Vous êtes sur la page 1sur 5

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR DEPARTAMENTO ACADMICO DE QUMICA

MNICA BEATRIZ PORTELA FERREIRA. LQ1111020-21

O CORPO NA SOCIEDADE

SO LUS 2011

Mnica Beatriz Portela Ferreira. LQ1111020-21

O CORPO NA SOCIEDADE

Este trabalho apresentado disciplina Educao Fsica do curso de Qumica Licenciatura do Instituto Federal do Maranho, como requisito parcial para Obteno da nota referente ao semestre.

SO LUS 2011

O corpo no mais aquele... Maurcio Roberto da Silva, Giovani De Lorenzi Pires

O CORPO NA SOCIEDADE Hoje em dia vemos que a preocupao com o corpo e sua esttica chega ao extremo. Nunca o culto ao corpo foi to intenso. comum encontrarmos pessoas que tem como motivao na vida a busca de um corpo ideal. As mulheres e os homens se preocupam cada vez mais com a forma fsica: os quilinhos a mais, a pele, o cabelo, o corpo em geral. Manter uma aparncia agradvel , sem dvida, algo positivo para a vida de qualquer pessoa hoje, pois isso faz com que voc se sinta mais feliz e mantenha uma boa auto-estima. Todavia isso traz conseqncias a quem faz de tudo para obter um corpo dentro dos padres de beleza atuais. A bulimia, anorexia, uso errneo de anabolizantes so os principais malefcios para quem busca esse objetivo atravs de medidas extremas. Segundo Simone Marchesini, a anorexia um transtorno alimentar em que a pessoa priva-se de se alimentar, levando-a a um emagrecimento a nveis abaixo do peso mnimo normal. Essas pessoas, na maioria mulheres, tm plena convico de que so gordas e a ideia de virem a ganhar gramas, as apavora e gera angstia. Ainda segundo Simone, a bulimia por sua vez, um transtorno alimentar em que o indivduo tem episdios frequentes de ingesta alimentar compulsiva. Em pouco tempo o bulmico consome grande quantidade de alimentos e de preferncia, alimentos hipercalricos. Existe um sentimento de falta de controle sobre o comportamento de comer e o indivduo sente-se incapaz de parar de alimentar-se. Em geral come muito rpido e chega a passar mal, pois ingere grandes quantidades de comida num perodo de tempo determinado. Para compensar a ingesto alimentar exagerada, o bulmico faz longos perodos de jejum, induzem vmitos, usam laxantes, diurticos e praticam exerccios fsicos de forma obsessiva. Alm disso, o efeito de um corpo saudvel com os anabolizantes apenas aparente. Est provado que seu uso s gera danos sade. Os efeitos colaterais das superdosagens so muitos. A pessoa pode desenvolver problemas no fgado, inclusive cncer, reduo da funo sexual, derrame cerebral, alteraes de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne. Ao todo, 69 efeitos colaterais. Levando tudo isso em considerao, de nada adianta ter um corpo perfeito se a pessoa no estiver consciente do que realmente conta para uma vida prazerosa e harmnica. E assim vai caminhando a sociedade atual, em busca de um corpo perfeito que venha trazer benefcios pessoais, nos relacionamentos de casais, e tambm nos relacionamentos sociais. Vive-se uma ditadura da beleza onde o corpo o alvo de todos os sacrifcios.

REFERNCIAS

MARCHESINI, Simone. Disponvel em: <http://www.gastronet.com.br/anorexia.htm> Acesso em: 22/04/11

COSTA, Silmar. Dez. 2007. Disponvel em: <http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1731162-corpo-na-sociedadeatual/#ixzz1KJRK83l2.> Acesso em: 20/04/11

Out. 2001. Disponvelem: <http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4019&ReturnCatID=1796> Acesso em: 25/04/11

Vous aimerez peut-être aussi