Vous êtes sur la page 1sur 13

01 - (FATEC SP/2006) Nas diversas etapas da Revoluo Francesa, a Constituio Civil do Clero, a execuo de Lus XVI e o fim da rebelio

da Vendia ocorreram, respectivamente: a) durante o Terror Jacobino, poca de Napoleo Bonaparte e no perodo da Monarquia Constitucional. b) durante o Consulado, poca do Terror Jacobino e no perodo da Conveno Thermidoriana. c) durante a Monarquia Constitucional, poca da Conveno e no perodo de funcionamento do Diretrio. d) durante o Terror Jacobino, poca da Monarquia Constitucional e no perodo de Napoleo Bonaparte. e) Durante a conveno thermidoriana, poca de Napoleo Bonaparte e no perodo da Monarquia Constitucional.

02 - (PUCCamp SP/1994) No contexto histrico da Revoluo Francesa, o episdio denominado o Golpe do 18 Brumrio, aconteceu: a) Quando se inicia o regime do Diretrio, perodo que se caracterizou pelos desmandos polticos. b) No momento em que a Conjura dos Iguais prope a tomada do poder fora e o fim da propriedade privada. c) Quando Napoleo, apoiado pelo Exrcito e pela alta burguesia, derruba o Diretrio e chega ao poder. d) No momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder atravs de golpe, que foi sufocado por Napoleo Bonaparte. e) Quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comit de Salvao Pblica so mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.

03 - (PUC RJ/1995) A sociedade dos Amigos dos Direitos do Homem e do Cidado no teria pedido to depressa a supresso da realeza se o rei, fiel a seus juramentos, os tivesse como um dever seu. Agora, conjuramo-los, a declarar aqui mesmo que a Frana no mais uma monarquia, mas agora uma Repblica.

(Mensagem dos Cordellers Constituinte) O fim da monarquia foi um dos momentos mais importantes da Revoluo Francesa. Sobre ele correto afirmar que: a) a Repblica marca o incio de um perodo de mobilizao popular liderado pelo girondinos; esse o momento em que se constituem os comits revolucionrios e onde se destaca a figura do Robespierre. b) com a Repblica foram abolidos os direitos feudais e assinada a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, pondo um fim nos privilgios da aristrocacia. c) o novo regime caracterizou-se pela adoo de uma constituio conservadora onde o voto era censitrio e o poder executivo era entregue a cinco Diretores. d) a tomada da Bastilha marca o incio do perodo republicano onde se consolidam as conquistas burguesas obtidas durante a monarquia constitucional, como o direito propriedade, liberdade e igualdade perante a lei. e) ameaado pela contra-revoluo externa e pressionado pelas massas populares, o governo republicano girondino perde o poder para o grupo jacobino, que d incio aos perodo conhecido como Terror

04 - (PUC RS/2000) A deflagrao da Revoluo Francesa, em 1789, teve como fator principal: a) a crise econmica generalizada que assolou o pas, afetando a agricultura, o comrcio, a indstria e as finanas nacionais. b) a greve dos trabalhadores porturios, que prejudicou as exportaes do pas, levando a burguesia a srios prejuzos econmicos. c) a jornada excessiva de trabalho e os baixos salrios dos operrios industriais, que motivaram o incio dos protestos e ataques socialistas contra a ordem burguesa. d) o aumento generalizado de impostos proposto pelo governo, que reduziu os lucros da nobreza e da burguesia, levando a uma srie de ataques ordem real. e) a superproduo agrcola francesa nos anos de 1788 e 1789, que no foi acompanhada de um crescimento no consumo, levando decomposio de inmeros produtos e a prejuzos para os produtores.

05 - (PUC RS/2001) Sobre os acontecimentos que marcaram o perodo da Revoluo Francesa conhecido como Conveno Nacional (1792-1794), correto afirmar que:

a) Em fins do ano de 1793, os jacobinos formaram um governo apoiado pelos sans coulottes, os quais defendiam os interesses dos pobres, por meio de uma tributao progressiva e de um teto mximo para preos e salrios. b) Entre setembro 1792 e junho de 1793, estabeleceu-se a Repblica Girondina, criandose o tribunal revolucionrio encarregado de descobrir os suspeitos de traio. c) a Constituio do Ano I, elaborada pela Repblica Jacobina, estabeleceu o sufrgio censitrio. d) Caracterizou-se como uma fase de vitrias externas, especialmente contra as coligaes anti-Frana lideradas pela ustria e pela Espanha. e) Foi criado, pelos Girondinos, um Comit de Segurana Geral, com o objetivo de confiscar os bens do Clero.

06 - (UERJ/1995) Ns habitantes da parquia de Lengeley abaixo-assinados, tendo-nos reunido em virtude das ordens do rei, dia 6 do presente ms de maio de 1789, resolvemos o que se segue: Pedimos que todos os privilgios sejam abolidos. Declaramos que se algum merece ter privilgios e gozar isenes, so estes, sem contradio, os habitantes do campo, pois so os mais teis ao Estado, porque por seu trabalho o fazem viver. (Cadernos de Splicas para os Estados Gerais.) Esta reivindicao dos camponeses franceses s vsperas da ecloso da Revoluo Francesa traduzia um desejo comum aos demais membros do Terceiro Estado, a saber: a) a convocao dos Estados Gerais para dar solues crise financeira. b) a formao de uma democracia rural, composta de camponeses autnomos. c) a supresso de uma ordem social baseada no privilgio e na sociedade estamental. d) o advento de uma sociedade igualitria com o estabelecimento do sufrgio universal. e) a distino da sociedade fundamental na proposta de cidados ativos e cidados passivos.

07 - (UERJ/1994) Ocorrida no final do sculo XVIII, a Revoluo Francesa alastrou-se pela Europa absolutista. Na Frana, a superao do Absolutismo Monrquico ficou evidenciada a partir do momento em que:

a) O sufrgio universal e as escolas pblicas foram institudos como algumas reformas radicais da Conveno recolucionria. b) Os representantes do Terceiro Estado exigiram que seu nmero dobrasse e que a votao fosse por deputado. c) Os Estados Gerais se reuniram em maio no Palcio de Versalhes por convocao do monarca Lus XVI. d) O Terceiro Estado separou-se dos outrso dois fomando logo depois a Assemblia Nacional Constituinte. e) As camadas populares urbanas comearam a atacar lojas de armas em apoio a Napoleo.

08 - (UFLA MG/2002) Observe os seguintes extratos de texto: Trecho 1 O po era o principal e, s vezes, o nico alimento dos parisienses, e a maioria deles gastava mais da metade dos salrios para compr-lo. Em 1789, o preo do po quase dobrou, levando o povo de Paris a passar fome. As padarias viviam cheias de pobres que gritavam: Queremos po! Eles odiavam o governo, e assim, Paris foi se tornando o bero da revoluo (...). Trecho 2 Enquanto a Assemblia Legislativa discutia o futuro da Frana, o povo faminto havia saqueado muitos castelos e casas de nobres em todo o pas, forando seus proprietrios a fugir para o exterior, junto com centenas de padres e oficiais do exrcito real que eram contrrios revoluo (...). (HILLS, Ken. A Revoluo Francesa. So Paulo: tica, s/d) Com base nos textos acima e, ainda, em acontecimentos histricos pertinentes Revoluo Francesa, assinale V se verdadeiro ou F se falso nas proposies abaixo: ( ) - O povo faminto, a que se refere o texto, politicamente pertencia ao chamado 3o estado. ) - As leis e os impostos eram iguais para toda a sociedade francesa, apesar da diviso social existente. ) - Os rebeldes franceses, influenciados pelo Iluminismo, criticavam os privilgios da nobreza. ) - A crise financeira da Frana deveu-se, entre outros fatores, sua derrota na Guerra dos 7 anos. ) - A queda da Bastilha marca o final da Revoluo Francesa.

Indique a alternativa CORRETA: a) F V V F V b) V V F V F c) V F V V F d) V F V F V e) F V F V V

09 - (UFMG/1999) A maioria dos historiadores atribui Revoluo Francesa uma contribuio decisiva para a construo de novos valores polticos e sociais do mundo contemporneo. Esse entendimento est baseado a) nas formulaes polticas dos jacobinos, que permitiram a rpida implantao do sistema capitalista na Europa. b) no simbolismo da Revoluo, que representou o rompimento com o absolutismo e a ampliao da noo de cidadania. c) na atuao dos girondinos, que defendiam a revoluo como a nica forma eficiente de ao poltica. d) no revigoramento dos laos de solidariedade das corporaes de ofcio, que preparou terreno para a ao sindical dos trabalhadores.

10 - (UFMG/2002) Leia estes versos, que eram cantados na Frana, durante a fase do Terror, ocorrida entre junho de 1793 e julho de 1794: Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por ns; Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos. Mquina adorvel, tende piedade de ns. Mquina admirvel, tende piedade de ns. Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos.

(Com a melodia da Marselhesa)

celeste Guilhotina, Voc abrevia rainhas e reis, Por tua influncia divina Reconquistamos nossos direitos.(bis)

Sustenta as leis da ptria E que teu soberbo instrumento Torne-se sempre permanente Para destruir uma seita mpia. Afia tua lmina para Pitt e seus agentes, Enriquece tua bagagem com cabeas de tirano!
Citado por ARASSE, Daniel. A guilhotina e o imaginrio do Terror. So Paulo: tica, 1989. p. 106-107.

A partir da leitura desses versos, CORRETO afirmar que: a) a difuso da idia de uma ptria em perigo ficou sem efeito prtico, limitada ao discurso poltico. b) a guilhotina foi utilizada como um instrumento capaz de representar o ato de justia do povo. c) a ordem interna, na fase do Terror, se enfraqueceu devido ao do Comit de Salvao Pblica. d) o ardor contra-revolucionrio, expresso no louvor guilhotina, era endereado aos seguidores de Bonaparte.

11 - (UFTM MG/2001) A Revoluo Francesa e a Era Napolenica foram importantes ao mundo ocidental porque: a) difundiram a ideologia liberal na Europa e na Amrica, onde influenciaram a emancipao das colnias. b) consolidaram o sistema capitalista, ao implantar a produo fabril e o trabalho assalariado. c) eliminaram as estruturas do Antigo Regime, de acordo com as decises do Congresso de Viena.

d) valorizaram as propostas sociais, como a abolio da escravatura e concesses ao proletariado urbano. e) enfraqueceram os ideais liberais burgueses, os quais se opunham s reivindicaes da classe operria.

12 - (UEPB/1999) Sobre a Revoluo Francesa, correto afirmar que: a) os revolucionrios franceses denominavam de Antigo Regime, o conjunto de estruturas que objetivavam destruir. b) apesar de anacrnico, o Estado Francs antes da Revoluo j havia extinguido o sistema social classificado em ordens. c) Robespierre, lder revolucionrio francs, era identificado como um moderado, interessado apenas na limitao dos poderes da monarquia. d) a ecloso do movimento revolucionrio da Frana no sculo XVIII foi recebido com indiferena pelos demais pases europeus. e) todas as alternativas esto corretas.

13 - (UEPB/2000) Sobre a Revoluo Francesa ERRADO afirmar: a) A monarquia absoluta francesa se constitua em um obstculo ao livre desenvolvimento da economia no pas. b) O movimento revolucionrio foi conduzido pelos burgueses, apesar da participao de outros setores da sociedade francesa. c) A radicalizao da revoluo foi promovida pelos Jacobinos, liderados por Robespierre. d) O processo revolucionrio francs no estava vinculado aos acontecimentos que se desenrolavam na Europa da poca. e) A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado foi uma conquista das foras revolucionrias francesas.

14 - (UEPB/2002) Sobre a Revoluo Francesa, analise as seguintes proposies:

I.

Apesar da participao popular, a Revoluo Francesa deve ser abordada no contexto geral das revolues burguesas.

II. O massacre do Rei e de muitos nobres franceses, serviu de pretexto para a formao de uma aliana entre Inglaterra, ustria, Prssia, Holanda, Espanha, Sardenha e Rssia, com objetivo de invadir a Frana. III. Durante o perodo que ficou conhecido como o Terror, que vai do incio de 1793 a julho de 1794, a Guilhotina era uma marca registrada por ter sido amplamente utilizada contra os opositores do regime. Assinale a alternativa correta: a) Apenas a proposio I est correta. b) Apenas as proposies I e II esto corretas. c) Apenas as proposies II e III esto corretas. d) Todas as proposies esto corretas . e) Apenas as proposies I e III esto corretas.

15 - (UFRRJ/2001) A mais importante das revolues burguesas foi a Revoluo Francesa. Ela destruiu o feudalismo e o absolutismo, lanando as bases para o desenvolvimento pleno do capitalismo. Mais ainda: seus ideais polticos se espalharam pela Europa e pelas Amricas, influenciando um sculo inteiro de lutas pela liberdade. Ainda hoje, muito do que pensamos e acreditamos em poltica, contra ou a favor, derivado diretamente dela.
SCHIMIDT, Mrio. Nova Histria Crtica e Contempornea. Cajamar. So Paulo, Nova Gerao, 1996. p. 95.

A Revoluo Francesa aspirava a uma organizao mais justa da sociedade e o exemplo da formao dos EUA, a crise financeira e a fraqueza de Luis XVI concorreram para a queda concorreram para a queda do Antigo Regime. Pode-se afirmar, em relao Revoluo Francesa, que: a) logo aps o incio da Revoluo, a Assemblia Nacional promulgou a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. b) as classes populares se rebelaram porque queriam modificaes na Constituio do Antigo Regime. c) a democracia vigente na Frana, na poca de Lus XVI, no agradava aos nobres que queriam a volta do Absolutismo. d) o rei Lus XVI e seus ministros reagiram s agitaes de populares armados, o que fez eclodir uma guerra civil que durou 10 anos.

e) o Antigo Regime garantia justia igual para todos, o que irritou a burguesia que derrubou a Monarquia.

16 - (UFU MG/2002) Sobre a Revoluo Francesa de 1789, correto afirmar que: a) os princpios da liberdade, da igualdade, da fraternidade e do direito propriedade tornaram-se a espinha dorsal do movimento revolucionrio, porque os diferentes segmentos sociais que fizeram a Revoluo atriburam a estes princpios os mesmos valores e graus de importncia. b) no perodo de maior radicalizao do movimento revolucionrio, os jacobinos promulgaram a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, estabelecendo a igualdade de todos perante a lei, o direito propriedade privada e o direito de resistncia opresso, o que deu Revoluo um carter popular e democrtico. c) considerada como a primeira revoluo burguesa da histria, esta consolidou o princpio poltico da liberdade, entendido como direito inalienvel de homens e mulheres de escolherem seus representantes para o poder, por meio do voto universal, em eleies quadrienais. d) trs anos aps a queda da Bastilha, o movimento revolucionrio radicalizou-se sob a liderana dos jacobinos que assumiram o poder com o apoio dos sansculottes. O carter popular e democrtico deste perodo da Revoluo expressou-se no direito de voto a todos os homens maiores de 21 anos, na liberdade de culto, na reforma agrria, no acesso da populao pobre educao.

17 - (UFOP MG/1996) Com relao revoluo Francesa, assinale a afirmativa incorreta: a) A Revoluo comeou relativamente moderada mas, aos poucos, foi ocorrendo um processo de radicalizao. b) No seu decorrer, foi implantada a Repblica, pela primeira vez, na histria da Frana. c) A Frana revolucionria se envolveu numa srie de guerras com as outras potncias da Europa, as quais enfrentou com relativo sucesso por cerca de vinte anos. d) Produziu mudanas radicais na economia: a Frana, no comeo do sculo XIX, superou a Inglaterra em termos de produo industrial. e) Um de seus resultados mais duradouros foi a consolidao da pequena propriedade camponesa.

18 - (UFOP MG/1997) Para a caracterizao do estado francs na poca de Lus XIV (16611715), assinale a alternativa correta: a) Perodo de grandes aes empreendidas pela monarquia, na economia, atravs do incremento das prticas mercantilistas, e, na poltica externa, atravs de muitos envolvimentos em guerras contra outros Estados. b) poca de grande tolerncia religiosa, pois durante todo o reinado de Lus XIV foi permitido o culto protestante (Edito de Nandes). c) Estado descentralizado, dominado pela aristocracia francesa atravs das aes do Parlamento de Paris. d) poca de relativa pobreza na Frana, com baixa vida e poucos investimentos estatais na economia e na administrao. e) Aps a vitoriosa campanha que encerrou a Guerra dos Cem Anos, Lus XIV unificou todas as provncias presentes, no territrio francs, sob o seu domnio direto.

19 - (UEG GO/2005) Nas primeiras dcadas do perodo republicano, Gois foi palco de uma srie de disputas polticas entre famlias, como os Bulhes, Caiado e Fleury, representantes dos grupos que disputavam o poder na Repblica Velha. Entretanto, a Revoluo de 1930 reordenou a geografia poltica dos estados.

Sobre a histria de Gois no perodo republicano, CORRETO afirmar: a) A notcia da Proclamao da Repblica causou grandes conflitos polticos no estado, visto que o movimento republicano goiano, logo que foi anunciada a queda da Monarquia, tentou tomar o poder fora, sendo, entretanto, rechaado pelo governo provincial. b) A Repblica, proclamada em 1889, trouxe profundas modificaes nas relaes de mando em Gois, visto que tirou do poder a oligarquia dos Bulhes e favoreceu a formao de um regime representativo que dificultou as fraudes eleitorais e o voto de cabresto, to comuns no perodo anterior. c) O termo caiadismo refere-se a uma das faces que lutaram pelo poder poltico em Gois antes da Revoluo de 1930, criticando a poltica coronelstica da Repblica Velha e servindo como base de sustentao de Pedro Ludovico Teixeira.

d) A construo de Goinia foi uma das maiores obras do governo de Pedro Ludovico Teixeira que, atravs dela, conseguiu propagar o ideal de modernidade e progresso do estado de Gois, ao mesmo tempo em que consolidou seu domnio poltico na regio. e) A inaugurao de Goinia, em 1942, atraiu migrantes de toda parte do Brasil, provocando um rpido crescimento populacional no estado, causando uma visvel transformao em seu perfil demogrfico: de rural para predominantemente urbano.

20 - (MACK SP/2002) Agora vai, agora vai, agora vai, fora os aristocratas, Agora vai, agora vai, agora vai, Os aristocratas sero enforcados, A liberdade triunfar, Apesar dos tiranos tudo ser conseguido. Durante as festas populares de 14 de julho de 1790, nasceu essa cano em homenagem aos Vencedores da Bastilha. Atravs da sua letra possvel sentir o esprito revolucionrio da poca, que teve dentre as suas principais causas: a) a existncia de uma sociedade compartimentada em ordens, cujos privilgios estavam juridicamente justificados no primeiro e no segundo estados. b) a insatisfao do segundo estado, constitudo pela alta e mdia burguesia, diante da proposta do primeiro estado de no abrir mo de seus direitos fiscais. c) a radicalizao das posies polticas dos jacobinos, atravs da implementao de medidas autoritrias, que favoreceram a burguesia durante o perodo denominado de terror. d) as idias de Thomas Hobbes e N. Maquiavel, que forneceram a sustentao ideolgica para a burguesia. e) a reunio dos Estados Gerais da Frana que, atravs de votao, decidiu a favor da deposio do Rei, conforme interesse dos trs estados.

GABARITO:

1) Gab: C

2) Gab:C

3) Gab:E

4) Gab: A

5) Gab: A

6) Gab:C

7) Gab:D

8) Gab:C

9) Gab: B

10) Gab: B

11) Gab: A

12) Gab: A

13) Gab: D

14) Gab: D

15) Gab: D

16) Gab: D

17) Gab:D

18) Gab: B

19) Gab: D

20) Gab: A

Vous aimerez peut-être aussi