Vous êtes sur la page 1sur 7

Botes de comando.

So dispositivos com a finalidade de interromper ou estabelecer momentaneamente, por pulso, um circuito de comando, para iniciar, interromper ou continuar um processo de automao.

Constituio bsica.
Os botes de comando so compostos, basicamente, por um elemento frontal de comando (cabeote) e um bloco de contatos.

Elemento frontal de comando


o elemento de acionamento do boto de comando, fabricado com diversos tipos de acionamento para atender enorme faixa de aplicao das botoeiras.

Tipos de elemento frontal de comando:


Normal; Saliente; Cogumelo; Comutador de posies; Comutador com chave Yale.

Normal Utilizado nos comandos eltricos em geral. um boto de longo curso e praticamente inexiste a possibilidade de manobr-lo acidentalmente.

Normal faceado duplo Tem dois dispositivos para acionamento, um boto verde (liga) e um boto vermelho (desliga) e, em alguns casos, um dispositivo de sinalizao luminoso, que acender ao acionarmos o boto verde. Este tipo de elemento pode ser encontrado com ligaes internas, que facilitam a sua conexo aos circuitos de comando. Os fabricantes fornecem, no corpo do componente, o diagra de ligao.

Saliente Sua construo torna o acionamento mais rpido, porm oferece a possibilidade de manobra acidental se no tiver guarnio.

. Saliente com guarda total Tem uma guarnio que impede a ligao acidental.

Cogumelo Normalmente se destina a interromper circuitos em caso de emergncia.

Comutador de posies (seletora) Elemento que se mantm na posio selecionada pelo operador. Poder ser com manopla ou alavanca.

Comutador com chave Yale Indicado para comando de circuitos no qual a manobra deve ser executada somente pelo operador responsvel.

Alguns tipos de botes de comando podem ser dotados de um elemento de sinalizao luminosa interna, que acender quando acionarmos o dispositivo, sinalizando a operao.

Cdigos de cores Os botes de comando so fabricados segundo um cdigo internacional de cores, o que facilita a identificao do regime de funcionamento das mquinas comandadas pelos mesmos, o quadro a seguir mostra as cores e a indicao de suas funes. Cor padronizada Vermelho Verde ou preto Amarelo Branco ou Azul claro Regime de funcionamento Parar desligar Parada de emergncia. Acionamento Inicio do ciclo de operao de maquina Ateno, cuidado Partida de retrocesso fora das condies Normais de operao. Qualquer funo para a qual as cores Mencionadas no tem validade Informaes especiais.

Bloco de contatos
Elemento constitudo de um corpo isolante, contatos mveis, fixos e bornes para conexes.

Corpo isolante Serve para envolver os contatos e sustentar os bornes para conexes. feito de material termoplstico (isolante) de boa resistncia mecnica. Contatos So elementos responsveis pela continuidade da corrente eltrica no circuito. Os contatos so, normalmente, em forma de pastilhas de liga de prata,

elemento que assegura baixa resistncia de contatos (normalmente menor ou igual a 0,020 OHMS, quando novo). Alguns fabricantes fornecem, sob encomenda, contatos com banho de ouro. Bornes para conexes So elementos que estabelecem a ligao dos condutores aos contatos fixos. Observao: Atualmente os botes de comando so fabricados de forma que podemos inserir mais blocos de contatos NA e NF, de acordo com as necessidades do circuito. Os blocos de contatos so acessrios disponveis no mercado de componentes eltricos.

Boto de comando de impulso.


aquele no qual o acionamento obtido pela presso do dedo do operador no cabeote de comando. A impulso pode ser: Livre, sem reteno; Com reteno.

Livre, sem reteno Quando o operador cessa a fora externa, o boto retorna posio desligada ou de repouso. Com reteno Quando pressionado, mantm-se na posio at um novo acionamento.

Vous aimerez peut-être aussi