Vous êtes sur la page 1sur 36

para

Qualidade da gua

Consumo Humano
RELATRIO ANUAL 2007

3 4 10 13 17 18 19

Resumo Sistema de Abastecimento da EPAL Programa de Monitorizao da Qualidade da gua no Sistema de Abastecimento da EPAL Qualidade da gua Destinada ao Consumo Humano Divulgao dos Dados da Qualidade da gua Destinada ao Consumo Humano Reclamaes da Qualidade da gua Medidas para Melhoria da Qualidade da gua Destinada ao Consumo Humano

25

ANEXO I: Normas da qualidade da gua para consumo humano/valores paramtricos - Decreto-Lei n 243/2001, de 5 de Setembro ANEXO 2A: Quadro resumo com os resultados da demonstrao de conformidade com as normas da qualidade aplicveis Torneira dos consumidores da cidade de Lisboa (ano 2007). - Decreto-Lei n 243/2001, de 5 de Setembro

28

30 32

ANEXO 2B : Quadro resumo com os resultados da demonstrao de conformidade com as normas da qualidade aplicveis Pontos de entrega a Municpios/Entidades Gestoras (ano 2007). - Decreto-Lei n 243/2001 e Portaria n. 1216/2003 ANEXO 2C : Quadro resumo com os resultados da demonstrao de conformidade com as normas da qualidade aplicveis Pontos de entrega a Clientes Directos abastecidos atravs do sistema de transporte/aduo (ano 2007). - Decreto-Lei n 243/2001 e Portaria n. 1216/2003

A
A N

gesto da qualidade da gua no sistema de abastecimento da EPAL, desde as origens at torneira do consumidor da cidade de Lisboa, garantida atravs da aplicao de diversas medidas, tais como o recurso a tecnologias de tratamento adequadas qualidade da gua captada, aplicao de prticas de manuteno preventiva e correctiva, monitorizao em contnuo de parmetros da qualidade da gua em locais estratgicos do sistema de abastecimento e a realizao de estudos/projectos visando a melhoria da qualidade da gua abastecida. qualidade da gua produzida e fornecida evidenciada atravs de um intenso programa de amostragem e de anlise da gua nas origens de gua (superficiais e subterrneas), nas Estaes de Tratamento, ao longo da aduo, nos pontos de fornecimento de gua a outras entidades gestoras de sistemas de abastecimento, na rede de distribuio na cidade de Lisboa e nas torneiras dos consumidores, tendo por objectivos, entre outros, o cumprimento da legislao em vigor, a preveno/salvaguarda da sade do consumidor e a segurana do servio prestado 24 horas por dia, 365 dias por ano.

este mbito foram realizadas, durante o ano de 2007, cerca de 538 000 determinaes de parmetros fsico-qumicos, microbiolgicos, organolpticos e biolgicos em amostras de gua colhidas na totalidade do sistema de abastecimento da EPAL: Cerca de 340 000 determinaes foram realizadas nos dois laboratrios instalados nas Estaes de Tratamento de gua (ETA) da Asseiceira e de Vale da Pedra para controlo do processo de tratamento; Cerca de 198 000 determinaes foram realizadas no Laboratrio Central da EPAL, instalado em Lisboa, no cumprimento do estabelecido na legislao nacional respeitante qualidade da gua para consumo humano (controlo legal), na realizao de controlo operacional/vigilncia em toda a extenso do sistema de abastecimento, no tratamento de reclamaes de qualidade da gua, na identificao de causas de incumprimentos de valores paramtricos, etc. .

Decreto-Lei n 243/2001, de 5 de Setembro, e a Portaria n 1216/2003, de 1 de Outubro, eram os diplomas legais que regulamentavam, em 2007, a qualidade da gua para consumo humano, definindo a frequncia de amostragem e de anlise a cumprir nos pontos de entrega a entidades gestoras, entregas a clientes directos abastecidos atravs do sistema de aduo/transporte e nas torneiras dos consumidores da cidade de Lisboa. Estabeleciam ainda estes diplomas legais, as normas da qualidade para cada parmetro cujo controlo obrigatrio. o mbito deste controlo legal foram realizadas 21 240 determinaes de parmetros/substncias individualizadas, na torneira do consumidor da cidade de Lisboa e 44 488 determinaes em pontos de entrega a Entidades Gestoras, tendo-se registado respectivamente 99,72% e 99,94% de cumprimento dos valores paramtricos definidos no Decreto-Lei n. 243/2001, de 5 de Setembro, o que permite aquilatar da excelente qualidade da gua fornecida pela EPAL.

s resultados obtidos no cumprimento da legislao vigente, so avaliados anualmente pelo Instituto Regulador de guas e Resduos (IRAR), estando as concluses contempladas no Relatrio Anual do Sector de guas e Resduos em Portugal (RASARP), publicado anualmente por aquele Instituto.

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Sistema de abastecimento da EPAL


Durante o ano de 2007 a EPAL forneceu uma mdia diria de 573 milhes de litros de gua a cerca de 530 000 habitantes da cidade de Lisboa e a 19 entidades gestoras de sistemas de abastecimento de gua (abrangendo 25 municpios), correspondendo a um total de cerca de 2,6 milhes de consumidores localizados na sua rea de influncia, a qual abrange cerca de 5 406 quilmetros quadrados.

Captaes

O sistema de abastecimento de gua para consumo humano da EPAL assenta em duas captaes de guas superficiais, uma captao de gua de nascente e em 19 captaes de guas subterrneas. O volume total de gua captada, em 2007, atingiu 242,880 milhes de metros cbicos, dos quais 216,144 milhes de metros cbicos tiveram origem nas captaes superficiais (89,0%): A captao localizada na albufeira de Castelo do Bode - rio Zzere, a principal captao da gua da EPAL, qual est associada a Estao de Tratamento de gua (ETA) da Asseiceira. Em 2007 foram captados 163,762 milhes de metros cbicos de gua (67,4%). A captao de Valada localizada no rio Tejo, qual est associada a Estao de Tratamento de gua de Vale da Pedra. Em 2007 foram captados 52,381 milhes de metros cbicos de gua (21,6%). A nascente dos Olhos de gua (nascente do rio Alviela), na qual foram captados cerca de 5,638 milhes de metros cbicos de gua (2,3%). As captaes subterrneas (19 furos de captao), nas quais foram captados cerca de 21,410 milhes de metros cbicos de gua (8,7%), so: Captaes de gua do macio calcrio, explorado todo o ano, que integra os poos de Ota (3 poos) e Alenquer (2 poos); Captaes no Mio-Pliocnio e que integram poos localizados nas Lezrias (14).

Tratamento

A Estao de Tratamento de gua da Asseiceira teve uma produo mdia diria de 448 665 m3/dia. A linha de tratamento compreende uma pr-cloragem (s utilizada em caso de emergncia), remineralizao e correco de agressividade, coagulao com sulfato de alumnio lquido, floculao (com polmero) cabea da flotao, flotao, ozonizao, filtrao, ps-cloragem, correco de pH e desinfeco final (cloragem). A Estao de Tratamento de gua de Vale da Pedra teve uma produo mdia diria de 143 511 m3/dia e a linha de tratamento inclui pr-cloragem, condicionamento de pH, coagulao floculao (sulfato de alumnio e polmero), decantao, filtrao, correco de pH da gua tratada e desinfeco final (ps-cloragem). O tratamento aplicado nas captaes subterrneas utilizadas a desinfeco por cloro, excepto na captao da nascente dos Olhos de gua, na qual est instalado um sistema de ultravioletas antes da desinfeco final por cloro. Nos poos de Alenquer, existe uma estao de descarbonatao que trata parte da gua captada. Ao longo do sistema de aduo procede-se mistura destas guas subterrneas com gua proveniente das ETA da Asseiceira e da ETA de Vale da Pedra.

-4-

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

SISTEMA DE ADUO Subsistema de Castelo do Bode Subsistema do Tejo Conduta V. F. Xira/Telheiras Subsistema do Alviela Adutor de Circunvalao ETA Captaes

Sistema de Aduo e Transporte

O sistema de aduo/transporte da EPAL, que compreende cerca de 745 km de condutas com grande dimetro, integra 3 subsistemas com interligaes que permitem efectuar transferncias de gua (Figura 1). Ao longo do sistema de aduo h 24 reservatrios, 25 estaes elevatrias e 20 postos de cloragem.

Subsistema do Alviela: O aqueduto Alviela tem uma extenso de 114 km desde a nascente dos Olhos

de gua at ao reservatrio dos Barbadinhos em Lisboa. tambm introduzida neste aqueduto gua proveniente dos poos da Ota, de Alenquer e das Lezrias e do Subsistema do Castelo do Bode. Sempre que necessrio, efectuado o reforo, com gua proveniente do aqueduto Tejo. Concelho da Azambuja, at ao reservatrio dos Olivais, em Lisboa. Na Vrzea das Chamins recebe gua da Estao de Tratamento de Vale da Pedra, proveniente da captao superficial do Rio Tejo, em Valada do Ribatejo. Na estao elevatria do recinto de Vila Franca de Xira, o aqueduto Tejo pode receber gua proveniente do subsistema de Castelo de Bode. Pode ainda receber gua dos furos de Alenquer e das Lezrias e quando necessrio dos poos de Valada I.

Subsistema do Tejo: O aqueduto Tejo, tem uma extenso de 42 km, desde a Vrzea das Chamins, no

-5-

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Subsistema de Castelo do Bode: A gua captada na Albufeira do Castelo do Bode transportada para

a Estao de Tratamento da Asseiceira, atravs de um adutor com cerca de 9 km de comprimento. O desenvolvimento do adutor entre a sada da ETA e a estao elevatria do recinto de Vila Franca de Xira de cerca de 80 km. Neste percurso pode receber gua a partir da interseco com a conduta de Valada IV, proveniente das captaes subterrneas de Valada I. So ainda de particular importncia no fornecimento de gua a Lisboa e aos conselhos limtrofes de Lisboa, os seguintes adutores:

Conduta de Vila Franca de XiraTelheiras:

Este adutor tem cerca de 33 km de comprimento e 1,5 m de dimetro tendo incio numa estao elevatria do recinto de Vila Franca de Xira e terminando no reservatrio de Telheiras. Esta conduta pode ser alimentada por gua proveniente dos subsistemas do Castelo do Bode e/ou do Tejo.

Adutor da Circunvalao: Este adutor tem cerca de 46 km de desenvolvimento, variando os seus di-

metros entre 1,8 e 1,2 metros. Tem a sua origem numa Estao Elevatria do Recinto de Vila Franca de Xira e trmino no reservatrio de Vila Fria, situado em Oeiras/Porto Salvo. semelhana do adutor Vila Franca de Xira-Telheiras, com o qual se pode interligar, alimentado por gua proveniente dos subsistemas do Castelo do Bode e/ou do Tejo.

Abastecimento a Clientes Directos atravs do Sistema de Aduo

Ao longo do seu sistema de aduo/transporte, a EPAL forneceu, no ano de 2007, um volume de gua de 1 117 853 m3, directamente a 14 clientes/instituies localizados geograficamente em reas de interveno de outras entidades gestoras: Faculdade de Motricidade Humana, Instituto do Desporto de Portugal, Hospital Prisional de S. Joo de Deus, Estabelecimento Prisional de Caxias, Direco - Geral dos Servios Prisionais, OGMA - Indstria Aeronutica Portugal, S.A., DGMF Area (Aquartelamento), Paulo Freire Moreira, Carlos Alexandre D. L. Bobone, Companhia das Lezrias, S.A., ITN - Instituto Tecnolgico e Industrial, Campo Militar de Santa Margarida (Sec. Geral do Ministrio da Defesa Nacional), Polgono Militar de Tancos (Escola Prtica de Engenharia) e Centro de Interpretao de Nascentes (Alcanena). O fornecimento de gua a estes clientes directos feito atravs de 23 pontos de entrega.

Abastecimento a Entidades Gestoras de Sistemas de Abastecimento de gua

Em 2007, a EPAL forneceu um volume de gua de 148 784 203 m3, a 19 entidades gestoras de sistemas de abastecimento de gua para consumo humano, correspondendo a 25 municpios. O fornecimento de gua a Entidades Gestoras feito atravs de 126 pontos de facturao. A definio das frequncias de amostragem e de anlise dos parmetros da qualidade da gua estabelecidas no Decreto-Lei n 243/2001, de 5 de Setembro, e na Portaria n 1216/2003, de 1 de Outubro, baseou-se nos volumes fornecidos a cada entidade gestora durante o ano de 2006, como consta do Quadro 1.

-6-

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Municpio (Entidades Gestoras)

Volumes de gua fornecid em 2006 (m3)

rea Limtrofe de Lisboa Amadora (S.M.A.S. Oeiras e Amadora) Cascais (guas de Cascais, S.A.) Loures (S.M.A.S. Loures) Mafra (C.G.Eaux (Mafra) Odivelas (S.M.A.S. Loures) Oeiras (S.M.A.S. Oeiras e Amadora) Sintra (S.M.A.S. Sintra) Percurso Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Sobral do Monte Agrao e Torres Vedras (guas do Oeste, S.A.) Cartaxo (C.M. Cartaxo) Santarm (guas de Santarm, S.A.) Vila Franca de Xira (S.M.A.S. Vila Franca de Xira) Mdio Tejo Alcanena (Lusgua, S.A.) Batalha (guas do Lena, S.A.) Constncia (C.M. Constncia) Entroncamento (C.M. Entroncamento) Leiria (S.M.A.S. Leiria) Ourm (C.G. Eaux (Ourm)) Porto de Ms (C.M. Porto Ms) Tomar (S.M.A.S. Tomar) Vila Nova da Barquinha (C.M. Vila Nova Barquinha) Torres Novas (C.M. Torres Novas) 754 600 154.050 358 900 1 138 840 346 940 1 537 850 409 610 1 282 330 620 960 1 142 680 15 358 151 213 810 124 974 12 510 481 12 125 874 20 110 419 20 204 527 3 525 751 10 357 506 16 152 598 31 896 390

Quadro 1 Volumes de gua fornecida pela EPAL a Entidades Gestoras de sistemas de abastecimento de gua (2006)

-7-

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Rede de Distribuio da Cidade de Lisboa

A rede de distribuio de gua na cidade de Lisboa, composta por cerca de 1427 km de condutas, cerca de 90 000 ramais, 14 reservatrios, 9 estaes elevatrias, 4 postos de reforo de cloro e cerca de 10 000 rgos de manobra. Em 2007, o volume total de gua fornecida na rede de distribuio da cidade de Lisboa foi de 112 662 570 m3.

Zonas Altimtricas - Rede de Lisboa


ZONA SUPERIOR ZONA ALTA ZONA MDIA ZONA BAIXA

-8-

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

A Rede de Distribuio de gua bastante complexa e, devido s caractersticas topogrficas da cidade, podem distinguir-se quatro Zonas Altimtricas distintas: Zona Baixa (que garante o abastecimento desde o nvel do rio Tejo at cota 30 m), Zona Mdia (entre as cotas 30 e 60 m), Zona Alta (entre as cotas 60 e 90 m) e Zona Superior (acima da cota 90 m). Cada Zona composta por reservatrios, para reserva de gua e regulao das solicitaes de caudal e abastecida por uma ou mais estaes elevatrias. As Zonas esto interligadas por estaes elevatrias e vlvulas denominadas Ligao de Zona, que so manobradas como recurso e alternativa ao normal regime de explorao (ver diagrama abaixo).

MONSANTO 171m A. CARENQUE 232m RESTELO 122m TELHEIRAS 126m POMBAL 116m ST. CRUZ SO JERNIMO 57m C. OURIQUE 90m

B. BOAVISTA

CHARNECA 152m

CAMARATE

BARBADINHOS 28m

VALE ESCURO 68m

CONTADOR MOR 74m V. F. XIRA

OLIVAIS 17m

RESERVATRIOS ESTAO ELEVATRIA

-9-

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Programa de monitorizao da qualidade da gua no sistema de abastecimento da EPAL


Vigiar/monitorizar a qualidade da gua em toda a extenso do sistema de abastecimento da EPAL, desde os recursos hdricos utilizados at ao ponto de entrega ao consumidor, constitui uma das maiores preocupaes da EPAL.
Esta actividade tem dois objectivos fundamentais: comprovar o nvel de qualidade da gua versus cumprimento da legislao em vigor e detectar, em tempo til, possveis anomalias ocasionais ou de carcter sistemtico, de modo a permitir que sejam postas em prtica medidas preventivas eficazes. Esta metodologia permite obter a informao essencial gesto optimizada do sistema de abastecimento da EPAL e garantir o nvel de segurana e de servio exigidos pelos consumidores. Os parmetros da qualidade obrigatrios, e respectivos valores paramtricos (valor ou concentrao especificada para uma propriedade, elemento ou substncia existentes na gua) aplicveis gua para consumo humano, so fixados no Anexo I do Decreto-Lei n. 243/2001 (Anexo 1 a este relatrio) O controlo da qualidade da gua no sistema de abastecimento da EPAL integra as seguintes componentes: Controlo em contnuo de alguns parmetros de qualidade da gua, efectuado nas estaes de tratamento e em outros locais estratgicos ao longo do sistema de abastecimento (p.ex. cloro, turvao, condutividade, alumnio). Controlo da eficincia de tratamento registado nas diversas operaes de processo nas ETA de Vale da Pedra e da Asseiceira, realizado nos laboratrios de processo a instalados. No mbito deste controlo foram efectuadas cerca de 340 000 determinaes analticas. Programa de Monitorizao da Qualidade da gua no Sistema de Abastecimento da EPAL (PMQA), no mbito do qual so realizadas de modo sistemtico, pelo Laboratrio Central da EPAL, colheitas de amostras de gua em pontos fixos de amostragem representativos de todo o sistema da EPAL (captaes, adutores, entregas a Entidades Gestoras e a clientes directos abastecidos atravs do sistema de aduo e rede de distribuio da cidade de Lisboa) e nas torneiras de consumidores da cidade de Lisboa. No mbito deste controlo foram efectuadas cerca de 179 157 determinaes analticas. Controlo complementar da qualidade da gua, realizado no tratamento de reclamaes de qualidade da gua, no controlo da eficcia de operaes de lavagem e desinfeco de condutas e reservatrios, no tratamento de incumprimento de Valores Paramtricos, no controlo de parmetros de qualidade da gua que no so obrigatrios na legislao nacional, etc. (realizadas cerca de 18 500 determinaes). O Programa de Monitorizao da Qualidade da gua no Sistema de Abastecimento da EPAL contempla, como referido anteriormente, duas componentes de actividade: A. Controlo Legal: relativo ao programa de amostragem e de anlise realizado em cumprimento dos requisitos legais definidos no Decreto-Lei n 243/2001 de 5 de Setembro e na Portaria n 1216, de 16 de Outubro, sendo sujeito aprovao do Instituto Regulador de guas e Resduos. Este programa integra campanhas de amostragem para: 1. Controlo da qualidade da gua distribuda na Cidade de Lisboa, atravs da realizao de colheita de amostras de gua na torneira do consumidor, para cumprimento do disposto no Decreto-Lei n. 243/2001, de 5 de Setembro 1 274 pontos de amostragem; 2. Controlo da qualidade da gua fornecida a Entidades Gestoras de sistemas de abastecimento de gua, atravs da realizao de colheitas de amostras de gua em pontos de amostragem instalados

- 10 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

nas diversas entregas de gua ou em locais representativos dessas entregas, para cumprimento do disposto no Decreto-Lei n. 243/2001, de 5 de Setembro, e na Portaria n. 1216/2003, de 16 de Outubro 93 pontos de amostragem; 3. Controlo da qualidade da gua fornecida, atravs do sistema de aduo/transporte, a clientes directos, realizando colheitas de amostras de gua em pontos de amostragem instalados em locais representativos da gua fornecida 7 pontos de amostragem; B. Controlo Operacional/Vigilncia: esta actividade tem por objectivo fundamental verificar o nvel de qualidade da gua para consumo humano em toda a extenso do sistema de abastecimento e detectar atempadamente possveis anomalias, ocasionais ou de carcter sistemtico, de modo a permitir que sejam postas em prtica medidas preventivas eficazes. Este controlo contempla as campanhas de amostragem para: 1. Controlo da qualidade da gua distribuda na Cidade de Lisboa atravs da realizao de colheita de amostras de gua em 85 pontos de amostragem ligados a diversas infra-estruturas da rede de distribuio da Cidade de Lisboa, tendo por objectivo a cobertura sistemtica de todas as zonas altimtricas de abastecimento e os pontos importantes/crticos da rede (entradas na rede de distribuio da Cidade de Lisboa, reservatrios, etc.); 2. Controlo da qualidade da gua ao longo do sistema de aduo/transporte atravs a realizao de colheitas de amostras de gua para anlise em 34 pontos de amostragem representativos do sistema de aduo/transporte da EPAL, para avaliar a evoluo da qualidade da gua ao longo do seu sistema de transporte (sada das ETA, pontos da aduo representativos das misturas de guas de diferentes origens, etc.); 3. Controlo da qualidade da gua das captaes, com realizao de colheitas de amostras de gua nas diversas origens de gua utilizadas na produo de gua para consumo humano, para avaliar a evoluo da qualidade da gua bruta e rastrear eventuais resultados anmalos ao longo do seu sistema de captao, tratamento, transporte e abastecimento 51 pontos de amostragem. Da totalidade de anlises efectuadas no Laboratrio Central da EPAL (cerca de 198 000 determinaes), 66 866 determinaes de parmetros destinaram-se a comprovar a conformidade da qualidade da gua com os requisitos legais em vigor nos pontos de entrega a entidades gestoras (44 488 determinaes), a clientes directos abastecidos atravs do sistema de transporte/aduo (1 138 determinaes) e nas torneiras dos consumidores da cidade de Lisboa (21 240 determinaes), com as normas da qualidade estabelecidas no

- 11 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Decreto-Lei n 243/2001, de 5 de Setembro (Anexo 1), sendo as frequncias de amostragem e de anlise as estabelecidas, respectivamente, no Decreto-Lei acima referido e na Portaria n 1216/2003, de 1 de Outubro. A componente de controlo legal do PMQA, executado em 2007, no cumprimento da legislao em vigor, foi submetido aprovao do Instituto Regulador da gua e Resduos (IRAR), enquanto autoridade competente nacional, tendo sido apreciado favoravelmente em virtude de cumprir todas as obrigaes legalmente impostas a entidades gestoras de sistemas de distribuio de gua destinada ao consumo humano: nmero e localizao de pontos de amostragem, frequncia de amostragem e anlise, credenciais do(s) laboratrio(s) que efectuam as anlises e a adopo de mtodos analticos de referncia.

Laboratrios da Empresa

Os laboratrios da Empresa dispem de equipamentos de ltima gerao e de recursos humanos que lhes permite executar quase a totalidade de ensaios obrigatrios na legislao em vigor, segundo critrios de controlo de qualidade analtica rigorosos, permitindo a garantia da exactido e preciso dos resultados obtidos. O Laboratrio Central da EPAL o departamento da empresa que tem a responsabilidade de proceder concepo, implementao e gesto diria do Programa de Monitorizao da Qualidade da gua no Sistema de Abastecimento da EPAL e est acreditado, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, para a determinao de 88 parmetros, correspondendo a cerca de 170 espcies, assim como para o processo de colheita, preservao e transporte de amostras de gua para ensaio (guas de consumo humano e guas naturais destinadas produo de guas para consumo humano). Encontra-se a aguardar a concesso da acreditao para ensaio de materiais orgnicos em contacto com gua para consumo humano. Encontra-se a aguardar a concesso da acreditao para ensaio de materiais orgnicos e em contacto com gua para consumo humano. O Laboratrio instalado na ETA da Asseiceira, est acreditado pela Norma acima referida, para a realizao de 38 parmetros, enquanto que o Laboratrio instalado na ETA de Vale da Pedra tem em curso o processo de acreditao para 19 parmetros da qualidade.

- 12 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Qualidade da gua destinada ao consumo humano


No ano de 2007, o Programa de Controlo da Qualidade da gua destinada ao consumo humano, aprovado pelo Instituto Regulador de guas e Residuos (IRAR), foi cumprido integralmente. Durante o ano de 2007, o cumprimento dos valores paramtricos definidos no Decreto-Lei n. 243/2001, de 5 de Setembro, foi de 99,72% nas torneiras do consumidor da cidade de Lisboa, 99,94% nos pontos de entrega a entidades gestoras e 100,00% nas entregas a clientes directos abastecidos atravs do sistema de transporte, confirmando a excelente qualidade da gua fornecida pela EPAL (ANEXO 2) 1. Torneira de consumidores da cidade de Lisboa: a. N de pontos de amostragem: 1 274; b. N. de amostras colhidas: 1 274; c. N. determinaes de parmetros: 17 224; d. Percentagem de cumprimento de valores paramtricos: 99,72%. 2. Pontos de entrega a municpios/entidades gestoras: a. N de pontos de amostragem: 93; b. N. de amostras colhidas: 2 100; c. N. determinaes de parmetros: 29 702; d. Percentagem de cumprimento de valores paramtricos: 99,94%. 3. Pontos de entrega a clientes directos abastecidos atravs do sistema de transporte: a. N de pontos de amostragem: 7; b. N. de amostras colhidas: 52; c. N. determinaes de parmetros: 888; d. Percentagem de cumprimento de valores paramtricos: 100,00%. A percentagem de cumprimento de valores paramtricos foi calculada, segundo a metodologia seguida pelo IRAR, na qual se consideram apenas os resultados dos parmetros/substncias individualizadas com valor paramtrico definido no diploma legal em vigor. A informao detalhada relativa qualidade da gua analisada na torneira do consumidor e nos pontos de entrega s entidades gestoras e clientes directos abastecidos atravs do sistema de aduo constitui os Anexos 2A, 2B e 2C. As ocorrncias de situaes de incumprimento de valores paramtricos nas torneiras dos consumidores so comunicados de imediato Autoridade de Sade e ao IRAR, segundo o estabelecido no Decreto-Lei n 243/2001, enquanto que os valores no conformes detectados em pontos de entrega a Entidades Gestoras so comunicados Entidade Gestora respectiva, conforme definido na Portaria n. 1216/2003, de 16 de Outubro. Qualquer incumprimento de valor paramtrico alvo de uma investigao desenvolvida para pesquisa e identificao de causas potencialmente relacionadas com a ocorrncia em questo, bem como para a definio de eventuais medidas preventivas e/ou correctivas a adoptar para resoluo do problema detectado. O resultado dessa investigao comunicado entidade externa respectiva. Em 2007 foram efectuadas cerca de 2 130 determinaes na identificao de causas e de responsabilidades dos 68 Incumprimentos detectados. No que concerne ao controlo da qualidade da gua na torneira do consumidor, e no mbito da pesquisa das causas dos incumprimentos verificados, foi possvel identificar as causas de 85,7% das ocorrncias (49

- 13 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Incumprimentos). De entre estas, a distribuio da responsabilidade relativamente ocorrncia do valor anmalo em estudo foi: 59,2% dos incumprimentos deveram-se a problemas no sistema predial, da responsabilidade do proprietrio; 26,5% dos incumprimentos foram atribudos a problemas no sistema de abastecimento da responsabilidade da EPAL; Em 14,3% dos incumprimentos no foi possvel concluir quanto responsabilidade sobre o valor anmalo detectado. No que respeita ao controlo da qualidade da gua fornecida a entidades gestoras foi possvel identificar as causas em 68,4% dos incumprimentos registados. Durante o ano de 2007, somente 10 parmetros da qualidade da gua no atingiram os 100% de conformidade com as normas de qualidade vigentes, tendo a seguinte distribuio: 7 parmetros da qualidade com valores no conformes na torneira de consumidores da cidade de Lisboa: Bactrias coliformes (1,99% das determinaes deste parmetro), E. coli (0,59%), Turvao (0,83%), pH (0,24%), Ferro (4,17%), Mangans (0,36%) e o pesticida Alacloro (4,17%). 7 parmetros da qualidade com valores anmalos nos pontos de entrega a entidades gestoras: Bactrias coliformes (0,38%), Enterococos (0,15%), Alumnio (0,31%), Ferro (0,60%), Mangans (0,31%), Turvao (0,25%) e os pesticidas Alacloro (1,11%) e Tirame (0,56%) (este ltimo determinado sobre a forma de total de pesticidas ditiocarbamatos). 1. Bactrias coliformes: Estas bactrias que se encontram largamente distribudas no ambiente so utilizadas como indicador da possvel contaminao da gua. Todos os processos de investigao de causas desenvolvidos concluram que os casos em anlise foram pontuais, no repetitivos, e no apresentaram qualquer risco para a sade dos consumidores.

- 14 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

2. E. coli, Clostridium perfringens e Enterococos Estas bactrias so indicadoras de contaminao de origem fecal. Todos os processos de investigao de causas desenvolvidos concluram que os casos em anlise foram pontuais, no repetitivos, e no apresentaram qualquer risco para a sade dos consumidores. Sempre que se detectou a presena de Clostridium perfringens, foi feita a pesquisa de outros microrganismos patognicos, incluindo Cryptosporidium e Giardia, a montante do ponto de amostragem onde foi detectada a no conformidade, no se registando qualquer contaminao da gua. 3. Alumnio Valores de alumnio acima do valor paramtrico foram registados em duas ocasies no abastecimento a entidades gestoras. No decurso da investigao das causas destes valores no conformes, concluiu-se que um dos valores teve origem na captao da Nascente dos Olhos de gua e o segundo numa interveno para reparao de um rgo de manobra do sistema da EPAL (com alteraes no escoamento). Com base nas contra-anlises efectuadas, virificou-se que a situao ficou normalizada. Concluiu-se, tambm, que estas ocorrncias no apresentaram qualquer problema em termos de sade do consumidor. 4. Mangans Registaram-se dois valores de mangans acima do valor paramtrico no abastecimento a entidades gestoras e trs em torneiras de consumidores da cidade de Lisboa. Este metal ocorre naturalmente em muitas origens de gua. Um dos incumprimentos do valor paramtrico de mangans ocorreu numa das amostras em que tambm se registou um valor no conforme de alumnio, o qual teve origem na captao da Nascente dos Olhos de gua. A contra-anlise efectuada, evidenciou que se tratou de uma situao que ficou normalizada de imediato. Os restantes incumprimentos foram atribudos a fenmenos de acumulao deste metal em pontos de menor escoamento no sistema de abastecimento. 5. Ferro Registou-se um valor no conforme em pontos de entrega a Entidades Gestoras e um valor no conforme numa torneira de consumidor da cidade de Lisboa, tendo sido atribudo a fenmenos de corroso do sistema de distribuio da EPAL e/ou da rede predial dos consumidores, conjugados com situaes de modificao/ variao de condies de escoamento. A descarga da malha da rede/sistema da EPAL e/ou do consumidor reps os teores de ferro para valores normais. O valor paramtrico foi estabelecido por razes estticas, pelo que os valores detectados no resultaram em problemas de sade para o consumidor. 6. Turvao Nveis de turvao acima do valor paramtrico foram registados em duas amostras colhidas em pontos de entrega a Entidades Gestoras e em sete amostras colhidas em torneiras de consumidores da cidade de Lisboa. A descarga da parte/malha do sistema da EPAL reps a situao normal. As investigaes realizadas concluram que destas ocorrncias no resultaram problemas em termos de sade dos consumidores e que as mesmas estiveram associadas a consumos e velocidades de escoamento baixos, roturas e intervenes no sistema de abastecimento. 7. pH Foram registados dois valores ligeiramente acima da gama estabelecida para este parmetro, em amostras colhidas em torneiras dos consumidores da cidade de Lisboa. A repetio da amostragem evidenciou que os resultados cumpriam os requisitos legais, pelo que se considerou uma ocorrncia fortuita. 8. Alacloro Foram registados trs valores ligeiramente acima do valor paramtrico, sendo que dois foram obtidos em amostras colhidas em pontos de entrega a Entidades Gestoras e um numa amostra colhida numa torneira de um consumidor da cidade de Lisboa. A ocorrncia destes incumprimentos est associada utilizao deste pesticida na rea da bacia hidrogrfica da captao do rio Tejo. 9. Tirame A nica ocorrncia verificou-se numa amostra colhida num ponto de entrega a Entidades Gestoras. A ocorrncia deste incumprimento est associada utilizao deste pesticida na rea da bacia hidrogrfica da captao do rio Tejo.

- 15 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Relativamente ao ano de 2006, observou-se um aumento no nmero de parmetros da qualidade da gua que registaram incumprimentos de valores paramtricos (4 parmetros: pH, ferro, Alacloro e Tirame) e um ligeiro decrscimo no nmero de incumprimentos de valores paramtricos, conforme se pode observar na figura que se segue.

(0,28%) (0,28%)

2005 2006

50 49

(0,07%) N de Incumprimentos de Valores Paramtricos


(percentagem de incumprimentos)

(0,06%)

20 19
(0,23%)

Torneira do Consumidor

Entidades Gestoras

Clientes Directos

- 16 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Divulgao dos dados qualidade da gua destinada ao consumo humano


De acordo com o estabelecido no ponto 1, alnea g) do Decreto-Lei n 243/2001, de 5 de Setembro, a EPAL comunica ao IRAR, at 31 de Maro do ano seguinte quele a que dizem respeito, os resultados da verificao de qualidade da gua para consumo humano. Conforme o estabelecido no Decreto-Lei n. 243/2001, de 5 de Setembro, a EPAL divulga trimestralmente na imprensa nacional os mapas estatsticos obtidos nas anlises de demonstrao de conformidade efectuadas em gua colhida nas torneiras dos consumidores da cidade de Lisboa. De acordo com o estabelecido na Portaria n 1216/2003, de 16 de Outubro, envia trimestralmente s entidades gestoras a quem fornece gua, os mapas estatsticos obtidos nas anlises de demonstrao de conformidade efectuadas nos respectivos pontos de entrega. A EPAL divulga mensalmente, no seu site da Internet, mapas estatsticos das anlises de demonstrao de conformidade efectuadas em gua colhida nas torneiras dos consumidores da cidade de Lisboa e das anlises efectuadas nos pontos de entrega de gua a outras Entidades Gestoras.

- 17 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Reclamaes da qualidade da gua


Durante o ano de 2007 foram endereadas EPAL 156 reclamaes da qualidade da gua por parte dos consumidores da cidade de Lisboa, registando-se um acrscimo de 14,7% relativamente ao ano de 2006. Todas as reclamaes so objecto de uma pesquisa de causas, sendo para tal efectuadas colheitas e anlises na rede predial em causa e em pontos da rede de distribuio da EPAL representativos da gua abastecida. Neste mbito foram colhidas 568 amostras, nas quais se realizaram 9781 determinaes analticas. A maior percentagem das reclamaes, deveram-se a alterao dos caracteres fsicos e organolpticos da gua: cor, turvao, cheiro e sabor (Figura 1).

Figura 1 Percentagem de reclamaes por tipo de alterao de qualidade da gua registada pelos consumidores

- 18 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Medidas para melhoria da qualidade da gua destinada ao consumo humano


Durante o ano de 2007, deu-se continuidade e iniciaram-se inmeros projectos que contribuem para a melhoria contnua da qualidade da gua no sistema de abastecimento da EPAL, sendo de destacar os seguintes 1. Implementao de Planos de Segurana da gua (PSA) no Sistema de Abastecimento da EPAL Seguindo as novas metodologias preconizadas pela Organizao Mundial de Sade (OMS) e pela International Water Association (IWA), a EPAL deu incio implementao de um Plano de Segurana da gua, em complemento da metodologia clssica de monitorizao de qualidade da gua no sistema de abastecimento de gua, procedendo-se identificao de perigos e avaliao de riscos em todo o sistema de abastecimento, desde as origens torneira do consumidor. Para concretizao deste objectivo foi nomeado, em Outubro de 2007, pelo Conselho de Administrao da EPAL, um Grupo de Trabalho que integra profissionais de diferentes Direces da Empresa, tendo no ano de 2007 procedido Caracterizao do Sistema de Abastecimento da EPAL e elaborado o 1. Relatrio de progresso deste projecto. Este projecto deve estar concludo no final de 2009. 2. Reviso do Plano Director de Desenvolvimento do Sistema de Produo e Transporte da EPAL e do Plano Geral da Rede de Distribuio de Lisboa, concludo em 2007 e constituindo dois documentos fundamentais a servir de instrumento de planeamento ao desenvolvimento do Sistema de abastecimento de gua e a enquadrar as intervenes de ampliao, renovao e reabilitao num horizonte de 20 anos. Estes documentos tiveram em conta a garantia permanente da qualidade da gua em conformidade com a legislao nacional e europeia. No mbito da reviso do Plano Director de Desenvolvimento do Sistema de Produo e Transporte da EPAL foi efectuada a anlise preliminar de risco de quantidade e qualidade da gua na rea de influncia das captaes subterrneas e superficiais 3. Reformulao e Ampliao dos Esquemas de Tratamento das ETA a. ETA da Asseiceira: Foi concluda e colocada em explorao, no ltimo trimestre do ano, a reformulao da anterior linha de 500.000 m3/dia com introduo de uma etapa de flotao (20 flotadores), aps correco de agressividade e remineralizao, e introduo de uma etapa de ozonizao intermdia. A ozonizao intermdia passou a realizar-se em substituio da pr-cloragem. Pretendeu-se assim, reduzir a formao de trihalometanos provocada pela pr-cloragem. Foi concluda e colocada em explorao a nova linha de tratamento de 125.000 m3/dia com introduo de uma etapa de flotao (5 flotadores) e de uma etapa de ozonizao intermdia. A nova Linha de tratamento, veio ampliar a capacidade de produo da ETA de Asseiceira para 625.000 m3/ dia, apresentanto as mesmas etapas da Linha de 500.000 m3/dia aps reformulao do tratamento, a saber: Possibilidade de realizar uma Pr-cloragem, em caso de emergncia, Correco de agressividade e remineralizao, Coagulao com sulfato de alumnio lquido, Floculao cabea da Flotao, com polmero, Flotao (5 Flotadores) Ozonizao intermdia, Filtrao (6 Filtros monocamada de areia); Ps-cloragem e ajuste de pH, Desinfeco final por cloro

- 19 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

b. ETA do Vale da Pedra: A conjugao do agravamento da qualidade da gua bruta captada no rio Tejo com o reforo das normas relativas qualidade da gua destinada ao consumo humano e a obsolescncia da tecnologia de processo da ETA, levou a EPAL a decidir pela realizao de Estudos Preliminares tendo como objectivo a reformulao do processo de tratamento associando-lhe, numa ptica preventiva, o aumento da capacidade de produo para 400.000 m3/dia. Foi ensaiada a aplicao de Ultrafiltrao numa Estao Piloto instalada na ETA de Vale da Pedra, tendo as concluses deste estudo sido contempladas no Relatrio Unidade Piloto de Ultrafiltrao: Membrana VEEWEED500 Fase 1 ETA de Vale da Pedra; Fase 2 EE Valada Tejo. 4. Desenvolvimento de Aces Programadas de Inspeco de Adutores e Reservatrios, para Identificao do Estado de Conservao das Infra-estruturas. No mbito destas operaes procede-se, sempre que possvel, colheita de amostras de biofilmes para anlise no Laboratrio Central da EPAL 5. Lavagem e Desinfeco de condutas novas/intervencionadas, com controlo da eficcia destes processos realizado antes da entrada e/ou reposio da explorao, atravs de controlo da qualidade da gua 119 processos nos quais foram colhidas 137 amostras e realizadas 2 672 determinaes. 6. Lavagem e Desinfeco anual de reservatrios, com controlo da eficcia destes processos realizado antes da entrada e/ou reposio da explorao, atravs de controlo da qualidade da gua 43 processos nos quais foram colhidas 44 amostras e realizadas 350 determinaes. 7. Desenvolvimento de Obras de Renovao da Rede de Lisboa a. Renovao de malhas de rede de distribuio nas zonas mais antigas e/ou com maior incidncia de problemas de explorao (Projecto de Renovao da Rede). Pelo segundo ano consecutivo, foi utilizada na elaborao do Plano Anual de Investimentos, uma matriz, iterada no Sistema de Informao Geogrfica, para prioritizao das reas da rede de distribuio a reabilitar. A matriz utilizada em 2007 foi enriquecida face matriz de 2006, com a introduo de novos pontos de vista para definio dos critrios, designadamente qualidade da gua e nmero de clientes muito sensveis. No perodo de 2002 a 2007, foram renovados cerca de 327 000 metros de rede de Lisboa, dos quais 19 336 metros foram renovados em 2007. b. Substituio de ramais de chumbo Estima-se que existam actualmente 10 018 ramais de chumbo que representam 11% dos ramais da rede distribuio da Cidade de Lisboa. A substituio de ramais de chumbo est a decorrer a um ritmo de 2000 a 2500 ramais por ano. Esta substituio concretizada atravs do Projecto de Renovao de Rede que desenvolve projectos para substituir a rede mais antiga e consequentemente onde a concentrao de ramais de chumbo maior. Outro procedimento que est implementado o de substituir o ramal de chumbo sempre que ocorre uma rotura, em vez de se proceder sua reparao. 8. Projecto de Combate s Perdas de gua. Est prevista a criao de 130 Zonas de Medio e Controlo (ZMC), para deteco e combate de perdas de gua, tendo-se at ao fim do ano de 2007 fechado/ concludo 75 ZMC. No mbito das medidas que contribuem para a melhoria da qualidade da gua est planeada a implementao de programas de controlo complementar em todas as zonas e a realizao de descargas peridicas por ZMC, com o objectivo de garantir a renovao de gua e remoo de eventuais sedimentos acumulados em zonas de extremos. 9. Simulao Matemtica da Qualidade da gua na Albufeira do Castelo de Bode, objectivando avaliar o efeito de potenciais descargas a montante da albufeira na qualidade da gua no ponto da captao da EPAL (colaborao com o INAG e DCEA/FCT/UNL).

- 20 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

10. Projecto das Novas Instalaes do Laboratrio Central da EPAL O novo projecto de construo das novas instalaes para o Laboratrio Central da EPAL, situadas no recinto dos Olivais, teve por objectivo dotar a Empresa dos meios tcnicos e humanos indispensveis ao cumprimento, na ntegra, do disposto na legislao nacional e nas diferentes directivas comunitrias, em vigncia e/ou em fase de aprovao, no mbito da rea de actividade da EPAL e outras reas afins, atravs do desenvolvimento e implementao de novas tcnicas analticas na rea do controlo de qualidade de materiais e produtos qumicos em contacto com a gua e na rea de controlo ambiental como, por exemplo, na anlise de uma vasta gama de compostos identificados como prioritrios na Directiva Quadro da gua. Na concepo deste projecto foram considerados todos os aspectos essenciais, tendo em conta a especificidade das infra-estruturas em causa, entre outros: a especificidade de cada rea de trabalho, no que diz respeito aos requisitos indispensveis em termos de redes especiais de guas (quente e fria, proveniente da rede ou de um sistema de purificao) e esgotos (incuos para descarga directa no sistema de esgotos ou aps um pr-tratamento), redes de gases (de processo, ar comprimido, etc.), sistemas de condicionamento e extraco/ventilao de ar, exigncias inerentes ao Grau de Limpeza das salas para instalao de equipamentos sensveis, materiais de construo, etc.; a eficincia dos diversos servios; as normas de segurana vigentes para as actividades a desenvolver. 11. Estudos para caracterizao do biofilme da rede de distribuio de gua da EPAL e dos Riscos a este associados. O estudo est a ser desenvolvido pela EPAL em cooperao com o Laboratrio Nacional de Engenharia Civil (Departamento de Hidrulica Ncleo de Engenharia Sanitria), tendo-se iniciado em Maio de 2005. O Programa de trabalhos do projecto integra os seguintes estudos: E0-Preparao e programao dos trabalhos; E1-Colheita e caracterizao de amostras de biofilme da rede; E2-Colheita e anlise de amostras de by-pass rede; E3-Amostragem/anlise/balanos da biomassa libertada para a gua; E4-Compilao de dados histricos de cargas microbianas; E5-Caractersticas fsico-qumicas e hidrodinmicas da gua; E6-Integrao de resultados na identificao de perigos, pontos crticos e parmetros a estes associados. - 21 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Em 2007 concluiu-se a implementao e validao de mtodos de ensaio necessrios concretizao deste estudo, tais como a determinao do carbono orgnico assimilvel em amostras de gua, a anlise de carbono orgnico total em slidos e a aplicao da tcnica de PCR (Polymerase Chain Reaction) na pesquisa de bactrias patognicas em biofilmes de condutas e reservatrios, procedendo-se execuo da quase totalidade das anlises programadas. Deu-se continuidade amostragem de troos de condutas para avaliao da intensidade da colonizao da rede por biofilme com base nas anlises de protena e de heterotrficos totais e deteco de espcies patognicas para a caracterizao do potencial risco do biofilme da rede. Procedeu-se concepo e instalao de um by-pass na estao elevatria de Telheiras, com vista a avaliar a sua colonizao por biofilme, por um perodo de 2 a 3 meses. Foi elaborado o relatrio de progressos respeitante ao 2 ano de trabalhos. 12. Projecto TECHNEAU Technology enabled universal access to safe water Este projecto aprovado no 6 Programa Quadro da Unio Europeia, conta com a participao de 30 instituies, de 15 pases, que exercem a actividade de I&D no mbito da gua para consumo humano e de 16 entidades gestoras de sistemas de abastecimento de gua para consumo humano (end-users). O Laboratrio Nacional de Engenharia Civil, Departamento de Hidrulica - Ncleo de Engenharia Sanitria, o coordenador do projecto a nvel nacional, contribuindo para que a EPAL seja um end-user em diversas reas de trabalho. O Laboratrio Central da EPAL participou em 2007 nas seguintes reas de trabalho: Implementao de uma estratgia de monitorizao e gesto para compreenso e reduo do risco de libertao de microrganismos patognicos a partir de biofilmes no sistema de abastecimento de gua; Avaliao de risco e Gesto do Risco em sistemas de abastecimento de gua (implementao de Planos de Segurana da gua). 13. Projecto Development and validation of integrated drinking water treatment processes in Portugal and Norway O projecto foi submetido, em 2006, pelo Instituto de Biologia Experimental e Tecnolgica-IBET ao Mecanismo Financeiro do Espao Econmico Europeu, tendo como objectivo examinar escala

- 22 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

laboratorial e piloto a integrao de nanofiltrao com diferentes processos de desinfeco (cloro, cloroaminas e radiao ultravioleta) para optimizar a remoo de diversos parmetros microbiolgicos e parmetros qumicos, enquanto se minimiza a produo de trihalometanos (subprodutos de desinfeco). Em Janeiro de 2007 foi assinado um contrato de colaborao entre a EPAL e o Instituto de Biologia Experimental e Tecnolgica-IBET, coordenador do Projecto, com o objectivo de se estabelecer o enquadramento jurdico de cooperao cientfica e tecnolgica no mbito do projecto, especificando os deveres das partes. O Projecto teve incio em Outubro de 2007, tendo-se realizado diversas reunies e contactos para planeamento dos trabalhos a realizar e definio da localizao da instalao piloto de nanofiltrao 14. Aco COST 637 Metals and related substances in drinking water A aco COST foi aprovada em 2006, pretendendo atingir os seguintes objectivos: - Providenciar um frum para troca de conhecimentos sobre metais e substncias relacionadas em gua para consumo; - Promover cdigos de boas prticas no controlo de metais e substncias relacionadas, em gua para consumo humano; - Determinar impactos ambientais e scio-econmicos das medidas de controlo adoptadas, atravs da partilha de experincias; Participam nesta Aco pelo menos 21 especialistas de diferentes pases europeus e da European Trade Association, sendo a Responsvel do Laboratrio Central da EPAL a delegada nacional nesta Aco COST. A actividade teve incio em 2007 e desenvolve-se em quatro anos. No ano de 2007 foram definidos os trabalhos a desenvolver no mbito do projecto, tendo sido criados quatro grupos de trabalho. Foram organizadas duas reunies do Comit de Gesto, um workshop e uma Conferncia Internacional, nos quais o Laboratrio Central da EPAL esteve presente. Foi decidido que a 2 Conferncia Internacional ter lugar em Lisboa, ficando a organizao a cargo da EPAL. 15. Projecto Desenvolvimento de um prottipo de um chip de DNA para identificao simultnea de indicadores microbiolgicos de contaminao de gua de consumo Projecto submetido em 2006 ao Concurso Ambiente e Sade, promovido pela Fundao Calouste Gulbenkian, atravs da Faculdade de Engenharia da Universidade Catlica Portuguesa, a qual o coordenador. O projecto teve incio em Outubro de 2006, prolongando-se at 2008. Participam neste projecto, alm da EPAL, o Ministrio do Ambiente, Ordenamento do Territrio e Desenvolvimento Regional, a Direco Geral de Sade e o British Hospital. Em Julho 2007, foi assinado um protocolo de cooperao entre a EPAL e aquela Faculdade, com o objectivo de se estabelecer o enquadramento jurdico de cooperao cientfica e tecnolgica no mbito do projecto, o qual est a ser desenvolvido por aquela Faculdade 16. Inovao & Desenvolvimento de mtodos de ensaio em guas e materiais em contacto com a gua Em paralelo com a actividade analtica de rotina, o Laboratrio Central da EPAL deu continuidade actividade de implementao e validao de mtodos de ensaio de novos parmetros de qualidade da gua, com vista obteno da acreditao. Procedeu-se tambm ao desenvolvimento de mtodos de ensaio alternativos, que permitam o recurso a outros equipamentos existentes no laboratrio, de modo a que seja possvel manter a capacidade de resposta, sempre que se registam avarias de equipamento, ou a obteno mais rpida dos resultados:

- 23 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Determinao da concentrao de adenosina trifosfato (ATP) em amostras de gua, com base na tcnica de Bioluminescncia. Determinao de metais em guas de consumo humano por espectrometria de massa, com plasma indutivo acoplado (ICP-MS). Testes a materiais em contacto com a gua, de acordo com as Normas portuguesas e europeias em vigor. Anlise de 3 microcistinas (RR, YR e LR) por HPLC. Anlise de Microcistina-LR pelo mtodo ELISA. Anlise de hidrocarbonetos totais. Aplicao da tcnica de PCR (Polymerase Chain Reaction) na pesquisa de bactrias patognicas em biofilmes de condutas e reservatrios de gua. Determinao de Carbono Orgnico Assimilvel em amostras de gua Estudo de comparao do mtodo de determinao da concentrao de adenosina trifosfato (ATP) com o mtodo clssico de contagem de colnias. Anlise de Oxidabilidade, por espectrometria de absoro molecular em fluxo contnuo segmentado. Determinao de cloritos e cloratos, por cromatografia inica. Determinao de fluoretos, por cromatografia inica. Identificao dos riscos Biolgicos e qumicos da Equipa de Microbiologia do Laboratrio Central da EPAL.

- 24 -

ANEXO 1: Normas da gua para Consumo Humano fornecida pelapara Qualidade da qualidade da gua EPAL 2007 consumo humano/ valores paramtricos
(Decreto-Lei n. 243/2001, de 5 de Setembro)

Parmetro
Controlo Rotina 1 Bactrias coliformes

Comentrio
Bactrias que se encontram largamente distribudas no ambiente e do uma medida muito sensvel da qualidade microbiolgica da gua Bactrias indicadoras de contaminao fecal O cloro adicionado gua para assegurar que esta fica isenta de bactrias patognicas. Tem-se como objectivo evitar que existam altas concentraes de cloro residual livre no abastecimento, de forma a minimizar cheiro e sabor associados

Valor paramtrico (VP)

0 ufc/100 mL 0 ufc/100 mL

E. coli Desinfectante residual livre- cloro

Controlo Rotina 2 Alumnio Ocorre naturalmente em muitas origens de gua. Os sais de alumnio podem ser usados no processo de tratamento da gua, sendo posteriormente removidos ao longo do processo. Presente naturalmente em algumas origens de gua. As colnias detectadas a 22 C correspondem, geralmente s bactrias presentes naturalmente na gua tendo pouco significado na sade pblica.

200 g/L Al

Amnio N de colnias a 22C

0,50 mg/L NH4

Sem alterao anormal

N de colnias a 37C

As colnias detectadas a 37 C quando comparadas com as colnias a 22C podem ser um bom indicador de qualidade. Podem dar uma indicao precoce duma deteriorao da qualidade da gua, (ou sbitas mudanas na sua qualidade), antes mesmo que as bactrias coliformes ou outras bactrias indicadoras, sejam detectadas. uma medida da capacidade da gua em conduzir corrente elctrica e uma medida do contedo dos sais minerais dissolvidos Bactrias indicadoras de contaminao fecal A gua deve ser transparente e clara mas a matria orgnica pode ocasionalmente conferir um leve tom amarelado s guas com origem superficial. O valor paramtrico dado apenas por razes estticas Uma medida da acidez ou alcalinidade da gua; pH 7,0 neutro. As guas, preferencialmente, devem ser ligeiramente alcalinas, isto , pH entre 7,5 a 8,0, para proteger as canalizaes dos fenmenos da corroso. Ocorre naturalmente em algumas origens subterrneas. A presena de ferro tambm pode ser atribuda a fenmenos de corroso do sistema de distribuio. O valor paramtrico foi estabelecido por razes estticas (sabor e cor). Ocorre naturalmente em muitas origens de gua. O valor paramtrico foi estabelecido por razes estticas, uma vez que o dixido de mangans confere uma tonalidade negra gua. O uso como fertilizante agrcola a principal fonte de nitratos nas guas de abastecimento. A extenso da contaminao pode ser minimizada atravs de boas prticas agrcolas e com um controlo apropriado das zonas de captao. Ocorrem no meio ambiente com nveis mais baixos que os nitratos. Parmetro usado para avaliar o nvel de matria orgnica na gua. Usado no apoio ao controlo operacional do sistema de abastecimento

Sem alterao anormal

Condutividade

2500 S/cm a 20C 0 ufc/100 mL

Clostridium perfringens Cor

20 mg/L PtCo

pH

6,5 9,0

Ferro

200 g/L Fe

Mangans

50 g/L Mn

Nitratos

50 mg/L NO3

Nitritos Oxidabilidade

0,5 mg/L NO2 5,0 mg/L O2

- 25 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Parmetro
Cheiro e sabor

Comentrio
Grupo de tcnicos treinados provam e cheiram a gua, utilizando diluies sucessivas, at no detectarem o cheiro e sabor na amostra de gua. O valor paramtrico dado apenas por razes estticas A turvao devida a finas partculas, suspensas na gua, que causam opacidade. Algumas vezes as bolhas de ar temporrias do gua uma aparncia leitosa mas esperando uns minutos, a gua torna-se clara, do fundo at superfcie

Valor paramtrico (VP)


3 factor de diluio

Turvao

4 UNT

Controlo Inspeco Antimnio, Arsnio, Boro, Cdmio, Crmio, Mercrio, Selnio, Cianetos Nveis muito baixos destas substncias podem ocorrer naturalmente nas guas aps contacto com o solo com constituio geolgica especfica Os valores paramtricos estabelecidos tm em considerao razes relacionadas com a sade pblica, tendo contudo um grande factor de segurana associado. 10 g/L As 5,0 g/L Cd 50 g/L CN 50 g/L Cr 1,0 g/L Hg 5,0 g/L Sb 10 g/L Se 1,0 mg/L B 1,0 g/L 0,010 g/L 10 g/L BrO3 25 g/L Pb e 10 g/L Pb
(aps 25/Dez/2013)

Benzeno Benzo(a)pireno Bromato Chumbo

Pode ocorrer no meio ambiente aqutico devido a descargas industriais ou devido poluio atmosfrica Proveniente de revestimentos base de alcatro ou betume, aplicados em condutas antigas de ferro Podem ser encontrados caso se use ozono no processo de tratamento. Pode ocorrer nas origens de gua subterrnea, aps contacto com o solo com constituio geolgica especfica. A sua presena na gua pode dever-se ao contacto com tubagens e acessrios em chumbo, existentes em ramais da rede de distribuio ou nas redes prediais e domsticas. O valor paramtrico definido no est relacionado com questes de sade pblica, mas sim para evitar sabor e fenmenos de corroso. Pode ocorrer nas origens de gua subterrnea, aps contacto com o solo com constituio geolgica especfica. A sua presena na gua para consumo humano pode dever-se a contacto com tubagens e acessrios em cobre, existentes em ramais da rede de distribuio ou nas redes prediais e domsticas. Usado em snteses qumicas industriais. Encontrado como poluente nas origens de gua. Bactrias indicadoras de contaminao fecal Ocorre naturalmente em muitas origens de gua, em concentraes variveis. Ocorre naturalmente na gua aps contacto com formaes geolgicas que integrem este metal. Estes compostos encontram-se em revestimentos base de alcatro ou betume usados em condutas de ferro, at meados dos anos setenta. So a soma da concentrao dos compostos: Benzo(b)fluoranteno, Benzo(k)fluoranteno, Benzo(ghi)perileno e Indeno(1,2,3-cd) pireno.

Cloretos

250 mg/L Cl

Cobre

2,0 mg/L Cu

1,2-dicloroetano Enterococos Fluoretos Nquel Hidrocarbonetos Aromticos Polinucleares (HAP)

3,0 g/L 0 ufc/100 mL 1,5 mg/L F 20 g/L Ni

0,10 g/L

- 26 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Parmetro
Pesticidas e produtos relacionados a) Pesticida individual

Comentrio
Entende-se por pesticidas: a) Insecticidas orgnicos; b) Herbicidas orgnicos; c) Fungicidas orgnicos; d) Nematocidas orgnicos; e) Acaricidas orgnicos; f ) Algicidas orgnicos; g) Rodenticidas orgnicos; h) Controladores orgnicos de secrees viscosas; i) Produtos afins (nomedamente reguladores de crescimento), seus metabolitos, produtos de degradao e de reaco importantes. Pesticidas-total significa a soma de todos os pesticidas detectados e quantificados durante o controlo da qualidade da gua. S precisam de ser pesquisados os pesticidas cuja presena seja provvel num determinado sistema de abastecimento de gua para consumo humano. As principais fontes de contaminao dos sistemas de abastecimento por pesticidas incluem o uso dos mesmos em reas agrcolas, em linhas frreas, em estradas e em jardins. A presena destes solventes orgnicos uma indicao de poluio industrial. O valor paramtrico corresponde soma das concentraes dos compostos especificados. Os trihalometanos so formados por reaco do cloro com compostos orgnicos que existem naturalmente na gua. So a soma da concentrao dos compostos: clorofrmio, bromofrmio, dibromoclorometano e bromodiclorometano. Ocorre naturalmente na gua aps esta ter passado por certos depsitos minerais e extractos de rochas. Os sais de sdio so usados de forma genrica nos processos industriais e nas nossas casas. Os descalcificadores domsticos regenerados com sal do origem a gua contendo uma elevada concentrao de sdio. As guas provenientes destes tipos de descalcificadores no devem ser usadas para beber, cozinhar e na preparao de alimentos para bebs. Parmetro usado para avaliar o nvel de matria orgnica na gua. Usado no apoio ao controlo operacional do sistema de abastecimento. Dissolvem-se na gua aps contacto com estruturas geolgicas dos solos.

Valor paramtrico (VP)


O valor paramtrico de 0,10 g/L aplica-se individualmente a cada pesticida. No caso da aldrina, dieldrina, heptacloro e heptacloro epxido, o valor paramtrico de 0,30 g/L.

b) Pesticidas - total

o valor paramtrico para pesticidastotal de 0,5 g/L

Tetracloroeteno + tricloroeteno

10 g/L

Trihalomentanos - total (THM)

150 g/L e 100 g/L


(aps 25/Dez/2008)

Sdio

200 mg/L Na

Carbono orgnico total

Sem alterao anormal

Sulfatos

250 mg/L SO4

- 27 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

ANEXO 2A: Quadros resumo com os resultados da demonstrao de conformidade com as normas da qualidade
Torneira dos Consumidores da Cidade de Lisboa (Ano 2007). - (Decreto-Lei n. 243/2001)

Parmetros Controlo de Rotina R1 Bactrias coliformes (ufc/100 mL) E. coli (ufc/100 mL) Desinfectante residual livre (mg Cl2/L)

VP* 0 0 -

N Determinaes 1355 1355 1355

Valores > VP 27 8 -

% Valores > VP 1,99% 0,59% -

Parmetros Controlo de Rotina R2 Clostridium perfringens (inclui esporos) (ufc/100 mL) Cor (mg/L Pt-Co) Turvao (UNT) Cheiro a 25 C (Taxa dil.) Sabor a 25 C (Taxa dil.) pH (E.Srensen) Oxidabilidade (mg/L O2) Condutividade (S/cm 20C) Amnio (mg/L NH4) Nitritos (mg/L NO2) Nitratos (mg/L NO3) Alumnio (g/L Al) Ferro (g/L Fe) Mangans (g/L Mn) Nmero de colnias a 22C (ufc/mL) Nmero de colnias a 37C (ufc/mL)

VP* 0 20 4 3 3 6.5-9.0 5.0 2500 0.50 0.5 50 200 200 50 s/ alterao anormal s/ alterao anormal

N Determinaes 837 839 839 839 839 839 839 839 839 24 839 839 24 839 839 839

Valores > VP 0 0 7 0 0 2 0 0 0 0 0 0 1 3 -

% Valores > VP 0,00% 0,00% 0,83% 0,00% 0,00% 0,24% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 4,17% 0,36% -

Parmetros Controlo de Inspeco Enterococos (ufc/100 mL) Cloretos (mg/L Cl) Sulfatos (mg/L SO4) Flor (g/L F) Bromatos (g/L BrO3) Sdio (mg/L Na) Cdmio (g/L Cd) Chumbo (g/L Pb) Cobre (g/L Cu) Crmio (g/L Cr) Nquel (g/L Ni) Arsnio (g/L As) Selnio (g/L Se) Mercrio (g/L Hg) Boro (g/L B) Carbono orgnico total (mg/L C) Actividade alfa total (Bq/L)** Actividade beta total (Bq/L)**

VP* 0 250 250 1500 10 200 5.0 25 2000 50 20 10 10 1.0 1000.0 s/ alterao anormal 0.1 1.0

N Determinaes 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24

Valores > VP 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 -

% Valores > VP 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% -

- 28 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Parmetros Controlo de Inspeco Cianetos (g/L) Acrilamida (g/L)** Trihalometanos - total (g/L) Tetracloroeteno+tricloroeteno (g/L) Benzo (a) Pireno (g/L) Hidrocarbonetos Aromticos Polinucleares (HAP) (g/L) Benzeno (g/L) Epicloridrina (g/L)** 1,2 - Dicloroetano (g/L) Cloreto de Vinilo (g/L) Pesticidas Total (g/L) Alacloro (g/L) Atrazina (g/L) Bentazona (g/L) Carbofurano (g/L) Cimoxanil (g/L) Clortoluro (g/L) Desetilatrazina (g/L) Desetilsimazina (g/L) Desetilterbutilazina (g/L) Diuro (g/L) Dimetoato (g/L) Metalaxil (g/L) S-Metolacloro (g/L) Molinato (g/L) Linuro (g/L) Pirimetanil (g/L) Propanil (g/L) Simazina (g/L) Tebuconazole (g/L) Terbutilazina (g/L) MCPA (g/L) 2,4-D (g/L) EPTC (g/L) Tirame (g/L) Paraquato (g/L) Amitrol (g/L) Pendimetalina (g/L) Diazino (g/L) Total * - VP - Valor Paramtrico ** - Parmetro cuja anlise no obrigatria.

VP* 50 0.10 150 10 0,010 0,10 1.0 0.10 3.0 0.50 0.50 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10

N Determinaes 23 0 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 24 17 224

Valores > VP 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 49

% Valores > VP 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 4,17% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,28%

- 29 -

ANEXO 2B: Quadros resumo com os resultados Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007 da demonstrao de conformidade com as normas da qualidade aplicveis
Pontos de Entrega a Municpios /Entidades Gestoras (Ano 2007) - (Decreto-Lei n. 243/2001 e Portaria n. 1216/2003)
Parmetros Controlo de Rotina R1 Bactrias coliformes (ufc/100 mL) E. coli (ufc/100 mL) Desinfectante residual livre (mg Cl2/L) VP* 0 0 N Determinaes 2094 2094 2100 Valores > VP 8 0 % Valores > VP 0,38% 0,00% -

Parmetros Controlo de Rotina R2 Clostridium perfringens (inclui esporos) (ufc/100 mL) Cor (mg/L Pt-Co) Turvao (UNT) Cheiro a 25 C (Taxa dil.) Sabor a 25 C (Taxa dil.) pH (E.Srensen) Oxidabilidade (mg/L O2) Condutividade (S/cm 20C) Amnio (mg/L NH4) Nitritos (mg/L NO2) Nitratos (mg/L NO3) Alumnio (g/L Al) Ferro (g/L Fe) Mangans (g/L Mn) Nmero de colnias a 22C (ufc/mL) Nmero de colnias a 37C (ufc/mL)

VP Decreto-Lei 0 20 4 3 3 6.5-9.0 5.0 2500 0.50 0.5 50 200 200 50 s/ alterao anormal s/ alterao anormal

N Determinaes 640 663 811 663 663 691 812 2022 655 201 2021 655 166 665 662 662

Valores > VP 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 1 2 -

% Valores > VP 0,00% 0,00% 0,25% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,31% 0,60% 0,31% -

Parmetros Controlo de Inspeco Enterococos (ufc/100 mL) Cloretos (mg/L Cl) Sulfatos (mg/L SO4) Flor (g/L F) Bromatos (g/L BrO3) Sdio (mg/L Na) Cdmio (g/L Cd) Chumbo (g/L Pb) Cobre (g/L Cu) Crmio (g/L Cr) Nquel (g/L Ni) Arsnio (g/L As) Selnio (g/L Se) Mercrio (g/L Hg) Boro (g/L B) Carbono orgnico total (mg/L C) Actividade alfa total (Bq/L)** Actividade beta total (Bq/L)** Cianetos (g/L)

VP* 0 250 250 1500 10 200 5.0 25 2000 50 20 10 10 1.0 1000.0 s/ alterao anormal 0.1 1.0 50

N Determinaes 676 199 213 178 178 213 178 166 166 178 166 178 178 178 178 175 175 175 177

Valores > VP 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

% Valores > VP 0,15% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00%

- 30 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Parmetros Controlo de Inspeco Acrilamida (g/L)** Trihalometanos - total (g/L) Tetracloroeteno+Tricloroeteno (g/L) Benzo (a) Pireno (g/L) Hidrocarbonetos aromticos polinucleares (HAP) (g/L) Benzeno (g/L) Epicloridrina (g/L)** 1,2 - Dicloroetano (g/L) Cloreto de Vinilo (g/L) Pesticidas Total (g/L) Alacloro (g/L) Atrazina (g/L) Bentazona (g/L) Carbofurano (g/L) Cimoxanil (g/L) Clortoluro (g/L) Desetilatrazina (g/L) Desetilsimazina (g/L) Desetilterbutilazina (g/L) Diuro (g/L) Dimetoato (g/L) Metalaxil (g/L) S-Metolacloro (g/L) Molinato (g/L) Linuro (g/L) Pirimetanil (g/L) Propanil (g/L) Simazina (g/L) Tebuconazole (g/L) Terbutilazina (g/L) MCPA (g/L) 2,4-D (g/L) EPTC (g/L) Tirame (g/L) Paraquato (g/L) Amitrol (g/L) Pendimetalina (g/L) Diazino (g/L)

VP* 0.10 150 10 0,010 0,10 1.0 0.10 3.0 0.50 0.50 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10

N Determinaes 0 221 221 166 166 178 166 178 166 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 180 178 178 178 178 178 178 180 180

Valores > VP 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0

% Valores > VP 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 1,11% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00 0,56% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00%

Total * - VP - Valor Paramtrico ** - Parmetro cuja anlise no obrigatria.

29 702

19

0,06%

- 31 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

ANEXO 2C: Quadros resumo com os resultados da demonstrao de conformidade com as normas da qualidade aplicveis
Pontos de Entrega a Clientes Directos abastecidos atravs do sistema de transporte/aduo (Ano 2007)
- (Decreto-Lei n. 243/2001 e Portaria n. 1216/2003).

Parmetros Controlo de Rotina R1 Bactrias coliformes (ufc/100 mL) E. coli (ufc/100 mL) Desinfectante residual livre (mg Cl2/L)

VP* 0 0 -

N Determinaes 50 50 50

Valores > VP 0 0 -

% Valores > VP 0,00% 0,00% -

Parmetros Controlo de Rotina R2 Clostridium perfringens (inclui esporos) (ufc/100 mL) Cor (mg/L Pt-Co) Turvao (UNT) Cheiro a 25 C (Taxa dil.) Sabor a 25 C (Taxa dil.) pH (E.Srensen) Oxidabilidade (mg/L O2) Condutividade (S/cm 20C) Amnio (mg/L NH4) Nitritos (mg/L NO2) Nitratos (mg/L NO3) Alumnio (g/L Al) Ferro (g/L Fe) Mangans (g/L Mn) Nmero de colnias a 22C (ufc/mL) Nmero de colnias a 37C (ufc/mL) Parmetros Controlo de Inspeco Enterococos (ufc/100 mL) Dose Indicativa Total (mSv/ano) Cloretos (mg/L Cl) Sulfatos (mg/L SO4) Flor (g/L F) Bromatos (g/L BrO3) Sdio (mg/L Na) Cdmio (g/L Cd) Chumbo (g/L Pb) Cobre (g/L Cu) Crmio (g/L Cr) Nquel (g/L Ni) Antimnio (g/L Sb) Arsnio (g/L As) Selnio (g/L Se) Mercrio (g/L Hg) Boro (g/L B) Carbono orgnico total (mg/L C) Actividade alfa total (Bq/L)** Actividade beta total (Bq/L)**

VP* 0 20 4 3 3 6.5-9.0 5.0 2500 0.50 0.5 50 200 200 50 s/ alterao anormal s/ alterao anormal VP* 0 0,10 250 250 1500 10 200 5.0 25 2000 50 20 5.0 10 10 1.0 1000.0 s/ alterao anormal 0.1 1.0

N Determinaes 19 19 19 20 20 19 19 34 20 7 35 20 7 20 19 19 N Determinaes 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7

Valores > VP 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Valores > VP 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

% Valores > VP 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% % Valores > VP 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00%

- 32 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Parmetros Controlo de Inspeco Trtio (Bq / L)** Cianetos (g/L) Acrilamida (g/L)** Trihalometanos - total (g/L) Tetracloroeteno+Tricloroeteno (g/L) Benzo (a) Pireno (g/L) Hidrocarbonetos aromticos polinucleares (HAP) (g/L) Benzeno (g/L) Epicloridrina (g/L)** 1,2 - Dicloroetano (g/L) Cloreto de Vinilo (g/L) Pesticidas Total (g/L) Alacloro (g/L) Atrazina (g/L) Bentazona (g/L) Carbofurano (g/L) Cimoxanil (g/L) Clortoluro (g/L) Desetilatrazina (g/L) Desetilsimazina (g/L) Desetilterbutilazina (g/L) Diuro (g/L) Dimetoato (g/L) Metalaxil (g/L) S-Metolacloro (g/L) Molinato (g/L) Linuro (g/L) Pirimetanil (g/L) Propanil (g/L) Simazina (g/L) Tebuconazole (g/L) Terbutilazina (g/L) MCPA (g/L) 2,4-D (g/L) EPTC (g/L) Tirame (g/L) Paraquato (g/L) Amitrol (g/L) Pendimetalina (g/L) Diazino (g/L) Total * - VP - Valor Paramtrico ** - Parmetro cuja anlise no obrigatria.

VP* 50 50 0.10 150 10 0,010 0,10 1.0 0.10 3.0 0.50 0.50 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10 0,10

N Determinaes 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7 888

Valores > VP 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

% Valores > VP 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00%

- 33 -

Qualidade da gua para Consumo Humano fornecida pela EPAL 2007

Edio EPAL - Empresa Portuguesa das guas Livres, S.A. GIC/Gabinete de Imagem e Comunicao 2008

- 34 -

Vous aimerez peut-être aussi