Vous êtes sur la page 1sur 57

LEI COMPLEMENTAR N.

02/2000

Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Ouro Preto - MG

O povo do Municpio de Ouro Preto, por seus representantes na Cmara Municipal, decreta e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - Esta Lei institui o Estatuto do Servidor Pblico Civil do Municpio de Ouro Preto. Art. 2 - Para os efeitos desta Lei, Servidor Pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico e que presta servios aos poderes do Municpio, inclusive suas autarquias e fundaes.

Art. 3 - Cargo Pblico a unidade de ocupao funcional, preenchida por servidor pblico, com direitos e obrigaes estabelecidos em lei. Pargrafo nico - Os cargos, empregos e funes pblicas sero criados por lei, observada a competncia privada no mbito de cada poder.
Art. 4 - Os cargos pblicos, com denominao prpria e vencimentos pagos pelos cofres pblicos, so acessveis a todos os brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como os estrangeiros, nos termos de Lei Federal. Art. 5 - Os cargos pblicos da Administrao Pblica Municipal Direta, das Autarquias e das Fundaes Pblicas, sero organizados em carreiras. Art. 6 - As carreiras sero organizadas em nveis, observadas a escolaridade e qualificao profissional exigidas, bem como a natureza e complexidade das atribuies a serem exercidas por seus ocupantes. Art. 7 - Os Cargos Pblicos de provimento em comisso so de

recrutamento amplo ou limitado. 1 - Os cargos em comisso so de livre nomeao e exonerao, salvo disposio legal em contrrio. 2 - Os cargos em comisso de recrutamento limitado, tambm denominado funo de confiana, a serem providos por servidores efetivos nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. 3 - Os cargos em comisso de recrutamento amplo sero providos por qualquer cidado que preencham os requisitos elencados no incisos de I a V do art. 10.

Art. 8 - proibido o exerccio gratuito de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os casos previstos em lei.

TTULO II
DO REGIME JURDICO

Art. 9 - O Municpio de Ouro Preto poder adotar, no mbito de sua competncia regimes jurdicos diferenciados para os seus servidores e instituir plano de carreira para os servidores da administrao direta, das autarquias e das fundaes pblicas.
Pargrafo nico - No caso de empregados pblicos, estes sero regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (C.L.T).

TTULO III
DO PROVIMENTO

CAPTULO I
DISPOSIES GERAIS Art. 10 - So requisitos bsicos para provimento de cargo e emprego pblico: I. II. Ter nacionalidade brasileira, ser naturalizado ou estrangeiro nos termos de lei federal; Estar em gozo dos direitos polticos;

III. Estar em dia com as obrigaes militares e eleitorais; IV. Contar com idade mnima de 18 (dezoito) anos; V. Gozar de boa sade fsica e mental, comprovada em inspeo mdica;

1 - As atribuies do cargo podero justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em lei. 2 - s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscreverem em concurso pblico para provimento de cargo, cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras e para as quais sero reservados 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso pblico. 3 - No preenchidas as vagas de que trata o pargrafo anterior, sero elas destinadas aos classificados no respectivo concurso. Art. 11 - So formas de provimento em cargo pblico : I. II. Nomeao; Promoo;

III. Readaptao; IV. Reverso; V. Aproveitamento; VI. Reintegrao. Pargrafo nico - O provimento dos cargos pblicos far-se- mediante ato da autoridade competente de cada poder.

CAPTULO II
DA NOMEAO

SEO I DISPOSIES GERAIS


Art. 12 - A nomeao far-se-: I. II. em carter efetivo, quando se tratar de cargo pblico de carter efetivo; em comisso, quando se tratar de cargo que, em virtude de lei, assim deva ser provido.

Art. 13 - vedada a nomeao de candidato habilitado em concurso aps a expirao do prazo de sua validade.

SEO II
DO CONCURSO PBLICO

Art. 14 - A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas, de provas e ttulos, provas prticas e prtico orais observados o prazo de validade e a ordem de classificao, ressalvada a nomeao para cargo em comisso declarado em lei, de livre nomeao e exonerao.
Art. 15 - O concurso pblico ter validade de 02(dois) anos, contados de sua homologao, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. 1 - O prazo de validade e demais condies para inscrio e realizao do concurso sero fixados em edital publicado, em resumo, no rgo Oficial do Municpio ou em rgo de imprensa de circulao, pelo menos regional. 2 - No se abrir novo concurso enquanto houver candidato em concurso anterior e ainda no aproveitado, com prazo de validade ainda no expirado. 3 - vedada a inscrio em concurso pblico de candidatos com idade inferior a 18 (dezoito) anos e superior a 50 (cinqenta) anos.

SEO III DA POSSE DO EXERCCIO


Art. 16 - Posse o ato que investe o cidado no cargo pblico para o qual foi nomeado. 1 - A posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo e preenchimento dos requisitos exigidos para o provimento do cargo a ser ocupado. 2 - O servidor prestar, no ato da posse, o compromisso de cumprir fielmente os deveres e atribuies inerentes ao cargo. 3 - A posse ocorrer no prazo de 10 (dez) dias teis contados da data de cincia pelo candidato de sua nomeao, prorrogvel por igual perodo, mediante solicitao fundamentada do interessado e despacho da autoridade competente. 4 - O candidato aprovado ser empossado somente aps satisfazer todas as condies elencadas no edital do concurso respectivo. 5 - No ato da posse o servidor apresentar declarao de bens e valores que constituam seu patrimnio, na forma da lei, e declarar o exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica, bem como se percebe proventos de aposentadoria. 6 - Ser tornado sem efeito o ato de provimento se a posse no ocorrer nos prazos fixados no pargrafo 3 deste artigo e nos pargrafos do artigo 17. Art. 17 - A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial. 1 - S poder ser empossado aquele que for julgado apto fsica e mentalmente para o exerccio do cargo. 2 - Em se tratando de servidor licenciado por motivo de doena, acidente do trabalho ou gestao, o prazo para posse ser contado do trmino do impedimento. 3 - O no servidor impedido temporariamente de tomar posse por motivo

de sade, retornar junta mdica no prazo por esta estabelecido, at o limite de 60 (sessenta) dias contados da nomeao. 4 - No caso de gestante no servidora, a posse ocorrer no prazo mximo de 120 (cento e vinte) dias contados da nomeao. Art. 18 - Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo. 1 - de 24 (vinte e quatro) horas o prazo para o servidor entrar em exerccio, contados da data da posse ou do ato que lhe determinar o aproveitamento. 2 - Ser exonerado o servidor empossado que no entrar em exerccio no prazo previsto no pargrafo anterior. 3 - Cabe autoridade competente do rgo ou entidade para onde for designado o servidor, dar-lhe exerccio. Art. 19 - O incio, a suspenso, a interrupo e o reinicio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor.

Pargrafo nico - Ao entrar em exerccio, o servidor apresentar ao rgo competente elementos necessrios a serem includos em seu assentamento individual.
Art. 20 - O servidor removido, redistribudo ou posto disposio, que deva ter exerccio em outra localidade, ter at 10 (dez) dias de prazo para entrar em exerccio. Pargrafo nico - Na hiptese do servidor encontrar-se afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo ser contado a partir do trmino do afastamento. Art. 21 - Nenhum servidor poder ter exerccio em quadro diferente daquele em que seu cargo for lotado, ressalvadas as hipteses previstas em lei. Art. 22 - O servidor pblico municipal fica sujeito jornada de trabalho semanal de at 44 (quarenta e quatro) horas, salvo quando for estipulada durao diversa atravs de lei especfica. Pargrafo nico - O exerccio de cargo em comisso exigir de seu ocupante integral dedicao ao servio, podendo ser convocado sempre que houver interesse da administrao.

SEO IV
DO ESTGIO PROBATRIO

Art.23 - Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de 03 (trs) anos, durante o qual seu desempenho ser avaliado, por comisso instituda para essa finalidade, observados os seguintes fatores:

I. II.

Assiduidade e Pontualidade; Disciplina;

III. Capacidade de Iniciativa; IV. Produtividade; V. VII. VIII. X. XII. Responsabilidade; Aptido e tica Profissional; Dedicao e Interesse pelo Trabalho; Relaes Humanas no Trabalho; Lealdade Administrao. VI. Respeito e Compromisso para com a Instituio;

IX. Idoneidade Moral ou Boa Conduta; XI. Eficincia e Eficcia;

1 - O chefe imediato do servidor em estgio probatrio, 60 (sessenta) dias antes do trmino do perodo, informar comisso instituda para a avaliao um relatrio de cada servidor com relao ao preenchimento dos requisitos mencionados no artigo anterior. 2 - Depois de analisados pela comisso, os casos sujeitos a exonerao do servidor sero encaminhados ao departamento jurdico para emisso de parecer, por escrito, concluindo a favor ou contra a permanncia do mesmo. 3 - Se o parecer for contrrio permanncia do servidor, dar-se-lhe- conhecimento deste para efeito de apresentao de defesa escrita no prazo de 10 (dez) dias. 4 - O Departamento Jurdico encaminhar o parecer e a defesa autoridade municipal competente, que decidir sobre a exonerao ou a manuteno do servidor. 5- Se a autoridade considerar aconselhvel a exonerao do servidor, serlhe- encaminhado o respectivo ato; caso contrrio fica automaticamente ratificado o ato de sua nomeao. 6 - A apurao dos requisitos mencionados no artigo 28 dever processarse de modo que a exonerao, se houver, possa ser feita antes de findo o perodo do estgio probatrio. 7 - Constitui motivo de destituio de chefia a inobservncia das disposies relativas ao estgio probatrio.

Art. 24 - O servidor que prestar concurso para mudana de cargo estar sujeito a novo estgio probatrio e, se no for aprovado no mesmo, dever ser reconduzido a seu cargo anterior.
Pargrafo nico - Aos servidores que j se encontravam em exerccio aos 04 de junho de 1998, assegurado o direito de cumprirem o estgio probatrio no prazo de 02 (dois) anos, sem prejuzo da avaliao a que se refere o artigo anterior.

SEO V
DA ESTABILIDADE Art. 25 - So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para o cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. Pargrafo nico - Como condio para aquisio da estabilidade obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. Art. 26 - O servidor pblico estvel s poder exercer o cargo: I. II. Em virtude de sentena judicial transitada em julgado; Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

III. Mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar.

1 - Na hiptese de insuficincia de desempenho, a perda do cargo somente ocorrer mediante processo administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditrio e a ampla defesa.
2 - Com o objetivo de adequar a despesa com pessoal ativo e inativo do municpio aos limites estabelecidos em lei complementar, o servidor estvel poder perder o cargo, desde que, primeiramente, ocorra a reduo de pelo menos 20% (vinte por cento) das despesas com cargos em comisso e funo de confiana e a exonerao dos servidores no estveis. 3 - o servidor estvel que perder o cargo na forma do pargrafo anterior, far jus indenizao correspondente a um ms de remunerao por ano de servio prestado ao municpio. 4 - Para a efetivao do disposto do pargrafo 2 e 3, o municpio dever obedecer s normas gerais editadas em lei federal. 5 - O cargo, objeto da reduo prevista no pargrafo 2, ser considerado extinto, vedada a criao de cargo, emprego ou funo com atribuies iguais ou assemelhadas pelo prazo de 04 (quatro) anos. 6 - Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, dever ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, ou aproveitado em outro cargo com atribuies e vencimentos iguais ou assemelhados, ou posto em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio.

CAPTULO III
DA PROMOO Art. 27 Promoo a passagem do servidor ao nvel imediatamente superior quele em que se encontra posicionado, dentro da mesma carreira.

Art. 28 A cada 03 (trs) anos de exerccio, o servidor adquire o direito de compor a lista de promoo na carreira, ficando sua classificao sujeita ao implemento dos requisitos de eficincia e capacitao profissional que demonstrem a evoluo profissional do servidor, conforme os critrios estabelecidos em regulamento.

CAPTULO IV
DA READAPTAO Art. 29 Readaptao a investidura em cargo mais compatvel com a capacidade do servidor e depender sempre de percia mdica e vaga. Art. 30 A readaptao far-se-: I. Quando se verificarem modificaes no estado fsico ou psquico, ou nas condies de sade do servidor que diminuam a eficincia no exerccio do cargo; Quando se comprovar, em processo administrativo, que a capacidade intelectual do servidor no corresponde s exigncias do exerccio do cargo.

II.

1 - A readaptao far-se- a pedido ou de ofcio e ser efetivada em cargo de carreira de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida. 2 - Se julgado incapaz para o exerccio de qualquer outro cargo, o servidor dever ser aposentado com remunerao proporcional ao tempo de servio. Art. 31 A readaptao no implicar em aumento ou diminuio de vencimento e ser feita mediante ato da autoridade competente. Art. 32 nula a readaptao realizada com infrao do disposto neste captulo.

CAPTULO V
DA REVERSO

Art. 33 Reverso o ato pelo qual o aposentado por invalidez reingressa no servio pblico, aps verificao por junta mdica oficial de que no subsistem os motivos determinantes da aposentadoria.
1 - A reverso far-se- a pedido ou de ofcio. 2 - O aposentado no poder reverter atividade se contar com mais de

70 (setenta) anos de idade. 3 - Ser cassada a aposentadoria do servidor que, aps a reverso, no entrar em exerccio no prazo de 10 (dez) dias a contar da cincia do ato pelo mesmo, salvo motivo de fora maior, devidamente comprovada. Art. 34 Respeitada a habilitao profissional, a reverso ser feita, de preferncia, no cargo anteriormente ocupado pelo aposentado ou em outro de atribuies anlogas. Art. 35 O perodo em que o servidor revertido esteve aposentado, no ser levado em considerao para efeito de contagem do tempo para nova aposentadoria, disponibilidade, promoo, quinqunio ou frias-prmio. Art. 36 - O servidor revertido, a pedido, no poder ser novamente aposentado, com maior remunerao, antes de decorridos 5 (cinco) anos de reverso, salvo se sobrevier molstia que o incapacite para o servio pblico.

CAPTULO VI DA REINTEGRAO Art.37 A reintegrao, que decorrer de deciso administrativa ou de sentena judicial transitada em julgado, o ato pelo qual o servidor demitido reingressa no servio pblico, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens prprios do cargo.
1 - A reintegrao ser feita no cargo anteriormente ocupado e, se este houver sido transformado, o servidor ser reintegrado no cargo resultante da transformao. 2 - Se o cargo anteriormente ocupado se encontrar provido ou extinto, o servidor ser integrado em cargo de natureza, vencimento ou remunerao equivalente, respeitada a habilitao profissional. 3 - No sendo possvel a reintegrao pela forma prescrita nos pargrafos anteriores, ser o servidor posto em disponibilidade no cargo em que exercia, com remunerao proporcional ao tempo de servio.

CAPTULO VII DA DISPONIBILIDADE E DO APROVEITAMENTO


Art. 38 Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor ficar em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo de natureza, vencimento ou remunerao equivalentes, respeitada a habilitao profissional. Art. 39 Aproveitamento o reingresso no servio pblico do servidor

posto em disponibilidade.

1 O Departamento de Pessoal determinar o imediato aproveitamento do servidor em disponibilidade, em vaga que vier a ocorrer nos rgos ou entidades da Administrao Pblica Municipal.
2 - Havendo mais de um servidor em disponibilidade em um mesmo cargo, ter preferncia no aproveitamento o de maior tempo de servio pblico municipal e ou de maior tempo de disponibilidade. Art. 40 - Ser tornado sem efeito o aproveitamento e extinta a disponibilidade se o servidor no entrar em exerccio no prazo de 10 (dez) dias, salvo em caso de doena comprovada por junta mdica oficial. Pargrafo nico A hiptese prevista neste artigo configurar abandono de cargo, apurado mediante inqurito na forma desta lei.

TTULO IV
DA MOVIMENTAO DE PESSOAL

CAPTULO I
DISPOSIES GERAIS

Art. 41 - So formas de movimentao de pessoal:


I. II. Remoo; Redistribuio;

III. Disposio; IV. Transposio. Pargrafo nico Toda movimentao de pessoal dever ser autorizada e fundamentada pela autoridade competente atravs de Decreto ou Portaria.

CAPTULO II DA REMOO
Art. 42 Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede, podendo dar-se sob a forma de permuta. 1 - A remoo, a pedido, para outra localidade estar condicionada existncia de vaga e ao interesse da Administrao. 2 - A remoo, de ofcio, para outra localidade dar ao servidor e sua famlia direito a transferncia escolar independente de vaga, nas escolas do Sistema Municipal de

Ensino.

CAPTULO III
DA REDISTRIBUIO

Art. 43 Dar-se- a redistribuio para ajustamento de quadros de pessoal s necessidades dos servios, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade.
1 - Em virtude da redistribuio, o servidor ser lotado com respectivo cargo ou funo em quadro de pessoal de outro rgo ou entidade do mesmo poder, observado sempre o interesse da administrao. 2 - Nos casos de extino de rgo ou entidade, os servidores que no puderem ser redistribudos na forma deste artigo sero colocados em disponibilidade com remunerao ao tempo de servio, at seu aproveitamento na forma prevista no artigo 38 desta lei.

CAPTULO IV
DA DISPOSIO Art. 44 Disposio a cesso do servidor para ter exerccio, por prazo determinado, em outro rgo ou entidade, observada a convenincia do servio. Art. 45 A disposio poder ocorrer para: I. II. Outro rgo do Poder Executivo; Entidade da Administrao Indireta Municipal;

III. Outro poder do municpio; IV. rgo ou entidade da Unio, do Estado ou de outro Municpio. Pargrafo nico - As disposies podero ocorrer com ou sem nus para o Executivo Municipal, levando sempre em considerao o interesse pblico. Art. 46 Lei especial poder: I. II. Estabelecer, excepcionalmente, outras formas de disposio, com ou sem nus para o Municpio; ou vedar a disposio de alguns cargos especficos.

CAPTULO V
DA TRANSPOSIO Art. 47 - Transposio a passagem do servidor de um para outro cargo, condicionada existncia de vaga e aprovao em concurso pblico.

TTULO V
DO TEMPO DE SERVIO

CAPTULO I
DISPOSIES GERAIS

Art. 48 A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerando o ano como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Pargrafo nico Sero computados os dias de efetivo exerccio vista de documentao prpria que comprove a freqncia.
Art. 49 So considerados de efetivo exerccio os afastamentos do servidor, nos prazos estabelecidos em Lei por motivo de: I. II. Frias e frias-prmio; Casamento;

III. Falecimento do cnjuge ou companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos; IV. Convocao para o servio militar; V. Jri e outros servios obrigatrios por lei; VI. Participao em programas de treinamento regularmente institudos e em cursos de aperfeioamento, reciclagem, congressos, seminrios e outros eventos de interesse da atividade do servidor, desde que autorizados pela autoridade competente; VII. VIII. Desempenho de mandato eletivo Federal, Estadual, Distrital ou Municipal; Licena ao servidor acidentado em servio, acometido de doena profissional, ou em tratamento de sade; Misso ou estudo de interesse da administrao em outros pontos do territrio nacional ou no exterior, expressamente autorizados pela autoridade competente, que poder ser com ou sem nus para os cofres

IX. Licena gestante, adotante e em razo de paternidade; X.

pblicos municipais; XI. Tratamento de sade de parentes de at 2 (segundo) grau inclusive cnjuge ou companheiro (a), enteados, menor sobre guarda ou tutela, limitados a 30 (trinta) dias, sendo apenas os primeiros 15 (quinze) dias remunerados. Neste caso, s ser permitido o afastamento do servidor quando se tratar de doenas graves e devidamente comprovadas por laudos mdicos. Pargrafo nico Nas hipteses dos incisos IV e VII, o tempo de servio que o servidor se mantiver afastado, no ser considerado para promoo, quinqunio, frias e frias-prmio.

Art. 50 vedada a soma de tempo de servio simultaneamente prestado, seja exclusivamente na administrao pblica, ou nesta e na atividade privada.
Art. 51 Para nenhum efeito ser contado o tempo de servio gratuito. Art. 52 vedado estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio.

CAPTULO II
DA JORNADA DE TABALHO

Art. 53 A durao do trabalho normal do servidor pblico no poder exceder 8 (oito) horas dirias e 44 (quarenta e quatro) horas semanais.
Art. 54 A freqncia do servidor ser apurada: I. II. Pelo registro dirio de ponto; Segundo forma estabelecida em regulamento, quanto aos servidores no sujeitos ao ponto.

Art. 55 Ponto o registro do comparecimento do servidor ao trabalho e pelo qual se verifica, diariamente, sua entrada e sada.
Pargrafo nico Nos registros de ponto devero ser lanado todos os elementos necessrios apurao da freqncia.

Art. 56 Salvo por autorizao escrita do Secretrio competente e/ou do Sr. Prefeito Municipal, vedada a dispensa do servidor do registro dirio do ponto, abono de faltas ou reduo da jornada de trabalho, sendo nulo qualquer ato que infrinja esse preceito.
Pargrafo nico A infrao do disposto no artigo anterior determinar a responsabilidade da autoridade que tiver expedido a ordem ou que a tiver consentido, sem prejuzo

da ao disciplinar cabvel. Art. 57 O servidor perder a remunerao: I. II. do dia em que faltar ao servio sem justificativa e fundamento legal; do dia destinado ao repouso semanal, do feriado ou do dia em que no houver expediente, na hiptese de faltas sucessivas ou intercaladas na semana que os anteceder ou preceder

Pargrafo nico - Sero consideradas faltas ao servio os atrasos, ausncias e sadas antecipadas que, somadas, forem superiores a 30 (trinta) minutos por ms.

TTULO VI
DA VACNCIA

CAPTULO I
DISPOSIES GERAIS Art. 58 - A vacncia do cargo pblico decorrer de: I. II. Exonerao; Demisso;

III. Readaptao; IV. Transposio; V. VII. Aposentadoria; Falecimento. VI. Posse em outro cargo inacumulvel;

Art. 59 Verificada vaga em uma carreira, sero, na mesma data, consideradas abertas todas as que decorram do seu preenchimento. Pargrafo nico Verifica-se a vaga na data: I. II. do falecimento do ocupante do cargo; da divulgao do decreto ou portaria que aposentar, demitir, exonerar, readaptar e transpor o ocupante do cargo;

III. da divulgao da lei que criar o cargo, e conceder dotao para o seu preenchimento, ou da que determinar apenas esta ltima medida, se o cargo estiver criado; IV. da aceitao de outro cargo, pela posse do mesmo, quando desta decorra acumulao legalmente vedada.

CAPTULO II
DA EXONERAO Art. 60 A exonerao de cargo dar-se- quando; I. II. No forem satisfeitas as condies do estgio probatrio, comprovado mediante avaliao ou processo administrativo; Tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido;

III. A pedido do servidor; IV. Quando por deciso em processo administrativo; V. Por insuficincia de desempenho, nos termos de Lei Federal. Art. 61 A exonerao de cargo em comisso dar-se-: I. II. a juzo da autoridade competente; ou a pedido do prprio servidor.

CAPTULO III
DA DEMISSO Art. 62 A demisso ser aplicada como penalidade, observado o disposto nesta Lei.

CAPTULO IV DA SUBSTITUIO
Art. 63 A critrio da autoridade competente, no impedimento do ocupante do cargo em comisso, poder haver substituio. Art. 64 A substituio depender de ato da administrao, e ser remunerada quando atingir o perodo de 30 (trinta) dias. 1 - No caso de substituio remunerada, o substituto perceber, exclusivamente, a gratificao do cargo em que se der a substituio, salvo se optar pelo vencimento de seu cargo, acrescido de 50% (cinqenta por cento) gratificao do cargo em comisso. 2 - Em caso excepcional, atendida a convenincia da administrao, o titular de cargo de direo ou chefia poder ser designado para responder por outro cargo da mesma

natureza, at que se verifique a nomeao do titular, percebendo, apenas, o vencimento correspondente a um cargo, de acordo com sua opo.

CAPTULO V
DA APOSENTADORIA

SEO I
DISPOSIES GERAIS Art. 65 Aos servidores pblicos do municpio de Ouro Preto, exceto os contratados temporariamente e os comissionados de recrutamento amplo, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo, observados os critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. 1 - Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados: I. por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas em lei; compulsoriamente, aos 70 (setenta) anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio;

II.

III. voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de 10 (dez) anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 (cinco) anos no cargo em que se dar a aposentadoria, observadas a seguintes condies: a. 60 (sessenta) anos de idade e 35 (trinta e cinco) de contribuio , se homem, e 55 (cinqenta e cinco) anos de idade e 30 (trinta) de contribuio, se mulher; 65 (sessenta) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

b.

2 - Consideram-se doenas graves, contagiosas ou incurveis, a que se refere o inciso I deste artigo, tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao engresso no servio pblico, hansenase, cardiopatia grave, doena Parkinson, paralisia irreversvel e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados de mal de Paget (ostete deformante), Sndrome de Imunodeficincia Adquirida AIDS, e outras doenas que a Lei indicar com base na medicina especializada. 3 - Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para concesso da penso. 4 - As proventos de aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero calculados com base na remunerao do servidor no cargo em que se der a aposentadoria e na forma de lei, correspondero totalidade da remunerao.

5 - vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo. 6 - Os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em 5 (cinco) anos, em relao ao disposto no pargrafo 1, inciso III, alnea a deste artigo, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental. 7 - O benefcio da penso por morte, que ser igual ao valor dos proventos do servidor falecido ou ao valor da remunerao a que teria direito o servidor em atividade na data do seu falecimento, observado o previsto no pargrafo 3 deste artigo e o disposto em Lei Federal. 8 - Observado o disposto no artigo 37, inciso XI da Constituio Federal, os proventos de aposentadoria e as penses sero revistos na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados e aos pensionistas quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividades, inclusive quando decorrente da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso, na forma de lei. 9 - Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumulveis na forma prevista na Constituio Federal, vedada a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia prevista neste artigo. 10 - O tempo de contribuio do servidor efetivo Federal, Estadual ou Municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente para o efeito de disponibilidade. 11 - Aplica-se o limite fixado no artigo 37, inciso XI da Constituio Federal soma total dos proventos de inatividade, inclusive quando decorrentes da acumulao de cargos ou empregos pblicos, bem como de outras atividades sujeitas a contribuio para o regime geral de previdncia social, e ao montante resultante da adio de proventos de inatividade com remunerao de cargo acumulvel na forma da Constituio Federal, cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao e de cargo eletivo. 12 Ao ocupante de cargo em comisso declarado em Lei Federal de livre nomeao bem como ao ocupante de cargo temporrio aplica-se o regime geral de previdncia social Art. 66 assegurada a concesso de aposentadoria e penso, a qualquer tempo, aos servidores pblicos municipais e aos segurados do regime geral de previdncia social, bem como aos seus dependentes que, at 16 de dezembro de 1998, tenham cumprido os requisitos para obteno destes benefcios, com base nos critrios da legislao ento vigente. 1 - O servidor de que trata este artigo, que tenha completado as exigncias para a aposentadoria integral e que opte por permanecer em atividade, far jus iseno da contribuio previdenciria at completar as exigncias para a aposentadoria contidas no artigo 65, pargrafo 1, inciso III, alnea a. 2 - Os proventos de aposentadoria a ser concedida aos servidores pblicos referidos no caput, em termos integrais ou proporcionais ao tempo de servio j exercido at 16 de dezembro de 1998, bem como as penses de seus dependentes, sero calculados de acordo com a legislao em vigor poca em que foram atendidas as prescries nela estabelecidas para a concesso destes benefcios ou nas condies da legislao vigente. 3 - So mantidos todos os direitos e garantias assegurados nas

disposies constitucionais vigentes at 16 de dezembro de 1998, data de publicao da Emenda Constituio Federal n. 20, aos servidores inativos e pensionistas, assim com queles que j cumpriram, at aquela data, os requisitos para usufrurem tais direitos, observado o disposto no artigo 37, inciso XI da Constituio Federal. Art. 67 Observado o disposto no artigo 52, o tempo de servio considerado pela legislao vigente cumprido para efeito de aposentadoria, at que a lei discipline a matria, ser contado como tempo de contribuio. Art. 68 Observado o disposto no artigo 67 e ressalvado o direito de opo aposentadoria pelas normas por ele estabelecida, assegurado o direito aposentadoria voluntria com proventos calculados de acordo com o artigo 65, 3, quele que tenha ingressado na administrao direta, autrquica e fundacional do municpio, at 16 de dezembro de 1998, quando o servidor, cumulativamente: I. II. tiver 53 (cinqenta e trs) anos de idade, se homem, e 48 (quarenta e oito) anos de idade, se mulher; tiver 5 (cinco) anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; a. b. 35 (trinta e cinco) anos, se homem, e 30 (trinta) anos, se mulher; um perodo adicional de contribuio equivalente a 20% (vinte por cento) do tempo que, aos 16 de dezembro de 1998, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alnea anterior.

III. contar tempo de contribuio igual, no mnimo, soma de:

1 - O servidor de que trata este artigo, desde que atendido o disposto em seus incisos I e II, e observado o disposto no artigo 67, pode aposentar-se com proventos proporcionais ao tempo de contribuio quando atendidas as seguintes condies: I. contar tempo de contribuio igual, no mnimo, soma de: a. b. 30 (trinta) anos, se homem, e 25 (vinte e cinco) anos, se mulher; um perodo adicional de contribuio equivalente a 40% (quarenta por cento) do tempo que, aos 16 de dezembro de 1998, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alnea anterior.

II.

os proventos de aposentadoria proporcional sero equivalentes a 70% (setenta por cento) do valor mximo que o servidor poderia obter de acordo com o caput, acrescido de 5% (cinco por cento) por ano de contribuio que supere a soma a que se refere o inciso anterior, at o limite de 100% (cem por cento).

2 - O professor, servidor do municpio, includas suas autarquias e fundaes, que, at 16 de dezembro de 1998, tenha ingressado em cargo de magistrio e que opte por aposentar-se na forma do disposto no caput, ter o tempo de servio exercido at 16 de dezembro de 1998 contado com o acrscimo de 17% (dezessete por cento), se homem, e de 20% (vinte por cento), se mulher, desde que se aposente, exclusivamente, com tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio.

3 - O servidor de que trata este artigo, que, aps completar as exigncias para aposentadoria estabelecidas no caput, permanecer em atividade, far jus iseno da contribuio previdenciria at completar as exigncias para a aposentadoria contidas no artigo 65, 1, inciso III, alnea a, desta lei.

Art. 69 As aposentadorias e penses sero concedidas e mantidas pelos rgos e entidades aos quais se encontrem vinculados os servidores.
Art. 70 O recebimento indevido de benefcio havido por fraude, dolo ou m f, implicar devoluo ao errio do total auferido, devidamente atualizado, sem prejuzo da ao penal cabvel.

SEO II
DA RENUNCIA APOSENTADORIA

Art. 71 - Ao servidor aposentado voluntariamente fica assegurada a renncia aposentadoria, hiptese em que ser garantida, apenas, a contagem de tempo de servio que tenha dado origem ao benefcio.
Pargrafo nico - A renncia de que trata este artigo implica automtica em suspenso do pagamento dos proventos e no gera, em hiptese alguma, o retorno do servidor ao exerccio do cargo em que se deu a aposentadoria.

TTULO VII
DOS DIREITOS, DAS VANTAGENS E DAS CONCESSES

CAPTULO I
DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO Art. 72 Vencimento a retribuio pecuniria fixada em lei, a que tem direito o servidor pelo exerccio de cargo pblico. Art. 73 Remunerao a retribuio paga ao servidor pelo exerccio do cargo, correspondente ao padro do vencimento, acrescido das vantagens pecunirias permanentes ou temporrias estabelecidas em lei, exceto salrio famlia. 1 - Os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos so irredutveis ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV do artigo 37, e nos artigos 39, 4, 150, inciso II, 153, inciso III e 153, 2, inciso I, da Constituio Federal. 2 - vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. Art. 74 O vencimento dos servidores pblicos somente poder ser fixada ou alterada por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data sem distino de ndices.

Pargrafo nico A reviso geral anual de que trata este artigo, s poder ocorrer se o municpio estiver dentro dos limites de despesa com pessoal, conforme artigo 169 da Constituio Federal. Art. 75 A remunerao dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional do Municpio, e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder a soma dos valores percebidos como remunerao em espcie, a qualquer ttulo, no mbito dos respectivos poderes, pelo Prefeito Municipal e pelo Presidente da Cmara. Pargrafo nico Excluem-se do teto especificado neste artigo as vantagens de gratificao natalina e adicional de frias. Art. 76 Nenhum servidor poder perceber mensalmente, pelo exerccio do cargo ou funo, remunerao inferior ao salrio mnimo vigente no pas. Art. 77 Os vencimentos dos servidores ocupantes dos cargos de provimento efetivo e em comisso sero fixados na Lei de Planos de Cargos e Salrios. Art. 78 Incidir desconto sobre a remunerao ou provento do servidor quando: I. II. houver imposio legal ou mandado judicial; mediante autorizao, por escrito, do servidor, desde que comprometa at 30% (trinta por cento) de sua remunerao lquida.

Art. 79 As reposies e indenizaes ao errio sero descontadas do vencimento ou remunerao do servidor em parcelas mensais, no excedendo o desconto a 30% (trinta por cento) do valor lquido a receber.
Pargrafo nico Independente do parcelamento previsto neste artigo, o recebimento de quantias indevidas poder implicar na abertura de processo disciplinar para apurao das responsabilidades e aplicao das penalidades cabveis. Art. 80 O dbito de cunho ou origem trabalhista com errio de servidor que for demitido, exonerado, ou que tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ser deduzido de seu crdito financeiro com o Municpio, devendo o saldo devedor, se houver, ser quitado dentro de 60 (sessenta) dias, sob pena de sua inscrio em dvida ativa. Art. 81 - O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultantes de deciso judicial.

Art. 82 - S ser admitida procurao, para efeito de recebimento de quaisquer importncias dos cofres municipais, decorrentes do exerccio do cargo ou funo, quando outorgada por servidor ausente do municpio ou impossibilitado de locomover-se.

CAPTULO II
DAS VANTAGENS

SECO I
DISPOSIES GERAIS Art. 83 Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I. II. indenizaes; gratificaes;

III. adicionais; IV. salrio famlia; V. abono. 1 - As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. 2- As gratificaes, os adicionais e os abonos incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies estabelecidos em lei.

Art. 84 Os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores. SEO II
DAS INDENIZAES

Art. 85 Constituem indenizaes ao servidor: I. II. diria; transporte;

III. outras que a lei indicar.

Art. 86 Os valores das indenizaes e as condies para sua concesso sero estabelecidos em regulamento, observados os limites previstos nesta lei.

SUBSEO I DAS DIRIAS


Art. 87 O servidor que, a servio e por determinao da autoridade competente, se afastar da sede em carter eventual ou transitrio, para outro ponto do territrio nacional, far jus a passagens e dirias, para cobrir as despesas de hospedagem, alimentao e locomoo urbana, nos termos de regulamentao municipal. Art. 88 O servidor que receber diria e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-la integralmente, no prazo de 3 (trs) dias. Pargrafo nico - Na hiptese do servidor retornar sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituir a diria recebida em excesso, no prazo estabelecido neste artigo. Art. 89 Constitui infrao disciplinar grave, punvel na forma da lei, conceder ou receber diria indevidamente.

SUBSEO II DA INDENIZAO DE TRANSPORTE Art. 90 - Poder ser concedida indenizao ao servidor que realizar despesas com transporte para a execuo de servios fora da sede, em situaes inadiveis e excepcionais, conforme se dispuser em regulamento.

SEO III DO SALRIO FAMLIA

Art. 91 - O salrio famlia devido ao servidor ativo e inativo de baixa renda, por dependente econmico, nos termos de Lei Federal. 1 - Consideram-se dependentes econmicos, para efeito de concesso do salrio famlia: I. II. Por filhos menores de 14 (quatorze) anos; Por filho invlido ou mentalmente incapaz, sem renda prpria;

III. Pelo cnjuge ou companheira, quando invlido ou mentalmente incapaz, sem renda prpria. 2 - Compreende-se, neste artigo, o filho de qualquer condio, o enteado, o adotivo e o menor que, mediante autorizao judicial, estiver sob a guarda e o sustento do servidor. 3 - Por companheira do servidor, compreende-se aquela que com ele, exclusivamente, viver h mais de 5 (cinco) anos. Art. 92 - Quando pai e me forem servidores municipais ativos ou inativos, e viverem em comum, o salrio famlia ser pago ao responsvel pela famlia, nos termos da legislao civil em vigor. Pargrafo nico - Se no viverem em comum, ser concedido ao que tiver os dependentes em sua guarda; se ambos os tiverem, ser concedido a um e outro, de acordo com a distribuio dos dependentes. Art. 93 - O salrio famlia no est sujeito a quaisquer tributos, nem servir de base para qualquer contribuio, inclusive para a seguridade social. Art. 94 - At que Lei Federal discipline o acesso ao salrio famlia para os servidores e seus dependentes, esse benefcio ser concedido apenas queles que tenham renda bruta mensal igual ou inferior a R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), corrigidos pelos mesmos ndices aplicados aos benefcios do regime geral de previdncia social. Art. 95 O valor do salrio famlia ser igual a 5% (cinco por cento) do salrio mnimo vigente, devendo ser pago a partir da data em que for protocolado o requerimento. 1 - A prova da filiao, asseguradora do direito ao salrio famlia, ser feita mediante a certido de registro civil de nascimento, ou, para os casos especiais de adoo, pelas demais provas admitidas na legislao civil. 2 - Para efeito de manuteno do salrio famlia, o servidor ativo e inativo obrigado a firmar, perante o rgo competente, em dezembro de cada ano, declarao de vida e residncia dos beneficirios e ainda, se for o caso, de dependncia econmica. 3 - Alm da obrigao constante no pargrafo anterior, o servidor obrigado a comunicar ao rgo de pessoal, dentro de 15 (quinze) dias, qualquer alterao se verifique na situao dos dependentes, da qual decorra supresso ou reduo no salrio famlia. Art. 96 - Todo servidor que, por ao ou omisso, der causa a pagamento

indevido de salrio famlia, ficar obrigado sua restituio, sem prejuzo das demais cominaes legais. Art. 97 - vedado o pagamento de salrio famlia por dependente, se o mesmo j estiver sendo percebido atravs de outra entidade pblica Federal, Estadual ou Municipal.

SEO IV
DAS GRATIFICAES Art. 98 - Podero ser deferidas aos servidores as seguintes gratificaes: I. II. gratificao de funo; gratificao natalina;

III. outras que forem criadas por lei.

SUBSEO I
GRATIFICAES DE FUNO Art. 99 - A gratificao de funo a instituda em lei para atender aos encargos de chefias e outros que a lei determinar. Art. 100 - No perder a gratificao o servidor que deixar de comparecer ao servio em virtude de frias, luto, casamento, doena comprovada e outras licenas e servios obrigatrios por lei. Art.101 - Os percentuais de gratificao sero os estabelecidos por ato da autoridade competente. Art. 102 - A Lei de Plano de Cargos e Salrios estabelecer o valor da remunerao das funes gratificadas. 1 - A gratificao prevista neste artigo incorpora-se remunerao do servidor e integra o provento da aposentadoria, depois de transcorridos 5 (cinco) anos consecutivos ou 10 (dez) anos alternados de seu efetivo exerccio. 2- Na hiptese do servidor ter exercido mais de uma funo gratificada, ser incorporado ao seu vencimento ou remunerao, pela mdia. Art. 103 - Afastando-se da funo gratificada e no tendo direito incorporao, o servidor perder a respectiva gratificao.

SUBSEO II
DA GRATIFICAO NATALINA Art. 104 - A gratificao natalina ser paga, anualmente, a todo servidor municipal, independentemente da remunerao a que fizer jus. 1 - A gratificao de natal corresponder a 1/12 avos por ms de efetivo exerccio da remunerao devida em dezembro do ano correspondente. 2 - A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias de exerccio ser tomada como ms integral, para efeito do pargrafo anterior. 3 - A gratificao de natal ser estendida aos inativos e pensionistas, com base nos proventos que perceberem na data do pagamento daquela. 4 - A gratificao de natal poder ser paga em 2 (duas) parcelas, a primeira at o dia 20 de novembro e a segunda at o dia 20 (vinte) de dezembro de cada ano, a critrio do Executivo Municipal. 5 - O pagamento de cada parcela se far tomando por base a remunerao do ms em que ocorrer o pagamento. 6 - A segunda parcela ser calculada com base na remunerao em vigor no ms de dezembro, abatida a importncia da primeira parcela. Art. 105 - Caso o servidor deixe o Servio Pblico Municipal, a gratificao de natal ser-lhe- paga proporcionalmente ao nmero de meses de exerccio no ano, com base na remunerao do ms em que ocorrer a exonerao ou demisso.

SEO V
DOS ADICIONAIS SUBSEO I DISPOSIES GERAIS Art. 106 So deferidos ao servidor, na forma da lei, o seguintes adicionais: I. II. por tempo de servio; pela prestao de servios extraordinrios;

III. pela prestao de trabalho noturno; IV. de frias;

SUBSEO II DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO


Art. 107 Cada perodo de 5 (cinco) anos de efetivo exerccio no municpio de Ouro Preto, d ao servidor direito adicional de 10% (dez por cento) sobre o vencimento de seu

cargo, que ser incorporado sua remunerao quando da sua aposentadoria. 1 - O adicional devido a partir do primeiro dia imediato quele em que o servidor completar o tempo de servio exigido. 2 - O servidor que exercer, cumulativamente, mais de um cargo, ter direito ao adicional de que trata esse artigo, calculado sobre o vencimento de cada cargo.

SUBSEO III
DO ADICIONAL POR SERIVIO EXTRAORDINRIO Art. 108 - O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) em relao ao valor da hora normal de trabalho. 1 - Somente ser permitido servio extraordinrio, na forma da lei, para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de 2 (duas) horas dirias, podendo ser prorrogado por igual perodo diante de situaes inadiveis cuja inexecuo possa acarretar prejuzos irreparveis. 2 - O adicional por servio extraordinrio no integra a remunerao, nem serve de base de clculo para nenhum efeito, salvo nos casos em que a lei dispuser em contrrio. 3 - O servio extraordinrio previsto neste artigo ser precedido de justificativa da chefia imediata, e posterior autorizao da autoridade competente. 4 - O exerccio de cargo em comisso, exclui a gratificao por servios extraordinrios. Art. 109 O servidor que receber importncia relativa a servio extraordinrio no prestado, ser obrigado a restitu-la de uma s vez, ficando, ainda, sujeito a processo disciplinar. Pargrafo nico Na reincidncia do fato mencionado neste artigo, o servidor ser punido com a demisso, a bem do servio pblico.

SUBSEO IV
DO ADICIONAL NOTURNO Art. 110 O servio noturno prestado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter o valor/hora acrescido de mais 20% (vinte por cento), computando-se cada hora como de 52 (cinqenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Pargrafo nico Em se tratando de servio extraordinrio, o acrscimo de que trata este artigo incidir sobre o valor normal de trabalho, acrescido do respectivo percentual de extraordinrio.

SUBSEO V
DO ADICIONAL DE FRIAS Art. 111 Ser pago ao servidor, por ocasio das frias adicional correspondente a 1/3 (um tero) da remunerao mensal.

CAPTUILO III
DAS FRIAS Art. 112 O servidor ter direito ao gozo de 30 (trinta) dias consecutivos de frias por ano, a cada 12 (doze) meses de exerccio, sendo-lhe facultado converter 1/3 (um tero) das frias em abono pecunirio, desde que o requeira com, pelo menos, 60 (sessenta) dias de antecedncia, vedada qualquer outra hiptese de converso em dinheiro. 1 - Excepcionalmente, no caso de comprovada necessidade do servio, as frias podero ser acumuladas at o mximo de 2 (dois) perodos, ressalvado o disposto no artigo 114, e nas hipteses em que haja legislao especfica. 2 - As frias sero concedidas de acordo com a convenincia do servio, observada a escala em que for organizada, no se permitindo a liberao, em um s ms, de mais de um tero dos servidores de cada unidade administrativa. 3 - vedado levar conta de frias qualquer falta no justificada ao servio. 4 - Sero concedidos aps o perodo aquisitivo, frias de: I. II. 30 (trinta) dias corridos, quando o servidor no houver faltado sem justificativa ao servio mais de 5 (cinco) vezes. 24 (vinte e quatro ) dias corridos, quando o servidor houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas no justificadas;

III. 18 (dezoito) dias corridos, quando o servidor houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas no justificadas;12 (doze) dias corridos, quando houver tido mais de 24 (vinte e quatro) faltas no justificadas. 5 - Durante as frias, o servidor ter direito, alm do vencimento, a todas as vantagens que percebia no momento em que passou a usufru-las, exceto a gratificao por servio extraordinrio. 6 - Em casos excepcionais, a critrio da administrao, as frias podero ser gozadas em 2 (dois) perodos no mesmo exerccio, nenhum dos quais poder ser inferior a 10 (dez) dias. Art. 113 Perder o direito a frias o servidor, que, no perodo aquisitivo, houver gozado das licenas a que se referem os incisos IV, V, VII e VIII do artigo 133.

Art.114 O servidor que opere direta e permanentemente com raio x ou substncias radioativas gozar, obrigatoriamente, 20 ( vinte) dias consecutivos de frias por semestre de atividade profissional, proibida, em qualquer hiptese, a acumulao. Pargrafo nico O servidor referido neste artigo no far jus ao abono pecunirio de que trata o artigo 112. Art. 115 - O pagamento de 1/3 (um tero) da remunerao de que trata o artigo 111 desta lei, independe de solicitao e ser pago ao servidor , por ocasio das frias. Pargrafo nico No caso do servidor exercer funo de gratificao ou ocupar cargo em comisso, a respectiva vantagem ser considerada no clculo do adicional de que trata este artigo. Art. 116 O servidor, em regime de acumulao lcita, perceber o adicional calculado sobre a remunerao dos cargos, cujo perodo aquisitivo lhe garanta o gozo das frias. Pargrafo nico O adicional de frias ser devido em funo de cada cargo exercido pelo servidor. Art. 117 - As frias somente podero ser interrompidas por motivo de superior interesse pblico. Art. 118 O servidor removido quando em gozo de frias no ser obrigado a apresentar-se antes de termin-las. Art. 119 Em caso de morte, exonerao ou aposentadoria ou demisso sem justa causa, assegurado o pagamento da remunerao correspondente ao perodo de frias no gozadas.

CAPTULO IV
DAS FRIAS-PRMIO Art. 120 A cada perodo de 10 (dez) anos de efetivo exerccio no servio pblico municipal de Ouro Preto, o servidor far jus a 5 (cinco) meses de frias-prmio sem prejuzo de remunerao. 1 facultado ao servidor fracionar a licena de que trata este artigo em at 5 (cinco) parcelas, no inferiores a 30 (trinta) dias. 2 - O pedido de concesso de frias-prmio dever ser instrudo com a certido de contagem de tempo fornecida pelo Departamento de Pessoal e com o parecer favorvel da chefia imediata.

Art. 121 Para efeito do disposto no artigo anterior, considera-se tempo de efetivo exerccio no servio pblico municipal aquele que o servidor houver prestado, mediante vinculo de natureza permanente, administrao direta do Municpio de Ouro Preto, assim como s suas autarquias e fundaes pblicas, bem como ao Poder Legislativo Municipal, na qualidade de servidor, conforme especificado no artigo 2 desta lei. Pargrafo nico No caso das entidades autrquicas e fundacionais de que trata o artigo, o tempo de efetivo exerccio , exclusivamente, o prestado pessoa jurdica de direito pblico. Art. 122 Reconhecido o direito s frias-prmio, o servidor poder gozlas oportunamente ou convert-las em espcie quando de sua exonerao, aposentadoria, demisso sem justa causa e, da mesma forma podero ser convertidas em espcie, quando do seu falecimento. Pargrafo nico vedada a contagem de frias-prmio em dobro, para fins de aposentadoria. Art. 123 No sero concedidas frias-prmio ao servidor que, no perodo aquisitivo: I. II. faltar ao servio por um perodo igual ou superior a 5(cinco) dias sem justificativa; sofrer penalidade disciplinar que implique em suspenso;

III. afastar-se do cargo em virtude de condenao a pena privativa de liberdade, por sentena definitiva transitada em julgado; IV. afastar-se do cargo em virtude de licena para tratar de interesses particulares; V. afastar-se do cargo para acompanhar cnjuge ou companheiro; VI. afastar-se do cargo por motivo de doena de pessoa da famlia por perodo superior a 30 (trinta) dias consecutivos; VII. para tratamento de sade, por prazo superior a 180(cento e oitenta dias) consecutivos ou no.

Art. 124 - As licenas e os afastamentos no remunerados suspendem a contagem do perodo aquisitivo de frias-prmio. Pargrafo nico As faltas injustificadas ao servio retardaro a concesso das frias-prmio na proporo de 1 (um) ms para cada falta. Art. 125 O nmero de servidores em gozo simultneo de frias-prmio no poder ser superior a um tero da lotao da respectiva unidade administrativa do rgo ou entidade.

CAPTULO V
DOS AFASTAMENTOS

SEO I
DISPOSIES GERAIS Art. 126 O servidor ser afastado do cargo para: I. II. exerccio de cargo de provimento em comisso; servir a outro rgo ou entidade;

III. exerccio de mandato eletivo Federal, Estadual ou Municipal; IV. exerccio de atividade poltico-partidria; V. estudo ou misso oficial; VI. outro motivo de especial interesse pblico.

SEO II
DO AFASTAMENTO PARA EXERCCIO DE CARGO EM COMISSO Art. 127 O servidor investido em cargo de provimento em comisso da administrao direta, autrquica ou fundacional, fica automaticamente afastado do exerccio de seu cargo ou funo pblica, enquanto durar o comissionamento. Pargrafo nico Na hiptese deste artigo, o servidor poder optar pela remunerao de seu cargo ou funo pblica, acrescida de 50%(cinqenta por cento) do valor atribudo ao smbolo de vencimento do cargo de provimento em comisso.

SEO III
DO AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO RGO OU ENTIDADE

Art. 128 O servidor poder ser cedido para ter exerccio em outro rgo ou entidade da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e de outro Municpio, nas seguintes hipteses:
I. II. para exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana; para atendimento de convnios;

III. em outros casos previstos em lei. 1 - Na hiptese do inciso I deste artigo, o nus da remunerao ser do

rgo ou entidade cessionria e nos demais casos, conforme dispuser o convnio ou a lei. 2 - A cesso far-se- mediante autorizao do Prefeito.

3 - Se o afastamento de que trata este artigo ocorrer sem nus para o Municpio, o servidor dever contribuir para a Seguridade Social Municipal como se em exerccio estivesse, e perder o direito contagem de tempo para efeitos de quinqunio, frias-prmio e promoo.

SEO IV
DO AFASTAMENTO PARA O EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL Art. 129 - Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposies: I. II. tratando-se de mandato Federal ou Estadual, ficar afastado do cargo ou funo; investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo ou funo, sendolhe facultado optar pela sua remunerao; a. havendo compatibilidade de horrio, manter-se- em exerccio e perceber as vantagens do seu cargo ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo; no havendo compatibilidade de horrio, ser afastado do cargo ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao.

III. investido no mandato de vereador:

b.

1 - No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuir para seguridade social como se em exerccio estivesse, e nos casos em que for afastado do exerccio de seu cargo, perder a contagem de tempo para efeito de quinqunio, frias-prmio e promoo. 2 - O servidor investido em mandato eletivo ou sindical no poder ser removido ou redistribudo de ofcio para localidade diversa daquela onde exerce o mandato. 3 - O disposto no pargrafo anterior no se aplica aos ocupantes de cargos em comisso.

SEO V
DO AFASTAMENTO PARA ATIVIDADE POLTICO-PARTIDRIA Art. 130 O afastamento do servidor que se candidatar a cargo eletivo observar o disposto na legislao eleitoral.

1 Configurada a fraude de que trata o artigo, o servidor devolver aos cofres pblicos a remunerao que tenha recebido durante o afastamento, sem prejuzo de outras sanes cabveis. 2 - O perodo de afastamento de que trata este artigo ser descontado para efeito de quinqunio, frias-prmio e promoo.

SEO VI
DO AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSO OFICIAL

Art. 131 O servidor poder afastar-se do rgo ou entidade em que tenha exerccio ou ausentar-se do Municpio para estudo ou para misso oficial, mediante autorizao do Prefeito. 1 - O afastamento ou ausncia, com ou sem nus para o Municpio, dar-se- pelo prazo necessrio concluso dos estudos ou da misso oficial. 2 - No caso de afastamento para estudo ou aperfeioamento, somente decorrido igual perodo de exerccio, aps a reassuno, ser permitido novo afastamento. 3 - Se o afastamento de que trata este artigo ocorrer sem nus para o municpio, o servidor dever contribuir para a seguridade social municipal, como se em exerccio estivesse, e perder a contagem de tempo para efeito de quinqunio, frias-prmio e promoo. Art. 132 O servidor afastado para estudo ou aperfeioamento, com nus para os cofres do Municpio, ficar obrigado, quando do retorno, a permanecer vinculado ao servio pblico, em exerccio, por perodo igual ao dobro do afastamento. Pargrafo nico - No cumprida a obrigao prevista neste artigo, o servidor ressarcir ao Municpio as despesas havidas com o seu afastamento. CAPTULO VI DAS LICENAS SEO I DISPOSIES GERAIS
Art. 133 Conceder-se- licena ao servidor:

I. II.

para tratamento de sade; quando acidentado no exerccio de suas atribuies ou acometido de doena profissional;

III. por motivo de gestao, adoo, guarda judicial ou em razo de paternidade; IV. para servio militar; V. VII. VIII. para tratar de interesses particulares; para acompanhar cnjuge ou companheiro; para acompanhar doentes na famlia (parentes at 2 grau). VI. para desempenho de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical;

1 Ao ocupante de cargo de provimento em comisso no se conceder licena nos casos dos incisos IV, V, VI e VII, deste artigo. 2 - Ser de responsabilidade do rgo previdencirio municipal, o pagamento da remunerao a que fizer jus o servidor, durante o perodo da licena referida no inciso I deste artigo, a partir do 16 (dcimo sexto ) dia. Art. 134 O servidor no poder permanecer em licena da mesma espcie por prazo superior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo nos casos dos incisos IV e VI do artigo anterior. 1 - Finda a licena, o servidor reassumir, imediatamente, o exerccio do cargo, sob pena de se apurarem como faltas os dias de ausncia 2 - A licena poder ser prorrogada de ofcio ou a pedido. O pedido dever ser apresentado at 10(dez) dias antes de findo o prazo da licena; se indeferido, contar-se- como licena o perodo compreendido entre a data do trmino da licena e a do conhecimento oficial do despacho. Art. 135 vedado o exerccio de atividade remunerada, ou mesmo gratuita, quando esta seja em carter contnuo, durante o perodo das licenas previstas nos incisos I, II, III, VI e VIII do artigo 133, sob pena de cassao imediata da licena, com perda total da remunerao correspondente ao perodo j gozado e suspenso disciplinar, em ambos os casos. Art. 136 - As licenas da mesma espcie concedidas dentro de 60 (sessenta) dias contados do trmino da anterior, sero consideradas prorrogao. Art. 137 O servidor poder gozar licena onde lhe convier, ficando obrigado a comunicar, por escrito, o seu endereo unidade de pessoal do rgo ou entidade a que estiver vinculado.

SEO II
DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE

Art. 138 Ser concedida ao servidor licena para tratamento de

sade, a pedido ou de ofcio, com base em percia mdia, sem prejuzo da remunerao.
1 - Sempre que necessria, a inspeo mdica ser realizada na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontre internado.

2 - Tratando-se de licena de at 15(quinze)dias, a inspeo ser feita por mdico indicado pelo rgo de pessoal, e, se for por prazo superior, por junta mdica oficial.
3 - Inexistindo mdico do rgo ou entidade no local onde se encontra o servidor, ser aceito atestado passado por outro mdico, que dever ser homologado pelo mdico oficial. Art. 139 - A licena dependente de inspeo mdica ser concedida pelo prazo indicado no respectivo laudo. 1 Antes de findo esse prazo o servidor ser submetido a nova inspeo e o laudo mdio concluir pela sua volta ao servio, pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria. 2 - Na hiptese do pargrafo anterior, o tempo necessrio inspeo mdica ser considerado prorrogao da licena. 3 - O servidor que se recusar a submeter-se inspeo mdica ser punido com pena de suspenso de pagamento da remunerao, que cessar to logo se verifique a inspeo. Art. 140 Finda a licena, o servidor dever reassumir, imediatamente, o exerccio do cargo, se assim concluir o laudo de inspeo mdica. Art. 141 Decorrido o prazo estabelecido no artigo 134, o servidor ser submetido a inspeo mdica e aposentado, se for considerado definitivamente invlido para o servio pblico em geral. Art. 142 O servidor que apresente indcios de leses orgnicas ou funcionais, dever ser submetido a inspeo mdica. Art. 143 No curso da licena, poder o servidor requerer inspeo mdica, caso se julgue em condies de reassumir o exerccio ou com direito aposentadoria.

SEO III
DA LICENA POR ACIDENTE EM SERVIO OU POR DOENA PROFISSIONAL

Art. 144 Ser licenciado, com remunerao integral, o servidor acidentado em servio ou acometido de doena profissional nos termos da Lei Federal.
Pargrafo nico Resultando do evento, incapacidade total e permanente,

o servidor ser aposentado com a remunerao integral, e, no caso de incapacidade parcial, ser assegurado ao servidor a estabilidade no servio e a readaptao. Art. 145 - Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor e que se relacione mediata ou imediatamente com as atribuies do cargo exercido. Pargrafo nico Equipara-se ao acidente em servio o dano: I. II. decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo; sofrido no percurso da residncia para o trabalho e vice-versa, pelo mesmo motivo.

Art. 146 Entende-se por doena profissional a que decorrer das condies do servio ou de fatos nele ocorridos, devendo o laudo mdico estabelecer-lhe rigorosa caraterizao e nexo de causalidade. Art. 147 O servidor acidentado em servio ou acometido de doena profissional, que necessite de tratamento especializado, poder ser tratado em instituio privada, conta de recursos pblicos, a critrio do Executivo Municipal. Pargrafo nico O tratamento previsto no caput constitui medida de exceo e somente ser admissvel quando inexistirem meios e recursos adequados em Instituio Pblica. Art. 148 A prova do acidente ser feita em processo regular no prazo de 10 (dez) dias, prorrogvel quando as circunstncias exigirem. Art. 149 No caso de morte, resultante de acidente do trabalho, ser devida penso aos beneficirios, correspondente remunerao integral do servidor.

SEO IV
DA LICENA GESTANTE, ADOTANTE E DA LICENA-PATERNIDADE Art. 150 Ser concedida licena servidora gestante, por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuzo da remunerao. 1 - A licena dever ter incio no oitavo ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica. 2 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a contar do parto. 3 - No caso de natimorto, decorridos 30 (trinta) dias do evento, a servidora ser submetida a exame mdico e, se julgada apta, reassumir o exerccio. 4 - No caso de aborto, atestado por mdico oficial, a servidora ter direito a 30 (trinta) dias de licena remunerada.

Art. 151 Pelo nascimento ou adoo de filhos, o servidor ter direto licena-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos. Art. 152 Para amamentar o prprio filho at a idade de 6 (seis) meses, a servidora lactante ter direito, durante a jornada de trabalho, a intervalo de 30 minutos por turno. Pargrafo nico No tero direito ao afastamento para amamentao, as servidoras que cumpram jornada de trabalho igual ou inferior a 4 (quatro) horas dirias. Art. 153 servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criana at 1 (um) ano de idade, sero concedidos 60 (sessenta) dias de licena remunerada. Pargrafo nico No caso de adoo ou guarda judicial de criana com mais de 1 (um) ano e menos de 6 (seis) anos de idade, o prazo de que trata este artigo ser de 30 (trinta) dias.

SEO V
DA LICENA PARA O SERVIO MILITAR

Art. 154 Ao servidor convocado para o servio militar e outros encargos da segurana nacional, ser concedida licena com remunerao integral, exceto a funo gratificada, pelo prazo que se tornar necessrio, sem prejuzo de quaisquer direitos e vantagens.
1 - A licena ser concedida mediante comunicao, por escrito, do servidor chefia, acompanhada de documento oficial que comprove a incorporao. 2 - Dos vencimentos, descontar-se- a importncia que o servidor perceber na qualidade de incorporado, salvo se optar pelas vantagens do servio militar. 3 - Ao servidor desincorporado, ser concedido prazo de 7 (sete) dias para reassuno do cargo, sem perda da remunerao. 4 - Ao servidor oficial da Reserva das Foras Armadas, ser tambm concedida licena com remunerao integral, durante os estgios previstos pelos regulamentos militares, quando no perceber qualquer vantagem pecuniria pela convocao. 5 - Quando o estgio for remunerado, assegurar-se-lhe- o direito de opo.

6 - Se a licena de que trata este artigo ocorrer sem nus para o Municpio, o servidor dever contribuir para a Seguridade Social Municipal, como se em exerccio estivesse, e perder a contagem de tempo para efeito de promoo.

SEO VI
DA LICENA PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES Art. 155 Aps 3 (trs) anos de exerccio, o servidor poder, a critrio da administrao, obter licena sem remunerao, para tratar de interesses particulares, pelo prazo de 2 (dois) anos consecutivos. 1 Durante o perodo de licena de que trata este artigo, o servidor contribuir para o Instituto de Previdncia do Servidores do Municpio como se em exerccio estivesse, e perder a contagem de tempo para efeito de quinqunio, frias-prmio e promoo. 2 - Protocolado o requerimento, devidamente instrudo, o servidor dever aguardar em exerccio, a concesso da licena. 3 - A licena poder ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do servio. 4 - A concesso de nova licena somente ocorrer aps 2 (dois) anos do trmino da anterior. Art. 156 No se conceder licena ao servidor: I. II. que esteja sujeito a indenizao ou devoluo aos cofres pblicos; na condio de ocupante de cargo de provimento em comisso ou funo gratificada, salvo se requerer exonerao ou dispensa;

III. esteja respondendo a processo administrativo disciplinar; IV. que esteja cumprindo estgio probatrio.

SEO VII DA LICENA PARA DESEMPENHO DE MANDATO SINDICAL


Art. 157 - assegurado ao servidor o direito licena para o exerccio de mandato eletivo em diretoria de entidade sindical, sem prejuzo da remunerao de seu cargo, na forma de regulamento. 1 - Somente podero ser licenciados servidores eleitos para cargos de direo nas referidas entidades, at o mximo de 3 (trs) por entidade. 2 - A licena ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogada, no caso de reeleio. 3 - Durante o perodo da licena de que trata este artigo, o servidor perder a contagem de tempo para efeito de promoo.

SEO VIII
DA LICENA PARA ACOMPANHAR CNJUGE OU COMPANHEIRO Art. 158 Poder ser concedida licena ao servidor para acompanhar o cnjuge ou companheiro que, servidor pblico municipal, for mandado servir, independentemente de solicitao, em outro ponto do Municpio, do territrio nacional ou no exterior, ou quando for cumprir mandato eletivo. 1 A licena ser concedida sem remunerao, mediante pedido devidamente instrudo, e vigorar pelo prazo que durar a comisso, a nova funo ou mandato eletivo. 2 - No se conceder licena de que trata este artigo ao servidor ocupante de cargo em comisso. 3 - Durante o perodo de licena de que trata este artigo, o servidor contribuir para o Instituto de Previdncia do Servidores do Municpio como se em exerccio estivesse, e perder a contagem de tempo para efeito de quinqunio, frias-prmio e promoo.

SEO IX DA LICENA PARA ACOMPAMHAR DOENTES NA FAMLIA


Art. 159 O servidor poder obter licena por motivo de doena na pessoa do cnjuge ou companheiro, do qual no esteja separado, consangneo ou afim, at 1 grau civil, desde que prove indispensvel a sua assistncia pessoal e esta no possa ser prestada simultaneamente, com o exerccio do cargo. 1 - Provar-se- a doena mediante laudo mdico. 2 - A licena ser concedida sem prejuzo da remunerao do cargo at 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogada por igual perodo, mediante parecer de junta mdica e, excedendo estes prazos, sem remunerao, limitado ao prazo mximo de 24 (vinte e quatro) meses. 3 - A contagem para efeito de quinqunio, frias-prmio e promoo no ser considerada aps 30 (trinta) dias da referida licena. 4 - A licena de que trata o caput desde artigo s poder ser deferida se o funcionrio no dispuser de frias e frias-prmio para serem gozadas. 5 - Aps 30 (trinta) dias da referida licena, no havendo prorrogao e mesmo no percebendo remunerao, o servidor dever contribuir para a Previdncia Municipal e, se estiver ocupando cargo em comisso ou funo gratificada, ter que ser exonerado.

CAPTULO VII
DAS CONCESSES

SEO I DISPOSIES GERAIS


Art. 160 Sem prejuzo da remunerao, poder o servidor ausentar-se dos servios: I. II. por 1 (um) dia, a cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada; por 2 (dois) dias, a fim de se alistar como eleitor; a. b. casamento; falecimento do cnjuge, companheiro, filhos, pais, enteados, menor sob guarda ou tutela, irmos.

III. por 8 (oito) dias consecutivos em razo de:

IV. por 3 (trs) dias consecutivos em razo de falecimento de madrasta, padrasto, tios, avs e netos. Art. 161 Ao servidor estudante, regularmente matriculado em estabelecimento de ensino, ser concedido, sempre que possvel, horrio especial de trabalho que possibilite a freqncia regular s aulas, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. 1 - Para efeito do disposto neste artigo, ser exigida a compensao de horrio na repartio, respeitada a durao semanal do trabalho. 2 - Dever o interessado apresentar ao rgo de pessoal mensalmente atestado de freqncia fornecido pela escola. 3 - O limite de tolerncia ser no mximo de 01 (uma) hora por dia. Art. 162 Ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da administrao assegurado, na localidade da nova residncia ou na mais prxima, matrcula em instituio municipal de ensino, em qualquer poca, independentemente de vaga. 1 O disposto neste artigo estende-se ao cnjuge ou companheiro, aos filhos, aos enteados do servidor que vivam na sua companhia, e aos menores sob sua guarda, com autorizao judicial. 2 A administrao preferir, para remoo da localidade onde trabalha, o servidor que no seja estudante. Art. 163 - Ao cnjuge, ou ,na falta deste, aos filhos, ser concedida a importncia correspondente a 1 (um) ms de remunerao pelo falecimento do servidor da ativa, em disponibilidade ou aposentado, a ttulo de auxlio funeral. 1 - Em caso de acumulao, permitida em lei, o auxlio funeral ser em razo do cargo de maior remunerao do servidor falecido. 2 - O pagamento do auxlio funeral ocorrer no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar da apresentao do atestado de bito e dos comprovantes das despesas. 3 - O pagamento do referido auxlio ser autorizado pelo Prefeito. Art. 164 O vencimento ou remunerao do servidor, em atividade ou em

disponibilidade e o provento atribudo ao que estiver aposentado, no poder sofrer outros descontos que no sejam os previstos nesta lei ou em lei federal. Art. 165 O servidor licenciado para tratamento de sade far jus a 1 (um) ms de remunerao, a ttulo de auxlio doena, quando a licena ultrapassar 12 (doze) meses consecutivos. 1 - Em caso de acumulao, permitida em lei, o auxlio doena ser pago em razo do cargo de maior remunerao do servidor. 2 - Se se tratar de licena por motivo de molstia profissional ou acidente em servio, o auxlio devido aps o terceiro ms.

SEO II
DA ASSISTNCIA A SADE Art. 166 A assistncia sade do servidor ativo ou inativo e seus dependentes compreende assistncia mdica, hospitalar, odontolgica, psicolgica e farmacutica prestada pelo Sistema nico de Sade ou diretamente pelo rgo ou entidade a qual estiver vinculado o servidor ou, ainda, mediante convnio na forma estabelecida em ato prprio.

TTULO VIII
DO DIREITO DE PETIO E DOS RECURSOS

CAPTULO I
DO DIREITO DE PETIO Art. 167 - assegurado ao servidor o direito de requerer ou representar aos Poderes Pblicos, em defesa de direito ou interesse legtimo. Art. 168 - O requerimento ser examinado pelo rgo de pessoal, que prestar as informaes funcionais atinentes ao assunto, encaminhando-o em seguida autoridade competente para decidi-lo. Art. 169 Cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, no podendo ser renovado. Pargrafo nico O requerimento e o pedido de reconsiderao de que tratam os artigo anteriores devero ser despachados no prazo de 5 (cinco) dias e decididos dentro de 30 (trinta) dias.

Art. 170 Caber recurso: I. II. do indeferimento do pedido de reconsiderao; das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos.

Art. 171 O prazo para interposio do pedido de reconsiderao ou de recurso de 30 (trinta ) dias, a contar da cincia, pelo interessado, da deciso recorrida. Art. 172 O recurso poder ser recebido com efeito suspensivo, a juzo da autoridade competente. Pargrafo nico Em caso de provimento do pedido de reconsiderao ou do recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato impugnado. Art.173 O direito de requerer prescreve: I. em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso, de cassao de aposentadoria ou disponibilidade ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho; em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei;

II.

Pargrafo nico O prazo de prescrio ser contado da data da cincia, pelo interessado, do ato impugnado. Art. 174 O pedido de reconsiderao e recurso, quando cabveis, interrompem a prescrio. Pargrafo nico Interrompida a prescrio, o prazo recomear a correr pelo restante, no dia em que cessar a interrupo. Art. 175 A prescrio de ordem pblica, no podendo ser relevada pela administrao. Art. 176 Para o exerccio do direito de petio, assegurado: I. II. vista de processo ou documento na repartio; conhecimento de informaes relativas sua pessoa, constantes de registros ou bancos de dados de rgos ou entidades do Poder Pblico.

Art. 177 A administrao dever rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade. Art. 178 So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste captulo, salvo motivo de fora maior, a critrio da administrao.

TTIULO IX
DOS DEVERES, DAS PROIBIES E DAS RESPONSABILIDADES

CAPTULO I
DOS DEVERES Art. 179 So deveres do servidor: I. II. exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; ser leal s instituies que servir;

III. observar as normas legais e regulamentares; IV. cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V. atender com presteza: a. b. c. ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; s requisies dos rgos de correio e de fiscalizao e para defesa da Fazenda Pblica;

VI. levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tenha cincia em razo do cargo; VII. VIII. X. XII. XIII. XIV. XV. zelar pela economia do material e pela conservao do patrimnio pblico; guardar sigilo sobre assunto da repartio; ser assduo e pontual ao servio; representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder; sugerir providncias tendentes melhoria do servios; freqentar cursos de treinamento ou especializao, quando designados; ser eficiente e eficaz no exerccio de seu cargo.

IX. manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; XI. tratar com urbanidade as pessoas;

1 - Nas hipteses do inciso V deste artigo, se houver reclamao escrita contra o servidor, este ser ouvido pela chefia imediata, podendo, inclusive, sofrer sanes disciplinares previstas nesta lei. 2 - Idntica providncia poder ser tomada quando houver desrespeito aos demais incisos.

CAPTULO II
DAS PROIBIES Art. 180 Ao servidor proibido: I. II. ausentar-se, injustificadamente, do servio durante o expediente; retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio;

III. recusar f a documento pblico; IV. opor resistncia injustificada ao andamento de documento ou processo; V. promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; VI. cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuies que sejam de sua responsabilidade ou de seu subordinado; VII. VIII. coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge ou companheiro ou parente at o segundo grau civil;

IX. valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; X. atuar como procurador ou intermedirio junto a repartio pblica, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; praticar usura sob quaisquer de suas modalidades; utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncias e transitrias; participar de gerncia ou de administrao de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer comrcio e, nessa qualidade, transacionar o Municpio, exceto se a transao for precedida de licitao; exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho; proceder de forma desidiosa.

XI. receber vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XII. XIII. XIV. XV.

XVI.

XVII. praticar atos de sabotagem contra o servio pblico; XVIII.

Art. 181 A autoridade que tiver cincia ou notcia da ocorrncia de irregularidades no servio pblico obrigada a promover-lhe a apurao imediata, por meios sumrios, de inquritos ou processo administrativo.

CAPTULO III
DA ACUMULAO Art. 182 vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI do artigo 37 da Constituio Federal: I. II. de dois cargos de professor; de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico;

III. de dois cargos privativos de mdico; 1 - A proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedade de economia mista, suas subsidirias e sociedades controladas direta ou indiretamente pelo poder pblico. 2 - A acumulao de cargos, ainda que lcita, fica condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. Art. 183 O servidor vinculado ao regime desta lei, que acumular licitamente dois cargos, quando investido em cargo de provimento em comisso ficar afastado de ambos os cargos efetivos. Pargrafo nico - O servidor que se afastar dos dois cargos que ocupa poder optar pela remunerao destes mais 50% (cinqenta por cento) da gratificao do cargo em comisso ou, unicamente, pela gratificao integral do cargo em comisso. Art. 184 Verificada acumulao proibida e provada boa-f o servidor optar por um dos cargos e, se no o fizer dentro de 5 (cinco)dias, ser exonerado de qualquer deles, a critrio da administrao. 1 - Provada a m-f, o funcionrio ser demitido de todos os cargos e restituir o que tiver percebido indevidamente. 2 - Se a acumulao proibida envolver cargo, funo ou emprego em outra entidade, ser o servidor demitido do cargo municipal. Art. 185 - As autoridades e chefes de servios, seo, que tiverem conhecimento que qualquer de seus subordinados acumula, indevidamente, cargos, empregos ou funes pblicas, comunicaro o fato ao rgo de pessoal, para os fins indicados no artigo anterior, sob pena de responsabilidade.

Art. 186 O servidor no poder exercer mais de um cargo em comisso, nem ser remunerado pela participao em rgo de deliberao coletiva. Art. 187 vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 65 com remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma da Constituio Federal, os cargos eletivos e os cargos declarados em lei de livre nomeao e exonerao.

Pargrafo nico A vedao prevista no caput no se aplica ao servidores que, at 16 de dezembro de 1998, tenham ingressado novamente no servio pblico, sendo-lhes proibida a percepo de mais de uma aposentadoria pelo regime de previdncia a que se refere o artigo 65, aplicando-se-lhes, em qualquer hiptese, o limite de que trata o 10 do referido artigo 65.

CAPTULO IV
DAS RESPONSABILIDADES Art. 188 O servidor responde civil, penal e administrativamente, pelo exerccio irregular de suas atribuies. Art. 189 A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. 1 - A indenizao de prejuzo dolosamente causado ao errio somente ser liquidada na forma prevista no artigo 79, na falta de outros bens que assegurem a execuo do dbito pela via judicial. 2 - Tratando-se de danos causados a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva. 3 - A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada at o limite do valor da respectiva herana. Art. 190 A responsabilidade penal ser apurada nos termos da Legislao Federal e abrange os crimes e contravenes imputados ao servidor, nesta qualidade. Art. 191 A responsabilidade administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo, funo ou emprego pblico. Pargrafo nico A responsabilidade administrativa no exime o servidor da responsabilidade civil ou penal que couber, nem do pagamento da indenizao a que ficar obrigado. Art. 192 As sanes civis, penais e administrativas podero acumular-se, sendo independentes entre si, bem como as instncias civil, penal e administrativa.

CAPTULO V
DAS PENALIDADES Art. 193 So penalidades disciplinares: I. II. advertncia verbal ou escrita; suspenso;

III. demisso ; IV. cassao de aposentadoria ou disponibilidade;

V.

destituio de funo gratificada;

VI. exonerao de cargo em comisso. 1 - As penas previstas nos incisos I, II, IV e V sero obrigatoriamente registradas no assentamento individual do servidor. 2 - Na aplicao das penas disciplinares, sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao e os danos que dela provierem para o servio pblico. 3 - As anistias no implicam o cancelamento do registro de qualquer penalidade, que servir para apreciao da conduta do servidor, mas nele se averbar que, em virtude de anistia, a pena deixou de produzir os efeitos legais. Art. 194 - A pena de advertncia verbal ser aplicada em casos de natureza leve e sempre no intuito do aperfeioamento profissional do servidor. Art. 195 - A pena de advertncia por escrito ser aplicada nos casos de desobedincia ou falta de cumprimentos dos deveres. Art. 196 - A pena de suspenso, que no exceder a 30 (trinta) dias, ser aplicada nos casos de falta grave ou de reincidncia. 1 - O servidor suspenso perder a remunerao e as vantagens do cargo, enquanto durar a suspenso, exceto o salrio famlia. 2 - Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50% (cinqenta por cento) por dia de remunerao, obrigado, neste caso, o servidor a permanecer em servio. Art. 197 A pena de demisso ser aplicada nos casos de: I. II. crime contra a administrao pblica; abandono de cargo;

III. incontinncia de conduta no servio e embriagues habitual; IV. insubordinao grave em servio; V. ofensa fsica ou moral contra servidor ou particular, quando em servio, salvo em legtima defesa;

VI. ofensa moral ou fsica ao Prefeito, ao Vice-Prefeito, aos Vereadores ou a seus superiores hierrquicos, salvo em legtima defesa; VII. VIII. X. XII. XIII. XIV. desdia no desempenho das respectivas funes; improbidade administrativa; leso aos bens municipais e aos cofres pblicos; falta de assiduidade; corrupo; acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas;

IX. aplicao irregular do dinheiro pblico; XI. revelao de segredo confiado em razo do exerccio do cargo;

XV. XVI.

transgresses dos incisos IX ao XVIII do artigo 180; demais casos previstos em Lei Federal.

Art. 198 O ato de demisso mencionar sempre a causa da penalidade e a disposio legal em que se fundamenta. Art. 199 Ser cassada a disponibilidade e a aposentadoria, se ficar provado que o servidor em disponibilidade ou inativo: I. II. praticou falta grave no exerccio do cargo ou funo; aceitou ilegalmente cargo ou funo pblica;

III. foi condenado por crime cuja pena importaria em demisso se estivesse em atividade; IV. praticou usura em qualquer de suas formas. Art. 200 A destituio de funo gratificada ser aplicada nos casos de infrao, sujeita penalidade de suspenso. Art. 201 - A destituio de cargo em comisso ser aplicada nos casos de infrao sujeitas s penalidades de suspenso e de demisso. 1 - A demisso ou a destituio de cargo em comisso, nos casos dos incisos VIII, IX, X e XIII do artigo 197, implica a indisponibilidade dos bens do ressarcimento ao errio, sem prejuzo de ao penal cabvel. 2 - A demisso ou a destituio de cargo em comisso por infringncia do artigo 197, incisos X e XV, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico pelo prazo mnimo de 5 (cinco) anos. 3 - No poder retornar ao servio pblico municipal o servidor que for demitido ou destitudo do cargo em comisso por infringncia do artigo 197, incisos I, VIII, IX, X e XIII.

Art. 202 - Configura abandono de cargo, as faltas injustificadas por mais de 30 dias consecutivos. Art. 203 - Considera-se desidiosa a conduta reveladora de negligncia no desempenho das atribuies e as transgresses habituais dos deveres de assiduidade e pontualidade.
Art. 204 As penalidades sero aplicadas: I. pelo Prefeito, pelo Presidente da Cmara Municipal e pelo Dirigente Superior de Autarquia e Fundao Pblica, quando se tratar de demisso, cassao de aposentadoria e disponibilidade de servidor, destituio de funo gratificada e exonerao de cargo em comisso, vinculado ao

respectivo poder, rgo ou entidade; II. pelas autoridades administrativas de hierarquia imediatamente inferior quelas mencionadas no inciso I, quando se tratar de advertncia e suspenso.

Pargrafo nico - A comunicao da advertncia e suspenso aplicadas devero ser comunicadas Secretaria de Administrao para providncias cabveis. Art. 205 - A ao penal prescrever: I. II. em 5 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de funo gratificada; em 3 (trs) anos, quanto suspenso;

III. em 2 (dois) anos, quanto advertncia; 1 - O prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido. 2 - Os prazos de prescrio previstos na lei penal aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm como crime. 3 - A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente. 4 - Interrompido o curso da prescrio, o prazo comear a correr a partir do dia em que cessar o motivo que lhe tenha dado causa. 5 - Se o servidor, no perodo de prescrio, praticar nova infrao disciplinar, perde o direito prescrio da penalidade anterior e o novo perodo comear a correr a partir da data da penalidade atual.

TTULO X
DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

CAPTULO I
DISPOSIES GERAIS Art. 206 Qualquer cidado que tiver cincia de irregularidades no servio pblico poder denunci-la, da forma que julgar conveniente, autoridade competente e esta obrigada a tomar providncias, objetivando a apurao dos fatos e responsabilidades, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar (PAD), assegurando ampla defesa ao indiciado, com utilizao dos meios e recursos admitidos em direto, garantida, na forma da lei, a presena do defensor pblico. 1 - Toda denncia recebida ser autuada em processos autnomos, que contero, ano a ano, numerao cardinal, a partir de 001, seguida da indicao do ano. Cada processo ser registrado cronologicamente em livro prprio, que ter todas as pginas rubricadas

pelo Prefeito, com termos de abertura e encerramento. 2 O processo preceder aplicao das penas de destituio de funo gratificada, demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade. Art. 207 O Prefeito Municipal e o Presidente da Cmara so autoridades competentes para determinarem a instaurao de sindicncia e, ou, processo administrativo no mbito dos respectivos Poderes. Art. 208 Dever ser designada pela autoridade competente uma Comisso Processante, permanente ou especial, composta de 3 (trs) servidores, entre os quais um advogado. 1 - Ao designar a comisso, a autoridade indicar, entre seus membros, o respectivo presidente. 2 - No poder participar de Comisso Processante cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, seu amigo ntimo ou inimigo. 3 - O presidente da comisso, durante a tramitao do processo, em qualquer de suas fases, poder adotar providncias ou determinar as diligncias necessrias, objetivando o bom andamento do processo e a melhor elucidao dos fatos nele versados. 4 - Ao presidente e aos membros da Comisso assegurada ampla garantia no exerccio de suas atribuies que devero ocorrer com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio a elucidao do fato; incorrendo em falta grave, passvel de suspenso ou demisso, o servidor que, por qualquer meio, obstar-lhe dolosamente o andamento dos trabalhos ou incorrer em atitude de ofensa ou desrespeito em relao a qualquer um deles. 5 - Os membros da comisso, sempre que necessrio, dedicaro todo o tempo aos trabalhos da mesma, ficando, por isso, automaticamente dispensados do servio de sua repartio, sem prejuzo da remunerao, at a entrega do relatrio final. Art. 209 Como medida cautelar e a fim de que no venha influir na apurao da irregularidade, o servidor poder ser afastado do exerccio do cargo pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico O afastamento poder ser prorrogado por 30 (trinta) dias, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concluda a sindicncia ou processo.

CAPTULO II
DA SINDICNCIA Art. 210 Sindicncia Administrativa o meio sumrio de elucidao de irregularidades no servio, para subseqente instaurao de processo e punio ao infrator, e ser adotada nos seguinte casos: I. II. Suspeitas de infrao no comprovadas, em princpio, por qualquer prova definitiva que justifique a instaurao de inqurito administrativo. Denncias que no contenham elementos suficientes para instaurao, desde

logo, de inqurito administrativo. Art. 211 Tratando-se de sindicncia caber a comisso: I. II. Apurar sumariamente os fatos, para o que contar com imediato acesso a qualquer documento em poder do Municpio; Ouvir informal ou formalmente pessoas, devendo, neste ltimo caso, qualific-la e colher as respectivas assinaturas em termo prprio;

III. Solicitar informaes ou cpia de documentos que estejam em poder de terceiros; IV. Elaborar relatrio conclusivo dirigido ao Prefeito. 1 - Se o informante se recusar a assinar o termo a comisso atestar a ocorrncia. 2 - Se o terceiro se recusar a prestar informaes ou fornecer cpia de documento em seu poder, a comisso comunicar o fato Assessoria Jurdica, que cuidar de obtlo pelas vias legais pertinentes. Art. 212 Da sindicncia poder resultar: I. II. arquivamento dos autos; aplicao de penalidades de advertncia ou suspenso de at 30 (trinta) dias;

III. instaurao de processo disciplinar. Art. 213 Os autos da sindicncia integraro o processo disciplinar como pea informativa da instruo. 1 - O relatrio da sindicncia conter a descrio articulada dos fatos e proposta objetiva ante o que se apurou. 2 - Quando recomendar a instaurao de processo administrativo, o relatrio dever apontar os dispositivos legais infringidos e autoria apurada. 3 - A sindicncia no comporta o contraditrio e tem carter sigiloso, devendo ser ouvidos, no entanto, os envolvidos nos fatos. 4 - A sindicncia dever estar concluda no prazo de 30 (trinta) dias, que s poder ser prorrogado mediante justificativa fundamentada. 5 Na hiptese do relatrio da sindicncia concluir que a infrao est capitulada como ilcito penal, a autoridade competente encaminhar cpia dos autos ao Ministrio Pblico, independentemente da instaurao do processo disciplinar.

CAPTULO III
DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR

Art. 214 Processo Administrativo Disciplinar, doravante denominado PAD, meio de apurao e punio de faltas graves dos servidores pblicos e ser instaurado sempre que ocorra justa causa para apurao de responsabilidade administrativa, vista de provas e circunstncias que dispensem prvia adoo da sindicncia referida no artigo 210, ou com base em fatos dela decorrentes. Pargrafo nico Considera-se justa causa coexistncia de indcios de autoria e de ato, ou fato, capaz de tipificar, em tese, inflao administrativa na rbita da administrao pblica municipal, ainda que o mesmo ato ou fato suscite, tambm responsabilidade penal ou civil. Art. 215 - O processo disciplinar compreende as seguintes fases: I. II. instaurao; instruo, que compreende depoimento pessoal, defesa prvia, produo de provas e relatrio;

III. julgamento. Art. 216 O prazo para concluso do processo disciplinar ser de 60 (sessenta) dias, contados do seu incio, admitida a sua prorrogao por 30 (trinta) dias, quando as circunstncias o exigirem, e mediante justificativa fundamentada. Art. 217 Na instruo do processo disciplinar, a comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Pargrafo nico Observar-se- o Cdigo de Processo Civil, quando se fizer necessria a produo de prova pericial. Art. 218 assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo, pessoalmente ou por intermdio de um advogado, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contra-provas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial. 1 - O Presidente da Comisso poder denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. 2 - Ser indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovao do fato independer de conhecimento especial de perito. Art. 219 O presidente da Comisso mandar citar o indiciado para prestar depoimento pessoal, em dia e hora designados. Pargrafo nico - No caso de mais de um acusado, cada um deles ser ouvido separadamente, e, sempre que divergirem em suas declaraes sobre os fatos ou circunstncias, ser promovida acareao entre eles. Art. 220 - O advogado do acusado poder assistir o interrogatrio, sendolhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porm, reinquiri-las por intermdio do Presidente da Comisso. Art. 221 Quando houver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a

comisso propor que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe pelo menos um mdico psiquiatra. Pargrafo nico O incidente de sanidade mental ser processado em auto apartado e apenso ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial. Art. 222 - A citao ao acusado se far pessoalmente, ou por via postal com aviso de recebimento (AR).

No caso de recusa do indiciado em apor o ciente na cpia da citao, o prazo para defesa prvia, que ser de 10 (dez) dias, contar-se- da data declarada em termo prprio pelo membro da comisso que fez a citao, com a assinatura de duas testemunhas.
Art. 223 - O indiciado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso o lugar onde poder ser encontrado. Achando-se o indicado em lugar incerto e no sabido, ser citado por edital, publicado no rgo oficial do municpio ou em jornal de circulao regional, para apresentar defesa prvia.

Pargrafo nico - Na hiptese do artigo anterior, o prazo para defesa prvia ser de 10 (dez) dias a partir da publicao do edital.
Art. 224 O prazo para defesa prvia poder ser prorrogado por igual perodo, para diligncias reputadas indispensveis. Pargrafo nico Na defesa prvia poder o indiciado, sob pena de precluso: I. II. arrolar testemunhas at o nmero de 3 (trs); juntar documentos;

III. requerer percia; IV. requerer diligncias que entender necessrias.

Art. 225 Ser dado defensor dativo, de preferncia bacharel em direito, ao indiciado que no comparecer para o depoimento pessoal ou que, comparecendo, assim o requerer. Art. 226 Apresentado rol de testemunhas, estas sero chamadas a depor mediante carta de intimao com (AR) ou pessoalmente a critrio do presidente da comisso, cuja segunda via ser anexada aos autos.
1 - Se a testemunha for servidor pblico, a intimao ser comunicada sua chefia imediata, com a indicao do dia e hora marcados para o depoimento. 2 - A testemunha que, servidor pblico, no atender justificadamente intimao para depor, perder a remunerao do dia, sem prejuzo da penalidade a que se sujeitar, em virtude da influncia do disposto no inciso V, da alnea c do artigo 179, desta lei. 3 - A parte que desejar substituir as testemunhas arroladas poder faz-lo

at 24 (vinte e quatro) horas antes da audincia, cuidando de trazer as novas testemunhas ao ato, por sua conta e risco. 4 - As causas de impedimento e suspeio so as mesmas do Cdigo de Processo Civil, que tambm ser observado no procedimento da prova testemunhal. Art. 227 O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, vedado testemunha lev-lo por escrito. 1 - As testemunhas sero inquiridas separadamente, facultando-se ao seu defensor dativo reinquiri-la por intermdio do presidente da comisso. 2 - Na hiptese de depoimentos contraditrios, poder o presidente da comisso, de ofcio ou a requerimento do indiciado, proceder acareao entre os depoentes. Art. 228 Concluda a instruo, o indiciado ser intimado para, no prazo de 10 (dez) dias, oferecer razes finais de defesa. Art. 229 Aps as razes finais de defesa, a Comisso elaborar relatrio minucioso, em que resumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar a sua convico. 1 - O relatrio ser sempre conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor. 2 - Reconhecida a responsabilidade do servidor, a comisso indicar o dispositivo legal ou regulamentar transgredido, bem como as circunstncias agravantes ou atenuantes. 3 - Se a concluso do relatrio no se der por unanimidade, o voto vencido poder ser a ele anexado. 4 - A comisso dever, no relatrio, sugerir quaisquer providncias que lhe paream de interesse pblico. Art. 230 O processo disciplinar, com o relatrio da comisso, ser remetido autoridade competente, para julgamento. Pargrafo nico Quando apurado fato capaz de suscitar responsabilidade civil ou penal (ou ambos, conjuntamente), devero ser remetidos autos suplementares do processo s autoridades competentes, via Assessoria Jurdica, para as medidas cabveis Art. 231 O servidor que responder a processo disciplinar s poder ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, aps a concluso do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada. Art. 232 Sero assegurados transporte e diria: I. II. ao servidor convocado para prestar depoimento fora da sede de sua repartio, na condio de testemunha; aos membros da comisso, quando obrigados a se deslocar da sede dos trabalhos para realizao de misso essencial ao esclarecimento dos fatos.

Pargrafo nico Se a testemunha arrolada pela defesa no for servidor pblico, o nus decorrente de seu depoimento correr por conta do indiciado.

CAPTULO IV
DO JULGAMENTO Art. 233 No prazo de 15 (quinze) dias, contados do recebimento do processo, o Prefeito proferir a sua deciso. 1 - O julgamento fora do prazo legal no implica nulidade. 2 - O julgamento se basear no relatrio da comisso. Art. 234 Recebido o relatrio, a autoridade julgadora poder acat-lo ou, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrand-la ou isentar de responsabilidade o indiciado. Art. 235 Verificada a existncia de vcio insanvel, a autoridade julgadora declarar a nulidade total ou parcial do processo e determinar a constituio de outra comisso, para instaurao de novo processo.

CAPTULO V
DA REVISO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

Art. 236 O processo disciplinar poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido do interessado, desde que se aduzam fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada.
1 - Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do punido, a reviso do processo poder ser requerida pelo cnjuge ou qualquer parente em linha ascendente, descendente ou colateral, at terceiro grau. 2 - No caso de incapacidade mental do servidor, a reviso ser requerida pelo respectivo curador. Art. 237 No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Art. 238 A simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos, ainda no apreciados no processo originrio.

Art. 239 O requerimento do interessado, devidamente instrudo e fundamentado, dever ser dirigido autoridade competente. 1 - Caso o interessado deseje fundamentar o pedido com prova testemunhal ou de outra espcie, poder requerer procedimento justificatrio, que poder ser deferido ou no. 2 - Caber a uma comisso especial revisora, nomeada para este fim, na forma prevista no artigo 208, ouvir as testemunhas arroladas, bem como pronunciar-se sobre o pedido. Art. 240 A comisso revisora ter at 60 (sessenta) dias para a concluso dos trabalhos, prorrogveis por 30(trinta) dias, quando as circunstncias o exigirem.

Art. 241 Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas e os procedimentos prprios da comisso do processo disciplinar.
Art. 242 - Concludo o procedimento justificatrio e instrudo o pedido de reviso, ser a matria devolvida ao rgo competente da administrao, que determinar a sua remessa, juntamente com o respectivo processo administrativo, autoridade competente, para deciso. Art. 243 Julgado procedente o pedido de reviso, a autoridade competente adequar ou tornar sem efeito a penalidade aplicada ao servidor. Art. 244 O julgamento favorvel do processo implicar tambm o restabelecimento de todos os direitos perdidos em conseqncia da penalidade aplicada.

TTULO XI
DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

Art. 245 Consideram-se dependentes do servidor, alm do cnjuge e filhos, quaisquer pessoas que judicialmente vivam s expensas suas e constem de seu assentamento individual. Art. 246 Os instrumentos de procurao utilizados para recebimento de direitos ou vantagens de servidores municipais, tero validade de 1 (um) ano, devendo ser renovado findo este prazo. Art. 247 Para todos os efeitos previstos nesta lei e em Leis do Municpio, os exames de sanidade fsica e mental sero obrigatoriamente realizados por mdico da Prefeitura ou, na sua falta, por mdico credenciado pelo Municpio.

1 - Em casos especiais, atendendo natureza da enfermidade, a autoridade municipal poder designar junta mdica para proceder o exame, dela fazendo parte, obrigatoriamente, o mdico do Municpio ou o mdico credenciado pela autoridade municipal. 2 - Os atestados mdicos concedidos aos servidores municipais, quando em tratamento fora do municpio, tero sua validade condicionada ratificao posterior pelo mdico do municpio. Art. 248 Podero ser institudos, aos servidores, os seguintes incentivos funcionais, alm daqueles previstos nos respectivos planos de carreira: I. II. prmio pela apresentao de idias, inventos ou trabalhos que favoream a produtividade e a reduo de custos operacionais; concesso de medalhas, diplomas de honra ao mrito e condecorao.

Art. 249 Por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, o servidor no poder ser privado de quaisquer direitos, sofrer discriminao em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres. Art. 250 Os prazos previstos nesta lei sero contados em dias corridos, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia til seguinte, o prazo que se iniciar ou vencer em dia em que no haja expediente. Art. 251 O dia 28 de outubro ser consagrado ao servidor pblico municipal, sendo fixada a ltima sexta-feira daquele ms para sua comemorao, dia em que no funcionaro as reparties pblicas do Municpio, exceto os setores considerados imprescindveis.

Art. 252 Aos casos omissos sero aplicadas, subsidiariamente as normas do pessoal civil da Unio.
Art. 253 Fica o Poder Executivo autorizado a instituir Fundo Previdencirio Municipal ao qual sero carreados os recursos devidos para o funcionamento da Previdncia Municipal, inclusive a contribuio do servidor. 1 - Na gesto do Fundo de que trata o artigo anterior, ser assegurada a participao de representantes dos servidores. 2 - At a implantao do Sistema de Previdncia do Servidor Municipal e instituio do respectivo Fundo Previdencirio, as aposentadorias continuaro a ser asseguradas e custeadas integralmente pelo Errio Municipal, ressalvada a compensao financeira com a Previdncia Social Nacional, na forma de Lei Federal. 3 - Ficar o Poder Executivo diretamente responsvel pela regularidade permanente do funcionamento do Fundo Previdencirio Municipal. Art. 254 Para os fins desta Lei, considera-se sede o municpio onde a repartio estiver instalada e onde o servidor tiver exerccio em carter permanente. Art. 255 A presente lei aplicar-se- aos servidores da Cmara Municipal, cabendo ao presidente desta todas as atribuies aqui reservadas ao chefe do Executivo Municipal.

Art. 256 -- O Chefe do Executivo baixar, por decreto, os regulamentos necessrios execuo da presente lei. Art. 257 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 258 Revogam-se as disposies em contrrio e em especial a Lei Municipal n. 63A, de 06/04/57. Mando, portanto, a todas as autoridades e a quem a execuo e o conhecimento desta Lei pertencer, que a cumpram e faam cumprir, to inteiramente como nela se contm. Prefeitura Municipal de Ouro Preto,14 de maro de 2000.

Dr. Jos Leandro Filho Prefeito Municipal

Rogrio Pret Teixeira Secretrio Munic. de Governo

Eugnio Pacelli Cerceau Ibraim Secretrio Mun. de Administrao

Vous aimerez peut-être aussi