Vous êtes sur la page 1sur 5

DISTNCIA MDIA DE TRANSPORTE - DMT CONCEITO: a distancia, em projeo horizontal, entre o centro de massa de uma camada do pavimento e o(s)

) centro(s) de massa da(s) jazidas(s) que fornecer(o) materiais para a execuo da camada. FRMULA GERAL:

DMT =

Vi . Di Vi

onde: Di = distncia mdia de transporte correspondente ao segmento de camada i" (DMT parcial). Vi = volume do segmento de camada "i" (volume parcial). APLlCACO: A DMT utilizada para elaborao de quantitativos de pavimentao para oramento ou pagamento do transporte dos materiais necessrios execuo de uma camada do pavimento. A DMT pode, tambm, ser aplicada quando se dispe de vrias opes de jazidas para execuo de uma camada do pavimento, permitindo-se excluir aquelas que proporcionam maior DMT e determinar a distribuio mais econmica dos materiais, atravs do clculo do "ponto econmico". CASOS ESPECFICOS: 1 caso: Quando existe apenas uma jazida para a execuo de um trecho (segmento de trecho) que apresenta largura de plataforma e espessura de camada constantes O acesso jazida externo ao trecho.

Notas de Aula - CONSTRUO DE ESTRADAS E VIAS URBANAS Prof. Bruno Almeida Cunha de Castro bruno@pattrol.com.br

Nota: Observe que existiro situaos onde o acesso a jazida estar no incio ou no final do trecho e b ser igual a zero, 2 caso: Quando existe apenas umC\ jazida para a execuo de um trecho (segrner.to de trecho) que apresenta largura de plataforma e espessura de camada constantes. O acesso ja'Lida interno ao trecho.

3 caso: Quando existe mais de umE! jazida de material para a execuo de um trecho (segmento de trecho).

Notas de Aula - CONSTRUO DE ESTRADAS E VIAS URBANAS Prof. Bruno Almeida Cunha de Castro bruno@pattrol.com.br

Como existe um trecho "d" situado entre as duas jazidas necessrio que determinemos at que ponto econmico utilizar-se o material da jazida J-1. Chamando de "X" a distancia que inicia no ponto de acesso da jazida J-1, at o ponto de mxima economia de utilizao desta jazida (ponto econmico), para a situao descrita no croqui anterior temos:

X =

ba+d 2

PROCEDIMENTO: 1) Separar o trecho em segmentos de largura da plataforma e espessura de camadas constantes; 2) Calcular os pontos econmicos (Xi) se houver vrias jazidas; 3) Separar os segmentos de largura e espessura constantes por uma nica fonte de fornecimento de material (jazida); 4) Calcular as DMTs parciais de cada segmento, aplicando os casos especficos; 5) Calcular os volumes parciais de cada segmento; 6) Calcular a DMT total, aplicando a frmula geral. CONSIDERAES FINAIS Existem vrias situaes onde sero necessrios adaptaes s simplificaes aqui mostradas, para se obter a DMT referente a um servio. Por exemplo: as misturas de materiais, em usina ou na pista, implicando em procednca, percentuais de composio e localizao diferentes. para a formao de um s material. que s~r utilizado na execuo de uma camada. So considerados casos especais.

Notas de Aula - CONSTRUO DE ESTRADAS E VIAS URBANAS Prof. Bruno Almeida Cunha de Castro bruno@pattrol.com.br

DISTNCIA MDIA DE TRANSPORTE DMT TRABALHO PRTICO


Exerccio 1 Calcular a menor distncia mdia de transporte e o respectivo momento de transporte para fins de oramento do custo de transporte de todo o material necessrio execuo de uma camada de base de um trecho rodovirio cujas caractersticas so: Extenso; 17,9 km Largura mdia da camada de base: - estaca inicial at estaca 475: - estaca 475 at estaca 675: - estaca 675 ao final: 9,30 m. 13,30 m. 9,30 m.

Para a construo da camada de base ser utilizada uma mistura solo/areia com 30% de areia, com a mistura a ser realizada na pista. Para a construo da base dispe-se das jazidas J1 , J2 e A1, todas com volume suficiente para a cosntruo do trecho e assim localizadas: J1 a 6,6 km da estaca 320 J2 a 12,2 km da estaca final A1 a 10,8 km da estaca inicial

Observao: a espessura da camada de base constante ao longo do trecho e igual a 20 cm.

Notas de Aula - CONSTRUO DE ESTRADAS E VIAS URBANAS Prof. Bruno Almeida Cunha de Castro bruno@pattrol.com.br

Exerccio 2 Calcular a menor distncia mdia de transporte e o respectivo momento de transporte para fins de oramento do custo de transporte de todo o material necessrio execuo de uma camada de base de um trecho rodovirio cujas caractersticas so: Extenso; 27,8 km Largura mdia da camada de base: - estaca inicial at estaca 910: - estaca 910 at o final: - estaca inicial at estaca 440: - estaca 440 at o final: 12,30 m. 9,30 m. 16,0 cm. 20,0 cm.

Espessura mdia da camada de base:

Para a construo da camada de base ser utilizada uma mistura solo/brita, com 60% de brita, com a mistura a ser realizada numa usina a ser instalada a 500 metros da estaca 1000.. Para a construo da base dispe-se das jazidas J1 , J2 e da pedreira P1, todas com volume suficiente para a construo do trecho e assim localizadas: J1 a 5,6 km da estaca inicial J2 a 17,3 km da estaca 510 P1 a 6,6 km da estaca final

Roteiro: Fazer a escolha da jazida de solos a ser utilizada; calcular separadamente os volumes de solo e brita, para cada segmento; calcular o DMT do transorte dos materais at a usina; calcular o DNT da mistura desde usina at a pista.

Notas de Aula - CONSTRUO DE ESTRADAS E VIAS URBANAS Prof. Bruno Almeida Cunha de Castro bruno@pattrol.com.br

Vous aimerez peut-être aussi