Vous êtes sur la page 1sur 3

BIEJE

Eleies 2010
Boletim Informativo da Escola Judiciria Eleitoral do TSE

n. 5, 5 jul. 2010

Registro de candidato, Condies de elegibilidade e Inelegibilidade


O registro de candidato obrigatrio?
A pessoa filiada a partido poltico e escolhida em conveno partidria deve apresentar pedido de registro de candidatura Justia Eleitoral. Aps o deferimento desse pedido que o interessado assume a condio jurdica de candidato, estando apto a concorrer a cargo eletivo em uma eleio. (Lei 9.504/97, arts. 10 a 16)

At quando se pode solicitar o registro de candidato?


Os partidos e coligaes podero solicitar Justia Eleitoral o registro de seus candidatos at as 19h do dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleies. (Lei 9.504/97, art. 11) Se o partido ou a coligao no requerer o registro do candidato escolhido em conveno, o prprio candidato poder requer-lo no prazo previsto no 4 do art. 11 da Lei 9.504/97.

Quais documentos so necessrios para o registro de candidato?


No ato do requerimento do registro de candidatura, devem ser apresentadas Justia Eleitoral: cpia da ata da conveno partidria, autorizao do candidato (por escrito), declarao de bens assinada pelo candidato, certides criminais (fornecidas pelos rgos de distribuio da Justia Federal e da Estadual), fotografia do candidato e, caso concorra a cargo de Presidente da Repblica ou Governador, suas propostas. (Lei 9.504/97, art. 11 e Res.
TSE 23.221/2010, 1 do art. 26)

O que elegibilidade?
A elegibilidade o direito do cidado de ser escolhido mediante votao direta ou indireta para representante do povo ou da comunidade, segundo as condies estabelecidas pela Constituio e pela legislao eleitoral. (Glossrio Eleitoral Brasileiro/TSE)

O que so condies de elegibilidade?


So requisitos que o interessado em concorrer a cargo eletivo deve preencher para se candidatar. As condies de elegibilidade compreendem a nacionalidade brasileira, o pleno exerccio dos direitos polticos, o alistamento eleitoral, o domiclio eleitoral na circunscrio em que pretende candidatar-se, a filiao partidria e o atendimento da idade mnima para o preenchimento do cargo. (CF, art. 14) Embora no tenham nacionalidade brasileira, podem-se candidatar os portugueses que atendam aos requisitos do 1 do art. 12 da CF, complementados pelo Decreto 3.927/2001 (ressalvados os cargos privativos de brasileiros natos previstos no 3 do art. 12 da CF).

Qual a idade mnima para preenchimento de cargo eletivo?


Na data da posse, o candidato eleito dever ter idade mnima de 35 anos para ocupar os cargos de Presidente, Vice-Presidente da Repblica e Senador; 30 anos para os cargos de Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; e 21 anos para os cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital. (CF art. 14, 3, VI)

O que inelegibilidade?
a restrio da capacidade eleitoral passiva, ou seja, restrio do direito de ser votado. As situaes que causam a inelegibilidade de algum, assim como o perodo da restrio, devem estar previstas na Constituio Federal ou em lei complementar.

Quem inelegvel?
So inelegveis para qualquer cargo eletivo os inalistveis (estrangeiros e conscritos durante o perodo do servio militar obrigatrio) e os analfabetos. (CF art. 14, 2 e 4) Tambm so inelegveis todos os cidados que incidirem nas demais causas de inelegibilidades previstas na Constituio Federal (art. 14, 5 a 7 e 9) e na Lei 64/90, como, por exemplo, os que tiverem suas contas relativas ao exerccio de cargos ou funes pblicas rejeitadas por irregularidade insanvel e por deciso irrecorrvel do rgo competente e os que forem excludos do exerccio da profisso, por rgo profissional competente, em decorrncia de infrao tico-profissional. (Lei 64/90 art. 1, I, g e m, com a
redao dada pela Lei Complementar 135/2010)

Quando h inelegibilidade por parentesco?


So inelegveis, no territrio de atuao do titular do cargo, o cnjuge e os parentes consanguneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado, de Territrio ou do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. (CF art. 14, 7)

O poltico que renunciar o seu mandato poder candidatar-se?


Os que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representao ou petio capaz de autorizar a abertura de processo por infringncia a dispositivo da Constituio Federal, da Constituio Estadual, da Lei Orgnica do Distrito Federal ou da Lei Orgnica do Municpio sero inelegveis para as eleies que se realizarem durante o perodo restante do mandato para o qual foram eleitos e nos 8 (oito) anos subsequentes ao trmino da legislatura. (Lei 64/90, art. 1, I, k, com a redao dada pela Lei Complementar 135/2010)

So inelegveis as pessoas que tem condenao na justia?


Uma condenao judicial pode gerar inelegibilidade nas seguintes situaes: para os que tenham contra si representao julgada procedente pela Justia Eleitoral, em deciso transitada em julgado ou proferida por rgo colegiado, em processo de apurao de abuso do poder econmico ou poltico; (LC 64/90, art. 1, I, d)

para os que forem condenados, em deciso transitada em julgado ou proferida por rgo judicial colegiado, desde a condenao at o transcurso do prazo de 8 (oito) anos aps o cumprimento da pena, pelos crimes: 1. contra a economia popular, a f pblica, a administrao e o patrimnio pblicos; 2. contra o patrimnio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falncia; 3. contra o meio ambiente e a sade pblica; 4. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; 5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenao perda do cargo ou inabilitao para o exerccio de funo pblica; 6. de lavagem ou ocultao de bens, direitos e valores; 7. de trfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; 8. de reduo condio anloga de escravo; 9. contra a vida e a dignidade sexual; e 10. praticados por organizao criminosa, quadrilha ou bando. (LC 64/90, art. 1, I, e) para os que forem condenados, em deciso transitada em julgado ou proferida por rgo colegiado da Justia Eleitoral, por corrupo eleitoral, por captao ilcita de sufrgio, por doao, captao ou gastos ilcitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes pblicos em campanhas eleitorais que impliquem cassao do registro ou do diploma. (LC 64/90, art. 1, I, j) para os que forem condenados, em deciso transitada em julgado ou proferida por rgo judicial colegiado, em razo de terem desfeito ou simulado desfazer vnculo conjugal ou de unio estvel para evitar caracterizao de inelegibilidade, pelo prazo de 8 (oito) anos aps a deciso que reconhecer a fraude. (LC 64/90, art. 1, I, n)

O que desincompatibilizao?
o ato pelo qual o pr-candidato se afasta de um cargo ou funo, cujo exerccio dentro do prazo definido em lei gera inelegibilidade. A legislao eleitoral prev que, conforme o caso, o afastamento pode-se dar em carter definitivo ou temporrio. (Glossrio Eleitoral
Brasileiro/TSE)

Quais so os prazos para desincompatibilizao?


Os cidados que pretendem candidatar-se devem observar os prazos de desincompatibilizao previstos no art. 1, II a VII, e 1 e 2, da LC 64/90, com a redao dada pelo LC 135/2010.

Vous aimerez peut-être aussi