Vous êtes sur la page 1sur 7

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE QUMICA ANALTICA QUALITATIVA PROF MSC RMULO DAVI ALBUQUERQUE DE ANDRADE

ANLISE DE TOQUE
EDUARDO VIEIRA,EDIMILSON,FABRICIO,KANISLEY,LUIZ CARLOS,MARCOS 10/05/2011

ANLISE POR VIA SCA EM TUBOS DE ENSAIO

Contedo
Contedo............................................................................................................................2 1 INTRODUO...........................................................................................................3 2 OBJETIVOS................................................................................................................4 3 MATERIAIS E MTODOS........................................................................................4 3.1 MATERIAIS E REAGENTES:............................................................................4 3.2 METODOLOGIA.....................................................................................................4 4 RESULTADOS E DISCUSSES................................................................................5 4.1-Resultados...................................................................................................................5 4.2-Discusses...................................................................................................................5 4.2.1- Reaes:..............................................................................................................5 5 CONCLUSO..............................................................................................................7 6-Referncias Bibliogrficas.............................................................................................7

IF GOIANO CAMPUS RIO VERDE

Pgina 2

ANLISE POR VIA SCA EM TUBOS DE ENSAIO

1 INTRODUO
Os complexos dos metais de transio exibem notvel e ampla variedade de cores, tanto em soluo como constituindo slidos cristalinos. Quando observada sob a luz branca, uma substncia apresenta-se colorida se ela absorve uma poro da luz do espectro visvel. Em muitos complexos a energia de degenerao do campo cristalino corresponde a energia eletromagntica que se encontra em algum ponto do espectro visvel. Isto significa que a energia necessria para uma transio eletrnica do nvel t2g para o eg com freqncia parte da luz branca [1]. A luz branca constituda pela soma de todos os comprimentos de onda do espectro visvel, que vai de 380 720 nm aproximadamente. Quando a energia correspondente a algum desses comprimentos de onda absorvida por um complexo para proporcionar transies eletrnicas, vemos a cor complementar quela responsvel pelo comprimento de onda absorvido. Assim possvel determinar experimentalmente o valor de o para a maioria dos complexos a partir do seu espectro de absoro. Por exemplo: o on hexaaquotitnio(III), [Ti(H2O)6]3+, onde o on metlico possui configurao eletrnica d, absorve luz em 493 nm devido transio d-d, na qual o eltron excitado de um orbital t2g para outro orbital eg. Como esta absoro ocorre na faixa espectral correspondente ao visvel, o complexo ser colorido, neste caso colorao violeta. O experimento tem como objetivo analisar uma substncia desconhecida para identificao de alguns metais, atravz da observao da cor na formao de um complexo.

IF GOIANO CAMPUS RIO VERDE

Pgina 3

ANLISE POR VIA SCA EM TUBOS DE ENSAIO 2 OBJETIVOS


Identificar por colorao alguns metais em soluo devida a formao de complexos.

3 MATERIAIS E MTODOS
3.1 MATERIAIS E REAGENTES:

Bico de Bunsen Caarola de porcelana Basto de vidro Micro-pipeta Papel filtro Dimetilglioxima

cido actico Iodeto de potssio Ferrocianeto de potssio Hidrxido de amnia gua destilada cido ntrico

3.2 METODOLOGIA
1. Separou-se quatro tipos de limalhas de metais diferentes e transferiu-se para uma caarola de porcelana. 2. Adicionou-se 2mL de HNO3 concentrado (na capela) aquecendo-se at a total dissoluo da amostra. 3. Aqueceu-se no Bico de Bunsen at secar a amostra, cuidando para que no ocorre-se um ressecamento muito intenso. 4. Esfriou-se a amostra at a temperatura ambiente e acrescentou-se gua destilada suficiente para a dissoluo de todo resduo e realizao das anlises. 5. Coloco-se com uma micro-pipeta gotas da amostra em vrias tiras de papel filtro. 6. Acrecentou-se uma gota de hidrxido de amnia sobre a gota da amostra a ser analisada no papel filtro. Logo aps adicionou-se uma gota de dimetilglioxima sobre a amostra.

IF GOIANO CAMPUS RIO VERDE

Pgina 4

ANLISE POR VIA SCA EM TUBOS DE ENSAIO


7. Acrecentou-se uma gota de cido actico diludo sobre a gota da amostra a ser analisada no papel filtro. Logo aps adicionou-se uma gota de ferrocianeto de potssio. 8. Acrecentou-se uma gota de iodeto de potssio sobre a gota da amostra a ser analisada no papel filtro. Logo observou-se o acontecido.

4 RESULTADOS E DISCUSSES 4.1-Resultados


PRODUTO ADICIONADO AMOSTRA
Hidrxido de amnia Dimetilglioxima cido actico + ferrocianeto de potssio Iodeto de potssio

COR OBTIDA
Azul Vermelha Azul e Castanho Amarelo Escuro

4.2-Discusses

4.2.1- Reaes:
3Cu(s) + 8HNO3(aq) 3Cu(NO3)2(aq) + 2NO(g) + 4H2O(l) O cido ntrico em reao com o cobre libera o on nitrato (NO3-) causando a oxidao do metal e liberando um gs incolor; o gs libertado o dixido de azoto que resulta da reduo do on nitrato pelo cobre metlico que, por sua vez, oxida-se a on Cu2+, ficando em soluo com on nitrato. A mistura destas substncias que ficam em soluo com o gs libertado responsvel pela cor verde lima da superfcie da soluo. 2Fe + 6 HNO3(aq) 2Fe(NO3)3 + 3H2

IF GOIANO CAMPUS RIO VERDE

Pgina 5

ANLISE POR VIA SCA EM TUBOS DE ENSAIO


Ao adicionar um pouco de cido ntrico ao ferro verifica-se a libertao intensa de um gs castanho amarelado. O gs libertado o dixido de azoto que resulta da reduo do on nitrato (NO3-) pelo ferro metlico que, por sua vez, oxida-se a Fe2+.

2 Ni + 6 HNO3(aq) 2Pb + 6HNO3 (aq)

2Ni(NO3)2 2 Pb(NO3)2

+ 3H2 + 3H2

No gotejamento da soluo de hidrxido de amnia sobre a amostra, houve uma mudana de cor para azul, identificando a presena de ons Cu2+ Cu2+(aq) + 4 NH3(aq) Cu(NH3)42+ (aq)

No gotejamento da soluo de Dimetilglioxima sobre a amostra houve uma leve apario da colorao vermelha, identificando a presena de ons Ni2+,pois o nquel desloca um prton de um grupo oxima(-NOH) em cada molcula de

Dimetilglioxima,mas

complexado atravs dos pares de eltrons dos quatro

nitrognios e no com os eltrons do oxignio, como na reao abaixo: Ni2+ +2C4 H6 (NOH)2 Ni[C4 H6(NOH)(NOH)]2 + 2 H+

Quando a amostra foi acidificada com cido actico diludo e logo acrescentada ferrocianeto de potssio, houve uma apario de colorao azul em determinados pontos e castanho e outros, a colorao azul identificou a presena dos ons Fe 2+, j a colorao castanha sobreps a colorao azul de antes onde se encontrava os ons Cu2+, confirmando a sua presena. CH3COOH + K4[Fe (CN)6] + 2Cu2+(aq) +[Fe(CN)6]4 Cu2[Fe(CN)6](s)

No gotejamento da soluo de iodeto de potssio sobre a amostra, houve uma mudana de cor para um amarelo escuro, identificando a presena de ons Pb2+.

IF GOIANO CAMPUS RIO VERDE

Pgina 6

ANLISE POR VIA SCA EM TUBOS DE ENSAIO


2 KI + 2 Pb(NO3)2 2KNO2 + PbI2

5 CONCLUSO
A fim de identificar alguns metais em amostras desconhecidas, existem mtodos mais simples e viveis a serem realizados. A anlise de toque um deles onde nos proporcionou a identificao dos metais; cobre nquel, ferro e chumbo.

6-Referncias Bibliogrficas
[1] RUSSELL, J. B. Qumica Geral. 2 edio. Makron Books. 1994. 685 p . Andrade, R. D. (05 de 03 de 2011). Qumica Analtica Qualitativa. Analitical Chemistry Qualitative . Rio verde, Goias, Brasil. Arajo.Marcos. Qumica. FTD . Masterton, W. L., Slowinski, E. J., & L.Stanitski, C. (1990). Principios de Quimica. In: S. Masterton, Principios de Qumica (p. 390). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil: LTC. N.Baccan, Andrade, J. d., Godinho, O., & Barone, J. (2007). Qumica Analtica Quantitativa Elementar. So Paulo: Edgard Blucher. Reis, M. (2003). Interatividade Qumica (Vol. nico). (S. S. Vespasiano, Ed.) So Paulo, So Paulo, Brasil: FTD S/A.

IF GOIANO CAMPUS RIO VERDE

Pgina 7

Vous aimerez peut-être aussi