Vous êtes sur la page 1sur 36

Manifesto das partes em comum

A MORTE EM MARCHA A MORTE EM MARCHA OU O TRABALHO COM OS DETALHES


Variaes sobre o mesmo tema

OU O TRABALHO COM OS DETALHES

L. V. LOPES

L. V. Lopes

Dedico essas reflexes minha famlia, Ao amigo Eduardo, E aos colegas de prfidos fracassos E equvocos lastimveis, Mas que, como guerreiros, no se renderam omo E mantm a perene esperana E a persistncia inquebrantvel.

Reviso: Isabela Cordeiro Lopes Diagramao e capa: Beatriz Cordeiro Lopes

O nico verdadeiro fracasso deixar de lutar 2011 50 ano da Era de Aqurio


Dante Alighiere

PREFCIO
J est escrito que viver todos ns vivemos, mas, saber viver, no sabemos.
Eu sou o homem que se preparou para a luta E no ter descanso at cumprir seu juramento, Cujo corao dividido luta contra si mesmo, Cuja alma despreza sua morada carnal, Que escolheu como um menino, o Caminho da Sabedoria (Tormenta Noturna, Rabino Salomo Ibn Gabriol, Espanha, sculo XI)

A felicidade a esperana implcita no corao de cada um, mas estamos detidos no pendular da alegria e da dor; morre uma iluso, nasce outro sonho. E a felicidade torna-se uma incgnita. Uma vida no questionada no merece ser vivida. -Plato Todos procuramos a felicidade, mas ela s poder ser encontrada no Ser, na ausncia plena de todos os Eus psicolgicos, livre de toda paixo. A felicidade o resultado da liberdade gerada pelo autoconhecimento, e este, de um longo, muito longo trabalho, que s com amor e frrea vontade podemos executar.

O Mestre Mejnour, no romance Zanoni, de E. Bulwer Lytton, escreve uma carta para um pretenso discpulo explicando-lhe que ... a felicidade o ltimo estado do Ser; e voc se encontra, agora, apenas no umbral do primeiro degrau da escada que para l conduz. A moral propriamente dita, no a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas, como devemos nos tornar dignos da felicidade. -Immanuel Kant. A nossa oportunidade para alterar positivamente o nosso Nvel de Ser encontra-se no Trabalho Psicolgico para a eliminao dos agregados psquicos. Resta-nos, atravs da compreenso e da vontade, somente trabalhar, trabalhar e trabalhar... Apresento, ento, uma coletnea dialtica de informaes complementares, firmada pela compreenso prtica do Trabalho, com o cuidado de no desvirtuar ou adul-

terar os ensinamentos transmitidos pelos Venerveis Mestres, mas com liberdade de expor o entendimento de uma forma prpria, com esperana de ampliar o leque da compreenso no estudo da Morte em Marcha para a Aniquilao Budista. Essa iniciativa fruto do meu livre arbtrio; portanto, qualquer equvoco ou erro que possa existir na interpretao e explanao do assunto unicamente de minha responsabilidade, sendo o melhor entendimento prtico que tive at ento sobre o trabalho psicolgico.
No agradar a muitos... mas a poucos servir.

Leandro Valado Lopes

INTRODUO
Samael Aun Weor em um dos captulos do livro Educao Fundamental, que tambm j foi utilizado como introduo de uma das edies nacionais do livro Psicologia Revolucionria, entre outros pargrafos escreve: A Psicologia antiqssima (...) (e) tem suas origens nas velhas Escolas de Mistrios Arcaicos. s margens do Ganges, na ndia Sagrada dos Vedas, desde a noite aterradora dos sculos, existem formas de Ioga que, no fundo, so pura Psicologia Experimental. No mundo rabe, os sagrados ensinamentos Sufis, em suas partes metafsica e religiosa, so re-

almente de ordem totalmente psicolgica. Um estudo comparativo de religies permite-nos chegar concluso lgica que a cincia da Psicologia sempre esteve associada em forma ntima a todos os princpios religiosos. (...) Na literatura sagrada mais ortodoxa de diversos pases e de diferentes pocas, existem maravilhosos tesouros de cincia psicolgica. Investigaes profundas no terreno do gnosticismo permitemnos achar a maravilhosa compilao de diversos autores gnsticos, que vem dos primeiros tempos do cristianismo e que se conhece como Filocalia. (...) Afirmamos enfaticamente que a Filocalia , essencialmente, pura Psicologia Experimental.

10

As doutrinas que estudam o h homem do ponto de vista da Rev Revoluo da Conscincia nos perm s permitem compreender as origens da Psicologia e o seu profundo si significado (...); a psicologia o a assunto dos princpios, leis e fatos intimamente relacionados com a transformao radical e definit definitiva do indivduo.

A MORTE EM MARCHA
Velai e orai para que no caias em tentao. No podereis velar sem orar e no podereis orar sem velar.

O Ego em si nos desconhecido. Sua realidade astral, mental e causal, assim como sua origem, causa-causorum, nos intangvel, incompreensvel, imperceptvel. O nosso estado ignorante, dbil e inconsciente. Deduzimos e extrapolamos imaginando aquilo que no temos foras para dimensionar nem capacidade para avaliar. Temos, porm, condies de reconhecer o Ego pela observao de suas manifestaes, sabendo dos fatores que o sustentam, a partir da sbia orientao dos Mestres. S possvel reconhecer o invisvel pela observao de suas

11

12

manifestaes. (Kant, 17211804 em A Lgica Transcedental) A Morte em Marcha ou o Trabalho com os Detalhes a praxe da doutrina da morte do Ego que o Venervel Mestre Rabolu nos revelou para podermos efetivar a Revoluo da Conscincia, a qual ensinada pelo Venervel Mestre Samael Aun Weor. Mestre Rabolu, cumprindo com rigor a anlise sobre as prticas efetuadas nos diversos grupos gnsticos, concluiu sobre a inoperncia que exerceram no decorrer dos anos, verificando que o nico e grande objetivo no vem sendo alcanado pelos estudantes gnsticos: A Morte do Ego, Primeiro Fator da Revoluo da Conscincia. Rompendo a inrcia e combatendo as falsas hierarquias, corrigiu rotas, trazendo especificaes para o entendimento e prtica correta dos ensinamentos do Venervel Mestre Samael Aun Weor.

Nos ensinamentos sobre a Morte Mstica entregues pelo Mestre Samael, diz sabiamente o Mestre Rabolu que ficou uma lacuna ou impossibilidade para o desenvolvimento da compreenso e eficcia da prtica da Eliminao do Ego. Segue um breve estudo com base em extratos de alguns livros do Mestre Rabolu: Acabar com o Ego da ira; eis a voz de comando! Porm, quantos Eus da Ira ou manifestaes tem esse Ego? Como compreender esse Ego se no percebemos suas manifestaes a cada momento? No possvel analisar o defeito da luxria na sua totalidade, pois so milhares e milhares de Eus luxuriosos. O que devemos e podemos fazer analisar e desintegrar cada expresso do Ego, cada

13

14

Eu que se manifesta, cada detalhe, por sutil que seja. No se pode definir intelectualmente a raiz mais profunda de um defeito. Para chegar a determinado grau de profundidade necessitamos de energia e sabedoria para a concentrao e a meditao perfeitas. Somente quando comeamos a tirar o alimento do Ego, eliminando as diminutas ramificaes que so suas manifestaes, comeamos a compreend-lo e este comea a perder sua fora. Mestre Samael disse: Temos que morrer de instante em instante, de momento em momento. Isso se refere s manifestaes diminutas s quais no damos ateno no dia a dia; no as observamos porque so pequenos defeitos que se tornaram habituais. Atravs desses defeitos que se mani-

festam em pensamento, sentimento ou ao, o Ego se robustece. Ensina o Mestre Rabolu: Devemos saber que um pensamento que surja, seja ele mrbido ou no, ser um Ego. Esse um Eu, uma ramificao, e, portanto, aplicar-lhe a Morte em Marcha e apelar Me Divina. Se no o fazemos, estamos alimentando esses elementos, dandolhes mais vida, robustecendo-os mais. No devemos especificar previamente com qual Eu iremos trabalhar: o da Ira, do Orgulho, ou da Luxria. Devemos trabalhar sobre todo elemento psquico que se manifestar O Ego mantm a nossa conscincia adormecida e no nos permitir seguir caminho enquanto estiver vivo.

15

16

Existem milhares de detalhes: cada defeito circundado por milhares destes, aos quais no damos a ateno necessria. At uma frase mal dita alimenta nossos elementos psquicos. Com a auto-observao nos descobrimos e podemos verificar quantos elementos psquicos esto sendo alimentados a cada momento. Ns queremos conhecer, analisar e julgar o defeito na sua dimenso maior; queremos trabalhar com a cabea de legio, com o general, e no damos ateno ao soldado que nos ataca diretamente, minando nossas foras e robustecendo o inimigo. Existe uma antiga parbola que talvez se aplique ao caso:

Um dedicado estudioso vivia a sondar nos cus a razo de ser e o mistrio das estrelas. J cansado de tanto procurar e nada decifrar recorreu ao mestre, ancio e sbio, e perguntou-lhe como encontrar as verdades ocultas do universo. O sbio respondeu-lhe: Se no sabes que tua prpria esposa te adultera aqui na Terra, como queres decifrar os mistrios do cu? Se somos refns dos nossos prprios pensamentos, como se fssemos dominados por um soldado inimigo, como iremos vencer seus generais e destronar seu imperador? So pelos detalhes que devemos comear o Trabalho; os detalhes devem ser eliminados, pois atravs deles que vamos perder ou ganhar a batalha.

17

18

Comeando pelos detalhes chegaremos ao grande. So os detalhes diminutos que mantm a Conscincia alterada, aprisionada e isso repercute nos mundos internos at o Mundo Causal. Se comeamos a desintegrar esses Detalhes vamos aumentando a Conscincia. No temos condio de compreender nem de confrontar o Ego propriamente dito, e sim suas manifestaes, os agregados psicolgicos. Disse um rabe: Quando suas aspiraes excederam suas habilidades, ele cessou de realizar mesmo aquilo para o qual estava apto. Detalhe descoberto, imediatamente aplica-se a Morte em Marcha, um aps outro, at o triunfo.

Para se chegar ao grande temos que comear pelo pequeno. Primeiramente debilita-se o defeito grande (o Ego propriamente dito) impedindo sua nutrio atravs da eliminao de suas manifestaes, os detalhes. Com o enfraquecimento do grande (o Ego) estaremos em melhores condies para confront-lo. No livro Didtica do Autoconhecimento, Mestre Samael define as trs etapas do trabalho da Eliminao do Ego da seguinte maneira: Descobrimento: auto-observao. Julgamento: compreenso. Eliminao: orao Me Kundalini. No trabalho da Morte em Marcha, cada Detalhe pode ser descoberto somente atravs da auto-observao. Juntamente com a auto-observao possvel desenvolver a compreenso sobre o Detalhe, e imediata-

19

20

mente, recorre-se Orao para a Eliminao da manifestao e posterior liberao da partcula da Essncia. Portanto, o que o Venervel Mestre Rabolu nos ensina a aplicao de um processo dinmico que exige um super-esforo, uma ateno constante, o Alerta-Novidade, o sentinela em poca de guerra que Mestre Samael cita vrias vezes em diversos de seus livros. O Venervel Mestre Rabolu nos d a seguinte explicao: Uma rvore tem sua raiz principal, que a sustenta em p, e outras tambm grossas, que ajudam a sustent-la para que o vento no a tombe. Dessas razes grossas originam milhares de minsculas razes que so os retculos responsveis pela nutrio da rvore.

Podemos representar o Ego assim, com sua raiz principal de sustentao e muitssimos Eus que so os retculos, pequeninas razes que trabalham para sua nutrio. O Ego se alimenta por todas essas ramificaes diminutas que so os Detalhes. Atravs dos detalhes, o Ego se mantm vivo e se fortalece. Os Detalhes indicados pelo Mestre Rabolu so os Eus psicolgicos ou a Catexis Solta, que, de acordo com Mestrte Samael Aun Weor, a energia psquica utilizada pelo Ego para se manifestar, que tem a capacidade de desatar foras executivas. Nos escritos sagrados da Filocalia, que o Mestre Samael descreve como maravilhosa compilao de diversos autores gnsticos usada ainda em nossos dias na Igreja Oriental, especialmente para a instruo de monges (...) tesouro da psicologia expe-

21

22

rimental, Filoteu, o Sinata, da segunda metade do sculo VII, destaca o seguinte: Aqueles que no arrancam do corao os maus pensamentos, no deixaro de traduzi-los em atos maus correspondentes... O Ego o mundo do desejo, um conjunto de agregados psquicos chamados Eus, que so diversas formas mentais que exercem controle sobre o pensamento, sentimento, movimento, instinto e sexo. Se eliminamos suas razes diminutas, o Ego no tem como se nutrir e ento enfraquece. De outra forma no morre. Ao tirarmos-lhe esse alimento, eliminando o Detalhe, isto , a manifestao do defeito, o Ego perde a fora, perde sua sustentao, comea a morrer, a decair.

Os nossos defeitos alimentam o Ego, so a sua vida. Esta a morte verdadeira, morrer de instante em instante, de momento em momento. Esta a Morte em Marcha, o trabalho com os Detalhes. A qualquer manifestao do Ego em pensamento, sentimento ou ao se aplica a Morte em Marcha. Quando, atravs da autoobservao constante, percebemos que aflorou um Detalhe relacionado com qualquer dos Egos, imediatamente, instantaneamente, fazemos a petio: Minha me, desintegra este defeito!. Durante o exerccio de meditao, passam pela tela mental, em sinistra procisso, todos os defeitos psicolgicos que nos caracterizam, todas as nossas alegrias e triste-

23

24

zas; recordaes; mltiplos impulsos provenientes do exterior e do interior; desejos, paixes, velhos ressentimentos; tudo, enfim, diz Samael. No esperar para amanh ou depois, e sim pedir instantaneamente. A Me Divina, com seu poder, desintegra-os com facilidade porque so detalhes, e, logo, no to fortes, continua Mestre Rabolu. Filoteu, o Sinata, nos d a seguinte explicao: Tudo comea pela sugesto e continua pela ligao, pelo assentimento, pelo cativeiro, e acaba pela paixo, caracterizada pela continuidade do hbito. E eis conquistada a vitria da mentira. assim que os padres definem essa sucesso. A sugesto, dizem-nos eles, o puro pensamento ou a imagem

de um objeto, nascida h pouco no corao e apresentada ao esprito. A ligao consiste em conversar apaixonadamente com o objeto manifestado. O assentimento o pendor de uma alma complacente pelo objeto visto. O cativeiro a abduo involuntria do corao, a relao duradoura e funesta para nosso estado excelente com o objeto em questo. Os Padres nos dizem que a paixo uma disposio inveterada na alma. Quem resiste, no princpio, sugesto ou se esfora para no ceder a todo movimento apaixonado que lhe diga res-

25

26

peito, suprime o mal no mesmo instante... Hesquio, tambm padre do deserto, anterior ao sculo X, deixou-nos a seguinte contribuio: Combatei os pensamentos e no haver mais pecado, pois o pecado comea no declive criado por uma primeira representao que no se faz parar, por no se ter sabido distingui-la. questo de ateno. A resistncia ao pensamento passa-se em trs momentos: Vigilncia perptua para descobrir o pensamento intruso, bom ou mau; Resistncia e mobilizao segundo a ira s (a ira segundo a natureza) contra o indesejvel;

Finalmente, a simples invocao, unida respirao, que torna saudvel e puro o ar do corao. A sugesto o comeo. Depois os pensamentos e sentimentos se mesclam desenvolvendo-se mecanicamente sobre a gide de determinado defeito ou defeitos que do suporte uns aos outros. A partir desses sentimentos somos guiados s aes, s atitudes; so pensamentos e sentimentos que nos induzem a procedimentos e envolvimentos negativos. As foras do Ego tm como arma a imaginao e os pensamentos para nos prenderem. Na prpria cultura popular, num aconselhamento de pai para filho, ou entre comadres e amigos, sempre se ouve coisas assim: no alimente esse rancor, tire esse mau pensamento da cabea ou ele te arruinar, acabe com essa paixo ou ela te consumir, no ligue, que esse sentimen-

27

28

to passa, nada merece tamanho sofrimento, etc. Embora falado e ouvido sem a necessria ateno que o assunto merece, existe um conhecimento subconsciente de que estamos sucumbidos na priso dos nossos pensamentos e sentimentos, e dependendo da nossa determinao, de alguma maneira poderemos nos libertar de seus amargos grilhes. A necessidade de no identificarmo-nos com os eventos da vida, supervalorizandoos como em estado hipntico, e a eliminao dos pensamentos formatados de acordo com os interesses dos defeitos que carregamos, tornam-se bvias, pelo menos em algum momento da nossa vida, porque o sofrimento e confuso que geram sentido no dia a dia de cada um. Precisamos de coragem para nos dedicar com profundidade a essa tarefa transformadora que

pode nos libertar da cruel mediocridade em que vivemos. Shakespeare, na clebre tragdia Macbeth, escreve: E muitas vezes, para perder-nos, os agentes das trevas so verdicos: captam-nos com inocentes bagatelas para afundar-nos nos piores crimes. Continuando as citaes da Filocalia, Hesquio, o Sinata, didaticamente nos orienta: Velai incessantemente para que no haja em vosso corao nenhum pensamento, nem insensato (proibido), nem sensato (permitido)... Direi mais: devemos fazer um esforo para esvaziarmos at dos pensamentos que paream vir da direita; e, em maneira geral, de todos os pensamentos, pois ladres poderiam emboscar-se neles.

29

30

Longa experincia e observao ensinaram-nos isto: aos pensamentos simples e isentos de paixes, seguem-se os pensamentos apaixonados. Os primeiros abrem as portas para os segundos. Das sugestes nos vm todas as espcies de pensamentos, e dos pensamentos o ato visvel, ele prprio mau. Mestre Samael, na sua obra A Grande Rebelio, cita: Inquestionavelmente, mltiplos Eus intervm como intrusos de mau agouro para pr, em nossas mentes, pensamentos; e em nosso corao, emoes; e em nosso centro motor, aes de qualquer classe. Com poesia e profundidade, tambm nos revela em seu livro A Magia da Runas o quanto o Ego nos domina, intrometendose em nossos sentidos, e ento pede, com a

sinceridade do corao, a eliminao das suas manifestaes: E clamei aos cus, dizendo: Ao fauno que h em mim, d-lhe cincia, d-lhe essa sabedoria que faz estremecer as asas dos anjos. Pela orao e pela penitncia, permita-me pr em fuga as diabas ruins. Dei-me, Senhor, outros olhos, e no estes que gozam em ver belas curvas e lbios vermelhos. Dei-me outra boca em que fiquem impressos para sempre os ardentes carves do asceta e no esta boca de Ado em que vinhos e beijos loucos aumentam e multiplicam infinitamente a gula bestial. Dei-me, Senhor, mos de penitente e disciplinante que me dei-

31

32

xem o lombo em sangue e no estas mos lbricas de amante que acariciam as mas do pecado. Dei-me sangue crstico, inocente, e no este que me faz arder as veias, vibrar os nervos e ranger os ossos. Quero ficar livre da maldade e do engano, morrer em mim mesmo, e sentir uma mo carinhosa que me empurre para a caverna que sempre acolhe o ermito. Deste trabalho no h de se fazer anlise posterior, ele ininterrupto. Durante todo o dia teremos que estar atentos ao trabalho sobre ns mesmos, o Trabalho sobre Si Mesmo. No h nada que se possa protelar, o trabalho de instante em instante. Devemos nos tornar pescadores de pensamentos. Assim diz Joo Clmaco, sculo

VII: O monge que vela um pescador de pensamentos; sabe distingui-los sem dificuldades, na calma da noite, e apanhlos... Escreve Samael: indispensvel observar-se quando se est s, do mesmo modo quando estamos nos relacionando com as pessoas. (...) A vida prtica uma escola maravilhosa; na relao com as pessoas podemos descobrir Eus que em nosso interior carregamos. (...) Quando algum est s, Eus muito diferentes, pensamentos distintos, emoes negativas, etc., se apresentam. Os Eus mais negativos e perigosos se apresentam quando se est s. Krishnamurti, reconhecido pelo Mestre Samael por sua humildade e conhecimento prprio, diz:

33

34

...observar com exatido o que est acontecendo em nossas relaes, quais so as nossas reaes, e assim descobrir a verdade contida em cada pensamento, em cada sentimento. Mas se levamos conosco uma idia ou preconceito sobre como as relaes deveriam ser, isso, evidentemente, impede a revelao do que . Continua o Venervel Mestre Rabolu: No importa se um Eu da Ira, do Orgulho, etc. Pede-se Me Divina instantaneamente: Me Divina, desintegra esse defeito, j! No temos que fazer conjecturas sobre a manifestao do Detalhe, nem de onde vem nem para onde vai, e sim fazer a petio conscientemente. Imaginar que a Me Divina o desintegra. No momento em que se pede Me Divina, ter a certeza de que

Ela o eliminou. Ter essa segurana ter F na Me Divina. No estamos tirando a rvore, e sim sua alimentao, ento no h necessidade de ajuizar nada. Pede-se instantaneamente. Assim que se manifesta uma partcula do Ego, diz-se: Minha Me, tira esse defeito e desintegra-o, j! A maior parte desses elementos sucumbe no mesmo instante porque so dbeis, so diminutos. A Me Divina tem fora suficiente para desintegr-los. No h necessidade de mais nada. Pedimos mentalmente, porm com fora. Temos que saber pedir. Pedir objetivamente, sem pieguices. Nada de ai, tenha a bondade, Me minha, e etc... A eficcia da petio proporcional fora do Verbo. O Verbo criador. Pede-se assim: Minha Me, tira esse defeito, desintegra-o, j! Mestre Rabolu afirma que com esse trabalho no precisamos nos dedicar Prtica da Compreenso- Julgamento-Eliminao,

35

36

que a prtica ministrada nos diversos grupos gnsticos, ensinada em vrios livros do Mestre Samael. Essa inusitada concluso foi o resultado de profunda anlise e avaliao sobre sua aplicabilidade junto aos estudantes gnsticos. Em ns, meros estudantes primrios da gnose, no sentido mais rudimentar que se possa ter, sem termos fabricado os Corpos Solares, com 97% de energia psquica dominada pelo Ego, submersos no subjetivismo, incapazes de concentrar-nos verdadeiramente, com imaginrio fantasioso e sempre com a falsa idia que temos de ns mesmos, ficou notrio que os frutos dessa prtica, at ento realizada nos grupos gnsticos, no deu o resultado desejado: a Morte em Si Mesmo. Mestre Rabolu continua: (...) a prtica que nos entregou o Venervel Mestre Samael ficar parte. (...) A prtica de meditao

na Morte do Ego torna-se perda de tempo. A meditao para compreender um defeito mais forte perda de tempo. (...) No h necessidade de meditar sobre a Morte do Ego. A Meditao serve para despertar a conscincia da Essncia, da Alma. Meditar nos Detalhes ou na Morte que se est fazendo quase intil. Mestre Samael: O estabelecimento da correta meditao , de fato, ficarmos livres de ambies, de egosmos, de medos, de dios, de cobias de poderes psquicos, de nsias de resultados, etc. O Venervel Mestre Samael Aun Weor cita vivncias prprias nas aras da Morte Mstica, de forma precisa, magnnima, fruto da conscincia absoluta nos mundos eletrnicos, da concentrao plena, de todas as faculdades despertas, e da Espada Flamgera, atravs das quais realizou seu ob-

37

38

jetivo: a Decapitao do Ego, e a liberao plena da Essncia. Embora as etapas para a Dissoluo do Ego sejam nicas, a forma de execut-las difere de acordo com a capacidade inerente aos respectivos graus internos: Aprendizes, Companheiros e Mestres; estabelecem os Maons. Mestre Rabolu afirma que sempre utilizou a tcnica da Morte em Marcha, desde o incio at o triunfo final, como a mais poderosa chave para o xito contnuo. Temos que olhar o Detalhe. Por que se manifestou? No momento em que sentimos a manifestao, devemos apelar Me Divina. Nesse momento se corta a ao. No se chega aos extremos. Enquanto as coisas esto em seus primrdios, podem ser controladas (dissolvi-

das), mas uma vez desenvolvidas at as ltimas conseqncias, ganham um poder to avassalador que o homem se v impotente diante delas. Assim comentado no I Ching. Um Detalhe desses, diminuto, no tem muita fora, e ento a Me Divina pode desintegr-lo instantaneamente. J desintegrado, no temos que quebrar a cabea pensando nele. Temos de ter a certeza que a Me Divina o eliminou, o desintegrou. Trabalhando com os Detalhes, morrendo em si mesmo, o monstro comea a perder o poder. Vamos adquirindo mais fora e conscincia, o que nos permitir derrot-lo e nos sairmos bem. ... se no queres que (o Eu) engorde, no lhe d mais alimento e vers que se torna

39

40

fraquinho, escreve Mestre Samael Aun Weor. No deixar para meditar em um defeito depois, mais tarde, noite. O Trabalho de instante em instante; estando atento em si mesmo, vai-se despertando conscincia e o Ego perde a potncia. O Abade Toms de Kempis, do sculo XV, em sua obra Imitao de Cristo, ensina aos monges que querem empreender o Trabalho: Enquanto vivemos neste mundo, no podemos estar sem trabalho e tentaes. Deve, pois, cada qual estar sempre alerta sobre as tentaes que o assaltam e vigiar para que o no surpreenda o demnio, que no dorme e rodeia-vos como leo que ruge, procura de quem devorar.

Todos os santos passaram por muitas tentaes e tribulaes e com elas aproveitaram; os que no puderam resistir-lhes foram reprovados e perderam-se. No h ordem religiosa to santa nem lugar to retirado onde no haja tentaes e adversidades. Mal acaba uma tentao, outra sobrevm e sempre teremos de sofrer, porque perdemos o dom da primitiva felicidade. Muitos procuram fugir s tentaes e nelas caem mais gravemente. No basta a fuga para venc-las... Pouco adianta quem somente evita as ocasies exteriores, sem arrancar as razes; antes lhe voltaro mais depressa as tentaes e se achar pior.

41

42

O Exerccio Retrospectivo que se destina a perceber as primeiras manifestaes do defeito na infncia se torna suprfluo, afirma Mestre Rabolu; e Mestre Samael Aun Weor, em seu livro Didtica do Autoconhecimento, diz: Quando a conscincia est demasiadamente presa entre os Eus, no h lucidez. O exerccio retrospectivo nessas condies resulta incipiente, se no fantstico ou equivocado. Para realizar a prtica da Morte em Marcha conscientemente, devemos apelar Me Divina no momento da manifestao do Detalhe, por diminuto que seja. Sem manifestao no se apela Me Divina para no mecanizar. Havendo um princpio de ira, qualquer tipo de sentimento ou pensamento, ou quando se sentir atingido de alguma forma; ou porque ficou impressionado com algo, ou por ter olhado maliciosamente al-

guma coisa ou algum, j existir uma forma de apelar Me Divina; porque j existe um princpio de manifestao. Porm, sem haver manifestao, para qu? Assim no se mecaniza. As Representaes ou Efgies Mentais se combatem no trabalho da Morte em Marcha. Eliminando os Detalhes com base na pura Morte em Marcha, pode-se libertar 50, 60, 70% da Essncia, despertando a Conscincia para nos movermos conscientemente em outras dimenses. No momento em que um determinado defeito aflora, a Me Divina pode intercept-lo, par-lo de uma vez, e isto fundamental porque a manifestao de um elemento psicolgico desencadeia a criao de mais elementos.

43

44

Com a Morte em Marcha, o Ego no morre, mas perde muita fora, enfraquece. Ela impede o desenvolvimento dos elementos psicolgicos. Realizar uma prtica de uma hora diria para a morte do ego no suficiente. Nictas Stthatos, sculo XI, ensinava: No h lugar nem tempo para celebrar o mistrio da orao. Se estabeleceis horas, momentos, lugares para a orao, o tempo que resta ficar perdido com as ocupaes da vaidade. A Morte do Ego de instante em instante, de momento em momento: estejamos em nosso trabalho, em nosso negcio, falando com uma pessoa. Sempre teremos que estar nos autoobservando para ver qual elemento psquico est se manifes-

tando. Temos de estar em estado de Alerta-Novidade o tempo todo, se que queremos morrer. Todo o tempo, no se cansar. com a auto-observao que podemos perceber e captar a reao e manifestao de cada Eu. O fato de reconhecermos um determinado estado psquico, na maioria das vezes, se deriva da ateno passiva que se baseia num conhecimento de uma vivncia anterior, isto , identificamos a existncia de um pensamento ou sentimento e o classificamos e o rotulamos. No entanto, a faculdade da auto-observao dinmica, de momento em momento, nos permite perceber o que est acontecendo realmente em nosso interior em tempo real, podendo nos aproximar cada vez mais da origem das motivaes internas das nossas manifestaes.

45

46

Urge, pois, compreendermos em forma ntegra, em todos os nveis mentais, cada problema que v surgindo na mente, cada desejo, cada recordao, cada defeito psicolgico. Mestre Samael. Se gradativamente desenvolvermos a auto-observao a cada momento, perceberemos que as falas interiores, imagens e sentimentos que se manifestam esto carregados de temores, comparaes, dios, desprezos e invejas. Enfim, poderemos dizer que as manifestaes esto sempre relacionadas com os sete defeitos primordiais, ou Pecados Capitais, e seus derivados. Portanto, o estado psicolgico em que nos envolvemos, embora sempre esteja relacionado a algo externo, na verdade tem sua origem no nosso subconsciente; causado pelos elementos que carregamos em nossa psique. Tanto verdade que logo que exclumos voluntria ou involuntariamente o objeto, pessoa ou situao que se impe

em nossa mente, logo transferimos para outro nossos sentimentos similares. Krishnamurti: O autoconhecimento significa perceber o falso. O autoconhecimento a tomada de conscincia dos desejos subconscientes presentes nos detalhes da nossa rotina, fruto da auto-observao. Samael: Quem, verdadeiramente, quiser estabelecer em sua mente a pedra angular ou bsica da meditao, deve pr ateno nesses valores positivos e negativos de nosso entendimento e compreend-los em forma ntegra, no s intelectualmente, como tambm em todos os nveis subconscientes, infraconscientes e inconscientes da mente; jamais devemos esquecer que a mente possui distintos nveis. O subconsciente transcorre paralelamente ao nosso estado de viglia, e durante o sono se expressa livre das convenincias so-

47

48

ciais, produzindo confusos sonhos cheios de temores e desejos. uma segunda natureza, subumana, perante a qual claudicamos, iludidos pelas fantasias ou obstinados pelas aberraes. Se permanecermos negligentes quanto aos nossos pensamentos e sentimentos, iremos obedecer cegamente aos instintos da nossa natureza subconsciente. Santo Agostinho confessa: Mas em minha memria, de que falei longamente, vivem ainda as imagens dessas voluptuosidades que meus costumes de outrora ali gravaram. Sem foras diante de mim quando estou acordado, durante o sono, elas no somente suscitam em mim o prazer, mas o consentimento do prazer e a iluso da ao. Tais iluses tm tal poder sobre minha alma e sobre meu corpo, apesar de to fal-

sas, que seus fantasmas impelem a meu sono o que a realidade no pode induzir quando em viglia. Mestre Rabolu: A auto-observao realiza-se sobre os trs crebros: Mente, Corao, Sexo. Estes so os centros de manifestao do Ego, desses centros partem as reaes. Temos que trabalhar aqui no Mundo Fsico, no Astral, no Mental e por ltimo no Causal, nesta ordem. Atravs do trabalho realizado aqui, no plano Fsico, no estado de viglia comum, que vamos resgatando a conscincia que nos permitir movermo-nos vontade em outras dimenses conscientemente e realizar nosso trabalho integralmente.

49

50

Morremos por etapas, por dimenses. Se pegarmos uma camisa branca, suja, primeiramente damos uma ensaboada, depois a segunda, depois outra, at branquear. Devemos fazer isso com o Ego, exatamente dessa maneira. No de uma s vez que conseguiremos nos livrar da sujeira. A natureza no d saltos. Os defeitos no se manifestam somente no plano fsico, e sim nos diferentes planos e subplanos, em diferentes nveis. Num s plano h diferentes nveis de conscincia. Devemos comear pela parte grotesca, a parte tridimensional, aqui no Mundo Fsico.

A Gnosis se vive nos fatos, murcha nas abstraes, e difcil de achar at nos pensamentos mais nobres. Diz Mestre Rabolu: o Trabalho sobre Si Mesmo no mundo tridimensional que nos capacita para trabalhar cada vez mais profundamente em outras dimenses. Aqui no Mundo Fsico analisamos, julgamos o defeito superficialmente, para posteriormente chegar concentrao e meditao profunda. O Eu-causa no desintegrado com esse trabalho. O Eu-causa somente desintegrado conscientemente e o ltimo trabalho que se tem a fazer. O Trabalho se realiza por etapas. Temos que trabalhar todo e qualquer Ego: Orgulho, Cobia,

51

52

Luxria, etc. Trabalhar com tudo que nos aparecer, sem exceo. Isso, no entanto, no caar dez lebres de uma s vez, pois cinco ou dez Eus no se manifestam simultaneamente, seno um. Quase sempre, em uma nica manifestao, encontramos uma srie de Eus que se respaldam mutuamente. Um Eu sempre se apia ou se mescla com outros para justificar-se e fortalecer-se. Porm, em cada manifestao existe um Eu dominante que se expressa nos pensamentos e sentimentos. Enfrentamos a batalha como um soldado diante de um grande exrcito inimigo. Combate-se o primeiro que aparece, a cada instante, um aps outro. No devemos nos deter no trabalho de um Ego especfico. Com a Morte em Marcha trabalha-se com o Eu que aparecer a sua frente, e em seguida o outro, sem escolha.

Ao defeito que insistir, aplicamos-lhe implacavelmente a petio, a Morte em Marcha. Eis mais uma citao tomada da Imitao de Cristo, de Toms de Kempis: O verdadeiro progresso do homem consiste na abnegao de si mesmo. Contudo, o antigo inimigo, o adversrio de todo o bem, no desiste da tentao, armando dia e noite perigosas ciladas, para ver se pode precipitar algum incauto no lao de seu engano. O Trao Psicolgico Principal, o trao caracterstico, sem que seja necessrio busc-lo, ser revelado no prprio trabalho da Morte em Marcha, atravs da reincidncia da manifestao do defeito, cuja resistncia eliminao caracterizar sua potncia.

53

54

... No to fcil podermos descobrir o Trao Psicolgico Principal. Em verdade algum tem sobre sua prpria personalidade falsos conceitos. Algum se v atravs da fantasia, pensa sobre si mesmo de forma equivocada. (...) No poderia algum descobrir seu Trao Psicolgico Principal enquanto no haja eliminado uma boa porcentagem dos Agregados Psquicos inumanos, o que nos alerta Mestre Samael Aun Weor em seu livro Didtica do Autoconhecimento. Ns temos trs por cento de conscincia e esta a porcentagem que utilizamos para a autoobservao, servindo-nos de juiz. A auto-observao indispensvel. Deve-se no identificar-se com as pessoas; estar atento a si mesmo para ver se assomou um elemento psquico do Orgulho, da Ira, da Vaidade, de alguma

coisa. No esquecer-se de si mesmo. O desenvolvimento da Vontade e a rebeldia contra o Ego se ativam com a nossa ateno voltada para ns mesmos. Estar atento em si fundamental. Quando nos esquecemos de ns mesmos, o Ego se expande e os erros se multiplicam. M. Rabolu. Confortai em mim o homem interior e livrai meu corao de todo cuidado intil e de toda ansiedade, para que no me deixe seduzir pelos vrios desejos das coisas terrenas, sejam vis ou preciosas, mas para que as considere todas como transitrias e me lembre que eu mesmo sou passageiro, igual a elas (Toms de Kempis em Imitao de Cristo) Tornamo-nos passivos e preguiosos quando as prticas so mal feitas. Quando no h con-

55

56

centrao nenhuma prtica d resultado. Quando realizamos as prticas com dedicao, o resultado aparece e, ento, recebemos mais fora, provoca-se um novo amanhecer dentro de ns. Quando algum pratica a autoobservao sente a reao do elemento psicolgico aflorar dentro de si. Quando nos identificamos com as impresses, pessoas, frases, coisas, etc., sinal que no estamos nos auto-observando e, portanto, no iremos captar a reao do Ego. A auto-observao no a fixao da ateno no que se fala, e nem ter bom resultado com a prtica do SujeitoObjeto-Lugar.

, sim, a percepo do que se sente no interior de si e da origem de tal reao: Mente, Corao ou Sexo. Mestre Rabolu continua: Encontrar uma moedinha por a e pegar. Coisa insignificante que no se acredita ser importante; eis um Detalhe. A onde o Ego pode ser interceptado, desnutrir-se e comear o processo de morte. Temos que entender que os Detalhes so as pequenas coisas do cotidiano. Uma pessoa nos fala; sorrimos com certo desprezo, isso um Detalhe. Interrompemos o outro na sua fala, mais um Detalhe. Esto conversando duas pessoas, chegamos e interrompemos a conversa destes, dando-

57

58

nos muita importncia: outro Detalhe. importantssimo estar alerta sobre si a cada instante. Um centavo que pegamos, um centavo que no nosso, um delito perante a Lei, um roubo. Seremos ladres sempre que o Eu do roubo agir tomando posse daquilo que no nos pertence, mesmo sendo algo sem valor, um centavo que seja. O que importa no a quantia e sim o defeito. Algum esquece alguma coisa, e dizemos ningum est me vendo, ento acho razovel ficar para mim. Ante a Grande Lei isso roubo, no pelo valor ou circunstncia, mas pelo defeito, pelo Eu psicolgico. Roubamos pequenas coisas, costumamos impor nossa vontade

aos outros de alguma maneira, no cumprimos nossos compromissos, nossa palavra empenhada. Esses so os Detalhes, a se est nutrindo determinado Ego, com essas falhas estamos alimentando o Ego. So falhas que temos que corrigir diretamente porque nos prejudicam. Uma palavra ferina que incomodou. Uma frase, uma ao que causou desgosto. Em estado de alerta, ao sentir o desgosto, apelar imediatamente Me Divina. Tocar uma mulher de um jeito peculiar. O que ? Um Detalhe, uma manifestao de luxria a est.

O Rabino Nilton Bonder, com base na tradio do Talmude, em um de seus livros escreve: Existem, na realidade, trs nveis

59

60

de revelao de um indivduo: suas atitudes, suas intenes e as intenes das intenes. A inteno da inteno uma realidade psicolgica que precisamos detectar e compreender. com o desenvolvimento da auto-observao e da meditao que podemos conhecer a inteno oculta por trs da inteno. Na inteno da inteno est o fundamento do pensamento e sentimento, a verdadeira motivao, ali podemos identificar a ao do Eu psicolgico. Atrs da orao e do perfume do incenso tambm se esconde o delito. Santo Agostinho, em Confisses, faz muitas perspicazes declaraes, dentre as quais uma em especial ilustra o assunto da inteno da inteno. Por se tratar de uma brincadeira to comum entre jovens, para muitos, analis-la seria suprfluo, seria super valorizar algo sem importncia. Mas o gnstico bispo em suas confisses revela

um autoconhecimento precioso extrado da descoberta e compreenso da inteno da inteno, o elemento oculto do evento O Furto das Peras: Nem me atraa ao furto o gozo de seu resultado, mas atraa-me o furto em si, o pecado. (...) Nosso deleite era fazer o que nos agradava justamente pelo fato de ser coisa proibida. Colhi-as da rvore s para roubar, tanto que, to logo colhidas, joguei-as fora, saboreando nelas somente a iniqidade, com que me regozijava. Se alguma delas entrou em minha boca, somente o crime que lhe deu sabor. A inteno era brincar e se divertir, mas mesmo aos dezesseis anos de idade, a inteno da inteno era a satisfao do Eu psicolgico do roubo, do delito, mesmo

61

62

que os objetos roubados no fossem prolas ou diamantes. O arrependimento se refere ao que j aconteceu, isto , posteriori, o que se torna dispensvel quando impedimos a consumao do fato, desintegrando as primeiras manifestaes do defeito. Em vez de orarmos pelo perdo da m ao, podemos orar pela eliminao da causa, do elemento psicolgico que nos incita ao erro. A inteno da inteno pode ser captada atravs da auto-observao no momento em que surge a manifestao, o Detalhe, e, com a orao Me Divina, ser eliminada antes da sua concretizao. Uma escritora de crnicas de um destacado jornal de circulao nacional, em um de seus artigos semanais, reportando aos idos de sua adolescncia, lembra que em Copacabana, em meio classe alta, quando se reuniam amigas e primas para dormir em

casa de uma delas, que a figura, at ento cheia de respeitabilidade, do tio ou patriarca da famlia, surgia furtivamente por entre a porta semi-aberta do quarto, com os olhos cheios de lascvia, esquadrinhando as joviais formas realadas pelos leves trajes de dormir, seminuas como ninfetas, para dar boa noite ou oferecer um copo de gua. Muito bem pontuada a reflexo da cronista, pois ela destaca exatamente a inteno da inteno, popularmente conhecida como segunda inteno, a oculta motivao, imperceptvel imaturidade das adolescentes, mas geradora de uma impresso forte o suficiente para ficar na memria, e s mais tarde ser entendida: a luxria do adulto que se saciava com o voyeurismo, ocultada pelas boas maneiras de anfitrio. Uma pessoa que se trabalha, se autoobserva, logo que percebe a fora oculta, infundindo sentimentos, impelindo sub-

63

64

repticiamente s aes dbias, ora Me Divina para a desintegrao da fora do ego, possvel geradora da ao. Anatole France, Prmio Nobel de Literatura, descreve no romance Thas, a trajetria de Paphnucio, respeitado filsofo e monge, obstinado pela regenerao e converso da belssima atriz, prostituta da aristocracia intelectual de Alexandria. Nas entranhas do subconsciente de Paphnucio, oculto de si mesmo, estava a inteno da inteno, a verdadeira inteno, o interesse lascivo que aos poucos se revela e que, por fim, se torna to monstruoso, que, passando a mo pelo rosto, sentiu-lhe a hediondez. Por sua vez, Thas se converte pela sinceridade da alma e morre em estado de beatitude. Nesses casos to diversos podemos observar o quanto fundamental a autoobservao para encontrarmos a origem dos nossos interesses, identificando em

tempo hbil a Inteno da inteno, para desintegr-la. Mestre Samael diz que a mola secreta que move a sociedade a inveja; que atrs da aparente valentia de um soldado na guerra est o medo avassalador; que o sexo o centro de gravidade das atividades humanas. Mestre Rabolu nos alerta: Dar a mo a uma dama, apertla muito sensivelmente: uma manifestao de luxria. Sim, so milhares de detalhes que em tudo se manifestam. Que linda ests hoje! a est um Detalhe. Mesmo que se fale ingenuamente, a luxria est oculta e nos mundos internos repercute de forma negativa.

65

66

Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso, j cometeu adultrio com ela em seu corao. (Mt 5,28). Observador da psicologia, um pensador judeu nos deixou a seguinte prola: Se todos os adlteros forem sentenciados ao apedrejamento, como diz a Torah, haver escassez de pedras. E outro deduz sabiamente que O homem que consegue vencer seu pensamento adltero, facilmente dominar qualquer outro desejo. O que nos conduz ao prazer de ver um filme cheio de romntico erotismo, ou mesmo nos deleitarmos com a sensualidade de uma pessoa que olhamos? O que nos leva ao ilcito, ou o que no nos permite diferenciar o lcito do ilcito? O que nos conduz a um bar ou a constantes festas? Porque valorizamos tanto o mundo financeiro? Onde est o seu pensamento est o seu Tesouro, dizem os escritos sagrados. O homem se conhece pelos seus sonhos cita

Plato. Onde est nossa conscincia, a estaremos ns, afirma Mestre Samael. O Abade Isaas, do sculo V, comenta na Filocalia: Temos que nos abster no somente : das ms aes que se vem, mas tambm s das que se operam no corao. A obra principal entrar no prprio corao, e comear o combate, lutando contra os pensamentos, disse Macrio, tambm p padre do deserto.

67

68

BIBLIOGRAFIA
AGOSTINHO, Santo. Confisses. So Paulo: Editora Martin Claret, 2002. FRANCE, Anatole. Thas. Rio de Janeiro: Irmos Pongetti Editores, 1948. KEMPIS, Toms de. Imitao de Cristo. So Paulo: Editora Martin Claret, 2005. KRISHNAMURTI, Jiddu. Nosso nico Problema. Rio de Janeiro: Instituio Cultural Krishnamurti, 1957. Pequena Filocalia O Livro Clssico da Igreja Oriental. So Paulo: Edies Paulinas, 1986. RABOLU, V. M. A guia Rebelde. So Paulo: Movimento Gnstico Cristo Universal do Brasil na Nova Ordem, 1997. RABOLU, V. M. Cincia Gnstica. So Paulo: Movimento Gnstico Cristo Universal do Brasil na Nova Ordem, 1993. WEOR, Samael Aun. Didctica del Auto-conocimiento. Mxico: Ediciones Samel, 1980. WEOR, Samael Aun. La Gran Rebelion. Mxico: Imprensa Gnstica, 1976.

WEOR, Samael Aun. Psicologia para uma Nova Raa Educao Fundamental. So Paulo: Monastrio Samael, s/a. WEOR, Samael Aun. Tratado de Psicologia Revolucionria. Mxico: Asociacin Gnostica , 1976. WILHELM, Richard. I Ching - O Livro das Mutaes. So Paulo: Editora Pensamento, s/a.

69

70

Se permanecermos refns dos nossos pr prprios pensamentos, como que dominados por um soldado inimigo, como venceremos seus generais, comandantes das verdadeiras inte intenes que se ocultam, e como destronaremos o imperador que usurpa o poder, como destr destronaremos o Ego?

Vous aimerez peut-être aussi