Vous êtes sur la page 1sur 4

PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Propriedade Intelectual
"A globalizao do mundo expressa um novo ciclo de expanso do capitalismo, como modo de produo e processo civilizatrio de alcance mundial. Um processo de amplas propores envolvendo naes e nacionalidades, regimes polticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades". Luiz Otvio Pimentel escreveu com muita propriedade:

"Hoje, em plena era da informao, a incorporao da tecnologia s atividades econmicas produz impacto na sociedade, devido aos avanos tecnolgicos das ltimas dcadas esses superaram tudo o que o homem havia acumulado ao longo da sua existncia no planeta em termos de conhecimentos, com toda a gama de conseqncias que transformam cotidianamente as vidas e o comportamento das pessoas" (3). Conceito O Cdigo Civil Brasileiro no traz um conceito de propriedade, limitando-se somente a enumerar os poderes do proprietrio. Neste sentido, o artigo 524, caput, prescreve de forma clara, in verbis:

"art. 524. A lei assegura ao proprietrio o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reav-los do poder de quem quer que injustamente os possua". A propriedade pressupe: o jus utendi, o jus abutendi o jus fruendi reivindicatio.

A propriedade um direito, e por isso, merecedor de proteo legal. Mas no s isso: um direito de gozar e dispor do bem de modo pleno e exclusivo, dentro dos limites estabelecidos pela lei. Walter Brasil Mujalli definiu: "Esta corresponde ao produto do pensamento e da inteligncia humana, que tambm tornou-se com o passar dos tempos, objeto da propriedade industrial. A propriedade intelectual o esforo dispendido pelo ser humano, voltado realizao de obras literrias, artsticas e cientficas, como tambm, o direito autoral".

A propriedade intelectual diz respeito a um direito pessoal, o qual absolutamente inerente ao ser humano, haja vista ser afeto sua prpria capacidade pensante, reflexo de sua prpria natureza, estando, por assim dizer, voltada s necessidades espirituais do homem. No direito ptrio, a Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, prescreve em seu artigo 7., caput, o que so obras intelectuais, in verbis: "Art. 7. So obras intelectuais protegidas as criaes do esprito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente no futuro, tais como".

O direito autoral

Tem-se, basicamente, trs teorias sobre a natureza jurdica do direito autoral. Para Gierke, o direito autoral pertencente a personalidade do autor, sendo, portanto, um direito de natureza pessoal.

Outra teoria v no direito autoral, um mero monoplio concedido aos autores, para desenvolvimento das artes, cincia, etc. Para Kohler, porm, o direito autoral um tipo de propriedade especial, sendo esta a tendncia adotada pela legislao brasileira, conforme afirmou Maurcio Lopes de Oliveira para o qual: "O legislador ptrio conceituou o direito autoral como propriedade imaterial, o incluindo no direito das coisas

Segundo Lucas Rocha Furtado , o Direito autoral teve sua evoluo a partir da constatao de que se era possvel multiplicar rapidamente as cpias. Como desenvolvimento tecnolgico, portanto, sobretudo com o aparecimento de copiadores, houve uma rpida disseminao de cpias de trabalhos artsticos, literrios e cientficos, de modo a lesar o direito daqueles que haviam, intelectualmente produzido tal obra. A Lei n. 9.610/98, ao tratar dos direitos do autor preconiza no artigo 22 pertencerem ao autor tantos os direitos morais como os patrimoniais da obra que criou. E, tratando dos direitos morais do autor, o artigo 24, em seus incisos, cita os seguintes: o de conservar a obra indita (inciso III), o de modificar a obra, antes ou depois de utilizada (inciso V) e o de retirar de circulao a obra ou mesmo suspender qualquer forma de utilizao j autorizada, quando a circulao ou utilizao estiverem afrontando sua reputao e imagem (inciso VII). Por isso, o artigo 27 da Lei n. 9.610/98, prescreve, in verbis: "Art. 27. Os direitos morais do autor so inalienveis e irrenunciveis".

J, no seu aspecto patrimonial, a Lei n. 9.610/98 prescreve de maneira clara no artigo 28, in verbis: "Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literria, artstica ou cientfica".

Mask works Por "mask works" entende-se criaes novas, as quais se submetem a um regime peculiar de proteo. Segundo Lucas Rocha Furtado, "Seu conceito situa-se entre o de direito autoral e o de patentes".

"Seu reconhecimento como objeto de proteo de propriedade intelectual recente e evoluiu a ponto de criar uma nova categoria protetiva. Este processo est ocorrendo em ritmo febril, ainda no existindo sequer um consenso sobre sua denominao. Ora denominado mask works, ora layout-projeto, chip ou ainda, layout-projeto de semicondutor. Este conceito nasceu nos Estados Unidos, na Lei de Proteo s Pastilhas Semicondutoras, de 1984, sendo que, de acordo com a mesma, a proteo dada a qualquer layout-projeto original incorporado em uma pastilha semicondutora de circuito integrado. Surgimento do Direito de Propriedade Industrial Segundo Lucas Rocha furtado, do direito criador somente foi ser percebido pelo homem, quando ele foi capaz de reproduzir em grande escala as suas produes intelectuais.

De incio o homem transformava, na natureza, os materiais necessrios sua subsistncia. Bastava para a satisfao das suas necessidades bsicas. Com o passar do tempo, o desenvolvimento dos agrupamentos sociais primitivos, percebeu o homem que no poderia obter da natureza tudo aquilo que precisava. Observou, ainda, que algumas das coisas que necessitava, as tinha em excesso. Foi ento, que surgiu-lhe a idia de troca e, com esta comeou-se a surgir "especialistas" em determinado produto. Seja com for, o homem j tinha noo de seu poder criativo, desde os primrdios. Veio a imprensa com Guttemberg, a qual possibilitava a rpida difuso de idias, haja vista o poder de multiplicar exemplares. Todavia, com a Revoluo Industrial, quando deu-se a passagem do sistema artesanal para o industrial que a humanidade percebeu que a criao representava riqueza. Isto foi percebido pela novel indstria inglesa. Tratando deste assunto, Leo Huberman , traz-nos preciosa lio: "No s se estimulava a indstria pelos prmios e pelas tarifas elevadas, como tambm se procurava, de todos os modos possveis, atrair trabalhadores estrangeiros habilidosos, capazes de introduzir no pas novos ofcios e novos mtodos".

"Assim como os estrangeiros cujos conhecimentos seriam teis indstria deviam ser protegidos, tambm os inventores de novos processos eram amparados pelo govrno. Quando Jehan de Bras de Fer inventou um nvo tipo de moinho, em 1611, o govrno concedeu-lhe monoplio por 20 anos, semelhante s patentes de hoje. Foi, porm, muitos antes da Revoluo Industrial, no ano de 1236, na Frana, que se tem notcia do primeiro caso de proteo da propriedade industrial, quando, na cidade de Bordeux, foi concedido a Bonafusus de Sancta e Companhia um privilgio exclusivo, por 15 anos, para tecer e tingir tecidos de l, segundo o mtodo flamengo (25). Essas "patentes" concedidas na Europa, at o sculo XVII eram simples privilgios, os quais estavam vinculados a critrios polticos de convenincia e oportunidade. Somente com a Revoluo Industrial que essa forma de proteo se tornou necessria, culminando com a Conveno de Paris, reunida pela primeira vez em 1883, tendo como desiderato a tentativa de harmonizao internacional do sistema de propriedade industrial. O Brasil e a propriedade industrial: Evoluo constitucional O Brasil foi um dos 14 pases signatrios da primeira Conveno de Paris, existindo um precedente histrico no Pas. "J em 28 de janeiro de 1809, o Prncipe Regente promulgou um alvar concedendo privilgio de inveno, o qual est sujeito a dois requisitos: novidade e utilizao" (.

Foi, porm, com a Constituio Brasileira de 1824, que houve a primeira meno, no ordenamento jurdico ptrio de proteo propriedade industrial. O art. 179, inciso XXVI, assim prescrevia, in verbis: "Art. 179. (...) XXVI os inventores tero propriedade de suas descobertas ou das produes. A lei lhes assegurar um privilgio exclusivo e temporrio ou lhes remunerar em ressarcimento da perda que hajam de sofrer pela vulgarizao".

A Constituio de 1891 manteve a garantia de privilgio aos inventores , com a Constituio de 1934 mantendo praticamente inalterado a redao do texto anterior .

A Constituio de 1937 no trouxe qualquer referncia expressa aos direitos do inventor. A Constituio de 1946 voltou a dispor de forma expressa sobre os inventos industriais. A Constituio de 1967 trouxe no artigo 150, nmero 24, garantias ao direito do inventor . A Constituio, no artigo 5., inciso XXIX, trouxe a seguinte prescrio, in verbis:Art. 5. XXIX A lei assegurar aos autores dos inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas".

O instituto nacional de propriedade industrial O Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI uma autarquia federal, que possui a incumbncia de conceder privilgios e garantias todos aqueles que efetuem o registro de suas marcas e invenes no mbito do Pas. Neste sentido, o artigo 2. da Lei n. 5.648, de 11 de dezembro de 1970, com a redao dada pela Lei n. 9279/96, prescreve a finalidade do INPI, in verbis: "Art. 2. o INPI tem por finalidade principal executar, no mbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial, tendo em vista a sua funo social, econmica, jurdica e tcnica, bem como pronunciar-se quanto convenincia de assinatura, ratificao e denncia de convenes, tratados, convnios e acordos sobre propriedade industrial". Ainda, a Lei n. 9.279/96 traz no artigo 226, incisos I a III sobre os atos administrativos do INPI referentes propriedade industrial. Prescreve essa norma, in verbis: Art. 226 Os atos do INPI nos processos administrativos referentes propriedade industrial s produzem efeitos a partir de sua publicao no respectivo rgo oficial, ressalvados: I os que expressamente independerem de notificao ou publicao por fora do disposto nesta Lei; II as decises administrativas, quando feita notificao por via postal ou por cincia dada ao interessado no processo; e III os pareceres e despachos internos que no necessitem ser do conhecimento das partes.

Segundo Walter Brasil Mujalli (31), "Esse instituto tem como objetivo, regular a propriedade industrial em funo de seu carter social, tcnico, jurdico e econmico", de forma a, por outro lado, resguardar o direito do prprio desenvolvimento econmico do pas. A atividade administrativa do INPI no tira o direito de acesso ao Judicirio para a soluo de questes pertinentes a propriedade industrial. Patentes Por patente, entende-se um privilgio temporrio, que o Estado concede para uma pessoa, seja ela fsica ou jurdica, devido a criao de algo novo, e que, ainda, seja suscetvel de trazer benefcios sociedade.

Vous aimerez peut-être aussi