Vous êtes sur la page 1sur 24

Gabriel Ravazzi dos Santos

8 Perodo Medicina - UniEVANGLICA Pediatria Anpolis, 09 de Setembro de 2011

Avaliar:
Estado geral Olhos Lgrimas Sede Sinal da prega Pulso Enchimento capilar
Tratar rapidamente com terapia EV

Planos de ao:
Plano A
Tratar diarria em casa

Plano B
Tratar diarria com SRO

Plano C

Os trs planos proporcionam lquidos para repor gua e sais minerais perdidos por causa da diarria. Uma forma excelente tanto de reidratar como para prevenir a desidratao, em uma criana, dar-lhe uma soluo a base de sais de reidratao oral (SRO). Deve-se administrar na criana uma soluo por via IV exclusivamente nos casos de DESIDRATAO GRAVE. Os nicos tipos de diarria que devem ser combatidos com antibiticos so a diarria com DESIDRATAO GRAVE, quando h clera na regio, e a DISENTERIA com comprometimento do estado geral.

Estado geral Olhos Lgrimas Sede Sinal da prega Pulso Enchimento capilar

Bem, alerta Normais Presentes Bebe normal, sem sede Desaparece rapidamente Normal Cheio

No tem sinais de Hidratado! desidratao!

PLANO A

As trs regras de tratamento em casa so:


1. 2. 3. DAR LQUIDOS ADICIONAIS (tanto quanto a criana consiga aceitar) CONTINUAR A ALIMENTAO QUANDO RETORNAR

Dar criana tanto lquido quanto esta possa aceitar. A


medida mais importante dar mais lquidos do que de costume, to logo a diarria inicie;

Dar o peito criana com freqncia e durante mais tempo por vez. Explique-lhe tambm que deve dar outros lquidos.
A soluo de SRO um dos vrios lquidos que se recomenda para prevenir a desidratao em casa

Para as crianas doentes menores de 4 meses, alimentadas exclusivamente com leite materno, primeiro oferea-lhes o peito e depois SRO. Se a criana no estiver em regime exclusivo de leite materno, d-lhe um ou mais dos seguintes lquidos:
soluo de SRO; lquidos elaborados com alimentos; e lquidos caseiros (soro caseiro, gua, etc.)

Na maioria dos casos, uma criana que no est desidratada, na realidade, no necessita da soluo de SRO. Duas situaes em que a me deve administrar a soluo de SRO em casa:
1. A criana foi tratada com o Plano B ou C- Esta criana
deve beber a soluo de SRO para evitar que volte a se desidratar.

2. A criana no pode retornar ao servio de sade caso a diarria piore.

Os passos para fazer a soluo de SRO so:


Lave as mos com gua e sabo. Esvazie todo o p de um pacote em um recipiente limpo. Use qualquer recipiente disponvel, como um frasco, um copo ou uma garrafa. Mea 1 litro de gua pura (ou a quantidade correta para o pacote que estiver usando). melhor ferver e esfriar a gua; porm, se no for possvel, use a gua pura mais limpa que tiver.

Os passos para fazer a soluo de SRO so:


Coloque a gua em um recipiente. Misture bem at que o p se dissolva completamente. Explique me que ela deve preparar a soluo de SRO todos os dias, em um recipiente limpo, deve manter o recipiente coberto e jogar fora o que restou da soluo do dia anterior. D me um pacote de SRO para usar em casa.

Explique me que seu filho deve beber os mesmos lquidos que bebe diariamente, porm deve tomar quantidades de lquidos extras.
At 1 ano - 50 a 100 ml depois de cada evacuao aquosa > 1 ano - 100 a 200 ml depois de cada evacuao aquosa

Sinais que indicam que ela deve retornar so:


a criana no consegue beber nem mamar no peito; a criana teve uma piora do estado geral; e houve o aparecimento ou a piora da febre.

Caso a criana tenha diarria, diga me tambm que elas retornem se a criana tiver:
sangue nas fezes ou dificuldade para beber ou mamar.

Estado geral Olhos Lgrimas Sede Sinal da prega Pulso Enchimento capilar

Irritado, tranquilo Fundos Ausentes Sedento, bebe rpido e avidamente Desaparece lentamente Rpido, dbil (3-5s) Prejudicado

Apresenta 2 ou Desidratado! mais sinais?

PLANO B

O Plano B inclui um perodo inicial de tratamento no servio de sade que dura 4 horas. Durante as 4 horas, a me d lentamente uma quantidade recomendada de soluo de SRO. Depois de 4 horas, reavalie e classifique a criana.
Caso no haja sinais de desidratao, administre o Plano A. Todavia, se ainda houver desidratao, repita o Plano B. Caso a criana agora tenha DESIDRATAO GRAVE, deve ser administrado o Plano C.

Multiplique o peso da criana (em quilogramas) por 75. Ex: Criana de 10kg
10kg x 75ml = 750ml de SRO em 4 horas

Caso a criana tenha menos de 2 anos de idade, mostre me como dar colheradas freqentes. Caso a criana seja maior, mostre me como dar goles freqentes utilizando um copo. Caso a criana vomite, a me deve esperar 10 minutos antes de dar mais soluo de SRO. Depois deve seguir dando a soluo de SRO pouco a pouco. Encorajar a me a fazer pausas para dar o peito criana, quando esta o desejar. Depois que a criana terminar de mamar, a me dever voltar a dar a soluo de SRO. A me no deve dar alimentos criana durante as 4 primeiras horas do tratamento com SRO

Plano A? Plano B? Plano C? Comece alimentando a criana no servio de sade. Oferea-lhe comida, leite ou suco. Depois de alimentar a criana, repita o tratamento de 4 horas do Plano B.

Estado geral Olhos Lgrimas Sede Sinal da prega Pulso Enchimento capilar

Comatoso, hipotnico Muito fundos e secos Ausentes Bebe mal ou no capaz de beber Desaparece muito lentamente (>2s) Muito dbil ou ausente (>5s) Muito prejudicado

Apresenta 2 ou Desidratado GRAVE! mais sinais?

PLANO C

Pode aplicar imediatamente lquidos por via intravenosa (IV)

SIM

N O

Pode aplicar tratamento por via IV nas proximidades (h uns 30 minutos?)

Comear a dar lquidos imediatamente por via IV. Dar 100 ml/kg de soluo em partes iguais de SG 5% e SF para infuso em 2 horas. Se a criana consegue beber, dar SRO por via oral enquanto o gotejador estiver sendo montado. Se ao final de 2 horas ainda houver sinais de desidratao, administrar mais 25 a 50 ml/kg nas prximas 2 horas. Avaliar a criana de meia em meia hora. Se no houver melhora no estado de desidratao, aumentar a velocidade do gotejamento da IV. Tambm dar SRO (cerca de 5 ml/kg/hora) to logo a criana consiga beber: geralmente de 3 a 4 horas (menor de 2 meses) ou 1 a 2 horas (com mais de 2 meses). Avaliar uma criana menor de 2 meses aps 6 horas e uma criana com mais de 2 meses aps 3 horas. Avaliar e classificar a desidratao. Escolher, a seguir, o Plano apropriado (A, B ou C) para continuar o tratamento.

Pode aplicar tratamento por via IV nas proximidades (h uns 30 minutos?)

SIM

Referir URGENTEMENTE ao hospital para tratamento IV. Se a criana consegue beber, entregar me SRO e mostrar-lhe como administrar goles freqentes durante o trajeto.

N O
Recebeu treinamento para usar Sonda Nasogstrica (NG) para reidratao?

N O
A criana consegue beber?

SIM

N O

Iniciar a reidratao com SRO, por sonda ou pela boca: dar 20 a 30 ml/kg/hora. Reavaliar a criana a cada 1 a 2 horas: Se houver vmitos repetidos ou aumento da distenso abdominal, dar o lquido mais lentamente. Se, depois de 3 horas, a hidratao no estiver melhorando, encaminhar a criana para terapia IV. Reavaliar a criana 6 horas depois e classificar a desidratao. A seguir, selecionar o Plano apropriado (A,B ou C) para continuar o tratamento.

Referir URGENTEMENTE ao hospital para tratamento IV ou NG.

AIDPI Ateno Integrada s Doenas Prevalentes na Infncia: curso de capacitao: avaliar e classificar a criana de 2 meses a 5 anos de idade: mdulo 2 / Ministrio da Sade, Organizao Mundial da Sade, Organizao PanAmericana da Sade. 2. ed. rev Braslia: Ministrio da Sade, 2003. AIDPI Ateno Integrada s Doenas Prevalentes na Infncia: curso de capacitao: tratar a criana: mdulo 4 / Ministrio da Sade, Organizao Mundial da Sade, Organizao Pan-Americana da Sade. 2. ed. rev., 1. reimpresso Braslia: Ministrio da Sade, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi