Vous êtes sur la page 1sur 4

EXPERIMENTO 02: VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAO PREPARAO 1. Que princpio se baseia a anlise volumtrica?

Descreva as possveis equaes que sero utilizadas nos clculos do experimento a ser realizado em seguida. 2. Faa uma breve descrio de: soluo padro, soluo titulante, soluo titulada e padro primrio. 3. Qual a funo dos indicadores a ser utilizados durante a padronizao das solues preparadas? Quais as faixas que atuam esses indicadores? 4. Por que devemos utilizar gua fervida na preparao da soluo do hidrxido de sdio? 5. Se so necessrios 45,3 mL de uma soluo de 0,108 mol/L de HCl para neutralizar uma soluo de KOH, quantos gramas de KOH devem est presentes na soluo? 6. O que significa soluo 0,1 mol/L de HCl e 0,1 mol de HCl? 7. Por que se deve padronizar a soluo de HCl 0,1N preparada? 8. O bicarbonato de sdio reage com o cido sulfrico da seguinte maneira: 2NaHCO3(s) + H2SO4(aq) Na2SO4(aq) + 2H2O(l) + 2CO2(g) Se 27 mL de H2SO4 6 mol/L foi derramado sobre a bancada do laboratrio, qual a massa mnima de NaHCO3 deve ser adicionada ao derramamento para neutralizar o cido? 9. O cido actico puro, conhecido como cido actico glacial, tem densidade de 1,049 g/mL a 25 oC. Calcule a concentrao de uma soluo deste cido preparada pela dissoluo de 20 mL de cido actico glacial a 25 oC em quantidades suficiente de gua para perfazer um volume de 250 mL de soluo. 10.Uma soluo contendo 80,5 g de cido ascrbico dissolvido em 210 g de gua tem densidade de 1,22 g/mL a 55 oC. Calcule: a) a porcentagem em massa; b) molaridade; c) molalidade; d) concentrao comum. 11. Uma amostra de 1,452g de pedra de calcrio pulverizada para ser tratada com 25 mL de uma soluo de HCl de 1,035 mol/L. Necessita-se de 15,25 mL de NaOH 0,101 mol/L para neutralizar o excesso de cido. Calcule a porcentagem em massa do carbonato e clcio na pedra, supondo que ele a nica substncia que reage com a soluo de HCl.

12. Numa titulao de soluo de KOH foram utilizados 45 ml de soluo 0,3 mol/L desta base e um consumo de 55 ml de cido clordrico. Calcule as concentraes comum, molar e normal do cido utilizado. 13.Como preparar 150 mL de uma soluo de cido fosfrico (H3PO4) com 0,3 N. Dados: T = 38%; d = 1,63 g/cm3; MM: H= 1g; P = 31; O = 16. Se voc deseja padroniz-la (a) Qual soluo voc deveria utilizar? (b) D condies (concentrao e volume) e descubra quanto deve ser medido para se preparar esta soluo. PRTICA DE LABORATRIO 1. Objetivos Preparao, padronizao de solues e diluio. 2. Procedimento Experimental 2.1 Materiais e Reagentes MATERIAL NECESSRIO Balana Analtica Buretas 50 mL Provetas: 50 mL, 100 mL Balo volumtrico: 100 mL, 250 mL Erlernmeyer 250 mL Bcker 500 mL Pissetas Pipetas Basto de Vidro Esptula 2.2.1 Preparao de uma soluo de HCl REAGENTES cido Clordrico (HCl) Carbonato de Sdio (Na2CO3) Hidrxido de Sdio (NaOH) Metilorange a 0,1% Fenolftalena

OBSERVAES: 1. Na preparao ou diluio de uma soluo, use GUA DESTILADA. 2. CUIDADO AO TRABALHAR COM CIDO CONCENTRADO. Adicionar SEMPRE o cido gua (acidule a gua). No caso de queimadura com

cido concentrado, secar muito bem a parte afetada, depois lavar com gua fria.
Preparao de uma soluo de HCl I. II. III. IV. Utilizando os dados do rtulo, calcule o volume de HCl concentrado necessrio para preparar 250 mL de soluo ___________. Utilizando uma pipeta mea o volume calculado e coloque em um balo contendo gua destilada e agite a mistura. Aps estabelecer o equilbrio trmico, acerte o menisco gota a gota para no ultrapassar o volume desejado. Aps aferir homogeneze bem a soluo preparada. Faa o rtulo! Preparao de uma soluo de Na2CO3 V. VI. VII. Calcule a massa de Na2CO3 necessria para se obter 40 mL de soluo com concentrao 0,5 mol/L. Secar em estufa a 105 oC por 1 hora e depois esfriar em dessecador uma quantidade aleatria de Na2CO3. Pese em um vidro de relgio limpo e seco, a quantidade calculada de Na2CO3 e transfira para um erlenmeyer. A quantidade de gua destilada utilizada nesse processo deve ser 40 mL. VIII. Adicionar duas gotas do indicador alaranjado de metila a 0,1%. Observar a cor da soluo. Titulao IX. Preencha a bureta com a soluo de cido preparado. Acerte o menisco no zero. Tome o cuidado para que no fiquem bolhas de ar entre a torneira e a extremidade inferior da bureta. X. Adicione lentamente a soluo de HCl preparada a soluo de Na2CO3 seguindo a tcnica de titulao. at a mudana de colorao do indicador. Anote o volume do HCl gasto.

O manuseio correto da torneira da bureta est indicado na ilustrao ao lado.

Prova em branco: 40 mL de gua destilada + 2 gotas do indicador alaranjado de metila + gotas do cido. Observar a cor. Clculos XI. Calcular a normalidade do cido correspondente aos dados obtidos usando a frmula:

N .V =
Onde:

msoluto Eq g

N = normalidade do cido gasto que est sendo determinado V = volume do cido gasto na titulao em ml. m = massa do padro primrio em gramas. meq-g = mili-equivalente-grama do padro primrio A concentrao obtida foi a requerida? Calcule o fator de correo!

f =

N real N terica

2.2.2 Padronizao uma soluo de NaOH frente a soluo de HCl XII. XIII. XIV. Pesar rapidamente e exato em um becker de 250 mL 5,50 g de NaOH.

Dissolva essa massa com gua destilada fervida. Transferir para um balo volumtrico de 250 mL e aps estabelecido o equilbrio trmico completar o volume. Transfira para um erlenmeyer 50 mL da soluo de hidrxido de sdio. Adicione algumas gotas de fenolftalena. XV. Titule essa soluo com a soluo de cido clordrico padronizada neste experimento. Anote o volume gasto. OBS.: Armazenar a soluo em frasco plstico! Faa o RTULO! Calcule a concentrao desta soluo.

Vous aimerez peut-être aussi