Vous êtes sur la page 1sur 2

GEOGRAFIA 1 QUESTO Observe as figuras.

A B

(Disponvel em:<http://www.brasilescola.com/brasil/climabrasileirohtm>. Acesso em: 24 set. 2009.)

(Disponvel em: <http://segundosanosporandre.blogspot.com/2008/04/aula-3-clima-do-brasil.html>. Acesso em: 24 set. 2009.)

O clima um dos elementos fundamentais na caracterizao das paisagens. Analise as diferenas apresentadas nos climogramas A e B, relacionando-os s reas correspondentes no mapa, e caracterize a paisagem fitogeogrfica correspondente em cada caso.

2 QUESTO

Meu filho surfou no tsunami, diz me de brasileiro em Samoa A me do chefe de cozinha brasileiro Guilherme Costa, 27 anos, disse que o filho "surfou sobre uma tsunami" para escapar da tragdia ocorrida em Samoa, ilha localizada em meio ao Oceano Pacfico. A famlia e amigos de Snia Costa seguem de planto em sua casa em Florianpolis espera de notcias do filho, que estava no mar quando a tsunami atingiu a costa. Segundo ela, Guilherme acabou se machucando ao ser jogado contra corais, mas j telefonou para casa e diz estar bem de sade. "Ele contou que o mar foi sugando tudo e que, depois de ser lanado sobre os corais, ele acabou dentro de uma casa", afirma. "Ali ele colocou duas crianas em cima da prancha de surfe e conseguiu sair remando."
(Disponvel em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/>. Acesso em: 01 out. 2009.)

Aponte as diferenas na origem do tsunami e das ondas comuns e explique por que esse fenmeno tem assolado particularmente a regio SE da sia e a Oceania.

3 QUESTO

A partir da dcada de 1940, com a intensificao do processo de industrializao e de urbanizao, o setor energtico brasileiro conheceu profundas mudanas, como a substituio das fontes de energia tradicionais pelas fontes de energias modernas e de maior rendimento. Segundo o IBGE, os setores que mais utilizaram energia no Brasil em 1998 foram: o industrial, com 39,1% do consumo total; o de transportes, com 22,3%; o residencial, com 16,5%; o comercial, com 5,9%; o da agropecuria; com 4,4%, e o pblico, com 4%.
(COELHO, M. A.;TERRA, L. Geografia do Brasil: espao natural, territorial e scio-econmico brasileiro. 5.ed. So Paulo, 2002. Adaptado.)

Com base nas informaes acima, escreva um texto sobre as caractersticas das duas principais formas de produo de energia utilizadas atualmente no Esprito Santo, apontando uma das principais vantagens e uma das principais desvantagens associadas a elas.

4 QUESTO

(BNDES apud TERRA, Lygia. Conexes: estudos de Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Moderna, 2008, p. 130.)

Os governos de Collor de Melo e Itamar Franco deram incio abertura econmica nacional e ao Programa de Privatizaes que se estendeu at 2002. A) A partir das informaes constantes no grfico, elabore um texto situando os perodos relacionados s privatizaes estaduais e federais e apresentando 1 (um) exemplo de privatizao ocorrida em nvel estadual e 1 (um) em nvel federal. B) Aponte uma mudana social ocorrida no pas em decorrncia das privatizaes. 5 QUESTO

(Disponvel em: <http://planetasustentavel.abril.com.br>. Acesso em: 20 set. 2009. Modificado.)

A figura acima apresenta os dez rios mais ameaados do mundo, entre eles o rio da Prata e sua bacia formada pelos rios Paran, Paraguai e Uruguai, que se destacam pela sua importncia econmica para o Brasil, Bolvia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Elabore um texto explicando trs ameaas relacionadas Bacia do Rio da Prata.

Vous aimerez peut-être aussi