Vous êtes sur la page 1sur 4

21) Em relao ao Corregedor-Nacional do CNMP, assinale a alternativa correta : a) Exerce um mandato de 2 anos, permitida uma reconduo.

b) Pode ser escolhido dentre quaisquer dos conselheiros do CNMP. c) Deve integrar a ltima classe da carreira. d) Ser escolhido em votao secreta. 22) Quanto composio do CNMP, correto afirmar que : a) O nmero de integrantes originrios das carreiras do Ministrio Pblico igual ao nmero daqueles que vieram de fora da instituio. b) So 15 conselheiros. c) Nas vagas de cidado, no pode ser escolhido um membro do Ministrio Pblico. d) O presidente do CNMP eleito pelos pares. 23) Quanto a competncia do CNMP, assinale a opo incorreta : a) Exerce o controle da atuao administrativa do Ministrio Pblico. b) Exerce o controle da atividade-fim do Ministrio Pblico. c) Exerce o controle da atividade financeira do Ministrio Pblico. d) Exerce o controle do cumprimento dos deveres funcionais pelos membros do Ministrio Pblico. 24) Em relao aos instrumentos disponibilizados pela Constituio brasileira de 1988 ao CNMP para que cumpra sua misso, qual das opes abaixo no est prevista : a) apreciar a discricionariedade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Ministrio Pblico. b) expedio de atos regulamentares. c) expedio de recomendaes. d) desconstituio de atos administrativos ilegais. 25) Em relao aos processos disciplinares de membros do Ministrio Pblico, o CNMP : a) no pode rev-los. b) pode rev-los apenas mediante provocao. c) no pode avoc-los, quando em curso perante a instituio de origem do membro. d) pode rev-los desde que julgados h menos de um ano. 26) O rgo jurisdicional competente para julgar os atos produzidos pelo CNMP, atravs de seu colegiado o : a) STF. b) STJ. c) Tribunal de Justia do Distrito Federal. d) Juzo federal de 1 grau. 27) Em relao s funes institucionais do Ministrio Pblico correto afirmar que : a) cabe ao MP promover, privativamente, a ao penal pblica na forma da lei complementar.

b) cabe ao MP promover, privativamente, o inqurito civil e a ao civil pblica para a proteo do patrimnio pblico e social, meio ambiente e outros interesses difusos e coletivos. c) exercer o controle externo da atividade policial na forma da lei. d) todas as opes acima esto incorretas. 28) Ainda em relao s funes institucionais do Ministrio Pblico, incorreto afirmar que : a) a requisio de instaurao de inqurito policial est vedada. b) a requisio de diligncias est autorizada. c) a expedio de notificaes pressupe a existncia de procedimentos administrativos. d) a requisio de informaes deve respeitar as previses da correspondente lei complementar. 29) Assinale a alternativa correta : a) as funes do Ministrio Pblico podem ser exercidas por pessoas estranhas carreira. b) do bacharel em direito que pretenda ingressar na carreira do Ministrio pblico, exige-se, no mnimo, trs anos de atividade jurdica. c) os integrantes da carreira devem necessariamente residir na comarca ou pleitear a remoo. d) A OAB no possui qualquer participao no concurso pblico de provas e ttulos para ingresso na carreira do Ministrio Pblico. 30) Os membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas : a) no possuem a irredutibilidade de subsdios. b) no possuem inamovibilidade. c) ingressam na carreira atravs de concurso pblico de provas e ttulos. d) podem exercer a advocacia. 31) Comparando a escolha do PGR com a escolha dos ProcuradoresGerais de Justia dos estados, correto afirmar que : a) adota-se o mesmo sistema. b) em ambos, h participao efetiva do executivo. c) em ambos, h participao efetiva do legislativo. d) em ambos, h formao de lista trplice. 32) Comparando a destituio do PGR com a destituio dos Procuradores- Gerais de Justia dos estados, correto afirmar que : a) adota-se o mesmo sistema. b) em ambos, h participao efetiva do executivo. c) em ambos, h participao efetiva do legislativo. d) em ambos, h participao de rgos colegiados internos. 33) Diante da recente mudana em sua tradicional jurisprudncia, o STF vem entendendo que quem deve resolver os conflitos de atribuio entre os ramos do MPU e os Ministrios Pblicos estaduais o : a) CNMP. b) STJ.

c) STF. d) PGR. 34) O PGR, alm de chefiar o MPU, tambm : a) preside o CNMP e chefia o MPF. b) preside o CNPG e chefia o MPF. c) chefia o MPF e o MPT. d) chefia o MPF, o MPT e o MPM. 35) O Procurador-Geral da Repblica poder delegar aos ProcuradoresGerais dos ramos do MPU, as seguintes atribuies : a) fixao do valor das bolsas devidas aos estagirios e o arbitramento do valor das vantagens devidas aos membros do MPU. b) a representao da instituio e a proposta ao Poder Legislativo de projetos de lei sobre o MPU. c) a soluo dos conflitos de atribuio entre integrantes de ramos diferentes do MPU e a prtica de atos de gesto administrativa, financeira e de pessoal. d) nenhuma das opes anteriores. 36) Sobre o Ministrio Pblico Eleitoral, correto afirmar que : a) um dos ramos do MPU, dotado de certa autonomia. b) uma funo a ser exercida pelo Ministrio Pblico Federal em qualquer instncia. c) constitui uma das carreiras do MPU, provida mediante concurso de provas e ttulos, do qual participa a OAB. d) como funo, deve ser exercida junto justia eleitoral de 1 grau pelo Ministrio Pblico local. 37) O Ministrio Pblico no tem como misso constitucional, a defesa : a) do regime democrtico. b) da ordem jurdica. c) dos interesses sociais. d) dos interesses individuais disponveis. 38) Em relao ao sistema de escolha do PGJ do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios, correto afirmar que : a) segue o modelo adotado para a escolha do PGR. b) h formao de lista trplice com escolha pelo Governador do Distrito Federal. c) h participao do Poder Executivo. d) h participao do Poder Legislativo. 39) Em relao ao sistema de destituio do PGJ do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios, correto afirmar que : a) segue o modelo adotado para a destituio do PGR. b) a diferena em relao ao modelo de destituio do PGR ocorre porque no participa o Presidente da Repblica, mas, o Governador do Distrito Federal.

c) a diferena em relao ao modelo de destituio do PGR ocorre porque no participa o Senado, mas, a Cmara Legislativa. d) no h participao do Poder Legislativo. 40) Sobre o Conselho de Assessoramento Superior do Ministrio Pblico da Unio, escolha a opo incorreta ; a) presidido pelo PGR. b) tem como um dos integrantes o Vice- Procurador-Geral da Repblica. c) suas reunies podem ser solicitadas pelo Procurador-Geral da Justia Militar. d) a convocao das reunies da atribuio do Vice-Procurador-Geral da Repblica. 41) Em relao ao exerccio das funes eleitorais pelo Ministrio Pblico Federal, assinale a alternativa incorreta : a) O Procurador-Geral Eleitoral o Procurador-Geral da Repblica. b) O Vice-Procurador-Geral Eleitoral ser designado pelo ProcuradorGeral Eleitoral, dentre os membros da instituio. c) O Vice-Procurador-Geral Eleitoral substitui o Procurador-Geral Eleitoral em seus impedimentos. d) O Vice-Procurador-Geral Eleitoral exerce o cargo de Procurador-Geral Eleitoral em caso de vacncia at que haja o provimento definitivo. 42) Os membros do Ministrio Pblico aps a aposentadoria ou exonerao : a) podem exercer a advocacia normalmente. b) devem respeitar o perodo de cinco anos para exercerem a advocacia. c) devem respeitar o perodo de trs anos para exercerem a advocacia, vedao restrita aos juzos ou tribunais dos quais tenham se afastado. d) no podem exercer a advocacia. 43) O CNMP : a) foi criado pela EC 44/2004. b) ainda no foi instalado. c) foi considerado inconstitucional pelo STF. d) realiza o controle externo do Ministrio Pblico comum.

Vous aimerez peut-être aussi