Vous êtes sur la page 1sur 11

MODERNIDADE E REFLEXIVIDADE: UMA LEITURA DA OBRA DE ANTHONY GIDDENS1

H. Paixo C. A. Sobrinho C. T. Pereira D. F. Berto E. C. Silva H. E. Castro K. C. R. L. Branzes M. R. Almeida P. D. P. Souza P. E. R. Castro P. R. C. Queirz; S. Arias2

RESUMO Este trabalho busca compreender o pensamento de Anthony Giddens. Atravs da anlise de dois de seus mais recentes livros As conseqncias da modernidade (1990) e A transformao da intimidade (1992) pretende-se discutir duas noes centrais na obra de Giddens: a noo de Modernidade e a noo de Reflexividade. Observou-se que, ao dar centralidade ao termo Reflexividade, Giddens constri uma nova maneira de entender as mudanas trazidas pela vida moderna. Ou seja, Giddens defende que a reflexividade moderna pode trazer formas mais democrticas de convivncia privada e pblica. Palavras-chave: Anthony Giddens; teoria social; modernidade; reflexividade.

Este trabalho coletivo busca repensar algumas questes colocadas pela obra de Anthony Giddens, autor que se destaca no debate contemporneo no campo das Cincias Sociais.

Este artigo resultado das discusses desenvolvidas nos seminrios realizados pelo Grupo PET de Cincias Scias da FFC, no 1 semestre de 1999. 2 (Departamento de Sociologia e Antropologia - Faculdade de Filosofia e Cincias - Cmpus de Marlia)
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

92

Giddens, alm de fazer uma leitura original dos clssicos, elabora uma nova teoria para compreender nosso perodo histrico. A partir da anlise de dois de seus mais recentes textos As conseqncias da modernidade (1990) e A transformao da intimidade (1992), percebe-se que o autor traz uma tese provocativa: vivemos uma poca em que os estilos e costumes, vindos com a modernidade - organizao social que emergiu na Europa a partir do sculo XVIII -, encontram-se totalmente radicalizados. Assim, as tradies perdem o lugar privilegiado que tiveram em pocas pr-modernas, em favor daquilo que o autor conceitualiza como reflexividade institucional. Institucional, por fazer parte da atividade social na atualidade, e reflexiva porque os termos introduzidos por determinado discurso acabam por transformar a realidade na qual o prprio discurso formado; isto traz ao sujeito a possibilidade de escolher e decidir quanto aos rumos de seu cotidiano, consumo, sexualidade, etc Como resultado desta discusso, nota-se que, embora Giddens fale que esta reflexividade traz complicaes para a auto-identidade do sujeito, na medida em que o eu torna-se um projeto, ou seja, uma interrogao contnua do passado, presente e futuro, percebemos que ele otimista com relao s mudanas ocorridas nas ltimas dcadas, por acreditar que tal reflexividade pressupe autonomia de ao. Assim, ao dar centralidade noo de reflexividade, o autor aponta para uma democratizao da vida privada e pblica.

2 MODERNIDADE "Meu tema um mundo que nos apanhou de surpresa".(GIDDENS, 1994, p. 37). O debate sobre a modernidade sempre esteve presente nas Cincias Sociais. De um modo geral, as diversas anlises sobre o tema concordam quanto ao carter fugidio e transitrio desse modo de vida que foi institucionalizado com a consolidao da sociedade capitalista a partir do sculo XVIII. Dentro desse debate, a obra de Giddens tem-se destacado por apresentar um olhar atento sobre "a natureza prpria da modernidade". Isso porque esse autor ressalta que o pensamento sociolgico clssico, por ter como objeto a prpria ao social moderna, no
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

93

conseguiu pensar o grau de dinamismo que alcanaria a modernidade. Precisamos, pois, ainda segundo Giddens, de uma nova teoria social que d conta da complexidade da sociedade contempornea:

Se formos compreender adequadamente a natureza da modernidade, quero argumentar, temos que romper com as perspectivas sociolgicas [...] Temos que dar conta do extremo dinamismo e do escopo globalizante das instituies modernas e explicar a natureza de suas descontinuidades em relao s culturas tradicionais. (GIDDENS, 1991, p.25).

No entanto, Giddens concorda com o carter fugidio e contingente da modernidade, j postulado pelas cincias sociais, definindo o termo modernidade como "estilo, costume de vida ou organizao social que emergiram na Europa a partir do sculo XVII [...] e tornaram mais ou menos mundiais em sua influncia". (GIDDENS, 1991, p.11). Contrapondo-se idia da emergncia de uma ordem social ps-moderna3, Giddens acredita que vivemos a radicalizao da modernidade. Isto , um tempo em que o modo de vida iniciado no sculo XVII chegou ao seu pice. Ainda segundo Giddens, vale notar que as conseqncias da modernidade nos colocam diante de um fenmeno de dois gumes. Ou seja, vivemos numa poca caracterizada por incertezas manufaturadas, de um lado e, reflexividade, de outro. Como demonstrar-se- mais adiante, Giddens entende as incertezas manufaturadas como as vrias situaes de riscos s quais est submetida a sociedade contempornea; por exemplo, o risco de uma guerra nuclear ou de um desastre ecolgico. Estes riscos so produtos da crescente ao humana sobre a natureza e sobre os modos sociais. Juntamente com as incertezas manufaturadas, Giddens observa que a reflexividade tambm caracteriza a radicalizao da modernidade. Em outras palavras, a reflexividade moderna deve ser lida como uma maior autonomia dos sujeitos, reflexidade essa propiciada e, ao mesmo tempo, exigida pela sociedade atual:

No nosso objetivo neste artigo a conceitualizao ou discusso acerca da existncia ou no da psmodernidade. Vale ressaltar apenas o que Giddens diz sobre o termo: "Para mim, a idia do ps-moderno implica transcendncia e no apenas a idia de que a modernidade recobrou o juzo ou est sendo forada a encarar suas limitaes (GIDDENS, 1996, p. 22).
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

94

Com o advento da modernidade, a reflexividade assume um carter diferente. Ela introduzida na prpria base de reproduo do sistema [...] A reflexividade da vida social moderna consiste no fato de que as prticas sociais so constantemente examinadas e reformadas luz de informao renovada sobre estas prprias prticas, alterando assim constitutivamente seu carter. (GIDDENS, 1991, p. 45)

Em suma, ao mesmo tempo em que a "quebra" das tradies pelo debate reflexivo gerado pela radicalizao da modernidade promove uma maior autonomia do sujeito, a f cega no homem e na cincia, herdada do iluminismo (racionalidade), trouxe riscos e incertezas ao colocar em cheque a humanidade. Nesses termos, Giddens enfatiza que a vida moderna caracterizada por vrias descontinuidades. o que se ver a seguir.

2.1 AS DESCONTINUIDADES MODERNAS Em sua anlise sobre a modernidade, Giddens prope analisar o carter descontinusta desse modo de vida. Para esse autor, as descontinuidades inerentes vida moderna podem ser observadas na questo do tempo e do espao, e na acelerao do ritmo de mudana intrnseco das instituies modernas. Giddens observa que nas culturas pr-modernas, as maneiras de calcular o tempo e de coordenar o espao constituam a base da vida cotidiana:

O clculo do tempo que constitua a base da vida cotidiana, certamente para a maioria da populao, sempre vinculou tempo e lugar [...] Ningum poderia dizer a hora do dia sem referncia a outros marcadores scioespaciais: quando era quase, universalmente, ou conectado a onde ou identificado por ocorrncias naturais regulares. (GIDDENS, 1991, p. 25).

Foi com a inveno do relgio mecnico no sculo XVIII, afirma Giddens, que houve a separao do tempo e do espao. O relgio orientava a jornada de trabalho, uniformizando assim a organizao social do tempo. A partir disso, Giddens ressalta que a separao entre tempo e espao auxiliou na prpria construo histrica da modernidade, na medida em que trouxe mecanismos para a organizao racionalizada.
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

95

O autor ainda enfatiza que da inveno do relgio mecnico para c, a questo do tempo-espao tornou-se fundamental para o entendimento da vida social moderna; destaca que possvel notar o dinmico ritmo de mudana da modernidade em todas as esferas da sociedade, e sobretudo, a partir das novas tecnologias, ou seja, com a globalizao e as novas formas de comunicao, as transformaes sociais penetram em todo o globo virtualmente. Vale ressaltar que Giddens define globalizao como "ao distncia". Assim, este termo torna-se mais que a emergncia de um mercado mundial ou de um sistema econmico mundial. O processo de globalizao representa, para Giddens, mudanas efetivas na vida social e poltica. Assim, a sociedade globalizada, cosmopolita, vista como a sociedade do dilogo:

Nossas atividades cotidianas so cada vez mais influenciadas por eventos ocorrendo do outro lado do mundo; e, inversamente, hbitos locais de estilo de vida tornam-se globalmente conseqentes . Assim, minha deciso de comprar uma determinada pea de vesturio tem implicaes no s para a diviso internacional do trabalho mas para os ecossistemas terrestres. (GIDDENS, 1994, p. 39).

Alm disso, interessante pontuar que para Giddens temos como resultado direto da globalizao a emergncia de uma ordem social ps-tradicional. Isto , um tempo em que a tradio, enquanto exemplo de conduta, perde espao, e os sujeitos passam a escolher sobre seus destinos, sem a obrigao de seguir os valores e modos tradicionais. Nas palavras de Giddens: Uma ordem ps -tradiconal no uma ordem na qual a tradio tenha desaparecido longe disso. uma ordem em que a tradio muda de status. As tradies devem explicar-se, tornar-se abertas interrogao ou ao discurso. (GIDDENS, 1994, p.39). Posto isto, as descontinuidades modernas tambm nos colocam diante das duas mais importantes conseqncias desse estilo de vida que teve incio no sculo XVII: os Riscos Manufaturados e a Reflexividade Institucional. Discutir-se- com maior preciso esses termos.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

96

3 INCERTEZAS E RISCOS NOS TEMPOS MODERNOS Para Giddens, o mundo em que vivemos hoje coberto de riscos e incertezas. Esse autor nos lembra que, desde o Iluminismo, acreditou-se que quanto mais o homem conhecesse e interviesse sobre a natureza e a sociedade, mais controle sobre esses campos ele teria. Dentro desta perspectiva, ele enfatiza que essa tese no se confirmou. Sobretudo no atual momento, perdeu-se o controle da prpria ao humana:

O mundo em que vivemos hoje no est sujeito ao firme controle humano - o estofo das ambies da Esquerda e, poder-se-ia dizer, os pesadelos da Direita. Quase pelo contrrio, ele um mundo de deslocamentos e incertezas, um "mundo fugitivo". E, o que perturbador, aquilo que se supunha criar cada vez maior certeza - o progresso do conhecimento e da interveno humanos - se encontra na realidade profundamente envolvido com esta imprevisibilidade. (GIDDENS, 1994, p. 37).

Primeiramente, vejamos como Giddens define Risco Manufaturado:

O risco manufaturado resultado da interveno humana na natureza e nas condies da vida social. As incertezas (e as oportunidades) que ele cria so amplamente novas. Elas no podem ser tratadas como remdios antigos; mas tampouco respondem receita do Iluminismo: mais conhecimento, mais controle. (GIDDENS, 1994, p. 38).

Nesta perspectiva, pode-se definir as Incertezas Manufaturadas como essas incertezas criadas pelos Riscos, ou pela prpria interveno do homem no meio em que vive, o que quer dizer que so oportunidades criadas pelo homem. Isto , podem apontar tanto para solues quanto para problemas, como ocorre, por exemplo, com nossa atual medicina. por isso que, quando vai falar das incertezas, Giddens recorre quela mxima: a vida sempre foi um negcio arriscado. (GIDDENS, 1994, p.38) Giddens ressalta que o progresso das Incertezas resultado do desenvolvimento das prprias instituies modernas, e que esse processo foi acelerado nos ltimos 50 anos; quando este desenvolvimento chega ao que considera ser uma Sociedade Ps-Tradicional, isto , quando a tradio deixa de ter seu valor inquestionvel para tornar-se uma interrogao, a
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

97

incerteza manufaturada invade todas as esferas da vida. Considere-se, por exemplo a possibilidade de guerras nucleares, de colapso do cmbio econmico global, de desastres ecolgicos etc. Qualquer ponto desses representa perigo para todos. Giddens ainda ressalta que, dentro das diversas esferas das instituies modernas, os riscos no surgem apenas como casualidades. Mais que simplesmente imperfeio da ao humana, os riscos so vistos como:

[...] arenas de ao fechadas, institucionalizadas. Os riscos so na verdade criados por formas normativas sancionadas de atividades como no caso dos jogos de azar ou esportes. Os mercados de investimentos representam facilmente o exemplo mais proeminente da vida social moderna. Todas as firmas de negcios [...] e todos os investidores, operam num ambiente onde cada um tem de prever os lances do outros no sentido de maximizar os lucros. As incertezas envolvidas nas decises de investimentos derivam em parte das dificuldades de antecipar eventos extrnsecos, tais como inovaes tecnolgicas, mas fazem tambm parte da natureza dos prprios mercados. (GIDDENS, 1994, p. 130).

Esta citao nos mostra, de maneira clara como e porque Giddens preocupa-se com o que chama de Incertezas e Riscos Manufaturados. Por fim, faz-se necessrio entender o ponto mais importante colocado pelas incertezas na era moderna, isto , o que Giddens considera Reflexividade Institucional. 4 REFLEXIVIDADE SOCIAL MODERNA Para Giddens, estamos vivenciando processos sociais que produzem a acelerao da progresso do risco manufaturado. Estes processos so a globalizao, a emergncia de uma ordem social ps-tradicional e, finalmente, a expanso da reflexividade social. Sobre a emergncia de uma sociedade global ps-tradicional, j discutimos nos tpicos anteriores. Resta entender melhor o que vem a ser essa Reflexividade moderna, colocada no centro da teoria de Giddens. O que essa reflexividade moderna? Por que em alguns trechos Giddens utiliza o termo reflexividade institucional e em outros reflexividade social? Por que a reflexividade tambm gera riscos?

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

98

Giddens observa que nas culturas que precederam a era moderna, a tradio era valorizada porque perpetuava a experincia de geraes. A reflexividade existia subordinada s tradies. Com a transio para os tempos modernos, a reflexividade ganha um carter diferente, ela introduzida na prpria base da reproduo do sistema, de forma que o pensamento e a ao esto constantemente refratados entre si. (GIDDENS, 1990, p. 45). Neste sentido, a reflexividade institucional justamente por ser uma forma de pensar intrnseco ao perodo histrico moderno, s instituies modernas. E social por ser mais que uma forma de pensar, por ser um modo de vida. Assim, para se reproduzir, o sistema d autonomia aos sujeitos, pede que estes faam escolhas. Mas quando o sistema interpela o sujeito, acaba por possibilitar transformaes significativas na vida pessoal e at mesmo na vida pblica de cada sujeito: A reflexividade da vida social moderna consiste no fato de que as prticas sociais so constantemente examinadas e reformuladas luz de informao renovada sobre essas prprias prticas, alterando assim seu carter. (GIDDENS, 1991, p.45). Ainda segundo Giddens, essa reflexividade particular da modernidade mostra o contraste ainda existente entre o tradicional e o moderno. Ou seja, a modernidade reflexiva ainda um processo em andamento, no qual o sujeito se v livre das tradies para escolher sobre seu destino, ao mesmo tempo em que convive com as velhas tradies. Neste sentido, a tradio vista como um empecilho para o desenvolvimento do sujeito na medida em que impe alguns valores e tipos de conduta, barrando assim o desenvolvimento da reflexividade. Os vcios e desvios so vistos como reminiscncias de "modos sociais antigos", no reflexivos, que ainda resistem no presente. Ou seja, so produtos de uma "dinmica social" na qual a reflexividade no est desenvolvida:

Onde o nvel de reflexividade social permanece razoavelmente baixo, a legitimidade poltica continua a depender, em certa parte substancial, do simbolismo tradicional e de maneiras preexistentes de se fazer as coisas. Todo tipo de clientelismo e corrupo pode no somente sobreviver, mas no interior da liderana poltica, tornar-se um procedimento aceitvel. (GIDDENS, 1994, p. 51)

no livro A Transformao da Intimidade que Giddens desenvolve de uma maneira mais profunda, a idia dos desvios e vcios como patologias no mundo reflexivo,
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

99

atravs do que chama de Co-Dependncia. O vcio (qualquer tipo de compulso: por sexo, por lcool, por um determinado tipo de relacionamento doentio, etc) visto como um obstculo para o desenvolvimento da reflexividade. Isso porque, o que uma pessoa deseja descreve o que ela . A escolha reflete a natureza do eu. Portanto, se o desejo compulsivo, percebe-se que a pessoa tem problemas com sua auto-identidade, ou seja, os sujeitos co-dependentes somente encontram suas identidades atravs das aes, opinies ou necessidades dos outros. Partindo da, o autor defende que a reflexividade reconhece os limites pessoais e preserva a individualidade. Para entender melhor como essa reflexividade funciona, consideremos a questo pais e filhos. Giddens observa que na sociedade ps-tradicional, as relaes de parentesco que at ento eram baseadas na autoridade total dos pais ou dos mais velhos, so substitudas pela confiana e dilogo, fundamentadas na reflexividade. Com a expanso da reflexividade, passamos por uma fase que aponta para um novo tipo de relacionamento entre pais e filhos: declarar independncia emocional dos pais um meio de ao mesmo tempo comear a modificar a narrativa do eu e fazer uma defesa dos prprios direitos. (GIDDENS, 1993, p.122). Neste ponto, chega-se idia mais polmica de Giddens: reconhecendo os limites da individualidade, e possibilitando aos sujeitos prticas pautadas no dilogo e no respeito, a reflexividade colocada como a soluo para uma vida melhor. Ou seja, nosso autor acredita que numa sociedade altamente reflexiva, pode -se chegar a uma verdadeira democracia da vida privada, o que abrir caminho para uma democratizao da vida pblica. Em A Transformao da Intimidade, Giddens faz uma anlise sobre a evoluo da intimidade nas sociedades modernas para desenvolver essa idia . O autor defende que, num ambiente reflexivo, quando muitos elementos se tornam plsticos (abertos interveno humana, mas no sujeitos totalmente ao controle humano), as identidades so preservadas e as pessoas tornam-se mais solidrias e abertas para um relacionamento puro, baseado na confiana e no respeito. Consequentemente, se na vida privada essas pessoas aprenderem a conviver e respeitar, levaro essas atitudes para o espao pblico. Como foi colocado acima, Giddens tambm afirma que a reflexividade traz riscos manufaturados. Essa afirmao diz respeito s incertezas advindas da auto-identidade na medida em que o Eu torna -se um projeto a ser pensado e decidido individualmente.

Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

100

Mas, apesar disso, nota-se que Giddens otimista com relao ao poder de mudana da reflexividade. No texto Admirvel Mundo Novo, Giddens elabora seis itens para uma poltica radical reconstituda, baseada em seu conceito de reflexividade. Embora no seja nosso objeto aqui discutir sua teoria sobre a Terceira Via, nota-se que na noo de reflexividade que se encontra a essncia da polmica sobre um caminho alternativo para nossa sociedade. 5 CONSIDERAES FINAIS Como enfatizado acima, nos textos sobre modernidade e reflexividade encontram-se idias que precedem os itens propostos por Giddens para a reconstruo de uma poltica radical. Esta nova forma poltica, pautada no conceito de reflexividade, tem carter cauteloso e reformista. Giddens defende que vivemos numa sociedade ps -tradicional. Um tempo em que os valores do Iluminismo so colocados em cheque na medida em que o homem percebe que progresso e conhecimento no trazem controle, mas sim incertezas sobretudo a conhecida como reflexividade social. Nas palavras de Anderson, a sociedade ps-tradicional de Giddens est intimamente ligada idia de reflexividade:

[...] todo o empenho de sua explicao ulterior de uma ordem ps-tradicional para enfatizar o crescimento de uma reflexividade social em geral em outras palavras, o crescente nmero de situaes nas quais as pessoas agora fazem escolhas conscientes, entre alternativas, na base de novas formas de conhecimento que lhes so disponveis, enquanto outrora elas simplesmente aderiam ao precedente ou costume. (ANDERSON, 1997, p.58).

Neste sentido, percebe-se que para Giddens a reflexividade tem trazido boas conseqncias para a humanidade. Estaramos entrando, segundo Giddens, na sociedade do dilogo, isto uma sociedade que revela a exausto das ideologias polticas socialistas ou capitalistas na medida em que tem por base uma reflexividade descentralizada. Anderson acredita que o conceito de reflexividade trabalhado por Giddens vai ao encontro de teorias liberais. Assim, apesar de Giddens ressaltar que uma poltica radical deva ultrapassar tanto o socialismo burocrtico quanto o conservadorismo tradicional,
Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

101

Anderson pergunta: No estaria a lgica do argumento de Giddens levando a concluso que esta (ideologia liberal) deve ser a nica ideologia que aprende as condies da reflexividade descentralizada da o atual triunfo predizvel sobre suas rivias? (ANDERSON, 1997, p.60). Atravs de discusses amplas, Giddens demonstra como o crescimento da reflexividade pode ser importante para o reparo das solidariedades danificadas nas famlias e comunidades. Em outras palavras, uma sociedade reflexiva seria caracterizada pelo dilogo, gerando primeiramente um espao privado mais democrtico e, por fim, auxiliando a construo da democracia pblica. Esta tese de Giddens provoca reaes diversas. Alguns governantes, como o primeiro-ministro britnico Tony Blair, tm dado ateno especial aos escritos de Giddens. Por outro lado, tericos como Anderson apontam para o perigo de se conceber a vida democrtica como dilogo. Isso porque Anderson acredita que o espao poltico caracterizado pela disputa pelo poder e a realidade primria da democracia continua sendo a luta. Assim, compreender a obra de Giddens torna-se importante para o atual debate das cincias sociais e da poltica. REFERNCIAS ANDERSON, Perry. Poder, poltica e o iluminismo. In: MILIBAND, David. Reinventando a esquerda. So Paulo: Ed. Unesp, 1997. GIDDENS, Anthony. A transformao da intimidade. So Paulo: Ed. Unesp, 1994. ______. As conseqncias da modernidade. So Paulo: Ed. Unesp, 1991. ______. Admirvel mundo novo: o novo contexto da poltica. In: MILIBAND, David. Reinventando a esquerda. So Paulo: Ed. Unesp, 1997. ______. Poltica, sociologia e teoria social. So Paulo: Ed. Unesp, 1998.

ARTIGO RECEBIDO EM 2001.


Revista de Iniciao Cientfica da FFC, v.4, n.1, 2004.

102

Vous aimerez peut-être aussi