologias deve sempre vir acompanhado de uma viso histrica e social [2]. A aprendizagem facilitada quando toma a forma aparente de atividade ldica, devido ao maior entusiasmo demonstrado pelos alunos quando recebem a proposta de aprender de uma forma mais interativa e divertida, resultando em um aprendizado significativo [7]. A fim de proporcionar melhor aprendizado aos alunos de Patologia Clnica Veterinria, a demonstrao das tcnicas utilizando recursos das novas tecnologias em especial o Orkut, com a exibio de fotos legendadas e vdeos elucidativos, feitos no Laboratrio de Patologia Clnica Veterinria do HOVET/ UFRPE, demonstraes prticas e tericas da elaborao dos exames complementares clnica veterinria e principalmente de seus achados e significados, trouxe maior confiana e seguridade para formao dos futuros profissionais aptos a realizar tais procedimentos e tambm capazes de entender o significado dos achados laboratoriais, evitando a realizao de exames com baixa seguridade e consequentes danos ao animal, pois sabido que o papel do Mdico Veterinrio est na promoo do Bem-Estar Animal. Conclui-se que a utilizao de tais recursos didticos enriquece o conhecimento dos alunos, preparando-os para a execuo prtica dos procedimentos supracitados, tornando-os profissionais diferenciados e seguros.

Material e mtodos
O projeto viabilizou a introduo de novas tecnologias de informao e comunicao fora da sala de aula, centrada em contedos produzidos pelos prprios professores e monitores, destacando que o objetivo principal preparar os alunos para a prtica vivenciada em sala de aula de forma ldica e eficaz. Para isso utilizou-se a fotografia e a filmagem com cmera digital, posterior edio das fotos e vdeos e postagem desses no perfil do Orkut chamado Patologia Clnica, que tem como atalho virtual o link: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=24841488 87241100146 (Fig. 1). Foi fotografado e/ou filmado todo contedo prtico com o passo a passo de procedimentos como a coleta e processamento de fluido ruminal, sangue, urina e lquidos cavitrios, complementando, desta forma, os ensinamentos terico, uma vez que no possvel, muitas vezes, a execuo da parte prtica por necessitar da manipulao de animais, desrespeitando assim a tica e Bem-Estar Animal, inerentes profisso. As fotografias e filmagens foram realizadas na Clnica de Pequenos Animais do Hospital Veterinrio da UFRPE, assim como na Clnica de Grandes Animais e no Laboratrio de Patologia Clinica Veterinria. As fotografias foram identificadas com o logotipo do Laboratrio de Patologia Clnica Veterinria atravs do programa Microsoft Office Picture Manager e em seguida publicadas em um lbum virtual, chamando casos clnicos e achados laboratoriais, no perfil do Orkut. As filmagens foram editadas pelo Windows Movie Maker, salvo em formato de filme (WMV) e publicados antes no site YouTube para que pudessem ser, em seguida, postados na pgina do Orkut mencionada.

Agradecimentos
Professora de Patologia Clnica Veterinria Miriam Teixeira, e aos colegas do Laboratrio de Patologia Clnica Veterinria do HOVET/UFRPE.

Referncias
[1] [2] LVY, Pierre. Estamos todos conectados, revista Nova Escola, n 164, ano XVIII, So Paulo: Editora Abril, 24. BOLDARINE, R. C; 2007. ORKUT NA ESCOLA PBLICA UMA NOVA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LNGUA INGLES, Curso de mestrado em Educao, Arte e Histria da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, So Paulo, Abril. COSTA, A. M; ANDRADE, A. A. M; FUGINDO DA BANALIDADE: O USO DO ORKUT COMO EXTENSO DA SALA DE AULA. Travessias nmero 01w ww.unioeste.br/travessias. ORRICO, A. http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u722195.shtml, coletado em 04/09/2010. DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento. 3.ed. Rio de Janeiro, Vozes, 2001. COSTA, Rogrio. A Cultura Digital. 2.ed. So Paulo, Publifolha, 2002. CAMPOS, L. M. L; FELICIO, A. K. C.; BORTOLOTTO, T. M. 2003. A Produo de jogos didticos para o ensino de Cincias e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos ncleos de Ensino, 35 a 48p

[3]

Resultados e Discusso
Foi necessrio conhecer os alunos, antes de estabelecer metodologias de ensino virtuais e houve a preocupao em contextualizar o que se queria abordar de forma realista. De forma a auxiliar os discentes de Patologia Clnica Veterinria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na formao de valores, importantes para um cidado

[4]

[5] [6] [7]

X JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO JEPEX 2010 UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.

Figura 1. Visualizao do perfil do Orkut da Patologia Clnica, onde possvel observar a quantidade de fotos e vdeos bem como o nmero de amigos que podem atravs dos mesmos ter mais informaes sobre o assunto.

Vous aimerez peut-être aussi